Sei sulla pagina 1di 30

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM FORMULAO E GESTO DE POLTICAS PBLICA

PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA DA POLCIA MILITAR DO PARAN E A SEGURANA PBLICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICPIO DE CAMPO MOURO

Carlos Agenor Bueno da Silva

Artigo apresentado como requisito parcial para a obteno do ttulo de especialista em Formulao e Gesto de Polticas Pblicas.

Orientadora: Prof. Dr. Hilka P. Vier Machado

Maring 2009 1

PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA DA POLCIA MILITAR DO PARAN E A SEGURANA PBLICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICPIO DE CAMPO MOURO
Aluno: Carlos Agenor Bueno da Silva Orientadora: Prof. Dr. Hilka P. Vier Machado

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo mostrar a forma de atuao, em questo de segurana pblica, voltada para as escolas estaduais, desenvolvida pela Polcia Militar do Paran, denominada de Patrulha Escolar Comunitria, fazendo uma anlise se esta forma de atuao, com a presena do Policial Militar no ambiente escolar, tem feito frente s diversas formas de violncia pela qual a escola tem convivido, em especial nos ltimos anos. E ainda se est provocando por meio de suas diversas aes, as mudanas necessrias de comportamento, nas pessoas que vivenciam a escola, para atravs da preveno, transformar a escola em um ambiente mais seguro. O trabalho tem enfoque nas escolas estaduais do municpio de Campo Mouro, utilizando ainda de uma pesquisa realizada junto comunidade escolar, sendo alunos, professores e funcionrios, com o objetivo de fazer um diagnstico para saber quais foram s principais mudanas, aps, a patrulha escolar comunitria comear a atuar junto das escolas. Os resultados apontaram que h uma satisfao com a presena da patrulha escolar, mas tanto alunos, quanto professores e funcionrios solicitaram presena mais intensa da patrulha escolar. Os principais problemas vivenciados, na viso dos professores so as drogas e na viso dos alunos so as brigas e roubos. Palavras-chave: Segurana Pblica; Violncia; Patrulha Escolar.

1. INTRODUO A imprensa nacional constantemente apresenta noticias, opinies ou medidas relacionadas com a segurana pblica, mais precisamente, relativas falta de segurana que notadamente interfere na vida da populao, sobretudo na parcela mais carente, fato que vem atingindo nos ltimos anos tambm pessoas com maior poder aquisitivo, que compem a menor parcela, mas com grande influncia no cenrio nacional. Cavalcanti (2004), afirma que com a globalizao, a qualidade no atendimento das polcias militares do Brasil se tornou condio essencial para essas instituies permanecerem frente da segurana pblica, com isso o cidado passa a exigir um servio de segurana de boa qualidade. Porm, evidente que as polticas pblicas no esto alcanando o objetivo de trazer segurana para toda a populao. A mensagem de que as polticas pblicas adotadas no Brasil tem sido insuficientes no combate criminalidade pode ser avaliada por meio de dados oficiais do Ministrio da 2

Sade e Ipsos, conforme registrado por Carneiro (2007), no ano de 1997, a criminalidade vinha como prioridade nas questes que mais preocupavam a populao para apenas 31% dos brasileiros. J em 2007, depois de uma crescente considervel dos ndices de violncia, pela primeira vez em uma dcada, a violncia tornou-se a maior preocupao do pas, conforme consta: Para 59% dos cidados, a falta de segurana um problema maior que o desemprego ou os baixos salrios. [...] Em 1980, o Brasil registrava 12 homicdios para cada 100.000 habitantes. Em 2005, esse nmero j havia subido para 26 mortes em cada 100.000 habitantes. (CARNEIRO, 2007, p.83) E ainda, segundo Leite (2001, p.1), a violncia j o maior problema a ser combatido e este cenrio catastrfico s devido a fatores que marcam a sociedade atual, como as desigualdades sociais, a tendncia crescente ao predomnio da tica de mercado e da reduo das aes do estado nas questes sociais, em um mundo globalizado, que apresenta altos ndices de desemprego e condies cada vez mais precrias, beirando ao limite das condies de vida e de trabalho, da maior parcela da populao, e ainda:

Neste sentido, no se constitui tarefa fcil dimensionar analiticamente as manifestaes de violncia, com a emergncia de gangues, o trfico de drogas, o comrcio clandestino de armas e at mesmo a criminalidade, situaes vivenciadas, cada vez em maior proporo, por crianas e jovens no Brasil. (LEITE, 2001, p.1).

A violncia passa tambm a ser integrante do cotidiano das crianas e jovens, onde a famlia quando no a principal geradora de violncia nas suas vidas, omissa na proteo dos direitos destes indivduos ainda em processo de desenvolvimento, e em grande parte dos casos, incapazes de se defender das injustias que sofrem no seu cotidiano. Passa a ser natural ainda, que essa violncia que cerca as crianas e jovens no seu dia-a-dia tambm os acompanhe para o ambiente escolar, o que um fator de propores catastrficas j que o ambiente escolar deveria ser civilizado em uma sociedade, afinal proporcionar a educao deveria ser o norte a ser seguido por um pas. Segundo Leite (2001, p.1), o espao escolar at ento era ilha de ordem, onde os alunos estariam em segurana distantes dos perigos que existiam fora dos seus limites.

Qual seria ento a melhor forma de combater a violncia nas escolas? Os mecanismos de segurana que so adotados atualmente esto conseguindo mudar esta realidade de violncia, pela qual a escola est passando nos ltimos anos? Com a finalidade de combater a violncia nas escolas estaduais do Estado do Paran foi implantada a patrulha escolar comunitria, composta por equipes de Policiais Militares preparados e capacitados para atenderem as ocorrncias policiais nas escolas e ainda interagir com a comunidade escolar, para atravs de aes preventivas evitar que qualquer tipo de violncia venha atingir a escola. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar se a patrulha escolar comunitria, sendo um dos setores da corporao que melhor representa a filosofia de polcia comunitria, est alcanando os objetivos para os quais foi criada, ou seja, de mobilizar toda a comunidade escolar para atravs de medidas de natureza preventiva, transformar o ambiente escolar em um local seguro para quem dele participa. Para cumprir este objetivo, ser realizada uma pesquisa em escolas pblicas estaduais do municpio de Campo Mouro. Como objetivos especficos, procurar-se- identificar os principais tipos de violncias sofridos no ambiente escolar, na interpretao de pessoas que vivenciam o ambiente escolar, e ainda conhecer a imagem que alunos, professores e funcionrios projetam dos policiais militares que trabalham na patrulha escolar comunitria do Municpio de Campo Mouro.

2. DO EMBASAMENTO LEGAL 2.1 ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE Na Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), encontra-se alicerada a doutrina jurdica de proteo integral da criana e do adolescente, e traz em seu bojo a necessidade de uma nova postura que deve ser adotada pela escola, famlia, entidades de atendimento, sociedade e o Estado, objetivando proteger os direitos das crianas e adolescentes. No tocante a segurana, a lei estabelece em seu art. 7, o seguinte: Art. 7 - A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. Conforme se pode verificar, a criana e o adolescente necessitam de uma especial ateno por estarem em condio de desenvolvimento. No ECA encontra-se descrito que os

rgos governamentais, por meio de polticas sociais, devem prover o bem estar das crianas e dos adolescentes. Ainda neste sentido, o ECA, em seu Art. 53, estabelece conforme segue:

Art. 53 A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: I igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II direito de ser respeitado por seus educadores; III direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores; IV direito de organizao e participao em entidades estudantis; V acesso a escola pblica e gratuita prxima de sua residncia. Pargrafo nico direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais.

