Sei sulla pagina 1di 14

A Utilizao de Ferramentas Ergonmicas em Percias Judiciais de DORT.

Carrara, P.R.; Abreu, M.J.

Fisioterapia do Trabalho So Paulo Colgio Brasileiro de Estudos Sistmicos CBES

Resumo Na atualidade vivemos uma grande polmica em relao ao nexo entre as doenas relacionadas questo DORT e o trabalho. O assunto tornou-se evidente desde a publicao da Norma de Avaliao de Incapacidade do Instituto Nacional de Seguridade Social, que regulamenta o critrio de nexo tcnico entre as patologias e suas causas. Recentemente o assunto voltou tona, com a renovao da Lei 10.666/03 e as resolues do INSS 1236/04 e 1269/06 que introduziram duas novas prticas na rotina de sade ocupacional das empresas: o FAP (Fator Acidentrio Previdencirio) e o NTEP (Nexo Tcnico Epidemiolgico). Essa nova lei inverte o nus da prova do nexo epidemiolgico. Se a empresa no concordar com o nexo estabelecido, ter de provar que no foi o trabalho o causador da doena ou leso no trabalhador. Essa nova situao gerou aumento na demanda de percias.Percia o exame de situaes ou fatos relacionados a coisas e pessoas, praticado por especialista na matria que lhe submetida, com o objetivo de elucidar determinados aspectos tcnicos. Percia Judicial a diligncia designada pelo juiz para que o perito esclarea atravs de um laudo tcnico um fator indispensvel para a concluso final do juiz. A percia realizada por requisio formal da instituio, pblica ou privada, ou de pessoa jurdica. Nas percias judiciais sobre DORT, a grande necessidade dos juzes de saber se a doena que acometeu o reclamante tem o nexo com as atividades exercidas por ele na reclamada, e saber se essa doena est ou vai incapacitar esse indivduo. Para entendermos e correlacionarmos o nexo entre as atividades e a doena, temos que entender da atividade e das causas das doenas. Os resultados da percia clnica e in lcus, so apresentadas atravs de parecer sucinto, apenas com repostas aos quesitos formulados, ou de um laudo tcnico com exposio detalhada dos elementos investigados, sua anlise e fundamentao tcnica-cientfica das concluses. Dentre eles feita a utilizao de ferramentas de diagnstico de risco biomecnico da tarefa como: NIOSH, RULA e OWAS. Essas ferramentas possuem adequao para cada tipo de movimento e segmento corporal, e suas interpretaes podem ser adaptadas nos laudos periciais que sero descritas nesse trabalho. Palavras-chave: Ergonomia, Niosh, Owas, Percia Judicial, Rula.

Introduo Os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) tem se constitudo um grande problema de sade pblica em muitos pases industrializados. Com advento da Revoluo Industrial, quadros clnicos decorrentes de sobrecarga esttica e dinmica do sistema osteomuscular tornaram-se mais numerosos. Diferentemente do que ocorre com doenas no ocupacionais, as doenas relacionadas ao trabalho tm implicaes legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento regido por normas e legislaes especficas a fim de garantir a sade e os direitos do trabalhador. Atualmente o nmero de processos trabalhistas contra empresas vem aumentando consideravelmente. Com o advento da Lei 11.430, de 26 de dezembro de 2006, regulamentada pelo decreto 6.042, de 12 de fevereiro de 2007, as empresas tero que provar, doravante, que um acidente ou doena de seu empregado no est relacionado com a natureza de sua funo. a chamada inverso do nus da prova. O NTEP pode ser traduzido pelo nexo presumido em funo da incidncia de patologias, estatisticamente encontradas, em trabalhadores de um grupo especfico e o FAP pode ser representado por um coeficiente, partir do NTEP qeu ser aplicado no momento que a empresa realizar o pagamento da contribuio previdenciria. Essa lei aumentou consideravelmente a demanda de pericias judiciais trabalhistas. Segundo Vendrame (1997), o perito indivduo de confiana do juiz, sendo at denominado de os olhos e ouvidos do juiz, figurando como auxiliar da justia, e, ainda que seja serventurio excepcional e temporrio, deve reunir os conhecimentos tcnicos e cientficos indispensveis elucidao dos problemas fticos da questo. De acordo com o dicionrio escolar da lngua portuguesa de Dermival Ribeiro Rios, percia a habilidade em alguma arte ou profisso; vistoria ou exame tcnico. Conforme o dicionrio Aurlio, Perito sbio, hbil, o que sabedor ou especialista em determinado assunto, nomeado judicialmente para avaliao, exame e vistoria. Para Brandimiller (1996), o trabalho pericial abrange diferentes atividades tais como: - Anlise direta de coisas, situaes e fatos estabelecidos e documentados apresentados percia; - Observao qualitativa e quantitativamente atravs de (exame, vistoria, inspeo); - Estudo qualitativo, incluindo avaliaes, medies, clculos; - Investigaes e fatos, voltada para o esclarecimento de circunstncias de sua ocorrncia e determinadas relaes (temporais, causa-efeito, responsabilidade etc).

