Sei sulla pagina 1di 20

Apresentao de Propostas de Id.

Visual para Asgard Idias Criativas

Conceitos para a criao da Id. Visual


Na mitologia nrdica, se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso. Asgard, onde os deuses viviam, se situava no centro do disco e poderia ser alcanado somente atravessando um enorme arco-ris (a ponte de Bifrost). Os gigantes viviam em um domiclio equivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes). Uma enorme bade no subsolo escuro e frio formava o Niflheim, que era governada pela deusa Hel. Este era a moradia eventual da maioria dos mortos. Situado em algum lugar no sul ficava o reino impetuoso de Musphelhein, repouso dos gigantes do fogo. Outros reinos adicionais da mitologia nrdica incluem o Alfheim, repouso dos elfos luminosos (Ljslfar), Svartalfheim, repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dos anes. Entre Asgard e Niflheim estava Midgard, o mundo dos homens (veja tambm a Terra Mdia). Asgard (em nrdico antigo: sgarr) o reino dos deuses, os sir, na mitologia nrdica, mundo separado do reino dos mortais, Midgard. Asgard era, originalmente, conhecido como Godheim (o repouso dos deuses), pois os primeiros investigadores da mitologia confundiram o nome do mundo dos deuses com o seu castelo mais importante e, neste caso, Godheim se tornou Asgard em muitas fontes histricas. O guardio de Asgard Heimdall. A plancie de Ida o centro de Asgard. Os sir encontram-se l para a discusso de temas importantes - os deuses masculinos renem-se em um salo chamado Gladsheim, e as deusas em um salo chamado Vingolf. Eles tambm encontram-se diariamente no Well of Urd, abaixo de Yggdrasil. A mitologia nrdica no apresenta o caracterstico dualismo entre o bem e o mal da tradio do oriente mdio. Assim, Loki no primeiramente um adversrio dos deuses, embora se comporte frequentemente nas histrias como o adversrio primoroso contra o protagonista Thor, e os gigantes no so fundamentavelmente malignos, apesar de normalmente rudes e incivilizados. O dualismo que existe no o mal contra o bem, mas a ordem contra o caos. Os deuses representam a ordem e a estrutura visto que os gigantes e os monstros representam o caos e a desordem.

cones
Com base nos conceitos apresentados, foram criados trs cones que servem para passar a idia pretendida pelo cliente no nome da sua respectiva empresa, so eles: - Thor, o deus do trovo e um dos principais protagonistasdas narrativas nrdicas; Thor o filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra). Durante o Ragnark, Thor matar e ser morto por Jrmungandr. Ele era grande para um deus, adorava disputas de poder e era o principal campeo dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplria e repugnncia contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um esprito de ataque. A arma de Thor era um martelo de guerra mgico, chamado Mjolnir (que lanava raios de luz) com uma enorme cabea e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava s suas mos. Ele usava luvas de ferro mgicas para segurar o cabo do martelo branco e o cinturo Megingjard que dobrava sua fora. Sua esposa era Sif, a deusa da colheita, com quem teve a filha Thrud, e de sua unio com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni e Modi. Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri) identificaram Thor com o deus Greco-Romano Jpiter porque ambos so filhos da Me-Terra, comandante das chuvas, dos raios e troves, so protetores do mundo e da comunidade cujo smbolo era o carvalho, representando o tronco da famlia. Os animais de ambos deuses era o carneiro, o bode e a guia. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Jpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Jpiter o drago Tifon. As histrias de suas aventuras esto entre as mais ricas da mitologia nrdica. No panteo nrdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. No Ragnarok, a tarefa de Thor era matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente que envolve a Terra), cria de Loki, mas ele morreu na batalha.

cones
- Mjolnir, o martelo usado por Thor em suas aventuras; O Mjolnir o martelo do deus Thor, da mitologia nrdica. Seu nome significa "aquilo que esmaga". Fora criado pelos Filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki. A pronncia tem variaes, mas comumente mencionada assim: mai-ouner,mirr-ou-nir,mi-jol-nir',mi-oll-nir' ou somente mr-ou-ner. a ultima sigla pode se pronunciar ner ou nir, tem-se dos dois jeitos. Na mitologia nrdica, os troves seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo dele ser chamado de deus do trovo). Mjolnir feito de um mineral, semelhante a pedra mas com aspecto metlico, chamado Uru. Este mineral, de to pesado, permite que s Thor, com sua fora gigantesca e usando o cinto Megingjard consiga levant-lo. Mjlnir tambm o smbolo da fora para os nrdicos, e se acredita que quem carrega um consigo ter fora e boa sorte, era de costume atiradores de martelos levar um pingente em forma de Mjllnir para as competies e batalhas, acreditando que o deus Thor iria ajud-los.

cones
- Yggdrasil, a rvore da vida ,que liga os nove mundos na mitologia nrdica, servindo de eixo para o mundo. Localizada no centro do universo ligava os nove mundos da cosmologia nrdica, cujas razes mais profundas esto situadas em Niflheim, fincavam os mundos subterrneos; o tronco era Midgard, ou seja, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard (a cidade dourada), a terra dos deuses, e Valhala, o local onde os guerreiros vikings eram recebidos aps terem morrido, com honra, em batalha. Conta-se que nas frutas de Yggdrasil esto as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela sempre guardada por uma centria de Valkrias, denominadas protetoras, e somente os deuses podem visit-la. Nas Lendas Nrdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doena.