Sem dvida esses so basilares para o pleno desenvolvimento das crianas e dos adolescentes, e fica evidente que o responsvel por assegurar a manuteno destes direitos o Estado. No tocante ao respeito destes direitos nas escolas estaduais, cabe sem dvida escola, e aqui est includa toda a comunidade que de alguma forma est ligada escola, cabe tambm Polcia Militar e ainda a outros rgos que por diversos motivos ainda no se atentaram para a importncia da questo, garantir os direitos mencionados.

2.2 SEGURANA PBLICA NA CONSTITUIO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E NA CONSTITUIO DO ESTADO DO PARAN

Na carta magna, consta a base legal para a atividade policial, que atribuio das Polcias Militares dos estados da federao, sendo responsvel pela segurana pblica dentro do territrio nacional, conforme se verifica em seu texto:

Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I polcia federal; II polcia rodoviria federal; III polcia ferroviria federal; IV polcias civis; V polcias militares e corpo de bombeiros militares. 5

5 s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica ... Baseado nos preceitos legais acima descritos observa-se que dever do Estado prover a segurana pblica, dentro de seu permetro territorial, e importante salientar que a segurana pblica tem sua base na preveno dos crimes, chegando at a aplicao de aes repressivas, quando do cometimento de aes delituosas. Neste sentido, todos os programas desenvolvidos pelas polcias militares no sentido de prevenir o crime, independente de ser voltado para toda a coletividade ou para um pblico especfico, trata-se do cumprimento do contido no texto da constituio federal. No mesmo sentido e ainda com o objetivo da segurana pblica, responsabilidade de todos, contribuir com a segurana e com as aes desenvolvidas pela polcia militar. Com isso, a filosofia de polcia comunitria adotada pela polcia militar do Paran, encontra-se em sintonia com a previso legal. No estado do Paran, a constituio refora a responsabilidade da Polcia Militar com as questes de segurana pblica, dentro das diversas especialidades de policiamento, conforme se observa: Art. 48. A polcia militar, fora estadual, instituio permanente e regular, organizada com base na hierarquia e disciplina dos militares, cabe a polcia ostensiva, a preservao da ordem pblica, a execuo de atividades de defesa civil, preveno e combate a incndios, busca, salvamentos e socorros pblicos, o policiamento de trnsito urbano e rodovirio, o policiamento ferrovirio, de florestas e de mananciais, alm de outras formas e funes definidas em lei.

O Batalho de Patrulha Escolar Comunitria foi criado com o objetivo de compor a estrutura da Polcia Militar, sendo ela responsvel pela segurana em todos os segmentos da sociedade. A atuao da patrulha escolar comunitria encontra-se, portanto definida como uma das formas de policiamento a serem desenvolvidas pela Polcia Militar j que se trata da instituio responsvel pela questo de segurana pblica no estado do Paran.

3. A VIOLNCIA NA ESCOLA

A violncia no ambiente escolar pode ser identificada como um reflexo do seu entorno, sendo de difcil mensurao, pois deve ser levado em considerao diversos fatores que esto inseridos na sociedade como um todo. Ao considerar que as pessoas que compem o ambiente da escola so tambm integrantes da comunidade que a cerca, e que se encontram 6

envoltas a questes complexas no tocante violncia, podendo ser representada, segundo Charlot (1997), por ameaas e agresses de alunos contra professores, pelo abuso de autoridade, pela violncia sexual entre alunos e alunas, uso de armas, consumo de drogas, roubos e furtos contra o patrimnio. No possvel deixar de destacar como um dos maiores problemas vividos pela sociedade moderna que o uso e o comrcio de substncias entorpecentes, que alm dos danos irreparveis que provocam no organismo e na vida de quem faz uso destas substncias, ainda alimenta uma cadeia de violncia sem precedentes. Nesta realidade, a escola sofre duas vezes quanto questo da violncia, pois alm dos fatos j descritos, os quais se podem chamar de questes externas escola, ela ainda convive com fatores internos, como a violncia e indisciplina entre os prprios alunos e destes com os professores ou vice-versa, fatores que somados aumentam cada vez mais as dificuldades de se estabelecer a tranqilidade dentro da escola (GUIMARES,1996, p.77). Toda essa situao de violncia, em que a escola est envolvida, mostra a necessidade de discusso sobre o assunto, com o intuito de estabelecer medidas, projetos e outros mecanismos que de alguma forma tragam resultados no combate criminalidade. Padilha (2003) desenvolveu um trabalho com o objetivo de saber da comunidade escolar da cidade de Cascavel, se os rgos de segurana existentes na poca do estudo, atendiam as expectativas quanto a proporcionar segurana para as escolas. Foram realizadas entrevistas com diretores, professores, e alunos de 8 srie do ensino fundamental e 1 ano do ensino mdio. Os resultados foram preocupantes, pois revelaram que 67% dos entrevistados conheciam alunos que foram vtimas de violncia na escola; 68% afirmaram que os policiais militares que atendiam as escolas no interagiam com a comunidade escolar a respeito dos problemas de segurana da escola e 71% dos entrevistados consideravam no adequados o perfil dos policiais militares que atendiam a escola. A situao atual na questo de segurana nas escolas, requer medidas de conteno da criminalidade dentro e fora das escolas, o mais breve possvel, sob pena de prejuzos para a sociedade.

3.1 PROGRAMAS DE SEGURANA VOLTADOS PARA A ESCOLA

Sero abordados neste item dois projetos que tratam da questo do combate violncia nas escolas, apresentando cada um, enfoques diferentes para a mesma questo.

3.1.1 O Projeto Escola Viva Comunidade Ativa

Trata-se de um projeto elaborado pela Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais no ano de 2002, com a finalidade de preparar as escolas pblicas, para que fossem capazes de atender necessidades educacionais das crianas e jovens mais afetados pelos fenmenos da excluso social e da violncia, procurando garantir as condies para que o processo de aprendizagem acontecesse (MINAS GERAIS, 2002). Esse projeto, num primeiro momento, foi direcionado para as escolas pblicas, tanto estaduais quanto municipais, localizadas em reas de risco da cidade de Belo Horizonte. O projeto escola viva comunidade ativa, tem como elementos bsicos os seguintes preceitos: conhecer para planejar, planejar para mudar, oferecer um sistema de apoio com acompanhamento e avaliao da sua implantao na escola, ou seja, procurar entender o contexto da escola na questo de segurana para poder interagir com a mesma na soluo dos problemas existentes. (MINAS GERAIS, 2002). A condio bsica para a participao da escola no projeto, era a elaborao de um Desenvolvimento Pedaggico e Institucional (PDPI), instrumento que apresentaria as caractersticas da escola, suas necessidades e demandas especficas, devendo ainda indicar seis compromissos bsicos dos gestores, dos educadores e de toda a comunidade em relao escola, que viessem a suprir as expectativas com relao s necessidades e demandas da escola, dentro do limite das possibilidades estabelecidas pelo projeto. (MINAS GERAIS, 2002). As atividades do programa foram realizadas por meio das informaes sobre processos, produtos e resultados e implicam no acompanhamento contnuo, sistemtico e detalhado de todas as aes programadas. A avaliao consiste em verificar o efeito dos impactos dos resultados do programa sobre a aprendizagem, o comportamento e o tipo da convivncia estabelecida no ambiente escolar, alem da participao da comunidade na vida da escola (MINAS GERAIS, 2002). Os resultados esperados objetivam contribuir para a aprendizagem e o