As percias judiciais especficas para DORT tem como objetivo principal saber se a doena de que o reclamante portador possui nexo com as atividades exercidas por ela na reclamada (estabelecimento do nexo causal) e se essa doena da qual portador traz ou vai trazer alguma incapacidade em uma das esferas funcionais. A funcionalidade, bem como o nexo da doena com a atividade laboral exercida, exige conhecimento profundo da cincia do movimento e da biomecnica laboral para se chegar a um laudo esclarecedor e fidedigno, auxiliando assim o parecer final do juiz. O conhecimento da anatomia, fisiologia, histologia, biomecnica ocupacional, biomecnica fisiolgica, da ergonomia e das normas trabalhistas so fundamentais para a formulao de uma percia estruturada, objetiva e concreta (VERONESI, 2008). A percia tcnica cinesiolgia-funcional, pode se feita em trs fases: FASE 1PERCIA CLNICA Atravs da anamnese, exame fsico clnico com auxilio da fotogrametria computadorizada, testes palpatrios, testes especficos, testes especficos para amplitude de movimento, testes de confiabilidade, teste temporal com a eletromiografia de superfcie. FASE 2PERCIA IN LOCUS Anlise de documentos como PPRA e PCMSO, coleta de materiais audiovisuais (filmadora e cmera digital) da atividade laboral desenvolvida pelo reclamante na reclamada e entrevista com testemunhas. FASE 3CONSTRUO DO LAUDO PERICIAL Com todos os dados obtidos na percia clnica e in lcus, ser realizado uma anlise destes dados, atravs de um processo programado e organizado. Primeiramente ser feita a anlise de risco biomecnico da atividade laboral, utilizando ferramentas mundialmente reconhecidas como: OWAS, RULA E NIOSH. Essas ferramentas nos do a porcentagem de risco biomecnico para a sade do trabalhador da atividade analisada. Independente do trabalhador, a ferramenta analisa o risco da atividade em questo. Com o resultado final da ferramenta, associado ao resultado do exame clnico pericial, conseguimos fazer a construo da existncia ou no do nexo causal. seguir ser descrita as ferramentas para anlise do posto de trabalho que auxiliam o fisioterapeuta do trabalho a investigar e diagnosticar as situaes em se encontra o trabalho em uma determinada atividade laboral. Fazendo uma comparao das interpretaes de uma anlise ergonmica e um laudo pericial.

