Sei sulla pagina 1di 18

Facilitadora: Dra.

Mirella Correia Toms Di Primio

Av. Antnio Sales, n. 2371. Loja n. 113, Dionsio Torres. Fortaleza, CE


www.epossivelsim.com.br - (85) 3224.4940

Plano Didtico

Facilitadora: Dra.Mirella Correia Tomas Di Primio Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor - 2002) e inscrita na Ordem dos Advogados do Estado do Cear (OAB-CE) sob o nmero 14.462. Membro da comisso de Direitos Constitucionais da OAB-CE. Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior do Ministrio Pblico (2002); Mestre no Programa de Estudos de Ps-Graduao em Direito na rea de concentrao Direitos das Relaes Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP - 2008). Assessora Jurdica no Gabinete da Prefeita de Fortaleza em 2008. Desde 2006 at os dias de hoje, Advogada da Assessoria Jurdica na Secretaria de Finanas de Fortaleza - SEFIN.

Apresentao

O propsito deste manual dar suporte ao curso - A arte de falar em pblico - em que sero apresentados, discutidos e exercitados os cincos aspectos primordiais do processo de comunicao com o pblico. A habilidade de falar em pblico no se aprende somente na leitura de livros ou manuais, no mximo podemos ter uma compreenso prxima das razes de nossas falhas ou do quanto ainda teremos que avanar neste aprendizado. Somente com a interao em sala de aula e as dinmicas envolvendo apresentaes simuladas que podemos perceber e aprender os segredos de como falar em pblico. Trabalharemos neste curso as cinco reas-chaves na comunicao ou cincos segredos que so: Segredo n 1: Palavras, tom de voz e linguagem corporal Segredo n 2: Mensagens incisivas e convincentes Segredo n 3: O continuun da comunicao eficaz Segredo n 4: As quatro linguagens da comunicao Segredo n 5: Paixo autntica Todos os segredos sero exercitados em sala de aula, garantindo sua compreenso e assimilao.

Objetivo

1. Treinar o participante para se converter em um orador mais convincente mediante sua integrao pessoal com seu material, tema e auditrio. 2. Identificar os amaneiramentos externos que realam ou reduzem o efeito de uma apresentao, canalizando-os para us-los de forma eficaz. 3. Treinar o participante para falar com o pblico e no para o pblico;

4. Treinar o participante para projetar uma boa imagem pessoal e uma imagem positiva de sua organizao.

Programa do Curso A apresentao Propsito da apresentao Realizando a prpria apresentao Inicio, meio e fim. Regra Geral Os 5 segredos Entrevista Apresentao dos Alunos- Dinmica de dupla- um apresenta o outro.

A APRESENTAO PROPSITO DA APRESENTAO 1. A apresentao serve como meio de separao entre o que foi exposto anteriormente e o que ser apresentado a seguir. Estabelece a etapa na qual o pblico dever prestar a mxima ateno, centralizando-a na pessoa que ir se apresentar e no tema que desenvolver. 2. A apresentao serve tambm para identificar o terreno comum que existe entre o orador e o pblico, preparando-o para aceitar o orador devido s suas credencias e relao que se estabelecer entre o que tem oferecer aos ouvintes e o pblico tem interesse em ouvir.

REALIZANDO A PRPRIA APRESENTAO Quando voc deve realizar sua prpria apresentao. Em primeiro lugar: Declare seu nome e o de sua empresa, ou sua filiao a alguma organizao. Em segundo lugar: Exponha o tema da palestra e sua importncia para o pblico. Em terceiro lugar:

Apresente suas qualificaes como palestrante, destacando os aspectos de seu histrico profissional, relacionando-o com o tema ou com a ocasio. Geralmente, os oradores so apresentados pela pessoa que preside a reunio. O apresentador dever se orientar de acordo com os seguintes pontos: Tema da apresentao; Importncia do tema; Qualificao do orador; Anunciar o orador;

ATENO VOC PRECISA SABER!

