Sei sulla pagina 1di 11

A Columbfilia a arte de criar e treinar os pombos-correio!

! Actualmente, o pombo-correio tem a sua verdadeira dimenso na rea desportiva : que o apurado instinto e o sentido de orientao que estas aves tm em voltar em voltar ao local onde nasceram e foram treinados, propicia um universo de competies, que consiste basicamente em soltar os pombos em regies distantes dos seus pombais, com o objectivo de que regressem o mais rpido possvel!

Um pouco de Histria

No passado, eles foram uma importante ferramenta nos cenrios de guerra. Actuavam como mensageiros entre os soldados nos campos de batalha e suas respectivas bases! Na I Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos-correios foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episdio do Forte de Vaux, e a herica batalha de Vrdun! Na II Guerra Mundial, assistiu-se ao xito das mensagens aladas, sempre que as comunicaes via-rdio eram interceptadas ou perturbadas pelos inimigos! Existem pombos-correios condecorados por mrito de guerra .

Como se distingue um Pombo-Correio?

Pelo seu voo especial, sua vivacidade, sua plumagem macia e

sedosa, sua anatomia, seu instinto gregrio e sentido de orientao! No seu estado natural, no se afasta demoradamente do seu pombal (treinos de 30 a 45 minutos), voltando ao seu pombal quando o columbfilo os chama! Quando em competies (concursos), percorrem grandes distncias regressando o mais rpido possvel! considerado um autntico atleta do ar!

Efeitos da prtica deste desporto

A prtica desta modalidade desenvolve os sentimentos biolgicos da Natureza, na sensibilizao da proteco do meio ambiente e da natureza! O columbfilo chega a estabelecer um entendimento muito forte com os seus pombos, como um treinador de futebol com os seus pupilos! Entendimento necessrio para enviar os seus pombos para os concursos, com o objectivo de que regressem o mais rpido possvel! Favorece ainda uma estreita ligao entre os columbfilos, criando-se uma amizade sincera e desportiva! O columbfilo quando espera os seus pombos, cria um enorme estado de ansiedade, de nervosismo interior, de emoo e de expectativa, que tem a sua maior expresso no momento da chegada dos seus pombos, apreciando e valorizando os seus alados depois do esforo realizado por estes!

Em que consiste este desporto?

Os pombos que participam em competies (concursos), so encestados nas diversas colectividades espalhadas por todo o Pas, e conduzidos ao ponto de solta previamente designado, transportados em camies com estruturas especialmente adaptadas a este fim. So depois soltos, para que regressem ao seu pombal, sendo comprovados chegada atravs de um aparelho constatador (registando as horas, minutos e segundos em que deu entrada no seu pombal e foi constatado). Depois feita a leitura dos respectivos aparelhos e a classificao do concurso!

O pombal
Os pombais variam de uma regio para outra. Podem ser totalmente abertos, semi-abertos ou fechados, construdos em madeira ou alvenaria, podendo-se instalar em terraos, jardins, stos ou varandas.

Deve estar exposto ao sol, estar bem limpo e livres de parasitas

Aprovao dos pombais pela FPC e seu licenciamento pela Autarquia local

Segundo a legislao em vigor, a edificao de pombais de pombos-correios est sujeita a prvio licenciamento camarrio. Assim, para evitar futuras situaes desagradveis, aconselhamos que, aps a elaborao do projecto de construo (plantas), as mesmas sejam enviadas Federao, acompanhadas da memria descritiva e mapa de implementao do pombal, para que, de acordo com o estipulado na lei de proteco ao pombo correio, sejam sujeitas a aprovao e registo federativo. Aps aprovao do pombal pela FPC, dever, todo o processo, ser submetido aos servios competentes, da respectiva Cmara Municipal, com a finalidade de obter um licenciamento da construo.

Aspectos a ter em conta


A columbfilia um desporto que se pratica no pombal de cada columbfilo ou em aldeias columbfilas (conjunto de pombais de diversos columbfilos integrados num mesmo espao). A alimentao adquire-se em casas da especialidade, sendo composta por uma grande variedade de sementes, ingerindo um pombo uma mdia de 35 gr. dirias. O Pombo-Correio, ave de belssimo porte, considerado a ave mais saudvel do Mundo, pois investigaes cientficas permitiram considerar o pombo-correio como sendo bastante

resistente ou no mnimo muito pouco susceptvel Influenza Aviar (Gripe das Aves), e desta forma no constituir um perigo para a sade humana, no lhe sendo reconhecido qualquer papel relevante na proliferao ou transmisso da referida doena!

Atributos do Pombo-Correio
Possui um esqueleto capaz de resistir ao enorme trabalho dos seus msculos. Dotado de uma grande rapidez de voo , endurance e resistncia fadiga, equilbrio harmonioso de toda a musculatura, plumagem suave e sedosa, so caractersticas que minimizam a resistncia ao vento durante o seu voo. De salientar o seu instinto de regressar ao seu pombal, assim como o inato sentido de orientao. Tudo conjugado, lhes permitido perfazer centenas de kms. a velocidades mdias de 90 ou mais kms por hora .

Que dificuldades enfrenta no regresso ao pombal?

No regresso ao seu pombal so muitas as dificuldades que enfrenta : sistema orogrfico (montanhas), condies meteorolgicas adversas (Chuva, vento, neve, nevoeiro), as aves de rapina e tambm os caadores ( o Pombo-Correio considerado de Utilidade Pblica e protegido por Lei, mas mesmo assim continua a ser alvejado e abatido).

Como se iniciar neste desporto?


O primeiro passo a dar por quem se queira iniciar neste desporto dirigir-se colectividade mais prxima da sua residncia e proceder sua inscrio.Os valores de inscrio (quotas) reportam-se, em regra, ao perodo de um ano e o custo varivel. Depois de inscrito na Colectividade, deve proceder sua inscrio federativa. A quota federativa paga tambm na colectividade, a qual se encarrega de enviar o processo Federao. Desde qualquer idade se pode praticar esta cativante e empolgante modalidade desportiva: COLUMBFILIA!

Os contedos desta pgina foram gentilmente cedidos por: Jos Carlos Almeida Rosa http://josecarlosalmeidarosa.loftgest.com http://josecarlosalmeidarosa.spaces.live.com http://columbofilia.blogs.sapo.pt

Potrebbero piacerti anche