Sei sulla pagina 1di 10

LICITAES LEI 8.

666/93

1. Conceito: A licitao corresponde ao procedimento administrativo voltado seleo da proposta mais vantajosa para a contratao desejada pela AP e necessria ao atendimento do interesse pblico. A licitao tem por finalidade permitir a melhor contratao possvel (seleo de proposta mais vantajosa) e possibilitar que qualquer interessado possa validamente participar da disputa pelas contrataes (isonomia entre os participantes).

Art.37, XXI, CR necessidade da AP licitar para tornar vivel e legal a contratao. A regra a realizao de licitao para contratao com a AP, mas excepcionalmente se admite a contratao direta, ou seja, sem licitao.

Art.22, XXVII, CR compete Unio legislar sobre licitao (normas gerais).

2. Princpios da licitao:

a) Formalismo (procedimento formal): impe a necessria obedincia ao rito e s fases estabelecidas pela lei, constituindo direito pblico subjetivo a sua fiel observncia (art.4, pargrafo nico). O procedimento a ser seguido ser sempre previamente conhecido pelos interessados e necessariamente ser observado.

b) Publicidade (transparncia): todos os atos do procedimento devero ser levados ao conhecimento pblico e, em especial, a todos os participantes. O princpio incide desde a abertura do certame at a contratao. No h licitao sigilosa. Exige-se a publicao em D.O. ou jornal de grande circulao (arts. 3,3 e 43,1).

c) Igualdade (isonomia, paridade): a isonomia entre os licitantes assegurada pelo no estabelecimento de privilgios e discriminaes. A no observncia disto corresponde a desvio de poder, podendo configurar o crime do art.90 da Lei 8.666/93. O princpio no inibe a instituio de requisitos para a participao. Esses so admissveis quando compatveis com o objeto a ser contratado.

d) Sigilo na apresentao das propostas: arts. 3,3. Devassar o contedo de proposta apresentada corresponde a crime (art.94) e prtica de ato de improbidade administrativa (art.10, VIII, Lei 8.429/92). O princpio assegura a competitividade do certame (princpio correlato) e a observncia da igualdade entre os licitantes.

e) Julgamento objetivo: arts. 44 e 45. As regras de julgamento devem ser prvias e objetivas, claras e induvidosas. O edital deve estabelecer o tipo de licitao (melhor preo, melhor tcnica, tcnica e preo, maior oferta ou lance). O edital deve ser claro o suficiente para que se conhea antes o critrio de julgamento que ser usado.

f) Vinculao ao instrumento convocatrio: art.41. O instrumento convocatrio (edital ou carta-convite) constitui a lei interna da licitao, e por isso vincula aos seus termos tanto a AP como os particulares.

g) Adjudicao compulsria ao vencedor: sem constituir direito contratao, o princpio obriga a AP, em contratando, vir a faz-lo com o vencedor do certame. Conhecido o resultado do julgamento e realizada a adjudicao, no poder a AP dar incio a nova licitao, revogar a anterior ou protelar a contratao, salvo se presente o interesse pblico (justa causa ou justo motivo). A adjudicao o ato final do procedimento de licitao (arts. 50, 64 e 81). Tal princpio impede que a AP, concludo o procedimento licitatrio, atribua seu objeto a outrem que no o legtimo vencedor. Tal princpio veda tambm que se abra nova licitao enquanto vlida a adjudicao anterior. Adjudicao um ato declaratrio, que apenas garante ao vencedor que, quando a AP for celebrar o contrato relativo ao objeto da licitao, ela o far com o vencedor. Porm, possvel que o contrato no venha a ser celebrado.

h) Probidade e moralidade administrativa: traduz-se na exigncia de atuao tica dos agentes da AP em todas as etapas do procedimento. Quando o convocado no assinar o termo de contrato no prazo e condies estabelecidas, a AP poder convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para faz-lo em igual prazo e nas mesmas condies propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preos atualizados de conformidade com o ato convocatrio. facultado AP, alternativamente, revogar a licitao.

i) Competitividade: art.3,1, I. da essncia da licitao a competio. Somente o procedimento em que haja efetiva competio entre os participantes, evitando manipulaes de preos, ser capaz de assegurar AP a obteno da proposta mais vantajosa para a consecuo de seus fins.

3. Contratao direta: A regra geral em nosso ordenamento a obrigatoriedade de licitao previamente celebrao do contrato administrativo que vise realizao de obra, prestao de servios, a compras, a alienaes, a concesses e permisses. H, entretanto, determinadas hipteses em que, legitimamente, celebram-se tais contratos sem a realizao de licitao: inexigibilidade e dispensa.