Toda fala precisa ter INCIO, MEIO E FIM. INCIO: procure conquistar o ouvinte desarmando suas resistncias e conquistando seu interesse e ateno com cortesia. MEIO: prepare o que vai ser abordado

FIM: faa uma breve recapitulao em apenas uma ou duas frases, faa o resumo e verifique se foi entendido.

REGRA GERAL

Quanto maior o auditrio ou mais inculto, maiores e mais largos devero ser os gestos: quanto menor o auditrio ou mais bem preparado, menores e mais moderados devero ser os gestos.

Os gestos devem ser indicados, representados em parte quase nunca completados.

A CABEA O semblante a parte mais expressiva de todo o corpo. Funciona como uma tela onde as imagens do nosso interior so apresentadas em todas as dimenses. Trabalha tambm como identificador de coerncia e de sinceridade das palavras. Deve demonstrar aquilo que se est dizendo.

A BOCA A boca comunica tanto quanto fala, quanto quando cala. ela que determina a simpatia do semblante.

A IMPORTNCIA DO SORRISO O sorriso poder quebrar barreiras aparentemente intransponveis. Ele desarma adversrios, conquista inimigos, muda opinies, abre vontades e coraes. um elemento especial na comunicao e deve ser largamente utilizado. A COMUNICAO VISUAL De todo o semblante, os olhos possuem importncia mais evidenciada para o sucesso da expresso verbal.

ATITUDES QUE DEVEM SER EVITADAS Fugir com os olhos (para baixo, para cima, para todos os lados), pois d a impresso de que no tem a ateno do orador; Extremo tambm deve ser evitado, pois olhar insistentemente,deixa o ouvinte pouco vontade; Olhar desconfiado gera incerteza da ateno merecida pelo ouvinte; Olhar fixo, pois d impresso de comportamento hostil do orador; Olhar de limpador de para-brisa(por cima, para os lados); Olhar perdido COMO OLHAR

Deve-se olhar no apenas com os olhos, mas com todo o corpo.

VOZ DICO VOCABULRIO Sua voz um dos seus cartes de visita. Ela muito importante e vai fazer com que o auditrio aceite seu discurso. Para que voc obtenha sucesso com a sua voz, preciso primeiro conhecla. O modo como voc comea as frases, forma vogais, faz pausa, tudo isso muito importante para um bom discurso. O exerccio mais importante a leitura em voz alta. Leia para voc mesmo. Mas quais so os elementos que voc deve trabalhar na sua voz para melhorar a dico?

Existem alguns fatores que podem ser analisados separadamente na sua voz. Vamos a eles: a) Volume Este elemento est associado modulao do discurso. Caso sua apresentao dure mais de 03 minutos necessrio modular o volume vocal (falar mais alto e mais baixo, mais depressa e mais devagar). Em pequenos intervalos, de 45 segundos a 1 minuto e meio, fale mais baixo e mais lentamente. Lembre-se, porm, que sempre a sua voz deve ser ouvida por todo o auditrio. Aps este intervalo, volte ao seu ritmo normal de forma brusca e energtica. Isto vai tornar suas apresentaes mais atraentes. Tome cuidado com a implementao desta tcnica, ela requer muito treino para que voc obtenha xito. Porm, ao falar mais alto, a sua voz tende a sair mais fina e desarmoniosa, exigindo bastante cuidado. b) Andamento e Ritmo Este elemento est associado a quo rapidamente voc articula as palavras e sons, ou seja, sua dico. Para melhorar bastante neste fator, recomendamos que todos os quebras-lnguas que seguem adiante sejam treinados e lidos com fluncia. Na realizao destes exerccios sugerimos que cada quebra-lngua seja lido 03 vezes seguidas, rapidamente, em voz alta, sem titubear (pare para respirar quando for necessrio). O segredo reside em comear a pronunciar fonemas no lugar de palavras. Segredo N 1 Procure cativar seus ouvintes com Palavras,Tom de Voz e Linguagem Corporal Os melhores comunicadores do mundo sabem que as pessoas so persuadidas, so movidas e procuram agir baseadas em algo que vai alm das simples palavras. Eles sabem que o uso eficaz de todas as trs avenidas da comunicao humana que conduzem a uma excelente comunicao. Palavras As palavras devem ser claras e tangveis formando sentenas de fcil compreenso. Abaixo alguns exemplos de linguagens que devem ser usadas com muito cuidado. Jargo Gria Linguagem Indecorosa Palavras Perigosas Lugares-Comuns Palavras Complexas demais

