Sei sulla pagina 1di 12

37 Encontro Anual da ANPOCS 23 a 27 de setembro de 2013 - guas de Lindia, SP.

EDITAL 2013
Edital para: a) Inscrio de propostas temticas para formao de Seminrios Temticos (ST); b) Inscrio de propostas temticas para formao de Simpsios de Pesquisas PsGraduadas (SPG); c) Submisso de resumos para os Seminrios Temticos (STs) aprovados; d) Submisso de resumos para os Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas (SPGs) aprovados; e) Submisso de propostas de Mesas-Redondas. I. Observaes iniciais Este edital versa sobre processo seletivo para: a) inscrio de temticas para composio de Seminrios Temticos (STs); b) Inscrio de propostas temticas para formao de Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas (SPG); c) Submisso de resumos para os Seminrios Temticos (STs) aprovados; d) Submisso de resumos para os Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas (SPGs) aprovados; e) Submisso de propostas para realizao de Mesas Redondas para o 37 Encontro Anual da ANPOCS, a ser realizado de 23 a 27 de setembro de 2013, na cidade de guas de Lindia, SP. Cabe ressaltar que todo e qualquer envio de proposta de atividade ou trabalho dever ser feito atravs de sistema eletrnico on-line, disponvel atravs do website da instituio http://www.anpocs.org.br No sero aceitas propostas enviadas por email, correio convencional, diretamente coordenao da atividade ou secretaria da Associao.

II. Principais Prazos para Composio da Programao Cientfica


Perodo 22/02 a 20/03/2013 Descrio Destinado a Titulao

Perodo para inscrio de propostas Coordenadores-Proponentes temticas para Seminrio Temtico mnima: Doutor(a) (ST). Perodo para inscrio de propostas Coordenadores-Proponentes temticas para Simpsio de Pesquisa mnima: Doutor(a) Ps-Graduada (SPG) Divulgao das propostas de STs e SPG Pesquisadores em geral . aprovados. Perodo para submisso de resumos Pesquisadores em geral. aos STs aprovados. mnima: Mestrando(a) Perodo para submisso de resumos Pesquisadores em geral. aos SPGs aprovados. mnima: Mestrando(a)

22/02 a 20/03/2013

Titulao

09/04/2013

10/04 a 25/04/2013 10/04 a 25/04/2013 25/03 a 25/04/2013 26/04 a 15/05/2013

Titulao

Titulao

Prazo para o envio de propostas de Coordenadores-proponentes.Titulao Mesas Redondas mnima: Doutor(a) Perodo de seleo e composio, Coordenadores-proponentes de ST e pelas respectivas coordenaes dos SPG. STs e SPGs da programao final de cada ST e SPG. Divulgao da programao dos STs, Interessados em geral. SPGs e MRs. Prazo limite para efetivao da Pesquisadores que submeteram resumos inscrio dos aprovados e pagamento nos STs e SPGs que foram aprovados. da taxa de inscrio. Prazo mximo para envio dos Expositores de trabalho em Seminrio trabalhos na ntegra dos participantes Temtico (ST) e nos Simpsios de dos STs e SPGs Pesquisa Ps-Graduada (SPG).

22/05/2013

18/06/2013

10/08/2013

III. Apresentao Conforme deciso da 37 Assemblia Geral, da Diretoria e do Comit Acadmico da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Cincias Sociais, o 37 Encontro Anual da ANPOCS, a ser realizado em setembro de 2013, ter como formato bsico de organizao os Seminrios Temticos STs, Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas (SPG) e Mesas Redondas (MRs) A programao geral do evento poder ser composta por conferncias, fruns, sesses especiais e outras atividades que forem julgadas pertinentes pela Diretoria e pelo Comit Acadmico da Associao. A programao das sesses de vdeo e das exposies no evento de responsabilidade do Comit de Imagem e Som e da Diretoria da ANPOCS. Para esse processo seletivo, tero prioridade propostas que abordem questes emergentes, ligadas s mudanas experimentadas pela sociedade contempornea, bem como aquelas decorrentes dos desafios tericometodolgicos com que se defrontam os cientistas sociais na atualidade. A seleo das melhores propostas, dentro dos limites de infraestrutura fsica e de financiamento, e com base nos critrios de excelncia, relevncia, interesse cientfico e atualidade, ser feita pelo Comit Acadmico, eventualmente assessorado por consultores ad hoc, e ratificada pela Diretoria da ANPOCS. Consulte, abaixo, as regras especficas para inscrio e envio de colaboraes.

