Sei sulla pagina 1di 63

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Aula 3: Fala Pessoal! Prontos para a terceira aula?

Hoje veremos um pouco mais dos Direitos e Deveres Individuais e veremos tambm os Direitos Polticos. Nessa parte de Direitos Polticos, veremos no s as questes, mas veremos tambm a teoria relativa a ela, pois um tema chave do concurso de vocs! Vambora... LISTA DE QUESTES DA AULA:

1. (FCC/TJAA-TRF 2/2007) mandado de segurana coletivo poder ser impetrado por: a) organizao sindical legalmente constituda e em funcionamento h no mnimo dez meses, em defesa dos interesses de seus membros. b) partido poltico com ou sem representao no Congresso Nacional. c) associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus associados. d) entidade de classe legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos seis meses, em defesa dos interesses de seus membros. e) um grupo de dez deputados federais e dez senadores, em nome do Congresso Nacional. 2. (FCC/AJEM - TRT 8/2010) A empresa pblica federal Y inscreveu os dados de Tcio no rgo de proteo ao crdito governamental, sendo que ele, ao ter acesso s informaes no banco de dados, notou que estavam incorretas. Para retificar as informaes restritivas Tcio ter que a) impetrar mandado de injuno. b) impetrar habeas data. c) impetrar mandado de segurana repressivo. d) impetrar mandado de segurana preventivo. e) propor ao popular. 3. (FCC/Tcnico - TRT 8/2010) Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos: a) no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, sem que o proprietrio tenha direito a indenizao ulterior se houver dano.
1 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ b) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, dependentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. c) a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorizao, sendo permitida a interferncia estatal em seu funcionamento. d) as entidades associativas, independentemente de expressa autorizao, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. e) ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei. 4. (FCC/APOFP-SEFAZ-SP/2010) Tendo em vista os direitos e garantias fundamentais previstos da Constituio Federal vigente, certo que o direito: a) informao dos rgos pblicos absoluto em razo da transparncia exigida pelo interesse coletivo. b) de amplo acesso ao judicirio excepcionado com o exaurimento da via administrativa, quando for matria de lides esportivas e habeas data. c) de petio, ainda que de natureza eminentemente democrtica, necessita sempre de assistncia advocatcia. d) de certido, para ser conferido, exige do administrado a demonstrao da finalidade especfica do pedido. e) ao juzo natural, por sua natureza, alcana os juzes, Tribunais e o Tribunal de Contas, mas no os demais julgadores, como o Senado Federal. 5. (CESGRANRIO/DECEA/2009) A Constituio Brasileira garante o direito de propriedade (art. 5o, XXII), que, por seu turno, dever a atender a sua funo social (art. 5o, XXIII). Nesse sentido, correto afirmar que a Constituio: (A) no admite a expropriao de terras, nem o confisco de bens. (B) assegura que a pequena propriedade rural, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamentos de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. (C) permite a desapropriao de imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, que incluir as benfeitorias teis e necessrias.
2 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ (D) permite, em caso de iminente perigo pblico, o uso de propriedade particular por autoridade pblica, assegurado o pagamento de indenizao pelo uso da propriedade. (E) permite a desapropriao de imvel urbano, por interesse social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida pblica. 6. (FCC/AJAA - Contabilidade - TRE-AM/2010) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, vedada ao proprietrio indenizao ulterior na ocorrncia de dano. 7. (FCC/AJAA - Contabilidade - TRE-AM/2010) a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. 8. (FCC/Tcnico - TCE-MG/2007) a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica ou por interesse social ser efetuada mediante prvia e justa indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituio. 9. (FCC/Tcnico - TCE-MG/2007) a pequena propriedade rural, definida em lei e desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora, salvo para assegurar pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. 10. (FCC/Tcnico - TCE-MG/2007) a propriedade particular poder ser objeto de uso pela autoridade competente, em caso de iminente perigo pblico, assegurada indenizao posterior, independentemente da ocorrncia de dano. 11. (CESPE/AJEP-TJES/2011) A requisio, como forma de interveno pblica no direito de propriedade que se d em razo de iminente perigo pblico, no configura forma de autoexecuo administrativa na medida em que pressupe autorizao do Poder Judicirio. 12. (CESPE/Escrivo - PC-ES/2011) A propriedade poder ser desapropriada por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mas sempre mediante justa e prvia indenizao em dinheiro. 13. (CESPE/Tcnico Administrativo - PREVIC/2011) De acordo com a CF, com o objetivo de fomentar a produo e a renda, a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de qualquer tipo de dbito adquirido. 14. (CESGRANRIO/Advogado Jr. - Petrobrs/2010) relao ao instituto da Requisio administrativa, afirma-se que: (A) pode incidir sobre bens, mveis e imveis, ou sobre servios.
3 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

Em

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ (B) cabvel apenas em tempos de guerra. (C) depende de prvia aquiescncia do particular. (D) depende de interveno do Poder Judicirio. (E) depende de prvia indenizao ao particular. 15. (CESGRANRIO/Analista-DNPM/2006) A Constituio prev, entre os direitos e garantias fundamentais, que a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: I - perda de bens; II - interdio de direitos; III - trabalhos forados; IV - banimento. Esto corretas: (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, III e IV, apenas. (E) II, III e IV, apenas. 16. (CESGRANRIO/Tcnico de Nivel Superior -Jurdico EPE/2007) O instrumento de controle jurisdicional da Administrao que se caracteriza por ser a medida hbil contra a inrcia do Poder Pblico em expedir regras necessrias e indispensveis ao exerccio de direitos e liberdades constitucionais o: a) mandado de injuno. b) habeas corpus. c) habeas data. d) ao popular. e) ao civil pblica. 17. (CESGRANRIO/Advogado - Petrobrs/2008) Caso um determinado indivduo se considere prejudicado pela falta de norma regulamentadora que torne invivel o exerccio de direitos e liberdades constitucionais, de qual medida judicial de controle de ato administrativo (remdio constitucional) dever este fazer uso para assegurar o exerccio de seu direito? a) Habeas data
4 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ b) Habeas corpus c) Ao civil pblica d) Mandado de injuno e) Mandado de segurana coletivo 18. (NCE/Tcnico de Notificao e AI - MPE-RJ/2007) De acordo com a Constituio da Repblica, possvel o ingresso na casa do indivduo, independentemente de sua vontade, em algumas hipteses. Essas situaes so: a) flagrante delito, desastre, realizao de socorro e ordem judicial durante o dia; b) flagrante delito, desastre, realizao de socorro, ordem judicial a qualquer momento, nas 24 horas do dia e por ordem do Ministro da Justia tambm a qualquer momento; c) flagrante delito, desastre, realizao de socorro e ordem judicial a qualquer momento, nas 24 horas do dia; d) flagrante delito, desastre, realizao de socorro, ordem judicial durante o dia e por ordem do Ministro da Justia durante o dia; e) flagrante delito, desastre, realizao de socorro, ordem judicial durante o dia, por ordem do Ministro da Justia durante o dia e por ordem do membro do Ministrio Pblico, tambm de dia. 19. (NCE/Papiloscopista-PC-RJ/2002) Os direitos e deveres individuais e coletivos encontram guarida no art. 5 da CRFB/88. De acordo com a disciplina veiculada pelo dispositivo em questo, analise as seguintes proposies: I - A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador. Ressalva-se a possibilidade de ingresso na casa, sem consentimento do morador, somente quando for caso de flagrante delito ou para cumprimento de determinao judicial. II - Em regra, admite-se o ingresso em residncia para cumprimento de determinao judicial, mesmo sem o consentimento do morador, nos perodos diurno ou noturno. III - Salvo nas hipteses previstas em lei, o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal datiloscpica. IV - No haver penas de morte [salvo em caso de guerra declarada], de carter perptuo e de trabalhos forados, dentre outras. V - A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados em at 24 horas ao juiz competente, devendo o preso, nos termos do art. 5. LXIII da CF/88, ser informado do direito de
5 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ permanecer calado, embora o silncio possa ser interpretado em seu desfavor. As afirmativas corretas so somente: a) I e V; b) III e IV; c) I, III e IV; d) I, II, III e IV; e) I, II, III, IV e V. 20. (NCE/GESTOR-TI-SEFAZ MG/2007) Joo da Silva, brasileiro, tem um direito previsto na Constituio e no pode exerclo em razo da ausncia de norma regulamentadora. Insatisfeito, procura advogado em busca de orientao. De acordo com a Constituio, notadamente as normas relativas aos direitos e garantias fundamentais, o direito de Joo da Silva poder ser preservado atravs da seguinte garantia: a) mandado de injuno; b) mandado de segurana; c) habeas data; d) ao popular; e) ao civil pblica. 21. (NCE/Atividades Notariais e Registro - TJ/2007) A Constituio Federal assegura, no art. 5, os chamados direitos fundamentais. A partir desta assertiva, marque a alternativa correta: a) livre a manifestao do pensamento, podendo aquele que o faz adotar um pseudnimo ou at o anonimato. b) assegurado o direito de resposta, proporcional do agravo, que exercido excluir o direito a obteno da indenizao moral. c) Todos podem reunir-se pacificamente, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, ou aviso prvio a qualquer autoridade. d) livre o direito de locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa nele entrar, ou sair, sendo que, neste ltimo caso, se definitivo, sem levar seus bens. e) plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. Ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. 22. (ESAF/Analista ANEEL/2006) Assinale a opo correta.

6 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ a) Constitui prova ilcita a gravao, por um dos interloctores, sem autorizao judicial, de conversa telefnica, em que esteja sendo vtima de crime de extorso. b) necessariamente nulo todo o processo em que se descobre uma prova ilcita. c) vlida a prova de um crime descoberta acidentalmente durante a escuta telefnica autorizada judicialmente para apurao de crime diverso. d) A proibio do uso de prova ilcita no opera no mbito do processo administrativo. e) A escuta telefnica determinada por membro do Ministrio Pblico para apurao de crime hediondo no constitui prova ilcita. 23. (IADES/Analista Jurdico - CFA/2010) Assinale a alternativa que no representa remdio constitucional expressamente previsto na Constituio Federal de 1988. (A) A ao popular. (B) O habeas data. (C) O mandado de segurana coletivo. (D) O mandado de injuno coletivo. 24. (ESAF/TFC-CGU/2008) Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e deveres individuais: I - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independente de censura, observada a necessidade de licena. II - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que haja autorizao da autoridade pblica competente e que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. III- todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. IV- a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. V- s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. Assinale a opo verdadeira. a) I, IV e V esto corretas.
7 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ b) III, IV e V esto corretas. c) II, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto incorretas. e) I, II e V esto incorretas. 25. (CESPE/Assitente CNPq/2011) Ao assegurar a liberdade de conscincia e crena, a CF reafirmou ser o Brasil um pas laico, apesar de admitir a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis de internao coletiva. 26. (FCC/AJAA - TRE-AM/2010) Constitui meio de exerccio da soberania popular, previsto na Constituio Federal, dentre outros, a) a lei delegada. b) o plebiscito. c) a resoluo. d) a medida provisria. e) a lei ordinria. 27. (FCC/TJAA-TRE-AC/2010) A iniciativa popular privativa do processo legislativo federal, no cabendo, portanto, na esfera estadual. 28. (FCC/AJEM - TRT 8/2010) A alistabilidade se trata de capacidade eleitoral classificada por a) linear. b) formal. c) funcional. d) ativa. e) perpendicular. 29. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os: a) analfabetos. b) maiores de dezoito anos. c) maiores de setenta anos. d) maiores de dezesseis anos e menores de dezoito. e) conscritos, durante o perodo do servio militar obrigatrio. 30. (CESPE/AJAJ-TSE/2007) Se o Congresso Nacional aprovasse lei federal determinando que o voto passaria a ser facultativo para todos os eleitores brasileiros, esse dispositivo seria a) constitucional.
8 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ b) inconstitucional, complementar. por tratar-se de matria exclusiva de lei

c) inconstitucional, por violar clusula ptrea. d) inconstitucional, pois essa modificao no direito brasileiro demandaria a edio de emenda Constituio da Repblica. 31. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) inelegveis os inalistveis e os analfabetos. So relativamente

32. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os analfabetos so alistveis, razo pela qual dispem de capacidade para votar e ser votado. 33. (CESPE/AJAJ-TRE-BA/2010) Os conscritos, durante o perodo do servio militar obrigatrio, so inalistveis e inelegveis. 34. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os estrangeiros podem alistarse como eleitores. 35. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 5/2009) vedado aos estrangeiros, ainda que naturalizados brasileiros, o alistamento como eleitores. 36. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) No so alistveis os brasileiros conscritos, durante o servio militar obrigatrio, e os policiais militares. 37. (CESPE/TCE-ES/2009) A capacidade eleitoral suficiente para a aquisio da capacidade eleitoral passiva. ativa

38. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) Dentre as condies de elegibilidade para o cargo de Deputado Estadual, exige-se a idade mnima de a) vinte e um anos. b) dezoito anos. c) vinte e cinco anos. d) trinta anos. e) trinta e cinco anos. 39. (FCC/Tcnico - TRE - SE/2007) uma das condies de elegibilidade, de acordo com a Constituio Federal de 1988, para concorrer aos cargos de Vice-Governador, Senador, Deputado Estadual e Vice- Prefeito possuir, respectivamente, a idade mnima de: a) 21, 35, 21 e 18 anos. b) 30, 30, 18 e 18 anos. c) 30, 35, 21 e 21 anos. d) 35, 30, 21 e 18 anos.
9 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ e) 35, 35, 30 e 21 anos. 40. (FCC/Analista - Cmara dos Deputados/2007) Mrio tem 28 anos de idade e preenche todas as condies necessrias para elegibilidade. De acordo com a Constituio Federal de 1988, Mrio poder concorrer, em um pleito eleitoral, aos cargos de Senador, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador (Certo/Errado). 41. (FCC/Analista - TRT 16/2009) No prximo ano haver eleio para os cargos de Presidente da Repblica, Vice-Presidente da Repblica, Senador, Deputado Federal, Governador de Estado, ViceGovernador de Estado e Deputado Estadual. Assim, Ahmed Abdel (brasileiro naturalizado, com 37 anos de idade); Yokama Yoshi ( brasileiro naturalizado, com 30 anos de idade ) e Tcio Brutus ( brasileiro nato, com 29 anos de idade ) podero alm de outros cargos candidatar-se, respectivamente, a a) Deputado Federal; Vice-Governador de Estado e Presidente da Repblica. b) Governador de Estado; Senador e Governador do Distrito Federal. c) Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica e ViceGovernador. d) Vice-Presidente da Repblica; Senador e Governador. e) Senador; Governador de Estado e Deputado Federal. 42. (CESPE/Tcnico Administrativo - PRECIC/2011) A CF determina como condio de elegibilidade para o cargo de presidente e vice-presidente da Repblica a idade mnima de trinta anos. 43. (CESPE/MPS/2010) Como condio de elegibilidade para o cargo de governador de estado e do DF, a CF exige a idade mnima de trinta e cinco anos. 44. (CESPE/TRE-GO/2009) No so elegveis para os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica e senador aqueles que contarem com menos de trinta e cinco anos de idade. 45. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) No considerado elegvel o nacional que esteja submetido suspenso ou perda de direitos polticos. 46. (FCC/Analista - TRF 5/2008 - Adaptada) O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos, para concorrerem a outros cargos, devem renunciar aos respectivos mandatos at quatro meses antes do pleito (Certo/Errado). 47. (CESPE/TRE-GO/2009) Para concorrerem a outros cargos, os governadores e os prefeitos devem renunciar aos respectivos
10 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ mandatos at seis meses antes do pleito, salvo se j estiverem exercendo os mandatos pela segunda vez seguida. 48. (CESPE/TRE-GO/2009) O presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos podero ser reeleitos para apenas um perodo subsequente, o que no impede que, antes do trmino do segundo mandato consecutivo, eles renunciem e sejam eleitos novamente para o mesmo cargo. 49. (CESPE/TRE-GO/2009) Para concorrerem aos mesmos cargos, o presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. 50. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Para concorrerem a outros cargos, o presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos no precisam renunciar aos respectivos mandatos antes do pleito. 51. (CESPE/OAB-SP exame n 136/2008) Conforme dispe a CF, os prefeitos municipais podem ser reeleitos para at dois perodos subseqentes ao do primeiro mandato. 52. (CESPE/OAB-SP exame n 136/2008) Conforme dispe a CF, os prefeitos municipais devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito, caso desejem se candidatar reeleio. 53. (FCC/Auditor - TCE-RO/2010) Em relao s condies de elegibilidade, correto afirmar que a) para concorrerem a outros cargos, os Chefes do Poder Executivo e os parlamentares devem renunciar a seus respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. b) cunhado de Prefeito, que no seja vereador, bem como candidato reeleio, no poder concorrer para eleies vereana nesta mesma circunscrio municipal. c) a Constituio vigente permitiu aos analfabetos o direito ao voto e elegibilidade. d) Vice-Presidente da Repblica que tenha assumido o cargo de seu titular definitivamente no mximo seis meses antes do trmino do mandato poder disputar a reeleio subsequente como Presidente, e, se eleito, poder concorrer para o mesmo cargo na prxima eleio. e) alm dos casos de inelegibilidade expressamente previstos na Constituio, lei ordinria poder estabelecer outros para a proteo da probidade administrativa.

11 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 54. (CESPE/DPE-ES/2009) Caso o prefeito de um municpio e seu filho, deputado estadual, sejam candidatos reeleio para os mesmos cargos, no haver inelegibilidade. 55. (CESPE/AJAA - TRT 5/2009) Na hiptese de o marido da governadora de um estado da Federao pretender concorrer primeira eleio para mandato local, ele ser inelegvel. 56. (CESPE/ABIN/2008) Maria, eleita senadora da Repblica de um estado da Federao em 2006, casada com o irmo de Leopoldo, que pretende ser candidato ao cargo de governador do mesmo estado em 2010. Nessa situao, Leopoldo inelegvel, devido ao grau de parentesco com Maria. 57. (FCC/Analista Judicirio Biblioteconomia TRT 24/2011) O militar alistvel elegvel, se contar mais de: a) dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. b) dez anos de servio, dever afastar-se da atividade. c) quinze anos de servio, dever afastar-se da atividade. d) vinte anos de servio, dever afastar-se da atividade. e) cinco anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar, mediante prvia consulta do seu histrico militar, no ato da diplomao, para a inatividade. 58. (CESPE/TRE-GO/2009) Segundo a CF, o militar alistvel inelegvel. 59. (FCC/Tcnico-MPE-SE/2009) Em polticos, estabelece a Constituio que: relao aos direitos

a) o Vice-Governador que tenha assumido o cargo de Governador por falecimento do titular no poder concorrer reeleio, mesmo que para um nico perodo subsequente. b) os analfabetos, embora sejam inelegveis, podem votar. c) permitida a cassao de direitos polticos, no caso de improbidade administrativa. d) o Presidente da Repblica, para concorrer a outros cargos, no precisa renunciar a seu mandato at seis meses antes do pleito. e) o militar alistvel elegvel e, se contar com mais de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade. 60. (CESPE/TRE-GO/2009) vedada a criao de outros casos de inelegibilidade fora daqueles taxativamente expressos na CF. 61. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Lei complementar a nica espcie normativa autorizada pela CF para disciplinar a criao de outros casos de inelegibilidade relativa, alm dos j previstos na prpria CF.
12 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 62. (FCC/Analista - TJ-PA/2009) O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude, no prazo de a) 30 dias contados da proclamao do resultado da eleio. b) 15 dias contados da diplomao. c) 30 dias contados da data do pleito eleitoral. d) 15 dias contados da posse no cargo eletivo. e) 15 dias contados do incio do exerccio no cargo eletivo. 63. (CESPE/TRF 5/2009) Considere que Petrnio tenha sido eleito e diplomado no cargo de prefeito de certo municpio no dia 1./1/2008. Nessa situao hipottica, o mandato eletivo de Petrnio poder ser impugnado ante a justia eleitoral, no prazo de 15 dias a contar da diplomao, por meio de ao instruda com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. 64. (ESAF/AFRF/2005) Sobre os direitos polticos e da nacionalidade, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Cumpridas as demais condies de elegibilidade, previstas na Constituio Federal, todos os que tiverem feito alistamento eleitoral so elegveis. b) O alistamento eleitoral facultativo no implica obrigatoriedade do voto. c) Os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, sero sempre brasileiros natos, porque o Brasil adota, para fins de reconhecimento de nacionalidade nata, o critrio do jus solis. d) Nos termos da Constituio Federal, o cargo de Ministro de Estado da Justia privativo de brasileiro nato. e) A condenao criminal, transitada em julgado, de brasileiro naturalizado implica a perda dos seus direitos polticos. 65. (CESPE/Analista Administrativo - PREVIC/2011) O cancelamento da naturalizao por ato administrativo configura uma das hipteses de perda ou suspenso dos direitos polticos. 66. (CESPE/MPS/2010) admitida a sano de cassao de direitos polticos na hiptese de improbidade administrativa. 67. (CESPE/TRE-GO/2009) A CF prev casos de suspenso, mas no de perda definitiva de direitos polticos, pois a privao terminante desses direitos configuraria ofensa ao princpio da dignidade da pessoa humana. 68. (CESPE/AJAA-TRE-BA/2010) A suspenso dos direitos polticos, na hiptese de condenao criminal transitada em julgado,
13 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ cessa com o cumprimento ou a extino da pena, independentemente de reabilitao ou de prova de reparao dos danos. 69. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) O cidado no pode ser privado definitivamente de seus direitos polticos. 70. (CESPE/TCE-ES/2009) A condenao criminal com trnsito em julgado configura hiptese de perda dos direitos polticos. 71. (CESPE/MMA/2009) No tocante aos direitos polticos, o STF julgou recentemente a constitucionalidade da clusula de barreira para partidos polticos, o que foi bem recebido pela doutrina, como medida moralizadora da atuao dos partidos polticos. 72. (CESPE/TRF 5/2009) Os partidos polticos adquirem personalidade jurdica com registro dos seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. 73. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os partidos polticos tm autonomia para a definio de sua estrutura interna, sua organizao e seu funcionamento, bem como para o recebimento de recursos financeiros de procedncia estrangeira. 74. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Somente aps o reconhecimento da personalidade jurdica na forma da lei civil, o partido poltico pode promover o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 75. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A CF estabelece o carter estadual e municipal dos partidos polticos. 76. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso remunerado ao rdio e televiso. 77. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A CF veda a fuso de partidos polticos. 78. (FGV/Delegado de Polcia - ISAE/2010) Relativamente aos partidos polticos, assinale a afirmativa incorreta. a) assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria. b) livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: I - carter nacional;
14 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ II - proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes; III - prestao de contas Justia Eleitoral; IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei. c) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. d) Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, devero coletar assinaturas de pelo menos 3% (trs por cento) dos eleitores regulamente inscritos na justia eleitoral de no mnimo 7 ( sete ) Estados ou Territrios para que seus estatutos possam ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral e os partidos sejam como tal reconhecidos pela lei eleitoral. e) vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar.

