Sei sulla pagina 1di 3

Lngua Portuguesa-VI Prof.

Paulo Caldas Neto Exerccios de fixao Assunto: Sintaxe de pontuao Turma: Tcnico em manuteno e suporte em informtica integrada-6-N

O texto que segue o captulo LV do romance Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. Leia-o e responda s questes propostas.

Captulo LV / O velho dilogo de Ado e Eva


Brs Cubas .......? Virglia ....... Brs Cubas .................................... ........... Viglia ........................ Brs Cubas ................................ ................................ ........!....................... ....!........................... ................................!

Virglia ......! Brs Cubas ................... Virglia .................................. ..............?.................. .................................. Brs Cubas .................................

Virglia ................................?

Brs Cubas ............! Virglia ............! (In: Memrias Pstumas de Brs Cubas. Dom Casmurro. So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 85)

1. No texto duas personagens dialogam entre si e o contedo da conversa sugerido por linhas pontilhadas e por sinais de pontuao. Ao todo, as personagens falam seis vezes cada uma, e sempre nesta disposio: Brs Cubas fala e Virglia responde. Observe o tamanho das linhas pontilhadas, os sinais de pontuao empregados e levante hipteses: a) O que possivelmente Brs Cubas disse a Virglia em sua primeira fala? b) O que sugere o tamanho da 2 fala de Brs Cubas? c) Compare as duas primeiras respostas de Virglia. Que diferena de sentido existe entre elas? Por que, possivelmente, se empregou o ponto de exclamao apenas na 2 resposta de Virglia? 2. Os pontos de interrogao e de exclamao se alternam no texto, ora se apresentando na fala de uma, ora na fala de outra personagem. Na ltima fala de cada uma, entretanto, h uma coincidncia quanto ao tamnaho da linha pontilhada e quanto ao sinal de pontuao empregado. a) O que a alternncia desses sinais de pontuao sugere quanto s ideias ou aos pontos de vista das personagens? b) O que a coincidncia entre as duas falas sugere? 3. O ttulo do texto "O velho dilogo de Ado e Eva". O que esse ttulo sugere em relao ao tipo de dilogo ocorrido entre Brs Cubas e Virglia? Por qu? 4. Nesse romance, Virglia casada com a personagem Lobo Noves. Antes de ela se casar, Brs Cubas j mostrava interesse por ela. Entre eles, agora, comea a nascer um forte envolvimento emocional. Leia o final do captulo que antecede o texto lido:

[...] o meu pensamento, ardiloso e traquinas, saltou pela janela fora e bateu as asas na direo da casa de Virglia. A achou ao peitoril de uma janela o pensamento de Virglia, saudaram-se e ficaram de palestra. Ns a rolarmos na cama, talvez com frio, necessitados de repouso, e os dois vadios ali postos, a repetirem o velho dilogo de Ado e Eva.

Considerando esse contexto anterior, que sentido ganha a coincidncia das falas finais das duas personagens no relacionamento que eventualmente possam ter? 5. Reescreva o texto de Machado de Assis, substituindo as linhas pontilhadas por frases que tenham o mesmo sentido que voc depreendeu do dilogo original.

Potrebbero piacerti anche