Sei sulla pagina 1di 3

INSS - TUTELA ANTECIPADA - PORTADOR DE DEFICINCIA FSICA - AO DE PRESTAO CONTINUADA - INICIAL EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M.

___ VARA DE ____________. SEO JUDICIRIA DO ____________. ____________, brasileira, ____________, CPF n ____________, residente e domiciliada a Rua ____________, n ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimaes a Rua ____________, n ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente presena de V. Exa., com fundamento na Lei 8.742/93; no Decreto 1.744/95 e artigo 203, inciso V da Constituio Federal, propor AO DE PRESTAO CONTINUADA - Benefcio de Amparo Assistencial Em face do INSS - Instituto Nacional de Seguro Social, autarquia federal, com agncia nessa cidade, na Avenida _______ Para tanto, inicialmente expe os fatos, que conjuminados com o pedido e coloridos pelo direito, ensejaro os requerimentos, na forma que segue: I - Dos Fatos A requerente pleiteou junto ao INSS, pedido de Amparo Assistencial, no dia __/__./___, recebendo o nmero ____, que foi indeferido sob a alegao de "parecer contrrio da percia mdica", tal deciso foi injusta conforme ir se demonstrar. A autora nasceu em __/__/___, com m formao congnita nas mos e ps, descrio tcnica da deficincia em anexo. A requerente sempre procurou manter-se trabalhando, apesar de conseguir apenas alguns trabalhos temporrios, conforme comprova seus parcos registros em Carteira de Trabalho. No entanto, em __/__/___, sofreu um acidente em sua casa, que lhe fraturou uma das pernas, logo abaixo do osso da bacia, conforme demonstra o receiturio mdico incluso. A partir deste momento no teve mais condies de sair de casa, qui trabalhar. Com tal fato a autora ficou impossibilitada de se sustentar, passando a viver de doaes. II - Do Direito Conforme se conhece, o instituto, ora requerido, aps a promulgao da Constituio Federal, se incumbiu de cumprir com o pagamento de um salrio mnimo a todas as pessoas idosas ou portadoras de deficincia O artigo 203, da Constituio Federal, verbis: Art. 203 - A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos:

(_.) V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei" Igualmente, a Lei 8.742/93 preceitua o seguinte: Art. 20 - O benefcio de prestao continuada a garantia de 1 (um) salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais e que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem t-la provida por sua famlia (_.) 2 - Para efeito de concesso deste benefcio, a pessoa portadora de deficincia aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho." Sabe-se que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata (art. 5 CF/88). Logo qualquer pessoa portadora de deficincia tem a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal conforme determina o mandamento constitucional. A requerente fez seu pedido em sede administrativa, no sendo aceito, sob a alegao que no tinha direito a este benefcio. Todavia ela deficiente, esta recusa na concesso configura uma grave afronta aos preceitos legais supra citados e a todo o ordenamento jurdico brasileiro. Conclui-se, dessa forma, que devido requerente um salrio mnimo desde o requerimento do pedido administrativo. III - Do pedido Diante de todo o exposto, no resta outra alternativa requerente, seno propor a presente ao em relao o Instituto-requerido; REQUER a Vossa Excelncia: A TOTAL PROCEDNCIA da presente ao com a conseqente concesso do benefcio de 1 (um) salrio mnimo mensal, pelos motivos j expostos, que demonstram ser a requerente portadora de deficincia e no possuir os meios para prover a prpria manuteno de sua existncia; A citao do Instituto-requerido, atravs de seu representante legal, para apresentar sua defesa, querendo, valendo dita citao, sob pena de revelia; A condenao da requerida nas custas processuais e honorrios advocatcios, e ao pagamento dos atrasados, tudo acrescido de juros moratrios e correo monetria; Protesta provar o alegado por todas as provas em direito admitidas em especial a percia mdica, que dever ser realizada por mdico de confiana deste juzo; Os prstimos da justia gratuita, nos termos da Lei 1.060/50, tendo-se em vista sua pobreza e desamparo para funes laborativas.

Arbitrando-se a presente R$ _____,00 Pede e espera deferimento. ____________, ___ de __________ de 20__. ____________ OAB/

Potrebbero piacerti anche