Tom de Voz Entonao a msica da linguagem. Entonar bem falar no tom certo, como se cada palavra, cada silaba representassem uma nota musical. Assim, cada frase adquire uma linha metdica, semelhante quela cantada. A diferena est na maior disciplina desta, porque obedece a normas e estruturas formais. A frase falada tem uma elasticidade e flexibilidade praticamente infinitas, porque depende da personalidade de cada emissor. Devemos variar os tons para no cair na rotina e monotonia, ter flexibilidade conforme a nfase de cada momento e variabilidade de acordo com o sentido de cada palavra.

Postura e linguagem corporal. O cuidado com a postura comea antes de voc chegar tribuna. Enquanto aguarda a vez de falar, sente-se com naturalidade sem ficar cruzando e descruzando as pernas, sem tamborilar com os dedos, porque a plateia o est observando. A posio dos ps Mantenha os ps alguns centmetros afastados um do outro com um deles ligeiramente para frente. Equilibre-se bem e mantenha uma aparncia natural. Posio correta pra falar sentado H duas maneiras distintas: 1-Colocar os dois ps no cho, demonstrando firmeza; 2-Cruzar um perna sobre a outra, deixando as coxas encostadas e o p da perna que fica em cima, sem apoio. As mulheres devem ficar de pernas juntas, puxando para trs, inclinadas para o lado, com um dos ps levemente sobreposto ao outro. Apresentao Pessoal No tudo, porm auxilia. Iniciemos, pois com a higiene pessoal: barba, cabelo, roupas, sapatos limpos. Em muitos casos um bom comunicador afetado por uma crtica simples. Um terno d maior seriedade e credibilidade ao comunicador, ao passo que uma roupa esporte muito extravagante d uma aparncia descontrada (ponto positivo), porm, ao mesmo tempo, no sria (ponto negativo). Somos uma sociedade visual, as pessoas comeam a fazer julgamentos baseadas em sua linguagem corporal no momento em que o vem. Dificilmente a lgica do seu discurso poder desfazer uma primeira m impresso quanto sua apresentao ou gestos desleixados; ao passo que boa apresentao, gestos seguros e um estilo confiante j o deixa com metade da batalha ganha. Oradores sabem que devem no apenas dominar sua apresentao verbal, mas tambm fazer com que a comunicao no verbal trabalhe para eles de uma forma positiva. A comunicao no verbal envolve nossa expresso facial, expresso corporal, movimentos, gestos e roupas.

Ser um modelo de apresentao pessoal, no quer dizer estar na moda, nem mesmo atrativamente vestido ou despido. O orador trata com todo tipo de pessoa e, assim, deve compreender que como existe o gosto pelo livre, moderno, atrativo, existe tambm, o gosto pelo tradicional e conservador. Considerando que em uma plateia temos vrios tipos de pessoas a atender, com gostos muito variados, recomendvel para a adequada apresentao pessoal do orador:

Vestimenta

Corretamente ajustada ao corpo (nem muito colada, nem larga demais); Corretamente ajustada ao tamanho (nem muito curta, nem comprida demais); A mais sbria possvel, a roupa no deve chamar mais a ateno do que a pessoa; Evitar alas, decotes e excesso de transparncia.

