Sei sulla pagina 1di 18

Responsabilidade social e meio ambiente

Profa. Ma. Adriana Camargo

Panorama Mundial

Profa. Ma. Adriana Camargo

Ecossistema
Caracteriza-se pela interao entre os organismos vivos (biota) e os no vivos (abiticos). Correntes de energia estrutura realizados trfica por

(relaes alimentares), alimentares) diversidade bitica, bitica ciclos bio-geo-qumicos (percursos elementos essenciais vida nitrognio, carbono, oxignio).

Ecossistema

Avaliao Ecossistmica do Milnio (AEM)


Estudo publicado pela ONU (2005): Preocupao com o estgio do suporte dos recursos naturais, naturais risco para as futuras geraes geraes. Modificaes nos ecossistemas a partir do sculo XX demandas da humanidade. Modo de produo da Era Industrial.

Servios Ambientais
Servios de suporte. Servios de proviso. Servios reguladores. Servios culturais culturais.

Servios Ambientais
Sessenta por cento (60%) dos servios ambientais esto em estgio acelerado de degradao. A capacidade de os ecossistemas sustentarem as futuras geraes no pode mais ser dada como certa.
Zonas Montanhosas e Polares: guas Continentais Rios e outras Z Zonas midas id reas Urbanas Parques e Jardins: guas Ocenicas: Regies Costeiras: reas Secas/ Desrticas: Ilhas:

reas Cultivadas: Florestas e Reservas madeireiras:

Avaliao Ecossistmica do Milnio


Destaques Onda macia de extino de espcies. A tecnologia e o conhecimento podem reduzir o impacto humano nos ecossistemas se os servios no forem percebidos como gratuitos e ili i d ilimitados. Esforos coordenados de todos os setores, para que o capital natural seja mais bem protegido.

Mudanas Climticas

Profa. Ma. Adriana Camargo

Mudanas Climticas Definies: IPCC Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas alteraes dos meios e/ou variabilidade de suas propriedades e que persistam pelo perodo de algumas dcadas. Conveno Quadro-Clima d l d Naes das Unidas d sobre b a Mudana do Clima (UNFCCC) modificaes geradas por atividades humanas que alteram a Composio da atmosfera da Terra, somadas s variaes do clima.

Efeitos das Mudanas Climticas Rotas de migrao de animais alteradas. Mudanas nas fases de crescimento e florao das plantas. O nvel dos oceanos est aumentando e corais esto se desintegrando. d i d Populao sofre com secas e chuvas, desastres ambientais.

Mudanas Climticas
A sociedade atual j entendeu as srias consequncias da produo de energia por meio da queima de combustveis fsseis, o que causa o aumento de gases do efeito estufa na atmosfera, atmosfera mas ainda no encontrou formas sustentveis de reduzir a emisso.

O Efeito Estufa

Profa. Ma. Adriana Camargo

O Efeito Estufa
Definio. Temperatura mdia. Interferncia da atividade humana no efeito estufa. t f

O Efeito Estufa
Como funciona o efeito estufa?

Aumento da Temperatura Global


Estimativas sobre o aquecimento global.

Gases do Efeito Estufa (GEE)


Gs carbnico (CO2) principal responsvel pelo efeito estufa (iluminao, transporte, aquecimento, manufatura).

Gases do Efeito Estufa (GEE)


Metano (CH4) a maior parte provm da agricultura e pecuria extensivas.

Gases do Efeito Estufa (GEE)


xido Nitroso (N2O) agricultura e pecuria (fertilizantes a base de nitrognio e estrumes de gado), processos industriais e descarte de lixo.

Emisses
Meios de transporte: maior emissor de GEE. Agricultura: 30% do total de GEE emitido no mundo.

Consequncias das Mudanas Climticas

Profa. Ma. Adriana Camargo

Consequncias das Mudanas Climticas


Na atualidade, as mudanas climticas no s afetam os ecossistemas e os recursos naturais, mas tambm produzem impactos na economia, no modo de vida e nas sociedades em geral, geral o que certamente se perpetuar no tempo.

Consequncias das Mudanas Climticas


As consequncias das mudanas climticas esto por toda parte e interligam-se mundialmente. (DOW; DOWNING, 2007)

Consequncias das Mudanas Climticas


fundamental ter em mente que a mudana climtica no s uma questo ambiental: tem implicaes abrangentes. no crescimento econmico, na segurana humana h e em metas t sociais i i mais i

Destruio dos Ecossistemas


Destruio anual de 14,2 milhes de hectares de matas tropicais florestas abrigam muitas espcies e armazenam carbono. No Brasil Brasil, em de 2012 2012, 627 espcies esto

ameaadas

extino.

Exemplo:

peixe-boi-

marinho, mico-leo-de-cara-preta, ona pintada.

Ameaas s Reservas de gua


Reservas ameaadas e alterao do regime de chuvas. Consequncias. Alternativas para diminuir o consumo de gua.

Ameaas s Reservas de gua


Consumo mdio de gua estimado por pessoa: 4% para bebida e alimentao. 7% para lavagens de utenslios de cozinha. 14% para lavagem de roupa. 31% para higiene corporal. corporal 36% para descarga de vasos sanitrios. 8% para irrigao do jardim, lavagem de carros, limpeza da casa.

Segurana Alimentar
Dificuldades para sustentar a agricultura mais intensas nos pases em desenvolvimento, onde a segurana alimentar j est ameaada. frica e Europa maiores redues no potencial de produo de alimentos. No ndice Mundial da Fome 2010, produzido pela International Food Policy Research Institute, 1 bilho de pessoas passam fome.

