Sei sulla pagina 1di 11

Estruturas Eclesiasticas

Universidade Nove de Julho Uninove Departamento de Educao Licenciatura em Histria Disciplina: Histria Medieval Turma: 2semestre Unidade Memorial Prof. Geraldo Alves

HISTRIA MEDIEVAL: AS ESTRUTURAS ECLESISTICAS

Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Nome:

Beatriz Soares da Silva Carlos Luiz Alves Ccero Isau da Silva Clayton Almeida de Novais Graziele Helena Preka Jssica de Miranda Modesto Mauro Srgio da Silva

RA 912211592 RA 912208843 RA 913113954 RA 412202315 RA 912211400 RA 912203016 RA 412204060

As estruturas eclesisticas
Num primeiro momento a organizao eclesistica buscou a consolidao da vitria do cristianismo, em seguida, com a aproximao com os poderes polticos ela ganha maiores possibilidades de atuao, numa terceira fase ela se separa completamente da sociedade laica e procura dirigi-la e por fim ela entra em crise na Baixa Idade Mdia, inviabilizando o projeto papal e iniciando sua maior crise que acaba resultando na reforma Protestante no sculo XVI no ano de 1517.

A formao da hierarquia eclesistica na Primeira Idade Mdia


Nos seus primeiros tempos, a Igreja parecia estar envolta numa contradio que acabou por tornar-se a base do seu poder. Ao negar diversos aspectos da civilizao romana, ela criava condies de aproximao com os germanos e ao manter vrios outros elementos da romanidade, se aproximava da massa populacional do imprio. Nascida nos quadros do Imprio Romano, a Igreja ia aos poucos preenchendo vazios deixados por ele at, em fins do sculo IV, identificarse com o Estado, quando o cristianismo foi reconhecido como religio oficial e dessa maneira, ela passava a ser herdeira natural do Imprio Romano. Com isso a Igreja precisa ter sua prpria estrutura hierrquica para controlar todas suas atividades. Os fiis aceitam esse poder nas mos de alguns, pois j acreditavam que os membros do clero, possuam um poder extra-humano, divino. Criam-se regras e o clero se sustenta com as esmolas dadas pelos fiis, de acordo com o princpio de quem serve ao altar vive do altar. O celibato no era obrigatrio, apenas sendo recomendado e somente em 306 que surge a legislao proibindo o casamentos aos clrigos sob pena de destituio. No Conclio de Nicia em 325, a ideia do arianismo (Cristo por ter sido criado pelo Pai, no era da mesma substancia Dele, portanto inferior) foi condenada, pois contrariava o dogma da Trindade, com isso surgiram vrios conflitos e viram a necessidade de um poder acima de todos, uma monarquia como a que Cristo exerce sobre o Universo. Em razo disso o Bispo de Roma se sobreps a seus pares e comea a usar a partir do sculo IV o ttulo de papa, ou seja, pai de todos os cristos.

So Pedro, considerado o Primeiro Papa

Vrios fatores ajudaram o bispo de Roma alcanar essa supremacia: o prestgio de Roma sobre as outras cidades por ser durante tantos anos o centro poltico e cultural do mundo mediterrneo e o prprio patrimnio do bispo que crescia muito com as doaes dos fiis de uma cidade como Roma. Em 378 o imperador concede a autoridade do bispo de Roma sobre os demais e em 445 amplia os poderes do bispo para fortalecer e dar prestgio a capital. No inicio no havia inteno por parte do bispo de Roma pelo poder, s no papado de Leo I (440-461) que o bispo passa a se considerar herdeiro e representante do apstolo Pedro e em 382 defende sua primazia usando o texto bblico tu s Pedro sobre esta pedra edificarei a minha igreja (Mateus, 16,18). A partir desses fatores, Roma comea a se identificar cada vez mais com a Igreja e surge o provrbio: ubi ecclesia, ibi Roma. Paralelamente a todo esse movimento voltado para atividades em sociedade tambm conhecido como clero secular, surge outro que era constitudo por indivduos que buscavam servir a Deus vivendo em solido: os monges. Santo Anto (251-356) tambm conhecido como pai dos monges viveu quase toda sua vida no deserto. No ocidente, com So Bento (480-547) surge a primeira grande experincia de um clero regular. A ordem beneditina alcanou grande sucesso at o sculo XII, pois saiu das cidades, indo para a rea rural em busca de isolamento e de novas almas para converso.

