Sei sulla pagina 1di 12

Histria Geral Idade Contempornea Com Gabarito

1) (UFSE-1997) A expanso do Imperialismo na segunda metade do sculo XIX relaciona-se com: a) o desenvolvimento do capitalismo comercial. b) o fortalecimento do capitalismo financeiro. c) a ascenso do mercantilismo. d) a supremacia do liberalismo econmico. e) a decadncia dos grandes conglomerados econmicos.

5) (Mack-2003) No final da segunda metade do sculo XIX, desencadeou-se um processo que provocou a centralizao e a concentrao de capitais em torno de grandes empresas. Iniciou-se, a, nova fase do capitalismo. Assinale a alternativa que corresponde a essa fase do capitalismo. a) Protecionismo b) Mercantilista c) Concorrencial d) Monopolista e) Comercial

2) (Mack-1998) "Assumi o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exlio Para que sejam os servidores de seus cativos". Rudyard Kipling A ideologia expressa por esse poeta, que recebeu em 1907 o prmio Nobel de literatura, serviu para justificar o: a) Imperialismo. b) Iluminismo. c) Mercantilismo. d) Socialismo. e) Anarquismo.

6) (Mack-2005) A partir de meados do sculo XIX, as naes capitalistas passaram a exercer novas formas de dominao sobre as reas perifricas. Esse processo passou a ser denominado de a) Militarismo. b) Corporativismo.. c) Neocolonialismo. d) Monopolismo e) Protecionismo 7) (Cesgranrio-1994) A industrializao acelerada de diversos pases, ao longo do sculo XIX, alterou o equilbrio e a dinmica das relaes internacionais. Com a Segunda Revoluo Industrial emergiu o Imperialismo, cuja caracterstica marcante foi o(a): a) substituio das intervenes militares pelo uso da diplomacia internacional. b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos pases industrializados. c) manuteno da autonomia administrativa e dos governos nativos nas reas conquistadas. d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa. e) transferncia de tecnologia, estimulada por uma poltica no intervencionista.

3) (Vunesp-2002) Com a publicao do livro do economista ingls Hobson, Imperialismo, um estudo, em 1902, difundiu-se o significado moderno da expresso imperialismo, que passou a ser entendido como A) um esforo despendido pelas economias centrais, no sentido de promover as economias perifricas. B) a condio prvia e necessria ao incremento do desenvolvimento industrial nos pases capitalistas. C) um acordo entre as potncias capitalistas, visando dividir, de forma pacfica, os mercados mundiais. D) a expanso econmica e poltica em escala mundial das economias capitalistas na fase monopolista. E) o fardo do homem branco, um empreendimento europeu, procurando expandir a civilizao na frica.

4) (UFMG-1997) Todas as alternativas apresentam conflitos ligados expanso imperialista das potncias europias na frica e na sia, no sculo XIX, EXCETO: a) A disputa entre ingleses e bores na frica do Sul. b) A disputa entre os interesses americanos e russos no Oriente. c) Os conflitos para abrir o mercado chins aos interesses ingleses. d) Os movimentos de resistncia africana contra a dominao estrangeira.

8) (Gama Filho-1997) Assinale a opo INCORRETA, quanto a uma caracterstica do Imperialismo difundido a partir da Europa na segunda metade do sculo XIX. (A) Busca de novos mercados consumidores de produtos industrializados. (B) Migrao de contingentes demogrficos para as regies. (C) Estabelecimento de bases estratgicas para a segurana do comrcio. (D) Fim da exportao dos excedentes de capitais dos pases industrializados. (E) Procura de novas reas fornecedoras de matriasprimas.

9) (Unaerp-1996) "A primeira coisa, portanto, dizer-nos a ns mesmos: No aceitarei mais o papel de escravo. No

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

obedecerei s ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com minha conscincia. O assim chamado patro poder surrar-nos e tentar forar-nos e servi-lo. Direis: No, no vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaa. Isso poder implicar sofrimentos. Vossa prontido em sofrer acender a tocha da liberdade que no pode jamais ser apagada". Este revolucionrio orientou o seu povo a exercer a desobedincia civil, que est fundamentada no princpio da ao no violenta. Referimo-nos a: a) Emiliano Zapata. b) Mao-Ts-Tung. c) Gandhi. d) Nehru. e) Kennedy.

a) responda qual o entendimento que o presidente norteamericano, Theodore Roosevelt, tinha de sociedade civilizada? b) Indique uma das decorrncias da poltica externa dos Estados Unidos para a Amrica Latina no sculo 20.

13) (UFSCar-2002) No processo de luta pela independncia da ndia do domnio britnico, Mahatma Gandhi preconizava a libertao atravs da desobedincia civil e da revoluo pacfica. Isto significava (A) greve de fome, negao das tradies ancestrais indianas e aes de solidariedade nos trabalhos nas aldeias. (B) a recusa da servido e submisso aos senhores ingleses atravs de fugas para lugares isolados nas montanhas. (C) a desobedincia s leis do pas consideradas violentas e injustas, como boicote aos tribunais e no pagamento de impostos. (D) a aceitao das leis britnicas e aliana entre hindus e catlicos no processo de unificao nacional. (E) a luta pela independncia atravs da elaborao de uma Constituio nacional e aliana com as massas populares.

10) (UNIP-1997) O neo-colonialismo, tambm conhecido como imperialismo foi responsvel pela colonizao de dois novos continentes. So eles: a) a Amrica e a Oceania. b) "populismo" c) a frica e a Amrica. d) "queremismo" e) a frica e a sia.

14) (UFMT-1996) Na(s) questo(es) a seguir julgue os itens e escreva nos parentes (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Entre o final do sculo XIX e incio do XX, os pases capitalistas desenvolvidos conseguiram dominar praticamente todo o mundo. Era o imperialismo. Analisando suas motivaes e caractersticas, julgue os itens. ( ) As causas da expanso imperialista ligaram-se s transformaes de estrutura capitalista geralmente na Segunda Revoluo Industrial e marcaram, o incio do capitalismo monopolista e financeiro. ( ) Razes humanitrias e filantrpicas foram usadas para justificar a poltica imperialista; a Europa assume uma misso "civilizadora" . ( ) A dcada de 1870 conheceu uma crise econmica acompanhada de excedentes de capitais o que, por um lado, impossibilitava o reinvestimento na produo e por outro, tornava necessrio encontrar reas extra-europias para investir. 15) (UEL-2003) Longe de serem uns monstros de espada, eles querem, majoritariamente, ser os portadores de um grande destino. Por mais que tenham passado populaes inteiras pelo fio da espada - como Gallieni em seus primeiros tempos - ou as tenham queimado vivas - como Bugeaud na Arglia -, a seus olhos tais atos so apenas os meios necessrios para a realizao do projeto colonial [na frica], essa misso civilizadora que substitui a evangelizao to cara aos conquistadores do sculo XVI. (FERRO, Marc. Histria das colonizaes: das conquistas s independncias - sculos XIII a XX. Trad. Rosa Freire dAguiar. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 104.)

