Sei sulla pagina 1di 2

NO TROPECE NA LNGUA n 296 2 Edio por Maria Tereza de Queiroz Piacentini *

INFINITIVO E SUBJUNTIVO DIFERENAS

--- Gostaria de saber, ao ler um texto, discriminar entre a utilizao de um infinitivo pessoal e o modo do subjuntivo. Fernando Cunha O problema distinguir o infinitivo pessoal do tempo futuro do subjuntivo quando se usam verbos regulares, pois nesses dois casos a conjugao idntica: amar, amares, amar, amarmos, amarem, por exemplo, serve tanto conjugao do infinitivo quanto do subjuntivo futuro. Ento, a maneira prtica de distinguir um de outro reconhecer, no perodo, a preposio (ligada ao infinitivo) e a conjuno (ligada ao subjuntivo). O INFINITIVO PESSOAL usado no que se denomina de orao subordinada reduzida de infinitivo. Caracteriza-se por no exprimir sozinho nem o tempo nem o modo o valor temporal e modal depende do contexto. Observar as preposies: 1. Deram um telefonema para convidar os amigos... 2. Saiu antes de faltar um minuto. 3. Mesmo sem ser conveniente, ele vai dar o troco. 4. Ao estar com D. Diva, d a ela minhas lembranas.

O FUTURO DO SUBJUNTIVO marca a eventualidade no futuro; usado sobretudo em oraes subordinadas adverbiais condicionais e temporais, neste caso com as conjunes se e quando: 1. S irei se ela me convidar. 2. Sairei quando faltar um minuto. 3. Se for conveniente, ele dar o troco. 4. Quando estiver com D. Diva, d a ela minhas lembranas.

Vimos, em primeiro lugar, exemplos de oraes reduzidas (de infinitivo) e, em contraposio a elas, oraes desenvolvidas (adverbiais). Em 1 e 2, usamos verbos regulares. Em 3 e 4, verbos

* Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros S Vrgula, S Palavras Compostas e Lngua Brasil Crase, Pronomes & Curiosidades - www.linguabrasil.com.br

NO TROPECE NA LNGUA n 296 2 Edio por Maria Tereza de Queiroz Piacentini *


irregulares, com os quais constatar a diferena mais fcil, j que sua conjugao no futuro difere bastante da do infinitivo pessoal.

Para ilustrar melhor a diferena entre orao reduzida de infinitivo e orao desenvolvida com o uso do subjuntivo em geral (presente, pretrito, futuro), vamos fazer uma equivalncia usando apenas verbos irregulares: Para manter a forma, voc deve nadar. = Para que voc mantenha a forma, deve nadar. Verifique os dados antes de eu ir l. = Verifique os dados antes que eu v l. Sem ele saber disso, joguei os papis fora. = Sem que ele soubesse disso, joguei os papis fora. Vo fechar o contrato somente depois de dispor(em) de verba. = Vo fechar o contrato somente depois que dispuserem de verba. Ao fazer isso, voc jogar fora sua felicidade. = Se fizer isso, voc jogar fora sua felicidade.

Quando se empregam verbos regulares no subjuntivo, torna-se ainda mais til a dica dada a princpio, qual seja, observar a presena da preposio (junto ao infinitivo pessoal) e da conjuno (junto ao subjuntivo), sobretudo quando se trata do tempo futuro, dada a semelhana formal j mencionada: Ao sair da sala, feche a porta. = Quando sair/ na hora em que sair da sala, feche a porta. Ao dirigir desse jeito, voc levar multa. = Se dirigir desse jeito, voc levar multa. Depois de entendermos a questo, tudo ficar bem. = Quando entendermos a questo, tudo ficar bem. Vou esperar at ele vender tudo. = Vou esperar at que ele venda tudo. No faa nada sem ela mandar. = No faa nada sem que ela mande.

* Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros S Vrgula, S Palavras Compostas e Lngua Brasil Crase, Pronomes & Curiosidades - www.linguabrasil.com.br

Potrebbero piacerti anche