Sei sulla pagina 1di 44

Atividade Fsica e Doenas Respiratrias

Educao Fsica Professora Sofia Minora Ano Lectivo 2011/2012 Escola Secundria Jos Saramago 11B

Ana Catarina Dias Santos Silva n1 Camila da Silva Marques n4 Ins Conceio Coelho Alves n10

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Nuno Miguel Saldanha Ferreira n19

NDICE
Introduo2 O que so doenas respiratrias? Como se diagnosticam as doenas respiratrias?......................................3 Quais os principais sintomas das doenas respiratrias?.........................4 O que fazer para evitar o risco de doenas respiratrias?.........................4 Anatomia do sistema respiratrio.6 Fisiologia do sistema respiratrio.8 Que tipos de doenas respiratrias existem? Asma.12 Sndrome de apneia do sono..20 Sinusite25 Tuberculose pulmonar..31 Cuidados a ter com a prtica de actividade fsica..37 Concluso.39 Bibliografia40 Anexos..41

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

INTRODUO

Com a realizao deste trabalho, esperamos sensibilizar o leitor ao nvel de que a doena no um obstculo ou impedimento para a prtica de atividade fsica. Iremos abordar, mais especificamente, o tema das doenas respiratrias, apresentando a anatomia, ou seja, a sua organizao estrutural, e a fisiologia deste sistema, isto , a forma como ele funciona. Dentro das doenas do sistema respiratrio iremos falar sobre a asma, a sndrome da apneia do sono, a sinusite e a tuberculose pulmonar, relacionando as mesmas com o desporto.

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

O QUE SO DOENAS RESPIRATRIAS?

Doenas respiratrias so aquelas que atingem rgos do sistema respiratrio (pulmes, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brnquios, traqueia, diafragma, bronquolos e alvolos pulmonares).

As enfermidades do sistema respiratrio mais frequentes so: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, constipao, faringite, enfisema pulmonar, cancro do pulmo, tuberculose e pneumonia.

As causas destas doenas podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substncias qumicas ou caros), fatores genticos, infeco por vrus e respirao em ambientes poludos esto entre as principais causas destas doenas.

Nas grandes cidades, estas doenas esto cada vez mais comuns, principalmente em funo da poluio do ar. O monxido de carbono e o dixido de carbono so gases poluentes originados da queima de combustveis fsseis (gasolina e diesel) e so muito prejudiciais ao aparelho respiratrio do ser humano. A inalao destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenas.

Como se diagnosticam as doenas respiratrias?

As doenas respiratrias diagnosticam-se pela observao clnica, atravs de tcnicas e meios complementares de diagnstico, entre os quais: testes da funo respiratria, testes de sons respiratrios, broncografia, broncoscopia, laringoscopia, 3

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

radiografia

pulmonar,

depurao

mucociliar,

testes

de

provocao

nasal,

rinomanometria e rinometria acstica.

Quais os principais sintomas das doenas respiratrias?

Cada doena tem sintomas especficos, que s o mdico pode avaliar. Contudo, a tosse, a rouquido, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar quando no est a fazer esforo, entre outros, so sintomas de doena respiratria.

O que fazer para evitar o risco de doenas respiratrias?

Os riscos de sofrer problemas no sistema respiratrio so cada vez mais frequentes, muito devido s alteraes climticas, em que num dia assistimos a altas temperaturas e, no dia seguinte, existe possibilidade de chover.

Para evitar este tipo de doenas, aconselhvel seguir algumas dicas, como por exemplo:

+ Manter o organismo hidratado;

+ Evitar ambientes com poeiras ou muito fumo, como por exemplo, o tabaco;

+ Evitar o contacto com pessoas contaminadas com essas doenas;

+ Uma alimentao saudvel um dos principais fatores para manter o organismo resistente contra doenas. Ingerir, especialmente, frutas, verduras e legumes, principalmente os ricos em vitamina C, como, por exemplo, a laranja; 4

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

+ Deixar o ar circular, mantendo os ambientes arejados. Os ambientes fechados concentram muitas bactrias;

+ As narinas possuem a funo de filtrar o ar, devido ao facto de serem compostas por plos, por isso aconselhvel respirar pelo nariz e no pela boca;

+ Se j sofrer de alguma doena respiratria, como asma e bronquite, evitar o contacto com tapetes e objetos com plos.

Nem sempre temos possibilidade de fugir a todos esses fatores, mas sempre bom fazer o possvel para conservar a sade.

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

ANATOMIA DO SISTEMA RESPIRATRIO

O sistema respiratrio constitudo por:

Vias areas superiores Nariz e seios perinasais o nariz funciona principalmente como o rgo do olfacto e como uma passagem, atravs da qual o ar viaja no seu caminho para dentro e para fora dos pulmes. Os seios perinasais so cavidades cheias de ar situadas no interior dos ossos circundantes ao nariz, que esto em comunicao directa com as fossas nasais. Faringe a faringe ou garganta est dividida em nasofaringe, orofaringe e laringofaringe (ver figura). Devido a ser a nica abertura entre o nariz, a boca e os pulmes, qualquer obstruo da faringe pode levar paragem da ventilao. Laringe a laringe liga a faringe traqueia e constituda por cartilagem, msculo e ligamentos e aloja as cordas vocais.

Vias areas inferiores Traqueia, brnquios e bronquolos quando o ar inalado passa pela laringe, entra nas vias areas inferiores, que so constitudas pela traqueia, brnquios e bronquolos. A traqueia liga a laringe aos brnquios principais direito e esquerdo. Os brnquios principais dividem-se em ramos mais pequenos, entre eles os bronquolos.

