Sei sulla pagina 1di 11

Jennipher da Silva Sampaio Maria Elizabete dos Santos Moraes Patricia da Silva Bezerra

POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado professora de Seminrio de Polticas Sociais, Cristiane Queiroz da Escola de Cincias Aplicadas do Curso de Servio Social da Universidade do Grande Rio Professor Jos de Souza Herdy como instrumento nico de avaliao que tem como objetivo apresentar a Poltica Nacional de Meio Ambiente e a insero do profissional de Servio Social na rea ambiental.

Duque de Caxias, Novembro de 2012.

POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE


Resumo: Na contemporaneidade se faz necessrio discutir sobre a temtica do meio ambiente, sendo este um direito de toda a populao. O presente artigo objetiva apresentar o surgimento da poltica ambiental brasileira, incorporando na discusso os espaos de participao social e a insero do assistente social na rea, sendo este um profissional comprometido com a efetivao dos diretos de todo cidado. Palavras chave: Politica nacional do meio ambiente, questo ambiental e Servio Social. Resumo: Na contemporaneidade se faz necessrio discutir sobre a temtica do meio ambiente, sendo este um direito de toda a populao. O presente artigo objetiva apresentar o surgimento da poltica ambiental brasileira, incorporando na discusso os espaos de participao social e a insero do assistente social na rea, sendo este um profissional comprometido com a efetivao dos diretos de todo cidado. Palavras chave: Politica nacional do meio ambiente, questo ambiental e Servio Social.

1. Introduo A chamada questo social, segundo Iamamoto e Carvalho (2005), surge como consequncia das contradies oriundas do modo de produo capitalista na sociedade e se expressa atravs das desigualdades existentes na sociedade desde a situao econmica, poltica e cultural das classes sociais, relacionadas a caractersticas de gnero e tnico-raciais. Desigualdades que surgem da relao contraditria de classes e seus interesses. Pereira (2010) apud Pereira (2001) afirma que a questo social ponto central para que se entenda o surgimento dos conflitos de interesses entre as ditas classes antagnicas, e que em consequncia se tem a luta poltica do proletariado em busca de melhores condies de trabalho e vida. Desse modo a autora diz que as polticas sociais so uma resposta, que o Estado constri, s mltiplas expresses da questo social expostas na sociedade. A partir disso entende-se que as polticas sociais so criadas pelo Estado e regidas pelo mesmo como forma de regulamentar os direitos sociais, como unidades mediadoras de interesse entre o Estado e a populao. So notveis as mudanas que surgem na sociedade a partir das transformaes que acompanham o modo de produo vigente, o capitalismo. Transformaes que por consequncia tendem a agravar as expresses da questo social j estabelecidas na sociedade, como tambm abrem espao para que novas expresses possam surgir. Dentre essas novas demandas que vem se configurando na sociedade atual temos a questo ambiental, que cada vez mais ganha evidncia na sociedade e que se vista a partir de uma perspectiva de totalidade possibilita a compreenso da relao que possui com as demais polticas sociais setoriais apresentadas no atual cenrio do pas.