3.1- Inexigibilidade: A inexigibilidade de licitao se verifica sempre que houver impossibilidade jurdica de competio. A licitao representa uma disputa entre interessados em estabelecer determinada relao patrimonial com a AP, na qual esta selecionar a proposta mais vantajosa. Assim, se a licitao uma disputa, para que ela seja possvel, forosamente deve existir mais de uma pessoa (fsica ou jurdica) capaz de satisfazer seu objeto. pressuposto lgico da licitao a existncia de uma pluralidade de objetos e de uma pluralidade de ofertantes. Art.25 traz um roll meramente exemplificativo. A inexigibilidade deve ser motivada.

3.2 Dispensa: Podemos falar genericamente em dispensa de licitao para abranger todas as hipteses em que, embora exista viabilidade jurdica de competio, a lei autoriza a celebrao direta do contrato ou mesmo determina a no realizao do procedimento licitatrio. Nos casos em que a lei autoriza a no realizao da licitao diz-se ser ela dispensvel. Nestes casos, a competio possvel, mas a leu autoriza a AP a, segundo critrio seu de convenincia e oportunidade, ou seja, mediante ato administrativo discricionrio, dispensar sua realizao. Outras hipteses h em que a lei, diretamente, dispensa a realizao de licitao. Nestas situaes ocorre o que a lei determinou licitao dispensada. Aqui no cabe AP, discricionariamente, decidir sobre a realizao ou no da licitao. Trata-se de um ato vinculado. No se proceder esta porque a prpria lei afirmou que, embora fosse juridicamente possvel, est, a situao, dela dispensada.

Art.24 licitao dispensvel. Roll taxativo.

Art.24, V licitao Deserta. A licitao convocada e no aparece nenhum concorrente. Nesse caso, torna-se dispensvel a licitao e a AP pode contratar diretamente, desde que motivadamente demonstre existir prejuzo na realizao de uma nova licitao e desde que sejam mantidas as condies constantes do instrumento convocatrio.

Art.48, 3 - licitao Fracassada. Temos licitao fracassada quando aparecem interessados, mas nenhum selecionado, em decorrncia de inabilitao ou de desclassificao das propostas.

Ao lado das situaes descritas como de licitao dispensvel, a lei relaciona outras em que a licitao, embora seja juridicamente possvel, no ser realizada porque a prpria lei, diretamente, dispensa sua realizao. Portanto, enquanto nas hipteses de licitao dispensvel o procedimento licitatrio poder, ou no, ocorrer, a critrio da AP, em face do caso concreto, nas situaes descritas como de licitao dispensada no poder a AP realizar a licitao, uma vez que a lei dispensou.

Art.17 licitao dispensada. Roll taxativo.

Por fora dos princpios que regem a licitao, dentre os quais os da publicidade (transparncia), probidade e moralidade, e atendendo exigncia de ampla sujeio do procedimento a controles de variada ordem, a motivao dos atos administrativos que decidem pela dispensa ou inexigibilidade de licitao obrigatria para todas as APs, em todas as esferas, independentemente de previso explcita na lei (art.26, lei 8666/93 e art.50, IV, lei 9784/99).

4 Fases da licitao: O procedimento inicia-se na repartio interessada, com a abertura do processo administrativo, em que a autoridade competente determina a realizao da licitao, define seu objeto e indica os recursos hbeis (arts.38 e 43). Essa a chamada fase interna. A ela se segue a fase externa, desenvolvendo-se na seguinte ordem: audincia pblica, publicao do edital ou envio da carta-convite de convocao, recebimento de documentao e propostas, habilitao, julgamento das propostas, homologao e adjudicao.

Fases da licitao: 1- Edital 2- Habilitao 3- Julgamento 4- Homologao 5- Adjudicao

A audincia pblica, que ocorre somente nas concorrncias, destina-se a tornar pblica a contratao desejada (art.39).

Edital o instrumento convocatrio por meio do qual a AP torna pblica a realizao de uma licitao. o meio usado para todas as modalidades de licitao, exceto na modalidade convite (art.21). O edital a lei interna da licitao. Ele deve fixar as condies de realizao da

licitao e vincula a AP e os proponentes (art.40). A lei prev a impugnao ao edital de licitao sempre que esse esteja discriminatrio ou omisso em pontos essenciais, ou ainda apresente qualquer irregularidade relevante. A impugnao pode ser feita por qualquer cidado, inclusive os participantes do certame, com a fiscalizao do MP.

