Sei sulla pagina 1di 8

1

UNIVERSIDADE CENTRO DEPARTAMENTO CURSO DISCIPLINA: DOCENTE:

Nome do Aluno

TTULO DO PROJETO DE PESQUISA

NATAL/ RN

NOME DO ALUNO (POR EXTENSO. LETRAS MAISCULAS)

TTULO DO PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Trabalho de Concluso de Curso apresentado disciplina de, ministrada pela professora, do Departamento, da Universidade, para fins de avaliao.

NATAL/ RN

SUMRIO

1 2 3

TEMA ................................................................................................................. 4 PROBLEMATIZAO........................................................................................ 4 OBJETIVOS ....................................................................................................... 4

3.1 GERAL ................................................................................................................ 4 3.2 ESPECFICOS .................................................................................................... 4 4 5 6 7 JUSTIFICATIVA ................................................................................................ 5 METODOLOGIA ................................................................................................. 5 REFERENCIAL TERICO ................................................................................. 6 CRONOGRAMA ................................................................................................. 6 REFERNCIAS .................................................................................................. 7 APNDICE A .................................................................................................. 8 ANEXO A - ........................................................................................................ 8

1 TEMA A escolha de um tema representa uma delimitao de um campo de estudo no interior de uma grande rea de conhecimento, sobre o qual se pretende debruar.

2 PROBLEMATIZAO A problemtica da pesquisa consiste em dizer, de maneira clara e objetiva, qual a dificuldade que se pretende resolver, para qual questo no resolvida se pretende buscar uma soluo; (Deve ser elaborado em tpicos)

3 OBJETIVOS Os objetivos de uma pesquisa indicam o que se vai realizar, ou seja, um enunciado claro e preciso das metas, os fins e os resultados aos quais se aspira chegar com [a pesquisa]. Alguns dos verbos que podem ser utilizados na elaborao dos objetivos so: ANALISAR CONSTATAR ELABORAR EXAMINAR INFERIR AVALIAR DEMONSTRAR ENTENDER EXPLICAR MENSURAR COMPREENDER DESCREVER ESTUDAR IDENTIFICAR VERIFICAR.

3.1 GERAL Trata-se de enunciar o que se pretende com a pesquisa, seus resultados.

3.2 ESPECFICOS Define as etapas a serem cumpridas para alcanar o objetivo geral. (Deve ser elaborado em tpicos de 3 a 5)

4 JUSTIFICATIVA A justificativa envolve aspectos de ordem terica, para o avano da cincia, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade e empresa) e de ordem social (contribuio para a sociedade).

Deve procurar responder: Qual a relevncia da pesquisa? Que motivos a justificam? Quais contribuies para a compreenso, interveno ou soluo que a pesquisa apresentar? Barral (2003, p. 88-89) oferece alguns itens importantes que podem fazer parte de uma boa justificativa. So eles: a) Atualidade do tema: insero do tema no contexto atual. b) Ineditismo do trabalho: proporcionar mais importncia ao assunto. c) Interesse do autor: vnculo do autor com o tema. d) Relevncia do tema: importncia social, jurdica, poltica, etc. e) Pertinncia do tema: contribuio do tema para o debate jurdico.

5 METODOLOGIA A metodologia da pesquisa deve ser entendida como o conjunto detalhado e sequencial de mtodos e tcnicas cientficas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critrios de menor custo, maior rapidez, maior eficcia e mais confiabilidade de informao. (BARRETO; HONORATO, 1998).

6 REFERENCIAL TERICO Nessa etapa analisam-se as mais recentes obras cientficas existentes que tratem do assunto escolhido pelo estudante, com o pressuposto de dar embasamento terico e metodolgico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Atravs do referencial terico, o pesquisador busca explicar os pressupostos tericos, bem como esclarecer as ideias, termos tcnicos e conceitos sobre o tema e as problemticas que sero pesquisados. Deve-ser usar no corpo da redao do referencial terico, citaes diretas (curtas e longas) e indiretas NBR 10520/2002: Citaes em documentos.

7 CRONOGRAMA

REFERNCIAS Obedecer norma 6023/2002 Informao e Documentao: Referncias: Elaborao.

BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivncia na selva acadmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998. BATISTA, Halcima; LEMUEL, Mauro; BORBA, Maria do Socorro de Azevedo. Como elaborar um projeto de pesquisa. [S.l.: s.n.], [200-?]. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientfica: para o curso de Direito. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2001. MELLO, Adriana M. Mestriner Felipe de. O papel do orientador de TCC. [S.l.: s.n.], [200-?]. (Slides). RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia cientfica. So Paulo: Avercamp, 2006.

APNDICE A - Para a elaborao do Projeto de pesquisa devem-se obedecer as seguintes Normas:

NBR 15287:2005 - Informao e documentao Projeto de pesquisa Apresentao. ABNT NBR 6023:2002 Informao e documentao Referncias Elaborao ABNT NBR 6024:2003 Informao e documentao Numerao progressiva das sees de um documento escrito Apresentao ABNT NBR 6027:2003 Informao e documentao Sumrio Apresentao ABNT NBR 6034:2004 Informao e documentao ndice Apresentao ABNT NBR 10520:2002 Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao ABNT NBR 12225:2004 Informao e documentao Lombada Apresentao IBGE. Norma de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993

ANEXO A -

Potrebbero piacerti anche