desenvolvimento do aluno, assegurando-lhe o acesso educao, o direito incluso e a permanncia numa escola democrtica que privilegie a pluralidade das dimenses da formao dos alunos e dos prprios profissionais da educao; o reconhecimento da unidade escolar como uma escola integrada vida da comunidade e ainda, que a escola se transforme e passe a atuar de maneira a superar suas dificuldades internas em benefcio de um projeto

comum, como um grupo que aprende com a sua prpria experincia. (MINAS GERAIS, 2002).

3.1.2 Patrulha Escolar Comunitria

A Polcia Militar do Estado do Paran durante seus cento e cinqenta e quatro anos de existncia, vem passando por um processo de desenvolvimento que acompanha o desenvolvimento da sociedade brasileira. O Brasil passa por uma fase de amadurecimento da democracia, caracterizada pela liberdade de expresso, que se confunde com uma liberdade para praticar atos criminosos. Sendo que muitos problemas de segurana da sociedade atual, surgiram neste novo contexto, podendo ser mencionado como exemplo o crime organizado, que pauta suas aes no trfico de drogas, sempre envolto em atos de violncia extrema. Contudo, tem-se, uma sociedade muito mais participativa se comparada de outros tempos, principalmente quando se trata de exigir resultados das autoridades constitudas. Com base neste novo contexto, onde a criminalidade e a violncia se apresentam com um percentual muito mais significativo do que em momentos histricos anteriores, a Polcia Militar do Paran passou a desenvolver suas atividades buscando aproveitar a participao social como mecanismo de combate criminalidade, denominando essa iniciativa de Polcia Comunitria, e usando como modelo as prticas que tiveram sucesso em outros pases como Canad e Japo, que adotaram esta filosofia de policiamento a dcadas e hoje colhem os frutos, com uma sociedade mais segura e pacfica.

3.1.2.1 Histrico

A Polcia Militar do Paran no ano de 1994, com o crescimento da criminalidade e da violncia que prejudicava de forma considervel o ambiente nas escolas da cidade de Curitiba/Pr, procurou implementar aes direcionadas para atender com exclusividade as escolas, proporcionando uma maior segurana para rede estadual e municipal de ensino, que passou a ser denominada de Patrulha escolar. Esta nova ao de policiamento ostensivo, compreendido pelo policiamento fardado e caracterizado pelos equipamentos do policial militar e ainda pela viatura policial devidamente identificada, que tinha o objetivo de inibir a prtica de aes delituosas nas escolas, constitudas inicialmente por duplas de policiais femininas, as quais desenvolviam as suas atividades atravs de patrulhamento motorizado e de permanncia em locais de maior potencial de risco, complementado com visitas programadas 9

aos estabelecimentos de ensino da Capital do Estado, com a finalidade de aumentar a sensao de segurana e ainda a proteo s crianas e aos adolescentes que freqentam as escolas (PARAN, 2003). J a partir do ano de 1997, foi necessria a expanso da Patrulha Escolar, objetivando proporcionar a segurana junto s escolas Pblicas estaduais, municipais e ainda particulares, sendo ampliada para os Municpios de Colombo, Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandar e Quatro Barras, ficando sob responsabilidade dos batalhes policiais militares de rea. No ano de 2001, a PMPR deu incio implantao da nova filosofia e estratgia de polcia conhecido como policiamento comunitrio, tendo iniciado uma srie de medidas de ordem institucional, com um ciclo de cursos e palestras para todo o efetivo da corporao, e buscando abranger todos os setores da instituio desde as equipes de represso ao crime, passando pelas equipes de atendimento de ocorrncias e chegando ao policiamento escolar. Foi lanado um projeto piloto nos bairros de Curitiba, com objetivo de reduzir o crime; reduzir a desordem percebida; melhorar a condio geral de vida no bairro, entre outros, atravs da participao da prpria comunidade que vive nos bairros, interagindo para alcanar os objetivos pretendidos (PARAN, 2003). Como marco da nova atuao da Patrulha Escolar, no ano de 2003 a Dr. Margarete Maria Lemes, Assessora Jurdica do Ncleo Regional de Educao da rea Norte de Curitiba, props ao Comandante Geral da PMPR a criao do programa por uma Escola Segura, dando incio a uma parceria entre a corporao, Ncleo de Educao e a comunidade. Sendo ento elaborado aps vrios debates uma forma de atuao padronizada e bem delimitada da Patrulha Escolar dentro das escolas e principalmente com a participao direta da comunidade escolar na discusso e resoluo dos problemas de segurana de cada escola estadual, constituindo uma ordem de aes que atualmente so a base da atuao da patrulha em todo o Estado do Paran (PARAN, 2003) Sendo sua atuao com base fundamentalmente na preveno, fica em segundo plano a atuao repressiva a crimes e atos infracionais, que a ao delinqente praticada pelo adolescente, e a preveno passa a ser alcanada pela aproximao do policial com os professores, alunos, funcionrios da escola e todas as pessoas que, de alguma forma, tm contato com a escola. Assim, o policial militar passa a atuar como um assessor de segurana, utilizando seu conhecimento tcnico caracterstico da profisso policial militar, para auxiliar esta comunidade escolar a resolver problemas de segurana que surgirem.

10

3.1.2.2 Forma de Atuao

A Patrulha Escolar Comunitria encontra-se estruturada em cinco etapas a serem seguidas pelo patrulheiro escolar. Na primeira etapa o policial militar da patrulha escolar agenda uma data com o diretor da escola e juntamente com o diretor faz um levantamento completo da situao em que as instalaes fsicas da escola se encontram no tocante segurana. Utilizando-se de um formulrio padro, so verificadas as condies em que se encontram os muros, o ptio, a arborizao, o sistema de iluminao, entre outros quesitos, que podem estar relacionados com uma melhor condio de segurana da escola ou ao contrrio, identificar algum ponto que facilite a ao de criminosos nas escolas. De posse destas informaes a patrulha escola elabora um Laudo de Segurana, fornecendo ao diretor da escola as orientaes do que poderia ser modificado para que a escola apresentasse condies estruturais que proporcionasse mais segurana. Este laudo instrui os pedidos de verbas para reparos e adaptaes junto ao rgo responsvel. A segunda etapa compreende a realizao das dinmicas de grupos. Neste momento ocorrem reunies com toda a comunidade escolar, sendo que primeiro feito com os professores e funcionrios da escola, depois com todas as turmas de alunos, ainda com os pais dos alunos e, por fim, com os vizinhos da escola. Durante cada dinmica ocorre a apresentao dos policiais para essa comunidade, criando desde o incio, uma identidade entre o patrulheiro escolar e as pessoas que integram o ambiente escolar. So ento debatidos todos os quesitos relacionados com a segurana da escola, tendo como referncia a resposta pela comunidade a trs perguntas que direcionam a dinmica, sendo elas:

Quais so os problemas de segurana que voc identifica na sua escola? Quais seriam as solues que voc indica para resolver esses problemas de segurana identificados? Qual seria o seu comprometimento, ou seja, o que voc poderia fazer para resolver estes problemas?