GABARITOS:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C B E B B Errado Correto Correto Errado Errado Errado Errado Errado A A A D A B A

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E C D B Correto B Errado D B D Errado Errado Correto Errado Errado Errado Errado A C Errado

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

E Errado Errado Correto Correto Errado Errado Errado Errado Errado Errado Errado B Correto Correto Errado A Errado B Errado

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78

Correto B Correto B Errado Errado Errado Correto Errado Errado Errado Errado Errado Correto Errado Errado Errado D

15 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS CONT.:

1. (FCC/TJAA-TRF 2/2007) mandado de segurana coletivo poder ser impetrado por: a) organizao sindical legalmente constituda e em funcionamento h no mnimo dez meses, em defesa dos interesses de seus membros. b) partido poltico com ou sem representao no Congresso Nacional. c) associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus associados. d) entidade de classe legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos seis meses, em defesa dos interesses de seus membros. e) um grupo de dez deputados federais e dez senadores, em nome do Congresso Nacional. Comentrios: Letra A e D - Erradas. 2 erros. O requisito de estar legalmente constituda e em funcionamento pelo prazo de pelo menos 1 ano, e tal requisito aplicvel somente s associaes, e no organizao sindical, nem s entidades de classes. Letra B - Errado. O partido tem que ter representao no CN. Letra C - Correto. Letra E - Viajooooou.... no chegou nem perto de nenhuma disposio constitucional. Gabarito: Letra C. 2. (FCC/AJEM - TRT 8/2010) A empresa pblica federal Y inscreveu os dados de Tcio no rgo de proteo ao crdito governamental, sendo que ele, ao ter acesso s informaes no banco de dados, notou que estavam incorretas. Para retificar as informaes restritivas Tcio ter que a) impetrar mandado de injuno. b) impetrar habeas data. c) impetrar mandado de segurana repressivo. d) impetrar mandado de segurana preventivo. e) propor ao popular. Comentrios:

16 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ O correto seria impetrar o habeas data, j que este o remdio constitucional que tem por objeto: a) conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante (aps ter pedido administrativamente e ter sido negado); b) retificar dados, caso no prefira fazer isto por meio sigiloso administrativamente ou judicialmente. Lembrando que a questo foi falha. Ele no "ter" que impetrar um HD, mas sim pedir que retifiquem administrativamente. Somente caso se neguem a retificar seus dados que ele poder ajuizar o referido remdio constitucional. Gabarito: Letra B. 3. (FCC/Tcnico - TRT 8/2010) Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos: a) no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, sem que o proprietrio tenha direito a indenizao ulterior se houver dano. b) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, dependentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. c) a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorizao, sendo permitida a interferncia estatal em seu funcionamento. d) as entidades associativas, independentemente de expressa autorizao, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. e) ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei. Comentrios: Letra A - Errado. Trata-se da requisio administrativa. No caso de dano pelo uso da propriedade pela autoridade, o proprietrio ter direito a posterior indenizao (CF, art. 5, XXV). Letra B - Errado. O correto seria "independentemente" e no "dependentemente". Letra C - Errado. Nos termos do art. 5, XVIII, a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de
17 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento. Letra D - Errado. Nos termos do art. 5, XXI, - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. Letra E - Correto. Trata-se da perfeita transcrio do princpio do "imperativo de conscincia" ou "escusa de conscincia" previsto no art. 5, VIII. Gabarito: Letra E. 4. (FCC/APOFP-SEFAZ-SP/2010) Tendo em vista os direitos e garantias fundamentais previstos da Constituio Federal vigente, certo que o direito: a) informao dos rgos pblicos absoluto em razo da transparncia exigida pelo interesse coletivo. b) de amplo acesso ao judicirio excepcionado com o exaurimento da via administrativa, quando for matria de lides esportivas e habeas data. c) de petio, ainda que de natureza eminentemente democrtica, necessita sempre de assistncia advocatcia. d) de certido, para ser conferido, exige do administrado a demonstrao da finalidade especfica do pedido. e) ao juzo natural, por sua natureza, alcana os juzes, Tribunais e o Tribunal de Contas, mas no os demais julgadores, como o Senado Federal. Comentrios: Letra A - Errado. Pois a Constituio (CF, art. 5, XXXIII) ressalva aquelas informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Letra B - Exato. So as duas excees inafastabilidade do judicirio. Letra C - Errado. No h necessidade de advogado para exercer a petio, j que um direito individual exercvel qualquer dos Poderes Pblicos. Letra D - Errado. O pedido da certido acompanhado do demonstrativo de finalidade. no precisa estar

Letra E - Errado. Juiz natural aquele rgo elencado, constitucional ou legalmente, como competente para o julgamento de determinada pessoa. Assim, como no h juzo excepcional na justia brasileira, todos os julgamentos so realizados por rgos pr-determinados de acordo com a natureza do delito e
18 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ com a prerrogativa (ou ausncia de prerrogativa) de cada pessoa. O Senado o juzo natural para julgar o Presidente da Repblica e demais autoridades de cpula (Ministros do STF, PGR...) nos crimes de responsabilidade. Gabarito: Letra B. 5. (CESGRANRIO/DECEA/2009) A Constituio Brasileira garante o direito de propriedade (art. 5o, XXII), que, por seu turno, dever a atender a sua funo social (art. 5o, XXIII). Nesse sentido, correto afirmar que a Constituio: (A) no admite a expropriao de terras, nem o confisco de bens. (B) assegura que a pequena propriedade rural, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamentos de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. (C) permite a desapropriao de imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, que incluir as benfeitorias teis e necessrias. (D) permite, em caso de iminente perigo pblico, o uso de propriedade particular por autoridade pblica, assegurado o pagamento de indenizao pelo uso da propriedade. (E) permite a desapropriao de imvel urbano, por interesse social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida pblica. Comentrios: A questo versa sobre o Regime Constitucional do Direito de Propriedade, vamos entend-lo: Garantia e relativizao: Segundo a Constituio em seu art. 5: XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; Desapropriao Ordinria de Imvel Urbano: Art. 5, XIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

19 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Requisio administrativa da propriedade: Art. 5, XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; A indenizao ser ulterior, aps o ato, e s se houver dano propriedade. No se trata de forma de desapropriao, pois diferentemente do que ocorre nesta, na requisio, o dono da propriedade no perde sua titularidade, mas, apenas fornece a mesma autoridade competente para que use temporariamente o imvel no caso de perigo pblico iminente. Pequena propriedade rural: Art. 5, XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; Esquematizao sobre as desapropriaes na CF/88: 1 CF, art. 5, XXIV Se houver: necessidade ou utilidade interesse social. pblica; ou

Necessita ainda de uma lei para estabelecer o procedimento de desapropriao. Indenizao: justa; prvia; e em dinheiro. Essa a desapropriao ordinria. O Poder competente ser o Executivo de qualquer esfera de poder. bom prestar ateno na literalidade: por "interesse social" e lembrar-se que a indenizao precisa conter esses trs requisitos: ser justa, prvia e em dinheiro, seno padecer de vcio de inconstitucionalidade.
20 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Desapropriao por interesse social: ocorre para trazer melhorias s classes mais pobres, como dar assentamento a pessoas. Necessidade pblica: A desapropriao imprescindvel para alcanar o interesse pblico. Utilidade pblica: No imprescindvel, mas, ser vantajosa para se alcanar o interesse pblico 2 CF, art. 182, 4 No caso de solo urbano no edificado ou subutilizado. Competente: poder municipal. Precisa de lei especfica municipal nos termos de lei federal. A rea deve estar includa no Plano Diretor. A desapropriao o ltimo remdio aps o Municpio promover: parcelamento ou edificao compulsrios do terreno; IPTU progressivo no tempo at alcanar certo limite estabelecido na lei. Indenizao: mediante ttulos da divida pblica com prazo de resgate de at 10 anos. a emisso dos ttulos deve ser previamente aprovada pelo Senado Federal; as parcelas devem ser anuais, iguais e sucessivas. Essa a desapropriao extraordinria de imvel urbano. A regra acima apenas para o imvel no edificado ou subutilizado, regra geral: As desapropriaes de imveis urbanos sero feitas com prvia e justa indenizao em dinheiro. 3 CF, art. 184 Para fins de reforma agrria: competente: Unio; tambm por interesse social; somente se aplica ao imvel que no estiver cumprindo sua funo social.
21 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Indenizao: justa; prvia; em ttulos da dvida agrria resgatveis em at 20 anos; se houver benfeitorias teis ou necessrias, estas devem ser indenizadas em dinheiro; o resgate dos ttulos a partir do segundo ano de sua emisso. Essa a desapropriao extraordinria de imvel rural. As operaes de transferncia de imveis que so desapropriados para fins de reforma agrria so imunes a quaisquer impostos (no abrange todos os tributos, apenas os impostos, que so uma das espcies do gnero tributo), sejam eles federais, estaduais ou municipais trata-se de uma imunidade constitucional CF, art. 184, 5. 4 CF, art. 243 Se houver cultivo ilegal de plantas psicotrpicas, haver expropriao imediata sem direito a qualquer indenizao; Finalidade: As glebas sero especificadamente destinadas ao assentamento de colonos para que cultivem produtos alimentcios ou medicamentosos. Essa desapropriao chamada por alguns de confisco e regulada pela Lei n 8.257/91. Para que ocorra a expropriao, o cultivo deve ser ilegal, ou seja, no estar autorizado pelo rgo competente do Ministrio da Sade, e no atendendo exclusivamente a finalidades teraputicas e cientficas. Art. 243, pargrafo nico Qualquer bem de valor econmico que seja apreendido em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ser revertido para tratamento e recuperao de viciados e para custeio das atividades de fiscalizao, controle, preveno e represso ao trfico. Segundo o STF, toda a gleba dever ser expropriada e no apenas a parte que era usada para o plantio1.