Com base nisso o presente artigo tem por objetivo analisar a politica ambiental brasileira que aps a Constituio Federal de 1988, tornou-se a mais importante norma ambiental no pas. Desse modo no primeiro momento deste artigo discutiremos a questo ambiental desde os primeiros esforos para a incluso da temtica nos assuntos relevantes dos governos mundiais at a criao da Poltica Nacional do Meio Ambiente em 1981. No segundo momento veremos os aspectos que perpassam os espaos de participao social, importantes no debate sobre a temtica e na construo da politica ambiental brasileira. E por fim, no terceiro momento deste artigo, apresentaremos uma discusso acerca dos limites e possibilidades para a insero do profissional de Servio Social na rea ambiental. 2. Poltica Nacional de Meio Ambiente De acordo com Souza (2005) a criao de uma poltica voltada para a questo ambiental no Brasil tardia se comparada ao surgimento das demais polticas sociais. A poltica ambiental surge no pas em virtude de exigncias de movimentos ambientalistas nacionais e internacionais. O fato de existir uma viso governamental, durante o perodo dito nacional-desenvolvimentista do Estado, entre os anos 1930 a 1970, de que a questo ambiental no poderia prejudicar o setor econmico, aliada a uma tica corretiva em relao questo social formam os principais obstculos para o desenvolvimento de uma poltica ambiental que viria inserir a sustentabilidade no modelo de desenvolvimento econmico no pas. A partir da dcada de 70 a questo ambiental passou a receber maior ateno por parte dos governantes de diversos pases. Em 1972 foi publicado pelo Clube de Roma um relatrio chamado Os Limites do Crescimento, que Silva (2010) indica ter sido importante, pois tornou conhecidas as consequncias do uso indiscriminado e irracional dos recursos naturais, apresentando propostas de redirecionamento dos investimentos econmicos com a inteno de diminuir o uso dos recursos naturais na produo industrial e tambm reduzir os nveis de poluio. Sousa (2005) aponta que esse relatrio tinha por objetivos obter uma viso mais clara dos limites do planeta e das restries que ele impunha populao e s suas atividades e identificar os elementos que influenciavam o comportamento dos sistemas mundiais e suas interaes, advertindo para uma crise mundial, caso essas tendncias se perpetuassem. Tambm no ano de 1972 aconteceu em Estocolmo, capital da Sucia, a Conferncia das Naes Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Na qual foi possvel discutir a relao dita contraditria entre o desenvolvimento econmico e o meio ambiente. Pereira (2010) e Sousa (2005) ressaltam que at este evento no existia uma politica ambiental de fato ou qualquer ao coordenada de governo que objetivasse garantir

ateno questo ambiental. Essa Conferncia tinha por objetivo estimular a ao governamental e dos organismos internacionais para promover a proteo e o aprimoramento do meio ambiente humano e tomou como base para debate os dados apresentados pelo relatrio publicado pelo Clube de Roma. (Sousa, Idem). A partir da realizao dessa Conferncia a questo ambiental passa a compor a agenda internacional em busca de aes que venham garantir a preservao e a positiva interao entre a economia e o meio ambiente. O Brasil, por sua vez, deixou claro a sua posio com relao aos temas discutidos na conferncia, posio compartilhada por outros pases classificados como Terceiro Mundo, na qual o desenvolvimento econmico continuaria a ser mantido como prioridade ao invs de amea-lo com o desejo de um meio ambiente mais puro, assim sugerindo que os pases desenvolvidos que deveriam custear os esforos por uma purificao do meio ambiente. Somente na dcada seguinte instituda no Brasil, pela Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1931, a Poltica Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Que de modo geral visa garantir condies para que o meio ambiente, definido como o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas (Lei 6.938/81, art. 3 inciso I), possa ser preservado a partir de aes das trs esferas de governo como tambm da conscientizao da populao com relao sua preservao, de modo a pens-lo como item indispensvel para reproduo da vida. Pereira (2010) apud Bredariol e Vieira (1998) aponta que mesmo com a agenda desenvolvimentista do perodo ditatorial abriu-se espao de interveno para movimentos ecolgicos que aliados a presso de movimentos internacionais possibilitou a criao desta lei. Em 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) que popularmente ficou conhecida como ECO-92. A realizao deste evento trouxe para a discusso sobre meio ambiente a participao da sociedade civil, com ONGs e movimentos de modo a evidenciar um debate sobre a responsabilidade dos governos com relao questo ambiental. Como resultado desta conferncia foi produzido um documento chamado Agenda XXI que aborda temas como desenvolvimento sustentvel, biodiversidade, dentre outros de modo a considera-los como problemas a serem enfrentados por toda a humanidade. Como estratgia para atenuar a viso negativa do pas ps-evento de Estocolmo, o governo federal funda a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), coordenada pelo do Ministrio do Interior, que era responsvel por mecanismos para a conservao do meio ambiente. A partir disso outros rgos comeam a serem institudos no pas como a Fundao de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) no Rio de Janeiro e a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB) em So Paulo.

