Sei sulla pagina 1di 2

TRABALHO DE CINCIAS NOME: 1)A diversidade de biomas ao redor do mundo deve-se principalmente s condies ambientais.

Entre outros fatores, a temperatura, a umidade do ar e do solo e o tipo de solo influenciam a vegetao e, por consequncia, a fauna que se instala e se desenvolve em uma regio. Meirelles, rica, 2 ed. Cincias 5 ano. Com base nos seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros considere as afirmativas abaixo como certas ou erradas, preenchendo os parnteses: ( ) O solo da caatinga frtil, porque recebe restos de animais e plantas trazidos pelos rios e pelo mar. ( ) O pantanal o nico bioma brasileiro onde no predominam rvores na vegetao.

( ) Nos campos, tambm chamados de pampas, so mais comuns plantas pequenas, como a grama. ( ) O manguezal considerado um berrio de fauna marinha porque muitas espcies se reproduzem nele.

2) Imaginemos que um grupo de cientistas juntou os seguintes dados sobre uma regio: I. H um perodo seco e um perodo chuvoso. II. Paisagem composta de rvores no muito altas. III. Presena de grandes reas transformadas em pastagens. a) Analisando os dados coletados, qual o bioma estudado pelos cientistas?

b) Cite um animal que vive nessa regio:

3)A Floresta Atlntica, tambm conhecida como Mata Atlntica, uma floresta tropical, apesar da devastao, ainda abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, com muitas espcies endmicas, ou seja, que s ocorrem neste bioma. Coleo Cincia Descobrindo o ambiente-volume 4 Coloque V para as frases verdadeiras e F para as falsas: ( ) As plantas e os animais dos campos apresentam certas caractersticas que os ajudam a enfrentar o calor e a falta de gua. ( ) A fauna variada da caatinga atrai muitos caadores e pescadores, que colocam em risco a preservao desse bioma ( ) Muitas famlias que habitam a regio litornea prxima aos manguezais, sobrevivem caranguejo. ( ) Com a destruio do cerrado os animais sofrem com as queimadas. da caa ao

( ) O pantanal uma regio conhecida pela sua beleza, pela ao destruidora dos caadores e jacars e pelas cheias.

4)A Mata Atlntica tinha sua extenso original do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Atualmente, sua maior concentrao est nas regies Sul e Sudeste do pas. Cincias 5 ano So Paulo / SP; IBEP. a) Escreva dois aspectos importantes da Mata Atlntica

5)Leia a reportagem abaixo: Extrao ilegal de madeira a maior ameaa floresta A destruio da Amaznia, a maior das florestas primrias remanescentes no mundo, assustadora. Somente nos ltimos quatro anos, mais de 77 mil km2 - uma rea um pouco maior do que os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos - foram devastados. Entre as causas do desflorestamento est a obteno de reas para lavouras e pastagens, mas, sobretudo, o corte indiscriminado da madeira. Um relatrio elaborado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica que entre agosto de 1997 e agosto de 1998, as empresas madeireiras danificaram em torno de 1,5 milho de alqueires da floresta amaznica. http://www.terra.com.br/reporterterra/greenpeace/ Sabemos que a Floresta Amaznica, ou Amaznia, a maior floresta tropical do mundo, porm toda riqueza que h nela est constantemente ameaada.

a) Porque podemos afirmar que o equilbrio ecolgico da Floresta Amaznica est ameaado? Justifique sua resposta:

b) Qual o maior problema, que at hoje considerado o mais grave dentre os perigos que ameaam a Floresta Amaznica?

Potrebbero piacerti anche