Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CINCIAS E TECNOLOGIA BACHARELADO EM CINCIAS E TECNOLOGIA CINCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE III

(CTS III) ____________________________________________________________

Analise critica a cerca das inovaes e o mercado de consumo de tablets e smartphones

Jader Luiz Lima de Freitas

Docente: Efrain Pantaleon Matamoros

Natal, RN 27/03/13

Os Tablets e os smartphones representam grandes avanos das tecnologias atuais, que proporcionam uma experincia diferente no modo das pessoas se comunicarem, na forma de leitura e de escrita, por exemplos. Os smartphones resultam da convergncia de diversos dispositivos, a exemplos da agendas eletrnicas, os PDAs e os Palms, inicialmente e a principio incluem recursos como agendas telefnicas e de compromisso e visualizadores de documentos. Surge ento o primeiro smartphone na dcada de 90, era o Simon da IBM. Esses tipos de aparelhos possuem um sistema operacional prprio escrito em cdigo aberto, o que significa que qualquer pessoa pode simplesmente desenvolver programas que funcionem neste sistema. Em 2010 apresentado ao mundo o tablet, com o lanamento do Apple ipad. Essa tecnologia um tipo de computador porttil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensvel ao toque (touchscreen). Dentre algumas das atividades que podem ser executadas por este, esto o acesso a internet, a leitura e edio de textos, execuo de musicas, vdeos e a visualizao de fotos. Dentre os diversos avanos e funcionalidades apresentados por estes parelhos, podemos citar os seguintes: Funo touchscreen, que nada mais que uma tela sensvel ao toque eliminando assim o uso de teclados, o que torna mais cmodo e prtico o uso das demais funes destes dispositivos mveis. Player de mdias e vdeos, o que inclui a execuo de arquivos no formato mp3, AAC e wma, com, por exemplo, uma qualidade de udio superior a de muitos mp3. Permite assim a visualizao de vdeos e programas de TV. Trs desta forma a comodidade de se obter em um nico aparelho funes de diversos outros. Leitor e editor de textos, possibilitando a execuo de atividades como a leitura de forma acessvel em qualquer lugar e a realizao de trabalhos escritos. Funo GPS, sistema global de posicionamento, importante ferramenta para quem necessita se localizar ao viajar para um lugar novo, por exemplo. Acesso a internet. Esta funo pode ser considerada, uma das mais significativas para estes aparelhos, visto que vivemos em uma poca em que as pessoas tem-se comunicado cada vez mais atravs da web. Funo esta que teve um inicio humilde, nos smartphones, atrelado a idia de criao de verses simplificadas das paginas da web, devido as telas de baixo resoluo e tambm ao baixo poder de processamento deles.

Mas, com o passar do tempo e avanos estes problemas foram solucionados. E hoje se tem acesso internet de forma comparvel experincia fornecida por um PC, ou tablet. Dentre os impactos resultantes do surgimento destes dispositivos moveis, esto o aumento da comunicao, a transferncia de dados e o acesso a informao e ao entretenimento. J que os usurios podem utiliz-lo para se conectar as redes sociais, podem baixar uma msica MP3, postar fotos para os amigos e a famlia ou trocar documentos de trabalho com clientes e colegas de trabalho, podem utilizar smartphones, por exemplo, para receber imagens humorsticas, enquanto tablets como o iPad so utilizados para assistir a filmes. Apesar de todos os avanos j apresentados por estas tecnologias e a diferenciao relativamente pouca entre uma marca e outro de dispositivos, ainda se espera grandes novidades para rea, como por exemplo: a criao de pelculas resistentes a impactos para telas de smartphones e tablets, que anda em desenvolvimento, a de smartphones com telas de 5 e alta definio(1080p), melhoria na cmeras digitais como a ultrapixels, ambos para os smartphones, o desenvolvimento da conceito dois-em-um, da empressa Assus, onde o smartphone se transforma em um tablet ao ser acoplado a uma tela maior e o lanamento de um tablet com tela Full HD de 10,1, prova de poeira e gua. Estes so alguns avanos apresentados no MWC (mobile world congress) de 2013 que podemos esperar que sejam lanados o mais breve possvel, segundo o anuncio no prprio congresso. Alm destes ainda h diversas novidades em desenvolvimento a citar as telas flexveis e aparelhos que recarregam sem utilizar fios. Um ponto bastante notvel na evoluo recente destes aparelhos a relao que estes possuem com o mercado consumidor. Desde o surgimento dos smartphones podemos notar que o lanamento deles antecede um mercado consumidor, ou seja, como se o lanamento deste no fosse condicionado existncia de um mercado de consumo preexistente. Exemplo maior tem os tablets que surgem, sem ser esperados ou representar uma necessidade do mercado, mas, no entanto so absorvidos por este, assim como qualquer novidade que vem sendo apresentado por estes aparelhos. Em suma eles criam um mercado cada vez mais necessitado de informao e comunicao constante.

Potrebbero piacerti anche