11) (UFMG-1998) A expanso neocolonial do final do sculo XIX pode ser associada a: a) Diviso internacional do trabalho entre produtores de matrias primas e consumidores de produtos industrializados. b) Necessidade de expanso da influncia da Igreja Catlica frente ao aumento dos seguidores da Reforma. c) Atrao pelo entesouramento permitido pela conquista de regies com jazidas de metais preciosos. d) Busca de novas oportunidades de investimentos lucrativos para o capital excedente nos pases industriais.

12) (Fuvest-2003) Na realidade so idnticos os nossos interesses e os dos nossos vizinhos sulinos. Eles possuem grandes riquezas naturais e a prosperidade chegar a eles, se reinar a lei e a justia dentro de suas fronteiras. Enquanto obedecerem s leis elementares da sociedade civilizada, podem estar seguros de que sero tratados por ns com nimo cordial e compreensivo. Interviramos somente em ltimo caso, somente se se tornasse evidente a sua inabilidade ou m vontade, quanto a fazerem justia interna e, em plano externo, se tiverem violado os direitos dos Estados Unidos: Theodore Roosevelt. Corolrio Roosevelt para aDoutrina Monroe. 1904. A partir do texto,

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

No texto acima, que trata da partilha e da conquista da frica, no sculo XIX, o autor defende que: a) Os conquistadores fincavam suas bandeiras sem violar os direitos humanos da igualdade e da liberdade dos povos africanos. b) Os conquistadores desprezavam a glria, o herosmo e as riquezas decorrentes da grande obra civilizadora na frica. c) Os conquistadores tinham a convico de encarnar a razo e a cincia e serem capazes de subjugar as sociedades africanas. d) Os conquistadores conseguiram que triunfasse a idia de um projeto colonial tirnico e violento, pois foram incapazes de cooptar lideranas polticas nativas. e) Assim como Portugal, outros Estados europeus substituram, na frica, os canhes pelas misses evangelizadoras jesuticas. 16) (UEL-2003) A tomada de impresses digitais, inventada em Bengala, durante o domnio britnico na ndia, buscou uma nova maneira segura de identificar os sditos britnicos coloniais. Francis Galton, pai da eugenia moderna, esperava poder provar que elas revelavam a raa de cada indivduo. Mas em 1892, foi forado a admitir o fracasso: no havia diferenas sistemticas entre as impresses digitais dos grupos. (VINES, Gail. Folha de S. Paulo, 06 ago. 1995.) Sobre o texto, correto afirmar: a) Os ingleses confirmaram na ndia diferenas biolgicas entre as raas atravs de experimentos cientficos realizados no corpo humano. b) Na ndia, os sditos do Imprio Britnico, independentemente de suas origens, desconheceram aes de discriminao ou segregao. c) As principais potncias europias estimulavam o desenvolvimento da cincia e da tecnologia, nas suas respectivas possesses coloniais, para beneficiar as populaes locais. d) Na ndia, a associao entre os ensaios cientficos e a dominao poltica buscava comprovar a superioridade dos ingleses sobre os demais povos. e) Na sia, o colonialismo aliou busca de novos mercados para o capital a valorizao dos atributos raciais dos povos colonizados.

Colonialismo buscava o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos. e) O Neocolonialismo teve como justificativa ideolgica a misso civilizadora do homem branco de espalhar o progresso, enquanto no Colonialismo a justificativa era a expanso da f crist.

18) (FGV-2003) Sobre o imperialismo no sculo XIX, correto afirmar: A) caracterizou-se pela valorizao da diplomacia e do reconhecimento da autodeterminao dos povos em lugar de intervenes militares e da manuteno das reas coloniais. B) caracterizou-se pelo incremento das atividades mercantis e pelo fluxo de matrias-primas dos pases desenvolvidos para as regies em processo de desenvolvimento. C) caracterizou-se pela emergncia de potncias asiticas detentoras de alta tecnologia, abundante mo-de-obra e enormes reservas de matrias-primas. D) caracterizou-se pela conquista e subordinao de territrios destinados ao papel de fornecedores de matriasprimas e consumidores de produtos dos pases industrializados. E) caracterizou-se pelo desenvolvimento do capitalismo monopolista comercial e pela articulao de diversas regies do planeta por meio do fortalecimento do mercado internacional.

19) (Fuvest-2004) A Primeira Guerra Mundial, (19141918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domnio colonial e a existncia de imprios europeus no sculo XX. Tendo por base o texto, explique: a) A associao entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra. b) A relao entre a Primeira Guerra e a destruio do Imprio Russo.

17) (Mack-2003) Uma das alternativas abaixo NO corresponde s diferenas entre o Neocolonialismo do sculo XIX e o Colonialismo do sculo XVI. a) Os agentes do Colonialismo foram a burguesia financeiro-industrial e os Estados da Europa, Amrica, enquanto os do Neocolonialismo foram os Estados metropolitanos europeus e sua burguesia comercial. b) As principais reas de dominao do Neocolonialismo foram a frica e a sia, e as do Colonialismo, as Amricas. c) A fase do capitalismo em que o Neocolonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Industrial e Financeiro e a do Colonialismo, Capitalismo Comercial. d) O Neocolonialismo buscava garantir a reserva de mercados e o fornecimento de matrias-primas, enquanto o

20) (Vunesp-2004) Os historiadores costumam distinguir a primeira Revoluo Industrial, ocorrida na Inglaterra no sculo XVIII, de uma segunda Revoluo, datada do ltimo quartel do sculo XIX. a) Estabelea duas distines entre a 1 e a 2 Revoluo Industrial. b) Aponte uma conseqncia poltica da 2 Revoluo Industrial.

