Sei sulla pagina 1di 7

Tanatologia

o estudo da morte. No passado, pensava-se que a morte era um cessamento puro e simples da vida. Hoje em dia consenso que a morte uma gama de processos que se desencadeia inexoravelmente durante certo perodo de tempo.

A Tanatologia se divide em: Tanatognose Estuda ao diagnstico da realidade da morte (Estudo dos Fenmenos Cadavricos ou Sinais Tanatolgicos); Cronomatognose Estuda a data aproximada da morte.

1) ESPCIES DE MORTE A doutrina costuma a classificar as seguintes espcies de morte: Morte Natural aquela que sobrevm de causas patolgicas ou por malformao do feto; Morte Violenta Aquela que resulta de ao lesiva; Morte Suspeita aquele que ocorre em pessoas de boa sade, de forma inesperada, sem causa evidente, ou com sinais de violncia; Morte Sbita aquela que ocorre de forma imprevista, em segundos ou minutos; Morte Agnica Aquela em que a extino das funes vitais se d paulatinamente.

Obs: Morte Cerebral x Morte Enceflica Ver definio nas aulas do Blanco. - A partir de qual momento est autorizado o transplante de rgos e tecidos? Da morte enceflica confirmada.

2) FENMENOS CADAVRICOS Os fenmenos cadavricos so os sinais da realidade da morte. Eles se dividem em trs espcies, que se sucedem cronologicamente: i. ii. iii. Fenmenos Abiticos Imediatos; Fenmenos Abiticos Consecutivos ou Mediatos; Fenmenos Transformadores.

ABITICOS IMEDIATOS
- Perda de Conscincia - Cessao da Respirao; - Ausncia de Pulso; - Cessao dos Batimentos Cardacos; - Etc.

ABITICOS CONSECUTIVOS
- Desidratao; - Resfriamento; - Livores - Rigidez Cadavrica.

TRANSFORMATIVOS
- Destrutivos; - Conservadores.

2.A) Fenmenos Abiticos Imediatos Estes fenmenos apenas insinuam a morte. So aqueles que se verificam imediatamente aps a suposio de morte. So exemplos deles: Perda da Conscincia; Abolio do tnus muscular com a imobilidade; Perda da sensibilidade; Relaxamento do esfncter; Cessao da respirao; Cessao dos batimentos cardacos.

Na prtica, os mtodos mais utilizados so a ausculta do corao (sinal de Bouchut), a eletrocardiografia e a prova de fluorescncia de Icard.

2. B) Fenmenos Abiticos Consecutivos ou Mediatos So verificados algum tempo aps a morte. No podem ser considerados os melhores indcios de morte ainda. So basicamente quatro ocorrncias, que se do concomitantemente no tempo. I. Desidratao Cadavrica Ocorre pela evaporao tegumentar. Nesse momento, h vrias consequncias da perda de lquidos, como por exemplo: - Perda de peso do corpo; - Pergaminhamento da Pele; - Dessecao das mucosas (boca e lbios); - Fenmenos oculares (ex: tela albuminosa tela que se forma no globo ocular em
funo do acmulo de poeira, j que o olho no se auto hidratada mais // Perda de transparncia da crnea, etc,)

II.

Resfriamento do corpo (ALGOR MORTIS) o corpo comea a resfriar-se, entrando num processo de troca da calor com o ambiente. O resfriamento de idosos e crianas mais rpido que o dos adultos. (Blanco defende que pode ocorrer o aquecimento, se o ambiente estiver mais quente que o corpo ex: sol do deserto) Fatores externos influenciam no resfriamento como vestes, temperatura do local, umidade, etc.; Manchas de Hipstases (LIVOR MORTIS ou Cadavrico) acontece quando da morte do indivduo, o sangue para de circular no corpo e se acumula em determinadas partes do corpo, segundo a fora da gravidade. No incio, o sangue se localiza nas veias, mas, transcorrido algum tempo, podem romper as veias e se alojar no tecido. A partir desse momento, mexer no cadver no ir deslocar o sangue conforme a gravidade, pois j manchou o tecido. - Livores x Morte Agnica Os livores se formam mais lentamente.
(Difere-se da esquimose pequena hemorragia oriunda de leso o sangue penetra de cara no tecido em face da agresso e so fixos, ao contrrio dos livores.)

