Sei sulla pagina 1di 30

Qualidade da gua para Aquicultura

Krlia Dalla Santa Amaral

INTRODU INTRODUO O
Variao dos parmetros da qualidade da gua influencia: Sobrevivncia Crescimento Reproduo

(Boyd, 1990; Garcia & Brune, 1991).

Caratersticas dos ecossistemas aquticos depende: Fatores biticos -diversidade, riqueza e abundncia das espcies; Fatores abiticos -clima, dinmica das mars, correntes e nutrientes.

Tipos de polui poluio o


Pontual Difusa

Alteraes ocasionadas no meio ambiente : Grandes ou pequenas; Ampla ou pequena abrangncia; Longa ou curta durao.

Licenciamento da aquicultura em propriedade privada

Instrues normativas SEMA Resoluo do conama 413/2009

Projeto tcnico Emisso de licenas

A cess cesso de guas p pblicas para aquicultura Capta Captao o e deriva derivao o da gua
guas da Uni Unio e Estaduais

ANA - CNARH

Outorga de uso da gua + projeto t tcnico Secretarias Estaduais de Meio Ambiente

IBAMA

Licen Licenas

A cess cesso de guas p pblicas para aquicultura Uso do espa espao f fsico
guas da Uni Unio guas Estaduais Cadastro no CNARH (ANA) + Projeto t tcnico SEMA ou rg rgo com autoridade competente do Poder Executivo Estadual

Projeto t tcnico MPA

ANA - Outorga de direito de uso dos RH Autoridade Mar Martima - Parecer de seguran segurana de tr trfego aquavi aquavirio IBAMA- Licen Licenas ambientais SPU - Autoriza Autorizao o de uso do espa espao f fsico do corpo de gua

Tipos de guas da Regi Regio Amaz Amaznica


Brancas - pH 6,5 a 7 e transparncia 0,10 a 0,50 m. Pretas - pH 3 a 5 e transparncia 1,30 - 2,90 m. Claras - pH 4,5 - 7 e transparncia 1,10 a 4,5 m.

Ecossistemas aqu aquticos da Regi Regio amaz amaznica


Igap

Vrzea

Igarap

Ressaca

Lago/lagoas

Estado do Amap Amap


Bacia do Baixo Rio Amazonas - Regio de esturio Ecossistemas aquticos

Influenciado regime de mars e de chuvas

Variao do parmetros fiscoqumicos: Turbidez,OD, Temperatura e salinidade.

Par Parmetros da qualidade de gua


A qualidade da gua influenciados por fatores: F Fsicos: sicos temperatura, cor e turbidez; Qu Qu Qumicos: alcalinidade, dureza, nutrientes (N e P) e OD; Biol Biol Biolgicos: gicos fitoplncton, zooplncton, bactrias, organismos cultivados e etc.

Par Parmetros monitorados nos cultivos:


oxignio dissolvido temperatura salinidade pH alcalinidade dureza transparncia nutrientes (compostos nitrogenados e fsforo total)

Oxig Oxignio Dissolvido (OD)


Sistema de cultivo empregado/P Prticas de manejo Etapas de crescimento Espcie cultivada/E Caractersticas do ambiente de cultivo

OD

O2

Demanda Consumo p/ organismos Processos fsico-qumicos (solo e gua)

Suprimento Fotossntese fitoplncton Difuso atmosfrica

do

Oxig Oxignio Dissolvido (OD)


Depleo de OD nos sistemas: Consumo pelas bactrias - decomposio da MO; Fezes dos organismos Restos de rao Adubos orgnicos Fito e zooplncton mortos Consumo pelo bentos; Reaes de Oxi-reduao da MO (Rup et al., 1991).

Faixa ideal de OD (peixes e camares): acima de 4-5mg/l


(Boyd, 2001; Engle e Hatch, 1988; Kubtiza, 2003).

Oxig Oxignio Dissolvido (OD)


Estresse dos organismos Faixas inferiores a 2 mg/l Enfermidades Reduo da alimentao Equipamentos que incrementam OD na gua: aeradores

Oxig Oxignio Dissolvido(OD) Temperatura/salinidade


Parmetros que influenciam nas concentraes de OD: Salinidade Temperatura Temperatura: Regula o metabolismo conformadores; dos organismos termoOD

Influencia na distribuio de nutrientes e gases.


(Kubtiza, 2004)

Temperatura
Efeito da temperatura sobre peixes tropicais 38 C 30 C Temperatura ideal para cultivo 26 C Reduo das taxas de alimentao, baixa tolerncia ao manuseio e vulnerabilidade a doenas Morte

16 C

Temperatura
Causas da estratificao trmica: Fatores climticos: radiao solar e ventos Morfomtricos: profundidade

(Esteves, 1988)

Salinidade
a concentrao total de ons dentro da gua Organismos podem ser: Eurialinos: alta tolerncia a variaes (peixes estuarinos) Estenoalinos: baixa tolerncia a variaes Efeitos negativos de variaes de salinidade: Ostras -Afeta o crescimento e causa mortalidade;
(Laing, 2002; Taylor et al., 2004).