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Figura 1 constituio do sistema respiratrio.

Pulmes e caixa torcica Caixa torcica constituda pelas costelas, esterno, omoplatas e coluna vertebral. A caixa torcica aloja os pulmes, o corao, os grandes vasos, os gnglios linfticos, o timo e o esfago. Pulmes so estruturas cnicas e a sua principal funo realizar as trocas gasosas, servindo tambm de reservatrio de sangue.

Figura 2 pulmes, caixa torcica e seu respectivo funcionamento.

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATRIO

A fisiologia do sistema respiratrio, ou seja, as funes que cada rgo deste sistema desempenha, pode classificar-se da seguinte forma:

Circulao pulmonar os pulmes recebem sangue da circulao pulmonar e da circulao brnquica. A circulao pulmonar um circuito atravs do qual o sangue recebido do ventrculo direito do corao interage com as vias areas nos bronquolos terminais, ou seja, estabelece uma relao entre o corao e os pulmes. O seu principal objectivo oxigenar o sangue, transformando o sangue venoso em sangue arterial.

Figura 3 representao da circulao sistmica e pulmonar.

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Ventilao o ar entra e sai dos pulmes como resultado de alteraes no gradiente de presses entre a atmosfera e os alvolos, provocadas pela mecnica muscular inspiratria e expiratria.

Figura 4 ventilao: expirao e inspirao e respectivas diferenas visveis no tamanho dos pulmes.

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

QUE TIPOS DE DOENAS RESPIRATRIAS EXISTEM?

Broncopatias: doenas dos brnquios, como a asma, a bronquiectasia e a

bronquite.
Pneumopatias: grupo de doenas pulmonares, entre as quais se destacam a

atelectasia, as doenas pulmonares intersticiais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertenso pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia,

pneumopatias fngicas, pneumopatias parasitrias e sndrome do desconforto respiratrio do recm-nascido.


Transtornos respiratrios: so assim designadas as doenas respiratrias em

geral ou aquelas que no so uma doena especfica. Neste grupo incluem-se a apneia, sndrome do desconforto respiratrio do recm-nascido, dispneia, insuficincia respiratria, hiperventilao, etc.
Fstula do trato respiratrio: passagem anormal na comunicao entre algum

componente do trato respiratrio ou entre qualquer parte do sistema respiratrio e os rgos vizinhos.
Doenas torxicas: doenas que afectam o trax. Doenas nasais: doenas do nariz em geral ou no especificadas. Exemplos de

doenas nasais so as neoplasias nasais, doenas dos seios paranasais e a rinite. A epistaxe (derramamento de sangue pelas fossas nasais), a granuloma letal da linha mdia, a obstruo nasal, as deformidades adquiridas nasais, a rinoscleroma (infeco) e os plipos nasais (tumores) integram-se tambm nas doenas nasais.
Hipersensibilidade respiratria: uma forma de hipersensibilidade que afecta o

trato respiratrio, como acontece com a asma, a febre dos fenos, a alveolite alrgica extrnseca, a aspergilose broncopulmonar alrgica e a rinite alrgica perene. 10

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Infeces respiratrias: infeces do trato respiratrio superior. Resultam

dessas infeces as seguintes doenas: empiema pleural, bronquite, laringite, pneumopatias fngicas, pneumopatias parasitrias, pleurisia, pneumonia, rinite, sinusite, tonsilite, tuberculose pleural, tuberculose pulmonar, coqueluche, abcesso pulmonar, faringite, rinoscleroma, sndrome respiratrio, traquete (inflamao da traqueia) e tuberculose larngea.
Doenas da traqueia: incluem neoplasias da traqueia, estenose traqueal

(estreitamento patolgico da traqueia), traquete, traqueobroncomegalia, fstula traqueoesofgica.


Doenas da laringe ou laringopatias: doenas da laringe em geral ou no

especificadas, entre as quais se contam a laringite, os distrbios da voz, o granuloma larngeo, o edema larngeo, as neoplasias larngeas, o laringismo, a laringoestenose, a tuberculose larngea, a paralisia das cordas vocais. Estas doenas relacionam-se tambm com as otorrinolaringopatias.
Anormalidades

do

sistema

respiratrio:

anormalidades

congnitas

estruturais do sistema respiratrio, como o cisto broncognico, a malformao adenomatide, a cstica congnita do pulmo, o sndrome de Kartagener, o sndrome de Cimitarra e a traqueobroncomegalia.
Neoplasias do trato respiratrio: neoplasias pulmonares, pleurais e nasais.

11

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

ASMA
A asma uma doena inflamatria crnica das vias areas, que se caracteriza por uma resposta bronco-constritora (bronquite asmtica) exagerada a uma larga variedade de estmulos. A hiper-reactividade leva a sintomas clnicos de sibilos e dispneia aps a exposio a alergnios, a irritantes ambientes, a infeces virais, ao ar frio ou ao exerccio fsico. Em indivduos sensveis a resposta inflamatria provoca episdios recorrentes de sibilos, dispneia, opresso torcica e tosse, particularmente noite e de manh cedo. A asma comea com mais frequncia na infncia e adolescncia, mas pode desenvolver-se em qualquer altura da vida.

O que provoca ou pode agravar a asma? Os sintomas de asma podem ocorrer ou agravar-se na presena de: - Exerccio fsico; - Infeco viral; - Animais com plo; - Penas dos pssaros; - Exposio prolongada aos caros do p domstico (existente nos colches, almofadas e carpetes); - Fumo, principalmente de tabaco; - Plen; - Alteraes de temperatura do ar; - Emoes fortes (choro ou riso); - Produtos qumicos. 12

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Como se desenvolve a asma?

