Sei sulla pagina 1di 17

Gesto do Conhecimento

O QUE QUEREMOS DIZER COM CONHECIMENTO?

Helder Haddad Silva 16 de Maro de 2003

Leitura Bsica e Complementar:: O que queremos dizer com conhecimento in PRUSSAK L., e DAVENPORT T., Conhecimento Empresarial - Como as Organizaes gerenciam o seu capital intelectual, Rio de Janeiro, Campus, 1998; WOOLDRIDGE, A., Por uns centavos a mais in Revista Exame/The Economist, edio de 25.12.2002.

Consideraes iniciais... CONHECIMENTO no dado nem informao, embora esteja relacionado com ambos. Dado, informao e conhecimento no so sinnimos. DADO INFORMAO CONHECIMENTO

O sucesso ou fracasso organizacional muitas vezes pode depender de se saber de qual deles precisamos, com qual deles contamos e o que podemos ou no fazer com cada um deles. Entender o que so esses trs elementos e como passar de um para outro essencial para a realizao bem-sucedida do trabalho ligado ao conhecimento.

Sbio no aquele que conhece muitas coisas, mas o que conhece coisas teis. squilo

Segundo o Aurlio, algumas definies...

Dado. Elemento ou quantidade conhecida, que serve de base

resoluo de um problema. Princpio em que assenta uma discusso. Elemento ou base para a formao de um juzo.

Informao. Ato ou efeito de informar(-se); informe. Dados acerca

de algum ou de algo. Conhecimento, participao. Instruo, direo.


Conhecimento. Ato ou efeito de conhecer. Idia, noo.

Informao, notcia, cincia. Prtica da vida; experincia. Discernimento, critrio, apreciao.

Dados so...
Conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Num contexto organizacional, dados so utilitariamente descritos como registros estruturados de transaes.
Dados fazem parte de sistemas tecnolgicos presentes nas organizaes; As empresas acumulam dados factuais, criando a iluso de exatido cientfica; Dados no tm significado inerente, apenas descrevem parte daquilo que aconteceu.
Pergunta para reflexo: Dados demais fazem bem ou mal para a sade das empresas? Vocs tm na empresa de vocs bancos de dados ou bandos de dados?

As empresas ficam (ou esto ficando) espertas? Os atentados terroristas de 11 de setembro deixaram o mundo inteiro perplexo, sobretudo aqueles americanos que supunham viver em um pas inexpugnvel. A grande pergunta que se seguiu foi: como que o governo dos Estados Unidos no descobriu que estava sendo tramado um ataque daquela magnitude? Os rgos de inteligncia, o FBI, a CIA, nem desconfiavam de que um bando de terroristas rabes se preparava para realizar um dos atentados mais violentos - e ousados - da histria. Guardadas as devidas propores, pode-se dizer que acontece algo semelhante com muitas empresas. Volta e meia, seus executivos so surpreendidos por jogadas ousadas e bem-sucedidas da concorrncia e ficam, tal como os americanos, atnitos, interrogando-se repetidamente: Como que a gente no soube disso antes?.
Fonte: Revista Amanh - Conectt Marketing Interativo Abril 2002

Informaes so...

...fruto dos dados. Dados so a matria-prima essencial para a criao da informao.


...dados dotados de relevncia e propsito. (Drucker) ...dados que fazem diferena. ...dados dos quais so extrados significados. ...dados organizados para alguma finalidade.

A informao visa modelar a perspectiva, o insight ou a interpretao.

Dentro das organizaes...

...a informao movimenta-se por REDES HARD e SOFT. O que HARD? INFRA-ESTRUTURA DEFINIDA Por ex. sistemas de correio eletrnico e videoconferncia. O que SOFT? MENOS FORMAL, CIRCUNSTANCIAL Por ex. post-its, bilhetinhos, cpia de um artigo de jornal, rdio-peo...
Pergunta para reflexo: Dispor da tecnologia da informao mais sofisticada que o dinheiro pode comprar implica em obter melhor informao?

E o conhecimento?
Segundo PRUSSAK e DAVENPORT, o conhecimento mais amplo, mais profundo e mais rico do que os dados ou a informao.
Definio funcional de conhecimento.

