Sei sulla pagina 1di 15

E STAFETAS

________________________________________ 192 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
DOMNIO DAS TCNICAS III FASE - APERFEIOAMENTO TCNICO B

FASES / NVEIS

CONTEDOS PROGRAMTICOS

I- Ensino / Aprendizagem

- Aquisio da noo de transmisso, atravs de jogos.

- Aquisio da noo de transmisso visual e no visual.

II- Aperfeioamento Tcni- - Aquisio da noo da entrega por baixo e por cima. co A
- Aquisio da noo de zona de balano e zona de transmisso.

- Aperfeioamento da transmisso do testemunho: Preparao, acelerao e transmisso.

III- Aperfeioamento Tcni- Aperfeioamento da transmisso visual e no visual. co B


- Aperfeioamento da entrega por baixo e por cima.

________________________________________ 193 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
DOMNIO DAS TCNICAS I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- Estafetas ida e volta Dividir os jovens em duas equipas que se colocam em fila indiana. Ao sinal de partida, o primeiro atleta corre o mais rapidamente possvel, indo buscar um objecto colocado a uma distncia de 10/15 metros, trazendo-o depois para o entregar ao segundo corredor. Este ir colocar novamente o objecto no stio onde estava, regressando para partir o terceiro atleta e assim sucessivamente, at todos terem realizado o seu percurso. Outra possibilidade: colocar um arco na extremidade do percurso de cada equipa, tendo cada atleta de passar dentro do arco antes de regressar ao local de partida.

- Iniciao s Estafetas

- Estafetas em circuito Organizao semelhante do jogo anterior, com o percurso feito em circuito, com uma distncia entre 30/50 metros, volta de marcas colocadas no terreno. Cada atleta deve fazer o seu percurso no mximo da velocidade e tocar na mo do colega que est em ltimo lugar na fila, como sinal de partida, que far o mesmo percurso e assim sucessivamente, at todos os elementos da equipa terem corrido.

________________________________________ 194 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
PREPARAO NOS CLUBES I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- As equipas trotam, em fila indiana, volta de duas marcas. O primeiro atleta de cada equipa leva um testemunho. A um sinal previamente estabelecido, o atleta corre o mais rapidamente possvel volta do percurso, at transmitir o testemunho ao ltimo atleta da sua equipa que far o mesmo percurso, e assim sucessivamente.

-Iniciao s Estafetas
- Cada atleta s pode pegar numa bola de cada vez. Corre o mais rpido possvel, deixa ficar a bola na caixa central (2) e toca na mo do colega do outro lado do campo, que faz o percurso inversamente, com uma bola na mo, e assim sucessivamente. - Ganha a equipa que primeiro colocar todas as bolas na caixa central.

- Ao sinal do treinador, o primeiro atleta de cada equipa corre o mais rpido possvel, veste o arco por baixo e toca com a mo no colega que inicia o percurso, em sentido inverso. - Ganha a equipa que realizar o percurso em menos tempo.

________________________________________ 195 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
PREPARAO NOS CLUBES I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- Alm de todas as formas jogadas que apresentadas no primeiro passo da Progresso do Ensino, podemos acrescentar um exerccio especfico para a transmisso visual: . Um grupo de atletas corre ao acaso dentro de uma rea delimitada, havendo um testemunho para cada dois atletas. Os atletas devem correr dentro desse espao e transmitirem o testemunho entre eles, sem quaisquer preocupaes tcnicas.

- Introduo da Transmisso Visual

- Um grupo corre ao acaso numa rea de 40 metros. Um testemunho para cada dois atletas. - Os atletas devem passar o testemunho pela frente, pelo lado e por trs. - Trabalhando em pares, devem praticar a transmisso visual numa zona de 20 metros.

________________________________________ 196 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
PREPARAO NOS CLUBES I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- Levar os objectos de A1 para A2, passando por todos os elementos da equipa. - Cada atleta s pode transportar um objecto de cada vez. - Tirar o tempo por equipa. - O jogo termina quando os objectos A1 estiverem em A2. - vencedora a equipa que realizar a actividade em menos tempo.

-Introduo da Transmisso Visual

- Os atletas saem do ponto A, transportando um objecto que colocam no arco do atleta B. Este pega no objecto, corre e leva-o a C e assim sucessivamente. - Ganha a equipa cujo atleta chegar em primeiro lugar a E.