FERRAMENTAS ERGONMICAS EM PERCIA JUDICIAL DE DORT MTODO OWAS Este mtodo foi desenvolvido na Finlndia para analisar as posturas de trabalho na indstria de ao, e foi proposto por trs pesquisadores finlandeses (KARKU, KANSI e KUORINKA: 1977) para Ovaco Oy Company em conjunto com o Instituto finlands de Sade ocupacional, seu nome OWAS, deriva de Ovaco Working Posture Analysing System. Eles comearam com anlises fotogrficas das principais posturas tpicas, observando o trabalho dos refrataristas no reparo e troca da proteo refrataria dos conversores para fabricao de aos especiais onde as posturas requeridas pelo trabalho eram muito constrangedoras para os operrios (SANTOS: 2000). Os pesquisadores definiram 72 posturas tpicas, que resultaram de diferentes combinaes das seguintes posies: Dorso 4 posies tpicas; Braos 3 posies tpicas; Pernas - 7 posies tpicas, conforme o quadro abaixo. Classe 1 Postura normal dispensa cuidados, a no ser em casos excepcionais. Classe 2 Postura que deve ser verificada na prxima reviso dos mtodos de trabalho. Classe 3 Postura que deve merecer ateno a curto prazo. Classe 4 Postura que deve merecer ateno imediata. A aplicao desse mtodo durante dois anos nas siderrgicas finlandesas levaram melhoria das condies de trabalho, contriburam de forma relevante para remodelao de linhas de produo e identificou e solucionou problemas h muito pendentes onde tentativas anteriores fracassaram. O sistema se baseia na amostragem da atividade em intervalos constantes ou variveis, verificando-se a freqncia e o tempo gasto em cada postura. Nas amostragens so consideradas as posies das costas, braos, pernas, uso de fora e fase da atividade aos quais so atribudos valores consubstanciados em um cdigo de seis dgitos. O primeiro dgito do cdigo indica a posio das costas, o segundo, a dos braos, o terceiro, a das pernas, o quarto indica a carga ou uso da fora e o quinto e sexto dgitos, a fase de trabalho, conforme mostrado no quadro acima (WILSON e CORLETT:1995). Para o registro das posturas o procedimento observar o trabalho, com ateno na postura, fora e fase do trabalho que o indivduo est executando e logo fazer o registro. Contudo, o mais utilizado fazer fotos da seqncia de posturas ou filmes acompanhados de uma observao direta e a partir da efetuar o registro.

Nas atividades cclicas deve ser observado todo o ciclo e nas atividades no cclicas deve ser observado um perodo de trinta a sessenta segundos. Para se analisar a atividade, ou um segmento da atividade, levando em conta o tempo que o operrio permanece em cada posio tpica usa-se um quadro que determina a categoria de ao baseada nos parmetros e concluses dos pesquisadores e idealizadores do mtodo OWAS, que a chave para enquadrar a seqncia de posturas em anlise e determinar a categoria de ao correspondente. Este mtodo dispe de programa para computador denominado winOWAS que automatiza o processo, uma vez preenchido j faz automaticamente e apresenta ferramentas grficas que auxiliam na visualizao e anlise. O endereo na internet www.turva.me.tut.fi/owas da Tempere University of Technology Tempere Finland.

METODO RULA Rapid Upper Limb Assessment (RULA) desenvolvido por Lynn McAtamney e Nigel Corlett (1993) Universidade de Nottinghan, foi descrita pela primeira vez em uma edio de 1993 da revista Applied Ergonomics. RULA um mtodo ergonmico utilizado para avaliar a exposio de indivduos, fora, posturas e atividades musculares que podem ocasionar doenas ocupacionais (LER/DORT). uma ferramenta de triagem que avalia a carga biomecnica e postural em todo o corpo, com especial ateno para o pescoo, tronco e membros superiores. Estudos de confiabilidade foram realizados utilizando RULA em grupos de usurios VDU e operadores de mquinas de costura. A avaliao requer da ferramenta RULA pouco tempo para completar o placar e gera uma lista de aes que indicava o nvel de interveno necessrio para reduzir os riscos de leso devido carga fsica do operador. RULA se destina a ser usado como parte de um amplo estudo ergonmico. Ela foi desenvolvida para detectar posturas de trabalho ou fatores de risco que merecem mais ateno. As posturas so enquadradas de acordo com as angulaes entre os membros e o corpo, obtendo-se escores que definem o nvel de ao a ser seguido, similares aos adotados pelo mtodo OWAS. A uma pontuao possue 4 categorias, que indicaro os nveis de aco: 1 ou 2 pontos (situao aceitvel); 3 ou 4 (necessidade de mais investigao); 5 ou 6 (necessidade de mais investigao e mudana breve); 7 (investigao e mudana imediata). McAtamney e Corlett citam que pontuaes baixas no garantem que postos de trabalho esto livres de riscos ergonmicos e pontuaes altas no asseguram que problemas graves