21) (Mack-2005) A expanso imperialista do sculo XIX foi um novo passo no processo de mundializao da ordem capitalista, depois das cruzadas, da expanso ultramarina, da colonizao, etc. As populaes africanas e asiticas foram tragadas e incorporadas a uma ordem essencialmente europia.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Cludio Vicentino e Gianpaolo Dorigo

Considerando o fragmento de texto acima, assinale a alternativa correta. a) A busca por mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de matrias-primas determinou que a dominao imperialista fosse realizada por meio de alianas com as elites locais. b) A doutrina cientfica conhecida como darwinismo social oferecia respaldo para a ocupao dos novos territrios, apesar de os intelectuais europeus serem contrrios a essa prtica de dominao. c) Assim como no sculo XVI, defendia-se que era necessrio levar a verdadeira f crist aos infiis, sendo as naes capitalistas responsveis pela expanso espiritual, que efetivamente ocorreu sem resistncias. d) As naes imperialistas afirmavam que os europeus estavam envolvidos em uma misso humanista, que consistiria em melhorar as condies de vida dos nativos, sem entrar em choque com as culturas locais. e) Caberia ao homem branco europeu cumprir sua misso civilizadora e levar aos povos primitivos os benefcios provenientes das sociedades industrializadas e detentoras de modernas tecnologias. 22) (UNIFESP-2005) Em meados da dcada de 1890, em meio terceira longa depresso em trs dcadas sucessivas, difundiu-se na burguesia uma repulsa pelo mercado no regulamentado, em todos os grandes setores da economia. O autor (Martin Sklar, 1988) est se referindo viso dominante entre a burguesia no momento em que o capitalismo entrava na fase A) globalizada. B) competitiva. C) multinacional. D) monopolista E) keynesiana 23) (UNIFESP-2005) Em meados da dcada de 1890, em meio terceira longa depresso em trs dcadas sucessivas, difundiu-se na burguesia uma repulsa pelo mercado no regulamentado, em todos os grandes setores da economia. O autor (Martin Sklar, 1988) est se referindo viso dominante entre a burguesia no momento em que o capitalismo entrava na fase A) globalizada. B) competitiva. C) multinacional. D) monopolista E) keynesiana 24) (Mack-2004) Como a lei da gravitao universal de Newton, a Teoria da Evoluo teve conseqncias revolucionrias fora da rea cientfica. [...] Alguns pensadores sociais aplicaram as concluses darwinianas ordem social, produzindo teorias que as transferiram explicao dos problemas sociais. As

expresses luta pela existncia e sobrevivncia do mais capaz foram tomadas de Darwin para apoiar a defesa que faziam do individualismo econmico. Flvio de Campos e Renan Garcia Oficina de Histria O darwinismo social foi utilizado como argumento para justificar, no sculo XIX, o: a) Colonialismo. b) Imperialismo. c) Liberalismo. d) Socialismo. e) Neoliberalismo.

25) (Unitau-1995) A China, durante o seu imprio, sofrendo presses de vrios pases, foi obrigada a ceder algumas partes do seu territrio a pases europeus. Atualmente, um desses territrios, em poder do Reino Unido, prepara-se para ser devolvido ao governo chins. Trata-se do territrio de: a) Cingapura. b) Macau. c) Taiwan. d) Hong-Kong. e) Saigon.

26) (Fuvest-1999) "Quando os brancos chegaram, ns tnhamos as terras e eles a Bblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, ns tnhamos a Bblia e eles as terras". Essa frase - atribuda a Jomo Kenyatta, fundador da Repblica do Qunia - remete partilha da frica, no quadro do imperialismo europeu. Comente e interprete o trecho.

27) (Fuvest-2000) Na segunda metade do sculo XIX, em face do avano do Ocidente na sia, a China a) tornou-se, como a ndia, uma colnia, com a nica diferena de ser dominada por vrias potncias e no apenas pela Inglaterra. b) reagiu, como o Japo, realizando, ao mesmo tempo, um processo de restaurao imperial e de modernizao econmica. c) manteve, formalmente, seu estatuto de Imprio Celestial, mas ao preo de enormes perdas e concesses s potncias ocidentais. d) conseguiu fechar-se ao Ocidente graas Rebelio Taiping, depois de derrotada pela Inglaterra na Guerra do pio. e) resistiu vitoriosamente a todas as agresses do Ocidente at Pequim ser saqueada durante a Guerra dos Boxers.

28) (UFC-1996) Na(s) questo(es) a seguir escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

bom lembrar: o que chamamos hoje de globalizao era chamado, h cerca de um sculo atrs, de imperialismo. Este conduziu a rupturas sociais e polticas que disseminaram regimes despticos e, mais cedo ou mais tarde, paralisaram as economias submetidas ao poder totalitrio. (Alain Touraine. Riscos do Pensamento nico. In: FOLHA DE SO PAULO. Caderno MAIS. 18 de Fev. 1996. p.7). Sobre o Imperialismo e a Globalizao podemos afirmar: 01. o imperialismo foi o movimento de expanso europeu no sculo XIX em direo aos mercados africano e asitico. 02. a globalizao econmica se caracteriza pela adoo de princpios liberais, tais como, abertura de mercado e Estado mnimo. 04. a expanso imperialista visava principalmente a explorao de metais preciosos e de produtos tropicais. 08. a globalizao econmica coincide com o aprimoramento de tecnologias informatizadas aplicadas ao processo de trabalho. 16. a globalizao econmica se fundamenta em ideologias racistas baseadas no darwinismo social e na superioridade da raa branca. A resposta a soma dos pontos das alternativas corretas.

