Sei sulla pagina 1di 4

EXERCCIO DE NIVELAMENTO

1- Defina DE50. 2- Defina DL50. 3- Defina ndice teraputico. 4- Descreva Cintica de primeira ordem. 5- Descreva Cintica de ordem zero. 6- Descreva Cintica de Michaelis-Menten. 7- Quais so as propriedades das drogas que interferem na sua absoro. 8- Cite os principais locais de absoro das drogas no organismo. 9- Explique o que Efeito de Primeira Passagem Metablica e como podemos evit-lo. 10- O que Meia-vida de uma droga? 11- O que so receptores passivos? 12- Como as drogas conseguem atravessar os capilares? Cite as principais vias. 13- O que significa Volume Aparente de distribuio (Vd) de uma droga? 14- Explique por qu certas drogas se acumulam no organismo. 15- Qual a principal finalidade da biotransformao das no organismo humano?

16- Sob o ponto de vista bioqumico, as reaes que metabolizam as substncias estranhas ao organismo dividem-se em dois grupos. Cite e explique cada um deles. 17- Quais as formas de eliminao renal de uma droga? 18- O que so biofases? 19- Sobre os diurticos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. A ( ) Os diurticos so drogas largamente utilizadas em vrias condies clnicas, com o objetivo de aumentar a excreo de gua e de eletrlitos, principalmente o cloro, atravs de mecanismos que impedem a reabsoro fracionada deste on em diferentes nveis dos tbu!os renais. B ( ) A ao diurtica, representada pela excreo aumentada de sdio, acompanhada de gua e eletrlitos, pode ser conseguida de dois modos: pelo aumento na filtrao glomerular do sdio ou pelo decrscimo na sua reabsoro tubular. C ( ) Alm da inibio da reabsoro de sdio e cloro no tbulo distal, os tiazdicos tm ao anti-hipertensiva. D ( ) Do grupo dos diurticos de ala, a furosemida o preferido, pois tem ototoxicidade maior, curva ampla da dose-resposta, menores efeitos gastrointestinais, melhor agente endovenoso e causa alcalose menos freqentemente. E ( ) O objetivo do uso dos agentes diurticos , pois, diminuir a gua e o sdio corpreos.

20- Sobre os frmacos vasodilatadores, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. A ( ) A morfina continua sendo um droga excepcional no tratamento do edema agudo do pulmo. No passado, esta droga era chamada de flebotomia mdica, porm estudos recentes mostram que a droga um potente vasoconstrictor. B ( ) A dopamina um potente inotrpico positivo e tem sido muito usada na falncia cardaca refratria s medicaes habituais. C ( ) Os nitratos so administradas por via oral, sublingual, mastigadas, via tpica e intravenosa, e atuam atravs de uma ao direta sobre a musculatura lisa por provvel liberao de prostaglandinas. D ( ) A cinarizina uma droga anti-histamnica do grupo piperaznico, com ao agonista da contrao muscular lisa induzida por vrios agentes, alm de estimular o reflexo vestibular induzido por estimulao calrica do labirinto. Alm disto, possui outras propriedades anti-histamnicas, como proteo de broncoespasmo e do aumento de permeabilidade capilar induzida pela histamina. E ( ) Os pacientes parecem beneficiar-se de modo agudo com o uso sublingual de nifedipina. 21- Sobre os efeitos cooperativos dos receptores farmacolgicos, marque a alternativa errada. A ( ) Por efeitos cooperativos, a alterao conformacional sofrida pela primeira subunidade no induzida segunda subunidade e, desta, no propaga-se para a terceira e a quarta subunidade. B ( ) Alguns receptores esto situados em protenas oligomricas ou polimricas, sujeitas aos efeitos cooperativos. C ( ) Uma estrutura tetramrica, confere ao receptor determinadas vantagens,de ordem cintica ou energtica, possibilitando interaes alostricas entre as subunidades constituintes. D ( ) Ao interagir com uma das subunidades do receptor, o agonista provoca alterao conformacional desta. E ( ) Por efeitos cooperativos, a alterao conformacional sofrida pela primeira subunidade induzida segunda subunidade e, desta, propaga-se consecutivamente para a terceira e a quarta subunidade.

22- Sobre os receptores farmacolgicos marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. A ( ) A ativao dos efetores realizada, em geral, de modo direto, como acontece com os receptores acoplados tirosinacinase. B ( ) O fator inicial para a resposta de determinado tecido a uma molcula sinalizadora (tambm chamada ligante) o acoplamento desta molcula a outra molcula especfica, chamada receptor. C ( ) Quando ativados pelo complexo ligante-receptor, esses efetores iniciam uma cascata bioqumica amplificadora que termina com a resposta biolgica. D ( ) Os canais inicos e enzimas no so efetores de receptores superficiais, por no estarem situados na membrana plasmtica. E ( ) O complexo ligante-receptor ir ativar ou inativar os sistemas efetores dos receptores, os quais, atravs de vrios passos metablicos, vo desencadear a resposta celular. 23- Sobre os sistemas efetores dos receptores farmacolgicos marque v para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. A ( ) Cada molcula de protena receptora pode ativar uma molcula de protena G. B ( ) Aps a formao do complexo ligante-receptor, desencadeiase o que se costuma chamar de cascata de fenmenos biofsicos e bioqumicos, na qual colaboram protenas G, canais inicos, enzimas, segundos e terceiros mensageiros e outras protenas. C ( ) Cada molcula de protena G, no sistema da adenilil ciclase, ativa uma molcula desta enzima. D ( ) Como as molculas dos segundos mensageiros intracelulares, do tipo do AMPc e do Ca2+, funcionam como molculas efetoras alostricas para ativar enzimas especficas, uma nica molcula sinalizadora extracelular pode alterar milhares de molculas no interior da clula-alvo. E ( ) Assim que a adenilil ciclase, a fosfolipase C e os canais inicos so receptores de determinados efetores. 24- Explique o processo de amplificao da sinalizao celular, aps estimulao de um receptor associado Adenilil Ciclase, alm de ilustrar com desenhos todas as etapas.

Potrebbero piacerti anche