A Lei n 6.938/81 estabelece a criao do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que por sua vez integrado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Aps a sua criao, durante o governo do ento presidente Jos Sarney (19851989), teve inicio um processo de redefinio da PNMA e com isso os rgos voltados para a questo ambiental, como a SEMA, foram reestruturados e unificados em torno de um nico rgo federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA). Pereira (2010) aponta que o termo socioambiental se mostra mais coerente quando se trata da questo social na atualidade em conjunto com os problemas ambientais que so hoje de responsabilidade partilhada entre sociedade, governo e mercado. De acordo com a autora o termo utilizado a partir da compreenso de que a questo ambiental e a questo social podem interagir em determinadas situaes. Porm ressaltando que nem toda questo ambiental considerada uma questo social e que o termo socioambiental se mostra mais apropriado, pois incorpora a problemtica ambiental como mais uma das expresses da questo social e no como algo paralelo e extrnseco a ela. A partir disso, um dos principais conflitos no debate sobre a questo socioambiental , o que diferencia as classes dentro dessa sociedade antagnica, a propriedade privada dos meios de produo e o bem comum que agravado pela apropriao desigual dos recursos naturais intimamente ligadas ao modo de produo e consumo atual. Levando em considerao que de acordo com a Constituio Federal de 1988 em seu artigo 225 o meio ambiente bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, logo dever do Estado implementao de polticas que visem preservar esse bem de modo a garantir sua continuidade para as futuras geraes. 3. A participao social na Poltica de Meio Ambiente A poltica ambiental, na forma da Lei n 6.938/1981, traz o surgimento e fortalecimento de inmeros conselhos, consultivos e deliberativos em vrias reas e nos diferentes os nveis de gesto (federal, estadual e municipal), assim como participao de representantes de ONGS e movimentos sociais. Sendo estes espaos, instncias de participao, os conselhos de meio ambiente, os comits de bacias e das reas de proteo ambiental (APAs), que so formais e sem poder de influenciar no processo decisrio, e onde a representao assume muitas vezes carter paradoxal. Os conselhos de meio ambiente, rgos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), so espaos pblicos que definem limites de gesto pblica, que deliberam sobre normas, padres e regulamentos ambientais. Estes conselhos colegiados que representam os nveis de gesto governamental e a sociedade civil e lidam direta ou indiretamente com o meio ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)

