Sei sulla pagina 1di 3

INFORME-NET DTA

Secretaria de Estado da Sade de So Paulo Centro de Vigilncia Epidemiolgica - CVE

MANUAL DAS DOENAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

BACILLUS CEREUS/INTOXICAO ALIMENTAR


________________________________________________________________________________________

1. Descrio da doena - intoxicao alimentar por B. cereus a descrio

geral da doena, embora dois tipos de doena sejam causados por dois distintos metablitos. O tipo de diarria da doena causado por uma protena de grande peso molecular, enquanto que, o de vmito, acredita-se, ser causado por uma protena de baixo peso molecular, um peptdeo termoestvel. Os sintomas de diarria do B. cereus devido intoxicaes alimentares mimetizam os de intoxicaes alimentares por Clostridium perfringens. O tipo emtico de intoxicao alimentar pelo B. cereus caracterizado por nusea e vmito e semelhante aos sintomas causados por intoxicaes por Staphylococcus aureus. Dores abdominais e/ou diarria podem estar associadas neste tipo. Algumas cepas de B. subtilis e B. licheniformis foram isoladas de carneiro e frango incriminados em episdios de intoxicao alimentar. Estes organismos produzem uma toxina altamente termo-estvel a qual pode ser similar toxina do tipo emtico produzida pelo B. cereus. Embora nenhuma complicao especfica tenha sido associada com as toxinas do vmito e da diarria produzidas pelo B. cereus, outras manifestaes clnicas de invaso ou contaminao tm sido relatadas. Elas incluem infeces sistmicas e piognicas graves, gangrena, meningite sptica, celulite, abcessos pulmonares, endocardite e morte na infncia.
2. Agente etiolgico - B. cereus um gram-positivo, facultativamente

aerbico, um formador de esporos, produtor de dois tipos de toxina - diarrica (termo-lbil) e emtica (termo-estvel).
3. Ocorrncia - reconhecida como causa de intoxicaes alimentares em todo

o mundo.

4. Reservatrio - freqente no solo e meio ambiente e encontrado em baixos

nveis em alimentos crus, secos ou processados. de 1 a 6 horas em casos onde o vmito predominante; de 6 a 24 horas onde a diarria predominante.
5. Perodo de incubao 6. Modo de transmisso - ingesto de alimentos mantidos em temperatura

ambiente por longo tempo, depois de cozidos, o que permite a multiplicao dos organismos. Surtos com vmitos predominantes so mais comumente associados ao arroz cozido que permaneceu em temperatura ambiente. Uma variedade de erros na manipulao de alimentos tem sido apontada como causa de surtos com diarria.
7. Susceptibilidade e resistncia - todas as pessoas parecem ser susceptveis

ao B. cereus.
8. Conduta mdica e diagnstico - a confirmao do B. cereus como o agente

etiolgico em um surto alimentar requer: 1) isolamento das cepas do mesmo sorotipo do alimento suspeito e das fezes ou vmitos de pacientes; 2) isolamento de uma grande quantidade do sorotipo do B. cereus no alimento (geralmente > 105 por grama do alimento incriminado) ou nas fezes ou vmitos dos pacientes ou 3) isolamento do B. cereus de alimentos suspeitos e determinao de sua enterotoxigenicidade por testes sorolgicos (toxina diarrica) ou biolgicos (emtica e diarrica). O rpido incio dos sintomas na forma emtica da doena, acompanhada de alguma evidncia de intoxicao por alimento, muitas vezes suficiente para diagnosticar esse tipo de intoxicao alimentar.
9. Tratamento -

sintomticos, reposio hidro-eletroltica em casos mais

graves.
10. Alimentos associados - uma larga variedade de alimentos tem sido

implicada em surtos tais como carnes, leite, vegetais e peixes. Os surtos por vmitos esto mais associados a produtos base de arroz; entretanto, outros produtos tm sido implicados em surtos como batatas, massas e queijos. Misturas com molhos, pudins, sopas, assados e saladas tm sido implicadas. Uma variedade de mtodos de anlise recomendada para a recuperao, identificao e confirmao do B. cereus em alimentos. Mais recentemente, um mtodo sorolgico foi desenvolvido para identificao da enterotoxina diarrica do B. cereus para alimentos suspeitos. Estudos recentes sugerem que

a toxina do vmito pode ser detectada por modelos em animal (gatos, macacos) ou possivelmente por cultura de clulas.
11. Medidas de controle - 1) notificao de surtos - a ocorrncia de surtos (2

ou mais casos) requer a notificao imediata s autoridades de vigilncia epidemiolgica municipal, regional ou central, para que se desencadeie a investigao das fontes comuns e o controle da transmisso atravs de medidas preventivas. Orientaes podero ser obtidas junto Central de Vigilncia Epidemiolgica - Disque CVE, no telefone 0800-55-5466. 2) medidas preventivas educao para os manipuladores de alimentos e donas de casa; alimentos no podem permanecer em temperatura ambiente aps cozidos, uma vez que os esporos de B. cereus podem sobreviver fervura, germinando e multiplicando-se rapidamente em temperatura ambiente. As sobras de alimentos devem ser prontamente refrigeradas; reaquecimento rpido e de todo o alimento ajuda evitar a multiplicao dos microorganismos.
12. Bibliografia consultada e para saber mais sobre a doena

1. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Control of Communicable Diseases Manual. Abram S. Benenson, Ed., 16 th Edition, 1995, p. 188-189. 2. FDA/CFSAN. Bad Bug Book. Bacillus cereus and other Bacillus spp. In:
http://www.cfsan.fda.gov/~mow/chap12.html Texto organizado pela Diviso de Doenas de Transmisso Hdrica e Alimentar, ano 2002.

Potrebbero piacerti anche