existem. uma ferramenta para detectar posturas do trabalho ou fatores de riscos que merecem ateno. A ltima etapa a observo da tarefa, sendo analisadas as atividades realizadas pelo trabalhador, a sua movimentao na produo e o entendimento da tarefa que realmente ele realiza. Para avaliao com o mtodo RULA, pode-se utilizar fotografias sequenciais, onde ser analisado o momento em que o membro analisado atinge o ponto mximo ou extremo do ciclo da atividade laboral.

METODO NIOSH Em 1980, nos Estados Unidos, sob iniciativa do National Institute for Ocupational Safety and Health NIOSH, patrocinou-se o desenvolvimento de um mtodo para determinar a carga mxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa atividade de trabalho NIOSH Work Practices Guide for Manual Lifting (1981). Para isto, um grupo de pesquisadores reuniu-se para a formulao de um mtodo consistente sobre o assunto, levantando referncias bibliogrficas de todo o mundo e concluram que este mtodo deveria levar em conta quatro aspectos bsicos: - o epidemiolgico > Que o estudo das doenas, sua incidncia, prevalncia, efeitos e os meios para sua preveno ou tratamento (Barbanti, 1994). - o psicolgico > que considera o comportamento humano numa determinada situao. No caso do trabalho, observamos que a imposio de certas tarefas depende da aceitao do prprio trabalhador; - o biomecnico > levando em conta as estruturas e funes dos sistemas biolgicos, usando conceitos, mtodos e leis da mecnica; - o fisiolgico > estudando as funes do organismo vivo. Procurou-se por meio da fisiologia do exerccio, estudar as funes do organismo em relao ao trabalho fsico. Foi estabelecido um critrio no baseado em determinada carga, acima da qual seria problemtico e abaixo da qual haveria segurana, nem se basearam em estabelecer uma freqncia mxima, nem uma tcnica especifica para se fazer um esforo. O mtodo utilizado estabeleceu que, para uma situao qualquer de trabalho, no levantamento manual de cargas, existe um L.P.R. O L.P.R, uma vez calculado, compara-se com a carga real levantada, obtendo-se ento o ndice de Levantamento (I.L). Assim, estipula-se que se o valor do I.L for menor que 1.0, a chance de leso ser mnima e o trabalhador estar em situao segura; se o valor for de 1.0 a 2.0, aumenta-se o risco; e se a

situao de trabalho for maior que 2.0, aumentar o risco de leses na coluna e no sistema msculo-ligamentar (Waters, 1993; Couto, 1995). Segundo os pesquisadores uma carga abaixo dos limites recomendados: - a incidncia de leses dorsais e de acidentes no aumenta significativamente; - a carga limite induz uma fora de compresso da ordem de 350 kg sobre o disco L5-S1, que pode ser tolerado pela maioria dos trabalhadores jovens e em boas condies de sade; - o gasto energtico ultrapassaria 240 Watts quando a tarefa superior a CLR; - mais de 75% das mulheres e 95% dos homens so muscularmente capazes de levantar cargas correspondentes a CLR. FRMULA DO NIOSH Limite de peso recomendado:

LPR = 23 x FDH x FAV x FDVP x FFL x FRLT x FQPC ou; LPR = 23 x HM x VM x DM x FM x AM x CM

Onde o valor 23, corresponde ao peso limite ideal, quer dizer, aquele que pode ser manuseado sem risco particular, quando a carga est idealmente colocada, compreendendo:

