Sei sulla pagina 1di 6

A L AL AUU

20 Representao de rugosidade
xistem vrios tipos de superfcie de peas. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado das superfcies? Essa questo foi resolvida com smbolos convencionados, representados por desenhos tcnicos. Vamos conhecer essa simbologia?

20

Um problema

Simbologia: Norma ABNT - NBR 8404/1984


A Norma ABNT - NBR 8404 fixa os smbolos e indicaes complementares para a identificao do estado de superfcie em desenhos tcnicos.
QUADRO
SMBOLO

1: SMBOLO SEM INDICAO


SIGNIFICADO

Smbolo bsico; s pode ser usado quando seu significado for complementado por uma indicao. Caracteriza uma superfcie usinada, sem mais detalhes. Caracteriza uma superfcie na qual a remoo de material no permitida e indica que a superfcie deve permanecer no estado resultante de um processo de fabricao anterior, mesmo se ela tiver sido obtida por usinagem.
QUADRO 2: SMBOLOS COM INDICAO DA CARACTERSTICA PRINCIPAL DA RUGOSIDADE, RA
SMBOLO

facultativa

A remoo do material : exigida no permitida

SIGNIFICADO

Superfcie com rugosidade de valor mximo Ra = 3,2 mm. Superfcie com rugosidade de valor mximo Ra= 6,3 mm e mnimo Ra = 1,6 mm.

A U L A

QUADRO
SMBOLO
fresar

3:

SMBOLOS COM INDICAES COMPLEMENTARES


SIGNIFICADO

20

Processo de fabricao: fresar.

Comprimento de amostragem cut off = 2,5 mm.

Direo das estrias:

perpendicular ao plano; projeo da vista.

Sobremetal para usinagem = 2mm. Indicao (entre parnteses) de um outro parmetro de rugosidade diferente de Ra, por exemplo, Rt = 0,4 mm.

Esses smbolos podem ser combinados entre si, ou utilizados em combinao com os smbolos que tenham a indicao da caracterstica principal da rugosidade Ra.
QUADRO
SMBOLO

4: SMBOLOS PARA INDICAES SIMPLIFICADAS


SIGNIFICADO

Uma indicao complementar explica o significado do smbolo. Uma indicao complementar explica o significado dos smbolos.

Indicaes do estado de superfcie no smbolo


Cada uma das indicaes do estado de superfcie disposta em relao ao smbolo.

a = valor da rugosidade Ra, em mm, ou classe de rugosidade N1 at N12 b = mtodo de fabricao, tratamento ou revestimento c = comprimento de amostra, em milmetro (cut off ) d = direo de estrias e = sobremetal para usinagem, em milmetro f = outros parmetros de rugosidade (entre parnteses)

Indicao nos desenhos


Os smbolos e inscries devem estar orientados de maneira que possam ser lidos tanto com o desenho na posio normal como pelo lado direito.

A U L A

20

Direo das estrias


QUADRO
SMBOLO

5: SMBOLO PARA DIREO DAS ESTRIAS

INTERPRETAO

= ^ X M C R

Paralela ao plano de projeo da vista sobre o qual o smbolo aplicado.

Perpendicular ao plano de projeo da vista sobre o qual o smbolo aplicado. Cruzadas em duas direes oblquas em relao ao plano de projeo da vista sobre o qual o smbolo aplicado.

Muitas direes.

Aproximadamente central em relao ao ponto mdio da superfcie ao qual o smbolo referido.

Aproximadamente radial em relao ao ponto mdio da superfcie ao qual o smbolo referido.

A U L A

20

Se for necessrio definir uma direo das estrias que no esteja claramente definida por um desses smbolos, ela deve estar descrita no desenho por uma nota adicional. A direo das estrias a direo predominante das irregularidades da superfcie, que geralmente resultam do processo de fabricao utilizado.