Com base nas respostas das trs questes o policial militar pode direcionar a responsabilidade para resoluo dos problemas apresentados, inclusive despertando na comunidade escolar um maior comprometimento com a resoluo dos problemas, passando a buscar de forma conjunta solues que venham a proporcionar maior segurana para a escola. Para finalizar esta etapa realizada uma reunio entre as classes interessadas no assunto, com 11

os seguintes representantes: dos alunos, dos professores, dos funcionrios, da direo da escola, da patrulha escolar, dos pais e dos vizinhos da escola, para com base nas informaes colhidas nas dinmicas, elaborar um plano de ao para escola, com o objetivo de delimitar as responsabilidades e definir o que cada classe dever fazer para que a soma das foras venha a resolver os problemas de segurana da escola. A terceira etapa do programa trata-se de por em prtica as aes constantes no plano de ao, sendo fundamentalmente a concretizao de idias, a tomada de providncias e as mudanas de atitudes e procedimentos. A quarta etapa consiste em palestras, que tem o objetivo de trazer informaes para a comunidade escolar sobre assuntos ligados a segurana da escola, buscando com isso uma mudana de atitude sobre alguns aspectos antes desconhecidos, estando previsto entre outras palestras, sobre: o Estatuto da Criana e do Adolescente, segurana, paz, auto-estima, disciplina, situaes de risco e conflitos. Para finalizar, a quinta etapa, em cada escola elaborado um plano de segurana, novamente com a participao de cada representante da comunidade escolar, juntamente com a patrulha escolar e o ncleo regional de educao, sendo ento registrados todos os passos do programa, com os resultados alcanados e o que ainda deve ser realizado na questo de segurana (PARAN, 2003).

3.1.2.3 A Patrulha Escolar Em Campo Mouro

No municpio de Campo Mouro, foi oficialmente institudo o programa patrulha escolar comunitria em fevereiro de 2006, sendo disponibilizadas duas viaturas policiais militares e passando a se utilizar da nova metodologia de trabalho, com o incio da aplicao das cinco etapas j mencionadas. Num primeiro momento, o programa encontrava-se vinculado ao 11 Batalho de Polcia Militar, que responsvel pelo policiamento ostensivo geral de Campo Mouro e regio. Em Dezembro de 2007, para selar este processo, foi criado o mais novo batalho de Polcia Militar do Estado do Paran, denominado de Batalho de Patrulha Escolar Comunitria. Em Campo Mouro est sediado o terceiro peloto, tendo como rea de abrangncia os Ncleos de Educao das cidades de Umuarama, Cianorte, Goioer e Campo Mouro. Garantindo-se atravs de lei, a continuidade dessa forma de policiamento, impedindo, por exemplo, que a mudana de governo no Estado viesse interromper os trabalhos j desenvolvidos. 12

O terceiro Peloto da patrulha escolar sediado na cidade de Campo Mouro, fazendo parte da terceira Companhia de Patrulha escolar localizada na cidade de Maring, responsvel para aplicar o programa de patrulha escolar comunitria nas quinze escolas estaduais do municpio. Para realizar o policiamento e tambm o desenvolvimento das etapas do programa nas escolas de Campo Mouro so utilizados quatro policiais militares, sendo que este efetivo dividido em duas equipes, uma dupla atuando das sete horas, at s quinze horas e a outra dupla de policiais assume s quinze horas atuando at s vinte e trs horas. Com esta distribuio garantido o atendimento das escolas em todos os trs perodos de aulas. As etapas do programa de patrulha escolar comunitria foram desenvolvidas de forma homognea nas quinze escolas estaduais do municpio, inclusive nas escolas da rea rural da cidade. Durante o ano de 2006 foi realizada a primeira etapa, com o levantamento das condies das instalaes fsicas das escolas. J no ano de 2007 foram desenvolvidas as dinmicas com a comunidade escolar. E ainda durante o ano de 2008 foi desenvolvida a terceira etapa, que a colocao em prtica de um plano de ao, que foi construdo no final das dinmicas com a comunidade escolar e teve a participao de representantes de todos os segmentos da escola e tambm da patrulha escolar na sua elaborao. Fica evidente neste programa que todos os passos da patrulha escolar procuram aproximar o policial militar da comunidade escolar para que o patrulheiro escolar atue como um assessor de segurana da escola, procurando resolver os problemas quando for possvel e de sua competncia, mas, fundamentalmente direcionando os esforos da escola para que ela prpria adote medidas neste sentido. Esse o princpio bsico da filosofia de polcia comunitria que atualmente aplicado na Polcia Militar do Paran, sendo que a patrulha escolar um dos exemplos mais evidentes desta nova filosofia.

4 MTODO DA PESQUISA

Tendo em vista o objetivo do trabalho de analisar o servio desenvolvido pela Polcia Militar do Paran atravs da Patrulha Escolar Comunitria, que se encontra inserido no contexto da segurana pblica, como mecanismo de combate violncia e a criminalidade nos estabelecimentos de ensino do estado, foi escolhida para amostra um percentual das escolas estaduais do municpio de Campo Mouro.

13

No tocante a metodologia utilizada, enquadra-se como quantitativo exploratrio, pois, de acordo com Cooper e Schindler (2003), apresenta a possibilidade de desenvolver os resultados dos questionamentos para aplicaes futuras. Trata-se de um estudo estatsticodescritivo, j que, conforme Trivios (1987), visa expor as caractersticas apresentadas pela patrulha escolar comunitria, a respeito de um determinado fenmeno, ou seja, o atendimento oferecido em questo de segurana, para as escolas estaduais de Campo Mouro. Em relao amostra, essa foi do tipo probabilstica por conglomerados, ou seja, dividiu-se as escolas em subgrupos e focalizou-se apenas um subgrupo. No Municpio de Campo Mouro, localizado na regio Noroeste do estado do Paran, esto em funcionamento quinze escolas estaduais, sendo que destas, trs esto localizadas na rea rural, e as demais no permetro urbano da cidade. Essas escolas possuem, no total 10.000 alunos e esto distribudas no permetro da cidade, sendo que na rea central h cinco escolas, na rea leste da cidade esto mais quatro escolas e as outras trs na rea oeste da cidade. Nesta pesquisa, para uma maior abrangncia com referncia ao pblico alvo, adotaram-se trs escolas estaduais, o que corresponde a 25% das escolas urbanas da cidade, sendo uma em cada rea da cidade, e ainda a que possuir o maior nmero de alunos em cada rea. Sendo assim, as escolas classificadas foram: o Colgio Estadual Marechal Cndido Rondon, localizado na rea central da cidade, o Colgio Estadual Dom Bosco, na rea oeste o Colgio Estadual Ivone Soares Castanharo, localizado na rea leste. Os dados referentes s escolas podem ser visualizados na Tabela 01.