a) A primeira Guerra do pio foi desencadeada pela Inglaterra, preocupada em eliminar a produo da droga no Oriente e o seu consumo, que se alastrava pela sociedade chinesa e pelo Oriente. b) A primeira Guerra do pio permitiu aos chineses o controle sobre o trfico de pio no Oriente e a recuperao da Mandchria, tomada inicialmente pelas tropas inglesas. c) O fim da primeira Guerra do pio resultou no controle sobre a distribuio do ch pelos comerciantes chineses e no fim da participao dos ingleses no trfico de pio. d) Ao final da primeira Guerra do pio, os ingleses obtiveram, pelo Tratado de Nanquim, a concesso da ilha de Hong Kong e o acesso a novos portos comerciais chineses. e) A primeira Guerra do pio decretou o fim das intervenes ocidentais na China e o estabelecimento de uma poltica de isolamento semelhante quela adotada pelo Japo no mesmo perodo. 31) (Vunesp-2005) A ocupao de regies da frica e da sia, levada a efeito por potncias europias no decorrer do sculo XIX, no se fez pacificamente, a despeito da supremacia blica dos conquistadores. a) Cite dois conflitos nas reas dominadas, decorrentes do processo mencionado. b) Aponte e comente um motivo que justifique o interesse das potncias europias nessas reas. 33) (Mack-2004) O chanceler alemo Otto von Bismarck organizou uma importante reunio, a Conferncia de Berlim (1884-1885). Participaram desse encontro representantes de 15 pases, alm dos Estados Unidos da Amrica. O objetivo desse encontro foi: a) estabelecer as bases da Poltica de Alianas. b) partilhar o Continente Africano. c) formular o Equilbrio Europeu. d) instaurar a Liga do Trs Imperadores. e) organizar os Zollverein.

29) (FGV-2004) "(...) Que tnhamos feito forte e opulenta Inglaterra? (...) No era Portugal um aliado antigo e fiel, correndo com terna solicitude a depor-lhe no estmago insondvel pedaos de seus domnios no Ultramar, a assumir a defesa dos seus mltiplos interesses econmicopolticos, e a lanar-se-Ihe nos braos magnnimos nas horas de turbao e de amargura?(...) Pois no lhe bastavam Bombaim, Tnger, Ceuta, e tantas outras paragens longnquas de que mal sabamos os nomes?(...) O Zaire no tinha j ido na corrente da distribuio leonina de Berlim, em 1885? Ento no era nossa, legitimamente nossa, a bacia do Zambeze?(...)" (TELES. Baslio, Do Ultimatum ao 31 de Janeiro. Esboo de Histria Poltica. 28 ed., Lisboa, Portuglia Editora, 1968, p.7-8) O texto acima refere-se a tenses que se estabeleceram: a) Devido recusa do governo portugus em cumprir os ditames do Tratado de Methuen. b) Devido ao revanchismo portugus aps a perda de suas feitorias localizadas na ndia. c) Devido ao revanchismo ingls provocado pela aliana histrica entre Portugal e Frana. d) Entre Inglaterra e Portugal devido disputa de territrios situados no interior da frica. e) Entre Inglaterra e Portugal, provocadas pela condenao britnica ao trfico negreiro.

34) (Vunesp-2005) I. Em 1914, 85% das terras do planeta eram reas coloniais. O dado impressionante e nos revela de que maneira a Europa tornou-se senhora do mundo. Tal nmero reflexo de um novo movimento imperialista ocorrido principalmente a partir dos anos 1870. () Importa destacar que naquele momento [dcada de 1870] formulou-se um emaranhado de explicaes culturais, humanitrias e filosficas para explicar a necessidade do imperialismo.
(Adhemar Marques e outros, Histria contempornea atravs de textos.)

30) (FGV-2004) No sculo XIX, potncias europias protagonizaram conflitos no continente asitico, devido ao comrcio com a China e produo e venda de pio. Com relao a tais conflitos, correto afirmar:

II. Ainda em 1939, a Gr-Bretanha tinha comrcio internaes comparvel ao dos Estados Unidos, e uma fora industrial to desenvolvida quanto a da Alemanha. () a guerra fria e os conflitos do Oriente Mdio continuavam a onerar o oramento, ao passo que a Alemanha e o Japo, e at a Itlia, concorrentes industriais, podiam se reconstruir sem ter que suportar esses fardos.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

() Na frica do Norte [francesa], por exemplo, a ajuda financeira metropolitana direta quadruplicou, de 1948 a 1951, e, no mesmo perodo, 15% dos investimentos franceses foram para as colnias, proporo que alcanou 20% em 1955.
(Marc Ferro, Histria das colonizaes Das conquistas s independncias Sculos XIII a XX.)

E) pela fundao de instituies destinadas a promover a paz.

a) Como as naes europias justificavam a ocupao e a neocolonizao da frica a partir do sculo XIX? b) No fragmento II, identifique o problema vivido pela Frana e pela Gr-Bretanha em relao aos seus espaos neocoloniais na frica.

37) (FUVEST-2006) A Histria Contempornea, no programa de Histria da FUVEST, contm um item que diz: A Europa em competio (1871-1914): imperialismo, neocolonialismo e belle poque. Indique a) em que consistia essa competio e por que era imperialista. b) o significado da expresso belle poque.

35) (Vunesp-2005) I. Em 1914, 85% das terras do planeta eram reas coloniais. O dado impressionante e nos revela de que maneira a Europa tornou-se senhora do mundo. Tal nmero reflexo de um novo movimento imperialista ocorrido principalmente a partir dos anos 1870. () Importa destacar que naquele momento [dcada de 1870] formulou-se um emaranhado de explicaes culturais, humanitrias e filosficas para explicar a necessidade do imperialismo.
(Adhemar Marques e outros, Histria contempornea atravs de textos.)

II. Ainda em 1939, a Gr-Bretanha tinha comrcio internaes comparvel ao dos Estados Unidos, e uma fora industrial to desenvolvida quanto a da Alemanha. () a guerra fria e os conflitos do Oriente Mdio continuavam a onerar o oramento, ao passo que a Alemanha e o Japo, e at a Itlia, concorrentes industriais, podiam se reconstruir sem ter que suportar esses fardos. () Na frica do Norte [francesa], por exemplo, a ajuda financeira metropolitana direta quadruplicou, de 1948 a 1951, e, no mesmo perodo, 15% dos investimentos franceses foram para as colnias, proporo que alcanou 20% em 1955.
(Marc Ferro, Histria das colonizaes Das conquistas s independncias Sculos XIII a XX.)