Tipografia 01
Aps a criao dos cones, foi feita a primeira seleo de fontes para o nome Asgard. Na fase do briefing, foi identificado a necessidade de um imagem forte ao se observar a imagem da identidade visual como um todo, mas que ao mesmo tempo tambm fosse moderna. Com isso em mente, foram selecionadas vinte cinco fontes tipogrficas que representassem pelo menos uma das idias necessrias para a mesma. Dentre estas fontes, foram escolhidas 03 fontes que passam bem a idia alm de remeterem um pouco mitologia nrdica, mantendo o foco desejado pelo nome da marca. As fontes escolhidas foram: - Celtic Garamong the 2nd; - Libra BT; - Poor Richard.

asgard asgard asgard ASGARD asgard asgard asgard asgard

asgard
asgard

asgard

ASGARD asgard ASGARD Asgard ASGARD s g a r d ASGARD ASGARD a ASGARD asgard ASGARD

ASGARD

ASGARD

asgard

Tipografia 02
Depois de selecionadas as fontes tipogrficas que formario o nome Asgard, foi necessrio escolher a fonte tipogrfica que formar o anexo Ideias Criativas. Para isso, foram pesquisada as fontes que melhor se encaixavam com as fontes j selecionadas e a que melhor fizesse uma juno harmoniosa entre ambas. Foram selecionadas ento 15 fontes e foram testadas uma a uma para ver qual se sairia melhor na imagem como um todo. No final foram escolhidas 03 fontes que so: - Seagull Hv BT; - Formal436BT; - Abbey-Medium.

IDEIAS CRIATIVAS i d e i a s c r i a t i v a s

ideias criativas ideias criativas

ideias criativas ideias criativas ideias criativas ideias criativas ideias criativas ideias criativas
ideias criativas ideias

ideias criativas ideias criativas


criativas

ideias criativas

Opo 01

asgard

ideias criativas

Grade

asgard

ideias criativas

Tipografia

asgard

(Celtic Garamond the 2nd)

abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;(*!?~^`)

ideias criativas
(Seagull Hv BT)

abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;(*!?~^`)

Aplicao Cor

asgard
R: 247 G: 71 B: 7 R: 0 G: 0 B: 0 C:0 M: 93 Y: 96 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

ideias criativas

Pantone H 70 -1 U

Opo 02

asgard
ideias criativas

Grade

asgard
ideias criativas

Tipografia

asgard
(Libra BT)

abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;(*!?~^`)

ideias criativas
(Formal436BT)

abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;(*!?~^`)

Aplicao Cor

asgard
ideias criativas
R: 246 G: 214 B: 31 R: 0 G: 0 B: 0 C:2 M: 13 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone Hexacrhome Yellow U

Opo 03

asgard

ideias criativas

Grade

asgard

ideias criativas

Tipografia

asgard
(Poor Richard)

abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;(*!?~^`)

ideias criativas
(Abbey-Medium)

abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGH IJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890.:,;(*!?~^`)

Aplicao Cor

asgard
R: 149 G: 201 B: 63 R: 128 G: 87 B: 63 C:35 M: 2 Y: 95 K: 0 C: 44 M: 68 Y: 83 K: 2

ideias criativas

Pantone H 580- 1U Pantone H 125-8U

Aplicao Cor
- Verde: Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilbrio. Cor calma, que no se dirige para nenhuma direo nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixo. O verde mais amarelado sugere uma fora ativa, um aspecto ensolarado. Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqilidade, juventude, umidade, sade, tapete de jogos. - Amarelo: uma cor luminosa e muito forte para atrair a ateno, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. feliz, vibrante, vivo. Ex: Luz, angstia, esperana, ateno.

- Laranja: Transborda irradiao e expanso. acolhedor, quente, ntimo. Ex: Outono, pr-do-sol, festa, comida, movimento.

- Marrom: Emana a impresso de algo macio, denso, compacto. Sugere segurana e solidez. Ex: Terra, outono, chocolate.

- Preto: Silncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distino e elegncia. Cor preponderantemente masculina. Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.

Potrebbero piacerti anche