Tabela 01: Distribuio da populao por escolas Escolas Aluno Alunos Alunos Noturno 510 Alunos Total 1821 Professores Funcionrios Total 117 Total 42

Matutino Vespertino Marechal Rondon Dom Bosco Ivone Castanharo 400 347 365 340 724 587

189 320

954 1007

65 67

19 29

Fonte: Secretaria da Educao do Paran, 2008.

O total de alunos nas trs escolas de 3782, o que corresponde a 37,82% dos alunos matriculados nas escolas estaduais do municpio de Campo Mouro. Para a pesquisa, sero entrevistados 5% dos alunos, funcionrios e professores de cada uma das escolas, sendo que 14

no caso dos alunos, a pesquisa ser dividida entre as turmas para abranger uma parcela de alunos de cada ano, da 5 srie ao 3 ano do ensino mdio, e ainda a diviso levar em conta os trs turnos de aulas, podendo ser visualizado na Tabela 02.

Tabela 02: Distribuio dos questionrios por escola Escolas Questionrio Questionrio Questionrio Questionrio Questionrio para Aluno por Turma para para Diretor e Professores Funcionrios Vice-Diretor 91 13 06 02 02

Marechal Rondon Dom Bosco Ivone Castanharo

49 56

07 08

03 03

01 01

02 02

Fonte: Dados da pesquisa

Para aplicao do questionrio foram repassadas as orientaes necessrias ao diretor de cada uma das trs escolas, junto com a entrega do material de pesquisa, e solicitado ao mesmo que aplicasse para todo o pblico que estivesse includo na amostra, em sua escola, isso em virtude do pesquisador ser policial militar, portanto sua presena durante a pesquisa poderia interferir nas respostas dos entrevistados. A coleta de dados foi realizada por meio de questionrio, conforme anexo I, composto por 19 questes, sendo 17 fechadas e duas abertas, o questionrio foi respondido pelo pblico classificado na amostra.

5 APRESENTAO E ANLISE DOS DADOS COLETADOS

Aps aplicao do questionrio nas trs escolas estaduais do municpio de Campo Mouro, conforme o mtodo j apresentado, e de posse das respostas necessrias para se ter um diagnstico da atuao da patrulha escolar comunitria no referido municpio, foi realizada a tabulao dos dados obtidos, utilizando uma planilha do programa excel, com o objetivo de auxiliar na presente anlise. Quanto ao perfil, a maioria dos entrevistados do sexo masculino, perfazendo 56,19% dos alunos e 85,71% dos professores e funcionrios, sendo ainda que 98,92% dos alunos residem na cidade de Campo Mouro, enquanto apenas 1,08% so de municpios vizinhos, j os professores e funcionrios so todos moradores do municpio. 15

Foi questionado aos entrevistados o meio de transporte utilizado para ir at a escola, sendo que 49,51% dos alunos vo a p para escola, e ainda 15,20% dos alunos costumam se deslocar de motocicleta para a escola. J 59,09% dos professores e funcionrios costumam ir de automvel para a escola, sendo que outros 27,27% vo a p para escola. Grande parte dos alunos, ou seja, 44,91% vo para escola acompanhados de amigos, e ainda 32,87% dos alunos vo sozinhos para escola. A primeira questo a ser analisada se a patrulha escolar est cumprindo seus objetivos, no sentido de mobilizar a comunidade escolar para que com a participao de todos, resolva os problemas de segurana existentes na escola. Ao ser perguntado aos entrevistados se haviam presenciado palestras da patrulha escolar comunitria, 33,85% dos alunos responderam que presenciaram uma palestra, 33,33% responderam que presenciaram algumas palestras, 11,98% presenciaram muitas palestras e 20,83% nunca tiveram palestras da patrulha escolar. Sendo ainda que 50% dos professores e funcionrios tiveram algumas palestras, 36,36% presenciaram uma palestra, 13,64% presenciaram muitas palestras e nenhum professor ou funcionrio das escolas disse nunca ter presenciado palestras da patrulha escolar. Pode-se observar que a grande maioria dos entrevistados, j assistiu ao menos uma palestra com os policiais militares da patrulha escolar, contudo ainda existe uma parcela considervel de alunos que no tiveram sequer uma palestra com a Patrulha Escolar, sendo assim o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar ainda no foi alcanado, necessitando uma maior abrangncia do programa de patrulha escolar. Outro questionamento feito aos entrevistados, ainda com relao aos resultados obtidos pela patrulha escolar, se as orientaes de segurana sugeridas pela patrulha escolar, atravs das palestras esto sendo colocadas em prtica pela escola. Sendo que 40,38% dos alunos responderam que algumas das orientaes de segurana so colocadas em prtica, 38,94% responderam no saber responder, 12,98% responderam que as orientaes so colocadas totalmente em prtica e 7,69% responderam que nenhuma das orientaes so colocadas em prtica. J para 71,43% dos professores e funcionrios algumas das orientaes so colocadas em prtica, 19,05% responderam que so colocadas totalmente em prtica e 9,52% afirmam que nenhuma das orientaes so colocadas em prtica. Estas respostas podem indicar que a atuao da Polcia Militar na escola provoca modificaes em alguns costumes do meio escolar em relao ao trato com as questes de segurana.

16

Tambm os professores e funcionrios quando questionados se esto participando de atividades para identificar os problemas e as solues para as questes de segurana da escola constata-se que 36,36% responderam terem participado muitas vezes, 27,27% responderam que tem participado sempre, 18,18% responderam que participaram poucas vezes, 9,09% raramente participam e 9,09% nunca participaram. Pode-se notar que a maioria dos professores e funcionrios, cerca de 63% tem tido participao considervel na resoluo dos problemas de segurana da escola, inclusive atravs da identificao da soluo dos problemas que se apresentam, porem deve-se destacar os outros 36% que ainda no esto interados dentro das propostas do programa de Patrulha Escolar, ou no foram direcionados neste sentido por falta de um maior esclarecimento com referencia ao programa, ou ainda no compactuam com a forma de atuao da patrulha escolar. Outro aspecto investigado foi sobre mudanas depois que a patrulha escolar comeou a atuar nas escolas e quais foram estar mudanas. Para a maioria dos entrevistados, ou seja, 37,13% dos alunos e 43,75% dos professores e funcionrios, a mudana na entrada da escola no permitindo acesso direto das pessoas que no pertencem escola, foi grande mudana a partir das aes da patrulha escolar. Quando perguntado se a Polcia Militar deve continuar atuando atravs da patrulha escolar nas escolas estaduais, 76,44% dos alunos responderam que sim, 4,19% acreditam que no e 19,37% no souberam responder. J para 100% dos professores e funcionrios a resposta foi sim, a patrulha escolar deve continuar sendo aplicada pela Polcia Militar nas escolas estaduais. Esta afirmao positiva quanto continuidade do servio prestado pela patrulha escolar nas escolas, indica a necessidade da atuao de um rgo de segurana mais prximo das escolas, o que comprova que iniciativas como esta da Patrulha Escolar, possam se bem desenvolvidas e provocarem modificaes considerveis na questo de segurana dentro do cotidiano da escola. Com relao imagem da patrulha escolar comunitria, foi questionado se os entrevistados estavam satisfeitos com a atuao da patrulha escolar, sendo que 42,49% dos alunos responderam que sim, esto satisfeitos, outros 34,72% responderam que esto satisfeitos em parte, e ainda 15,54% no esto satisfeitos. Ainda 52,38% dos professores e funcionrios responderam que sim, e 47,62 responderam em parte, sendo que nenhum professor ou funcionrio disse no estar satisfeito com a atuao da patrulha escolar. No que foi proposto como objetivo especfico para o trabalho, pode-se identificar que para os alunos os principais tipos de violncias identificados dentro do ambiente escolar so