38) (Fatec-1997) Ata Geral da Conferncia de Berlim - 26 de fevereiro de 1885 "Captulo 1 - Declarao referente liberdade de comrcio na bacia do Congo ... Artigo 6 - Todas as Potncias que exercem direitos de soberania ou uma influncia nos referidos territrios comprometem-se a velar pela conservao dos aborgenes e pela melhoria de suas condies morais e materiais de existncia e a cooperar na supresso de escravatura e principalmente no trfico de negros; elas protegero e favorecero, sem distino de nacionalidade ou de culto, todas as instituies e empresas religiosas, cientficas ou de caridade, criadas e organizadas para esses fins ou que tendam a instruir os indgenas e a lhes fazer compreender e apreciar as vantagens da Civilizao." Pela leitura do texto acima, podemos deduzir que ele: a) demonstra que os interesses capitalistas voltados para investimentos financeiros eram a tnica do tratado. b) caracteriza a atrao exercida pela abundncia de recursos minerais, notadamente na regio sul-saariana. c) explicita as intenes de natureza religiosa do imperialismo, atravs da proteo ao dos missionrios. d) revela a prpria ideologia do colonialismo europeu ao se referir s vantagens da Civilizao. e) reflete a preocupao das potncias capitalistas em manter a escravido negra.

a) Como as naes europias justificavam a ocupao e a neocolonizao da frica a partir do sculo XIX? b) No fragmento II, identifique o problema vivido pela Frana e pela Gr-Bretanha em relao aos seus espaos neocoloniais na frica.

39) (UNICAMP-1995) Ao exaltar o imperialismo ingls, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas: 36) (VUNESP-2006) difcil acreditar na guerra terrvel, mas silenciosa, que os seres orgnicos travam em meio aos bosques serenos e campos risonhos.
(C. Darwin, anotao no Dirio de 1839.)

Na segunda metade do sculo XIX, a doutrina sobre a seleo natural das espcies, elaborada pelo naturalista ingls Charles Darwin, foi transferida para as relaes humanas, numa situao histrica marcada A) pela concrdia universal entre povos de diferentes continentes. B) pela noo de domnio, supremacia e hierarquia racial. C) pelos tratados favorveis aos povos colonizados. D) pelas concepes de unificao europia e de paz armada.

"Aceitai o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exlio, Para que sejam os servidores de seus cativos." a) Como esses versos de Kipling explicam o imperialismo ingls? b) Quais as reas mais cobiadas pelo imperialismo ingls e por qu?

40) (UFBA-1998) A poltica colonizadora imperialista fundamentou-se na "diplomacia do canho", ou seja, foi conseguida pela fora, embora travestida de ideais que a justificavam: os colonos eram portadores de uma "misso

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

civilizadora, humanitria, filantrpica e cultural" e estavam investidos de altrusmo, j que abandonavam o conforto da metrpole para "melhorar" as condies de vida das regies para onde se dirigiam. (VICENTINO, p. 243) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, possvel afirmar: (01) O texto descreve a estrutura do colonialismo mercantil que vigorou do sculo XIV ao XV. (02) A queda do colonialismo mercantil propiciou o desenvolvimento do livre comrcio e da livre concorrncia bem como o combate permanncia da mo-de-obra escrava. (04) A poltica imperialista descrita no texto, alm de apoiar-se no uso da fora, fundamentou-se em uma ideologia justificadora e legitimadora. (08) O imperialismo do sculo XIX foi patrocinado pelo capital comercial e pelos Estados metropolitanos europeus. (16) O enfraquecimento poltico e econmico de naes europias imperialistas, aps a Segunda Guerra Mundial, abriu espao para os movimentos de libertao das reas dominadas. (32) A dependncia econmica, verificada entre pases africanos e asiticos frente a suas antigas metrpoles europias, caracteriza as relaes neocolonialistas existentes no mundo, aps a Segunda Guerra. (64) A doutrina Monroe foi responsvel pelo fortalecimento dos movimentos de contestao ao imperialismo norte-americano, na Amrica Latina. Marque como resposta a soma dos itens corretos.

42) (UFSCar-2000) O final do sculo XIX assistiu a um processo de diviso e de ocupao de territrios internacionais pelos pases desenvolvidos. a) Qual o termo que usualmente se aplica a esta expanso econmica, poltica e territorial? b) Em que aspectos essa expanso, caracterstica dos sculos XIX e XX, difere da explorao colonialista do Antigo Regime da poca moderna? 43) (UNICAMP-2001) Os 450 anos compreendidos entre a chegada de Vasco da Gama, em 1498, e a retirada das foras britnicas da ndia, em 1947, constituem um verdadeiro perodo histrico. (Adaptado de K. M. Pannikar, A dominao Ocidental na sia, So Paulo, Paz e Terra, 1977, p.19.) a) Explique o que representou para europeus e indianos a chegada de Vasco da Gama ndia em 1498. b) Caracterize o processo de descolonizao da ndia, que culminou com a retirada dos ingleses em 1947. c) Defina, a partir do enunciado acima, o que um perodo histrico.

41) (FGV-1999) "A violncia colonial no tem somente o objetivo de garantir o respeito desses homens subjugados; procura desumaniz-los. Nada deve ser poupado para liquidar suas tradies (), preciso embrutec-los pela fadiga. Desnutridos, enfermos, se ainda resistem, o medo concluir o trabalho: assestam-se os fuzis sobre o campons, vm civis que se instalam na terra e o obrigam a cultiv-la para eles. Se resiste, os soldados atiram, um homem morto; se cede, degrada-se o carter, no mais um homem; a vergonha e o temor vo fender-lhe o carter, desintegrar-lhe a personalidade." (Jean-Paul Sartre/1979) O texto acima expressa a violncia colonial como: a) desestruturadora no apenas das tradies culturais, mas fundamentalmente do prprio sujeito subjugado; b) dialtica, pois o sujeito colonizado passa a ter os valores do colonizador aps sua desestruturao; c) diretamente vinculada s experincias em frica e sia; d) cruel, porm necessria para a constituio da modernidade; e) resultado direto da ao do sujeito subjugado.

44) (UNICAMP-2000) Na origem do pitoresco h a guerra e a repulsa em compreender o inimigo: na verdade nossas luzes sobre a sia vieram, inicialmente, de missionrios irritados e de soldados. Mais tarde chegaram os viajantes comerciantes e turistas que so militares frios: o saque se denomina shopping e as violaes so praticadas honrosamente nas casas es-pecializadas. (...) Criana, eu era vtima do pitoresco: tinham feito tudo para tornar os chineses apavorantes (...). (Adaptado de Jean-Paul Sartre, Colonialismo e Neocolonialismo) a) Retire do texto dois personagens da colonizao europia da sia e da frica do sculo XVI ao sculo XX e explique qual o seu papel na explorao e dominao colonial. b) Explique como a Revoluo Cultural Chinesa de 1968 se posicionou frente aos valores econmicos e culturais do Ocidente.