IV. Envio de propostas de trabalho para os STs Seminrio Temtico consiste na reunio de um conjunto de pesquisadores que se propem a fomentar e aprofundar a discusso em torno de determinado eixo temtico a ser apresentado no 37 Encontro Anual. Podem apresentar propostas de trabalho para os STs pesquisadores com condio acadmica mnima de MESTRANDOS.

Excepcionalmente, este ano, os STs sero compostos por duas sesses de trabalho, que ocorrero, no 37 Encontro, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2013, 1 e 2 sesses em horrios determinados. FASE 1 22/02 a 20/03/2013: Prazo de inscrio de temticas para ST Prazo para inscrio de propostas temticas para seminrios. Nesta etapa, os coordenadores-proponentes devero se inscrever atravs do site da ANPOCS e indicar dados como titulao acadmica, ttulo da atividade, ementa, justificativa, relevncia da proposta e eventual histrico da proposta (data de existncia da temtica/grupo nos Encontros da ANPOCS e outras atividades realizadas) alm de outras eventuais informaes que considerarem pertinentes. Cada proposta de seminrio dever indicar 1 Coordenador(a) e 1 Coordenador(a) Adjunto(a). vedada a apresentao de mais de uma proposta temtica pelo(a) mesmo(a) coordenador(a)proponente ou coordenador(a)-adjunto(a)-proponente. FASE 2 10/04 a 25/04/2013: Prazo de submisso de trabalhos nos STs aprovados Perodo para inscrio de colaboraes individuais (ou em coautoria) nos STs do evento. Neste momento, o(a) pesquisador(a) dever preencher formulrio geral de inscrio no Encontro e, depois, encaminhar sua colaborao cientfica, com ttulo do trabalho, resumo (at 1200 caracteres, com espao) e um anexo em arquivo doc.word ou pdf, contendo o resumo expandido de at 10.000 caracteres, com espao e mais outras informaes que considerar pertinentes. Em caso de aprovao da proposta, o(a) pesquisador(a) dever concluir sua inscrio, efetuando o pagamento at 18 de junho de 2013, e compromete-se a encaminhar para a ANPOCS, at o dia 10 de agosto de 2013, a ntegra de seu trabalho, ficando ciente da prioridade da Associao na publicao eletrnica e/ou impressa desse contedo no portal das Cincias Sociais Brasileiras / ANPOCS. O cumprimento dessa exigncia requisito para participao no Encontro.

IMPORTANTE: - Na Fase 2, somente sero aceitas colaboraes de pesquisadores que estiverem na condio acadmica mnima de mestrando(a)s; - Como os seminrios so simultneos, cada pesquisador(a) poder enviar uma nica proposta de trabalho para um nico ST. vedada a participao de um mesmo(a) autor(a) em mais de um ST, salvo quando na condio de coautoria. Nestes casos, o trabalho somente poder ser apresentado pelo primeiro autor, conforme cadastro efetuado nos formulrios on-line. - Certificados e publicao a) tanto o primeiro autor quanto os coautores, desde que devidamente inscritos e presentes no evento, com a consequente apresentao dos trabalhos programados, recebero certificados de participao; b) somente sero publicados em formato eletrnico os trabalhos selecionados e que efetivamente sejam apresentados pelo(s) autor(es) durante o evento, com a devida quitao das taxas de inscrio. Observaes adicionais: 1) O uso de trabalhos e pesquisas de terceiros, mesmo que parcialmente, sem o devido crdito e pr-autorizao do(s) envolvido(s), constitui falta grave e pode implicar na excluso dos envolvidos de todas as atividades da Associao; 2) O primeiro autor ser formalmente considerado o responsvel pela apresentao do trabalho no evento; 3) Podero ser indicados at 3 (trs)autores para cada trabalho inscrito. Havendo acima de 2 (dois) coautores, os nomes excedentes tero que ser registrados na verso final do trabalho;