17

as brigas, apontado por 38,91% dos entrevistados, e para 21,79% dos alunos o roubo seria a principal violncia dentro da escola. Pode-se observar ainda, que na mesma pergunta, respondida pelos professores e funcionrios das escolas, indicado como principal violncia o caso das drogas, sendo apontado por 38,10% dos professores, o que demonstra que a viso com relao ao tema proposto, diferente, apesar de se tratar de pessoas que convivem no mesmo ambiente. Tambm com relao questo da violncia na escola, 42,86% dos professores e funcionrios, apresentaram respostas diversas s existentes na pergunta, utilizando o campo outros problemas, tendo como respostas mais comum que: a escola no possui problemas, que os problemas existentes so todos resolvidos pela atuao da patrulha escolar comunitria e que o principal problema a aglomerao de pessoas desocupadas na frente da escola.

Alguns comentrios foram feitos pela comunidade escolar e merecem ser citados:

a) Apontamentos positivos enfatizados, com relao atuao da Patrulha Escolar:

A Patrulha Escolar deixa os pais mais tranqilos na questo da segurana dos filhos; A Patrulha Escolar deve continuar atuando na escola, porque um apoio importante para coibir a violncia na escola e arredores; A Patrulha Escolar deve continuar atuando na escola, para apoiar em situaes de segurana onde os funcionrios no esto preparados para atuar. A partir do momento em que a Patrulha escolar comeou a participar dos acontecimentos ao redor do colgio, tudo melhorou bastante; Ultimamente nossa escola ficou mais segura e at melhorou o ambiente. A comunidade respeita a polcia Militar, e sua presena inibe vrios tipos de delinqncia; b) Falhas no Programa de Patrulha Escolar ou aspectos a serem melhorados:

A Patrulha Escolar deveria estar mais presente; Quero que a Patrulha Escolar passe todos os dias, em todos os turnos, para ficarmos mais seguros; A Patrulha Escolar deveria estar mais presente para no haver brigas e outras situaes; A Patrulha Escolar deveria atuar mais nas entradas e sadas das aulas; Queria que a Patrulha escolar fosse mais responsvel pela segurana da escola, porque s vezes quando no se precisa eles

18

esto aqui, e s vezes quando mais se precisa eles no esto; O nmero de policiais militares da Patrulha Escolar limitado. Verifica-se que uma parcela da comunidade escolar, em especial os alunos que so as pessoas que merecem uma ateno especial no ambiente escolar, ainda no esto devidamente esclarecidas da importncia que o tema segurana tem para a sociedade de um modo geral. Pois em diversas respostas apresentadas verifica-se o desconhecimento sobre o assunto ou a utilizao do espao para comentrios no convenientes. No entanto a maioria dos entrevistados, contribuiu para se poder ter uma noo ampla do estgio em que se encontra a atuao da patrulha escolar.

6 CONSIDERAES FINAIS

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se a patrulha escolar comunitria, estava alcanando os objetivos para os quais foi criada, ou seja, de mobilizar toda a comunidade escolar para atravs de medidas de natureza preventiva, transformar o ambiente escolar em um local seguro para quem dele participa. Pode-se afirmar, aps, realizada a pesquisa, que a Patrulha Escolar Comunitria do Estado do Paran, nestes quase doze meses de atuao como Batalho de Polcia Militar, especializado no policiamento das escolas estaduais, ainda no atingiu o patamar desejado, em especial na mobilizao de toda a comunidade escolar para participarem da resoluo dos problemas de segurana das escolas, apesar da sensvel mudana de comportamento com relao s questes de segurana observadas nas escolas. Isto em virtude de ser uma nova forma de policiamento com enfoque na preveno de crimes no ambiente escolar, e ainda no estar totalmente familiarizada com os novos desafios apresentados. Deve-se mencionar ainda o fato de existir certa desconfiana por parte da escola, com respeito insero do policial militar, antes distante da escola, e agora participando de forma decisiva dentro do ambiente escolar. Contudo, a maioria dos entrevistados na pesquisa, afirmam que a Patrulha Escolar deve continuar atuando nas escolas, como assessores de segurana, devendo inclusive estar mais presente, em especial nos momentos de sada e entrada dos alunos, sendo, contudo, necessrio um maior contingente policial para atuar como patrulheiros escolares. Um dos objetivos especficos era identificar os principais tipos de violncias existentes no ambiente escolar, na interpretao de pessoas que vivenciam o ambiente escolar, 19

e ainda conhecer a imagem que alunos, professores e funcionrios projetam dos policiais militares que trabalham na patrulha escolar comunitria do Municpio de Campo Mouro. Foi verificado que as principais formas de violncia para os alunos so as brigas, afinal muito comum este tipo de violncia nas escolas, em especial entre os alunos, sendo ainda que para a maioria dos professores e funcionrios das escolas as drogas seriam o principal tipo de violncia identificado dentro do ambiente escolar. Pode-se notar que existe divergncia de opinies porem em se tratando de pblicos diferentes, com formao e estgio distintos, torna as afirmaes aceitveis. A atuao da patrulha escolar com relao s brigas, tem uma importncia especial em virtude da oportunidade dos policiais militares de terem contato com os alunos, quando da realizao das palestras, podendo com isso mudar o comportamento das crianas e jovens, j no caso das drogas o programa de patrulha escolar deve ser um dos mecanismos de atuao, necessitando, no entanto, de uma gama maior de esforos da parte de toda a sociedade organizada, em conjunto com as autoridades, para fazer frente a este problema que flagela todo o Brasil. Outro objetivo especfico referia-se imagem da Patrulha Escolar Comunitria perante a comunidade escolar, sendo que se pode identificar que existe uma viso satisfatria da referida atuao, afinal antes da atuao da Patrulha Escolar a escola no tinha nenhuma forma de ao, voltada para preveno de delitos, porm, trata-se de uma atuao que no consegue suprir todas as necessidades das escolas, ou por no estar presente com a freqncia necessria na escola, ou ainda em virtude de no poder dar solues imediatas em algumas situaes, em virtude de estar atrelado a alguns dispositivos legais, ou atuao de outros rgos, que limitam a atuao da Patrulha Escolar, em especial no tocante ao envolvimento de crianas e adolescentes em delitos. Algumas dificuldades foram percebidas, na obteno dos dados por meio do questionrio, nota-se o pouco conhecimento e ainda a falta de motivao por parte de uma parcela dos integrantes da comunidade escolar, com relao ao tema segurana, em especial os alunos, que no responderam algumas das perguntas, ou usaram o espao para fazer comentrios que no esto relacionados com o objetivo da pergunta. A pesquisa foi ainda realizada em um espao reduzido de tempo, o que impossibilitou uma maior abrangncia do trabalho, em especial na busca de outras formas de atuaes voltados para a segurana no ambiente escolar.