Conhecimento uma mistura fluida de experincia condensada, valores, informao, contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliao e incorporao de novas experincias e informaes. Ele tem origem e aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizaes, ele costuma estar embutido no s em documentos ou repositrios, mas tambm em rotinas, processos, prticas e normas organizacionais.

CONHECIMENTO INFORMAO APLICADA.

Em Marketing, por exemplo...

CONHECIMENTO
O conhecimento est prximo da ao; O conhecimento pode e deve ser avaliado pelas decises ou tomadas de ao s quais ele leva; Uma vez que o conhecimento e as decises esto, de modo geral, na cabea das pessoas, pode ser difcil determinar o caminho que vai do conhecimento at a ao.

Componentes bsicos do conhecimento Experincia Verdade Discernimento Normas prticas

Pergunta para reflexo: Dada a dificuldade de determinar o caminho que vai do conhecimento at a ao, aqui se encontra o desafio da gesto do conhecimento?

Experincia

Refere-se aquilo que fizemos, aquilo que aconteceu conosco no passado; Experincia deriva do verbo latino que significa submeter a teste; Somos testados e treinados pela experincia.
A experincia proporciona uma perspectiva histrica, reconhece padres familiares, permite inter-relaes entre fatos e situaes

Verdade Fundamental

A experincia transforma as idias sobre o que deve acontecer em conhecimento daquilo que efetivamente acontece. o conhecimento proporcionado pela vida cotidiana (compartilhar detalhes e significados de experincias reais).
O conhecimento possui a verdade fundamental ou verdade de raiz.

Complexidade

A importncia da experincia e da verdade fundamental no conhecimento indicar a capacidade do conhecimento de lidar com a complexidade; Conhecimento no uma estrutura rgida que exclui aquilo que no se encaixa.
Geralmente se decide melhor sabendo mais do que sabendo menos, ainda que o menos possa parecer mais claro e mais definido. O conhecimento sabe o que no conhece.

Discernimento

Diferentemente de dados e informao, o conhecimento contm discernimento; Ele pode julgar novas situaes e informaes luz daquilo que j conhecido, e julgar a si mesmo e se aprimorar em resposta a novas situaes e informaes.

Quando o conhecimento pra de evoluir, ele se transforma numa opinio ou um dogma.

Normas Prticas
O conhecimento opera atravs de normas prticas: guias flexveis para a ao desenvolvidas por meio de tentativa e erro e no decorrer de uma longa experincia e observao; So atalhos para solues de novos problemas que relembram problemas previamente solucionados por trabalhadores experientes.

Algum realmente entendeu o que essa cara quis dizer?? INTUIO PARECE SER A PALAVRA-CHAVE AQUI.
Pergunta para reflexo: Os valores e crenas exercem forte impacto no conhecimento organizacional. Isso bom ou ruim para os componentes bsicos do conhecimento (experincia, verdade, complexidade e discernimento)?

Por fim... (ou o comeo de tudo?)

Como fazer com que o conhecimento seja trabalhado como um ativo corporativo? Como gerir o conhecimento frente s constantes mudanas do mercado? Como fazer com que a gesto do conhecimento seja uma vantagem competitiva sustentvel? Como a Gesto do Conhecimento pode contribuir para alcanar as metas previstas? Como a Gesto do Conhecimento pode auxiliar na extrao de uns poucos centavos a mais dos clientes j conquistados, cortar custos e ainda obter lucro??

Para fomentar a discusso...


Princpios da Gesto do Conhecimento:
O conhecimento tem origem e reside na cabea das pessoas; O compartilhamento do conhecimento exige confiana; A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento; O compartilhamento do conhecimento deve ser estimulado e recompensado; Suporte da direo e recursos so fatores essenciais; Iniciativas ligadas ao conhecimento devem comear com um programa-piloto; Aferies quantitativas e qualitativas so necessrias para se avaliar a iniciativa; O conhecimento criativo e deve ser estimulado a se desenvolver de formas inesperadas.

Potrebbero piacerti anche