RE 543974/MG 2009

22 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Observaes Gerais: Vimos que tanto na desapropriao ordinria quanto na extraordinria precisamos de lei que regulamente a execuo. A competncia para legislar sobre desapropriao privativa da Unio. Somente uma lei federal poder regulamentar o procedimento de desapropriao ordinria ou servir de base para a lei especfica municipal na desapropriao extraordinria de imvel urbano. Dica: No confunda essa competncia privativa para legislar sobre desapropriao com a competncia para promover a desapropriao. Para promov-la, como visto acima poder caber: Unio, ordinria; Estado/DF ou Mun. na desapropriao

ao Municpio urbano; Unio rural.

na desapropriao extraordinria de imvel na desapropriao extraordinria de imvel

Voltando questo: Letra A - Errado. Expropriao o mesmo que de desapropriao, mas usada geralmente para versar sobre a tomada de terras sem qualquer indenizao que o poder pblico promove quando a propriedade esteja cultivando plantas psicotrpicas ilcitas. A expropriao, bem como o confisco de bens, pode sim ser feito no Brasil. Letra B - CORRETO. A Constituio assegura em seu art. 5, XXVI: a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; Letra C - Errado. Vimos ao comentarmos a letra A que no caso de desapropriao de imvel rural, a indenizao ser: a) Justa; b) Prvia; c) Em ttulos da divida agrria resgatveis em at 20 anos; d) Se houver benfeitorias TEIS ou NECESSRIAS, estas devem se indenizadas em dinheiro;
23 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra D - Aqui no se trata mais de forma de desapropriao, pois diferentemente do que ocorre nesta, na requisio, o dono da propriedade no perde sua titularidade, mas, apenas fornece a mesma autoridade competente para que use temporariamente o imvel no caso de perigo pblico iminente. Segundo a CF em seu art. 5, XXV: no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; (A indenizao ser ulterior, aps o ato, e s se houver dano propriedade). Letra E - Por interesse social, que como visto, aquela que ocorre para dar assentamento a pessoas. A indenizao ser sempre justa, prvia e em dinheiro. A desapropriao que se indeniza em ttulos da dvida pblica aquela de solo no-edificado ou sub-utilizado. Gabarito Letra B. 6. (FCC/AJAA - Contabilidade - TRE-AM/2010) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, vedada ao proprietrio indenizao ulterior na ocorrncia de dano. Comentrios: Trata-se do instituto da requisio administrativa. Essa requisio feita por autoridades pblicas em caso de iminente perigo pblico e se houver dano propriedade, haver ulterior indenizao. A questo erra ao dizer que no haver indenizao (CF, art. 5, XXV). Gabarito: Errado. 7. (FCC/AJAA - Contabilidade - TRE-AM/2010) a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. Comentrios: Teor do art. 5, XXVI: Como vimos, a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; Gabarito: Correto. 8. (FCC/Tcnico - TCE-MG/2007) a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica ou por interesse social ser efetuada
24 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ mediante prvia e justa indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituio. Comentrios: Veja que a assertiva fala "ressalvados os casos previstos na Constituio". Por que isso? Pois na Constituio existem vrios casos de desapropriao alm desta do art. 5, XXIV. Gabarito: Correto. 9. (FCC/Tcnico - TCE-MG/2007) a pequena propriedade rural, definida em lei e desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora, salvo para assegurar pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. Comentrios: A Constituio assegura em seu art. 5, XXVI: a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; Gabarito: Errado. 10. (FCC/Tcnico - TCE-MG/2007) a propriedade particular poder ser objeto de uso pela autoridade competente, em caso de iminente perigo pblico, assegurada indenizao posterior, independentemente da ocorrncia de dano. Comentrios: Aqui no se trata mais de forma de desapropriao, pois diferentemente do que ocorre nesta, na requisio, o dono da propriedade no perde sua titularidade, mas, apenas fornece a mesma autoridade competente para que use temporariamente o imvel no caso de perigo pblico iminente. Segundo a CF em seu art. 5, XXV: no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; (A indenizao ser ulterior, aps o ato, e s se houver dano propriedade). Gabarito: Errado. 11. (CESPE/AJEP-TJES/2011) A requisio, como forma de interveno pblica no direito de propriedade que se d em razo de iminente perigo pblico, no configura forma de autoexecuo
25 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ administrativa na medida em que pressupe autorizao do Poder Judicirio. Comentrios: A requisio administrativa ocorre nos termos do art. 5, XXV, quando a Constituio autoriza que, no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente use a propriedade particular, assegurando ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. Ora, estamos diante de um iminente perigo pblico, e a autoridade administrativa ter que pedir autorizao ao Judicirio??? No h lgica nenhuma nisso. A autoridade possui esse poder de forma autoexecutvel. Gabarito: Errado. 12. (CESPE/Escrivo - PC-ES/2011) A propriedade poder ser desapropriada por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mas sempre mediante justa e prvia indenizao em dinheiro. Comentrios: A questo erra pelo fato de que a Constituio prev outros modos de indenizao para a desapropriao por interesse social. Embora quando ocorra necessidade ou utilidade pblica, ou interesse social, em regra o proprietrio seja indenizado de forma prvia e em dinheiro, a Constituio estabelece no seu art. 184 a desapropriao para reforma agrria, que tambm se caracteriza como "interesse social" e a sua indenizao se d mediante ttulos da dvida agrria. Gabarito: Errado. 13. (CESPE/Tcnico Administrativo - PREVIC/2011) De acordo com a CF, com o objetivo de fomentar a produo e a renda, a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de qualquer tipo de dbito adquirido. Comentrios: Ela no est imune de penhora a qualquer tipo de dbito. Apenas os dbitos decorrentes da sua atividade produtiva (CF, art. 5, XXVI). Gabarito: Errado. 14. (CESGRANRIO/Advogado Jr. - Petrobrs/2010) relao ao instituto da Requisio administrativa, afirma-se que: (A) pode incidir sobre bens, mveis e imveis, ou sobre servios.
26 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

Em

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ (B) cabvel apenas em tempos de guerra. (C) depende de prvia aquiescncia do particular. (D) depende de interveno do Poder Judicirio. (E) depende de prvia indenizao ao particular. Comentrios: A requisio administrativa est prevista na Constituio Federal, no art. 5, XXV: no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. Trata-se do uso emergencial de um bem mvel ou imvel, dispensado para tanto a permisso do particular ou do Judicirio. Em caso de algum dano ao bem particular, haver indenizao, mas s em momento posterior. Gabarito: Letra A. 15. (CESGRANRIO/Analista-DNPM/2006) A Constituio prev, entre os direitos e garantias fundamentais, que a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: I - perda de bens; II - interdio de direitos; III - trabalhos forados; IV - banimento. Esto corretas: (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, III e IV, apenas. (E) II, III e IV, apenas. Comentrios: A Constituio diz em seu art. 5: XLVI a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens;
27 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos. XLVII no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis. Perceba que em hiptese alguma podemos ter penas cruis, de banimento, trabalho forado ou perptua. Porm, no caso de pena de morte admitida se estivermos em guerra externa declarada. Gabarito: Letra A. 16. (CESGRANRIO/Tcnico de Nivel Superior -Jurdico EPE/2007) O instrumento de controle jurisdicional da Administrao que se caracteriza por ser a medida hbil contra a inrcia do Poder Pblico em expedir regras necessrias e indispensveis ao exerccio de direitos e liberdades constitucionais o: a) mandado de injuno. b) habeas corpus. c) habeas data. d) ao popular. e) ao civil pblica. Comentrios: A questo fala literalmente de um remdio previsto na Constituio que ser usado "contra a inrcia do Poder Pblico em expedir regras necessrias e indispensveis ao exerccio de direitos e liberdades constitucionais". Que remdio seria esse? Mandado de Injuno. Gabarito: Letra A. 17. (CESGRANRIO/Advogado - Petrobrs/2008) Caso um determinado indivduo se considere prejudicado pela falta de norma regulamentadora que torne invivel o exerccio de direitos e
28 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ liberdades constitucionais, de qual medida judicial de controle de ato administrativo (remdio constitucional) dever este fazer uso para assegurar o exerccio de seu direito? a) Habeas data b) Habeas corpus c) Ao civil pblica d) Mandado de injuno e) Mandado de segurana coletivo Comentrios: Questo simples, de pura literalidade - CF, art. 5, LXXI - concederse- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Gabarito: Letra D. 18. (NCE/Tcnico de Notificao e AI - MPE-RJ/2007) De acordo com a Constituio da Repblica, possvel o ingresso na casa do indivduo, independentemente de sua vontade, em algumas hipteses. Essas situaes so: a) flagrante delito, desastre, realizao de socorro e ordem judicial durante o dia; b) flagrante delito, desastre, realizao de socorro, ordem judicial a qualquer momento, nas 24 horas do dia e por ordem do Ministro da Justia tambm a qualquer momento; c) flagrante delito, desastre, realizao de socorro e ordem judicial a qualquer momento, nas 24 horas do dia; d) flagrante delito, desastre, realizao de socorro, ordem judicial durante o dia e por ordem do Ministro da Justia durante o dia; e) flagrante delito, desastre, realizao de socorro, ordem judicial durante o dia, por ordem do Ministro da Justia durante o dia e por ordem do membro do Ministrio Pblico, tambm de dia. Comentrios: A Constituio fala sobre isso l no seu art. 5, XI. Fala que o domiclio inviolvel, porm, pode haver alguns casos de "violao", que casos so esses? Ter o consentimento do morador;
29 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Se no tiver o consentimento do morador, tem que haver: Flagrante delito; Desastre; Prestar Socorro; Ordem judicial, mas neste caso, somente durante o dia. Qual a assertiva que diz isso que expusemos acima? Acertou quem disse letra A. Gabarito: Letra A. 19. (NCE/Papiloscopista-PC-RJ/2002) Os direitos e deveres individuais e coletivos encontram guarida no art. 5 da CRFB/88. De acordo com a disciplina veiculada pelo dispositivo em questo, analise as seguintes proposies: I - A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador. Ressalva-se a possibilidade de ingresso na casa, sem consentimento do morador, somente quando for caso de flagrante delito ou para cumprimento de determinao judicial. II - Em regra, admite-se o ingresso em residncia para cumprimento de determinao judicial, mesmo sem o consentimento do morador, nos perodos diurno ou noturno. III - Salvo nas hipteses previstas em lei, o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal datiloscpica. IV - No haver penas de morte [salvo em caso de guerra declarada], de carter perptuo e de trabalhos forados, dentre outras. V - A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados em at 24 horas ao juiz competente, devendo o preso, nos termos do art. 5. LXIII da CF/88, ser informado do direito de permanecer calado, embora o silncio possa ser interpretado em seu desfavor. As afirmativas corretas so somente: a) I e V; b) III e IV; c) I, III e IV; d) I, II, III e IV; e) I, II, III, IV e V. Comentrios: I - Errado. Ainda tem o caso de desastre e prestao de socorro.
30 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ II - Errado. S permitido no perodo diurno. III - Correto. A constituio prev isso no seu art. 5, LVIII, ao dizer que o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei. Assim, A disposio no
absoluta, pois ainda que apresentado o documento pblico, poder se promover a identificao criminal caso este contenha rasuras, indcios de falsificao, for constatada de pluralidade de nomes, a identificao criminal for essencial s investigaes e etc.