Na asma, as paredes internas dos brnquios so inflamadas, ou inchadas. Esta inflamao faz com que os msculos que envolvem os brnquios se contraiam com maior facilidade. A inflamao e a maior facilidade da contraco dos msculos tornam os brnquios muito sensveis, e eles tendem a reagir fortemente a substncias irritantes ou s quais o doente alrgico. Quando os brnquios reagem, eles tornam-se mais estreitos e o ar passa com maior dificuldade para dentro e para fora dos pulmes (figura 5). Isto causa sintomas como a tosse, aperto no peito e dificuldade em respirar, especialmente noite, ao acordar pela manh e depois da realizao de exerccio fsico.

Figura 5 brnquio normal ( esquerda) e brnquio num doente com asma ( direita).

13

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Como feito o diagnstico da asma?

O diagnstico da asma tem por base: determinar a presena de sintomas e as suas caractersticas, relacionados com exposies a factores de agresso; determinar sinais de obstruo brnquica, embora um exame normal possa possibilitar o diagnstico; e a aprovao do impedimento brnquico e da presena de limitao varivel do fluxo areo.

Graus de gravidade da asma

A asma pode ter vrios graus de gravidade, consoante a frequncia, a intensidade dos sintomas e a necessidade de utilizar medicamentos:

- Grau 1 - asma peridica: os sintomas surgem menos de uma vez por semana. - Grau 2 - asma persistente ligeira: os sintomas surgem uma ou mais vezes por semana. O doente acorda com os sintomas durante a noite mais de duas vezes por ms. - Grau 3 - asma persistente moderada: os sintomas so dirios e afectam a actividade diria habitual do doente. - Grau 4 - asma persistente grave: os sintomas so permanentes e a sua actividade diria encontra-se limitada.

14

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Quais so os sintomas de um doente asmtico de alto risco?

Tem uma asma grave, de durao prolongada; Tem uma asma instvel, constatada pela grande variabilidade diria de sintomas; A sua asma no est controlada, referindo idas frequentes ao servio de urgncia.

Tratamento

Doentes, famlias e cuidadores formais necessitam de uma avaliao objectiva da obstruo do fluxo areo, para os orientar no tratamento imediato das crises asmticas. Numerosos estudos clnicos e experimentais mostraram que muitos doentes com asma no conseguem avaliar correctamente a gravidade da obstruo do fluxo do ar. Os doentes com asma necessitam de tratamento urgente. Administra-se oxignio humificado para conseguir a saturao total.

Promoo da sade e preveno

Na asma, talvez mais do que em qualquer outra doena, essencial a colaborao eficaz entre o doente e o mdico. Conhecer as atitudes da pessoa em relao sade e estilo de vida, como, por exemplo, o tipo de trabalho, as atividades de lazer, os apoios sociais, estilos de aprendizagem e o interesse na gesto do autocuidado, um elemento fundamental no desenvolvimento de um plano de tratamento eficaz.

15

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

A asma tem cura? A asma no tem cura, mas a maioria das pessoas com asma pode controlar a doena de modo a que os sintomas desapaream ou se tornem menos frequentes, permitindo uma vida normal e activa.

O exerccio cura a asma? O asmtico deve nadar?

O exerccio no cura a asma. A actividade fsica regular to importante para pessoas com asma como para o resto da populao. Se o exerccio resulta em sintomas de asma, o mdico ir orientar o tratamento para preveno destes episdios.

Dentro dos tipos de exerccio, a natao o que menos provoca a asma, porm o cloro das piscinas pode piorar a rinite, que frequentemente acompanha a doena, ou mesmo piorar a asma. Com o tratamento apropriado, os asmticos podem fazer o exerccio a seu gosto.

Como feito o tratamento com medicamentos?

A asma tratada com dois tipos de medicamentos:

1) os medicamentos para rpido alvio dos sintomas;

2) os medicamentos para controlo a longo prazo, que so usados para desinflamar os brnquios e prevenir os sintomas.

Os melhores broncodilatadores para rpido alvio dos sintomas so aqueles fornecidos por inalao, atravs de bombas ou por aparelhos de inalao.

16

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Estes medicamentos no viciam e no apresentam riscos para o corao em indivduos sem doenas cardacas. O uso abusivo destes medicamentos sem alvio da asma significa que os brnquios do asmtico esto bloqueados por inflamao e o doente precisa de medicamentos para reduzir a inflamao dos brnquios.

Os medicamentos mais eficientes para controlo a longo prazo so os corticosterides inalados que reduzem a inflamao dos pulmes. A maioria dos medicamentos para controlo a longo prazo deve ser usada diariamente, mesmo que a pessoa no tenha sintomas, o que exige disciplina.

Outros medicamentos de controlo a longo prazo incluem o uso de um broncodilatador de aco prolongada e inibidores de leucotrienos, substncias libertadas nos brnquios dos asmticos.

A maior parte dos medicamentos para tratamento da asma usada por inalao. As vantagens so que eles vo directamente para os brnquios, onde devem actuar. Doses muito pequenas so desnecessrias e, alm disso, no caso dos corticides inalados, no h absoro significativa, de modo que os efeitos colaterais podem ser evitados.

importante que o mdico explique com detalhes o uso dos dispositivos para inalao para o caso de cada doente, pois existem diversos tipos de dispositivos no mercado e o tratamento de cada asmtico individual.