Sapatos De preferncia baixos, para um conforto maior; Limpos e em perfeito estado de conservao, o que inclui graxa e solado em boas condies. Cabelos Bem cortados; De preferncia presos; Limpos. Unhas Devidamente tratadas, limpas; No se admite esmalte danificado; D preferncia a cores rosadas. Postura e Gesticulao O orador deve ,atravs dos gestos e movimentos, demostrar entusiasmo e vivacidade, embora com moderao. Gesticulao e movimentos bem naturais do grande variedade e vitalidade a conversao; no os empregando, o orador poder parecer constrangido e se, ao contrrio, empreg-los em excesso ou de maneira forada chamar a ateno para eles e no para o assunto. Maneirismo Evitar os maneirismos, dentre os quais o mais comum brincar com qualquer objeto que esteja por perto. Portanto, o orador deve agir com a maior naturalidade, levando em considerao a comunicao de ideias que mais importante que muitos detalhes.

VAMOS TREINAR E TREINAR! EXERCCIO 1- Ler um texto de 10 linhas com gros de feijo na boca Para que a voz se torne clara e pronunciada com vagar, suficiente para que possa ser absorvida pelo ouvinte de mdio entendimento, basta que o orador se proponha a ler um trecho de dez linhas qualquer, em voz alta , mantendo na boca gros de feijo ou milho, depois ler , tambm em voz alta, mais dez linhas com quatro gros; depois , da mesma forma, mais dez linhas com cinco gros e finalmente outras dez linhas com seis gros. Este treinamento flexibiliza e amacia a voz. A AGORA desenvolvimento profissional est voltada para excelncia total em tudo aquilo que faz! Nosso trabalho est edificado com base na crena de que s atingiremos nossos resultados se buscarmos sempre a TRANSPARENCIA, O PROFISSIONALISMO e a INOVAO CONSTANTE em nosso trabalho cotidiano. Nosso lema diz: possvel sim! E gostaramos de afirmar pra voc que realmente tudo possvel, basta acreditarmos e partirmos para a ao de forma determinada. Acreditamos que o potencial humano infinito e que tudo possvel atravs das pessoas altamente capacitadas e motivadas. Voc capaz de tudo, de transformar tudo e todos sua volta. Para isso, basta se qualificar, se condicionar, quebrar seus paradigmas e o mais importante: comear a mudana por voc mesmo! Tudo muda quando eu mudo! Desde j convocamos voc, para que se junte a ns, faa parte deste time e ajude-nos a transformar este mundo, assuma conosco o desafio de comear: COMEANDO POR VOC! POESIA
Mais do que sonhar, realizar Aceitar o que o tempo lhe oferece Rodear-se de amor a todo instante Inclinar-se a Deus para agradecer Amar ao prximo como a si mesmo No desanimar frente s dificuldades Acreditar em voc mesmo Rir da vida que bela Incorporar a amizade que divina Nocautear os problemas Ajudar aos outros de corao Louvar a Deus com toda sinceridade Dividir suas alegrias e tristezas Ilimitar as suas conquistas.

2- Declamar um poema apresentado em Power Point.

recomendvel, tambm, a leitura e interpretao de pelo menos trs poesias a cada ms, independente dos livros. As poesias devem ser lidas em voz alta e com a nfase e sentimento nos quais seja possvel imaginar quanto estava inspirado o poeta quando criou os poemas. Uma poesia belssima pode no significar nada para um leitor desatento e desapaixonado. Assim, como o fundamental conseguir absorver o mximo da sensibilidade do poeta, a meta ser sempre conseguir vislumbrar cada uma das imagens da poesia, com o seu colorido e com o relevo que lhe valoriza. Se possvel, todo orador deveria aprender a declamar, que diferente de proferir uma palestra ou discursar em eventos especficos.