FDH corresponde a distncia horizontal (em centmetros) entre a posio das mos no incio do levantamento e o ponto mdio sobre uma linha imaginria ligando os dois tornozelos. Calcula-se divindo a constante 25 pela distncia mensurada. Portanto se a carga est 30 cm de distncia do corpo, teremos: 25/30= 0,83 (fator de multiplicao da frmula)

FAV corresponde distncia vertical (em cm) das mos com relao ao solo no incio do levantamento. O clculo se d por meio da frmula: 1 (0,003 x [V-75]) para alturas at acima de 75 cm e; 1 (-0,003 x [V-75]) para alturas at 75 cm . Lembramos que os nmeros apresentados so constantes da frmula e no devem ser modificados, cabendo apenas ao analista a mensurao da distncia das mos (na pega) no incio do levantamento Fator V. Por exemplo, se no levantamento de uma caixa sobre um palet de 20 cm: 1 (-0,003 x [20-75]) = 0,835 (Fator de multiplicao)

FDVP corresponde distncia vertical percorrida desde do incio do levantamento at o trmino da ao. Sua frmula de clculo assim utilizada: (0,82 + 4,5/D); onde D a distncia total percorrida. Muitas pessoas acabam se confundindo neste fator em situaes em que a carga encontra-se em alturas elevadas, como por exemplo esteiras rolantes (trabalho de sacaria). Nesta condio podemos encontrar alturas iniciais de at

200 cm (ou 2 metros). O que fazer? Na verdade o procedimento o mesmo: se o trabalhador apanha um saco nesta altura e leva at o palet (40 cm), teremos: altura inicial (200) altura final (40) = distncia percorrida D (160 cm). Ai s substituir na frmula de clculo: (0,82 + 4,5/160) = 0,85 (fator de multiplicao);

FFL o fator freqncia de levantamento obtido por meio de uma tabela prestabelecida. Nesta tabela deveremos observar quantas vezes o funcionrio realiza o levantamento dentro de um minuto, a durao desta atividade e a distncia vertical (V) em que o levantamento acontece.

FRLT o fator rotao lateral do tronco como o prprio nome sugere, verifica a rotao em graus durante o transporte da carga. A frmula de clculo se d por: 1-(0,032 x A). Ento se um funcionrio realiza uma pega a sua frente e leva at uma esteira lateral esse ngulo pode aproximar-se de 90, ento: 1-(0,032 x 90) = 0,71 ser o fator de clculo;

FQPC o fator qualidade de pega da carga segue alguns fatores mais qualitativos. A figura abaixo explicita algumas recomendaes para se determinar a qualidade da pega:

ndice de Levantamento (IL) do mtodo Niosh o que determina se uma atividade apresenta risco de leso msculo esqueltica e ainda quantifica esse risco. Ao contrrio do que muitas pessoas imaginam, o ndice de 23 Kg amplamente difundido no aplicvel todas as situaes de trabalho encontradas; e sim o IL. O IL nada mais do que a diviso da constante (23 kg) pela multiplicao de todos os outros fatores como j apresentados previamente. A interpretao dos resultados segue os seguintes parmetros:

IL menor que 1,0 > condio segura chance mnima de leso; IL entre 1,0 e 2,0 > condio insegura mdio risco de leso; IL acima de 2,0 > condio insegura alto risco de leso.

O Niosh um mtodo amplamente difundido e utilizado no Brasil e no mundo. Podemos citar aqui algumas situaes em que pode ser aplicado, mas no podemos nos restringir a elas:

Anlise de postos de trabalho; Percias ocupacionais; Priorizao de riscos entre diversos postos; Adequao legislao;

Simulao de projetos de melhoria

Objetivo O objetivo deste trabalho fazer um levantamento bibliogrfico quanto utilizao de ferramentas de anlise de risco ergonmicos, em percias judiciais in lcus, demonstrando qual a sensibilidade de cada ferramenta, em situaes ergonmicas e segmentos corporais diferentes, enfim a ferramenta mais adequada, posteriormente foi demonstrada tabelas comparativas das interpretaes entre uma anlise ergonmica e um laudo pericial. Sendo as ferramentas citadas neste artigo: NIOSH, RULA E OWAS; que so ferramentas reconhecidas mundialmente.