Figura 6 doente usando a bomba de asma. 17

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Curiosidades

Avanos

Nos ltimos meses foi lanado no Brasil um novo medicamento para asma, um tipo de vacina. indicado para quem?
Um anticorpo, desenvolvido atravs de alta tecnologia, contra o anticorpo responsvel pela resposta alrgica da asma, chamado IgE, est disponvel em vrios pases. O medicamento administrado por injeco subcutnea, uma a duas vezes por ms, sob observao mdica. A maioria dos doentes com asma pode controlar a doena com o tratamento usual. Este novo medicamento no cura a asma e deve ser mantido indefinidamente para controlo da doena. Devido ao custo elevado, reservado para portadores de asma no controlada por nenhum outro tratamento, orientado por especialista.

Polmica

Nos ltimos meses o FDA (Food and Drug Administration) colocou um alerta nas bulas de medicamentos broncodilatadores de aco prolongada, usados por via inalatria para asma. Devo interromper esta medicao?
Uma extensa reviso da literatura mdica encontrou que o salmeterol e o

formoterol, broncodilatadores de aco prolongada, administrados por via respiratria,


aumentam 2 a 2,5 vezes o risco de crises e interaces de asma. H muito tempo, porm, as associaes mdicas envolvidas no tratamento da asma no recomendam o uso isolado destes medicamentos no tratamento da doena; por outro lado, quando 18

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

usados em associao com corticides inalados (Alenia, Foraseq, Seretide, Symbicort e outros), permitem o controlo da asma mesmo em portadores de asma grave, com abolio ou reduo da frequncia das crises, sem nenhum risco.

O doente deve discutir com o seu mdico os benefcios e os riscos de qualquer medicao.

19

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

SNDROME DE APNEIA DO SONO

A palavra grega apneia significa literalmente sem respirao. H trs tipos de apneia: obstrutiva, central e mista. Dos trs tipos, a apneia obstrutiva a mais frequente. As pessoas com qualquer sndrome de apneia do sono param de respirar repetidamente durante o sono, por vezes centenas de vezes durante a noite e, frequentemente, por um minuto ou mais. A sndrome da apneia do sono to frequente como a diabetes nos adultos, afectando mais de 12 milhes de americanos, de acordo com os National Institutes of Health (Instituto Nacional de Sade).

Factores de risco - ser do sexo masculino. - ser obeso. - ter mais de quarenta anos.

No entanto, esta patologia pode afectar qualquer pessoa, independentemente do sexo ou idade. Devido falta de conhecimento do pblico e dos tcnicos de sade, a maioria dos casos permanece no diagnosticada e, por isso, no tratada, apesar das consequncias prejudiciais da doena. 20

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Fisiopatologia

A fisiopatologia o estudo do mecanismo fisiolgico que leva ao aparecimento de doenas, permitindo a elaborao de estratgias de preveno e tratamento das mesmas. A sndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) causada por uma obstruo da via area, geralmente, quando o tecido mole da parte posterior da faringe colapsa e fecha durante o sono. A cada episdio de apneia, o crebro acorda a pessoa por um breve intervalo de tempo, para que esta possa retomar a respirao; deste modo, o sono extremamente fragmentado e de m qualidade.

Consequncias da doena

Se esta patologia no for tratada, pode causar: - presso arterial elevada e outras doenas cardiovasculares; - problemas de memria; - aumento de peso; - impotncia; - cefaleias (termo tcnico da Medicina para dores de cabea).

Sintomas Os sinais mais comuns da sndrome de apneia do sono so: 21

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

- ressonar alto; - engasgar-se ou sufocar durante o sono; - necessidade de lutar contra o sono durante o dia, at mesmo durante a conduo ou no trabalho.

Figura 7 consequncias para o sono da localizao de alguns constituintes do sistema respiratrio.

Cuidados Os cuidados comeam com o ensino aos doentes de trs passos bsicos: - parar com o consumo de lcool ou de teraputicas para o sono, uma vez que estes relaxam os msculos da parte posterior da faringe e dificultam a respirao; - no caso dos doentes obesos ou com excesso de peso, tentar perder o mximo de peso possvel; 22

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

- durante o sono, colocar-se na posio lateral em vez na posio dorsal.

Se o problema persistir, o doente pode utilizar uma mscara de ventilador de presso positiva durante o sono, mantendo a via area aberta adicionando presso ao ar inspirado. Se esta soluo no for suficiente, pode haver recurso cirurgia, removendo as amgdalas ou o tecido adicional da faringe.

Sndrome de apneia do sono e atividade fsica No caso especfico da sndrome da apneia do sono, os exerccios fsicos contribuem tambm para melhorar a qualidade do sono e proteger o indivduo contra os efeitos da sua privao. Movimentar o corpo contribui para que tenhamos a desejada noite de sono perfeita e, consequentemente, para acordarmos renovado. Um dos responsveis a endorfina. Esta uma substncia natural produzida pelo crebro durante e depois da actividade fsica, que regula a emoo e a percepo de dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer. Devido ao seu efeito analgsico, atenua as dores musculares. Estudos comprovam que as pessoas que praticam desporto demoram menos tempo para adormecer, cerca de 7 minutos, quando comparadas com as que no se exercitam, que demoram cerca de 10 minutos. Uma das principais funes do sono a recuperao fsica e mental do organismo. Quando os exerccios so praticados com regularidade, a qualidade do sono tende a melhorar, ou seja, fica menos fragmentado e ocorre o prolongamento das fases 23