Segredo N.2 Conquiste seus ouvintes com Mensagem Incisiva e Convincente. O Segredo Os melhores comunicadores do mundo sabem que no o brilho das palavras, nem a riqueza de detalhes que cria resultados. Eles sabem que a arte de concentrar essas palavras, transformando-as em mensagem simples, vvida e identificvel, to precisa como um raio laser, que conduz a uma grande comunicao. Exerccio 1 Destravar a lngua Uma voz clara, inteligvel, com as palavras completas se faz com um treinamento chamado de destravamento da lngua.O treino consiste em pronunciar palavras travadas em seqncia rpida, voz alta e com articulao ntida. Exemplo de destravamento da lngua: -Tagarelarei, tagarelars, tagarelara, tagarelaremos, tagarelareis, tagarelaro. -Em trs pratos de trigo comem trs tristes tigres. -Trs papos de pato num prato de prata. Exerccio 2 Ateno chegou a hora do seu discurso para convencer o seu pblico. Forme equipes entre seus colegas de sala, escolha algum para ser um candidato para as eleies para prefeito da cidade de Fortaleza. Vamos ver qual o melhor discurso!

* A facilitadora explicar passo a passo. Boa Sorte!

3 Segredo Promova o engajamento de seus ouvintes atravs da aplicao do Continuum da Eficcia na Comunicao O Segredo Os melhores comunicadores do mundo sabem que o ato de pronunciar um discurso ou fazer uma apresentao no o que seduz a plateia levando-a se engajar na proposta do orador. Eles sabem que somente atravs do envio e recebimento de energia atravs do estilo conversativo da comunicao que os ouvintes cedem resistncia e prestam ateno. E os grandes oradores sabem que o seu prprio desejo e vulnerabilidade podem criar certo tipo de conversao espiritual que leva a platia a um lugar do qual jamais se esquecero. 4 Segredo

Entre em sintonia com seus ouvintes falando todas as Quatro Linguagens da Comunicao O Segredo Os melhores comunicadores do mundo sabem, por instinto, que existem quatro frequncias em que os serem humanos operam, se comunicam e convivem. E que no basta transmitir ou receber em apenas uma ou duas frequncias. Ao desenvolver a habilidade de transmitir e ouvir todas as quatro linguagens, o bom comunicador pode entrar em sintonia com qualquer pessoa e levar a audincia para todo e qualquer lugar.

Exerccio Prtico

O Colorido da Voz. No suficiente que o orador expresse as palavras certas no contexto exato e dentro de uma sequncia lgica. Espera-se do orador mais que isso. preciso emprestar colorido s palavras. Por exemplo: Quando se quiser afirmar que "o Rio est morrendo pelo excesso de poluio". A palavra morrendo deve ser pronunciada com um ligeiro tom de amargura; a palavra excesso deve ser pronunciada mais destacada, cheia, mais alta, encorpada, que denote

algo grande, muito grande e derramando, e a palavra poluio, com um timbre de voz e expresso facial que denote algo repulsivo, sujo, nojento. Em outras frases, quando se falar a palavra criana, deve-se expressar de forma terna, suave e carinhosa. Para a palavra forte necessrio tonificar e acentuar a voz para que realmente se possa passa J na palavra frgil, de forma anloga, deve-se abaixar o tom de voz e pronunci-la devagar, como se tivesse o cuidado de no quebr-la. E, quando falarmos do cu, do mar e das montanhas devemos abrir a boca o mximo possvel, usar pausas e gestos, para deixar notria a grandiosidade que se quer expressar. Nos grandes discursos sempre h espao para o uso de vozes diferenciadas e apropriadas para cada situao. Para maior facilidade de entendimento a oratria antiga j utilizava figuras de retrica para identificar tipos e aplicaes de tons de voz dentro de uma orao.

