Sei sulla pagina 1di 3

A EXECUO DAS OBRIGAES DE ENTREGAR COISA CERTA E INCERTA NA LEGISLAO PROCESSUAL CIVIL

Inicialmente, devem ser tecidas algumas consideraes gerais acerca dessas duas modalidades de obrigao, a de entregar coisa certa e de entregar coisa incerta. Na obrigao de dar coisa certa o objeto definido de modo que suas caractersticas o diferenciem das outras da mesma espcie. A regulamentao da referida obrigao encontra-se nos artigos 233 a 246 do Cdigo Civil, nos quais so reguladas as hipteses de perda ou deteriorao da coisa, no sentido de que se a coisa se perder, antes da tradio, sem culpa do devedor, a obrigao se resolve, o devedor devolve ao credor o valor pago e as partes voltam ao status quo ante. Mas, se a coisa se perder, antes da tradio, com culpa do devedor, este ter que pagar o equivalente mais perdas e danos ao credor. Se a coisa se deteriorar, antes da tradio, sem culpa do devedor, o credor poder aceitar a coisa no estado em que ela se ache, abatido do preo ou pedir o equivalente. Porm, se a coisa se deteriorar, antes da tradio, com culpa do devedor, o credor poder aceitar a coisa no estado em que ela se ache ou pedir o equivalente e em um ou em outro caso mais perdas e danos. A obrigao de dar coisa incerta, por sua vez, apenas tem determinado o seu gnero e a quantidade. Nesta modalidade de obrigao, o devedor no poder, antes da concentrao (escolha da coisa que ser entregue ao credor) alegar perda ou deteriorao da coisa, visto que o gnero nunca perece.

Na obrigao de dar coisa incerta, quem escolhe quais objetos, sero entregues, regra geral, o devedor, se outra coisa no for acordada, no entanto ele no pode entregar nem as piores, nem obrigado a entregar as melhores, ter que entregar os objetos "meio-termo", tambm ter que informar o credor que fez a concentrao e deixar a disposio deste os objetos escolhidos. Aps feita a concentrao, a obrigao deixar de ser de dar coisa incerta e passar a coisa certa, visto que j se sabe quais objetos sero do credor e valero as regras desta modalidade de obrigao. No sendo a obrigao voluntariamente adimplida, nasce para o credor uma pretenso executiva, que dever ser executada mediante procedimento regido consoante as normas do Cdigo de Processo Civil, as quais iro variar de acordo com a natureza do ttulo executivo. As obrigaes de entregar coisa iro ser constantes de ttulo judicial (sentena condenatria) ou ttulo extrajudicial. Nas obrigaes de entregar coisa com base em ttulo judicial, depreende-se que a sentena exeqvel dever condenar o devedor a entregar a coisa, fixar o prazo para cumprimento da obrigao e fixar as astreintes (multa diria) para o caso de descumprimento da determinao. Desse modo, a execuo de tal obrigao se dar conforme as disposies dos arts. 461-A, caput, CPC (coisa certa) e 461-A, 1, CPC (coisa incerta). Assim, caso a obrigao no seja cumprida, deve o juiz determinar a expedio de mandado de busca e apreenso (coisa mvel) ou de imisso na posse (coisa imvel), conforme determina o artigo 461-A, 2, CPC.

Na obrigao de dar coisa lastreada em ttulo executivo extrajudicial, o juiz deve determinar a citao do ru para, no prazo de dez dias, entregar a coisa (artigo 621, CPC) e poder, ainda, estabelecer multa diria pelo atraso no cumprimento da obrigao. Do mesmo modo que na anterior, caso a obrigao no seja cumprida, deve o juiz determinar a expedio de mandado de busca e apreenso (coisa mvel) ou de imisso na posse (coisa imvel), com fundamento no artigo 625, CPC. Diferem o procedimento de execuo do ttulo judicial ou extrajudicial nos seguintes aspectos: No cumprimento de sentena, no h um processo autnomo, o que dispensa a citao do executado; O cumprimento da sentena uma fase do processo cognitivo; O magistrado, na sentena, deve fixar a data para cumprimento da obrigao; de modo diverso, na execuo de ttulo extrajudicial, a prpria lei fixa o prazo para a entrega da coisa (10 dias, artigo 621, caput, CPC); Em se tratando de execuo de ttulo extrajudicial, so cabveis os embargos do devedor (Livro II); no caso de ttulo judicial, no h que se falar em embargos, mas em impugnao, prevista no artigo 475-L, CPC.

Potrebbero piacerti anche