Rugosmetro
O rugosmetro um aparelho eletrnico amplamente empregado na indstria para verificao de superfcie de peas e ferramentas (rugosidade). Assegura um alto padro de qualidade nas medies. Destina-se anlise dos problemas relacionados rugosidade de superfcies. Aparelhos eletrnicos Inicialmente, o rugosmetro destinava-se somente avaliao da rugosidade ou textura primria. Com o tempo, apareceram os critrios para avaliao da textura secundria, ou seja, a ondulao, e muitos aparelhos evoluram para essa nova tecnologia. Mesmo assim, por comodidade, conservou-se o nome genrico de rugosmetro tambm para esses aparelhos que, alm de rugosidade, medem a ondulao. Os rugosmetros podem ser classificados em dois grandes grupos: Aparelhos que fornecem somente a leitura dos parmetros de rugosidade (que pode ser tanto analgica quanto digital). Aparelhos que, alm da leitura, permitem o registro, em papel, do perfil efetivo da superfcie.

Os primeiros so mais empregados em linhas de produo, enquanto os segundos tm mais uso nos laboratrios, pois tambm apresentam um grfico que importante para uma anlise mais profunda da textura superficial.

rugosmetro porttil digital

A U L A

20

rugosmetro digital com registro grfico incorporado

sistema para avaliao de textura superficial (analgico)

Os aparelhos para avaliao da textura superficial so compostos das seguintes partes: Apalpador - Tambm chamado de pick-up, desliza sobre a superfcie que ser verificada, levando os sinais da agulha apalpadora, de diamante, at o amplificador.

Unidade de acionamento - Desloca o apalpador sobre a superfcie, numa velocidade constante e por uma distncia desejvel, mantendo-o na mesma direo. Amplificador - Contm a parte eletrnica principal, dotada de um indicador de leitura que recebe os sinais da agulha, amplia-os, e os calcula em funo do parmetro escolhido. Registrador - um acessrio do amplificador (em certos casos fica incorporado a ele) e fornece a reproduo, em papel, do corte efetivo da superfcie.

esquema de funcionamento de um rugosmetro

A U L A

Processo da determinao da rugosidade


Esse processo consiste, basicamente, em percorrer a rugosidade com um apalpador de formato normalizado, acompanhado de uma guia (patim) em relao ao qual ele se move verticalmente. Enquanto o apalpador acompanha a rugosidade, a guia (patim) acompanha as ondulaes da superfcie. O movimento da agulha transformado em impulsos eltricos e registrados no mostrador e no grfico. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir e confira suas respostas com as do gabarito.

20

Exerccios

Marque com X a resposta correta. Exerccio 1 De acordo com o smbolo 3,2 da NBR 8404: a) ( ) a remoo de cavaco exigida, e a superfcie com rugosidade Ra mede 3,2 mm; b) ( ) a remoo de cavaco facultativa, e a superfcie com rugosidade mede Ra = 3,2 mm; c) ( ) a remoo de cavaco no permitida, e a superfcie com rugosidade mede Ra = 3,2 mm; d) ( ) a rugosidade caracterizada por uma superfcie usinada, sem mais detalhes. Exerccio 2 No smbolo da figura abaixo, a letra e significa:

a) b) c) d)

( ( ( (

) ) ) )

mtodo de fabricao; valor da rugosidade em Ra; direo das estrias; sobremetal para usinagem, em milmetro (mm).

Exerccio 3 Quanto ao smbolos para direo das estrias, volte ao Quadro 5 e diga o que significa smbolo M: a) ( ) perpendicular ao plano de projeo; b) ( ) paralela ao plano de projeo; c) ( ) muitas direes; d) ( ) cruzadas em duas direes oblquas. Exerccio 4 As partes principais de um aparelho para medir rugosidade so: a) ( ) apalpador, patim, cut off ; b) ( ) apalpador, unidade de acionamento, amplificador, registrador; c) ( ) amplificador, cut off , agulha; d) ( ) filtro, unidade de acionamento, registrador, cut off .

Potrebbero piacerti anche