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

profundas. durante essas fases do sono que a glndula hipfise, localizada no crebro, produz a hormona do crescimento, que est envolvida na regenerao de ossos, msculos e funes cognitivas como a memria, os reflexos, o raciocnio e a concentrao. Com cerca de 4 horas de sono tranquilo, o nosso organismo consegue recuperar 60% das energias. As noites de sono sem interrupes e com tempo adequado (mdia de 8 horas) deixam o corpo fisicamente preparado para um novo dia. Para os atletas isso significa menor risco de leses por fadiga muscular e melhoria no desempenho e nos resultados. importante ressaltar que a atividade seja moderada e regular. Desportos aerbicos como a corrida ou natao, por exemplo, exigem mais do sistema cardiocirculatrio. Quanto mais em forma a pessoa estiver, menores so as hipteses de ocorrer os roncos e as apneias que impossibilitam a recuperao completa do corpo durante a noite e provocam sonolncia excessiva durante o dia. O alerta fica por conta dos exageros e das horas inadequadas para a prtica dos desportos. Atividade fsica em excesso causa stress muscular, pode provocar fracturas e, por causa do cido lctico, dores fortes por todo o corpo. Esta ltima situao impede que a pessoa chegue s fases de sono profundo. Substncias estimulantes como a adrenalina, tambm so produzidas durante os exerccios, por isso deve ser evitada a prtica de exerccios intensos pelo menos 4 horas antes de dormir, com o objectivo de no interferir no processo de incio e manuteno do sono. Deste modo, conclui-se que a prtica de exerccio fsico , sem dvida, benfica para doentes com sndrome de apneia do sono, melhorando as suas noites de descanso e os seus dias fatigantes.

24

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

SINUSITE
O que a sinusite? Sinusite uma doena inflamatria nas mucosas da face que incide na cavidade onde fica o nariz, nas maas do rosto e olhos que so revestidos por uma mucosa semelhante do nariz, rica em glndulas produtoras de muco, que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz, com a finalidade de o eliminar. O fluxo da secreo mucosa dos seios da face permanente e insignificante. Esta doena uma inflamao com sintomas bem definidos e caractersticos. O que acontece quando a pessoa est com sinusite que essa cavidade no consegue eliminar o muco que naturalmente produzido ali. Ento o local fica cheio de muco, o que proporciona o aparecimento de alergias e inflamaes no local.

Figura 8 exemplo de sinusite.

A sinusite pode ser dividida em aguda e crnica Quando ela do tipo aguda, a pessoa pode ter dor de cabea na rea do seio da face mais afetado (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em

25

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

pontada, palpitante ou sensao de presso ou peso na cabea. Na grande maioria dos casos, surge obstruo nasal com presena de secreo amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respirao. Febre, cansao, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam ser sintomas presentes neste tipo de sinusite. Na sinusite crnica os sintomas so iguais, porm variam muito na intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser um sintoma predominante e geralmente noturna, aumentando a sua intensidade quando a pessoa se deita porque a secreo verte pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias areas, provocando o mecanismo de tosse. Ataques de tosse so particularmente frequentes pela manh, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Figura 9 tipos de seios perinasais que podem ser afectados pela dor com sinusite.

26

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

A sinusite pode tambm ser dividida em:

Infecciosa: a sinusite neste caso tem caractersticas de dor na regio dos seios da face, seguida de obstruo nasal, secreo purulenta e febre; Alrgica: apresenta dor nos seios da face, ocasionalmente febre e vem com todos os sintomas comuns de alergia, fluxo claro e abundante, obstruo nasal e crises de espirros; Traumtica: causada por diferena de presso. Por exemplo, durante viagens de avio ou mergulho. As suas caractersticas so a dor maxilar e pouca obstruo nasal.

Causas da doena

Muitas das causas da sinusite sucedem das infeces respiratrias que inflamam as mucosas do nariz e consequentemente os seios perinasais. Doenas como as alergias e desvios do septo nasal podem dificultar a drenagem do muco ou provocar reaces inflamatrias que produzem muco em excesso que leva a uma maior acumulao e por consequncia inflamao.

Como se previne?

A melhor maneira de prevenir o aparecimento da sinusite o cuidado com a sade para se evitar as infeces virais e a manuteno da permeabilidade nasal durante essas viroses, o correto tratamento dos problemas alrgicos, a correo

27

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

cirrgica de eventuais desvios septais obstrutivos e/ou corneios nasais obstrutivos que podem prevenir as sinusites.

Quem vive em regies frias ou com grandes variaes climticas ao longo dos dias ou meses, deve tomar cuidados mais intensos pela tendncia maior da doena.

Tratamento

Por vezes a sinusite apenas um desconforto temporrio que passa ao fim de alguns dias sem cuidados de maior. Por outro lado existem tambm tratamentos naturais que se podem fazer para melhorar num estado de sinusite.

Como j vimos, esta doena uma acumulao de lquidos nos seios perinasais e inflamao desses seios e desses lquidos. A soluo para a sinusite consiste em manter os canais de escoamento abertos para que o muco e os lquidos dos seios possam verter para as fossas nasais e, dessa forma, no permaneam nos seios para que o risco de infeo e inflamao seja reduzido ao mnimo. Os ossos da cabea movem-se e articulam uns com os outros e, por isso, as tenses do dia-a-dia, o stress e muitos outros factores, muitas das vezes, comprimem os ossos faais e da cabea uns contra os outros impedindo os canais de escoamento dos seios perinasais, criando assim as condies ideais para que a sinusite se instale e permanea.