20

O perodo em que a pesquisa foi realizada, ou seja, no final do ano letivo, contribuiu para diminuir o interesse de participao do pblico alvo na pesquisa, pois estavam concentrados nas provas de final de ano, ou j pensando nas frias escolares. Como sugesto para outras pesquisas semelhantes, a mesma poderia ser realizada num perodo mais tranqilo do ano letivo e com um espao maior de tempo para sua realizao. Outro ponto que facilitaria maior participao e maior compromisso dos entrevistados com as respostas, seria a realizao desta pesquisa por uma pessoa que no fosse integrante da Polcia Militar, o que possibilitaria sua presena no momento da resposta dos questionamentos, sem uma interferncia nas respostas, podendo com isso transmitir a importncia da pesquisa aos entrevistados.

REFERNCIAS BRASIL. Constituio Federal (1988). Braslia: Senado Federal, 1988. BRASIL. Estatuto da criana e do adolescente. Lei Federal n 8.069 de 13 de julho de 1990. Braslia: Senado Federal, 1990. CARNEIRO, Marcelo. A realidade s a realidade. Revista Veja. So Paulo: Editora Abril. ed. 2030, ano 40, n 41, 2007. CAVALCANTI, Carlos de Melo. Qualidade total na atividade-fim do Batalho de Polcia Escolar Uma proposta de emprego na Polcia Militar de Alagoas: Monografia Curso de Aperfeioamento de Oficiais, PMPR. Curitiba, 2003. CHARLOT, Bernard; EMN, Jean Claude (Coord.) Violences lcole: tat des savoirs. Paris: Masson & Armand Colin, 1997. CIESLAK, Altevir e Pucheti, veron Csar. Atuao da Patrulha Escolar Comunitria e Segurana nas Escolas do Estado do Paran. Monografia do curso de Especializao em Gesto Estratgica em Segurana Pblica da Universidade Estadual da Bahia em convnio com a Polcia Militar da Bahia. Salvador, 2008. COOPER, D.R. & SCHINDLER, P.S. Mtodos de Pesquisa em administrao. So Paulo: McGraw-Hill, 2003. EDUCAO, Secretaria da. Informaes sobre as Escolas Estaduais do Paran. Disponvel em: www.seed.pr.gov.br, Acesso em: dezembro de 2008.

21

GUIMARES, urea M. A dinmica da violncia escolar: conflito e ambigidade. Campinas: Autores Associados, 1996. LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz T. A interao entre a instituio pblica de ensino fundamental e a diversidade socioeconmica e cultural das crianas. Dissertao (Mestrado em Administrao Pblica). Belo Horizonte: Escola de Governo/Fundao Joo Pinheiro, abr., 2001. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educao. Projeto Escola Viva Comunidade Ativa. Belo Horizonte, 2002. PADILHA, Antnio Roberto dos Anjos. O perfil do Policial-Militar para a Patrulha Escolar: Monografia Curso de Aperfeioamento de Oficiais, PMPR. Curitiba, 2003. PARAN. Constituio Estadual (Atualizada at 30/06/2006). Curitiba: Assemblia Legislativa, 2006. PARAN, Polcia Militar. Diretriz n 004-PM/3, Patrulha Escolar. Curitiba, 2003. TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa qualitativa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987.

22

ANEXO I

QUESTIONRIO (ALUNOS) Trabalho de pesquisa cientfica elaborado pelo aluno Carlos Agenor Bueno da Silva do Curso de Especializao em Gesto e Formulao de Polticas Pblicas da Universidade Estadual de Maring em Convnio com a Escola de Governo do Estado do Paran. Sua participao muito importante para se conhecer os efeitos da Patrulha Escolar Comunitria no Colgio Estadual _______________________________________________. Marque um X na resposta de sua preferncia e/ou responda nos espaos determinados, pode ser marcado mais de uma resposta. BLOCO A (DA IDENTIFICAO) 01. IDENTIFICAO: SEXO: ( ) Masculino ( ) Feminino IDADE: ____________ 02. QUAL SEU NVEL DE ESCOLARIDADE? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( f. ( g. ( ) Cursando a 5 srie / ensino fundamental ) Cursando a 6 srie / ensino fundamental ) Cursando a 7 srie / ensino fundamental ) Cursando a 8 srie / ensino fundamental ) Cursando o 1 ano do ensino mdio ) Cursando o 2 ano do ensino mdio ) Cursando o 3 ano do ensino mdio

03. QUAL O MUNICPIO EM QUE VOC RESIDE? a. Campo Mouro no bairro: __________________________________ b. Outro: ___________________________________ 04. QUAL O MEIO DE TRASPORTE QUE VOC UTILIZA PARA IR AT SUA ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( f. ( ) A p ) Bicicleta ) Motocicleta ) Automvel ) nibus (circular) ) nibus (escolar)

23

05. COMO VOC COSTUMA IR PARA ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( f. ( ) Sozinho ) Na companhia dos pais ) Na companhia de amigos ) Na companhia de um irmo ) Na companhia de um parente ) Outro:______________________________________________

06. EM QUE TURNO(S) VOC VAI PARA A ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Matutino (manh) ) Vespertino (tarde) ) Noturno ) Todos BLOCO B (DAS PALESTRAS) 07. VOC J PRESENCIOU PALESTRAS DA PATRULHA ESCOLAR NA SUA ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Muitas vezes ) Algumas vezes ) Uma vez ) Nenhuma vez

08. QUAIS OS TEMAS QUE FORAM MINISTRADOS NAS PALESTRAS DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Brigas ) Patrimnio pblico ) Entrada e sada da escola ) Outros:____________________ ) Nenhuma palestra

09. SEMPRE QUE VOC SE DEPARA COM UMA SITUAO DE PERIGO DENTRO OU NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA O QUE VOC FAZ? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Avisa o professor ) Deixa para contar aos pais ) Chama a patrulha escolar ) No faz nada

10. DE MODO GERAL, AS ORIENTAES DE SEGURANA SUGERIDAS PELA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA, ATRAVS DAS PALESTRAS ESTO SENDO COLOCADAS EM PRTICA? a. ( ) So colocadas totalmente em prtica b. ( ) Algumas delas so colocadas em prtica c. ( ) Nenhuma delas so colocadas em prtica 24

d. ( ) No sabe responder BLOCO C (DA ATUAO DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA) 11. DEPOIS DO INCIO DA ATUAO DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA, HOUVE ALGUMA MUDANA NA ESCOLA PARA QUE ELA FICASSE MAIS SEGURA? a. ( ) Sim b. ( ) No c. ( ) No sei 12. SE HOUVE MUDANAS, DE QUE TIPOS FORAM ELAS? a. ( ) Muro mais alto b. ( ) Instalao de cmeras na escola c. ( ) Mudana na entrada no permitindo acesso direto das pessoas que no pertencem escola d. ( ) Instalao de alarme e. ( ) Outras: _______________________________________________________________ 13. NO DIA-A-DIA DA ESCOLA, ESSAS MUDANAS TROUXERAM MAIS SEGURANA? a. ( ) Ficou como estava b. ( ) Trouxe mais segurana. Em qu? __________________________________________ ___________________________________________________________________________ c. ( ) Trouxe menos segurana, Em qu? _________________________________________ ___________________________________________________________________________ d. ( ) No sabe responder

14. VOC ACHA QUE A POLCIA MILITAR DO PARAN DEVE CONTINUAR ATUANDO NAS ESCOLAS ATRAVS DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA? a. ( ) Sim, por qu? __________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b. ( ) No, por qu? __________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ c. ( ) No sabe responder 15. VOC EST SATISFEITO COM A ATUAO DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA EM SUA ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Sim ) No ) Em parte ) No sabe responder

25

16. NA SUA OPINIO, QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SEGURANA DA ESCOLA, QUE A PATRULHA ESCOLAR AINDA NO RESOLVEU? a. ( ) Roubo b. ( ) Furto c. ( ) Brigas d. ( ) Drogas e. ( ) Outros:________________________________________________________________ 17 COMENTRIO FINAL QUE DESEJE EXPRESSAR. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Muito obrigado! Campo Mouro, novembro de 2008.

26

ANEXO II QUESTIONRIO (PROFESSORES E FUNCIONRIOS) Trabalho de pesquisa cientfica elaborado pelo aluno Carlos Agenor Bueno da Silva do Curso de Especializao em Gesto e Formulao de Polticas Pblicas da Universidade Estadual de Maring em Convnio com a Escola de Governo do Estado do Paran. Sua participao muito importante para se conhecer os efeitos da Patrulha Escolar Comunitria no Colgio Estadual _______________________________________________. Marque um X na resposta de sua preferncia e/ou responda nos espaos determinados, pode ser marcado mais de uma resposta. BLOCO A (DA IDENTIFICAO) 01. IDENTIFICAO: SEXO: ( ) Masculino ( ) Feminino IDADE: ____________ 02. QUAL SEU NVEL DE ESCOLARIDADE? a. ( ) 5 Srie / ensino fundamental b. ( ) 6 Srie / ensino fundamental c. ( ) 7 Srie / ensino fundamental d. ( ) 8 Srie / ensino fundamental e. ( ) 1 Ano do ensino mdio f. ( ) 2 Ano do ensino mdio g. ( ) 3 Ano do ensino mdio h. ( ) Curso superior (cursando) i. ( ) Curso superior (concludo) j. ( ) Especializao (cursando) k. ( ) Especializao (concludo) l. ( ) Mestrado (cursando) m. ( ) Mestrado (concludo) n. ( ) Doutorado (cursando) o. ( ) Doutorado (concludo)

03. QUAL O MUNICPIO EM QUE VOC RESIDE? a. Campo Mouro no bairro: __________________________________ b. Outro: ___________________________________

27

04. QUAL O MEIO DE TRASPORTE QUE VOC UTILIZA PARA IR AT A ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( f. ( ) A p ) Bicicleta ) Motocicleta ) Automvel ) nibus (circular) ) nibus (escolar)

05. EM QUE TURNO(S) VOC VAI PARA A ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Matutino (manh) ) Vespertino (tarde) ) Noturno ) Todos BLOCO B (DAS PALESTRAS) 06. VOC J PRESENCIOU PALESTRAS DA PATRULHA ESCOLAR NA ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Muitas vezes ) Algumas vezes ) Uma vez ) Nenhuma vez

07. QUAIS OS TEMAS QUE FORAM MINISTRADOS NAS PALESTRAS DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Brigas ) Patrimnio pblico ) Entrada e sada da escola ) Outros: _______________________________________________________________ ) Nenhuma palestra

08. SEMPRE QUE VOC SE DEPARA COM UMA SITUAO DE PERIGO DENTRO OU NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA O QUE VOC FAZ? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Avisa o direo da escola ) Procura resolver sozinho ) Chama a patrulha escolar ) No faz nada

09. DE MODO GERAL, AS ORIENTAES DE SEGURANA SUGERIDAS PELA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA, ATRAVS DAS PALESTRAS ESTO SENDO COLOCADAS EM PRTICA? a. ( ) So colocadas totalmente em prtica b. ( ) Algumas delas so colocadas em prtica 28

c. ( ) Nenhuma delas so colocadas em prtica d. ( ) No sabe responder 10. VOC TEM PARTICIPADO DE ATIVIDADES PARA IDENTIFICAR OS PROBLEMAS DE SEGURANA DE SUA ESCOLA E TAMBEM PARA ENCONTRAR AS SOLUES PARA ESSES PROBLEMAS? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Participado sempre ) Participado muitas vezes ) Participado poucas vezes ) Raramente participado ) Nunca participei BLOCO C (DA ATUAO DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA) 11. DEPOIS DO INCIO DA ATUAO DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA, HOUVE ALGUMA MUDANA NA ESCOLA PARA QUE ELA FICASSE MAIS SEGURA? a. ( ) Sim b. ( ) No c. ( ) No sei 12. SE HOUVE MUDANAS, DE QUE TIPOS FORAM ELAS? a. ( ) Muro mais alto b. ( ) Instalao de cmeras na escola c. ( ) Mudana na entrada no permitindo acesso direto das pessoas que no pertencem escola d. ( ) Instalao de alarme e. ( ) Outras: _______________________________________________________________ 13. NO DIA-A-DIA DA ESCOLA, ESSAS MUDANAS TROUXERAM MAIS SEGURANA? a. ( ) Ficou como estava b. ( ) Trouxe mais segurana. Em qu? __________________________________________ ___________________________________________________________________________ c. ( ) Trouxe menos segurana, Em qu? _________________________________________ ___________________________________________________________________________ d. ( ) No sabe responder

14. VOC ACHA QUE A POLCIA MILITAR DO PARAN DEVE CONTINUAR ATUANDO NAS ESCOLAS ATRAVS DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA? a. ( ) Sim, Por qu? __________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b. ( ) No, Por qu? __________________________________________________________ 29

___________________________________________________________________________ c. ( ) No sabe responder 15. VOC EST SATISFEITO COM A ATUAO DA PATRULHA ESCOLAR COMUNITRIA EM SUA ESCOLA? a. ( b. ( c. ( d. ( ) Sim ) No ) Em parte ) No sabe responder

16. NA SUA OPINIO, QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SEGURANA DA ESCOLA, QUE A PATRULHA ESCOLAR AINDA NO RESOLVEU? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Roubo ) Furto ) Brigas ) Drogas ) Outros:________________________________________________________________

17 COMENTRIO FINAL QUE DESEJE EXPRESSAR. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Muito obrigado! Campo Mouro, novembro de 2008.

30

Potrebbero piacerti anche