Expanso do Cristianismo entre 300 e 600 d.C.

A submisso ao estado na Alta Idade Mdia


Devido a sua experincia, estrutura administrativa, prestgio e poder de penetrao e atuao no Ocidente, a Igreja ps, atravs de acordos um rei germano no poder. Primeiramente o papado buscou apoio do chefe franco Pepino, o Breve na luta contra os lombardos, dando-lhe em troca o ttulo de rei, nascendo assim o Imprio Carolngio. Com isso Pepino entrega ao papa Estevo II em 754-756 terras na Itlia Central, criando assim o Estado Pontifcio. O imperador carolngio promove uma reforma eclesistica no reino vinculando o episcopado ao poder real, regulamenta o dzimo como obrigatrio sob pena de excomunho e em 765 d peso de sano estatal. As relaes entre Estado-Igreja estreitam-se principalmente no reinado de Carlos magno. O corpo eclesistico ganha poder e os cnones fora de lei. O monarca tem controle sobre a estrutura eclesistica, nomeando, punindo e regulamentando toda estrutura. As conquistas do rei enriqueciam cada vez mais a Igreja.

Carlos Magno

Em 817, sob o governo de Luis, o Pio, a reforma eclesistica se completa. Baseado no direito cannico e em Santo Agostinho, ganha terreno a teoria que afirma que os bispos so superiores aos reis. O arcebispo de Reims, Hincmar afirma que o rei s pode agir de acordo com a vontade de Cristo e quem conhece e deve orientar o rei so os bispos. Apesar de no querer enfraquecer a monarquia, isso fez aumentar a autonomia da nobreza, trazendo reflexos negativos para a Igreja. Com isso, o conceito de igreja prpria se expande e abala o prestgio moral da Igreja.

A tentativa de teocracia papal na Idade Mdia Central


Na idade mdia central a Igreja tenta alcanar a autonomia e dirigir toda a sociedade. O primeiro passo foi dado no sculo X com a criao do mosteiro de Cluny. Muitos outros mosteiros surgiram adotando a ideia de Cluny, que a mantinha longe de interferncias para que seus monges no se submetessem ao jugo de poderes terrenos. O mosteiro de Cluny teve grande participao na elaborao da Paz de Deus e a decorrncia que seria a Guerra Santa. A paz de Deus foi um movimento criado no sculo X, onde os guerreiros eram pressionados a jurar que respeitariam as igrejas, os membros do clero e os bens dos

humildes. Como o movimento no atinge seu objetivo, em 1040 a Igreja cria a Trgua de Deus, que proibia o uso de armas em alguns dias semana. Em fins do sculo XI tem inicio a Guerra Santa, que procurava impor ordem dentro (Cruzada com Hereges) e fora (Cruzada contra muulmanos) da Cristandade. Em 1075, acontece a Reforma Gregoriana, onde o Papa Gregrio VII declara-se o nico com poder de depor ou renomear um bispo, acrescenta que o papa no pode ser julgado por ningum e outorga tambm que nenhum leigo pode nomear membros do clero, surgindo assim a Questo das Investiduras. O rei Henrique IV nomeia o bispo de Milo, repreendido e declara o papa deposto. O papa por sua vez o excomunga e libera os sditos de fidelidade. A nobreza leva o rei a pedir absolvio e retirada a excomunho, o rei elege um anti-papa e marcha sobre Roma fazendo o papa fugir. Os papas seguintes adotam as ideias do papa Gregrio VII. O papado atinge seu momento de maior fora e prestigio, ficando acima de toda sociedade no pontificado de Inocncio III (1198-1216).

Quando atinge o auge a Igreja comea a ser ofuscada por conflitos polticos e materiais internos. Vrias correntes surgem baseando-se na pobreza e penitncia, criticando o enriquecimento e a institucionalizao da Igreja. Surgem os mosteiros franciscanos e os dominicanos e esses ltimos, por desejarem combater as heresias, recebem do papa Gregrio IX a direo da Inquisio.

