Sei sulla pagina 1di 2

Cordel do Estatuto da Criana e do Adolescente Vou contar para vocs O que deixou to contente Todo o nosso pas, Porm

especialmente A quem a todo instante Um pblico to importante: Criana e adolescente. Quando no ano 90, Julho convm ressaltar, O Governo Federal Resolveu sancionar O Estatuto por lei Que muito serviu, direi Para nos auxiliar. Antes dos anos noventa, Lembram bem as entidades, E toda a populao As reais dificuldades Pra criana e adolescente Em especial carente De famlia de verdade. E aps ser sancionada Pouca gente acreditou Que fosse posta em prtica, Mas tanto se lutou! Agora temos a lei E ento amigos sei Que a espera terminou S sabe o valor do ECA Quem vivia a perecer busca de um auxlio Pra poder se defender Sem ele o pblico em questo Vivia sem soluo Sem saber o que fazer. Mas para firmar o ECA No fora to fcil no. Movimentos sociais, Lutando deram-se as mos E juntos com a sociedade Defendendo tal idade Conseguiram essa ao. Por isso esse pblico alvo Tem muito a comemorar Tambm todo segmento Que esteve a lutar No s no treze de julho Podemos mostrar orgulho Pois o ECA aqui est.

Mas intil amigos Se ficarmos todos ss Tentando fazer cumpri-lo. Temos que juntar a voz. Sempre que algum precisar Deve o ECA apresentar Pra se desatar os ns. A seguir selecionamos Uns artigos pra voc Ver a grande importncia Que o ECA veio trazer criana e adolescente E a toda a nossa gente Bora amigo, vamos ver? ARTIGOS 2 e 4 Considera-se criana, (Essa lei observou), A pessoa que tiver A idade inferior A 12 anos de idade - Digo-lhe sem vaidade, Assim sem tirar nem pr. Este artigo se completa Dando a seguinte verdade: adolescente quele. Que estiver na idade De doze a dezoito anos, Como todo ser humano, Tem direito liberdade... ...Cultura e dignidade. Tambm esporte e lazer, Alm disso tem direito De em famlia conviver E toda a comunidade (com toda dignidade) Dever lhes acolher. E dever da famlia Governo e populao Assegurar o direito A sade e educao, Alimento, moradia, Promoo (e com) harmonia (:) profissionalizao. ARTIGO 16 Compreende (meu amigo) O direito liberdade: Ter direito ida e volta, Seja no campo ou cidade, Brincar, ter religio, Expressar opinio Na poltica e sociedade. ARTIGO 53-54 Crianas de zero a seis Tm direito educao, creches, pr-escola, Sendo uma obrigao Do estado, assegurar-lhes (O cuidado e sempre) dar-lhes Toda esta proteo.

Criana e adolescente, Como instituto legal, Tem direito ao ensino Mdio e fundamental, Gratuito, e o respeito (Isso mais que direito) Do professor, afinal. ARTIGO 60 Quanto execuo De trabalho, (o que a lei diz?) S ser executado Na condio de aprendiz Por menores de 14 (Que podem at fazer pose) Pra esta idade o que condiz. ARTIGO 62 (Tem-se como) aprendizagem A seguinte formao: A tcnico profissional, Segundo a legislao, (Que est exposta nas frases) Das diretrizes e bases Da, em vigor, educao ARTIGO 70 dever de todo mundo Prevenir a ocorrncia De violarem os direitos Da infncia e adolescncia. (J que em nossa sociedade Com tamanha falsidade Encontramos tal tendncia.) ARTIGO 74 Fica a cargo do poder, Pblico, esta empreitada De regular espetculos E ento manter informada, (Sem qualquer um retrocesso) A faixa etria de acesso Ou seja, a idade adequada. ARTIGO 75 S podero ingressar E permanecer nos locais, De exibio de espetculos, * Acompanhados dos pais Ou por responsvel sano As crianas de 10 anos E a seguir temos mais. ARTIGO 76 As emissoras de rdio E de teledifuso Nos horrios reservados Para o pblico em questo S exibiro programas Que venham contribuir Para sua formao.

ARTIGOS 81 e 82 Armas munies e fogos, Explosivos e bebidas? criana e adolescentes a venda proibida! Assim como a hospedagem S se os pais acompanharem Em toda e qualquer guarida. ARTIGO 98 Se os direitos nessa lei, Reconhecidos citados, Sofrerem alguma ameaa Ou se forem violados Os meios de proteo Com certeza devero Logo ser acionados. Por ao ou omisso Da sociedade ou Estado. Ou daqueles a quem fora (pais ou responsveis) Este pblico confiado, Ou em razo da conduta, Do pblico-alvo citado. ARTIGO 131 H um rgo permanente Encarregado de zelar Que se cumpram os direitos Que estamos a falar Que age com autonomia, Implacvel todo dia, o Conselho Tutelar. ARTIGO 132 Assim em cada municpio Pelo menos haver, Composto por cinco membros, Um Conselho Tutelar Os quais sero escolhidos, Sem o uso dos partidos, Pelo voto popular! ARTIGO 146 A autoridade a que Esta lei faz referncia o juiz da infncia Juventude (adolescncia) a lei judiciria, A qual no arbitrria, Quem d tal provenincia. Esta lei aqui exposta Deve assim ser entendida Como algo que chegou Para melhorar a vida De criana e adolescente Daqueles, principalmente Que viviam sem sada.

Cabe a cada um de ns Exigir seu cumprimento Indo s autoridades Ou at ao parlamento Pra que o ECA no seja Reclames de quem verseja Palavra lanada ao vento. Este cordel importante, Amigos termino aqui. Quem tiver alguma dvida Favor s conferir No ECA a informao Que um simples co-irmo Fizera pra lhe servir. Crianas e adolescentes, Porm devem entender Que alm dos tantos direitos, Que enumerei pra voc, H deveres a cumprir Pra no amanh que vir Ser cidado pra valer. de Manoel Messias Belizario Neto

Potrebbero piacerti anche