4) A devida e correta identificao dos autores de cada trabalho compe um dos pilares ticos da atividade acadmico-cientfica. Neste sentido, deve-se atentar para a indicao dos autores realmente envolvidos na produo das pesquisas a serem apresentadas; 5) Acrescenta-se ainda que orientadores de mestrado ou doutorado NO podem ser considerados co-autores de trabalhos, salvo quando ocorrer efetivo trabalho conjunto. FASE 3 26/04 a 15/05/2013 (composio, por parte dos coordenadores, da programao final de cada ST). - prazo para que os coordenadores de ST realizem, via site da ANPOCS, a seleo dos trabalhos inscritos na FASE 2 e componham a programao final de cada seminrio temtico. Para a concluso desta etapa do processo de seleo, as coordenaes de seminrios temticos devero cumprir os seguintes procedimentos e regras: - compor, via on-line, o programa detalhado das duas sesses de trabalho, indicando o ttulo das sesses e a ordem de apresentao dos trabalhos; - selecionar, dentre as colaboraes encaminhadas, 5 (cinco) trabalhos a serem apresentados por sesso, totalizando um limite mximo de 10 trabalhos para exposio oral; - incluir, facultativamente, at 1 (um) coordenador(a) e/ou at 1 (um) debatedor(a) por sesso de trabalho; - observar, na composio da programao, a incorporao de pesquisadores de, no mnimo, 3 (trs) diferentes unidades da federao e de 4 (quatro) diferentes instituies de ensino e pesquisa; - indicar, dentre os candidatos que apresentarem essa demanda, quais os 2 (dois) participantes a serem financiados pela ANPOCS. Os demais participantes devero recorrer a outras fontes de financiamento;

- o tempo previsto para cada sesso de trs horas e meia, assim distribudas: 120 (cento e vinte) minutos para as exposies, at 40 (quarenta) minutos para o(a) debatedor(a), 20 (vinte) minutos para o intervalo, sendo o tempo restante destinado ao debate com o pblico presente na atividade.

V. Envio de propostas de trabalho para os Simpsios de Pesquisas PsGraduadas (SPGs)

. Observaes iniciais. Os Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas (SPGs) visam priorizar, mas sem dar exclusividade, a resultados de pesquisa de mestrado e doutorado. De forma diversa dos encontros anteriores, em que os painis buscavam suprir essa demanda, os SPGs procuram criar um espao maior e mais profcuo de discusso, privilegiando alunos de ps-graduao. A dinmica dos SPGs ser idntica dos STs com apresentao de Papers os quais sero apresentados e discutidos em sesso nica pelos coordenadores, pelo debatedor e pblico presente. A submisso de propostas ocorrer do seguinte modo: FASE 1 - 22/02 a 20/03/2013: Inscrio de propostas temticas. O proponente de temas aos SPGs deve ter titulao mnima de DOUTOR. As propostas de simpsios sero avaliadas e selecionadas pelo Comit Acadmico da ANPOCS, levando em conta os critrios de diversidade regional e institucional e a relevncia temtica da proposta. Nesta fase, os coordenadores-proponentes devero se inscrever atravs do site da ANPOCS e indicar dados como titulao acadmica, ttulo da atividade, ementa, justificativa, relevncia da proposta, alm de outros eventuais informaes que considerarem pertinentes. vedada a apresentao de mais de uma proposta temtica pelo(a) mesmo(a) coordenador(a)-proponente.