A Crise na Baixa idade Mdia


Na Baixa Idade Mdia, em 1303 o rei francs Felipe IV prende o papa Bonifcio VIII acusando-o de ter sido eleito ilegitimamente devido conflitos sobre taxaes da Igreja e do Estado e mesmo solto pouco tempo depois, estava desmoralizado e isso acabaria com o sonho de teocracia pontifcia. Outros dois eventos so famosos na derrocada deste sonho. O primeiro foi a transferncia da sede do papado pelo papa Clemente V para Avignon, permanecendo de 1309 a 1377. Com a imagem da Igreja desgastada, mesmo com divergncias internas, o papa Gregrio XI decide retornar a Roma e isso traz o segundo problema, pois surge o Cisma do

Ocidente (1378-1417), que a existncia de dois papas, tendo por um perodo um terceiro em Pisa. A crise do pontificado e o desenvolvimento do nacionalismo, fenmenos, alis, interligados, desenvolviam o sentimento de autonomia eclesistica em diversos locais. Mesmo depois de reunificada pelo Conclio de Constana, havendo s um papa residindo na tradicional sede de Roma, a Igreja continuava abalada. Grandes problemas permaneciam, opondo concilio e papa, a Igreja e monarquias, Estado Pontifcio e Estados Italianos, cultura crist tradicional e nova cultura humanista. Assim, em 1571, exatamente 100 anos aps o retorno do papado para Roma, comea o Protestantismo.

Voc Sabia?
A Igreja teve uma papisa? Uma lenda circulou na Europa por vrios sculos afirmando que uma mulher governou a igreja por dois ou trs anos. Hoje a maioria dos historiadores modernos e estudiosos religiosos afirmam que esta histria fictcia e provavelmente uma stira anti-papal. H vrias verses sobre o caso. Em uma verso essa mulher teria se passado por um homem para poder estudar. Estudou filosofia e teologia w ao chegar a Roma se apresentou como monge e impressionou a todos com sua inteligncia. Chegou ao papado aps a morte do papa Leo IV e usou o nome de Joo VII. A mesma lenda conta que ela se apaixonou por um oficial da guarda sua e engravidou. Outra verso diz que Joana se apaixonou por um monge. Quando foram para Roma, para no causar escndalo, se apresentou como monge sob o nome de Johanes Angelicus. Foi nomeada cardeal e devido sua inteligncia eleita papa por unanimidade aps a morte de Leo IV. Quanto morte tambm h vrias verses. Diz que durante uma procisso sentiu as dores do parto. A populao indignada com a profanao do trono, em algumas verses apedreja-a at a morte, em outra amarrada em cavalos e depois apedrejada e em outras foi esquartejada sendo amarrada e puxadas por cavalos. Em outra verso ela

teria morrido de complicaes do parto, enquanto os cardeais ajoelhados gritavam: milagre, milagre! Os Papas. Com o conclave que escolheu o argentino Jorge Mario Bergoglio, a Igreja chega ao seu 266 papa. Desde o primeiro papa houve 41 anti-papas, sendo o primeiro em torno do ano 200 e o ultimo de 05/11/149 a 07/04/1449. Houve na Histria quatro interregnos, ou seja, perodo de dois anos ou mais sem deciso do conclave para eleio de novo papa. O pontificado mais curto foi de Urbano VII, apenas 12 dias de 15/09/1590 a 27/09/1590. Morreu, segundo alguns, envenenado, embora a causa mais provvel seja a malria. O mais longo teria sido de So Pedro num perodo 37 anos. O papa eleito em conclave com pontificado mais longo foi o papa Pio IX tendo exercido seu pontificado de 16/06/1846 a 07/02/1878, perodo de 32 anos. A Igreja realizou 21 conclios, sendo o primeiro em Nicia de 20/05/325 a 25/07/325 e o ltimo o Conclio pastoral Vaticano II de 11/10/1962 a 07/12/1965, realizado em quatro perodos de trs meses cada. O nome mais usado Joo, sendo usado 23 vezes, apesar de no existir o XX e o XVI ter sido um anti-papa.

Referncias bibliogrficas:
FRANCO JR., Hilrio. Idade Mdia: nascimento do ocidente, SP: Brasiliense, 2001 FRANCO JR., Hilrio. O feudalismo, SP: Brasiliense, 1984, 2a. ed.

Potrebbero piacerti anche