Sei sulla pagina 1di 2

CASO CONCRETO Os conhecimentos apreendidos sero de fundamental importncia para a reflexo terica envolvendo a compreenso necessria de que o direito,

para ser entendido e estudado enquanto fenmeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relaes de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicao dos casos concretos, a saber: Caso Concreto 1 Critrio da Imperatividade - normas impositivas (cogentes) e dispositivas (permissivas) Em tempos de eleies municipais marcadas pela ameaa da violncia do crime organizado e das milcias, um assunto tem sido bastante comentado na mdia nacional: a interveno federal nos Estados. Alis, este assunto tem sido frequentemente citado nestes ltimos anos, uma vez que escndalos e falcatruas vm sendo constantemente desvendados, polticos perdendo seus mandatos e, pouco a pouco, a credibilidade na classe poltica sendo colocada em xeque. No entanto, nossa Constituio Federal dispe de dispositivos protetivos que podem ser aplicados em casos extremos, como o art. 34, que assim dispe: Art. 34 - A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: I. Manter a integridade nacional; II. Repelir invaso estrangeira ou de uma unidade da Federao em outra; III. Pr termo a grave comprometimento da ordem pblica; IV. Garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao; (...) A partir da leitura do trecho acima, responda: A) Ao impor uma conduta a ser observada pela Unio em relao aos Estados e ao Distrito Federal, levando em conta o critrio da imperatividade, como se pode classificar o art. 34 da CF/88? Fundamente.

O mesmo classificado como norma cogente que aquela que constrange a quem se aplica, tornando seu cumprimento obrigatrio de maneira coercitiva, onde a mesma no admite conciliao adversa ao que ordena.
B) correto afirmar que, no que diz respeito ao critrio da imperatividade, o caput do art. 37 da Constituio Federal de 1988 se equipara ao art. 34 acima citado?

Resposta: Sem sobra de duvida, tanto um como a outro impem regras a serem seguidas, e as mesmas so de esfera pblica.
Questo Objetiva Em sua teoria da norma jurdica, Noberto Bobbio distingue as sanes jurdicas das sanes morais e sociais. Segundo esta distino, a sano jurdica, diferentemente da sano moral, sempre uma resposta de grupo e, diferentemente da sano social, a sano jurdica regulada em geral com as mesmas formas e atravs das mesmas fontes de produo das regras

primrias. Para o autor, tal distino oferece um critrio para distinguir, por sua vez, as normas jurdicas das normas morais e das normas sociais. Considerando-se este critrio, pode-se afirmar que so normas jurdicas as normas cuja execuo garantida por uma sano a) interna e no-institucionalizada. b) interna e institucionalizada. c) externa e no-institucionalizada. d) interna e informal.

e) externa e institucionalizada.

Potrebbero piacerti anche