Os doentes podem tambm obter alvio com inaladores nasais de soro fisiolgico, com vapor de um duche, ou com um humidificador. Compressas molhadas quentes aplicadas na face sobre os seis infetados, permanentemente ou durante 1 a 2 horas, quatro vezes ao dia, podem proporcionar alvio sintomtico. Deste modo, devemos libertar as compresses existentes nos ossos faciais e cranianos permitindo que a

28

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

drenagem dos seios se faa normalmente e que assim no se crie o ambiente propcio sinusite.

Esta abordagem muitas vezes uma ajuda fundamental em alergias, rinites e outros problemas que existem ao nvel do nariz e das vias respiratrias. desta forma que muitos destes problemas podem ser resolvidos ou melhorados significativamente. Pessoas com esta doena devem tambm evitar o ar condicionado pois este seca o muco e dissipa vrias bactrias.

A sinusite do seio maxilar com dor, sensibilidade e edema dos seios frontal e esfenoidal pode necessitar de hospitalizao devido ao risco de complicaes intracranianas ou de osteomielite. O mdico geralmente prescreve doses altas de antibiticos e descongestionantes nasais administrados por via oral ou por inalador.

Exerccios para aliviar sinusite e rinite Problemas respiratrios no so desculpa para deixar de se praticar atividades fsicas no inverno. Pelo contrrio,

determinados exerccios ajudam a aliviar sintomas de doenas, como a sinusite e rinite. Um professor de Educao Fsica e avaliador fsico chamado Bruno Viguini afirma que a atividade no um remdio, e o ideal

era que a pessoa j tivesse a praticar algum exerccio regularmente. Mas, se no est e tem alguma doena respiratria, est na hora de caminhar, andar de bicicleta ou fazer uma aula aerbica, como jump, step ou spinning.

29

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Viguini profere que essas atividades vo melhorar o funcionamento das vias respiratrias e que evitar que elas fiquem obstrudas. No entanto, cada pessoa tem um condicionamento fsico diferente e deve ser avaliado por um profissional de educao fsica.

30

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

TUBERCULOSE PULMONAR
Actualmente 1/3 pessoas da populao mundial est infectada por tuberculose. O fato que apenas 10% dessas pessoas que entram em contacto com a bactria desenvolvem sintomas de tuberculose. Em 1999 a incidncia era de 51 casos para cada 100.000 habitante. Em 2007 j havia cado para 38 por 100.000. Rio de Janeiro e Amazonas so os estados com o maior nmero de casos (incrveis 73 por 100.000). Portugal um dos pases da Europa com maior taxa, aproximadamente 32 casos por 100.000. S como comparao, a Alemanha tem 6 casos por 100.000 habitantes. Esta resistncia ocorre porque o nosso sistema imunitrio muito competente e impede a progresso da doena. Apesar desta resistncia, a bactria muitas vezes no completamente eliminada pelo sistema imunitrio e fica adormecida no nosso organismo, sem causar sintomas, espera de uma queda nas nossas defesas para voltar a multiplicar-se. A bactria pode ficar alojada durante anos em qualquer parte do corpo, como: crebro, meninge, rins, intestinos, corao, ossos, entre outros. de extrema importncia salientarmos que distrbios respiratrios devem ser analisados e verificados com um mdico especialista. A auto medicao pode trazer srios problemas a uma pessoa. Procure sempre orientao mdica e caso procure uma actividade fsica, faa-o com orientao de um profissional da rea de educao fsica qualificado e competente para soluo destes males da sade. A tuberculose uma doena infecto-contagiosa causada por uma bactria chamada Mycobacterium tuberculosis, tambm conhecida como bacilo de Koch, (em homenagem a Robert Koch, medico alemo que descobriu a bactria) A doena muito conhecida pelo seu ataque aos pulmes (tuberculos e pulmonar), mas poucas pessoas

31

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

sabem que vrios rgos do corpo tambm podem ser infectados, a bactria comea por atingir os alvolos pulmonares, onde mais tarde se prolifera nos ndulos linfticos e consequentemente na corrente sangunea que o leva a vrias zonas do corpo. Contudo, estima-se que o nosso sistema imunitrio seja capaz de controlar a reproduo desta bactria, podendo assim evitar uma grande parte da sua proliferao pelo corpo. Mas a reproduo desta bactria no "travada" na totalidade, o que leva a tuberculose a ser considerada uma doena que se vai desenvolvendo lentamente, podendo em grande parte das vezes ser confundida com uma gripe normal ou outra doena comum. Devese, portanto, estar atento aos seus sintomas, para que a doena no evolua para uma tuberculose secundria. O bacilo tuberculoso tipo bovino costuma infectar as vacas e pode ser transmitido ao ser humano atravs da ingesto de leite contaminado, algo que j no acontece nos pases desenvolvidos onde se realizam controlos veterinrios, pois o leite apenas aprovado para consumo depois de ser submetido a processos de pasteurizao ou esterilizao, atravs dos quais o microorganismo destrudo com o calor, ocorrendo apenas nos pases em vias de desenvolvimento com deficientes condies sanitrias e de controlo dos alimentos. A tuberculose pulmonar a forma mais comum de encontrarmos a doena e costuma ser provocada por contacto com o agentes infectados ou quando um indivduo anteriormente afectado apresenta uma diminuio das defesas que possibilita a reactivao dos microrganismo isolados nas leses primrias. Esta situao ajuda o desenvolvimento de leses crnicas pulmonares que proporcionam, ao longo de semanas e meses, manifestaes como tosse seca ou com expectorao, por vezes dor torcica, febre moderada acompanhada por arrepios, dor de cabea, perda de apetite e