um rgo consultivo e deliberativo do Ministrio do Meio Ambiente, composto por 108 Conselheiros, que representam os 5 segmentos diretamente interessados na temtica ambiental: Governo Federal, governos estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil, alm de representantes do Ministrio Pblico Estadual e Federal, bem como do Congresso Nacional, que por sua vez no tem o direito a voto. As instncias do Conselho do Meio Ambiente analisam e debatem as matrias em tramitao, atuando sempre em reunies pblicas e abertas a todos os interessados e buscando o consenso no mbito de suas competncias. A criao do CONAMA e do SISNAMA incentivou de forma significativa a participao da sociedade civil nas atividades de proteo ambiental e promoveu mudanas importantes no desenvolvimento da legislao ambiental. Os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (CONSEMAs) e os Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMAs), so rgos majoritariamente controlados pelo poder executivo, e colocam em questo a governana ambiental. As ONGs ambientalistas exercem um papel importante em muitos conselhos estaduais e municipais. A partir de 1992 algumas redes e coalizes se estruturaram com o objetivo de enfrentar tanto em nvel nacional como regional, os temas crticos que demandam organizao, articulao e mobilizao. Entra em pauta a discusso do modelo de desenvolvimento, a necessidade do aprofundamento das anlises sobre o quadro socioambiental existente, a identificao dos principais impactos ambientais e sociais das entidades civis no plano nacional local e internacional. Desse modo, considerado como principal resultado da implementao dos conselhos de meio ambiente a cooperao que se cria, apesar das tenses e contradies entre representantes de governo e dos demais segmentos da sociedade, que so criadas tanto pela burocracia como pela complexidade de muitos procedimentos que desestimulam a participao dos cidados. Jacobi (2003) afirma que no basta assegurar o direito de participao da gesto ambiental, estabelecendo-se conselhos, audincias pblicas, fruns, procedimentos e prticas, pois h um desinteresse da populao quanto sua participao, no debate desta temtica, em virtude do descrdito nos polticos e nas instituies. Afirma ainda que necessrio que haja mudanas no sistema de prestao de contas sociedade pelos gestores pblicos e privados, mudanas culturais e comportamentais. Pois os mecanismos de participao aumentaram nos ltimos 10 anos, mas ainda no fazem diferena, por serem so mal aproveitados pela populao. Em geral, a populao aproveita os mecanismos a partir de uma viso imediatista, de forma limitada, pois a grande maioria no tem conhecimento sobre os mecanismos existentes, e como poderiam ser aproveitados para pressionar o governo. Para Jacobi (Idem) necessrio ampliar o acesso informao, visando superar o nvel de desinformao e desinteresse da sociedade, implementando uma poltica na lgica

da co-responsabilizao. Assim, em consequncia de um melhor acesso a informao, aumenta-se a participao social, trazendo mudanas que iro favorecer o desenvolvimento de uma conscincia ambiental coletiva e de um maior envolvimento da sociedade civil nos espaos deliberativos. Onde pensamentos plurais se mostram necessrios, pois fazem com que os conflitos tornem-se mais visveis viabilizando uma contribuio de modo que se construa uma sociedade mais comprometida e engajada na constituio do interesse coletivo e na definio de polticas ambientais mais centradas no interesse pblico. Porm, o grande desafio que esses espaos se tornem efetivamente pblicos, tanto no seu formato quanto nos resultados. 4. A insero do profissional de Servio Social na discusso sobre o meio ambiente ESSAS PARTES QUE GRIFEI ESTO MUITO PARECIDAS, REPETITIVAS, D SUA AVALIAO , FICA A SEU CRITRIO. O profissional de Servio Social atua na esfera das politicas sociais no enfrentamento das expresses da questo social. Expresses que de acordo com as mudanas oriundas do modo de produo vigente tambm se transformam e abrem espao para o surgimento de novas demandas. Com base nisso temos a questo ambiental ou questo socioambiental, conforme exposto por Pereira (2010), como um dos focos de interveno do assistente social que mediante a trajetria de luta traada pela Politica Nacional de Meio Ambiente se v inserido na discusso sobre a temtica levando em considerao o comprometimento com os princpios estabelecidos no Cdigo de tica Profissional e o Projeto tico-politico, com vistas a uma mais sociedade igualitria. Pereira, Xavier e Milanez (2007) apontam que existem diversos campos de atuao para o assistente social na rea ambiental e atribuem o seu surgimento a caracterstica que o profissional de Servio social possui quanto a efetiva atuao na busca pela garantia de direitos, por atuar diretamente com politicas sociais e ainda pelo fato de que os problemas ambientais do mundo moderno podem estar estritamente ligados as contradies oriundas do modo de produo vigente, que como vimos leva ao conceito de questo socioambiental. Para os autores a atuao do profissional de Servio Social com relao a essa temtica deve ser o resultado de um planejamento integrado de sensibilizao ambiental e compromisso com o projeto tico-poltico da profisso, acrescentando a constante reflexo sobre a proposta tica que impulsiona a ao, um exerccio crtico sobre os valores que a regem. Sendo assim, o assistente social, como nas demais reas em que atua, deve se pautar nos princpios que regem o seu fazer profissional, levando em considerao as especificidades da rea ambiental de modo a articular esforos para uma atuao eficaz com vistas a promover a efetivao dos direitos a ela inerente.