________________________________________ 197 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
PREPARAO NOS CLUBES II FASE - APERFEIOAMENTO TCNICO A

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- Atletas parados, separados entre si pela distncia correcta para a transmisso - pouco mais de um metro. - O mesmo, com os atletas a correr em fila, volta do campo, num ritmo lento, mantendo a distncia correcta. - O mesmo exerccio, comeando a introduzir alguns dos elementos tcnicos fundamentais para uma boa transmisso, como a voz de comando, a extenso correcta do brao para trs, na horizontal e a palma da mo virada para cima. O movimento de entrega descendente, inicia-se apenas quando o alvo, mo, est visvel.

- Introduo Transmisso No Visual

- Corridas de Perseguio,cerca de 50 metros

O primeiro atleta parte do incio da zona de balano e coloca uma marca de sinalizao a cerca de 20 ps do seu local de partida, devendo comear a correr quando o seu colega que, parte 20 metros atrs, passar pela marca. Se o atleta que recebe chega primeiro e o outro tem dificuldade em o apanhar, isso significa que 20 ps muito e a marca deve ser colocada mais prxima. Caso contrrio, se chegar primeiro o atleta que iria entregar, a marca deve ser colocada mais longe do que os 20 ps.

________________________________________ 198 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
PREPARAO NOS CLUBES II FASE - APERFEIOAMENTO TCNICO A

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

-Exerccio idntico ao anterior, com introduo da transmisso do testemunho. -A marca utilizada deve estar distncia que foi encontrada no exerccio anterior, mas os atletas podem continuar a fazer os acertos necessrios. O principal objectivo ligar o que se treinou nos dois exerccios anteriores, a tcnica de transmisso correcta, mas em grande velocidade, com segurana e preciso.

- Introduo Transmisso No Visual

- Em pares, entregar e receber o testemunho, primeiro a andar e depois a trote. - Introduzir as tcnicas de transmisso por baixo e por cima. - Repetir o exerccio em grupos de quatro, passando o testemunho direita-esquerda, ...

________________________________________ 199 ________________________________________

DISCIPLINA: ESTAFETAS
PREPARAO NOS CLUBES III FASE - APERFEIOAMENTO TCNICO B

FAMLIA DE EXERCCIOS
-Transmisses em Velocidade Progressiva

DESCRIO / ESQUEMA

- Trabalho em pares. - Passar o testemunho a uma velocidade mdia, para aumentar a velocidade aos 50/70 metros - 2 a 3 transmisses. - Usar as duas diferentes tcnicas de transmisso por baixo e por cima.

-Definio da Marca e da Posio de Partida

- Colocar a marca e treinar as sadas da posio de partida. - Usar vrias posies de partida: sem contacto com o solo e com uma ou duas mos. - O atleta, que entrega, aproxima-se a uma velocidade sub-maximal.

-Adaptao da Tcnica de Transmisso Velocidade e Condies duma Prova

- (1) Velocidade do testemunho: Cronometrar o tempo que o testemunho leva de A a B. - (2) Competies em pares: Os pares mais rpidos utilizam as pistas de fora.

-Prtica da Sequncia Completa, em diferentes Condies

- Equipas de quatro atletas em pistas separadas com e sem adversrios. - Usar as distncias diferentes, 4x50m ou 4x75m e velocidades diferentes.

________________________________________ 200 ________________________________________

B ARREIRAS

________________________________________ 201 ________________________________________

DISCIPLINA: BARREIRAS
DOMNIO DAS TCNICAS I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FASES / NVEIS

CONTEDOS PROGRAMTICOS

-Aquisio da noo do ritmo da corrida com obstculos regular e irregular. -Ritmos variados, facilitadores de velocidade -Noo de corrida em velocidade mximal, uniforme e com ritmo regular de transposio -Motivao para a disciplina jogos e formas jogadas

I- Ensino / Aprendizagem

-Estabilizao do ritmo da corrida: 4 apoios entre os obstculos -Noo de atitude de corrida tcnica de corrida -Estabilizao da tcnica de transposio atitude no ataque, aco de transposio, recepo no solo e retoma da corrida -Dominar a estrutura rtmica de transposio e de corrida entre as barreiras, a grande velocidade de deslocamento -Noo das fases de corrida partida, entre barreiras e final

II- Aperfeioamento Tcnico A

-Domnio do ritmo da corrida transposio entre barreiras , em velocidade mximal -Anlise e aperfeioamento da tcnica nas vrias fases da corrida: -partida -da partida 1 barreira -entre barreiras e final -transposio Aperfeioamento dos aspectos crticos da tcnica: -atitude de corrida -apoios -ataque barreira -aco de transpr -recepo e retoma da corrida

III- Aperfeioamento Tcnico B

________________________________________ 202 ________________________________________

DISCIPLINA: BARREIRAS
PREPARAO NOS CLUBES I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- Corrida moderada transpondo obstculos variados e a ritmos variados modificao da estrutura cclica da corrida.