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

45) (UNICAMP-2004)

AFRICA EM 1880

AFRICA EM 1914

Mapas extrados de H. L. Wesseling, Dividir para dominar: a partilha da frica, 1880-1914. So Paulo: Revan/Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1998, p. 462-463. a) A que processo histrico os mapas acima se referem? b) Quais os interesses dos europeus pela frica, nesse perodo? c) Caracterize o processo de descolonizao da frica.

46) (VUNESP-2008) Os sertes A Serra do Mar tem um notvel perfil em nossa histria. A prumo sobre o Atlntico desdobra-se como a cortina de baluarte desmedido. De encontro s suas escarpas embatia, fraglima, a nsia guerreira dos Cavendish e dos Fenton. No alto, volvendo o olhar em cheio para os chapades, o forasteiro sentia-se em segurana. Estava sobre ameias intransponveis que o punham do mesmo passo a cavaleiro do invasor e da metrpole. Transposta a montanha arqueada como a precinta de pedra de um continente era

um isolador tnico e um isolador histrico. Anulava o apego irreprimvel ao litoral, que se exercia ao norte; reduzia-o a estreita faixa de mangues e restingas, ante a qual se amorteciam todas as cobias, e alteava, sobranceira s frotas, intangvel no recesso das matas, a atrao misteriosa das minas... Ainda mais o seu relevo especial torna-a um condensador de primeira ordem, no precipitar a evaporao ocenica. Os rios que se derivam pelas suas vertentes nascem de algum modo no mar. Rolam as guas num sentido oposto costa. Entranham-se no interior, correndo em cheio para os sertes. Do ao forasteiro a sugesto irresistvel das entradas. A terra atrai o homem; chama-o para o seio fecundo; encanta-o pelo aspecto formosssimo; arrebata-o, afinal, irresistivelmente, na correnteza dos rios. Da o traado eloqentssimo do Tiet, diretriz preponderante nesse domnio do solo. Enquanto no S. Francisco, no Parnaba, no Amazonas, e em todos os cursos dgua da borda oriental, o acesso para o interior seguia ao arrepio das correntes, ou embatia nas cachoeiras que tombam dos socalcos dos planaltos, ele levava os sertanistas, sem uma remada, para o rio Grande e da ao Paran e ao Paranaba. Era a penetrao em Minas, em Gois, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, no Brasil inteiro. Segundo estas linhas de menor resistncia, que definem os lineamentos mais claros da expanso colonial, no se opunham, como ao norte, renteando o passo s bandeiras, a esterilidade da terra, a barreira intangvel dos descampados brutos. Assim fcil mostrar como esta distino de ordem fsica esclarece as anomalias e contrastes entre os sucessos nos dous pontos do pas, sobretudo no perodo agudo da crise colonial, no sculo XVII. Enquanto o domnio holands, centralizando-se em Pernambuco, reagia por toda a costa oriental, da Bahia ao Maranho, e se travavam recontros memorveis em que, solidrias, enterreiravam o inimigo comum as nossas trs raas formadoras, o sulista, absolutamente alheio quela agitao, revelava, na rebeldia aos decretos da metrpole, completo divrcio com aqueles lutadores. Era quase um inimigo to perigoso quanto o batavo. Um povo estranho de mestios levantadios, expandindo outras tendncias, norteado por outros destinos, pisando, resoluto, em demanda de outros rumos, bulas e alvars entibiadores. Volvia-se em luta aberta com a corte portuguesa, numa reao tenaz contra os jesutas. Estes, olvidando o holands e dirigindo-se, com Ruiz de Montoya a Madrie Daz Tao a Roma, apontavam-no como inimigo mais srio. De feito, enquanto em Pernambuco as tropas de van Schkoppe preparavam o governo de Nassau, em So Paulo se arquitetava o drama sombrio de Guara. E quando a restaurao em Portugal veio alentar em toda a linha a repulsa ao invasor, congregando de novo os combatentes exaustos, os sulistas frisaram ainda mais esta separao de destinos, aproveitando-se do mesmo fato para estadearem a autonomia franca, no reinado de um minuto de Amador Bueno.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

No temos contraste maior na nossa histria. Est nele a sua feio verdadeiramente nacional. Fora disto mal a vislumbramos nas cortes espetaculosas dos governadores, na Bahia, onde imperava a Companhia de Jesus com o privilgio da conquista das almas, eufemismo casustico disfarando o monoplio do brao indgena.
(EUCLIDES DA CUNHA. Os sertes. Edio crtica de Walnice Nogueira Galvo. 2 ed. So Paulo: Editora tica, 2001, p. 81-82.)

Onde quer que tenha conquistado o Poder, a burguesia (...) afogou os fervores sagrados do xtase religioso (...) nas guas geladas do clculo egosta. (...) Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo (...) Em lugar do antigo isolamento de regies e naes que se bastavam a si prprias, desenvolvem-se um intercmbio universal, uma universal interdependncia das naes. (Marx e Engels. Manifesto de 1848.) Lakshmi Mittal, presidente de origem indiana da Mittal Steel, a maior siderrgica do mundo, provocou um terremoto na Arglia. A empresa argelina (...) rompeu no incio do ms um dos tabus mais enraizados na Arglia, o chamado popularmente fim-de-semana islmico, que inclui a quinta e a sexta-feira. (...) Para as empresas e os rgos argelinos que mantm relaes com o estrangeiro, a defasagem entre um fim-de-semana [o islmico] e outro [o universal, no sbado e domingo] uma tremenda complicao. Eles s tm trs dias teis por semana (segundas, teras e quartas) para trabalhar com o resto do mundo... (El Pas, 19.06.2007.) Escritos em pocas distintas e tendo naturezas distintas, os textos no deixam de manifestar algumas semelhanas de contedo. Compare-os e indique essas semelhanas. 47) (VUNESP-2010) O imperialismo colonial europeu do final do sculo XIX e incio do sculo XX mudou a geopoltica do continente africano, fragmentando-o em fronteiras representadas pelo aparecimento de novos espaos lingusticos e novas dinmicas espaciais e econmicas.

