Sei sulla pagina 1di 4

A Trindade Josias Pereira Mateus 28.19.

Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Esprito Santo; Introduo: Considerando que o prximo domingo (18.05.08) o dia da Santssima Trindade Estamos abordando o tema neste culto. Pregar sobre a trindade no coisa fcil j que ela, a trindade, no propriamente um preceito bblico. No AT no encontramos referncias especficas Trindade, embora alguns textos se refiram a Deus no Plural, tais como Gen.1.26 faamos 3.22 Como um de ns 11.7 desamos e confundamos ou na trpce invocao de Isaias 6.3 Santo, Santo, Santo, ou ainda 62.10 passai, preparai, aterrai, tambm Salmo 50.15 invoca-me, livrarei, glorificars, e ainda em Daniel 4.5-15 e 5.15 o esprito dos deuses santos. Por estudos que realizei parece no haver base filolgica para confirmar a Trindade. No NT encontramos evidncias em 2. Cor. 13.13 e a Graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo.... 1. Pedro a pacincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo e outras passagens que apontam sinais de um Deus Trino tal como Mateus 28.19 ...ide em nome do Pai, e do filho, e do Esprito Santo. H questionamentos quanto a autenticidade de alguns destes textos ou so formas isoladas sem uma contextualidade inequvoca. Da no podermos afirmar de forma categrica, bblica e textualmente a Doutrina da Santssima Trindade. Entretanto em Col 2.2 e 3 encontramos palavras inspiradoras que podem nos ajudar a compreender o mistrio da Trindade. Numa referncia de Paulo aos Cristos de Laudiceia, quando diz: para que o

corao deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convico do entendimento, para compreenderem plenamente o mistrio de Deus, em Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento esto ocultos. ALGUNS ASPECTOS HISTRICOS. Por volta de 1054, houve a grande controvrsia teolgica entre a Igreja do Oriente e do Ocidente sobre a doutrina da Santssima Trindade, pois debatia-se as decises do Conclio de Nicia (325.EC) e Constantinopla (381-EC) e outras posies que embora isoladas, causaram interrogaes. Outros Conclios trataram do assunto, mas a questo nunca ficou totalmente definida. O Conclio de Nicia foi o primeiro a instituir a trindade. J em 381, em Constantinopla o credo de Nicia foi reorganizado sob a influncia de outras tendncias, especialmente arianas. Vrios outros credos, com ferrenhos debates, ocorreram ao longo da histria, o que redundou em constantes questionamentos teolgicos e eclesiais que perduram at os dias de hoje. Entretanto, no vamos adentrar pelos meandros histricos, j que o tempo aqui no permite, no de nossa competncia e nem objetivo neste momento. NOSSA CRENA HOJE Compreendendo as dificuldades em harmonizar os ensinos bblicos e as realidades da evoluo dos pensamentos teolgicos e filosficos, bem como os aspectos simblicos dos sentimentos e pensamentos subjacentes no inconsciente humano, especialmente pelo seu potencial criativo, chegamos at aqui com compreenses e convices aceitveis e at convincentes sobre o conceito da TRINDADE, j que condiz com a maneira crist de conceber Deus em Cristo pela fora do Esprito Santo. No devemos conceb-la pela lgica da razo, mas sim pelas sendas da mistriosidade. Terlhard de Chardim, quando fala sobre mistrios afirma que eles so anlogos unio da Santssima Trindade.

Paul Tillich entende que a doutrina da trindade resultante de reflexes sobre uma constelao de realidades e problemas da histria e da teologia da igreja antiga, cujo resultado vai muito alm da questo doutrinria , mas sim o produto dos simbolismos que do uma percepo das profundezas da divindade com sua infinitude e misteriosidade, cuja a aceitao depende da incondicionalidade da f. Da entender-se que a doutrina Crist da Trindade a especificao do pensamento trinitrio, que pela sua mistriosidade, leva, pela f, aceitao de sua veracidade. H, portanto, vrias concepes sobre a trindade, sua formao e origem, mas a rigor, so formulaes muitas vezes coerentes, outras contraditrias, mas sempre expressam a convico de um Deus Criador e Senhor do universo, que pela finitude humana e a conseqente limitao, no pode ser compreendida plena e racionalmente, mas aceita pela f, segundo Tillich, incondicional. Li alhures, a seguinte estria: Santo Agostinho caminhava por uma praia e deparou-se com um menino que com uma pequena tigela apanhava a gua do mar e a derramava dentro de um pequeno buraco que fizera na areia. Ento Agustinho curioso perguntou ao menino o que ele pretendia com aquele ato. O garoto com simplicidade respondeu: Estou querendo colocar a gua do mar neste buraco. Ao que Agostinho respondeu mas voc no percebe que isso impossvel? Pelo que o Menino respondeu: ora mais fcil a gua do mar caber neste pequeno buraco do que o mistrio da Santssima Trindade ser entendido por um homem!. E continuou: Quem fita o sol, deslumbra-se e quem persiste em fit-lo, cegaria. Assim sucede com os mistrio da religio: quem pretende compreend-los deslumbra-se e quem se obstinasse em os perscrutar perderia totalmente a f. ( Sto. Agost) So estrias que tem sentido, pois so frutos das experincias humanas. Encontramos no site armenianismo.com a Trindade comparada com o sol. Sol, luz e Calor sua orbita o sol, sua luz o sol e seu calor o sol. O sol o Pai, a luz Cristo, o calor o Esprito Santo.

Muitas outras analogias podemos encontrar sob a gide de uma realidade trinitria no contexto da experincia humana. Deus: onipresente, onipotente, onisciente, e outros tantos aspectos. Concluso Embora a Trindade no possa ser provada cientificamente, pode ser percebida e confirmada pelas experincias da f. algo que parecendo no ser , pois pertence rea do mistrio, e mistrio aquilo que parecendo no ser, quando sentido, vivido e manifestado, embora no sendo . Pois a experincia o comprova. minha f, vai avante na tua confisso. Diz ao senhor teu Deus: santo, santo, santo o Senhor meu Deus. Fomos batizados em nome do Pai, Filho, e Esprito Santo. (Confisses 13.12). Como a Trindade mistrio s pode ser compreendida pela f que, como fenmeno psicolgico pode atravs da psique conceber o inconcebvel, porm sentido e experienciado. 2. Cor 13.13. Preferimos no caminhar pelas sendas das reflexes tericas, pois certamente fastidiosas, mas antes determo-nas na vivncia experiencial do existir cotidiano daqueles e daquelas que pela f avistaram o alm.

Potrebbero piacerti anche