Carta-convite o instrumento convocatrio usado para chamar os interessados a participar da licitao quando adotada a modalidade convite.

Habilitao a fase em que se procede verificao da documentao e de requisitos pessoais dos licitantes, habilitando-os ou no. etapa relacionada s qualidades pessoais dos interessados em licitar (arts.28 a 31). Como regra, ocorre previamente anlise das propostas. Nestes casos, o licitante inabilitado, na verdade, excludo do procedimento e a proposta que havia formulado nem chega a ser conhecida (devolve-se a ele o envelope ainda lacrado).

Julgamento das propostas (art.43) consiste no confronto das ofertas, classificao das propostas e determinao do vencedor, ao qual dever ser adjudicado o objeto da licitao. Dever sempre ser observado o critrio de escolha relacionado ao tipo de licitao.

Homologao e Adjudicao (art.43,VI). Aps o julgamento, a comisso de licitao remete o processo autoridade competente para que esta homologue o resultado do julgamento e adjudique o objeto da licitao ao vencedor. A adjudicao o ato pelo qual se atribui ao vencedor o objeto da licitao. No se deve confundir adjudicao com celebrao do contrato. A adjudicao apenas garante ao vencedor que, quando a AP for celebrar o contrato relativo ao objeto da licitao, o far com o vencedor. A adjudicao o ato final do procedimento de licitao.

5-Tipos de licitao: Art.45. Os tipos de licitao esto ligados ao critrio de julgamento das propostas e devem estar estabelecidos no edital ou no convite. So eles:

5.1 Menor preo: critrio objetivo, o mais usual. 5.2- Melhor tcnica: material mais eficiente, mais rentvel. 5.3- Tcnica e preo: preo mais vantajoso e melhor tcnica. 5.4- Maior oferta ou lance: usado na modalidade leilo.

A modalidade prego s pode usar o tipo menor preo.

6- Modalidades de licitao: Art.22.

6.1- Concorrncia: art.22, 1. Pode ser usada em qualquer valor do contrato, inclusive em PPP e concesso. Modalidade mais complexa.

6.2- Tomada de preos: art.22, 2. Licitantes previamente cadastrados.

6.3- Convite: art.22, 3. Licitantes cadastrados ou no.

6.4- Concurso: art.22, 4. Trabalhos intelectuais.

6.5- Leilo: art.22, 5. Bens imveis.

6.6- Prego: Lei 10.520/02.

6.7- Consulta: s para agncias reguladoras.

# Concorrncia: - obra, servio e compra de maior valor

- compra e alienao de bens imveis, independente do valor - concesso de direito real de uso - licitaes internacionais - alienaes de bens mveis de maior valor - para o registro de preos

#Tomada de preos: - contratos de vulto mdio - interessados previamente cadastrados ou que atenderem s condies do cadastramento

# Convite: - contratao de menor vulto - no tem edital, mas carta-convite - trs interessados, cadastrados ou no - proposta feita em 5 dias

# Concurso: - escolha de trabalhos intelectuais (tcnicos, cientficos ou artsticos) - edital com 45 dias de antecedncia

# Leilo: - obrigatrio para venda de bens mveis inservveis para a AP, venda de produtos apreendidos ou penhorados e venda de bens imveis cuja aquisio tenha derivado de procedimentos judiciais ou dao em pagamento.

# Prego - modalidade criada pela Lei 10.520/02

- pode ser feita por qualquer ente da federao - admite a aplicao subsidiria da Lei 8666/93 - obrigatrio o tipo menor preo no julgamento das propostas - realizado em duas fases: interna (ou preparatria) e externa.

Fase interna do Prego: - justificao da necessidade de contratao - definio do objeto - exigncias de habilitao - critrio de aceitao das propostas - sanes por inadimplemento - clusulas do contrato

Fase externa do Prego: - comea com a convocao dos interessados - sesso pblica de julgamento - prazo no inferior a 8 dias - proposta tem que ter objeto e preo

No prego h inverso de fase para torna o procedimento mais rpido.

1) Edital 2) Julgamento (anlise de preo e proposta) 3) Habilitao s do 1 colocado 4) Adjudicao 5) Homologao

Na lei 8666/93, uma vez apresentada a proposta, ela no mais pode ser modificada aps o lacre do envelope. No prego, pode-se fazer lances sucessivos que vo diminuindo os valores das propostas.

Potrebbero piacerti anche