5 Segredo

Mova e motive as pessoas com sua Paixo Autntica O Segredo Assim como Barack Obama, os melhores comunicadores do mundo sabem, que impossvel persuadir ou mover as pessoas somente atravs da cabea e que os seres humanos so principalmente levados a agir por seus sentimentos. As sensaes falam mais que o corao. E esses grandes comunicadores tambm sabem que todos os humanos tm mecanismos biolgicos instintivos que os alertam para qualquer coisa que aparentar ou soar insegura... e que a manipulao e a explorao da ingenuidade so graves violaes da confiana entre orador e plateia. Esses grandes comunicadores compreendem que para persuadir e motivar a audincia, eles tm que oferecer um verdadeiro prmio toda vez que falarem... o prmio de penetrar em seus coraes e encontrar e compartilhar a paixo autntica que existe em ns, no importa qual seja o tema. 0 segredo da redao ou da apresentao oral gerar emoes. atravs das emoes que os seres humanos se movem em seus instintos e em seus coraes. E somente quando os seres humanos so tocados desta maneira que eles mudam seu modo de pensar e de agir. (Trecho da Introduo do livro Words That Shook the World", de Richard Greene) Maneiras de apresentar um discurso. a) Leitura do Discurso: A leitura do discurso requer a utilizao de uma tcnica apropriada. b) Leitura com auxlio do teleprompter: O teleprompter um equipamento muito simples e bastante eficiente,

idealizado para permitir a leitura de textos, de maneira que os ouvintes mal percebam que o orador est lendo. c) Improviso planejado com auxlio do roteiro escrito: A utilizao de um roteiro escrito evita o risco de esquecimento do discurso pelo orador. Aps o orador ter realizado o seu discurso na ntegra, ele ir transcrever para um papel os dados mais importantes, as transies que relacionam as idias, datas, cifras, percentuais, etc, alm da introduo e da concluso. O roteiro escrito uma espcie de resumo do discurso redigido. d) lmproviso planejado com auxlio de carto de notas: Com pequenos cartes de no mximo 11 x 8 cm escreva apenas as indicaes dos itens que voc dever desenvolver no seu discurso. e) lmproviso planejado com auxlio de um esquema mental: O procedimento quase o mesmo da utilizao do carto de notas, a diferena que as informaes principais so memorizadas. f) Fala memorizada: Este tipo de apresentao apresenta algumas vantagens, tais como, a segurana de que nada vai acontecer a estrutura de apresentao de seu discurso, correo de eventuais erros, durao determinada, a gesticulao poder ser estudada previamente porm devemos levar em considerao os seguintes riscos, entre eles o esquecimento (branco), o artificialismo na apresentao, indiferena s circunstncias surgidas na apresentao e a falta de criatividade. g) Fala de improviso: A fala de improviso no pressupe a falta de conhecimento e sim, a ausncia de planejamento do discurso. Alm da tcnica recomendada para este tipo de fala, alguns conselhos podem ser dados, entre os quais: - Fazer a introduo, principalmente aproveitando as circunstncias; - Contar sobre o que vai falar; - Desenvolver um assunto paralelo e, fazer a concluso, agradecendo a oportunidade de falar e desejando felicidades, conquistas e realizaes aos ouvintes. Maneiras de organizar o contedo de um Discurso A Frmula APEC O uso desta simples e pequena frmula que diferencia um bom discurso de um inexpressivo. Ela pode ser aplicada na maior parte das falas, especialmente nas de natureza informativa. Como o discurso informativo o mais usado hoje em dia, facilmente se constatar o quanto importante conhecer e aplicar a frmula APEC. Ei-la: a) Ateno...! b) Por que isto? c) Por exemplo. d) E da? - Concluso. 1 FASE ATENO...!

Nesta fase da frmula voc deve provocar interesse no pblico para o que voc tem a dizer. preciso despert-lo. Comece fazendo uma pergunta, contando uma estria, interessando a todos, exibindo quadros e grficos. No pense, nem por um instante, que o auditrio est em suspense, ansioso por seu discurso. Os presentes estaro cochilando ou distrados. Chiii...! dizem eles: O que esse cara vai falar a? Em suas primeiras palavras, portanto, voc deve tir-los dessa atitude, busque captar a ateno deles. Nunca inicie uma fala, por exemplo, sobre Preveno de Acidentes, dizendo: O assunto que me foi proposto o da reduo dos acidentes de trnsito. Diga, em vez disso, por exemplo, Ontem toda cidade parou para acompanhar o enterro de um jovem querido de todos ns, acidentado em uma motocicleta. 2 FASE Por que Isto? Nesta segunda fase voc deve construir uma ponte. Seus ouvintes moram numa ilha, a ilha dos seus interesses prprios. preciso construir uma ponte ligando voc a esta ilha. O ouvinte conjectura: Muito bem, voc captou minha ateno com seu curioso in -trito, mas porque isto agora? Que tenho eu com isso? Eis aqui um pequeno exemplo ilustrativo de como um psiclogo motivou sua plateia, falando sobre insanidade mental, num auditrio de pais, explicando a relao existente entre eles e o assunto da palestra. Ateno...! Eu os convidei, senhores, para considerarmos o problema da insanidade mental, porque os senhores podero, a qualquer momento, ter de enfrent-lo. Por que isto? Atualmente existe uma possibilidade em vinte de que seu filho seja internado no hospcio. Por Exemplo: Suponhamos que ele escape disto. Muito bem, mas assim mesmo os senhores sero afetados porque, se o filho do seu vizinho for a vtima, as estatsticas provam que ele ficar