possvel identificar a ligao que existe entre o profissional de Servio Social e a questo ambiental a partir dos esforos direcionados efetivao de uma sociedade que se sustenta no equilbrio social e natural e tambm de uma articulao politica. Onde o Servio Social aliado ao movimento ambientalista busca a superao das mazelas impostas pelo sistema vigente. (Pereira, Xavier e Milanez, Idem) Ou seja, entende-se ento que ao falar de questo ambiental na contemporaneidade, se mostra inevitvel refletir sobre os reflexos dos conflitos socioambientais que ocorrem em todo o pas. A partir do compromisso com o Projeto tico-politico Profissional, o assistente social busca atuar na rea ambiental, frente a esses conflitos de modo a reafirmar o compromisso profissional com relao a busca por uma sociedade igualitria, em defesa da populao que atingida pela ambio do capital, que por sua vez se julga blindado pelo Estado pois justifica suas aes como sendo em favor do desenvolvimento da nao, ou melhor, desenvolvimento para a classe mais favorecida da nao. Um exemplo de campo de atuao para o assistente social na rea ambiental a chamada Responsabilidade Socioambiental, que Alcantara e Leite (2011) justificam emergir por conta de presses da sociedade e a maior regulamentao de cunho ambientalista, alm das exigncias do mercado financeiro, onde os riscos ambientais demandam interveno no sentido de minimizar ou antecipar os danos ao meio ambiente como forma de garantir a plenitude dos negcios empresariais. Sendo assim entende-se que a dita conscincia ambiental e social, manifestada pelo empresariado, na verdade uma estratgia para que a competitividade no mercado seja mantida, de modo a no ferir os interesses empresariais. Por ser um campo de atuao relativamente novo, a rea da Responsabilidade Socioambiental requer do profissional de Servio Social uma anlise das respostas dadas s demandas apresentadas pela mesma. Alcantara e Leite (Idem) ressaltam que apesar das novas caractersticas que apresenta, a Responsabilidade Socioambiental continua delegando para os assistentes sociais a tenso em torno da mediao entre os interesses do capital (...) e os interesses das classes subalternas. Ou seja, mantem o carter contraditrio da profisso apontado por Iamamoto (2000), onde o assistente social busca de um lado atender aos interesses do capital de modo a garantir a hegemonia burguesa e de outro busca atuar de modo a atender as necessidades postas pela classe trabalhadora. Com base nisso as autoras afirmam que a Responsabilidade Socioambiental se configura como um novo campo possvel para a atuao do assistente social, mas que ainda requer reflexo como espao ocupacional por conta da deficiente produo acerca das intervenes do Servio social na rea ambiental. Onde o mesmo deve se posicionar de acordo com o Cdigo de tica Profissional, de modo a reafirmar o compromisso com o

Projeto tico-politico da profisso, entendendo que o social e o ambiental se relacionam no que se refere as condies de vida, aos diretos de cidadania destinados a toda a populao.