III.

Os livores podem ser viscerais (rgos internos) ou cutneos (pele);


Rigidez Cadavrica (RIGOR MORTIS) a desidratao muscular que produz a coagulao de miosina associada ao aumento do teor ltico dos msculos, o que leva ao enrijecimento da musculatura. (Ningum cai duro cai mole e vai endurecendo aos poucos).

IV.

Nysten-Sommer: Nos cadveres em decbito dorsal, a rigidez se inicia pela face, mandbula e nuca, seguindo os msculos abaixo at os membros inferiores, voltando pelo mesmo caminho. - Espasmo Cadavricos tambm denominado rigidez plstica. Se d quando antes de morre, em razo de algum choque vital, o indivduo congela numa posio. fenmeno muito raro. - O que a Trade da Morte? com se chama a atuao da LAR (Livor, Algor e Rigor Mortis)

2.C) Fenmenos Transformativos Resultam de alteraes somticas tardias to intensas que a vida se torna absolutamente impossvel. So os melhores sinais da certeza da realidade de morte! Podem ser divididos em: (i) destrutivos e (ii) conservadores. A) DESTRUTIVOS - Autlise aps a morte, cessam as trocas nutritivas intracelulares. Com isso, as clulas se rompem e ocorre a acidificao dos tecidos (por diminuio do pH). - Putrefao Aps a autlise, os micrbios presentes em nosso corpo comeam a agir livremente (sem equilbrio) e com isso, inicia-se um processo de putrefao. A marca desse processo a existncia da MACHA VERDE ABDOMINAL, oriunda dos processos de produo de gases decorrentes da atuao desses microrganismos. D-se na regio abdominal, pois no intestino onde se encontram a maior parte das bactrias. Depois, a mancha verde se espalha por todo tronco, cabea e membros, gerando no defunto uma tonalidade verde-enegrecida na pele.
Nos fetos e recm-nascidos Aqui a mancha verde-enegrecida se inicia nas cavidades dos orifcios, pois eles ainda no tem uma flora de microrganismos como os adultos. Nesses casos, os microrganismos entram pelas cavidades assim que eles nascem, por nos orifcios que se inicia tal processo. Por essa razo a mancha verde se espalha desses locais para o resto do corpo. Nos afogados Como a gua grande meio de cultura desses microrganismos, quando um sujeito morre afogado, a mancha ir aparecer nos locais onde a gua entrou e permaneceu (pulmes e cabea). Por essa razo a mancha verde se espalha desses locais para o resto do corpo.

A putrefao possui 4 fases: 1. Fase de Colorao: fase em que surge a cor verde-enegrecida da pela. Incio da atuao dos micrbios; 2. Fase Gasosa: Os gases internos comeam a se espalhar pelo corpo, inflando o cadver*; 3. Fase Coliquativa: o incio da dissoluo ptrida das partes moles do cadver pela ao das bactrias e da fauna necrfaga**. O corpo exala odor e comea a perde a forma; 4. Fase de Equeletizao: A ao do meio ambiente e da fauna cadavrica** destri o que sobrou.

*Obs: CIRCULAO PSTUMA DA BROUARDEL. (36/48h ps morte)

Com o incio da fase gasoso, a produo de gases que se acumula dentre do corpo humano, desloca novamente o sangue para dentro dos vasos sanguneos, provocando manchas vermelhas escurar irregulares pelo corpo. A presso dos gases nos vasos capilares provoca o descolamento da epiderme, gerando muitas vezes manchas em relevo. Est entre a fase de colorao e a fase gasosa. **Obs: Fauna Necrfaga ou Cadavrica: so os animais, insetos e microrganismo que atuam no processo de decomposio do cadver. - Macerao o fenmeno da transformao destrutiva que afeta os submersos em meio lquido decomposio em lquido.
Lquido contaminado Macerao Sptica; Lquido Intrauterino a partir do 5 ms de gestao - Macerao Assptica.