internado durante aproximadamente sete anos, e que os milhares de cruzeiros gastos pelo governo para manter cada paciente internado sero pagos tambm pelos senhores. E da? Concluso Portanto, quer como pai, quer como contribuinte de impostos, os senhores estaro profundamente ligados a este assunto. Voc deve Construir uma Ponte at o seu Pblico: Enquanto esta ponte no for transposta, voc no estar preparado para abordar o ponto principal do seu discurso. 3 FASE Por Exemplo Nesta terceira fase da frmula, cite casos. Vamos supor que voc tenha comeado seu discurso de um modo interessante que, na primeira fase, tenha chamado a ateno, acabado com os Chiii. J e convencido o auditrio de que o assunto de seu interesse. Ento agora v direto aos casos. Se voc julga um crime, o desmatamento da Amaznia, ou a poluio industrial prejudicial vida humana, ou ainda aberrante a inflao, que sobrecarrega principalmente o mais pobre etc, na prxima fase refira-se a isto dando ao auditrio o Por exemplo. Se proclama que a tinta de que voc representante ir transformar pores em belas salas, ou ento que o melhor presente de Ano Novo uma enciclopdia, descreva na sua prxima fase por exemplo a beleza da casa do Sr. Joo e a utilidade e atualidade da enciclopdia. 4 FASE E Da? Concluso Esta fase final do seu discurso requer ao do auditrio. O fim de um discurso, assim como a extremidade de um lpis, deve ter uma ponta. O fim deve ser algo mais do que uma despedida divertida. Deve satisfazer curiosidade do pblico, respondendo a sua pergunta: E da? Portanto, conforme o tipo de fala, ao finalizar, leve o auditrio a tomar uma deciso, ou a formar uma opinio definida sobre o assunto. Por exemplo: Coopere! Contribua! Vote! Proteste! Escreva! Telegrafe! Boicote! Compre! Venda! Pague! Convena!.

Termine a sua fala com um convite a ao. Observe bem o seguinte exemplo de um discurso curto e convincente, no qual empregada a frmula APEC. Ateno...! No ms passado nos Estados Unidos um homem recusou um milho de dlares por uma inveno que tinha feito em suas horas de folga. Por que isto? Os senhores estaro interessados em conhecer os pormenores deste caso porque eles demonstraro como os senhores tm tambm possibilidades de realizar alguma coisa nas suas horas vagas. J pensaram no fato de que a maior parte dos homens clebres realizou o trabalho que os tornou famosos, no nas horas ocupadas no emprego, mas nas suas horas de folga? Por Exemplo Um modesto lenhador, que trabalhava na roa, cansado e sonolento, debruava-se sobre seus livros e lia-os luz de velas ou da lareira, preparando seu futuro, em vez de dormir ou divertir-se como seus companheiros de trabalho. E assim Abraham Lincoln construiu seu caminho para a imortalidade. Dois empregados dos telgrafos, cansados e mal remunerados roubavam horas de sono e de folga noite, sbados e domingos, tentando realizar sonhos fantsticos, nos quais eles tinham f. Hoje o mundo se beneficia com o que Thomas Edson fez nas suas horas de folga. Dois humildes professores, de escolas obscuras, de pases diferentes descansavam de suas profisses, trabalhando s noites e feriados em duas singulares invenes, nas quais ningum acreditava. Assim, Alexandre Graham Bell inventou o telefone em suas horas vagas. Da mesma forma, ainda quando os primeiros aeroplanos se elevavam vacilantes do solo, ele escrevia sobre satlites, energia solar, trajes espaciais, utilizao de plantas para fornecer alimentos e oxignio puro durante as longas viagens, e a colonizao do sistema solar, etc. E hoje considerado por todo o mundo cientfico do Oriente e Ocidente como Pai da Astronutica, Konstantin Tsiolkovski.