FASE 2 10/04 a 25/04/2013: Submisso de propostas resumos para os SPGs aprovados. O proponente de proposta para apresentao de trabalho deve escolher somente 1 (um) SPG para enviar seu resumo, que ser avaliado pelos coordenadores de SPGs aprovados, que levaro em conta a diversidade regional e institucional. A seleo tambm buscar uma distribuio equitativa de mestrandos, doutorandos e pesquisadores, ainda que a prioridade seja dada aos ps-graduandos. Para participar como apresentador de trabalho, o proponente deve ser no mnimo MESTRANDO. Nesta fase, a submisso de resumos dever ser atravs do site da ANPOCS contendo: a) ttulo da pesquisa; b) resumo simples de at 1200 caracteres com espao; c) Resumo expandido de at 10.000 caracteres com espaos; d) dados de demais autores se houver; e) Agncia de fomento da pesquisa (se houver); f) objeto e objetivos: viso geral sobre a pesquisa com definio clara do objeto e dos objetivos; g) Metodologia: sntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes; h) Resultados e Concluses: indicar os principais resultados e concluses obtidos, de acordo com os objetivos propostos; i) Referncias Bibliogrficas Sintticas; alm de outras eventuais informaes que considerar pertinentes. Ateno: Os itens de (c) a (i) devero constar de arquivo DOC (Word) ou PDF (Adobe) a ser anexado no momento do envio da proposta. vedada a apresentao de mais de uma proposta temtica. Caso o co-autor do paper seja o orientador do proponente, a apresentao dever ficar a cargo do orientando e o certificado ser emitido somente em seu nome. O pesquisador que sugerir uma proposta tema para o SPGs, no poder ser coordenador em STs. Do mesmo modo, o participante no poder apresentar trabalhos nas duas atividades (leia-se STs e SPGs), salvo em coautoria e se forem papers diferentes.

As propostas devero ser submetidas nica e exclusivamente online via sistema do 37 Encontro Anual da ANPOCS dentro do prazo regulamentar citado acima. Cada SPG ser composto por 5 (cinco) trabalhos que sero discutidos em horrio determinados. - Certificados e publicao a) tanto o primeiro autor quanto os co-autores, desde que devidamente inscritos e presentes no evento, com a consequente apresentao dos trabalhos programados, recebero certificados de participao, exceto no caso de coautorias com orientadores; b) somente sero publicados em formato eletrnico os trabalhos selecionados e que efetivamente sejam apresentados pelo(s) autor(es) durante o evento, com a devida quitao das taxas de inscrio. VI. Mesas-Redondas: Regras para a apresentao de propostas O processo para envio de propostas para a realizao de mesas-redondas tambm dever ser feito via internet. Cada proposta dever indicar um(a) coordenador(a) e at trs expositores, que apresentaro diferentes pontos de vista sobre a temtica proposta. Cabe ressaltar que, devido a seu formato diferenciado, critrios como senioridade, titulao acadmica e notria especializao dos participantes na temtica proposta tero um peso na seleo por parte do Comit Acadmico e a Diretoria da ANPOCS. Ateno: objetivando ampliar a participao da comunidade, no ser permitida a participao de um(a) mesmo(a) pesquisador(a) em mais de uma mesa-redonda. Respeitando-se estas condies gerais, sero financiados pela ANPOCS at 2 (dois) participantes por mesa-redonda, respeitando a cidade da instituio qual pertence, ou em segundo caso, a cidade em que reside o participante sempre dentro do territrio nacional. dia e

As propostas para apresentao de MRs devem respeitar as seguintes regras gerais: - Cabe a(o) coordenador(a)-proponente da mesa cadastr-la junto ANPOCS, via o site www.anpocs.org.br, incluindo os dados de cada um dos participantes e indicando os dois nomes a serem financiados; - Propostas de mesas para o 37 Encontro Anual da ANPOCS podero ser apresentadas por pesquisadores com titulao acadmica mnima de doutor(a) e pertencentes a um dos centros ou programas de ps-graduao filiados ANPOCS.; - Cada proposta dever indicar, em campos especficos do formulrio: justificativa da relevncia do debate proposto; indicao dos participantes com suas respectivas filiaes institucionais, titulaes acadmicas, e-mails, nmeros de telefones e fax mais endereos para correspondncia;

- Recomenda-se que toda proposta contemple, no mnimo, duas diferentes unidades da federao e duas ou mais instituies de ensino e pesquisa; - As propostas completas devero ser registradas no sistema eletrnico no prazo de 25/03 a 25/04 de 2013.

