Sei sulla pagina 1di 2

Capitulo I: Origem da tica contempornea e seus fundamentos Inclumos na tica contempornea no s as doutrinas ticas atuais, mas tambm aquelas

que, embora tenham surgido no sculo XIX, continuam exercendo o seu influxo em nossos dias. A tica contempornea surge num mundo social que, depois da Revoluo de 1789, no s conheceu a instaurao de uma nova ordem social que se apresenta conforme a natureza racional do homem, mas tambm numa sociedade na qual afloram e se aguam as contradies profundas que explodiro nas revolues sociais do sculo passado e presente. Ela surge, igualmente, numa poca de grandes mudanas que a evoluo da cincia provocou na humanidade, descobrindo at mesmo formas eficientes de acabar com a vida humana. Dessa forma, o novo pensamento tico que nasceu comeou a contestar contra: O racionalismo absoluto, em favor do reconhecimento do irracional no comportamento humano; O formalismo e o universalismo abstrato, em favor do homem concreto; E a fundamentao transcendente (metafsica) da tica, em favor da procura da sua origem no prprio homem. A tica na idade contempornea se defronta com uma enorme variedade de tendncias morais derivadas do pluralismo cultural existente. Dentro de uma mesma sociedade encontramos vrias correntes morais diferentes, e devido a imparcialidade exigida da tica faz com que nenhuma dessas vertentes morais seja aceita com a melhor tendncia. s correntes da tica contempornea cabe criticar e analisar os diferentes hbitos e costumes existentes nos dias atuais para que cheguemos a um ponto comum a ser aceito.

H tambm um novo desafio imposto aos estudiosos que se dedicam tica: o fato de que o comportamento dos homens nem sempre so guiados pelos seus juzos sobre o valor dos atos. Alm da parte irracional j aceita e levada em considerao por essas correntes, o conceito deturpado de felicidade pode fazer com que as pessoas se distanciem das virtudes ticas, da justa medida citadas por Aristteles em seus estudos.

Capitulo II: Principais correntes filosficas da tica contempornea

Dentro da tica contempornea apresentam-se algumas principais correntes filosficas: o Existencialismo, o Pragmatismo, a Psicanlise, o Neopositivismo e a Filosofia Analtica. O Existencialismo uma corrente de estudos na qual seu objetivo principal a analise do homem concreto, do individuo como ele realmente . O que diferencia Sartre de Kierkegaard, principais filsofos desta doutrina, a crena em Deus, pois para Sartre Deus no existe, e o homem plenamente livre. O Pragmatismo nasce e se difunde nos EUA, estreitamente ligado ao avano cientifico e tecnolgico e do espirito de empresas. Para o Pragmatismo, a verdade seria identificada como algo til, no sentido daquilo que melhor ajuda a viver e conviver. Ou seja, algo s considerado bom quando nos leva ao xito. Isso torna a corrente basicamente egosta. A Psicanlise contribuiu com a tica ao confirmar a existncia de uma parte inconsciente nos homens. Isto faria com que certos comportamentos e atitudes recebessem outra explicao e, uma nova conceituao tica. Neopositivismo e as Filosofias Analticas so as duas correntes das mais completas da tica contempornea. Sua ateno voltada ao que hoje definimos como tica: A anlise da linguagem moral, tratando o homem como algo que pode sim ser definido, defendendo tambm os conceitos de obrigao, dever, justeza. A partir dessas correntes, que aceitam o homem como ser social, e que assume a liberdade como algo que deve ser aproveitado juntamente com o outro, e que defende os direitos essenciais todos os seres humanos, como o direito vida e educao, que tomamos a liberdade de criticar alguns hbitos e costumes que no consideramos fundamentos cabveis construo de uma tica racional global. O genocdio, o famoso jeitinho brasileiro, e inmeros outros costumes mundiais devem sim ser repensados para que possamos chegar a um mundo onde o fim ltimo de todas nossas aes possa ser alcanado: A felicidade. Assim como vrios hbitos devem ser arraigados em diferentes tipos de moral, j que so considerados como virtudes ticas por todos aqueles que os presenciam.

Potrebbero piacerti anche