IV - Correto. A Constituio diz em seu art. 5, XLVII no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis.
V - Errado. O art. 5 da Constituio diz o seguinte:

LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; Tem essa de o silncio ser interpretado em seu desfavor no... ele no obrigado a falar porque ningum pode ser obrigado a constituir prova contra si. O engraado que o inciso I era o mais fcil, e s de saber que ele estava errado, j matvamos a questo!!! Ahhh se toda questo fosse assim, hein?! Gabarito: Letra B. 20. (NCE/GESTOR-TI-SEFAZ MG/2007) Joo da Silva, brasileiro, tem um direito previsto na Constituio e no pode exerclo em razo da ausncia de norma regulamentadora. Insatisfeito, procura advogado em busca de orientao. De acordo com a Constituio, notadamente as normas relativas aos direitos e
31 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ garantias fundamentais, o direito de Joo da Silva poder ser preservado atravs da seguinte garantia: a) mandado de injuno; b) mandado de segurana; c) habeas data; d) ao popular; e) ao civil pblica. Comentrios: Qual aquele remdio que a gente usa para "curar" a inexistncia de uma regulamentao que esteja privando-nos do uso de nossos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania??? isso a... o Mandado de Injuno!!! Gabarito: Letra A. 21. (NCE/Atividades Notariais e Registro - TJ/2007) A Constituio Federal assegura, no art. 5, os chamados direitos fundamentais. A partir desta assertiva, marque a alternativa correta: a) livre a manifestao do pensamento, podendo aquele que o faz adotar um pseudnimo ou at o anonimato. b) assegurado o direito de resposta, proporcional do agravo, que exercido excluir o direito a obteno da indenizao moral. c) Todos podem reunir-se pacificamente, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, ou aviso prvio a qualquer autoridade. d) livre o direito de locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa nele entrar, ou sair, sendo que, neste ltimo caso, se definitivo, sem levar seus bens. e) plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. Ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Comentrios: Letra A - Errado. Todos tem a liberdade de manifestar seus pensamentos. Mas se quiser exercer essa liberdade, tem que "botar a cara", no pode se esconder. A Constituio veda o uso do anonimato (CF, art. 5, IV).

32 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra B - Errado. assegurado o direito de resposta, mas o seu uso no exclui a possibilidade da indenizao por danos morais, nem materiais, nem imagem. Letra C - Errado. Realmente dispensa autorizao, mas no dispensa o aviso prvio. Letra D - Errado. O direito de locomoo protege tanto as pessoas quanto os seus bens, no tem essa de pode sair, mas tem que deixar os bens (CF, art. 5 XV). Letra E - Correto. Vamos relembrar: 1. livre a associao somente para fins LCITOS, sendo vedada a paramilitar; 2. vedada a interferncia estatal em seu funcionamento e nem mesmo precisa-se de autorizao para cri-las; 3. Ningum pode ser compelido a associar-se ou permanecer associado; 4. Paralisao compulsria (independente da vontade dos scios) das atividades: Para que tenham suas atividades SUSPENSAS judicial ("simples") Para serem DISSOLVIDAS TRANSITADA EM JULGADO S por S por deciso deciso judicial

5. Podem, desde que EXPRESSAMENTE autorizadas, representar seus associados: Judicialmente; ou Extrajudicialmente.

Gabarito: Letra E. 22. (ESAF/Analista ANEEL/2006) Assinale a opo correta.

a) Constitui prova ilcita a gravao, por um dos interloctores, sem autorizao judicial, de conversa telefnica, em que esteja sendo vtima de crime de extorso. b) necessariamente nulo todo o processo em que se descobre uma prova ilcita. c) vlida a prova de um crime descoberta acidentalmente durante a escuta telefnica autorizada judicialmente para apurao de crime diverso. d) A proibio do uso de prova ilcita no opera no mbito do processo administrativo.
33 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ e) A escuta telefnica determinada por membro do Ministrio Pblico para apurao de crime hediondo no constitui prova ilcita. Comentrios: Art. 5, LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; Daqui, decorre o princpio dos frutos da rvore envenenada (fruits of the poisoned tree), o qual diz que a admisso no processo de uma prova ilcita, ir contaminar, tornando igualmente nulo, todos os atos processuais que decorrerem dela. Vamos fazer uma relao do inciso XII da Constituio (inviolabilidade das comunicaes) com as provas ilcitas: Quando algum se manifesta atravs de um telefone, suas palavras tem destinatrio certo: o outro interlocutor, no podendo ser, sem a sua autorizao, interceptadas e usadas contra ele. Estamos diante de uma conversa telefnica, privada, protegida pelos princpios constitucionais da intimidade, privacidade e etc. A gravao de conversa telefnica pode ocorrer de 3 diferentes modos: 1- Interceptao telefnica: Algum vai interceptar essa conversa, obtendo os dados de forma que nenhum deles saiba:

Interlocutor A

Conversa Telefnica

Interlocutor B

Interceptador sem consentimento de A e B A interceptao ilcita, no pode ser aproveitada em processo, a no ser que acontea com respeito Constituio (CF, art. 5, XII), ou seja: Seja nos termos da lei (lei 9.296/96); Seja autorizada por uma autoridade judicial Seja usada para investigao criminal ou instruo de processos penais (no pode ser investigao ou processos cveis e administrativos)
34 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 2- Escuta telefnica: Algum vai escutar essa conversa, mas um dos interlocutores sabe que tem algum na escuta, vamos supor que o interlocutor A seja quem saiba. Interlocutor A
Conversa Telefnica

Interlocutor B

Escutador

3- Gravao telefnica (gravao clandestina): Neste caso no h uma terceira pessoa. Um dos interlocutores que grava a conversa em o outro saber. Interlocutor A Gravador
Conversa Telefnica

Interlocutor B

O inciso XII da Constituio, que fornece a inviolabilidade das comunicaes est protegendo a conversa telefnica de ser interceptada, no est falando da escuta nem da gravao clandestina, assim, somente a interceptao que precisa seguir os requisitos constitucionais para ser considerada vlida. O STF j decidiu a respeito, veja: Para o STF, lcita a gravao de conversa telefnica feita por um dos interlocutores, ou com sua autorizao, sem cincia do outro, quando h investida criminosa deste ltimo2 (no h interceptao telefnica quando a conversa gravada por um dos interlocutores, ainda que com a ajuda de um reprter3). Tambm lcita a utilizao de conversa telefnica feita por terceiros com autorizao de um dos interlocutores sem o conhecimento do outro, quando h, para essa utilizao, excludente da antijuridicidade4 (no caso, legitima defesa). Observao: Se uma conversa foi gravada com a devida autorizao judicial ou nos outros casos acima (escuta ou gravao clandestina),
2

HC 75.338, Rel. Min. Nelson Jobim, julgamento em 11 3 98, Plenrio, DJ de 25 9 98. RE 453.562 AgR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 23 9 08. HC 74.678, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 10 6 97, 1 Turma, DJ de 15 8 97. 35

3 4

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ a sua interceptao lcita, vlida no processo, e o seu contedo pode ser usado para fins penais. Assim, ainda que acidentalmente se descubra outra informao ou outro crime cometido, diverso daquele que tentava se descobrir, continua sendo lcito o uso deste contedo, pois a interceptao (quebra do direito de intimidade da pessoa) foi feita regularmente. Ateno: esses termos escuta, gravao, interceptao so muitas vezes trocados em concursos. Ao resolver uma questo, fique atento no nessas formalidades de nomenclatura, mas sim no fundamento da questo: Exemplo: Ministrio pblico pode determinar escuta telefnica? No! Isso ser, na verdade, uma interceptao ilcita, pois s o Juiz pode determinar que se faa uma gravao que independa da cincia dos interlocutores. Voltando questo: Letra A Errado. Para o STF, lcita a gravao de conversa telefnica feita por um dos interlocutores, ou com sua autorizao, sem cincia do outro, quando h investida criminosa deste ltimo. Letra B Errado. S nula a parte do processo que decorre da prova ilcita, e no todo o processo. Letra C Correto. Se uma conversa foi gravada com a devida autorizao judicial ou nos outros aceitos pelo STF, a sua interceptao lcita e o seu contedo pode ser usado para fins penais. Assim, ainda que acidentalmente se descubra outra informao ou outro crime cometido, diverso daquele que tentava se descobrir, continua sendo lcito o uso deste contedo, pois a interceptao (quebra do direito de intimidade da pessoa) foi feita regularmente. Letra D Errado. As provas ilcitas so inadmissveis em qualquer processo, seja ele judicial ou administrativo. Letra E Errado. O Ministrio Pblico no pode ordenar escuta telefnica, ainda que para apurar crimes hediondos. A conversa telefnica s pode ser interceptada por autoridade judicial. Gabarito: Letra C. 23. (IADES/Analista Jurdico - CFA/2010) Assinale a alternativa que no representa remdio constitucional expressamente previsto na Constituio Federal de 1988. (A) A ao popular.
36 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ (B) O habeas data. (C) O mandado de segurana coletivo. (D) O mandado de injuno coletivo. Comentrios: Todos os remdios constitucionais citados pela questo existem, porm, o mandado de injuno coletivo no expresso na Constituio, a qual previu to somente a sua forma individual. Gabarito: Letra D. 24. (ESAF/TFC-CGU/2008) Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e deveres individuais: I - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independente de censura, observada a necessidade de licena. II - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que haja autorizao da autoridade pblica competente e que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. III- todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. IV- a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. V- s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. Assinale a opo verdadeira. a) I, IV e V esto corretas. b) III, IV e V esto corretas. c) II, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto incorretas. e) I, II e V esto incorretas. Comentrios: Item I - Errado. Segundo a Constituio Federal em seu art. 5, IX, livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena.

37 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Item II - Errado. No precisa autorizao, basta simples aviso, nos termos do art. 5, XVI da Constituio. Item III - Correto. Perfeita disposio do art. 5, XXXIII. Item IV - Correto. Isto garantido pelo art. 5, XLVIII. Item V - Correto. Mas uma garantia prevista no art. 5, agora no inciso L. Gabarito: Letra B. 25. (CESPE/Assitente CNPq/2011) Ao assegurar a liberdade de conscincia e crena, a CF reafirmou ser o Brasil um pas laico, apesar de admitir a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis de internao coletiva. Comentrios: Exatamente, sabemos que o Brasil um pas laico, ou leigo, que aquele pas que no possui religio oficial, no impe nenhuma religio. Porm, o Brasil adota a proteo s religies, seus cultos e liturgias, como uma de suas bases, de forma a impedir a no discriminao e favorecendo uma pluralidade de opinies e etc.. A Constituio prev como uma das faces dessa proteo religiosa a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva (CF, art. 5, VII). Gabarito: Correto.