32

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

uma evidente diminuio de peso corporal. Caso no se proceda ao tratamento oportuno, a infeco segue a sua evoluo, provocando a progressiva destruio do tecido pulmonar, o que provoca, em fases mais avanadas, leses denominadas "cavernas", que constituem focos infecciosos a partir dos quais os microrganismos podem-se dispersar facilmente aos tecidos adjacentes e, atravs do sangue, a rgos mais ou menos afastados. A tuberculose pulmonar avanada pode afectar extensas reas dos pulmes, originando hemorragias com expectorao e provocar uma grave insuficincia respiratria. Porqu nos pulmes? Porque a sua propagao ocorre pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada lana no ar cerca de dois milhes de bacilos e atravs da tosse, libertam-se cerca de 3,5 mil partculas, alm disto, os bacilos da tuberculose permanecem em suspenso no ar durante horas, ou seja, existe uma grande probabilidade de as pessoas que rodeiam o individuo infectado, serem infectadas.

Figura 10 pulmo normal (esquerda) e pulmo infetado (direita).

33

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Factores de risco e sintomas

Os indivduos com as caractersticas abaixo so aqueles com maior risco de desenvolver tuberculose aps contacto com algum contaminado:

- Idosos; - Diabticos; - Populao de rua; - Alcolatras; - Insuficientes renais crnicos; - Doentes sob quimioterapia; - Transplantados; - Portadores do vrus HIV; - A populao prisional tambm uma das mais susceptveis a infeco, devido contnua exposio bactria em ambientes fechados.

34

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Sintomas

- Tosse intensa e prolongada por trs ou mais semanas; - Dor no peito - Hemoptise. - Febre; - Calafrios; - Suores nocturnos; - Perda de apetite e peso; - Cansao fcil. - Exposio anterior tuberculose, na forma de infeco ou doena; - Tratamento anterior de TB; - Condies mdicas que aumentem o risco de infeco por tuberculoses, tais como a infeco por HIV.

Deve-se suspeitar de tuberculose quando uma doena respiratria persistente, num indivduo que de outra forma seria saudvel.

35

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Sistema de classificao para a tuberculose

Sistema de classificao para a tuberculose. (TB)

Classe

Tipo

Descrio

Nenhuma exposio TB No infectado

Nenhum

histrico

de

exposio

Reaco negativa ao teste de tuberculina drmico

Exposio Nenhuma infeco

evidncia

TB de

Histrico

de

exposio

Reaco negativa ao teste drmico de tuberculina

Infeco Sem doena

de

TB

Reaco positiva ao teste drmico de tuberculina Estudos bacteriolgicos negativos (caso tenham sido feitos) Nenhuma evidncia clnica, bacteriolgica ou radiogrfica de TB

TB clinicamente activa

Cultura de M. tuberculosis (caso tenha sido feita) Evidncias clnicas, bacteriolgicas, ou radiogrficas da doena

TB no activa clinicamente

Histrico ou

de

episdio(s)

de

TB

Sinais anormais porm estveis nas radiografias Reaco positiva ao teste drmico de tuberculina Estudos e Nenhuma evidncia clnica ou radiogrfica de presena da doena bacteriolgicos negativos (se feitos)

Suspeita de TB

Diagnstico 3 meses

pendente

A doena deve ser confirmada ou descartada dentro de

36

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

CUIDADOS A TER COM A PRTICA DE ATIVIDADE FSICA


A temperatura um cuidado bsico destacado para que as pessoas que tm problemas respiratrios, e que querem praticar musculao, evitem os horrios em que a temperatura est mais baixa, como de manh cedo e a noite. Caso a pessoa no tenha outro horrio, as opes so a bicicleta e a passadeira com o controlo da frequncia cardaca, previamente analisada por um profissional da rea. tambm essencial que se use roupas fabricadas com tecidos leves e que permitam a transpirao. Nos ps, importante um tnis que seja adequado e que tenha amortecedor para proteger os ps e as articulaes. Alm da atividade fsica, o cuidado com alimentao imprescindvel. Devemos consumir prebiticos ou probiticos. A banana, papaia e temperos naturais, como a cebola e o alho, so exemplos de alimentos prebiticos. Os iogurtes e leites fermentados so alimentos probiticos.

Aspetos importantes da atividade fsica

Aquecimento: essencial antes de qualquer atividade seja no ginsio ou no campo. No ginsio deve ser feito na passadeira ou na bicicleta, pois melhora a lubrificao das articulaes, a circulao sangunea e o metabolismo; Alongamento: deve ser feito no final da atividade para descontrair os msculos que foram forados a atividade fsica intensa; 37

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Caminhada: aps o aquecimento, a prxima etapa caminha de forma progressiva, aumentado o ritmo ao longo do percurso; gua: no inverno, as pessoas sentem menos sede, mas muito importante hidratar o corpo com gua e sucos naturais. Para qualquer exerccio que v executar, a pessoa deve levar um garrafa de gua consigo.