Metodologia Contextualizou-se a pesquisa realizando uma investigao bibliogrfica sobre percia judicial do trabalho, DORT e o histrico das ferramentas ergonmicas OWAS, RULA e NIOSH, que so mtodos de anlise dos fatores de risco ocupacionais, que podem ser aplicados em Pericia Judicial de DORT. Aps a reviso da literatura sobre os diversos instrumentos de anlise, procedeu-se o comparativo das interpretaes entre uma anlise ergonmica e um laudo pericial, e a avaliao desses instrumentos e a escala de mtodos de anlise ideais para aplicao em Percias Judiciais em casos investigativos de DORT.

Resultados e Discusso O trabalho influencia na postura e nas condies musculoesquelticas do trabalhador, porm para obter essa correlao, fundamental termos instrumentao cientfica, que venham elucidar os fatos (VERONESI,2009). Por isso as ferramentas de anlise dos postos de trabalho so instrumentos qualitativos e/ou quantitativos fundamentais para a anlise ergonmica do trabalho, para analisar o risco musculoesqueltico que a atividade laboral traz para a sade do trabalhador, possvel, no somente categorizar e quantificar as atividades laborais, como verificar as fases de maiores riscos biomecnicos, e verificar os segmentos que esto em riscos dentro da atividade. Essa identificao so fatores fundamentais para o estabelecimento do nexo causal e a fomentao da concluso do laudo pericial (VERONESI, 2009). A mesma tarefa realizada por diferentes trabalhadores nem sempre efetuada segundo um nico protocolo. Possivelmente em funo da natureza da tarefa, pelas caractersticas neuroorganizacional de cada indivduo, das diferentes formas de execut-las e de interagir com a organizao do trabalho, alguns indivduos apresentam problemas de sade que podem

manisfestar-se de diferentes formas, como as doenas do sistema musculoesqueltico, entre elas as posturais. (DUL e WEERDMEESTER, 1998 apud VERONESI, 2008). Dessa forma, para um trabalho pericial, fundamental que se analise todas as etapas da atividade laboral e o uso de uma ferramenta diagnstica torna mais claro e objetivo esse trabalho (VERONESI,2009). Estudos biomecnicos demonstram que determinada postura apresenta maior vantagem em determinada tarefa pela menor carga estrutural, menor gasto energtico, pelo menor tempo de fadiga e menores riscos de leses. (GIL, 1999 apud VERONESI, 2008). Em contrapartida, algumas atividades laborais, em razo da sua caracterstica operacional, proporcionam condies contrrias, favorecendo o aparecimento da leso. essa quantificao dos riscos biomecnicos que as atividades comportam que torna fundamental o uso das ferramentas em trabalhos periciais (VERONESI, 2009). Em percia devemos analisar o que a atividade laboral exige do trabalhador, e no analisar o que o trabalhador realiza. Quando falamos em atividade laboral, estamos falando em movimentos realizados em determinada postura de trabalho e a caracterstica que gera uma ao (amplitude de movimento, tipo de contrao, tipo de alavancas, tempo de durao e ciclo de movimento), para entender a atividade laboral que est em anlise na percia judicial. As ferramentas de anlise ergonmica citadas neste trabalho possuem grande importncia na elaborao do laudo pericial, que sero utilizadas conforme a atividade de trabalho realizada e a regio que se deseja avaliar, proporcionando assim uma prova bem fundamentada para expor a existncia ou no de nexo de causa. Ressaltando sempre que as ferramentas ergonmicas so mtodos auxiliares e no podem ser fator conclusivo em trabalhos periciais com anlise ergonmica da atividade laboral.