DIREITOS POLTICOS: Os direitos polticos, direitos considerados de primeira dimenso, so aqueles usados pelo povo para direcionar os rumos do pas sendo expresso da "soberania popular". O art. 14 da Constituio dispe: A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular. Veja que a Constituio tratou sufrgio e voto como conceitos diferentes. Para a doutrina, temos que: Sufrgio - Direito a participar do pleito eleitoral, ele ser universal, no havendo restries de cunho econmico ou intelectual.
38 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Voto: Meio pelo qual se exerce o sufrgio. O voto direto, secreto, peridico, e com valor igual para todos (estas caractersticas, bem como a universalidade, so clusula ptreas, no podendo ser abolidas por emenda constitucional). A Constituio tambm diz que o voto tambm obrigatrio para aqueles que estiverem entre 18 e 70 anos de idade, e no forem analfabetos ou conscritos no servio militar obrigatrio (para estes facultativo). O voto obrigatrio, no entanto, no uma clusula ptrea. A Constituio diz que alm do sufrgio e do voto, a soberania se exerce pelo plebiscito, referendo e iniciativa popular. Segundo a Lei n 9.709/98, art. 2: plebiscito e referendo so consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. Segundo a mesma lei, temos: Plebiscito - convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. Referendo - convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificao ou rejeio.

competncia exclusiva do Congresso Nacional: autorizar o referendo e convocar o plebiscito (art. 49, XV) e isso se faz por decreto legislativo (ainda segundo a Lei n 9.709/98) pois matria que independe da sano do Presidente da Repblica. J a iniciativa popular o poder que o povo possui para levar ao Poder Legislativo uma proposta de lei (ordinria ou complementar). A iniciativa popular tambm pode ser exercida para feitura de leis federais, estaduais ou municipais, atravs do cumprimento dos seguintes requisitos: FEDERAL (CF, art. 61 2) ser proposta na Cmara dos Deputados e subscrito por, no mnimo:
1% do eleitorado nacional; De pelo menos 5 estados; e Ao menos 0,3% dos eleitores de cada um deles;

ESTADUAL (CF, art. 27 4) Lei Ordinria; MUNICIPAL (CF, art. 29 XIII) 5% do eleitorado.

dever ser regulada por uma ser subscrita por no mnimo

39 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 26. (FCC/AJAA - TRE-AM/2010) Constitui meio de exerccio da soberania popular, previsto na Constituio Federal, dentre outros, a) a lei delegada. b) o plebiscito. c) a resoluo. d) a medida provisria. e) a lei ordinria. Comentrios: A democracia brasileira mista ou semi-direta. Ele tem traos de democracia representativa (ou indireta) j que temos representantes eleitos para agir em nome do povo. Mas, temos tambm traos de democracia direta, que o uso dos instrumentos "Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular". Destes 3 instrumentos, a questo elencou o plebiscito. Gabarito: Letra B 27. (FCC/TJAA-TRE-AC/2010) A iniciativa popular privativa do processo legislativo federal, no cabendo, portanto, na esfera estadual. Comentrios: A iniciativa popular pode ocorrer nas 3 esferas. Todas as 3 hipteses so previstas constitucionalmente. Gabarito: Errado. Alistamento eleitoral: 1 - O alistamento eleitoral e o voto so: I - obrigatrios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 2 - No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. 4 - So inelegveis os inalistveis e os analfabetos.

40 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Esquematizando:


16 anos Facultativo 18 anos Obrigatrio 70 anos Facultativo

1. Tambm facultativo para os analfabetos; 2. So inalistveis:


Estrangeiros; Conscritos (aqueles que forem alistados ou recrutados) enquanto estiverem no servio militar obrigatrio;

Tanto os analfabetos quanto os inalistveis, so tambm inelegveis. E os outros casos de inelegibilidade sero estabelecidos em uma lei complementar que trar tambm os prazos da cessao deste impedimento.

28. (FCC/AJEM - TRT 8/2010) A alistabilidade se trata de capacidade eleitoral classificada por a) linear. b) formal. c) funcional. d) ativa. e) perpendicular. Comentrios: A FCC adora fazer isso, coloca um monte de termo totalmente "doido" que no significa nada, e a resposta sempre a coisa mais bvia. S para confundir os candidatos. O alistamento eleitoral o procedimento pelo qual a pessoa se torna eleitora, e assim, adquire a sua capacidade eleitoral ativa capacidade de votar. Gabarito: Letra D. 29. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os:
41 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ a) analfabetos. b) maiores de dezoito anos. c) maiores de setenta anos. d) maiores de dezesseis anos e menores de dezoito. e) conscritos, durante o perodo do servio militar obrigatrio. Comentrios: Somente a letra B traz hiptese de voto obrigatrio. Gabarito: letra B. 30. (CESPE/AJAJ-TSE/2007) Se o Congresso Nacional aprovasse lei federal determinando que o voto passaria a ser facultativo para todos os eleitores brasileiros, esse dispositivo seria a) constitucional. b) inconstitucional, complementar. por tratar-se de matria exclusiva de lei

c) inconstitucional, por violar clusula ptrea. d) inconstitucional, pois essa modificao no direito brasileiro demandaria a edio de emenda Constituio da Repblica. Comentrios: Sabemos que a Constituio protegeu como clusula ptrea o voto e sua qualidade de ser "direto, secreto, universal e peridico" (CF, art. 60 4, II). A Constituio no fez essa proteo qualidade de "obrigatrio" do voto. Desta forma, o voto poder vir a se tornar facultativo. No entanto, a prpria constituio diz que o voto obrigatrio para todos aqueles no analfabetos ou conscritos que tiverem entre 18 e 70 anos de idade. Assim, no bastaria uma lei, mas uma emenda constitucional para que o voto viesse a deixar de ser obrigatrio. Gabarito: Letra D. 31. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) inelegveis os inalistveis e os analfabetos. Comentrios: No devia falar em "relativamente" (CF, art.14 4). Eles so "absolutamente" inelegveis, no h exceo. Gabarito: Errado. So relativamente

42 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 32. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os analfabetos so alistveis, razo pela qual dispem de capacidade para votar e ser votado. Comentrios: Segundo a Constituio, em seu art. 14 4 so inelegveis os inalistveis e os analfabetos. Gabarito: Errado. 33. (CESPE/AJAJ-TRE-BA/2010) Os conscritos, durante o perodo do servio militar obrigatrio, so inalistveis e inelegveis. Comentrios: A Constituio estabelece que os conscritos so inalistveis, durante o servio militar obrigatrio (CF, art. 14 2). Por serem inalistveis, so por consequncia inelegveis, j que a capacidade eleitoral passiva pressupe a capacidade eleitoral ativa, a qual os conscritos ficam impedidos de exercer. Gabarito: Correto. 34. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os estrangeiros podem alistarse como eleitores. Comentrios: A Constituio versa em seu art. 14 2 que no podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. Gabarito: Errado. 35. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 5/2009) vedado aos estrangeiros, ainda que naturalizados brasileiros, o alistamento como eleitores. Comentrios: Os naturalizados possuem os mesmo direitos polticos dos natos, ressalva se faz apenas aos cargos que so privativos de natos (CF, art. 12 3). Gabarito: Errado. 36. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) No so alistveis os brasileiros conscritos, durante o servio militar obrigatrio, e os policiais militares. Comentrios:
43 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ No h qualquer proibio no tocante aos policiais militares, embora esteja correta quanto a proibio para os conscritos (CF, art. 14 2). Gabarito: Errado. Condies de elegibilidade 3 - So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exerccio dos direitos polticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domiclio eleitoral na circunscrio; V - a filiao partidria; VI - a idade mnima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador. Pulo do Gato: Idades mnimas para os cargos! Como dica, podemos reunir as seguinte informaes: 18 anos = s vereador; 30 anos = a exigncia somente para Governadores e ViceGovernadores. 35 anos = necesrio aos cargos que demandam experincia, sabedoria... Senador, Presidente e Vice-Presidente da Repblica. O que sobrou? 21 anos, aplicvel aos cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz.

37. (CESPE/TCE-ES/2009) A capacidade eleitoral suficiente para a aquisio da capacidade eleitoral passiva.