5. Consideraes finais FIZ ALGUMAS SUGESTES DE SUBSTITUIO DE PALAVRAS , POIS TEM MUITAS PALAVRAS REPETIDAS, MAS FICA A SEU CRITRIO. Mediante todo o contedo discutido pode-se compreender que a criao da Poltica Nacional do Meio Ambiente enfrentou, assim como as demais polticas pblicas, obstculos justificados como sendo em favor do desenvolvimento econmico do pas. A questo ambiental se apresenta na sociedade como uma expresso da questo social, onde o ambiental e o social interagem no que diz respeito s condies de vida da populao, fazendo com que novos campos de atuao possam surgir para o profissional de Servio Social, sendo o seu foco de atuao as expresses da questo social. A Responsabilidade Socioambiental configura um desses novos campos de atuao para o assistente social, no qual o empresariado visando garantir os seus interesses utiliza um discurso preocupado com a questo ambiental e os seus impactos na sociedade, que pode ser identificado como instrumento de manuteno dos interesses do mercado. notvel que a temtica do meio ambiente um assunto que vem sendo amplamente discutido na sociedade, mas ainda se faz necessrio uma ampliao no debate, assim como uma maior participao da populao no que se refere a discusso( questo) da preservao do meio ambiente(AMBIENTAL). Apesar de j existirem movimentos sociais voltados para a discusso ainda preciso ampliar o acesso informao para a populao no elitizada, que sofre diretamente com os conflitos socioambientais visveis em todo o pas na contemporaneidade. Ampliar a discusso(O ACESSO A INFORMAO), no sentido de dar voz queles realmente atingidos pela explorao irracional e indiscriminada dos recursos naturais em favor do desenvolvimento da nao. nesse sentido (ideia) que o profissional de Servio Social deve pautar sua atuao na rea ambiental, na defesa intransigente dos direitos da populao severamente atingida pela incurso do capital na rea ambiental, tomando por base as legislaes e compromissos ticos que regem o seu fazer profissional, de modo a levar em considerao as especificidades da rea visando efetivar a busca por melhores condies de vida e a preservao do bem comum de todo cidado, o meio ambiente, indispensvel no desenvolvimento da vida humana.

6. Referncias Bibliogrficas IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul. Relaes Sociais e Servio social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. 17 ed. Ed. Cortez. So Paulo; 2005. IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovao e conservadorismo do Servio Social. 5 ed. Ed. Cortez. So Paulo, 2000. PEREIRA, Mariana Figueiredo de Castro. Politica Socioambiental: Construindo o conceito atravs do Projeto EcoBarreiras, 2010. Dissertao (Mestrado) Programa de PsGraduao em Servio Social. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2010. SILVA, Maria das Graas e. Questo ambiental e desenvolvimento sustentvel: um desafio tico-politico ao Servio Social. So Paulo: Cortez, 2010. JACOBI, Pedro Roberto. Espaos pblicos e prticas participativas na gesto do meio ambiente no Brasil. Soc. estado. [online]. 2003, vol.18, n.1-2, pp. 315-338. ISSN 0102-6992. Dsponvel em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922003000100015> Acesso em novembro de 2012. PEREIRA, Barbara Leite; XAVIER Gabriela Souza e MILANEZ, Marcelly Malacarne. O processo de insero do Servio Social na temtica do meio ambiente. Universidade Federal do Maranho. Programa de Ps-graduao em polticas pblicas. III Jornada Internacional de Polticas Pblicas Questo social e desenvolvimento no sculo XXI. MA: Agosto, 2007. Disponvel em: <www.joinpp.ufma.br/> Acesso em novembro de 2012. SOUSA, A. C. A. A evoluo da poltica ambiental no Brasil do sculo XX. Achegas.net Revista de Cincia Poltica, n 26, nov./dez. 2005. Disponvel em:< http://www.achegas.net/numero/vinteeseis/ana_sousa_26.htm.> Acesso em outubro de 2012. SALHEB, Gleidson Jos Monteiro et al. Polticas pblicas e meio ambiente: reflexes preliminares. Disponvel em: <periodicos.unifap.br/index.php/planeta/article/viewArticle/57> Acesso em outubro de 2012. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Poltica Nacional do Meio Ambiente. (PNMA). Lei Federal 6.938 de 31 de agosto de 1981, publicada no DOU em 02 de setembro de 1981.

BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Braslia, 2008. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/BalancoCONAMA-2003-2008.pdf> Acesso em novembro de 2012. BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Braslia, 2010. Disponvel em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso em outubro de 2012.

Potrebbero piacerti anche