- Exerccios de aquisio da noo de transposio de obstculos em corrida

- Corrida para aquisio da noo de passada e de transposio. (dominante horizontal passada de transposio em largura)

- Realizar transposies sucessivamente utilizando vrias formas de locomoo: andar, trote, corrida, corrida rpida, ... - Utilizar obstculos baixos e variados.

- Exerccios de aquisio da noo de tcnica de transposio

- Noo da aco coordenada dos membros inferiores

________________________________________ 203 ________________________________________

DISCIPLINA: BARREIRAS
PREPARAO NOS CLUBES I FASE - ENSINO /
APRENDIZAGEM

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA

- Exerccios de aquisio da noo de ritmo regular: - partidas de p transpr barreiras sucessivas com 2, 4, 6 apoios, ...

- Exerccios de aprendizagem da transposio e ritmo regular


caminhar progressivamente para o ritmo dos 4 apoios - Aumentar, de forma progressiva, a distncia da partida 1 barreira, de 6 para 8 apoios, ...

-Identificar os erros tpicos - Identificar os pontos crticos e respectivos erros: da transposio, a partir - ataque (1) - transposio (2) dos pontos crticos
- recepo (3)

-Correr, com obstculos, em velocidade elevada. -Motivao para jogos e formas jogadas

- Corridas em velocidade, com barreiras a distncias adaptadas e baixas

________________________________________ 204 ________________________________________

DISCIPLINA: BARREIRAS
PREPARAO NOS CLUBES II FASE - APERFEIOAMENTO TCNICO A

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA
- Exerccios de educao e aperfeioamento da tcnica de corrida e dos apoios apoios activos: - skippings (variados) - multissaltos - saltitares, ... - Exerccios de transposio de obstculos baixos em corrida, com ritmos variados: 2, 3, 4 apoios entre barreiras, em corrida lenta e rpida.

-Tcnica de corrida e atitude de corrida

-Corridas de velocidade com barreiras ritmo das 3 passadas

- Corridas de velocidade com obstculos baixos e distncias adaptadas, para estabilizao do ritmo dos 4 apoios entre as barreiras: - utilizao de obstculos baixos - utilizao de zonas de transposio no solo

-Exerccios de aperfeioamento da Tcnica de Transposio

- Exerccios de transposio da barreira: - execuo global da transposio (envolver a barreira) - execuo da aco da perna de ataque - execuo da aco da perna de impulso noo da aco dos segmentos - Exerccios de aperfeioamentos da ligao da transposio e retomada da corrida recepo/corrida

-Exerccios de ritmo -Domnio do ritmo dos 4 apoios, a velocidade elevada

- Corridas de obstculos a velocidades elevadas: - corridas com 3, 4 ou 5 obstculos baixos, a grande velocidade distncias adoptadas - Corridas para aperfeioamento da partida e ataque 1 barreira partidas de p e blocos

________________________________________ 205 ________________________________________

DISCIPLINA: BARREIRAS
PREPARAO NOS CLUBES III FASE - APERFEIOAMENTO TCNICO B

FAMLIA DE EXERCCIOS

DESCRIO / ESQUEMA
- Exerccios de aperfeioamento tcnico das aces de transposio: - ataque da barreira (1) - transposio envolvente (2) - recepo ao solo e retoma da corrida (3) Por cima 2
1
Pelo lado

-Exerccios de aperfeioamento dos aspectos crticos da tcnica de barreiras transposio

3 Procurar o cho
aps transpr e continuar a correr

- Exerccios de partida de blocos e abordagem da 1 barreira

-Exerccios de aperfeioamento da tcnica nas v- - Exerccios de transposio de barreiras sucessivas e parte final rias fases da corrida

-Exerccios de tcnica de corrida e atitude

- Exerccios de aperfeioamento do gesto tcnico da corrida e atitude corporal: - skippings variados e com barreiras baixas - calcanhas ndega - multisaltos - aco dos braos - corridas em acelerao - corridas com obstculos baixos

-Exerccios de domnio da tcnica e velocidade mximal

- Exerccios idnticos s condies de competio e com condies facilitadoras da velocidade mximal obstculos mais baixos que os competitivos: - partidas de blocos - partidas de blocos e ataque primeira barreira - Partida de blocos e transposio de barreiras sucessivas/3 ou 5

________________________________________ 206 ________________________________________

Potrebbero piacerti anche