Sei sulla pagina 1di 4

PREPARAO E PADRONIZAO DE SOLUES DE HCl

Lidya Cardozo da Silva


Universidade Federal de Gois/Instituto de Qumica/ Licenciatura em Qumica lidya.cardoso@hotmail.com

Resumo O cido clordrico largamente utilizado para a titulao de bases. As solues diludas desse reagente so estveis indefinidamente e no causam reaes indesejveis de precipitao com a maioria dos ctions[1]. Neste experimento preparamos e padronizamos uma soluo de HCl para determinar sua concentrao, aps ser padronizada essa soluo poder ser usada como soluo padro para futuras titulaes. Palavras-chave: cido clordrico, preparao de solues, padronizao de solues, soluo padro.

Introduo Em qumica a quantidade de soluto dissolvido numa unidade de volume ou de massa de solvente se denomina concentrao. A concentrao expressa, comumente, em mol do soluto por litro da soluo; esta concentrao a molaridade da soluo[2]. As substncias qumicas podem ser classificadas como solues de reagentes com concentrao aproximada ou como solues padro e estas por sua vez se classificam como padro primrio ou padro secundrio. Um padro primrio um composto altamente purificado que serve como material de referncia em mtodos titulomtricos volumtricos ou de massa. A preciso do mtodo criticamente dependente das propriedades desse composto. Os seguintes requisitos so importantes para um padro primrio: 1. Alta pureza. Os mtodos estabelecidos para confirmar a pureza devem estar disponveis. 2. Estabilidade atmosfera. 3. Ausncia de gua de hidratao para que a composio do slido no se altere com as variaes na umidade. 4. Custo baixo. 5. Solubilidade razovel no meio de titulao. 6. Massa molar razoavelmente grande para que o erro relativo associado com a pesagem do padro seja minimizado. Poucos compostos preenchem ou mesmo aproximam-se desses critrios, e somente um nmero limitado de substncias padro primrio est disponvel comercialmente. Como consequncia, os compostos menos puros so, s vezes, utilizados no lugar de um padro primrio. A pureza desses padres secundrios dever ser estabelecida por anlise cuidadosa[1]. Materiais e Reagentes

Bureta volumtrica de 25 ml; Erlenmeyer; Balana Analtica; Bquer de 50 ml; Pisseta; Funil de vidro; Balo volumtrico de 500 ml Balo volumtrico de 200 ml; Pipeta volumtrica de 20 ml; Pipeta graduada; Pera pipetadora; gua destilada; Soluo de HCl 37% (p/p); Indicador vermelho de metila; Tetraborato de sdio ou brax.

Procedimento experimental 1. Preparo de solues Inicialmente calcula-se o volume de soluto necessrio para preparar uma soluo de 200 ml de HCl com a concentrao aproximada de 0,150 mol/L. Aps os clculos mede-se o volume necessrio de HCl com a pipeta graduada, transfere-se o volume de HCl para o balo volumtrico, este, por questes de segurana deve conter uma pequena quantidade de gua. Aps a transferncia do cido para o balo volumtrico adiciona-se gua com a pisseta ao balo volumtrico at que se complete o volume de 200 ml. A dissoluo deve ser feita com constante homogeneizao. 2. Padronizao de solues Para padronizar a soluo de HCl utiliza-se como o padro primrio uma soluo de tetraborato de sdio (brax). Para preparar a soluo de tetraborato de sdio calcula-se a massa de borx necessria para o preparo da soluo de 500 ml com 0,0374 mols. Pesa-se a massa calculada em uma balana analtica, a massa deve ser dissolvida em um bquer e cuidadosamente transferida para o balo volumtrico de 500 ml com o auxilio de um funil para que no se perca o soluto, aps isso

adiciona-se gua destilada com constante homogeneizao ao balo volumtrico at que se complete os 500 ml de soluo. Transfere-se 20 ml da soluo de tetraborato de sdio com a pipeta volumtrica para o Erlenmeyer, em seguida, adiciona-se gua destilada ao Erlenmeyer at que se complete 50 ml, a este volume adicionam-se duas gotas do indicador vermelho de metila. Transfere-se 25 ml da soluo de HCl preparada anteriormente para a bureta e inicia-se o procedimento de titulao, este finalizado quando a soluo de tetraborato de sdio adquire uma tonalidade rosa. Finaliza-se a titulao e verifica-se o volume da soluo de HCl que fora necessrio para neutralizar a soluo de tetraborato de sdio, calcula-se a concentrao real da soluo de HCl a partir deste volume. Para evitar erros deve-se refazer a titulao e utilizar a mdia dos volumes observados no calculo da concentrao.

Resultados e Discusso Foram utilizados 2,5 ml de HCl 37% para o preparo da soluo de 200 ml de HCl 0,150 mol/L e 14,3 g de brax para preparar uma soluo de 500 ml de tetraborato de sdio. A cada 20 ml de soluo de brax a concentrao de 1,499x10 -3 mols. As quantidades de soluo de HCl utilizadas pelos alunos na titulao da soluo de brax esto listadas a seguir: 18,90 ml 19,40 ml 19,10 ml 19,30 ml 19,10 ml 19,60 ml 20,30 ml 19,20 ml 19,12 ml 18,90 ml 19,50 ml 19,70 ml 20,30 ml 19,90 ml 19,40 ml 19,40 ml 19,60 ml

A mdia dos volumes de HCl observados nas titulaes igual a 19,45 ml. Utilizando esse volume calculou-se que a concentrao da soluo de HCl de 0,1537 mol/L. Foram feitos os clculos e os procedimentos foram seguidos corretamente na preparao da soluo de HCl 0,150 mol/L, no entanto, verificou-se que a concentrao real da soluo de 0,1537 mol/L. Essa discrepncia dos resultados j era esperada pois a soluo de HCl foi preparada a partir de um soluto que no considerado um padro primrio. Neste caso, a quantidade medida do reagente no representa a quantidade que fora definida pelos clculos, o que confere a estas solues concentraes aproximadas. A padronizao de solues se faz necessria sempre que uma soluo for preparada a partir de um soluto que no seja um padro primrio para que sua real concentrao seja determinada.

Concluses Nem sempre, ao preparar uma soluo conhecemos sua concentrao exata. A soluo de concentrao exatamente conhecida denominada soluo padro. Um padro primrio um composto ultrapuro que serve como material de referncia para os mtodos titulomtricos de anlise. Um padro secundrio um composto cuja pureza pode ser estabelecida por anlise qumica e que serve como material de referncia para os mtodos titulomtricos de anlise[1]. Em uma padronizao, a concentrao de uma soluo volumtrica determinada pela sua titulao contra uma quantidade cuidadosamente medida de um padro primrio ou secundrio ou um volume exatamente conhecido de outra soluo padro[1].

Referncias [1] Skoog, West, Holler, Crouch. Fundamentos de Qumica Analtica, 8 Edio Pg. 323, 324 e 406. [2] Preparao de solues. Disponvel em: <http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3280/material/TRANSFO RMA%C3%87%C3%95ES%20QU%C3%8DMICAS%20PARA%20QU %C3%8DMICA%20%202011%201.pdf#page=37>. Acesso em 21 de Abril de 2013.

Potrebbero piacerti anche