Segurana Alimentar
No mundo em desenvolvimento, perto de 195 milhes de crianas menores de cinco anos aproximadamente uma em cada trs crianas so pequenas demais e subdesenvolvidas. O problema da desnutrio infantil fica concentrado em poucos pases e regies com mais de 90% das crianas raquticas que moram na frica e na sia. Moram na ndia 42% das crianas subnutridas do mundo.

Mudana de Paradigma
Embora o quadro seja grave, h sadas e solues possveis. necessrio modificar paradigmas, concepes de progresso, modos de vida e o modelo de desenvolvimento tradicional, em um movimento que envolva organismos internacionais, governos, empresas, organizaes da sociedade civil e os cidados comuns.

10

O Papel dos Organismos Internacionais

Profa. Ma. Adriana Camargo

O Papel dos Organismos Internacionais


Nas dcadas finais do sculo XX, organismos e agncias multilaterais da ONU desempenharam, ao lado de organizaes da sociedade civil, universidades, centros de pesquisa e o setor privado, d papel l central l em torno do d problema bl d das mudanas climticas e da necessidade de uma sociedade orientada para a sustentabilidade.

Protocolo de Quioto
- Conceito: instrumento internacional de 1997, que estabeleceu metas de reduo da emisso de gases de efeito estufa em pelo menos 5%, no perodo de 2008 a 2012, 2012 tomando como base o patamar de 1990. - Metas de reduo.

11

Mercado de Crditos de Carbono


Mercado de Crditos de Carbono ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Mercado M d de d projetos. j t Mercado de permisses.

Mercado de Crditos de Carbono


Em 2011, havia 7.329 projetos de MDL em todo o mundo. No Brasil, 484 projetos, 3o lugar em nmero de atividades
(Ministrio Tecnologia) de Cincia e

Pacto Global
Anunciado Econmico em 1999, pela ONU, no Frum para Mundial em Davos (Sua),

encorajar empresas a adotarem polticas de Responsabilidade Social Corporativa. Corporativa Adeso Voluntria.

12

Pacto Global
Diretrizes para as empresas incorporarem em suas prticas de negcios valores internacionalmente aceitos nas reas de: Direitos Humanos. Relaes de Trabalho. Meio Ambiente. Combate Corrupo.

Cpula do Milnio da ONU


Nova York, 2000, resultado Declarao do Milnio Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, descritos como oito metas concretas a serem atingidas pelos 191 Estados signatrios da Declarao, at 2015.

Cpula do Milnio da ONU

Fonte: PNUD, ONU e Governo Federal. Disponvel em <http://nospodemos.org.br>

13

Global Environment Facility (GEF)

Fundo Global para o Meio Ambiente

Fundo Mundial articulado com o aval do PNUD, UNEP e o Banco Mundial. O GEF foi apresentado em 1990 naes em desenvolvimento para enfrentar desafios das mudanas climticas.

Princpios do Equador
Critrios mnimos para a concesso de crdito internacional a empresas. Princpios estabelecidos em 2003 por um grupo de grandes bancos internacionais de financiamento de projetos, projetos por iniciativa do International Finance

Corporation
Mundial.

(IFC),

brao

privado

do

Banco

Para projetos com valores acima de US$ 10 milhes.

Preciso Comprometimento http://www.nospodemos.org.br/download s/ (Vinheta MTV)

14

A Hora da Mudana

Profa. Ma. Adriana Camargo

A Hora da Mudana
Um mundo com uma atitude climtica inteligente pode estar ao alcance se forem realizadas aes imediatas e se forem seguidos parmetros diferentes dos utilizados no passado. passado

A Hora da Mudana
Roteiro elaborado pelo Banco Mundial, em 2010, no seu relatrio sobre o desenvolvimento. Agir imediatamente. Atuar em conjunto. conjunto Atuar de forma diferente.

15

Agir Imediatamente
As opes podem desaparecer e os custos podem aumentar se o elevado uso de carbono e as trajetrias mantiverem. preciso agir para minimizar os impactos de hoje, alm de ser necessrio um preparo para os desafios do futuro. que levam ao aquecimento se

Atuar em Conjunto
a chave para manter os custos baixos e enfrentar efetivamente tanto a adaptao (preparao) quanto a mitigao (reduo das consequncias). consequncias) Pases de alta renda devem reduzir suas emisses incentivo ao desenvolvimento de tecnologia e inovao.

Atuar em Conjunto
O aumento dos riscos climticos ultrapassar a capacidade de adaptao das comunidades. O apoio nacional e internacional ser essencial para proteger os mais vulnerveis. vulnerveis

16

Atuar em Conjunto
Os considerados zeros

econmicos

que

sobrevivem margem da sociedade e, por tambm serem humanos, gritam querendo viver, participar, e cada vez mais repudiam o veredicto de morte que pesa sobre sua vida. (Leonardo Boff)

Atuar em Conjunto
Alerta do socilogo francs Alain Torraine: Apartao.

Atuar de Forma Diferente


Permitir um futuro sustentvel. Sistemas energticos do mundo devem ser transformados para que as emisses globais caiam de 50% a 80%. Reforar a infraestrutura para suportar novos eventos climticos extremos.

17

A Hora da Mudana
Para alimentar mais de 7 bilhes de pessoas sem ameaar ainda mais os ecossistemas: Aumentar a produtividade e eficincia agrcolas. Uso de recursos hdricos. Poltica eficaz avaliao conjunta das aes para o desenvolvimento, p , a adaptao p e a mitigao, uma vez que todos se valem dos mesmos recursos finitos (humanos, financeiros e naturais).

A Hora da Mudana Os indivduos, como cidados e consumidores, determinaro o futuro do planeta.

18

Potrebbero piacerti anche