a) em 1895, Frana, Gr-Bretanha, Portugal, Espanha, Alemanha e Itlia fizeram um acordo de diviso da totalidade do continente africano. b) os imprios coloniais, a partir da Conferncia de Berlim, dominaram a frica para instalar indstrias, visto que era algo inexistente na Europa. c) os pases envolvidos nesse processo necessitavam de mercados exteriores, matrias-primas agrcolas e minerais para compensar o declnio da industrializao na Europa. d) a repartio da frica foi um projeto civilizador europeu, que, para ser estabelecido, exigiu a destruio social das oligarquias locais. e) o imperialismo apoiou-se tambm nas rivalidades nacionalistas britnica, francesa e alem, que originaram novos espaos lingusticos na frica. 48) (UFMG-1998) O retorno do territrio de Hong Kong administrao chinesa, em 1997, encerrou um longo perodo de domnio britnico na regio, que teve incio com o Tratado de Nankim, em 1842. a) Cite o interesse fundamental da Inglaterra na China no sculo XIX. b) Cite e explique uma transformao ocorrida no relacionamento entre ingleses e chineses aps a Guerra do pio. c) Apresente a estratgia utilizada pelas potncias europias para estabelecer o domnio do Imprio Chins.

49) (Fuvest-2003) Tarzan, foto de 1931

(Marc Ferro, Histria das Colonizaes, 1996. Adaptado.)

Analisando o mapa, pode-se afirmar que

Os personagens acima, difundidos pelo cinema em todo o mundo, representam a) o modelo de bom selvagem segundo a teoria do filsofo J. Jacques Rousseau. b) o prottipo da mestiagem defendido pelas teorias do nazi-facismo. c) o ideal de beleza e de preservao ambiental difundidos pela ideologia do american way of life. d) a superioridade do homem branco segundo os defensores da expanso civilizatria ocidental. e) um valor esttico permanente no mundo ocidental, criado pela cultura grega, a partir do mito de Ulisses e Penlope.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito
1) Resposta: B 2) Resposta: A 3) Resposta: D 4) Resposta: B 5) Resposta: D Na segunda metade do sculo XIX, o desenvolvimento das foras produtivas e a formao de grandes corporaes com interesses internacionais caracterizaram a fase do capitalismo denominada monopolista.

15) Resposta: C 16) Resposta: D 17) Resposta: A Houve uma inverso na alternativa a: o colonialismo, ligado ao contexto da Idade Moderna e ao mercantilismo, tinha como sujeito os Estados Absolutistas e, como instrumento, a burguesia comercial. J o Neocolonialismo, ligado ao liberalismo do sculo XIX, tinha como instrumento os Estados da Europa e da Amrica e, como sujeito, a burguesia financeiro-industrial.

6) Resposta: C 7) Resposta: B 8) Resposta: A 9) Resposta: C 10) Resposta: E 11) Resposta: D 12) Segundo o texto, a "sociedade civilizada" entendida como o imprio da "lei" e da "justia" que, por suposto, no eram comuns entre os "sulinos". Acrescente-se que o conceito envolve tambm no violar aquilo que ele chama de "direitos dos Estados Unidos". Pode-se afirmar que a Amrica Latina tem um papel secundrio no plano das relaes internacionais para os Estados Unidos. As intervenes ocorreram, sobretudo, sob dois contextos: quando ocorreu insolvncia financeira suspenso do pagamento da dvida externa e por ocasio dos problemas decorrentes do conflito poltico-ideolgico da Guerra Fria.

18) Resposta: D O imperialismo do sculo XIX caracterizou-se pela dominao poltica e econmica das grandes potncias europias sobre territrios da sia e da frica. O objetivo era se apropriar de novos mercados e de novas reas fornecedoras de matrias-primas. Essa poltica culminou na realizao da partilha dos territrios mencionados entre os pases hegemnicos, processo chamado neo colonialismo.

19) a) A Primeira Guerra Mundial teve entre suas principais causas as disputas imperialistas entre as grandes naes europias, principalmente pelo controle de territrios na sia e na frica. Um exemplo dessas tenses foi a famosa Questo Marroquina, que acirrou as rivalidades entre Frana e Alemanha. b) As derrotas militares do Imprio Russo diante da Alemanha durante a guerra aceleraram o processo de desagregao do regime do czar Nicolau II. A fome, o alistamento compulsrio, o grande nmero de mortes e a corrupo generalizada ajudaram a precipitar o desfecho revolucionrio de 1917.

20) a) O aluno poderia selecionar duas das distines abaixo: 1 Revoluo Industrial: 1. Alcance restrito (Noroeste da Europa) 2. Utilizao de energia hidrulica e a vapor 3. Setores de vanguarda: txtil e metalrgico 4. Livre iniciativa 5. Preponderncia do capital produtivo sobre o financeiro 2 Revoluo Industrial: 1. Maior alcance (Japo, Estados Unidos e diversas reas da Europa) 2. Utilizao de novas fontes de energia (eltrica, derivados de petrleo) 3. Setores de vanguarda: qumico e siderrgico 4. Tendncia formao de monoplios

13) Resposta: C 14) V, V, F

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

5. Ascenso do capital financeiro b) Dentre as vrias conseqncias polticas, pode-se observar: de um lado, a consolidao da burguesia por meio das revolues liberais e nacionalistas; de outro, a emergncia do proletariado urbano, que, por meio de aes reivindicatrias e revolues de cunho socialista (como o cartismo e a Comuna de Paris), adquiriu uma identidade prpria. Por ltimo, a industrializao agravou o nacionalismo ao produzir a expanso imperialista, gerando conflitos internacionais que culminaram com a ecloso da Primeira Guerra Mundial.

33) Resposta: B 34) a) O neocolonialismo foi justificado pelo argumento da superioridade racial e do fardo do homem branco, segundo o qual as naes europias teriam a obrigao de levar a civilizao aos povos da frica, considerados atrasados. b) De acordo com o fragmento II, a Frana e a GrBretanha passaram a ter gastos elevados com a manuteno de seus imprios coloniais, ao mesmo tempo que precisavam obter recursos para sustentar a mobilizao militar tpica da Guerra Fria. Dessa forma, seus oramentos se desequilibravam.