38

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

CONCLUSO

Aps a realizao deste trabalho, podemos concluir que as modalidades desportivas devem coincidir com os interesses dos pacientes, dando-se preferncia quelas que melhoram diretamente a habilidade de execuo das suas atividades dirias. Alguns mdicos afirmam que as atividades fsicas no recuperam pacientes com problemas respiratrios. Mas, na realidade, pacientes que mantm uma rotina regular de atividades fsicas orientadas, podem aumentar muito os seus nveis de tolerncia ao exerccio fsico e limites fisiolgicos, em comparao com pacientes inativos, fazendo com que fiquem mais resistentes s crises das suas doenas, podendo levar uma vida normal. Ou seja, estes pacientes com doenas respiratrias crnicas e graves, no ficam curados, mas ficam mais resistentes e capazes de sobrevir a uma crise mais intensa, tornando-se, em ltima anlise mais saudveis e com alto grau de tolerncia s crises das suas doenas, devido prtica da atividade fsica. Com esta informao, analisamos que a atividade fsica uma unanimidade na promoo de sade e manuteno da qualidade de vida.

39

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

BIBLIOGRAFIA
http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+respi ratorias/default.htm http://www.suapesquisa.com/o_que_e/doencas_respiratorias.htm http://roncoeapneiadosono.blogspot.com/2010/04/sono-e-exercicios-fisicos.html http://cyberdiet.terra.com.br/endorfina-3-1-2-427.html http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=175 http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doenca+respir atorias/asma.htm http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?398 http://www.jcsantiago.info/sinusite.html http://olhar45.blogspot.com/2009/07/exercicios-para-aliviar-a-sinusitee.html http://www.blogdacrianca.com/o-que-e-sinusite/ http://drauziovarella.ig.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuberculose#Preven.C3.A7.C3.A3o http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=589 http://unisite.com.br/prevencao/Saude-com-Atividade-Fisica/22917/Os-beneficios-daatividade-fisica-em-sua-saude.xhtml http://www.artigonal.com/esporte-artigos/a-relacao-entre-a-atividade-fisica-e-osdisturbios-respiratorios-730261.html http://www.saude-desporto.com/2009/10/tuberculose.html http://www.mdsaude.com/2009/04/sintomas-de-tuberculose.html

Morahan, Frances. Editora Lusodidacta. 2010, 8edio. Enfermagem Mdico -Cirrgica

40

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

ANEXOS
Observatrio declara doenas respiratrias responsveis por 12% das mortes em Portugal em 2010.

As doenas respiratrias foram responsveis por cerca de 12 por cento das mortes em Portugal em 2010 e levaram a um maior nmero de internamentos, revela o Relatrio Anual do Observatrio Nacional das Doenas Respiratrias (ONDR).

Ao contrrio do que sucede com a mortalidade geral, a mortalidade por doena respiratria mantm uma tendncia crescente.

"As doenas respiratrias continuam a ter um peso muito grande e constituem as principais causas de internamento e de mortalidade. Doze por cento dos bitos so por doenas respiratrias e se juntarmos o cancro do pulmo, esse nmero sobe para 15 por cento", disse Lusa o presidente do ONDR.

Teles Arajo sublinhou que "no h uma tendncia para a diminuio destas doenas e no previsvel que v haver num curto prazo", apontando como causas para esta situao o tabaco, os factores ambientais, nomeadamente a qualidade do ar, e a concentrao cada vez maior de populaes nas grandes cidades, s vezes com condies habitacionais deficientes que aumentam possibilidade de transmisso das doenas.

O relatrio refere que "a mortalidade por doena respiratria representou entre 10 e 13% da totalidade dos bitos, constituindo uma das principais causas de morte em

41

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Portugal", acrescentando que os internamentos devido a estas patologias aumentarem de 12% em 2006 para 14% em 2010.

Enquanto os internamentos globais tm uma diminuio de 9%, os internamentos por doena respiratria tiveram um aumento relativo de 12%, refere o documento, que analisa o impacto das principais patologias respiratrias nos internamentos hospitalares do Servio Nacional de Sade (SNS) entre 2006 e 2010, bem como a sua representao por regies de sade, sexo e escales etrios nos anos de 2006 a 2010.

O cancro do pulmo e as pneumonias continuam a ser doenas com mortalidade crescente, no obstante os progressos teraputicos. Inversamente, nas doenas respiratrias crnicas, quer a asma, quer a Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC), o panorama parece mais favorvel, no obstante o envelhecimento da populao que, em relao DPOC, ter certamente influncia, salienta o relatrio da ONDR.

Em 2010, dos doentes internados por cancro do pulmo 31% morreram.

Os internamentos por pneumonias apresentam ao longo dos anos um nmero de internamentos muito relevante, com um pico mximo em 2009, coincidindo com a epidemia da gripe A. Em 2010, os internamentos por gripe voltaram aos valores dos anos anteriores a 2009.

"Este facto, juntamente com uma mortalidade residual, mas persistente por tuberculose, e uma subida da mortalidade por pneumonia, reforam a ideia de que as infeces permanecem uma ameaa, qual teremos de estar atentos", observam os autores do documento. 42

Esc. Sec. Jos Saramago

Atividade fsica e doenas respiratrias

Ano Lectivo 2011/2012

Por outro lado, alertam que "uma crise econmica e financeira" da dimenso que Portugal est a viver "acarretar problemas sociais relevantes": As doenas em geral e as patologias respiratrias, em particular, "aproveitam essa circunstncia para reforarem a sua capacidade de ataque, sendo expectvel um aumento da sua incidncia nos tempos mais prximos".

A maioria dos doentes internados por asma so mulheres (62%), 38% homens e 45% tm menos de 18 anos, enquanto nos doentes internados por Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC), a maioria (66%) so homens.

As doenas respiratrias crnicas atingem 40% da populao portuguesa: asma (10%), rinite (25%) e DPOC (14,2% das pessoas com mais de 40 anos).

02 de novembro de 2011

43

Potrebbero piacerti anche