E da? - Concluso Tambm, senhores, tm suas horas de folga e a vontade de crescer culturalmente. Haja vista a presena de vocs aqui. O homem que diz: Eu teria feito isto ou aquilo se tivesse tempo ou dinheiro nada faria, mesmo dispondo de todo o tempo do calendrio e de bilhes de reais. H sempre tempo livre, e tambm condies financeiras para quem tem energia para utiliz-los. Portanto, exemplos no faltam! usar o tempo! Frmula AIDA. A frmula AIDA tambm uma variao no mtodo abertura-contedo- concluso. Esta frmula bastante ensinada a vendedores e pode ser aplicada a qualquer coisa que voc esteja vendendo, sejam idias, objetos ou aes. O plano AINDA : A - Despertar a Ateno I - Criar Interesses D - Despertar Desejos A - Estimular a Ao ou Acordo A Frmula passado/presente/futuro. Uma outra variao a abordagem passado,presente,futuro, que se adapta muito bem a discursos sobre assunto histrico ou anlise do desenvolvimento humano. Voc pode usar esse modelo para falar sobre o crescimento de seus negcios ou melhoria profissional ou na expanso de um sistema de negcios. Essa abordagem pode ser usada assim: - Na poca em que... - Mas hoje as coisas mudaram... - Quando olhamos o futuro... Quando voc usar qualquer uma destas trs sugestes, procure abrir com uma afirmao que chame a ateno(mas no demais!). Prenda imediatamente a ateno do pblico mostrando por que deveria ouvir o que voc est dizendo. Em seguida, introduza no discurso seus argumentos, sustentando cada um com fatos e exemplos. Finalmente, apresente uma concluso que provoque nos ouvintes alguma reao fsica ou mental.

Exerccio Pratico Chegou a hora de ser entrevistado! O Candidato dever estar sentado no meio da sala. No lado direito estar o entrevistado. No lado esquerdo o seu assistente, com as perguntas que consistir dos seguintes temas:

Educao Comportamento Lazer Sade ANEXO 1 NOME: ________________________________________________________ DATA: ___ ___ ___ TEMA DA PALESTRA: _____________________________________________________________ SUB-TEMA: _____________________________________________________________________ PBLICO ALVO: _________________________________________________________________ PROBLEMATIZAAO: _____________________________________________________________ SOLUO: ______________________________________________________________________ ANEXO 2 NOME: ________________________________________________________ DATA: ___ ___ ___ Apresentao-Entrevista Pontos Fortes 1._________________________________________________________________________ 2._________________________________________________________________________ 3._________________________________________________________________________ Pontos a melhorar 1._________________________________________________________________________ 2._________________________________________________________________________ 3._________________________________________________________________________ Relaes Pblicas Pontes Fortes 1._________________________________________________________________________ 2._________________________________________________________________________ 3._________________________________________________________________________ Pontos a melhorar 1._________________________________________________________________________ 2._________________________________________________________________________ 3._________________________________________________________________________ Aspecto Tcnico Pontos Fortes 1._________________________________________________________________________ 2._________________________________________________________________________ 3._________________________________________________________________________ Pontos a melhorar 1._________________________________________________________________________ 2._________________________________________________________________________ 3._________________________________________________________________________

Potrebbero piacerti anche