A Ferramenta OWAS, a mais antiga das ferramentas, sendo um modelo simples para registro e anlise de posturas corporais em situaes ocupacionais. Avalia diferentes segmentos do corpo: membros superiores (trs posies), membros inferiores (sete posies) e coluna vertebral (quatro posies). Cada posio analisada refere-se a um nmero que deve ser assinalado no menu da folha de registro. Aps completar o registro, esses valores so lanados em uma tabela de inter-relao dos dados, chegando assim a uma classificao geral, a qual pode ser interpretada em quatro categorias de anlise, as quais indicam a necessidade de interveno daquela postura e o risco de leso biomecnica para cada categoria (GIL, 1999, apud VERONESI, 2008).

Quando utilizado no trabalho pericial, analisado o conjunto postural de maior sobrecarga biomecnica que a atividade exige do trabalhador e consequentemente exigiu para o reclamante e fazer a anlise tendo em vista essa situao. (VERONESI, 2010) Na percia ela analisa de forma relativamente rpida um grande nmero de posturas, identificando assim as mais crticas que tenham riscos de leses, utilizada principalmente na avaliao de riscos da coluna lombar, especialmente em atividades que exigem movimentos de flexo lombar. Durante a anlise, so consideradas as posturas relacionadas s costas, braos, pernas e carga manuseada pelo trabalhador ou reclamante. Cada segmento receber uma pontuao correspondente condio biomecnica que a atividade laboral proporcionar. Esses dados so lanados em tabelas pr-definidas e com o cruzamento dessas informaes, chega-se a um resultado final. O resultado final dado por meio de nmeros, onde cada um tem uma interpretao especfica, tento para anlise ergonmica, quanto para anlise pericial. Abaixo segue uma tabela comparativa entre uma anlise ergonmica e um laudo pericial usando a ferramenta OWAS. (VERONESI, 2009) RESULTADO FINAL INTERPRETAO ERGONMICA 1 INTERPRETAO PERICIAL

No so necessrias medidas Sem riscos de leso. corretivas.

So necessrias correes em futuro prximo.

Riscos

mnimos

de

leso

(25% - 50%)

So necessrias correes Riscos moderados de leso to logo quanto possvel. (50% - 75%)

So necessrias correes Riscos mximos de leso imediatamente. (75% - 100%)

A Ferramenta RULA um mtodo de avaliao ergonmica rpida para identificar o nvel de risco ergonmico de indivduos, fora, trabalho muscular esttico, amplitude de movimento, posturas e atividades musculares. Em percia ideal na anlise de atividades que exigem repeties de membros superiores, pois avalia cada segmento separadamente. Para facilitar o registro o corpo foi dividido em dois grupos, A e B: o grupo A formado pelo membro superior (brao, antebrao e punho); o grupo B formado pelo pecoo, troco e pernas. adotada uma pontuao a cada movimento de cada segmento, onde o nmero 1 representa a pontuao mnima equivalente quele movimento ou quela postura de menor risco, enquanto vai aumentando a pontuao, aumentando o risco de leso. Para cada articulao, existem

condies que podem agravar ou atenuar o risco envolvido, chamadas de ajustes.Nas condies que podem aumentar o risco de leso, acrecido 1 ponto; por outro lado, subtraido 1 ponto das condies atenuantes. O trabalho muscular esttico ou repetitivo considerado pela ferramenta RULA como atividade muscular de riscos msculoesquelticos. A contrao considerada esttica, quando permanece sem movimentopor mais de 1 minuto para execuo de tarefas e consederada repetitiva quando ocorrem 4 movimentos ou repeties por minuto (VERONESI,2009).Aps as anlises e pontuaes dos segmentos corporais, elas so transportadas para tabelas pr-definidas pela ferramenta. feito o cruzamento dos dados em cada tabela de cada bloco, obtendo-se assim um resultado parcial representando cada bloco. Esse resultado parcial de cada bloco lanado em uma terceira tabela e, no cruzamento desses resultados parciais, obtido o resultado final. O resultado final uma interpretao correspondente ao rsco musculoesqueltico dos membros superiores. (GIL,1999 apud VERONESI,2008). Abaixo segue uma tabela comparativa entre uma anlise ergonmica e um laudo pericial usando a ferramenta RULA. (VERONESI, 2009) RESULTADO FINAL INTERPRETAO ERGONMICA 1 ou 2 3 ou 4 Anlise aceitvel. INTERPRETAO PERICIAL Sem riscos de leso. mnimos de leso

Necessita de investigaes Riscos das informaes em breve.