ativa

44

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Comentrios: A capacidade eleitoral ativa um requisito necessrio, mas no suficiente para a capacidade eleitoral passiva. Esta pressupe o atendimento dos demais requisitos do art. 14 3. Por exemplo, um analfabeto pode votar, mas no elegvel (CF, art.14 4). Gabarito: Errado. 38. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) Dentre as condies de elegibilidade para o cargo de Deputado Estadual, exige-se a idade mnima de a) vinte e um anos. b) dezoito anos. c) vinte e cinco anos. d) trinta anos. e) trinta e cinco anos. Comentrios: A Constituio exige neste caso: 21 anos. a regra geral. Gabarito: Letra A. 39. (FCC/Tcnico - TRE - SE/2007) uma das condies de elegibilidade, de acordo com a Constituio Federal de 1988, para concorrer aos cargos de Vice-Governador, Senador, Deputado Estadual e Vice- Prefeito possuir, respectivamente, a idade mnima de: a) 21, 35, 21 e 18 anos. b) 30, 30, 18 e 18 anos. c) 30, 35, 21 e 21 anos. d) 35, 30, 21 e 18 anos. e) 35, 35, 30 e 21 anos. Comentrios: Essa faz um resumo... Gabarito: Letra C. 40. (FCC/Analista - Cmara dos Deputados/2007) Mrio tem 28 anos de idade e preenche todas as condies necessrias para elegibilidade. De acordo com a Constituio Federal de 1988, Mrio
45 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ poder concorrer, em um pleito eleitoral, aos cargos de Senador, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador (Certo/Errado). Comentrios: Para Senador exige-se 35 anos (CF, art. 14 3, a). Gabarito: Errado. 41. (FCC/Analista - TRT 16/2009) No prximo ano haver eleio para os cargos de Presidente da Repblica, Vice-Presidente da Repblica, Senador, Deputado Federal, Governador de Estado, ViceGovernador de Estado e Deputado Estadual. Assim, Ahmed Abdel (brasileiro naturalizado, com 37 anos de idade); Yokama Yoshi ( brasileiro naturalizado, com 30 anos de idade ) e Tcio Brutus ( brasileiro nato, com 29 anos de idade ) podero alm de outros cargos candidatar-se, respectivamente, a a) Deputado Federal; Vice-Governador de Estado e Presidente da Repblica. b) Governador de Estado; Senador e Governador do Distrito Federal. c) Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica e ViceGovernador. d) Vice-Presidente da Repblica; Senador e Governador. e) Senador; Governador de Estado e Deputado Federal. Comentrios: Letra A - Errado. Ahmed pode ser Deputado, Yokama pode ser Vicegovernador, mas Tcio NO pode ser Presidente j que precisaria de 35 anos de idade. Letra B - Errado. Ahmed pode ser Governador, mas Yokama NO pode ser Senador, pois no possui 35 anos. Tcio, tambm NO pode ser Governador j que precisaria de 30 anos de idade. Letra C - Errado. Presidente da Repblica precisa ser nato, logo Ahmed est fora! Letra D - Errado. O Vice-Presidente tambm precisa ser nato! Tchau Ahmed!!! Letra E - Correto. Nesta aqui no h restries no observadas pelos candidatos. Gabarito: Letra E. 42. (CESPE/Tcnico Administrativo - PRECIC/2011) A CF determina como condio de elegibilidade para o cargo de presidente e vice-presidente da Repblica a idade mnima de trinta anos.
46 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Comentrios: Presidente da Repblica e seu Vice so cargos que demandam muita experincia e "sabedoria", por isso, a Constituio estabeleceu a idade de 35 anos (a maior) da relao para estes cargos. Essa idade tambm a necessria para o cargo de Senador. Gabarito: Errado. 43. (CESPE/MPS/2010) Como condio de elegibilidade para o cargo de governador de estado e do DF, a CF exige a idade mnima de trinta e cinco anos. Comentrios: Basta o candidato possuir 30 anos de idade para ser Governador do DF. Gabarito: Errado. 44. (CESPE/TRE-GO/2009) No so elegveis para os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica e senador aqueles que contarem com menos de trinta e cinco anos de idade. Comentrios: uma condio de elegibilidade imposta pelo art. 14 3. Segundo tal dispositivo, somente a partir dos 35 anos que o cidado pode se candidatar a Presidente e Vice da Repblica, ou Senador. Gabarito: Correto. 45. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) No considerado elegvel o nacional que esteja submetido suspenso ou perda de direitos polticos. Comentrios: A Constituio ao trazer os requisitos para elegibilidade em seu art. 14 3, dispe no inciso II que requisito para se eleger: o pleno exerccio dos direitos polticos. Gabarito: Correto. Reeleio e candidatura a outro cargo para os Chefes do Executivo. Por "chefes do executivo" entenda-se: Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos.
47 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 5 O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente. Este pargrafo se aplica basicamente ao vice-presidente ou a quem, porventura, vir a assumir o cargo de chefe do Executivo em no caso de dupla vacncia. No se aplica queles casos onde o Pres. da Cmara, do Senado e etc. assumem temporariamente a funo do Presidente da Repblica. 6 - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. o que chamamos de desincompatibilizao, ou seja, desvencilhase do cargo para no incorrer em inelegibilidade. 46. (FCC/Analista - TRF 5/2008 - Adaptada) O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos, para concorrerem a outros cargos, devem renunciar aos respectivos mandatos at quatro meses antes do pleito (Certo/Errado). Comentrios: A desincompatibilizao deve ocorrer em at 6 meses antes do pleito e no quatro meses (CF, art. 14 6). Gabarito: Errado. 47. (CESPE/TRE-GO/2009) Para concorrerem a outros cargos, os governadores e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito, salvo se j estiverem exercendo os mandatos pela segunda vez seguida. Comentrios: Ainda que ele esteja exercendo o mandato pela segunda vez seguida ele dever se descompatibilizar do cargo, renunciando 6 meses antes do pleito, j que no h ressalvas no art. 14 6 da CF. Gabarito: Errado. 48. (CESPE/TRE-GO/2009) O presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos podero ser reeleitos para apenas um perodo subsequente, o que no impede
48 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ que, antes do trmino do segundo mandato consecutivo, eles renunciem e sejam eleitos novamente para o mesmo cargo. Comentrios: Ainda que renunciem, eles no podero ocupar o mesmo cargo por trs vezes seguidas. Esta renncia, chamada de desincompatibilizao, deve ocorrer caso eles queiram concorrer a outros cargos. Gabarito: Errado. 49. (CESPE/TRE-GO/2009) Para concorrerem aos mesmos cargos, o presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. Comentrios: No caso de reeleio, no h necessidade de desincompatibilizao (CF, art. 14 6), essa s necessria para candidatura a outros cargos. Gabarito: Errado. 50. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Para concorrerem a outros cargos, o presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos no precisam renunciar aos respectivos mandatos antes do pleito. Comentrios: Segundo a Constituio em seu art. 14 6, para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. o que chamamos de desincompatibilizao, ou seja, desvencilha-se do cargo para no incorrer em inelegibilidade. Gabarito: Errado. 51. (CESPE/OAB-SP exame n 136/2008) Conforme dispe a CF, os prefeitos municipais podem ser reeleitos para at dois perodos subseqentes ao do primeiro mandato. Comentrios: Eles podem ser reeleitos para apenas 1 perodo subsequente (CF, art. 14 5). Gabarito: Errado.
49 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 52. (CESPE/OAB-SP exame n 136/2008) Conforme dispe a CF, os prefeitos municipais devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito, caso desejem se candidatar reeleio. Comentrios: Tal regra, chamada "descompatibilizao" (CF, art. 14 6), se aplica somente no caso de candidatura outro cargo. No caso de reeleio no precisa renunciar. Gabarito: Errado. Inelegibilidade reflexa 7 - So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. D-se o nome de reflexa, pois uma inelegibilidade que ocorre indiretamente, essas pessoas somente so inelegveis porque so parentes de um chefe do Executivo. O objetivo desta inelegibilidade impedir o uso da mquina pblica em prol das candidaturas pessoais, e aps a emenda 16/97 - que abriu a possibilidade de reeleio - passa a ter objetivo de impedir que uma mesma famlia continue por anos frente do governo. Vamos analisar calmamente este importante pargrafo. Como entender esta inelegibilidade: 1- Um chefe do Executivo pode se reeleger? Sim. desde que ele esteja no seu primeiro mandato 2- Um chefe do Executivo pode se candidatar a outro cargo eletivo? Sim, porm ele dever se descompatibilizar at 6 meses antes do pleito, por fora do 6. 3- Um parente at 2 grau do chefe do executivo pode se candidatar? Sim, porm, se o cargo escolhido for no territrio da circunscrio onde o chefe do Executivo, parente seu, mantm o mandato, esta candidatura s poder ocorrer caso este chefe do Executivo se descompatibilize em at 6 meses antes do pleito.

50 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 53. (FCC/Auditor - TCE-RO/2010) Em relao s condies de elegibilidade, correto afirmar que a) para concorrerem a outros cargos, os Chefes do Poder Executivo e os parlamentares devem renunciar a seus respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. b) cunhado de Prefeito, que no seja vereador, bem como candidato reeleio, no poder concorrer para eleies vereana nesta mesma circunscrio municipal. c) a Constituio vigente permitiu aos analfabetos o direito ao voto e elegibilidade. d) Vice-Presidente da Repblica que tenha assumido o cargo de seu titular definitivamente no mximo seis meses antes do trmino do mandato poder disputar a reeleio subsequente como Presidente, e, se eleito, poder concorrer para o mesmo cargo na prxima eleio. e) alm dos casos de inelegibilidade expressamente previstos na Constituio, lei ordinria poder estabelecer outros para a proteo da probidade administrativa. Comentrios: Letra A - Errado. A desincompatibilizao necessria somente aos chefes do Executivo, no aplicvel aos parlamentares (CF, art. 14 6). Letra B - Correto. O cunhado (parente de segundo grau por afinidade) incorre em inelegibilidade reflexa para cargos dentro da circunscrio do chefe do Executivo. Como ele no candidato a reeleio, no pode se candidatar ento a vereador deste municpio (CF, art. 14 7). Letra C - Errado. Os analfabetos podem votar, mas no podem ser votados j que so inelegveis Letra D - Errado. O vice-presidente que assumir o cargo definitivamente pode concorrer a apenas um mandato subsequente, pois esta j ser dada como a sua reeleio. Caso ele viesse a se candidatar novamente para o cargo de Presidente, seria o seu 3 mandato consecutivo, o que no permitido (CF, art. 14 5). Letra E - Errado. Isso papel da lei complementar (CF, art. 14 9). Gabarito: Letra B. 54. (CESPE/DPE-ES/2009) Caso o prefeito de um municpio e seu filho, deputado estadual, sejam candidatos reeleio para os mesmos cargos, no haver inelegibilidade.
51 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Comentrios: Pois no caso de reeleio no se aplica a inelegibilidade reflexa (CF, art. 14 7). Gabarito: Correto. 55. (CESPE/AJAA - TRT 5/2009) Na hiptese de o marido da governadora de um estado da Federao pretender concorrer primeira eleio para mandato local, ele ser inelegvel. Comentrios: Pois ele incorrer na chamada "inelegibilidade reflexa ou indireta" prevista na Constituio em seu art. 14 7. Gabarito: Correto. 56. (CESPE/ABIN/2008) Maria, eleita senadora da Repblica de um estado da Federao em 2006, casada com o irmo de Leopoldo, que pretende ser candidato ao cargo de governador do mesmo estado em 2010. Nessa situao, Leopoldo inelegvel, devido ao grau de parentesco com Maria. Comentrios: Pois a inelegibilidade reflexa s atinge parentes de "chefes dos Executivo" (Presidente, Governador e Prefeitos). Como Maria senadora, no h o que se falar de inelegibilidade de seus parentes. Gabarito: Errado. Eleio do militar 8 - O militar alistvel elegvel, atendidas as seguintes condies: I - se contar menos de dez anos de servio, dever afastarse da atividade; II - se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Art. 142, 3, V O militar no poder, enquanto em servio ativo, estar filiado a partido poltico. A Constituio fala em militar alistvel para excluir os conscritos (pessoas em servio militar obrigatrio) desta elegibilidade, j que como sabemos, os conscritos so inalistveis. Para concursos, o importante, que deve ser fixado o seguinte:
52 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Se < 10 anos de servio dever afastar-se da atividade; Se > 10 anos de servio ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade.

57. (FCC/Analista Judicirio Biblioteconomia TRT 24/2011) O militar alistvel elegvel, se contar mais de: a) dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. b) dez anos de servio, dever afastar-se da atividade. c) quinze anos de servio, dever afastar-se da atividade. d) vinte anos de servio, dever afastar-se da atividade. e) cinco anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar, mediante prvia consulta do seu histrico militar, no ato da diplomao, para a inatividade. Comentrios: importante fixar a disposio constitucional que encontramos no art. 14 8: Se < 10 anos de servio dever afastar-se da atividade; ser agregado pela autoridade automaticamente, no ato da Se > 10 anos de servio superior e, se eleito, passar diplomao, para a inatividade. Gabarito: Letra A. 58. (CESPE/TRE-GO/2009) Segundo a CF, o militar alistvel inelegvel. Comentrios: O militar, se alistvel elegvel, o que dispe o art. 14 8 da Constituio. Gabarito: Errado. 59. (FCC/Tcnico-MPE-SE/2009) Em polticos, estabelece a Constituio que: relao aos direitos

