Sei sulla pagina 1di 5

Escola Secundria

Dr. Francisco F er na nd es Lo pes

APL 1.2 Sntese do sulfato de tetraminocobre(II) mono-hidratado


Grupo de Trabalho: Classificao_______________ Professor__________________ Existe uma crena de que os produtos naturais so necessariamente bons ou menos nocivos que os produzidos atravs da aco conjunta da inteligncia e da habilidade tcnica que o Homem desenvolveu em laboratrios e fbricas. Contudo, os produtos qumicos que tanto afectam a vida das pessoas, quer os isolados a partir de plantas e animais, quer os fabricados em laboratrios, pem em causa a referida crenaveja-se por exemplo, a ocorrncia natural da nicotina, cafena, cido saliclico, morfina to teis como analgsicos, mas to destrutivos pelos efeitos cumulativos que produzem. Por outro lado, os laboratrios produzem maravilhas, como a aspirina, fertilizantes, assim como substncias devastadoras, como a herona ou cido ntrico para bombas.

O que se pode fazer com o amonaco?

O mundo natural cheio de cor! Todas as cores so o resultado da interaco dos materiais com a luz visvel. A Qumica produz muitas substncias com cores variadas e associadas, normalmente, a substncias designadas por sais complexos, tambm conhecidos por compostos de coordenao. O amonaco pode ser utilizado como matria-prima para preparar outras substncias, uma delas o sulfato de tetraminocobre (II), um composto de coordenao. Pretende-se, assim, sintetizar sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado. Mas, surge outra questo problema: Como interpretar a variao de cor observada a partir de uma soluo de Cu++ (aq) at formao do io complexo [Cu(NH3)4]2+ (aq)?

Fase pr-laboratorial (questes)


1. Quais as aplicaes prticas actuais do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado? 2. O sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado pertence famlia dos sais. O que entende por um sal simples, duplo e complexo. Quais as propriedades dos sais anidros e hidratados (Eflorescncia, Higroscopia e Deliquescncia). Apresente exemplos.

Professor Emanuel Bettencourt

Fsica e Qumica A- 11ano

Escola Secundria

Dr. Francisco F er na nd es Lo pes

3. O diagrama seguinte apresenta as vrias etapas na sntese laboratorial do [Cu(NH3)4]SO4.H2O.

3.1. Os cristais de CuSO4.5H2O devem Justifique procedimento. 3.2. Qual a massa de que ser modos. este

CuSO4.5H2O

corresponde a 0,020 mol?

3.3. O [Cu(NH3)4]SO4.H2O sintetizado forma uma massa compacta de cristais finos. Indique o tipo de filtrao mais adequado para os separar da fase lquida. 3.4. O lquido mais adequado para lavar os cristais obtidos ser lcool etlico ou gua? Porqu? 3.5. Os cristais obtidos decompem-se por aquecimento e exposio prolongada ao ar. Sugira um processo de secagem adequado. 3.6. Qual a operao que falta concretizar para se determinar o rendimento da sntese?

4. Qual a equao qumica que descreve a sntese deste composto?

5. Com base no diagrama anterior, escreva um procedimento que contenha os passos necessrios sntese do [Cu(NH3)4]SO4.H2O. No deixe de: ter em conta as respostas dadas na questo anterior; tomar conhecimento dos perigos relativos s substncias utilizadas; indicar o material necessrio em cada passo.

Professor Emanuel Bettencourt

Fsica e Qumica A- 11ano

Escola Secundria

Dr. Francisco F er na nd es Lo pes

Fase laboratorial

Registe as medidas de segurana na sntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado na forma de uma tabela com a simbologia de perigo e as frases de Risco e de Segurana para cada substncia e preparaes envolvidas. Depois de mostrar a planificao, e de comparar com o proposto no Caderno de Actividades Experimentais, faa a sntese do composto de coordenao de acordo com a estratgia indicada. Registe qualquer alterao que tenha sido feita ao protocolo original. Represente esquematicamente, por intermdio de desenhos, a execuo laboratorial, legendando todo o material usado. Apresente em tabela (s) todas as observaes, todos os dados e possveis erros experimentais.

Professor Emanuel Bettencourt

Fsica e Qumica A- 11ano

Escola Secundria

Dr. Francisco F er na nd es Lo pes

Fase laboratorial
ANEXO: Como interpretar a variao de cor na formao do io complexo [Cu(NH3)4]2+ (aq)

As reaces que ocorrem poder ser traduzidas pelas equaes qumicas: I. II. III. NH3 (aq) + H2O (l) Cu2+ (aq) + 2HO- (aq) Cu2+ (aq) + 4NH3 (aq) NH4+(aq) + HO-(aq) Cu(HO)2 (s) [Cu(NH3)4]2+ (aq) IV. V. VI. HCl(aq) NaOH(aq) H+(aq) + Cl-(aq) Na+(aq) + OH-(aq) H2O (l)

H+ (aq) + HO- (aq)

Execuo 1) Preparao de solues So necessrias as seguintes solues, que caso no estejam preparadas ser necessrio preparar a partir de solutos slidos ou por diluio de outras. CuCl2, 0,1mol.dm-3 HCl, 0,2mol.dm-3 NH3, 0,5mol.dm-3 NaHO, 0,2 mol.dm-3

2) Proceda como se indica no Quadro 1, agitando com um palito, aps cada adio, e registe as observaes num quadro semelhante ao Quadro 2.
N da quadrcula Gotas de Cu2+ (aq) Gotas de NH3 (aq) 0 1 2 3 4 5 6 7 N da quadrcula Observao/identifica o com as letras do diagrama Explicao usando a equao qumica

1 2 3 4 5 6 7 8

4 4 4 4 4 4 4 4

1 2 3 4 5 6 7 8

Quadro1

Quadro 2

Professor Emanuel Bettencourt

Fsica e Qumica A- 11ano

Escola Secundria

Dr. Francisco F er na nd es Lo pes

3) Continue a adicionar: Oito gotas da soluo de HCl na quadrcula 6; Oito gotas de soluo de NaOH na quadricula 8, como indica o Quadro 3 Agitar e registar as observaes efectuadas num quadro semelhante ao Quadro 4
N da quadrcul a 1 2 3 4 5 6 7 8 +8 +8 Gotas de NaOH (aq) Gotas de HCl (aq) N da quadrcula Observao (cor, transparncia, formao de precipitado) Explicao usando a equao qumica seleccionada

1 2 3 4 5 6 7 8 6+HCl 8+NaOH

Quadro 3

Quadro 4

Professor Emanuel Bettencourt

Fsica e Qumica A- 11ano

Potrebbero piacerti anche