21) Resposta: E 22) Resposta: D 23) Alternativa: D 24) Alternativa: B 25) Resposta: D 26) O texto refere-se a dominao branca da frica dando destaque as pessoas que se utilizando da Bblia com a misso de levar estes povos, que segundo eles eram aculturados, a f crist. Mas na verdade a inteno era a de dominar estes povos e ocupar suas terras. 27) Resposta: C 28) Soma: 01+08+02= 11 29) Resposta: D 30) Resposta: D 31) a) Dentre os conflitos ocorridos na sia e na frica, envolvendo a resistncia s potncias colonizadoras, o candidato poderia citar: Guerra do pio (1840-42), na China; Guerra dos Sipaios (1857), na ndia; Revolta dos Boxers (1900), na China; Guerra dos Beres (1899-1902), na frica. b) A expanso econmica decorrente da Segunda Revoluo Industrial ampliou a necessidade de matriasprimas e de mercados consumidores de produtos industrializados. Na sia e na frica, encontravam-se reas que atendiam a essas condies e nas quais, alm disso, era possvel aplicar capital excedente. Por isso foram transformadas em novos espaos de explorao capitalista.

35) a) O neocolonialismo foi justificado pelo argumento da superioridade racial e do fardo do homem branco, segundo o qual as naes europias teriam a obrigao de levar a civilizao aos povos da frica, considerados atrasados. b) De acordo com o fragmento II, a Frana e a GrBretanha passaram a ter gastos elevados com a manuteno de seus imprios coloniais, ao mesmo tempo que precisavam obter recursos para sustentar a mobilizao militar tpica da Guerra Fria. Dessa forma, seus oramentos se desequilibravam.

36) Alternativa: B 37) a) A competio entre os pases europeus foi uma decorrncia das necessidades expansionistas criadas pela Revoluo Industrial. Assim, a busca de mercados para os seus produtos e capitais provocou uma nova forma de dominao, na sia e na frica, que deu origem ao imperialismo. b) A expresso belle poque designa um perodo anterior Primeira Guerra Mundial em que a vida urbana passou a refletir os avanos produzidos pela industrializao. Dessa maneira, paralelamente ao enriquecimento da alta burguesia e ao aumento da classe mdia, houve a eletrificao das cidades e a implantao de projetos urbansticos, criando uma sensao de progresso e prosperidade que se manifestou tambm na cultura.

38) Resposta: D 39) Kipling justifica o imperialismo ingls como sendo um fardo que o homem obrigado a carregar, sendo um ser superior , o homem branco tem que levar a civilizao a que deve ser seu dominado. sia e frica

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

40) Soma: 16+04=20 41) Resposta: A 42) Imperialismo ou Neocolonialismo. Esta forma visava atender as necessidades criadas pela industrializao, buscando mercados consumidores de produtos industrializados e fornecedores de matriasprimas. Enquanto o colonialismo mercantilista visara ao fortalecimento do Estado, o Imperialismo visava o fortalecimento da burguesia das grandes potncias. Para isso, colonizou novas reas na frica e na sia e assumiu o controle econmico de pases perifricos, por exemplo, Amrica Latina e no Oriente. 45) a) Ao neocolonialismo (imperialismo). b) Principalmente busca de matrias-primas e de mercados consumidores; mas tambm escoamento de excedentes demogrficos europeus e aplicao, no setor tercirio das colnias africanas, de capitais excedentes dos pases industrializados. c) A descolonizao da frica ocorreu no contexto da Guerra Fria, com maior intensidade na dcada de 1960. O processo se deu por duas vias: pacfica (colnias britnicas e quase todas as colnias francesas) e violenta (colnias portuguesas). A descolonizao foi seguida, na maioria dos casos, por guerras civis de origem tnica. 46) No fragmento do Manifesto Comunista, Marx e Engels fazem referncia funo civilizadora do capital, na medida em que a racionalidade burguesa pe por terra crenas e ritos irracionais que serviriam como obstculo explorao mais eficiente do trabalho. Ao mesmo tempo, j constatavam a expanso imperialista rumo a novos mercados, internacionalizando o capital com a insero de reas at ento perifricas em uma economia tornada global. O segundo texto descreve um conflito tpico do perodo ps-Guerra Fria, em que se opera uma acelerao do processo de internacionalizao do capital, no atual contexto da globalizao. Verificam-se, portanto, conflitos semelhantes aos identificados por Marx no sculo XIX e decorrentes do confronto da racionalidade capita- lista com sociedades e valores tradicionais 47) Alternativa: E 48) Os ingleses viam na China um grande mercado consumidor para o seus produtos e para o pio. A China derrotada na guerra foi obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, abrindo seus portos ao livre comrcio, abolindo o sistema de fiscalizao e entregando a ilha de Hong Kong Inglaterra. As potncias europias foraram a China a assinar tratados, sendo forada a se abrir para o comrcio intenacional. 49) Resposta: D

43) A chegada de Vasco da Gama ndia, em 1498, significou a eliminao dos intermedirios rabe-italianos no comrcio das especiarias e, dessa forma, na transio da Idade Mdia para a Idade Moderna. A descolonizao da ndia foi marcado por forte imperialismo britnico na regio. Para protestar contra o Imperialismo dos Ingleses, Gandhi se destacou por exercer forte oposio Inglaterra atravs da luta pacfica. um intervalo de tempo que contm certas caractersticas econmicas, polticas, sociais e culturais que o identifica e o singulariza no processo de transformaes que costumamos chamar de histria.

44) a) O texto apresenta como personagens da colonizao europia na frica e na sia os missionrios, os soldados e os viajantes comerciantes e turistas. Os missionrios representam uma dominao de ordem cultural, com a imposio de um sistema de valores cristo e europeu aos povos africanos e asiticos, resguardados pelos homens das armas, os soldados. Estes representam a dominao militar sobre a frica e sia e a possibilidade de estabelecimento de instituies europias nas reas dominadas. J no caso dos viajantes, h a representao bsica da "venda da Europa", dos objetos produzidos na Europa industrial aos africanos e asiticos. b) A Revoluo Cultural Chinesa significou uma oposio radical ao sistema de valores econmicos e culturais europeus. Mao Ts-tung, lder revolucionrio chins, instigou a negao do conhecimento produzido pelo que considerava ser o "sistema burgus". Chegou-se at ao fechamento das universidades na China, o que, de certa forma, esteve associado ao atraso chins do perodo.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Potrebbero piacerti anche