(25% - 50%)

5 ou 6

Necessita de investigaes Riscos moderados de leso das informaes e (50% - 75%)

modificaes o mais rpido possvel. 7 Necessita de investigaes Riscos mximos de leso das informaes e (75% - 100%)

modificaes imediatamente.

A Ferramenta NIOSH, mtodo para determinar a carga mxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa atividade de trabalho; em percia judicial aplicado para analisar as condies biomecnicas em atividade de levantamento e transporte de carga exige, associado com o peso de manuseio; essa ferramenta analisa principamente o risco musculoesqueltico para a coluna lombar em atividades de levantamento e transporte de cargas como descritas acima. Leva em considerao quatro aspectos bsicos:

epidemiolgicos, psicolgicos, biomecnicos e fisiolgicos. O mtodo propem o Limite de Peso Recomentado (L.P.R) e o ndice de Levantamento (I.L). O limite de peso recomentado

(L.P.R) significa o peso que deve ser manipulado nas caractersticas ergonmicas, organizacionais e de modo operatrio da atividade analisada. O ndice d Levantamento (I.L) o resultado final da ferramenta NIOSH, em que cada valoradquirido possui uma correlao de rsico de leso msculoesqueltico da regio lombar. O ndice de Levantamento adquirido por meio da diviso da carga real levantada com o Limite de Peso Recomendado encontrando na equao do NIOSH. (VERONESI,2009) Assim calcula-se que se o valor do I.L for menor do que 1.0, a chance de leso ser mnima e o trabalhador estar em situao segura; se o valor for de 1.0 a 2.0, aumenta-se o risco; e se a situao de trabalho for maior que 2.0, aumenta o risco de leso de colun e no sistema msculo-ligamentar (COUTO,1995). Pode-se fazer uma adequao na interpretao do NIOSH para ser utilizadas nos laudos cinesiolgicos-funcionais em percias judiciais e em laudos ergonmicos. Essa adequao foi dada tomando como base o I.L2, que corresponde a 100% de rsco de leso musculoesqueltico da regio lombar. A partir dessa referncia foi utilizada uma correlao matemtica para adquirir as porcentagens dos outros resultados finais do I.L, como demosntra a tabela abaixo (VERONESI,2009). RESULTADO FINAL (I.L) 0 0,9 1 1,5 1,6 2,0 3,0 4,0 INTERPRETAO PORCENTAGEM DE RISCOS Risco mnimo Risco moderado Risco mximo Acima do risco mximo Acima do risco mximo 25% 50% 100% 150% 200%

Consideraes finais: no presente levantamento bibliogrfico notou-se grande carncia de materiais de estudo em pericia judicial, especialmente da aplicabilidade de ferramentas ergonmicas em pericias judiciais trabalhistas.

Referncias COUTO, H.A: Gerenciando a LER e os DORT nos tempos atuais. Belo Horizonte, 2007.

MCATAMMEY, L.; CORLLET, E.N. RULA: A survey method for investigation of work releated upper limb disorders. Applied Ergonomics, 1993.

Mtodo RULA: IN. Apostila do Curso de Atualizao em Ergonomia do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvo do Departamento de Medicina Social da FCM da Santa Casa SP. So Paulo: CEALAG, 2006.

RULA: Rapid Upper Limb Assessment. Desenvolvido pela OSMOND, Ergonomic Workplace Solutions. Apresenta sistemas de avaliao de riscos ergonmicos. Disponvel em: <http://www.rula.co.uk>. Acesso em: 06 maio. 2010.

VERONESI, J.R.J: Percia Judicial para Fisioterapeutas. So Paulo, 2008.

VERONESI, J.R.J: Fisioterapia do Trabalho:Cuidando da Sade Funcional do Trabalhador. So Paulo, 2008.

Potrebbero piacerti anche