a) o Vice-Governador que tenha assumido o cargo de Governador por falecimento do titular no poder concorrer reeleio, mesmo que para um nico perodo subsequente. b) os analfabetos, embora sejam inelegveis, podem votar. c) permitida a cassao de direitos polticos, no caso de improbidade administrativa.
53 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ d) o Presidente da Repblica, para concorrer a outros cargos, no precisa renunciar a seu mandato at seis meses antes do pleito. e) o militar alistvel elegvel e, se contar com mais de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade. Comentrios: Letra A - Errado. O chefe do executivo tem direito a concorrer a reeleio, desde que para um nico perodo subsequente J que segundo a Constituio em seu art. 14 5 os chefes do Executivo e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente. Letra B - Correto. Os analfabetos so alistveis (facultativamente) por fora do art. 14 1 da Constituio, porm, eles so inelegveis, de acordo com o 4 do mesmo artigo. Letra C - Errado. Nunca poder haver a cassao (retirada arbitrria) dos direitos polticos. No Brasil, temos somente casos de perda ou suspenso, nos termos do art. 15 da Constituio. Letra D - Errado. Essa a chamada "desincompatibilizao". Sempre que o chefe do executivo quiser concorrer a outros cargos (no se aplica reeleio) ele precisa se desincompatibilizar em at 6 meses antes do pleito, nos termos da Constituio em seu art. 14 6. Letra E - Errado. O erro que, nos termos da Constituio em seu art. 14 8, o afastamento s necessrio se o militar contar com menos de 10 anos de servio. Caso o militar conte com mais de 10 anos de servio ele ficar agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Gabarito: Letra B. Inelegibilidade e proteo legitimidade das eleies 9 Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. 60. (CESPE/TRE-GO/2009) vedada a criao de outros casos de inelegibilidade fora daqueles taxativamente expressos na CF. Comentrios:
54 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Esses outros casos podero ser criados por lei complementar, conforme dispe o art. 14 9. Gabarito: Errado. 61. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Lei complementar a nica espcie normativa autorizada pela CF para disciplinar a criao de outros casos de inelegibilidade relativa, alm dos j previstos na prpria CF. Comentrios: o que prev a Constituio em seu art. 14 9 9 ao dizer que a lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. Gabarito: Correto. Ao de impugnao de mandato eletivo (AIME) 10 - O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. 11 - A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f. Note que essa ao correr em segredo de justia, ela no uma ao pblica. 62. (FCC/Analista - TJ-PA/2009) O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude, no prazo de a) 30 dias contados da proclamao do resultado da eleio. b) 15 dias contados da diplomao. c) 30 dias contados da data do pleito eleitoral. d) 15 dias contados da posse no cargo eletivo. e) 15 dias contados do incio do exerccio no cargo eletivo. Comentrios:
55 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ O prazo para propositura da ao de impugnao de mandato eletivo (AIME) ser de 15 dias contados da diplomao, que o ato da justia eleitoral atestando que o candidato realmente foi eleito para o referido cargo (CF, art. 14 10). Gabarito:Letra B. 63. (CESPE/TRF 5/2009) Considere que Petrnio tenha sido eleito e diplomado no cargo de prefeito de certo municpio no dia 1./1/2008. Nessa situao hipottica, o mandato eletivo de Petrnio poder ser impugnado ante a justia eleitoral, no prazo de 15 dias a contar da diplomao, por meio de ao instruda com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. Comentrios: Trata-se do teor de uma previso constitucional encontrada no art.14 10 que dispe que o mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. Gabarito: Correto. Perda ou suspenso de direitos polticos Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4. CF, art. 37, 4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. CF, art. 5, VIII Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusarse a cumprir prestao alternativa, fixada em lei.
56 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Incorrendo nos casos enumerados neste artigo, a pessoa no poder exercer certos direitos que exigem cidadania plena, como impetrar uma ao popular, concorrer a cargos eletivos entre outros. Ateno a essa disposio: cassao de direitos polticos vedada; no Brasil, s existe perda ou suspenso. A Constituio no elencou quais seriam os casos de perda e quais os casos de suspenso. A doutrina, de forma no pacfica, admite majoritariamente que apenas o inciso I configuraria caso de perda, j que todos os outros so hipteses reversveis, ou de expressa suspenso. Ainda que pacificamente aceite o inciso I como causa de perda definitiva dos direitos polticos, existe uma possibilidade de reverso que ocorre de forma extremamente excepcional: a procedncia de uma ao rescisria anulando os efeitos da sentena transitada em julgado. 64. (ESAF/AFRF/2005) Sobre os direitos polticos e da nacionalidade, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Cumpridas as demais condies de elegibilidade, previstas na Constituio Federal, todos os que tiverem feito alistamento eleitoral so elegveis. b) O alistamento eleitoral facultativo no implica obrigatoriedade do voto. c) Os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, sero sempre brasileiros natos, porque o Brasil adota, para fins de reconhecimento de nacionalidade nata, o critrio do jus solis. d) Nos termos da Constituio Federal, o cargo de Ministro de Estado da Justia privativo de brasileiro nato. e) A condenao criminal, transitada em julgado, de brasileiro naturalizado implica a perda dos seus direitos polticos. Comentrios: Letra A - Errado. Pois embora a capacidade eleitoral passiva pressuponha a ativa, o inverso no verdadeiro. Existem pessoas que podem votar e no podem ser votadas. Letra B - Correto. Se o alistamento "facultativo", o voto tambm ser, obviamente, facultativo. Letra C - Errado. Nem sempre, pois os pais estrangeiros podero estar a servio de seu pas, quando ento seus filhos sero estrangeiros.
57 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra D - Errado. O nico Ministro de Estado que precisa ser nato o da DEFESA. Letra E - Errado. Seria caso de SUSPENSO e no de perda. Gabarito: Letra B. 65. (CESPE/Analista Administrativo - PREVIC/2011) O cancelamento da naturalizao por ato administrativo configura uma das hipteses de perda ou suspenso dos direitos polticos. Comentrios: Realmente o cancelamento da naturalizao, segundo a Constituio Federal, art. 15, I, uma causa de "perda ou suspenso" de direitos polticos (na verdade perda, mas isso no atrapalha, pois usou a literalidade da CF). Porm, a questo erra, j que no pode haver "cancelamento da naturalizao por ato administrativo". Ela deveria dizer "por sentena judicial transitada em julgado" Gabarito: Errado. 66. (CESPE/MPS/2010) admitida a sano de cassao de direitos polticos na hiptese de improbidade administrativa. Comentrios: A Constituio taxativa ao prever em seu art. 15 que vedada a cassao de direitos polticos. O que existe apenas perdas e suspenses. No caso de improbidade administrativa, a condenao ensejar na suspenso dos direitos polticos. Gabarito: Errado. 67. (CESPE/TRE-GO/2009) A CF prev casos de suspenso, mas no de perda definitiva de direitos polticos, pois a privao terminante desses direitos configuraria ofensa ao princpio da dignidade da pessoa humana. Comentrios: A CF prev alm de casos de suspenso, casos de perda de direitos polticos, e isto est no seu art. 15. O fato que ela no separou os casos em que seriam perda e os que seriam suspenso. Deixou isso para a doutrina e para o bom senso. Assim, por exemplo, dispe: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado;

58 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Ora, se a pessoa deixou de ser brasileira, em sentena definitiva, ela perder os direitos polticos. III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; J aqui, como a impossibilidade de exerccio dos direitos se d apenas enquanto durarem os efeitos, no h o que se falar em perda, mas sim em suspenso. Gabarito: Errado. 68. (CESPE/AJAA-TRE-BA/2010) A suspenso dos direitos polticos, na hiptese de condenao criminal transitada em julgado, cessa com o cumprimento ou a extino da pena, independentemente de reabilitao ou de prova de reparao dos danos. Comentrios: Segundo a jurisprudncia (TSE, smula n.9), a suspenso de direitos polticos decorrente de condenao criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extino da pena, independendo de reabilitao ou de prova de reparao dos danos. Gabarito: Correto. 69. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) O cidado no pode ser privado definitivamente de seus direitos polticos. Comentrios: Poder haver a perda de seus direitos polticos, por exemplo, se tiver a sua naturalizao cancelada por sentena judicial transitada em julgado (vide os demais casos da CF, art. 15). Gabarito: Errado. 70. (CESPE/TCE-ES/2009) A condenao criminal com trnsito em julgado configura hiptese de perda dos direitos polticos. Comentrios: A doutrina considera este caso como de "suspenso" dos direitos polticos, no de perda, j que estes efeitos perduram somente durante o perodo que permanecer na priso. Gabarito: Errado.

59 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ Alterao do processo eleitoral (Anualidade) Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. Esta disposio muito cobrada em concursos e deve-se atentar clara separao dos termos: entrada em vigor Na data de sua publicao;

aplicao Somente nas eleies que ocorram aps 1 ano do incio da sua vigncia.

Partidos Polticos: As disposies sobre partidos polticos so literalmente cobradas em concursos e so simples. Eu resolvi fazer uma esquematizao de todas elas para facilitar a fixao. Vamos l: Direitos dos partidos polticos: livre criao, fuso, incorporao e extino; autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e para adotar critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, no precisando vincular as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal; receber recursos do fundo partidrio; acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. resguardar a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana; possuir carter nacional; prestar contas Justia Eleitoral; funcionamento parlamentar de acordo com a lei; estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria em seus estatutos; registrar seus estatutos no TSE aps personalidade jurdica conforme a lei civil; adquirirem

Obrigaes

Vedaes
60 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ No podem receber recursos financeiros de entidades ou governos estrangeiros ou subordinarem-se a estes; No podem utilizar organizao paramilitar.

71. (CESPE/MMA/2009) No tocante aos direitos polticos, o STF julgou recentemente a constitucionalidade da clusula de barreira para partidos polticos, o que foi bem recebido pela doutrina, como medida moralizadora da atuao dos partidos polticos. Comentrios: A clusula de barreira foi instituda pela lei 9096/95 (lei orgnica dos partidos polticos), eram dispositivos que limitavam a atuao de partidos polticos que tivessem poucos votos nas eleies para Cmara dos Deputados. Essa clusula foi declarada inconstitucional por unanimidade no STF j que limitava o direito de manifestao poltica das minorias. Gabarito: Errado. 72. (CESPE/TRF 5/2009) Os partidos polticos adquirem personalidade jurdica com registro dos seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. Comentrios: Segundo o art. 17 2 da Constituio, os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, a aquisio da personalidade se d antes do registro no TSE. Gabarito: Errado. 73. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os partidos polticos tm autonomia para a definio de sua estrutura interna, sua organizao e seu funcionamento, bem como para o recebimento de recursos financeiros de procedncia estrangeira. Comentrios: A questo estava correta at dizer "bem como para o recebimento de recursos financeiros de procedncia estrangeira", j que segundo o art. 17, II da Constituio existe uma proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes. Gabarito: Errado.

61 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ 74. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Somente aps o reconhecimento da personalidade jurdica na forma da lei civil, o partido poltico pode promover o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Comentrios: Segundo o art. 17 2 da Constituio, os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, a aquisio da personalidade se d antes do registro no TSE. Gabarito: Correto. 75. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A CF estabelece o carter estadual e municipal dos partidos polticos. Comentrios: Eles tero carter nacional (CF, art. 17, I). Gabarito: Errado. 76. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso remunerado ao rdio e televiso. Comentrios: Realmente eles tm direito a recursos do fundo partidrio, porm tambm possuem, na forma da lei, acesso gratuito ao rdio e televiso (CF, art. 17 3). Gabarito: Errado. 77. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A CF veda a fuso de partidos polticos. Comentrios: Logo no caput do seu art. 17, a Constituio j prev que livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos. Gabarito: Errado. 78. (FGV/Delegado de Polcia - ISAE/2010) Relativamente aos partidos polticos, assinale a afirmativa incorreta. a) assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem
62 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL TRE-SC PROFESSOR: VTOR CRUZ obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria. b) livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: I - carter nacional; II - proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes; III - prestao de contas Justia Eleitoral; IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei. c) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. d) Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, devero coletar assinaturas de pelo menos 3% (trs por cento) dos eleitores regulamente inscritos na justia eleitoral de no mnimo 7 ( sete ) Estados ou Territrios para que seus estatutos possam ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral e os partidos sejam como tal reconhecidos pela lei eleitoral. e) vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar. Comentrios: Letra A - Correto. CF, art. 17 1. Letra B - Correto. CF, art. 17, caput. Letra C - Correto. CF, art. 17 3. Letra D - Errado. Essas condies para registrarem seus estatutos perante o TSE no existem. Letra E - Correto. CF, art. 17 4. Gabarito: Letra D. Ok Pessoal! Por hoje s... At a prxima. Grande abrao e excelentes estudos. Vtor Cruz

63 Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche