Sei sulla pagina 1di 29

Curso Pr-Nupcial Um manual para o Ministro Sexo Sade Filhos Finanas Famlia

Departamento Ministerial 2003 Pr. Gilberto Fernandes Coelho

CURSO PR-NUPCIAL - Um Manual para o Ministro APRESENTAO Num determinado tempo da histria, Ado estava sozinho no Jardim do den. Deus viu a solido do homem e decidiu: Vou fazer uma companheira para ele, uma auxiliadora altura dele. (Gn 2:18 BV). Feita da costela do homem, Eva foi conduzida por Deus presena de Ado. Ao v-la, ele exultou de alegria: Isto sim! ... Ela parte dos meus ossos e da minha carne! (Gn 2:23 - BV). De acordo com a palavra de Deus, Esta a razo porque o homem deixa de viver junto com seu pai e sua me e se une mulher dele. E de tal maneira se unem os dois que se tornam uma s pessoa! (Gn 2:24 BV). Essa a verdade absoluta sobre a origem da famlia tradicional: com macho e fmea. Uma das tarefas da Igreja de Cristo zelar pela pureza da famlia, de acordo com sua forma original (Hb 13:4). Para auxiliar no cumprimento dessa santa misso, a Diretoria Geral da Igreja Adventista da Promessa, atravs de seu Departamento Ministerial, lana o CURSO PR-NUPCIAL, cujo objetivo "ajudar os jovens noivos, prestes a contrair matrimnio, a refletirem sobre o casamento, a conhecerem o plano de Deus para ele, a base bblica, as bnos ligadas a ele, direitos e obrigaes". Trata-se de um importante instrumento de orientao para a formao familiar, a ser utilizado pelos pastores e presbteros da Igreja. Atravs deste curso, o consagrado saber como orientar os noivos sobre os temas relevantes nova vida que pretendem viver: desde paixo, amor, cimes, caractersticas da personalidade da pessoa amada, relacionamento interpessoal, do casal e de suas famlias, exames mdicos necessrios antes do casamento, companheirismo, procriao, prazer, tarefas domsticas, finanas, filhos, sexualidade, tabus, prtica sexual, perverses sexuais, adultrio, divrcio, aborto, cerimnia religiosa, at as questes legais sobre como agir corretamente, para que o casamento seja realizado de acordo com as leis civis brasileiras. O autor deste curso, pastor Gilberto Fernandes Coelho, oferece ainda modelos de cerimnia e de sermo para serem utilizados nas Bodas de Prata e de Ouro, alm de uma lista que determina os anos de casamento que podero ser comemorados. A Diretoria Geral espera que os pastores e os presbteros da Igreja Adventista da Promessa coloquem em prtica as orientaes oferecidas no CURSO PRNUPCIAL, para que haja mais qualidade em todos os servios que envolvem a formao e a manuteno da famlia crist. Diretoria Geral Julho de 2003.

INTRODUO O mundo convive com uma situao extremamente preocupante, que o enfraquecimento da relao conjugal, com a conseqente desestruturao da famlia. A Igreja, inserida nesse contexto, tem acompanhado com muita apreenso e preocupao essa dura realidade que tem se abatido, tambm, no seio de algumas famlias, dentro de seus arraiais. Para esses casos, tem sido dado um tratamento corretivo, e, para os casais, de um modo geral, um tratamento de manuteno, atravs de aconselhamentos pastorais e de encontros de casais. Por outro lado, a Igreja reconhece que o tratamento mais eficaz o de carter preventivo, oferecendo antdotos contra toda a sorte de doenas que debilitam o relacionamento conjugal e a famlia. O presente trabalho foi elaborado com esta finalidade: ajudar os jovens noivos, prestes a contrair matrimnio a refletirem sobre o casamento, a conhecerem o plano de Deus para ele, a base bblica e as bnos para ele, bem como os direitos e as obrigaes de cada cnjuge. Este Manual dirigido a pastores e presbteros, como instrumento de ensino e de orientao. Assim, recomenda-se que nenhum casamento seja celebrado, antes de os noivos serem submetidos ao curso pr-nupcial.

PASSOS A SEGUIR, 1) A partir do momento em que o pastor for comunicado sobre a data do enlace matrimonial, poder agendar com os nubentes pelo menos dois encontros para a realizao do "curso pr-nupcial". 2) As circunstncias de datas e local devem ser estabelecidas em comum acordo com os noivos. O ideal a prpria igreja, numa sala de aulas, no gabinete pastoral ou mesmo no salo social, aos domingos, pela manh, das 10 s 12h, por exemplo. 3) Na possibilidade de haver mais de um casal de noivos, o curso poder ser realizado em grupo; isso enriquecer em muito as discusses, tornando o encontro mais agradvel e dinmico. 4) E recomendvel, na medida do possvel, que a esposa do pastor o auxilie nessa agradvel tarefa, compartilhando sua experincia de vida. COMO INICIAR O CURSO 1) Preferencialmente, os encontros devem se iniciar com uma leitura bblica, por exemplo: I Co 7:1-9, e uma orao. 2) O clima dos encontros dever ser informal, leve, agradvel e participativo. 3) A utilizao de um flip-chart, como recurso visual, contribuir para melhorar a didtica de ensino. 4) O ministrante poder iniciar com uma brincadeira saudvel, por exemplo: uma "pegadinha" do tipo: - VOCS SABEM A DIFERENA ENTRE O NAVIO, A TARTARUGA E A FAMLIA? D-se um tempo para eles pensarem, estimulando-os a arriscarem uma resposta. Aps se esgotarem as possibilidades, voc responde: "A DIFERENA ESTA EM QUE O NAVIO TEM O CASCO EM BAIXO E A TARTARUGA TEM O CASCO EM CIMA!" Faz-se, ento, uma pausa estratgica, para que algum morda a isca. Ao mord- la, o participante perguntar: "E A FAMLIA?" Em seguida, voc responder, calma e sorridentemente: "A FAMLIA VAI BEM, OBRIGADO!" OBS: Se o curso tiver a participao de mais de um casal e apenas uma pessoa souber da brincadeira, pede-se que ela conserve segredo para se alcanar o objetivo. INDICAO DE LIVROS J de incio, o ministrante do curso poder indicar quatro opes de livros para leitura, que auxiliaro os noivos nesse perodo: 1) O Ato Conjugal - Autor: Tim Lahaye - Editora Betnia 2) Antes de Dizer Sim - Autor: Jaime Kemp - Editora Sepal/Mundo Cristo 3) O Lar Cristo - Autor: Jaime Kemp (apostila) - Editora Sepal 4) Como Salvar Seu Casamento - Autores: Dr. Les Parrot e Dra. Leslie Parrot Editora Vida.

SEO 1: AUTOCONHECIMENTO E RELACIONAMENTO ASSUNTOS A SEREM TRATADOS 1. DEFINIO DE CONCEITOS : PAIXO E AMOR Estimule a participao de todos, pedindo a cada um que defina o conceito de paixo. Feito isso, trabalhe corretamente o seu verdadeiro significado. 1.1 PAIXO = Amor imaturo; sentimento passageiro; primitivo; meio irracional, pois leva a pessoa pratica de comportamentos irresponsveis. Exemplo: fugir com o namorado; casar sem o mnimo de recursos e de segurana, baseando-se em afirmaes do tipo: "Vou viver de amor" etc. "O relacionamento apaixonado dura no mximo quatro anos. Cientistas mais detalhistas estimam em dezoito meses para os homens e 36 para as mulheres. Pode ser muito menos em alguns casos". (VEJA-05/06/02). Em seguida, pea a cada um o conceito de amor. Para fechar, trabalhe corretamente o seu verdadeiro significado, tomando como base bblica I Co. 13:1 a 13. 1.2 AMOR = Sentimento maduro, responsvel, duradouro, racional. (I Co 13:1-13) SUGESTO: O que estimula bastante a participao expor a seguinte pergunta: EXISTE AMOR PRIMEIRA VISTA? Promova uma discusso interativa saudvel, respeitando a opinio de cada um, sem pretender fechar questo. 1.3. SINAIS DE IDENTIFICAO 1.3.1 ASPECTOS EM COMUM Oferea uma folha em branco, um lpis ou uma caneta, a cada participante, solicitando que escreva os aspectos em comum, existentes entre ele (a) e seu (sua) noivo (a). Exemplos: Eu e meu noivo apreciamos muito leitura. Eu e minha noiva gostamos de viajar. Eu e meu noivo gostamos de peixe assado, etc. Na mesma folha, pea a cada um que responda a seguinte pergunta: 1.3.2 O QUE MAIS O (A) CHAMOU ATENO EM SEU (SUA) NOIVO (A)? Exemplos: Sorriso, simpatia, olhos, fidelidade, corpo, etc. OBS: Concluda a tarefa, pea ao casal que troque os papis, oferecendo tempo para que cada um leia o que seu (sua) noivo (a) escreveu a seu respeito. Pergunte se o casal gostaria de partilhar as informaes com os participantes. Havendo interesse, aproveite a ocasio para trabalhar a interao entre todos. O momento importante para ressaltar o fato de que, apesar das diferenas existentes entre noivo e noiva, o amor, a f e os demais aspectos em comum levantados so extremamente importantes, pois indicam uma forte tendncia ao sucesso no casamento. Nota: Poucos pontos em comum, ou seja, fracos sinais de identificao entre um casal so indcios de problemas vista; significam que a relao precisa ser melhor trabalhada, refletida e amadurecida. ATENO: Pode haver um desnvel cultural entre os noivos, ou seja, um pode estar bem frente do outro nos estudos. Isso se torna fator de incompatibilidade e causa desentendimentos e separaes. Nesse caso, recomendvel que os nubentes ponderem entre si esse assunto, de maneira franca e respeitosa, visando a que

entrem no casamento conscientes disso (estimule o investimento nessa rea, para diminuir o desnvel cultural ). Cada pessoa tem o seu jeito prprio de ser: uma calma, outra agitada; uma rpida, outra vagarosa; uma sorridente, outra sisuda, etc. O temperamento de cada pessoa foi forjado, estabelecido, durante os primeiros anos de vida, de acordo com a herana gentica transmitida pelos pais e de acordo com o grau de relacionamento vivenciado, ao longo desse mesmo perodo. Quanto ao temperamento, as pessoas podem ser: introvertidas e extrovertidas Hipcrates (460 a 370 a.C.), mdico da antiga Grcia, conhecido como "Pai da Medicina", classificou os temperamentos ou estados de humor, da seguinte forma: 1.4 TEMPERAMENTOS SANGUNEO Qualidades e Defeitos comunicativo / pusilnime destacado / volvel entusiasta / indisciplinado afvel / impulsivo simptico / inseguro bom companheiro / egocntrico compreensivo/ barulhento crdulo / exagerado MELANCLICO Qualidades e Defeitos habilidoso / egosta minucioso / amuado sensvel / pessimista perfeccionista / terico idealista / confuso leal / antissocial dedicado / crtico inflexvel COLRICO Qualidades e Defeitos enrgico / iracundo resoluto / sarcstico independente / impaciente otimista / prepotente prtico / intolerante eficiente / vaidoso decidido / autossuficiente lder / insensvel audacioso / astucioso FLEUMTICO Qualidades e Defeitos calmo / calculista tranquilo / temeroso cumpridor / indeciso eficiente / contemplativo conservador / desconfiado prtico / pretensioso lder / introvertido diplomata / desmotivado bem-humorado

Quadro extrado do livro TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS, Tim Lahaye: Mundo Cristo Com base na descrio desses conceitos, voc pode pedir a cada participante que identifique o seu temperamento predominante. E bom lembrar que, no plano de Deus, homem e mulher se completam: um compensa o outro; um equilibra o outro. Acerca desse tema, no h como alterar o temperamento ou a personalidade de algum, como num estalar de dedos, mas h como trabalhar isso. O primeiro passo a ser dado a pessoa reconhecer que seu jeito de ser prejudica a si mesma e as demais pessoas que a cercam. O segundo passo querer mudar para melhor, adotando uma postura de vida diferente e otimista. O terceiro passo acreditar que isso possvel, sobretudo, porque o Esprito Santo capaz de completar tal transformao.

1.5 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 1.5.1 Com o (a) noivo (a) O cuidado nessa rea da vida determinante, ou seja: dele, dependem a qualidade de vida e a felicidade do casal. O relacionamento poder fazer da vida do casal o prprio cu ou o prprio inferno. Pergunta: Por que, durante o namoro e o noivado, as coisas foram to bem para muitos casais, e, alguns anos aps o casamento, tudo desmoronou? Basicamente, foi pelo descuido que os casais deixaram de se enamorar, abandonaram o cultivo do tratamento romntico, respeitoso e no investiram na prtica da comunho com Deus. Todos ns podemos aprender e desenvolver habilidades para mantermos um relacionamento saudvel e profundo, principalmente com a pessoa que amamos e escolhemos para termos ao nosso lado, durante toda a vida. Assim, precisamos nos esforar para sermos mais humanos, mais sensveis, mais gentis, mais alegres, mais otimistas, mais carinhosos; depende de ns! 1.5.2 Com os familiares Deus diz assim: "Deixar o homem, pai e me e se unir sua mulher e sero ambos uma s carne" (Gn 2:24). O verbo "deixar" tem implicaes de ordem social, emocional e financeira: social, porque exige o afastamento do ncleo familiar de origem, da convivncia diria na casa paterna; emocional, porque exige rompimento da dependncia afetiva dos familiares; financeira, porque exige independncia e autonomia para gerir seu prprio sustento e de sua nova famlia. Trabalhe com os participantes a seguinte questo: Muitos casais tm enfrentado srias dificuldades em funo de no terem cortado o cordo umbilical (compartilhe situaes sem citar nomes). Pontos a serem ressaltados: No se trata de divorciar-se da famlia de origem. No se trata de menosprez-la. A questo estabelecer limites, para que a famlia no interfira na convivncia do casal. 1.5.3 Cime Este um sentimento que tem tornado a vida de muitos casais um verdadeiro tormento. Para discorrermos sobre esse assunto, bom lembrarmos que todos ns, seres humanos, somos, at certo ponto, possessivos, ou seja, lutamos pelo que "nosso" e defendemos, para que continue sendo "nosso". Todavia, o cime revela insegurana, egosmo e possessividade:

Insegurana: Indica medo de perder a pessoa amada; sinal de que a relao ainda no encontrou a solidez e a maturidade necessrias para um passo mais srio em direo ao futuro. Egosmo: A insegurana se apia no egosmo, para que a pessoa amada esteja presa pessoa egosta. Possessividade: preciso exercer controle sobre a possessividade, no permitindo que ultrapasse o limite da fronteira que seria considerada "normal", a ponto de no tornar a relao ou o casamento uma jaula, em que a pessoa amada esteja sob constante vigilncia, 24 horas por dia. Esse tipo de cime doentio (patolgico) e a pessoa portadora necessita ser tratada; caso contrrio, viver sofrendo e far sofrer a pessoa amada. Compartilhe exemplos de pessoas ou de casais extremamente ciumentos, citando determinados comportamentos reveladores de insegurana, egosmo e de possessividade (sem mencionar nomes ).

SEO 2: SADE 2. EXAMES MDICOS PR-NUPCIAIS Os jovens casais devero ser orientados sobre a necessidade da realizao de exames mdicos, que tm carter preventivo, no sentido de evitarem que possveis problemas fisiolgicos sejam detectados tardiamente e tragam tristezas, frustraes e at sequelas graves para o resto da vida. 2.1 Relao dos exames pr-nupciais rotineiros para a mulher: Hemograma completo. Tipagem sangunea, conhecimento do Tipo Sanguneo ABO e RH, pois pode haver incompatibilidade sangunea. Reaes Sorolgicas para Sfilis: Este exame importante, uma vez que a Sfilis pode existir sem que o paciente apresente sintomas. Sorologia para Rubola: Identifica se a mulher est ou no imune Rubola; se no, deve ser vacinada antes da gravidez. Sorologia para Hepatite B e C: Se a mulher apresentar o vrus B ou C, deve ter acompanhamento de um infectologista, para saber dos riscos de transmisses. Somente para o vrus C no h vacina. Sorologia para HlV: fundamental para o incio de qualquer tratamento e futuras gestaes; Exame de Urina. Exame de Fezes. 2.2 Para os homens, os exames pr-nupciais so: Hemograma completo; Tipagem Sangunea; Reaes Sorolgicas para Sfilis; Sorologia para Hepatites; Sorologia para HIV; Espermograma (avalia a fertilidade masculina) Exame de Urina; Exame de Fezes. Relao dos exames pr-nupciais extrada do site: www.noivarecasar.com.br Explicao: possvel detectar qualquer problema de infertilidade, tanto no homem quanto na mulher, antes do casamento, a ponto de poder corrigi-lo depressa. 2.3 Atividade sexual em perodos de Menstruao, Gravidez e Ps- Parto. 2.3.1 Menstruao: A relao sexual no recomendada no perodo menstrual, por aumentar a possibilidade de infeco. O colo uterino fica entreaberto, para permitir a sada do sangue do tero para a vagina. O sangue, por ser rico em nutrientes e oxignio, timo meio de cultura para bactrias. A penetrao do pnis na vagina "empurra" contedo vaginal para cima, no sentido do tero. Como foi exposto anteriormente, a proliferao bacteriana facilitada pela permeabilidade do colo uterino.

2.3.2 Gravidez: A relao sexual durante a gravidez permitida, desde que seja confortvel para a gestante. Existem contra-indicaes, como sangramento vaginal, dores e trabalho de parto prematuro. J nas gestaes que no tm problemas, o casal se sente confortvel para a relao; recomenda-se interromper, quando se completarem 8 meses de gestao. A partir da, a prostaglandina - uma substncia presente no esperma - pode estimular a contrao uterina, desencadeando trabalho de parto prematuro, ou, raramente, rotura da bolsa de guas. 2.3.3 Ps-Parto: No perodo ps-parto, a recomendao clssica para s haver relao sexual aps 40 dias. Esse nmero aleatrio. O puerprio vai de 4 a 8 semanas. A cesariana, como cirurgia abdominal, com manipulao uterina, pede repouso de 30 dias; portanto, no permitindo atividade sexual. Alm disso, existe a "ferida placentria", que pode ser sede de infeco, pelos motivos j expostos, durante a menstruao. Nos partos vaginais, com episiotomia (corte que feito na vulva e na vagina para facilitar a passagem do nen), o perodo de cicatrizao, e, portanto, de repouso o mesmo da cesrea, pelos pontos que so dados na vagina. Exceo poderia ser feita nos casos de partos vaginais sem necessidade de pontos, quando se pode ter o retorno da vida sexual em torno de 30 dias. Item 2.3 - Fonte: Dr. Mrcio Reis Furtado (mdico ginecologista ) 2.4 ABORTO Num momento como o de preparao para o casamento, torna-se necessrio tratar, tambm, o aborto com os jovens casais. No Brasil, o aborto intencional proibido por lei, salvo em situaes de gravidez resultante de estupro e em caso de gravidez que oferea risco de vida para a me, conforme artigo 128 do Cdigo Penal, incisos 1 e 2. bom lembrar que as mulheres esto sujeitas a sofrerem abortos involuntrios ou espontneos, por questes de natureza orgnica. Nesse caso, as que forem vtimas de tal infelicidade no estaro sujeitas a nenhuma pena e nem devero sofrer sentimento de culpa. Em nossa Igreja, o aborto foi tema apreciado por uma comisso prvia e, depois, discutido na 35 Assembleia Geral, com o seguinte parecer final: a) Ratificamos o parecer contrrio realizao do aborto, ainda que a gestao seja resultante de relao carnal mantida mediante constrangimento, violncia ou grave ameaa mulher estupro; b) a comisso contrria realizao de toda maneira de aborto, exceto quando existe, de forma equivocada, a necessidade de salvaguardar a vida da me; c) incesto: a comisso de parecer desfavorvel realizao do aborto, mesmo na ocorrncia de incesto, para a preservao da nova vida. O infrator, entretanto, dever ser punido.

SEO 3: PLANEJAMENTOS 3. PLANEJAMENTO Planejar traar, projetar, submeter a um plano, programar.

Se queremos ser bem sucedidos na vida, precisamos traar os nossos passos tendo conscincia de onde estamos e aonde queremos chegar. Um casal, especialmente em incio de vida conjugai, s alcanar uma vida equilibrada, feliz e prspera, se aprender a projetar o futuro, ou seja, se antecipar aos fatos. 3.1 Planejamento financeiro: No havendo controle, por mais que se ganhe, nunca ser suficiente. Para os projetos da casa prpria, do carro, dos mveis e utenslios, das frias, etc. funcionarem, garantindo o alcance dos objetivos indispensvel planejar. Outro aspecto importante para dar certo o casal compartilhar de tudo, a fim de que ambos estejam lutando pela mesma causa. 3.2 QUESTIONRIO SOBRE FINANAS (prioridades) Marque a resposta que descreve o seu pensamento acerca do item. Use os seguintes smbolos para representar seu sentimento. E Extra D Desejvel U til N - Necessrio ELA ITEM ELE ( ) Seguros de vida ( ) ( ) Televisor a cores ( ) ( ) Moblia nova ( ) ( ) Aparelho de som de ltima gerao ( ) ( ) Um carro ( ) ( ) Planejar oramento familiar ( ) ( ) Adquirir a casa prpria em 5 anos ( ) ( ) Devolver o dzimo ( ) ( ) Uma lava-loua ( ) ( ) Animais de estimao ( ) ( ) Jogo completo de porcelana para jantar ( ) ( ) Esposa trabalhar fora ( ) ( ) Frias todos os anos ( ) ( ) Ar condicionado ( ) ( ) Continuar estudos aps casamento ( ) ( ) Plano de sade ( ) ( ) Cartes de crdito ( ) ( ) Compras a prazo ( ) ( ) Salo de beleza semanalmente ( ) NOTA: Atravs desse questionrio, possvel identificar o grau de maturidade dos noivos, quanto s prioridades, nessa rea. Para isso, tire uma cpia para cada participante do curso, solicitando que assinale cada item de acordo com o grau de importncia. Em seguida, compare a do noivo com a da noiva. Havendo discrepncia, ser necessrio ajud-los a se ajustarem.

3.3 Oramento domstico Ajude os noivos a fazerem um oramento domstico. Prepare cpias do "modelo de oramento domstico", de acordo com o nmero de participantes. Na aula, d uma cpia para cada um. Cada casal dever preparar o oramento do primeiro ms de casamento com base em dados mais prximos da realidade.

MODELO DE ORAMENTO DOMSTICO ENTRADAS VALOR Renda semanal ou mensal R$ ____________ Marido R$ ____________ Esposa R$ ____________ Outra Fonte R$ ____________ TOTAL DE RECEITAS SADAS O SENHOR DEUS (DZIMO) Alimento Moradia (aluguel ou prestao) Vesturio gua, luz, gs, fone etc Conduo Prestaes diversas Impostos Diverses Estudos Poupana Moblia Seguros TOTAL DE DESPESAS SALDO RECEITAS-DESPESAS R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________ R$ ____________

3.4 QUANDO OS DOIS TRABALHAM FORA Anos atrs, o papel de provedor do lar era exercido, exclusivamente, pelo homem. Com o passar do tempo, a mulher foi ganhando o seu espao no mercado de trabalho, tanto em nome da necessidade financeira quanto em nome de sua valorizao e sua realizao pessoal. Hoje em dia, comum o noivo e a noiva trabalharem fora e iniciarem a vida de casados nessa condio. Isso um fator positivo e garante um melhor padro de vida. Por outro lado, exige de ambos compreenso e colaborao na realizao das tarefas domsticas, a menos que possam pagar algum para isto. 3.4.1 Dividindo tarefas domsticas: Assim como o homem divide, hoje, com a mulher o sustento do lar, justo que divida, tambm, algumas tarefas domsticas,

como: auxiliar na limpeza da casa, lavar a loua, limpar o quintal, cuidar de um filho pequeno, etc. No justo a mulher chegar do trabalho e arcar, sozinha, com os deveres domsticos, enquanto o homem toma o seu banho e senta-se no sof, at aguardar o jantar. atitude de amor, de cortesia, de cavalheirismo, de companheirismo, de reconhecimento ajudar a esposa nessas tarefas. 3.4.2 Administrando as finanas: o casamento visto como uma sociedade, cuja cota de participao igual para ambas as partes: 50% para cada um, tanto em relao aos direitos quanto em relao aos deveres. Tendo em vista que a maior motivao para o casamento o amor, no h por que um olhar o outro com desconfiana e no h por que cada um querer administrar o seu ganho de maneira isolada ou individualizada. Essa tem sido a causa de desentendimentos, de tristezas e at de separaes entre casais. O que deveria ser sinal de bno, torna-se maldio, por isso, disse Paulo: "Porque o amor do dinheiro raiz de todos os males..." - I Tm.6:10. 3.4.3 No utilize o dinheiro como arma; a vtima poder ser voc! Expresses do tipo: "Isso eu comprei com o meu dinheiro!", "No dependo de homem para me sustentar!", tm contribudo para a destruio de vrios casamentos. 3.4.4 Administrar conta bancria "conjunta" sinal de confiana mtua Quer a esposa trabalhe fora ou no, administrar conta com o marido uma oportunidade de sentir-se til e valorizada (lamentavelmente, h casos em que isso no possvel) 3.4.5 Dzimos e ofertas Fidelidade a Deus, nessa rea, tambm fator de bno e de prosperidade. (Ml3:10): Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs bno sem medida. Recomendao: Nunca se esquea de que a primeira coisa a fazer, ao receber seu salrio, separar a parte que pertence ao Senhor, entregando-a ou devolvendo-a a ele. 3.5 PLANEJAMENTO FAMILIAR 3.5.1 Nmero de Filhos: Foi-se o tempo em que cada casal possua, em mdia, 5 ou 6 filhos. Hoje, fatores como: violncia, permissividade, alto custo de vida, aliados presena da mulher no mercado de trabalho, tm contribudo para a reduo do nmero de filhos por casal. Por isso, a mdia atual de 1 a 2 filhos por casal. 3.5.2 Mtodos contraceptivos: Tempos atrs havia uma forte resistncia por parte de alguns irmos quanto adoo de mtodos contraceptivos, imaginando ser prtica pecaminosa, com base na ordem de Deus para crescer e se multiplicar e encher a terra. O fato que a terra j est cheia, e a ordem foi para que todos contribussem para isso, e no apenas um ou alguns casais. Deus dotou o homem e a mulher de inteligncia e de capacidade para avaliarem o nmero de filhos que

podem criar, podendo oferecer, alm do amor, condies bsicas de sade e de educao. 3.5.3 Plulas: As plulas anticoncepcionais so comprimidos feitos com substncias qumicas semelhantes aos hormnios encontrados no corpo da mulher. Elas impedem a ovulao, evitando, assim, a gravidez. Existem diferentes tipos de plulas; s o mdico pode avaliar corretamente as mulheres que podem e as que no podem usar esse mtodo, e qual o tipo adequado para cada mulher; para isso, ela deve fazer um exame clnico e ginecolgico completo (inclusive medir a presso arterial e fazer o preventivo de cncer). Um dos problemas que, entre 5% e 10% das mulheres, tm efeitos colaterais (nuseas, reteno de liquido e manchas na pele). Se usada corretamente, a eficcia da plula ser de 99,1% a 99,7%. 3.5.4 Ligadura de Trompas: A ligadura de trompas realizada nas mulheres que nunca mais querem filhos. Pode ser feita de vrias maneiras, mas sempre exige internao. uma cirurgia de esterilizao voluntria definitiva e, por isso, a mulher tem de ter certeza absoluta de que nunca mais poder ter filhos. 3.5.5 Preservativo: O preservativo um mtodo para ser usado pelo homem, no momento da relao sexual, para evitar a gravidez. Sua eficcia de 75% a 97%, se usada corretamente. J existe a camisinha feminina; porm, mais cara. 3.5.6 Vasectomia: A vasectomia um mtodo contraceptivo para o homem. Consiste de uma pequena cirurgia que interrompe o canal deferente, impedindo a passagem dos espermatozides na ejaculao. uma cirurgia ambulatorial. Isto quer dizer que no necessita de internao, pois feita em postos de sade e no interfere na potncia sexual. A reanastomose (cirurgia que reverte a vasectomia) restabelece a fertilidade em apenas 50% a 60% dos casos. A cirurgia indicada para homens que j tenham estabilidade familiar e/ou a certeza de no quererem mais filhos. No recomendvel para homens com menos de 30 anos, que no tenham filhos e a homens que acabam de se separar. Sua eficcia de 98%. Informaes extradas do site: www.metodosanticoncepcionais.hpg.ig.com.br SEO 4: SEXUALIDADE NO PLANO DE DEUS 4. PROPSITOS DO CASAMENTO Basicamente, so trs os propsitos do casamento: companheirismo, procriao e prazer. 4.1 Companheirismo: Em Gn 2:18, lemos: Disse mais o Senhor Deus: No bom que o homem esteja s: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea . Antes disso acontecer, Ado observou que os animais formavam pares, macho e fmea, e que ele estava s, sem ter com quem compartilhar a vida. E Deus criou a mulher. 4.2 Procriao: Em algumas culturas, ainda prevalece a crena de que a nica finalidade do casamento a procriao ou multiplicao da espcie humana; tanto assim que, por absurdo que possa parecer, h pases onde as mulheres so mutiladas, atravs da extrao do clitris, rgo feminino responsvel pelo prazer sexual, com base na crena de que tal prazer representa pecado. Biblicamente, a procriao uma das principais finalidades do casamento, conforme Gn 1:28: E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a.

4.3 Prazer: Uma falsa ideia se espalhou no sentido de desviar o pecado original da desobedincia a Deus, pela ingesto do fruto proibido, para o contato sexual entre Ado e Eva. Tal argumento fraco e mentiroso. Primeiramente porque a ordem de Deus para se multiplicar e encher a terra foi dada antes do pecado. Depois, porque, para Ado e Eva cumprirem essa ordem, teriam de praticar o ato sexual propriamente dito prova de que Deus nunca teve tal prtica por pecado, salvo em circunstncias fora do casamento. Ao criar o homem, Deus o dotou de sensibilidade. Assim, sensao de prazer prprio da natureza humana. O propsito de Deus de que homem e mulher se completem, se realizem e sejam felizes, desfrutando de prazer na vida a dois. 4.4 SEXUALIDADE E POSSVEIS PROBLEMAS: Todo ser humano j nasce com sua sexualidade, trata-se de um aspecto da natureza humana, criado por Deus, com os propsitos vistos e discutidos anteriormente. No momento da fecundao, ocorre a definio do sexo do novo ser em formao: masculino ou feminino, salvo em casos rarssimos; quando acontecem aberraes cromossmicas, podendo resultar nos chamados intersexos (pessoa que nasce com os dois rgos sexuais, masculino e feminino), caso rarssimo de acontecer. A sexualidade parte importantssima da constituio humana, podendo ser fator gerador de bno, felicidade e prazer, bem como fator gerador de frustrao e de infelicidade. Lamentavelmente, h muitos casais que, apesar de anos de convivncia, tanto o homem quanto a mulher (na maioria dos casos, a mulher), vivem privados do prazer da vida, nessa rea. Por diversas razes, a saber: 4.4.1 Traumas de infncia: Um dos noivos, quando criana, pode ter flagrado os pais em pleno ato sexual, e, a partir da, ter desenvolvido idias distorcidas a respeito, como, por exemplo: de violncia contra a me. Outra situao, ainda mais grave, o caso de criana que tenha sido violentada sexualmente, por algum da prpria famlia, ou de fora do crculo familiar (casos que precisam de tratamento psicolgico e pastoral). 4.4.2 Disfuno sexual masculina ou feminina: Todo ser humano est sujeito a apresentar algum tipo de disfuno sexual. Existem vrios tipos, mas vamos citar apenas dois: 4.4.2.1 Ejaculao precoce: Segundo pesquisas, 25% a 48% dos homens sofrem de ejaculao precoce e quase 75% dos homens tm, eventualmente, episdios de ejaculao precoce. Define-se como ejaculao precoce aquela que ocorre sem controle voluntrio. Em princpio, a ejaculao um fenmeno to controlvel quanto a urina e, como o controle urinrio, deve ser aprendida em alguma fase de desenvolvimento. As causas dessa disfuno podem ser: alto grau de excitabilidade, ansiedade e causas orgnicas. Ejaculao Precoce - extrado do site do Instituto de Infertilidade e Andrologia 4.4.2.2 Anorgasmia No devemos confundir anorgasmia com frigidez. A anorgasmia a incapacidade de se ter o orgasmo no ato sexual. A frigidez mais ampla: inclui a falta total do desejo sexual (disfuno do desejo sexual). No caso da anorgasmia, a mulher pode ficar excitada, ter todas as respostas satisfatrias para o ato sexual; porm, o comprometimento com o orgasmo em si. A resposta do orgasmo simplesmente no aparece. Infelizmente, muitas mulheres sofrem desta falta de prazer durante o ato sexual. As pesquisas cientficas so polmicas quanto questo dos nmeros. Muitas afirmam que 45% a 48% das mulheres no possuem o orgasmo; outras dizem que so 68%.

Anorgasmia - extrado do site: www.sexologia.com.br OBS.: necessrio que cada pessoa esteja atenta, pois, a qualquer sintoma de queda na eficincia ou no interesse pela atividade sexual, deve conversar com o (a) esposo (a), procurando descobrir a causa, que poder ser tanto de natureza psicolgica quanto de natureza orgnica. bom lembrar que hoje existem muitos recursos disposio. 4.5 TABUS: Os tabus so crenas irracionais, antibblicas, criadas pelo homem, que o impedem de ser plenamente feliz, segundo a vontade de Deus. Os tabus variam de cultura para cultura. O que tabu em alguns pases orientais, como o caso da "exciso clitoriana no o aqui, para ns, e vice-versa Vejamos alguns exemplos, entre ns: 4.5.1 Atividade sexual como pecado: Por incrvel que parea, ainda possvel encontrar pessoas que pensam ser o ato sexual algo pecaminoso. 4.5.2 Dormir com o corpo desnudo pecado? J se ouviu falar de pessoa (mulher) que alimentava a idia de que se estivesse dormindo nessa condio, ou de pijama, no subiria ao cu, caso Jesus voltasse e a encontrasse assim. 4.5.3 Atividade sexual de luz acesa pecado? Embora seja raro, ainda se encontram pessoas, homem ou mulher, que acreditam ser pecado olhar o corpo do esposo(a), durante o ato sexual. 4.6 PRTICA SEXUAL A prtica sexual entre o casal bem diferente da prtica sexual entre os animais. Os animais obedecem a um ciclo de acasalamento peridico ou intermitente. Somente na fase do "cio", perodo frtil para a procriao, que os machos procuram as fmeas. Aps esse perodo, eles ficam abstinentes. O comportamento do ser humano diferente, por razes j vistas. A natureza humana prev apenas um curto perodo de abstinncia mensal, na mulher, por ocasio do ciclo menstrual. O que importante destacar que a prtica sexual entre o casal no deve ser algo mecnico ou um comportamento primitivo. Deve ser fruto de um envolvimento afetivo, carinhoso, culminando no pice do momento, que a satisfao sexual plena, do homem e da mulher. Vejamos algumas prticas sexuais: 4.6.1 Sexo vaginal: Essa a prtica natural criada por Deus, para a reproduo da espcie e para o prazer do casal. 4.6.2 Sexo anal: considerado prtica de sodomia, antinatural, e sua prtica jamais deve ser recomendada, principalmente entre os filhos de Deus (Rm.1:26 e I Co 6:9 e 10). 4.7 CRIATIVIDADE O ser humano criativo por natureza; inventivo e verstil. Essa criatividade torna a vida menos penosa, menos rotineira e mais agradvel. Para manter sua sexualidade saudvel e num bom nvel de prazer, o casal precisa desenvolver essa criatividade, tambm, em seus encontros de intimidade. Alguns cuidados devem ser observados: 4.7.1 Privacidade: Exige ambiente de absoluta exclusividade para o casal, sem nenhuma possibilidade de intromisso de algum. 4.7.2 Higiene: O cuidado com a higiene pessoal (banho, uso de loes e perfumes, dentes escovados) fundamental, pois contribui para o bem estar do casal. 4.7.3 Clima favorvel: Para algumas pessoas, importante preocupar-se com o ambiente externo, como: tonalidade de luz e tipo de vestimenta ntima que realce a

sensualidade. Por outro lado, importante e necessrio, para todos os casais, carcias preliminares e confisses de amor. 4.7.4 Posies amorosas: No h problema algum em o casal variar posies amorosas e escolher aquela, ou aquelas, que dem maior satisfao a ambos. 4.7.5 Cumplicidade: O que acontece no "ninho de amor" do casal deve ser mantido a sete chaves. Trata-se de algo que diz respeito nica e exclusivamente a ele. Partilhar isso com algum de fora significa romper a cumplicidade e trair a confiana do(a) esposo(a). 4.8 PERVERSES SEXUAIS A palavra de Deus, h muito tempo, j disse a respeito dos desvios sexuais ou da degenerao da raa humana (Gn 6:l-7). A cincia no encara as perverses sexuais como "patologia" ou doena, mas como uma questo de opo sexual de cada um. Porm, Deus, em sua Palavra, considera esses desvios de comportamento sexual como pecados ou perverses. Observemos as seguintes: 4.8.1 Homossexualismo: Trata-se de um indiscriminado desvio da natureza humana. Diz respeito ao envolvimento de duas pessoas do sexo masculino; homem com homem, uma verdadeira aberrao do comportamento humano, claramente condenado por Deus (Rm 1:26 a 32 e Lv 18:22). 4.8.2 Lesbianismo: Semelhante ao homossexualismo, o lesbianismo diz respeito ao envolvimento de duas pessoas do sexo feminino: mulher com mulher. Comportamento igualmente reprovado por Deus (Rm 1:26 a 32). Obs.: Por lei, proibido qualquer tipo de discriminao, sob pena de se responder judicialmente.

SEO 5: ADULTRIO E DIVRCIO Adultrio pecado contra Deus e contra o cnjuge. Por isso, o casal deve viver o casamento com responsabilidade. Deve lembrar-se de que, para cumprir os votos feitos um ao outro, no altar, diante do Senhor, diante da Igreja, diante dos familiares, parentes e amigos, sero necessrios: empenho, honestidade, temor a Deus e determinao. Jamais o casal cristo pode se deixar levar pelo conceito mundano de permissividade, abrindo mo dos princpios bblicos e morais referentes ao casamento. A esse respeito, o escritor aos Hebreus (13:4) afirma: Venerado seja entre todos o matrimnio e o leito sem mcula; porm aos que se do prostituio e aos adlteros, Deus os julgar. Considere esse texto de Ml 2:14 a 16: Porque o Senhor foi testemunha da aliana entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliana. Ningum com um resto de bom senso o faria. Mas que fez um patriarca? Buscava descendncia prometida por Deus. Portanto cuidai de vs mesmos, e ningum seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor Deus de Israel diz que odeia o repdio; e tambm aquele que cobre de violncia as suas vestes, diz o Senhor dos Exrcitos; portanto cuidai de vs mesmos e no sejais infiis. O adultrio a nica exceo bblica, aceitvel, capaz de romper o vnculo do matrimnio, em virtude das trgicas consequncias que ele produz (Mt 19: 3 a 9).

Neste particular, Jesus cita a prostituio (gr.pornia), palavra que, no original, inclui o adultrio ou qualquer outro tipo de imoralidade sexual. O divrcio, portanto, deve ser permitido em caso de imoralidade sexual, quando o cnjuge ofendido se recusar a perdoar". (Bblia de Estudo Pentecostal, p.1427) 5.1 DIVRCIO Casamento no algo descartvel, para toda a vida. Observe o texto a seguir, em Mt 19:6 a 8: Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem . Replicaram- lhe: Por que mandou ento Moiss dar carta de divrcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso corao que Moiss vos permitiu repudiar vossas mulheres; entretanto, no foi assim desde o princpio. O divrcio no soluo e nem deve ser encarado como rota de fuga para qualquer momento de crise conjugal ou familiar. Crises existem, existiro e podero ser superadas com a graa de Deus e com o esforo de ambos. Divrcio uma expresso que precisa ser apagada do vocabulrio do casal. Esse assunto foi amplamente discutido por uma comisso, que apresentou um parecer em Assemblia Geral, cuja concluso a seguinte: Ata da 35 Assemblia Geral da Igreja Adventista da Promessa, realizada nos dias 12 a 14 de novembro de 1999, no local denominado Chcara dos Sonhos, em Itupeva-SP. 36 Ponto: A respeito do divrcio. Parecer das Comisses: a) preveno: dar tratamento preventivo aos casais, atravs de cursos para orientao aos noivos. O curso no deve tratar apenas de questes sexuais, mas abordar aspectos de uma relao sadia e duradoura; b) divrcio e novo casamento: ratifica-se a deciso j existente, ou seja, conceder o divrcio somente quando ocorrer adultrio, isentando-se o cnjuge inocente da disciplina; c) dissoluo de casamento: por incompatibilidade e outros motivos diferentes do adultrio, a contar do rompimento da relao conjugal, aplica-se a disciplina de perda de cargos e atividades na igreja, pelo prazo de 18 meses. O cnjuge inocente no dever sofrer disciplina; d) novo casamento: havendo novo casamento, quando no dizer de Jesus caracteriza-se o adultrio, aplica-se a disciplina de perda de comunho por um perodo de 36 meses, deduzindo o perodo cumprido pelo rompimento da relao conjugal. Aprovada a proposta da comisso.

SEO 6: LEGISLAO 6. UM POUCO DE LEGISLAO (CDIGO CIVIL) 6.1 Idade dos noivos Se os noivos forem menores de 18 (dezoito) anos, torna-se indispensvel a presena dos pais no Cartrio para assinarem o Termo de Consentimento; caso os pais sejam falecidos, ser necessria a apresentao da Certido de bito. Se os mesmos residirem fora da cidade, ser preciso que se dirijam a um Cartrio de Registro Civil para assinarem o Termo de Consentimento e enviarem aos noivos, que devero encaminhar o mesmo ao Cartrio escolhido, ou, ainda, se um dos pais estiver desaparecido, ser necessria a presena de 02 (duas) testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos, portando RG original, para atestarem o desaparecimento.

OBS.: Os menores s no precisaro do consentimento dos pais caso sejam emancipados. A emancipao dada pelos pais aos filhos que tenham 16 ou 17 anos, atravs de documento registrado em cartrio. 6.2 Menores de 16 anos S podero casar mediante ordem judicial, e, para dar entrada no processo de casamento civil, o casal dever apresentar 02 (duas) testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos. 6.3 Documentos Necessrios Todos os documentos a serem apresentados devero ser originais e estarem em bom estado. 6.4 Solteiros Certido de Nascimento e RG. 6.5 Divorciados Certido de Casamento com averbao do divrcio e prova da prvia partilha de bens. Se a partilha de bens ainda no tiver sido realizada, poder haver o casamento; porm, neste caso, o nico regime de bens permitido o de separao universal de bens. 6.6 Vivos Certido de casamento, certido de bito do ex-cnjuge, e, caso o(a) noivo(a) tenha filhos do casamento anterior, ter de apresentar prova da prvia partilha de bens. Se a partilha de bens ainda no tiver sido realizada, poder haver o casamento; porm, neste caso, o nico regime de bens permitido o de separao universal de bens. ESCLARECIMENTO: Uma viva que usufrui do benefcio de penso do ex-marido, mesmo contraindo novo matrimnio, no perder esse direito. 6.7 Datas e Prazos Os noivos devero dar entrada no Processo de Casamento Civil, no mnimo, com 30 (trinta) dias de antecedncia e, no mximo, com 90 (noventa) dias. Visto que a certido de habilitao tem validade de trs meses, aps esse prazo, se o casamento no tiver sido celebrado, os noivos devero dar entrada no processo de habilitao novamente. 6.8 Nome da Noiva e do Noivo Como fica o nome da noiva e do noivo, no ato do registro? A mulher poder acrescentar os sobrenomes do marido, continuar com os de solteira ou exclu-los, totalmente ou parcialmente. O mesmo se aplica ao nome do marido em relao mulher. 6.9 Duas Formas de Casamento 6.9.1 Casamento em Cartrio O casamento realizado nas dependncias do prprio Cartrio, de forma pblica, ou seja, de portas abertas, durante toda a sua realizao, em que estaro

presentes juiz de casamentos, escrevente autorizado, os noivos e 02 (duas) ou mais testemunhas. O juiz declarar efetuado o casamento civil aps a confirmao de que os noivos esto se casando por livre e espontnea vontade. Em seguida, colher as assinaturas e entregar aos noivos a certido de casamento. ATENO: A taxa de casamento a ser paga em Cartrio varia de Estado para Estado e, se os noivos no tiverem condies de custe-la, basta alegar essa dificuldade, no Cartrio, assinando um atestado de pobreza (previsto em lei). 6.9.2 Casamento Religioso com Efeitos Civis O casamento realizado fora do Cartrio e quem preside o ato do casamento no o juiz de casamentos, mas, sim, a autoridade religiosa, de portas abertas, durante toda a sua realizao. Aps a cerimnia, os noivos recebero um termo de casamento, o qual dever ser levado ao Cartrio num prazo mximo de 90 (noventa) dias, para que se registre o casamento. Caso contrrio, o casamento no ficar regularizado, sendo assim, os noivos permanecem solteiros. Vale ressaltar que as exigncias quanto documentao variam de Cartrio para Cartrio. No estranhe e esteja de sobreaviso, pois o Cartrio poder solicitar os seguintes itens: - Estatuto da IAP, autenticado - Ata da eleio da Diretoria - Documento da Igreja comprovando que o pastor est autorizado a celebrar o casamento religioso com Efeitos Civis, na forma da lei Noutras palavras, antecipe sua ida ao Cartrio para conhecer essas exigncias. Dois lembretes importantes para essa forma de casamento: 1) Durante a cerimnia, no momento apropriado, o ministro dever perguntar aos noivos: (Pronunciar nome do noivo) " DE LIVRE E ESPONTNEA VONTADE QUE VOC RECEBE, HOJE, A (nome da noiva) POR SUA LEGTIMA ESPOSA? Em seguida, o ministro dever repetir o mesmo procedimento com a noiva. 2) A DECLARAO DE CASADOS, de acordo com o Artigo 1.535 do novo Cdigo Civil Brasileiro, dever obedecer seguinte estrutura: "DE ACORDO COM A VONTADE QUE AMBOS ACABAIS DE AFIRMAR PERANTE MIM, DE VOS RECEBERDES POR MARIDO E MULHER, EU, EM NOME DA LEI, e como ministro do evangelho, segundo a autoridade a mim conferida pela Igreja, VOS DECLARO CASADOS, em nome do Pai do Filho e do Esprito Santo, at que a morte vos separe". 6.9.3 Solicitao de habilitao Para essa forma de casamento, o oficiante deve enviar ao Cartrio um pedido de solicitao de habilitao, por escrito, atravs dos noivos, ou pessoalmente, conforme modelo abaixo:

Ao Cartrio de Registro Civil e Notas De REF: SOLICITAAO DE HABILITAO PARA CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITOS CIVIS Prezados Senhores. Eu, RG. CPF ministro evanglico, responsvel pela Igreja Adventista da Promessa, situada na Rua n Bairro venho, respeitosamente, solicitar dos senhores a emisso de habilitao para celebrar o casamento religioso com efeitos civis, de: de Nacionalidade: Brasileira, RG UF e CPF , Profisso: Residente e domiciliado na Rua n Bairro: Idade: e de RG UF CPF Profisso: , Residente e domiciliada na Rua: n Bairro: Idade: cuja cerimnia realizar-se- no dia de de 20 , no endereo acima referido, nos termos da Lei dos Registros Pblicos n 6015 de 31/12/73. Sem mais, agradeo antecipadamente. Cordialmente, (nome e assinatura do ministro)

6.9.4 Ata da Cerimnia No dia da cerimnia do Casamento Religioso com Efeitos Civis, o oficiante dever preencher o formulrio prprio (ata da cerimnia ou termo da cerimnia), com a sua assinatura, com as assinaturas dos noivos e de um casal de testemunhas, cujo documento dever ir a um Cartrio, at o prazo mximo de 90 dias, para registro oficial, conforme orientao anterior (veja modelo seguinte): TERMO DE CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITOS CIVIS (Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973) Aos dias do ms de de dois mil e , s horas, na Cidade de , UF , no templo da Igreja Adventista da Promessa, na Rua ,n , Bairro , perante mim, pastor , celebrante, e as testemunhas: , RG , brasileiro, casado, anos, profisso RG , brasileira, estado civil anos, profisso , ambos residentes na Rua n Bairro: UF , os nubentes e , sob o regime de ,conforme artigo 1641, inciso II, do Cdigo Civil Brasileiro, receberam-se em matrimnio, aps habilitao nos termos do artigo 71, da Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1.973, que vige desde 1 de janeiro de 1976 e do ritual evanglico. Ela passa a chamar- se ELE, , profisso, com anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de , Estado de , nascido no dia de de , domiciliado e residente na Cidade de , Estado de , rua , nmero , Bairro, Subsdistrito de . Filho de , nascido em , Estado de com anos, e de , nascida em do Estado de , com anos. ELA, , profisso , com anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de , Estado de , nascida no dia de de , domiciliado e residente na Cidade de , Estado de , rua , nmero , Bairro , Subsdistrito de . Filha de , nascido em do Estado de ,com anos, e de nascida em do Estado de , com anos. Os nubentes apresentaram a Certido de Habilitao do Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelio de Notas do Subdistrito , Municpio e Comarca de , Estado de certificando, que tendo afixado nesta Serventia, a partir de de de 200_, bem como, publicado pela imprensa local, edio de de de 200 , os proclamas recomendados pela Lei, no apareceu, dentro do prazo legal, pessoa alguma opondo-se ao casamento. Para constar, foi lavrado o presente termo e servir de prova para o regjstro do casamento no Regjstro Civil e que vai assinado por mim, celebrante, pelos nubentes e pelas testemunhas. Celebrante Noivo Noiva Testemunhas Lembrete: Para dar entrada no Cartrio, para registro, necessrio reconhecer firma da assinatura do pastor oficiante.

6.9.5 Pedido de Registro Oficial O termo anterior dever ser acompanhado do pedido de registro do mesmo, conforme o seguinte modelo: ILUSTRSSIMO SR. OFICIAL DO SERVIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DO SUBDISTRITO DA CIDADE DE BAIRRO ESTADO DE

REF: Inscrio de Casamento Religioso com Efeitos Civis DADOS DO REQUERENTE: (Pastor) NOME: RG. N. Da Igreja Adventista da Promessa Situada na Rua/Av. N: Bairro: Cidade: Estado: Venho, por meio deste, mui respeitosamente, requerer Vossa Senhoria, vista do termo de casamento religioso com efeitos civis, realizado aos / / e que dizem respeito ao casal: e , a inscrio do mencionado termo, em conformidade com a Lei de n 6015/73 (Registros Pblicos), para que produza os efeitos legais. Nestes termos, P. E. deferimento. So Paulo, Requerente: de de 200

6.9.6 Livro de Casamentos da Igreja Local recomendvel que cada igreja possua seu prprio livro de registro de casamentos. Se o pastor quiser ter o seu livro pessoal, com a finalidade de ir construindo um histrico particular das cerimnias por ele realizadas, no h problema algum, contanto que cada igreja tenha o seu e nele sejam registrados todos os casamentos celebrados, ao longo do tempo. Trata-se de um importante documento do histrico local. Certas papelarias vendem esse livro com o modelo de registro j impresso, bastando acrescentar as informaes necessrias, com as assinaturas. Caso contrrio, basta comprar um livro "ata", numerado, semelhante ao utilizado pela secretaria da Escola Bblica. Ele servir plenamente para este fim. 6.10 REGIME DE BENS

Para que vigore o regime de bens escolhido, os nubentes devem fazer o pacto antenupcial, por escritura pblica, celebrada antes do casamento. Caso no o faam, o regime de bens no casamento ser o de comunho parcial. 6.10.1 Comunho Parcial de Bens Todo o patrimnio adquirido aps o casamento, exceto os bens anteriores ao casamento (os bens que cada um recebeu por doao ou sucesso), ser comum ao casal, e ser dividido na separao. o regime de bens adotado, caso no haja pacto antenupcial. 6.10.2 Comunho Universal de Bens Todos os bens adquiridos por ambos, antes ou depois da data do matrimnio, sero comuns ao casal. Se os noivos optarem por este regime de bens, ser necessrio que compaream a um Tabelionato de Notas, para que seja feita uma Escritura de Pacto Antenupcial. 6.10.3 Separao Universal de Bens Todos os bens adquiridos, antes ou depois do casamento, continuaro sendo de propriedade individual. Caso os noivos optem por este regime, ser necessrio que se dirijam a um Tabelionato de Notas e faam uma Escritura de Pacto Antenupcial. Pelo novo cdigo civil 10.406, este o nico regime de bens permitido aos maiores de 60 anos e menores de 16. 6.10.4 Participao Final nos Aquestos Todo o patrimnio adquirido aps o casamento, exceto bens anteriores ao casamento (os bens que cada um recebeu por doao ou sucesso), sero divididos na separao, mas, at l, pertencem ao cnjuge que os adquiriu, para serem administrados como este bem desejar. Novo regime de bens do cdigo civil 10.406. Informaes sobre Legislao extradas do site: www.noivarecasar.com.br

SEO 7: ANEXOS ANEXO -1 MODELO DE SERMO PARA CASAMENTO Tendo em vista que o casamento um momento especial na vida dos noivos e dos familiares, recomenda-se fazer ensaio da cerimnia, pelo menos uma semana antes de sua celebrao, para valorizar o rito e evitar surpresas desagradveis. OBSERVAES: Oriente os noivos a no provocarem atraso no incio da cerimnia, pois isto sinal de desrespeito para com os convidados. A tolerncia mxima deve ser de 30 minutos. Tem havido casos, especialmente de noivas, de se atrasarem de 1 a 2 horas, o que inaceitvel!

A cerimnia deve ser breve, e o sermo dever ter durao de, no mximo, 15 minutos; no dever ser transformado num "rosrio" de conselhos fora de hora. Cuidado com a informalidade. Ainda que haja muita afinidade entre noivos e o pastor oficiante, no recomendvel tratar o noivo ou a noiva por apelido; lembre-se de que a ocasio formal (isso no impede que o oficiante, com muita habilidade e respeito se utilize de recursos de comunicao para descontrair o ambiente, tornando a cerimnia leve e agradvel, sem descambar para a informalidade e para a hilaridade, risos). Durante a cerimnia, os noivos devero se ajoelhar uma nica vez, ao final, para receberem a orao e a bno. Uma hora deve ser o tempo mximo de durao da cerimnia de casamento ( possvel fazer em menos tempo), pois no h porque submeter, principalmente, os noivos e testemunhas a um cansao exaustivo. MENSAGEM Para algumas pessoas, o que a eo esto fazendo aqui pode parecer algo ultrapassado ou em desuso para muitas pessoas, e que no se harmonize com os conceitos da ps-modernidade. E importante lembrar que o casamento no fruto da ideia de nenhum filsofo ou socilogo; casamento criao de Deus. Por isso, disse ele: No bom que o homem esteja s. Pensando nisso, o Senhor provocou esse encontro entre duas pessoas, ou seja, colocou a no caminho do e colocou o no caminho da , na certeza de que ambos podem se amar, crescer, se completar e se realizar como mulher, como homem, como pais e filhos de Deus. Ao idealizar o casamento, o Criador atendeu a trs propsitos divinos, visando o bem-estar e a felicidade do homem e da mulher: 1- Companheirismo: Antes da criao da mulher, Ado se deu conta de que todos os animais formavam par e ele se viu s. Disse Deus: "No bom que o homem esteja s, far-lhe-ei uma auxiliadora (companheira) que esteja diante dele. 2 Procriao: A ordem de Deus ao casal foi: "Crescei, multiplicai e enchei a terra". Trata-se de um elevado privilgio, cooperar com Deus na gerao de vidas. 3 Prazer : Alm dos dois propsitos anteriores, de companheirismo e de procriao, Deus oferece ao casal a oportunidade de desfrutar do prazer, tendo suas necessidades plenamente supridas, nessa rea, atravs do casamento. Voltando era da ps-modernidade, vivemos um tempo de abandono dos princpios que sempre nortearam e sustentaram a relao do casamento. Por conta disso, muitos desacreditaram no casamento, o que fez se instalar uma grave crise. O conceito predominante, agora, inovar, experimentar coisas e formas diferentes, de forma que, hoje, temos casamentos para todos os gostos: Casamento Formal: Dentro do padro previsto por Deus, o casamento formal aquele em que h compromisso explcito para ambas as partes, cuja durao para toda vida. Casamento Informal: Aquele em que pessoas decidem morar juntas ou mesmo separadas, dentro de uma relao informal, cujo compromisso e durao no so explicitados. NOTA: Embora muitos defendam sua funcionalidade, o fato que foge ao modelo estabelecido por Deus.

Casamento Fictcio: Aquele que acontece apenas no papel, com o objetivo de atender a interesses esprios (famoso casamento para ingls ver). As inovaes no param por aqui, vejamos o seguinte: SEGUNDO DEUS - Sexo somente dentro do casamento - A unio se consolida pelo casamento - Um homem e uma mulher - At que a morte os separe SEGUNDO OS INOVADORES - Sexo livre - Mediante ajuntamento (ficar) - Um homem p/vrias mulheres e vice-versa - Um homem p/outro homem ou uma mulher p/ outra mulher - At que o divrcio os separe Apesar das diferentes tendncias, o casamento tradicional continua sendo valorizado pela maior parte das pessoas. Diante do quadro apresentado, e , vocs, hoje, assumem perante Deus, a responsabilidade de resgatarem os princpios fundamentais da relao homem/mulher. No possvel trazer aqui nenhuma frmula pronta para o sucesso do casamento, mesmo porque ela no existe. Sabemos que preciso f em Deus, amadurecimento, respeito, flexibilidade, partilha de sonhos e sentimentos. Como atestado, ofereo-lhes meus anos de um casamento feliz e abenoado, ao lado de minha querida esposa (s faa tal afirmao se estiver bem seguro). Saibam todos que o casamento segundo o padro divino no utpico; possvel e plenamente realizvel, desde que haja temor a Deus e boa vontade. Fazemos questo de ressaltar que a presena do Senhor Jesus faz a grande diferena na vida e no casamento. No livro de Ct 8:7, Salomo diz: As muitas guas no poderiam apagar o amor, nem os rios afog-lo; ainda que algum desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado. DISSE JESUS: Portanto deixar o homem pai e me e se unir sua mulher e sero dois uma s pessoa. "PORTANTO O QUE DEUS AJUNTOU, NO SEPARE O HOMEM". ORAO FINAL A orao deve ser objetiva, abordando os seguintes elementos: -Bno para o novo lar que se forma. -Pela manuteno do amor. -Pela prosperidade do casal. -Pelos filhos que viro consolidar a famlia. -Que ambos continuem sendo instrumentos de bnos para a glria de Deus Pai. A BNO FINAL

E recomendvel que o pastor oficiante da cerimnia decore a bno final, definindo se a pronncia ser feita na 2a pessoa do singular ou na 3a pessoa do plural, para no cometer desvios de concordncia verbal; observe: (Na 2 pessoa do singular) "O Senhor te abenoe e te guarde, O Senhor faa resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericrdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te d a paz. Amm!". (Na 3 pessoa do plural) "O Senhor vos abenoe e vos guarde, O Senhor faa resplandecer o seu rosto sobre vs e tenha misericrdia de vs. O sobre vs levante o seu rosto e vos d a paz. Amm!". ANEXO - II MODELO DE SERMO PARA BODAS DE PRATA/OURO: Existe pouca diferena entre s c/s modelos de sermes para as Bodas de Prata e para as Bodas de Ouro. Na verdade, tal diferena corre mais por conta da criatividade do ministro oficiante. Vejamos: OBSERVAES No caso das Bodas de Prata, o casal poder ficar de p durante a cerimnia. No caso das Bodas de Ouro, o casal dever permanecer sentado, numa posio intermediria, entre o auditrio e o ministro oficiante. Nas Bodas de Ouro, o oficiante poder apresentar os netos e os filhos pelos nomes; dos mais velhos aos mais novos. Sendo muitos, basta solicitar-lhes que fiquem de p. Quanto ao tempo de durao da cerimnia, basta seguir as orientaes dadas a respeito do casamento. PROGRAMA: BODAS DE OURO Data: / / ENTRADA POR ORDEM: Netos: Filhos: Entrada do Casal Leitura: Rt 1:16, 17 (2 parte) e Orao HINO: Oh, Deus aqui viemos te adorar" (grupo/famlia) MENSAGEM LEITURA DA CERTIDO: H 50 anos, o jovem se casava com a jovem . e, para vocs, terem uma idia desse tempo, s existia TV preto e branco ...e eles nunca tinham visto... Bodas de Ouro! Esse acontecimento digno de nota!

Os dados estatsticos revelam que atualmente a maioria dos casamentos so desfeitos nos primeiros anos de vida conjugal, sendo que pouqussimos chegaro s Bodas de Prata e alguns felizardos chegaro s Bodas de Ouro. O texto de Rute efetivamente um dos textos sagrados que retratam, com muita propriedade, um dos pilares que sustentam a relao do casamento, segundo os moldes em que Deus a estabeleceu. Relao monogmica, isto , um homem e uma mulher, at que a morte os separe. No ato do casamento, vemo-nos diante do previsto e do desejado; todavia, infelizmente, quantos casais acabam sucumbindo diante do imprevisto e do indesejado. A esto os dados estatsticos revelando o grande nmero de casais que se separam, pelos motivos mais fteis e banais. Para boa parte dessas pessoas, o casamento tratado como objeto descartvel, sem valor. Hoje, aos 50 anos de vida matrimonial de e de , nos vemos diante de um projeto que seguiu o curso previsto e desejado por Deus e pelo casal. Certamente, apareceram inmeras dificuldades ao longo desse tempo, forando um desvio de rota, exigindo de ambos muito esforo e determinao no cumprimento dos votos feitos um ao outro, na presena de Deus, de parentes e amigos. ENTREVISTA: Pergunta ao noivo: Como foi ficar casado e conviver com a durante 50 anos? Pergunta noiva: Qual o segredo para chegar s Bodas de Ouro? DADOS DA HISTRIA DO CASAL (exemplo ilustrativo) No ano de o jovem com anos de idade, conhecia a jovem com anos de idade, na cidade em , interior de . Nessa poca, j convertido ao evangelho, soube que numa fazenda prxima morava uma famlia de cristos e foi para l a fim de aprender mais sobre a Bblia. Foi quando conheceu a jovem , que, a princpio, no lhe despertou nenhum interesse. Comearam a congregar na mesma igreja... O tempo passou e a jovem foi crescendo, tornou-se uma mulher, tornando-se atraente a ponto de despertar maiores interesses por parte do jovem. Nas idas e vindas da igreja, conversa vai, conversa vem, no perdeu tempo e props namoro srio . Ela prontamente aceitou e deu incio a essa histria. Aps alguns dias, cumpriu o ritual de pedir a moa em namoro ao pai, que era sistemtico. Existia horrio para namorar, e no passava das 20h30. Namoraram apenas oito meses e se casaram em (cidade / estado), no dia , casamento realizado pelo pastor . O casal gerou filhos ( mulheres e homens); netos. OBS: Parabns, e (noivos ) O nome de Deus est sendo glorificado aqui, pelo exemplo de vocs. Pela slida famlia que construram e pelos filhos encaminhados a Jesus. - LER SALMO 128 - Louvor - Palavra dos filhos: (filho primognito e filho caula) - Entrega das Alianas - Renovao dos votos: "COM ESTA ALIANA REAFIRMO O DESEJO DE VIVER A SEU LADO POR TODA A VIDA"

-Louvor -Bno: "Que o Senhor vos abenoe e vos guarde..." -Louvor ANEXO III - "COMEMORAES DO CASAMENTO" Boda (pronuncia-se "bda") comemorao, festa de casamento. No Brasil usa-se a expresso quase sempre no plural bodas. A palavra serve tambm para designar a comemorao, em determinados anos, do aniversrio de um casamento. Embora as bodas de prata (25 anos) e a de ouro (50 anos) sejam as mais conhecidas e comemoradas, conhea as demais: Bodas de Papel Bodas de Algodo Bodas de Couro Bodas de Seda Bodas de Madeira Bodas de Acar Bodas de Cobre Bodas de Bronze Bodas de gata Bodas de Estanho Bodas de Ao Bodas de Linho Bodas de Renda Bodas de Marfim Bodas de Cristal Bodas de Safira Bodas de Rosa Bodas de Turquesa Bodas de Cretone Bodas de Porcelana Bodas de Prata Bodas de Prola Bodas de Coral Bodas de Rubi Bodas de Platina Bodas de Ouro Bodas de Esmeralda Bodas de Diamante Bodas de Ferro Bodas de Brilhante Bodas de Carvalho 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos 5 anos 6 anos 7 anos 8 anos 9 anos 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos 19 anos 20 anos 25 anos 30 anos 35 anos 40 anos 45 anos 50 anos 55 anos 60 anos 65 anos 75 anos 80 anos

Potrebbero piacerti anche