Peixes marinhos telesteos - influencia na ecloso dos ovos e na sobrevivncia das larvas;
(Hart e Purser, 1995; Walsh et al., 1991).

Salinidade
Efeitos negativos de variaes de salinidade: Crustceos: afeta a sobrevivncia, o desenvolvimento larval e o crescimento dos animais.
(Anger, 2003; Luppi et al., 2003).

Efeitos positivos de variaes de salinidade: Cultivo de espcies eurialinas: diminuio da salinidade, a valores prximos ao ponto isosmtico do animal, pode trazer benefcios como a reduo do custo energtico, devido diminuio da excreo e o aumento da mortalidade dos patgenos marinhos prejudiciais ao cultivo.
(Gracia-Lpez et al., 2006; Rocha et al., 2005).

Potencial Hidrogeni Hidrogeninico (pH (pH) pH)


a concentrao de ons hidrognio na gua.

0 cido

7 Neutro Alcalino

14

regulado por processos que liberam CO2 na gua: Respirao Decomposio


(Boyd, 2001).

Potencial Hidrogeni Hidrogeninico (pH (pH) pH)


H2O + CO2 H2CO3 HCO3 + H+ 2H+ + CO3--

Efeitos do pH sobre o cultivo de peixes pH 0 Morte Estresse (prejuzos crescimento, reproduo e sade) Ideal para produo 5 6,5 8 11 14

Potencial Hidrogeni Hidrogeninico (pH (pH) pH)


Efeitos negativos de alteraes bruscas de pH : Distrbios no equilbrio cido-base, da regulao inica e da excreo da amnia; Amolecimento da carapaa dos crustceos (pHcido); Liberao de metais do fundo dos viveiros (pHcido); Indisponibilidade de nutrientes no solo (P) (pHcido); Formaes de nitrito e gs sulfdrico (pHcido); Formao de amnia (pH bsico).

Alcalinidade e Dureza
Alcalinidade - a concentrao total de bases, expressa pela concentrao de carbonato de clcio (mg/l CaCO3) presente na gua. carbonatos (CO3--) bicarbontaos (HCO-) silicatos fosfatos hidroxilas Dureza - a concentrao de ons divalentes, principalmente clcio e magnsio, presentes na gua. carbonato de clcio (CaCO3) carbonato de magnsio (MgCO3)

Alcalinidade e Dureza
guas com baixa alcalinidade (>20 mg/l) - CALAGEM calcrio (CaCO3, MgCO3, Ca.Mg(CO3)2), cal virgem (CaO), cal hidratada (Ca(OH)2) conchas modas.

Transpar Transparncia
Turbidez- a quantidade de slidos suspensos (matria orgnica e inorgnica) na coluna de gua.

Valor ideal 30 -50 cm Clara Turva

Nutrientes
Fertilizao Crescimento do fitoplncton - depende dos nutrientes, da intensidade de radiao solar e da temperatura. P, N , Fe, Mn, Cu, Si, Zn, C, K, Ca, S, B, Mg, Na Tipos de fertilizantes: Inorgnicos ou qumicos: so substncias que contm nitrognio, fsforo e potssio, isolados ou em combinao. Orgnicos: representados pelo estrume de animais e sub-produtos da agricultura.

Nutrientes
Bacillariophyceae (diatomceas) - guas estuarinas com elevada salinidade.

Chlorophyceae- guas salobras ou doce.

Produtos utilizados na aquicultura


Probiticos (bactrias e enzimas): aumentar a produtividade; Permaganato de potssio - tratamento de enfermidades; Floculentos (sulfato de alumnio e clcio): diminuir a turbidez; Aplicao de rocha calcrea moda - neutralizar o fundo dos viveiros e aumentar a alcalinidade e dureza da gua; Algicidas (sulfato de cobre) - eliminar o fitoplncton (Boyd e Massaut, 1999).

Considera Consideraes es Finais


Manuten Manuteno o da qualidade da gua exige: Monitoramento rotineiro dos parmetros da gua de captao, de uso e do efluente gerado; Aplicar Boas Prticas de Manejo - fertilizao e araoamento. Baixa qualidade da gua pode ocasionar: Estresse e aparecimento de enfermindades; Poluio dos corpos hdricos pelos efluentes gerados.

Obrigada!
karlia@cpafap.embrapa.br

Potrebbero piacerti anche