VI. Financiamento - A ANPOCS somente financiar pesquisadores includos no programa, observando-se os seguintes critrios: Mesas-Redondas: limite de at 2 (dois) participantes indicados pelo(a) proponente/coordenador(a) da mesa-redonda. Seminrio Temtico: limite de at 2 (dois) pesquisadores por grupo, indicados pela coordenao do ST dentre os participantes programados (coordenadores de sesso, debatedores e/ou expositores de trabalho). ATENO: o limite de 2 financiados INCLUI 1 membro da coordenao do ST. 10

Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas: limite de at 2 (dois) participantes indicados pelo(a) coordenador(a) de cada SPG.

- IMPORTANTE: - Tanto os participantes com exposio oral de Seminrio Temtico (STs) quanto de Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas (SPGs) que no encaminharem a ntegra de seus trabalhos no prazo estabelecido de at 10/08/2013, perdero automaticamente o direito ao financiamento pela Associao; - Financiamentos cancelados por falta de entrega de trabalho no podero ser transferidos para outro participante; - O financiamento via ANPOCS vlido para o territrio nacional, cobrindo parcialmente despesas de transporte coletivo e a hospedagem (apartamento compartilhado) durante os dias do Encontro. Quando a opo de apartamento for single, a complementao ser por conta do participante; - Passagens areas: ser emitida passagem area nacional, em trajeto de ida e volta (e em datas e horrios pr-determinados pela organizao do evento), a partir da capital do estado de origem do(a) pesquisador(a) para a cidade de Campinas (SP) ou, na indisponibilidade deste destino, a alternativa mais prxima disponvel, a critrio da ANPOCS. Eventuais alteraes no bilhete areo, solicitadas pelo participante, e que impliquem em custos adicionais, sero cobertas pelo(a) prprio(a) pesquisador(a). OBRIGATRIA a devoluo ANPOCS dos comprovantes de embarque dos bilhetes areos utilizados. Em caso de no utilizao da passagem, o(a) financiado(a) fica obrigado a comunicar formalmente e de imediato a ANPOCS. Participantes financiados de instituies fora do territrio nacional no tero direito a passagem area, somente a hospedagem durante o evento; - Os coordenadores dos STs, SPGs e Mesas-Redondas selecionados so responsveis por informar aos demais participantes a relao dos nomes 11

indicados para financiamento e eventuais outras orientaes que objetivem aprimorar a organizao interna das atividades. Em caso de dificuldades, basta contatar a Secretaria da ANPOCS, atravs do e-mail berto@anpocs.org.br; - Os participantes indicados para financiamento devero observar rigorosamente as regras especficas estabelecidas pela ANPOCS; - Pesquisadores financiados pela Associao ficam cientes de que podem ser convocados para atuar como pareceristas em concursos e outras atividades organizadas pela instituio. VII. Inscrio - O pagamento de taxa de inscrio e credenciamento OBRIGATRIO a todos os participantes do evento. Os pesquisadores selecionados para apresentao de trabalho em STs e SPGs devero efetuar a quitao de suas inscries no prazo mximo de 18 de JUNHO DE 2013. Os boletos para pagamento estaro disponveis a partir de 05 de JUNHO de 2013.

VIII. Envio de Papers pelos participantes em atividades programadas - Todos os expositores de trabalho que forem selecionados para Seminrios Temticos e Simpsios de Pesquisas Ps-Graduadas, financiados ou no pela ANPOCS, devero encaminhar a ntegra de seus papers, a serem publicados em verso eletrnica, at a data de 10 de AGOSTO de 2013 respeitando as regras de formatao: capa de rosto contendo o n e ttulo do ST ou SPG em que est inserido; ttulo do artigo e nome completo do autor(a); - O no cumprimento da exigncia acima implicar na perda do direito ao financiamento disponibilizado pela Associao e na impossibilidade de divulgao comunidade das pesquisas apresentadas.

12

Potrebbero piacerti anche