Sei sulla pagina 1di 62

PROBLEMAS AMBIENTAIS

CAMADA DE OZNIO

LOCALIZAO: faixa entre 15 e 50 km de altitude, na atmosfera. Capacidade de absoro dos raios ultravioletas, extremamente prejudiciais vida. O3 : escudo protetor da Terra. Final da dcada de 70: descoberta do buraco, por cientistas britnicos na Antrtida. CAUSA Duas correntes: a) Dinmica da prpria atmosfera b) CFC (Clorofluorcarbono ou gs freon)

CFC Presente em inseticidas, tintas, cosmticos, produtos de limpeza, refrigeradores (geladeiras e ar condicionados), propelente em sprays enlatados. Atualmente o uso fiscalizado. AO DO CFC Quimicamente inerte (no reage com outras substncias) Atinge grandes altitudes de forma intacta. quebrado apenas pela radiao ultravioleta do sol liberao dos tomos de Cloro reao com o Oxignio do Oznio decomposio da Camada.

CONSEQUNCIAS Alterao na composio das molculas (inclusive as constituintes dos seres vivos). Reduo de 1% da camada de oznio = 10 mil novos casos de cncer de pele, ao ano, somente nos Estados Unidos. Contribuio para o efeito estufa.

LOCALIZAO

Puerto Williams - Chile

INVERSO TRMICA

Ocorrncia: dias frios O ar em contato com o solo mais quente que as camadas superiores, tendendo a subir e a dispersar os poluentes. Frente fria rpido resfriamento do ar junto ao solo permanncia no local, do ar e dos poluentes. Inverso Trmica: autoridades decretam estado de alerta ou estado de emergncia, proibindo o funcionamento de indstrias e a circulao de veculos automotores.

CHUVA CIDA

CHUVA CIDA FLORESTA ALEM 1973

CHUVA CIDA FLORESTA ALEM 1983

CHUVA CIDA - METAL

CHUVA CIDA VIADUTOS EM SP

CHUVA CIDA - VIADUTO EM SP

CHUVA CIDA
CONSTRUO

CHUVA CIDA Ao em esculturas

CHUVA CIDA Ao em Esttuas

CHUVA CIDA Igreja de So Francisco Ouro Preto - MG

DESMATAMENTO

DESMATAMENTO - Clareira em floresta de Tocantins

DESMATAMENTO - Acre (Transamaznica)

DESMATAMENTO - Par 1990

DESMATAMENTO - Par 1990

EFEITO ESTUFA

DEFINIO Elevao da temperatura da Terra provocada pela introduo na atmosfera de quantidades excessivas de gases que nela se encontram normalmente ou, ainda, de gases estranhos. Maior causador: Gs Carbnico (CO2) CO2 existncia natural na atmosfera fundamental aos vegetais (fotossntese). Em quantidades exageradas torna-se nocivo. Fonte: combusto de carvo, lenha e petrleo.

AO CO2 - intransponvel para as radiaes infravermelhas do sol absoro e reflexo de volta para a Terra, do calor que deveria voltar atmosfera elevao da temperatura terrestre. CONSEQUENCIAS Degelo das calotas polares aumento do volume de gua nos oceanos inundao de regies costeiras destruio de cidades de baixa altitude. Alterao do clima global ocorrncias de furaces, tempestades, terremotos. Alterao no equilbrio ambiental modificao no crescimento de plantas e animais estmulo ao surgimento de novos germes patognicos e epidemias.

Efeito Estufa - Evoluo da Temperatura

EFEITO ESTUFA Grfico dos Responsveis

EFEITO ESTUFA

POLUIO SONORA

Unidade de medida: dB (Decibel) Rudo exagerado: causa de deficincia auditiva em inmeras pessoas. Rudos acima de 85 dB leses no ouvido humano mais ou menos graves (conforme durao). Nveis sonoros acima de 100 dB leses irreversveis nos nervos auditivos (surdez definitiva) Acima de 140 dB (exploso, por ex.) sensao de dor, podendo haver ruptura do tmpano persistncia de zumbido contnuo (casos de suicdio).

ONU poluio sonora o terceiro principal agente de poluio ambiental (1 - ar; 2 - gua) Efeitos psicolgicos e sociais Excesso de som no ambiente: interferncia na comunicao, rpida fadiga no trabalhador, queda de produo, neurose.

POLUIO SONORA SONMETRO

Templo Religioso ........................... 10 dB Bosque silencioso ........................... 20 dB Interior de resid. tranquila .............. 40 dB Carro bem regulado ........................ 50 dB Conversa em voz normal ................ 60 dB Restaurante movimentado .. ............70 dB Avenida de trnsito rpido ...............80 dB Tecelagem ....................................... 90 dB Estao de Trem ou Metr ............100 dB Banda de rock pesado .................110 dB Moto com escapamento aberto .. 120 dB Decolagem de avio a jato ..............130 dB

POLUIO SONORA - Grfico de Campainha Escolar

POLUIO SONORA - Grfico de Cantina Escolar

DESERTIFICAO

DEFINIO Processo de transformao de uma regio em deserto. CAUSA Desmatamentos, tcnicas agropecurias inadequadas, explorao descontrolada de reas. AO Retirada da cobertura vegetal e exposio do solo alterao no ciclo hidrolgico aquecimento do solo contnua evaporao da gua do solo sais de ferro e outros minerais formao de crostas impermeveis desertificao.

ANUALMENTE Desertificao de 60 milhes de hectares de terras produtivas (em todo o mundo) Devastao de 210 milhes de hectares de solo. reas mais expostas: Algumas reas do Sudeste Asitico, regio dos Andes (Amrica do Sul) e Faixa de Sahel (frica) Brasil: Nordeste e Pampa Gacho (superexplorao agrcola).

DESERTIFICAO - Cabrob - Pernambuco

DESERTIFICAO - Nordeste

DESERTIFICAO Dunas do Jalapo - TO

DESERTIFICAO NATURAL - Tocantins

CICLONE CATARINA - 2004

CICLONE CATARINA - 2004

CICLONE CATARINA 2004

CICLONE CATARINA - 2004

Potrebbero piacerti anche