B) CONSERVADORES - Mumificao o processo artificial de conservao do corpo, que envolve a dissecao retirar de rgos vitais muito utilizado no passado pelos Incas e Egpcios; - Saponificao ou Adipocera a conservao do cadver em face do local onde permanece e de condies fsicas do morto (ex: salas fechadas, solo argiloso e mido, intoxicao pelo lcool, obesidade). Tais fatores fazem com que o cadver adquira uma consistncia untosa, como sabo ou cera, exalando um odor forte, como de queijo. um processo natural.

2.D) CRONOMATOGENESE

FENMENOS ABITICOS CONSECUTIVOS ou MEDIATOS

Incio: Cessao da Vida

ALGOR MORTIS
Mximo: 24/26h
(Nysten-Sommer)

Incio: 1 a 2h Mximo: 8/36h (RIGIDEZ GENERALIZADA)

RIGOR MORTIS

Depois da rigidez, o corpo entra em novo em processo de flacidez. FLACIDEZ: Incio: 24/36h FLACIDEZ GENERALIZADA: 36/48h

Incio: 2 a 3h

LIVOR MORTIS
Fixao Definitiva do Livor: 8/12h
FATORES DESTRUTIVOS (Transformativos)

AUTLISE

Logo aps a morte MANCHA VERDE (Fase da Colorao) Incio: 18/24h (Vero) Mximo: 3 a 5 dia FASE GASOSA Incio: 48/72h Mx: 5 ao 7 dia

PUTREFAO

FASE COLIQUATIVA Incio: 3 SEMANA Durao: Vrios Meses FASE DA ESQUELETIZAO Incio: 3/4 SEMANA Durao: Varivel. (mdia + 36 MESES)

3) LESES ANTE E POST MORTEM

Contudo perodo refeio pesada de 5 a

estomacal digesto: 7h

refeio refeio

mdia leve -

3 1h30m

a a

4h 2h

se encontrar alimentos plenamente reconheciveis - fase inicial da digesto - a pessoa faleceu de 1 a 2hs aps a ltima refeio

Enforcamento:a fora que aperta o lao (de uma corda, por exemplo) o peso do prprio corpo. Estrangulamento:a fora que aperta o lao qualquer outra fora que no seja a do prprio corpo. Pode ser feita pela mo de algum, mas apertando o lao.

Esganadura:mos humanas apertando o pescoo de algum. No h lao.

Essas aes deixam sulco na vtima.

A)

Enforcamento:

o impedimento da passagem de arrespirvel pela constrio do pescoo por um laofixo, acionado pelo peso da prpria vtima, comofora ativa. Suicdio o mais comum, mas tambm pode ocorrer em um Homicdio, em um Acidente ou em uma execuo judicial (nos lugares, onde permitido).

Tipos de Enforcamento: 1) Completo: Caracteriza-se pela suspenso completa do corpo ou 2) Incompleto: Ocorre suspenso parcial do corpo, que fica apoiado em alguma superfcie.

Caractersticas da Leso: Leso externa: Sulco geralmente nico, oblquo e ascendente. O lao interrompido no nvel do n. N na regio occipital o mais comum (tpico).

B)

Estrangulamento

o impedimento da passagem de ar respirvel, que ocorre pela constrio do pescoo atravs de um lao acionado por uma fora estranha, de forma ativa. Homicdio o mais comum, mas tambm pode ocorrer por acidente e suicdio (suicdio rarssimo).

Caractersticas da Leso: Leso externa: freqentemente duplo ou mltiplo, horizontal, contnuo e uniforme em todo o pescoo, por baixo da cartilagem tireidea. Ausncia de n.

C)

Esganadura:

Tambm conhecido como estrangulamentopelas mos, o impedimento da passagem de arrespirvel pela constrio do pescoo pelas mos.Sempre Homicdio, impossvel ocorrer por acidente ou suicdio. Sinais externos e internos de asfixias

Congesto de face; Cogumelo de espuma; Equimoses de pele e mucosa; Fenmenos cadavricos alterados; Projeo da lngua; Exoftalmia; Fluidez e cor do sangue; Congesto polivisceral; Equimoses viscerais (Petquias de Tardieu e Paltauf)

Potrebbero piacerti anche