Sei sulla pagina 1di 13

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Departamento de Eletrotcnica

Engenharia Industrial Eletrotcnica Proteo de Sistemas

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

Clculo de Curto-Circuito e Teoria das Componentes Simtricas

Disciplina de Proteo de Sistemas Professor: Eloi Rufato Junior

Curitiba 2009

ndice
1 CURTO-CIRCUITO ..............................................................................................3 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 2 INTRODUO ...................................................................................................3 PROCEDIMENTO PARA CLCULO DE CURTO-CIRCUITO ........................................4 CAUSAS DAS FALTAS NA REDE ELTRICA ..........................................................5 CURTO-CIRCUITO EM SISTEMA DE DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA .............6 SISTEMA DE DISTRIBUIO RADIAL SIMPLES ......................................................6

COMPONENTES SIMTRICAS ..........................................................................8 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 INTRODUO ...................................................................................................8 TEORIA DAS COMPONENTES SIMTRICAS ..........................................................9 CONJUNTO DE SEQNCIA POSITIVA .................................................................9 CONJUNTO DE SEQNCIA NEGATIVA .............................................................10 CONJUNTO DE SEQNCIA ZERO ....................................................................11 EQUAES GERAIS .......................................................................................12

CONCLUSO ....................................................................................................13

1 Curto-Circuito
1.1 Introduo Curto-circuito a passagem de corrente eltrica acima do normal em um circuito devido reduo abrupta da impedncia do mesmo. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito eltrico em que ocorre como no elemento que causou a reduo de impedncia. Dependendo do perodo de durao da falta, tanto a reatncia transitria quanto a subtransitria podem ser usadas para representar o gerador. Para fins de proteo, necessrio o valor da corrente no instante da abertura dos contatos. A elevada corrente de falta inicial, associada com a reatncia subtransitria, decai com o passar do tempo. Considerando um curto-circuito trifsico nos terminais de um gerador inicialmente sem carga, como mostra a Figura 1.1, e designando a tenso interna gerada por fase como E, a corrente de curto circuito dada por [E/Z( )] A, onde Z pode ser tanto a impedncia transitria quanto a subtransitria. Se Z est expressa em pu:

(1.1) Assumindo IFL (corrente a plena carga) e E como valores base de tenso e corrente, a corrente de curto circuito :

(1.2) O MVA trifsco de curto-circuito :] (1.3) Portanto, o nvel de curto-circuito imediatamente obtido se a impedncia (Z(pu)) da fonte de tenso ao ponto de falta for conhecida.

Figura 1.1. Fonte de tenso com curto-circuito e respectivo circuito equivalente. 3

Para a especificao dos equipamentos de proteo de um sistema eltrico, a determinao correta da corrente de curto-circuito to importante quanto a determinao da corrente nominal. Para isto, o tamanho deste sistema, deve ser avaliado cuidadosamente, para a definio do valor da corrente de curto-circuito. Os disjuntores e fusveis devem ser dimensionados dentro de sua adequada capacidade de interrupo, permitindo a sua abertura segura para a mxima corrente de curto-circuito que poder fluir dentro do sistema. Esta corrente diretamente proporcional ao tamanho do sistema, (sua capacidade de fornecer energia) e no tem relao com a carga do ramal a ser protegido. Portanto, as correntes de curto-circuitos devero ser conhecidas em todo o sistema eltrico para todos os possveis defeitos. O conhecimento da corrente de curto-circuito atende a diversos objetivos importantes, relacionados a seguir: conhecer a dimenso do seu valor. dimensionar a linha de transmisso em relao a seu limite suportvel de elevao da temperatura devido ao curto-circuito. dimensionar o disjuntor quanto seco dos seus contatos e capacidade disruptiva da sua cmara de extino do arco-eltrico. dimensionar o transformador de corrente (TC) quanto ao nvel de saturao da sua curva de magnetizao definido pela sua classe de exatido. efetuar a coordenao de rels. anlise das sobretenses na freqncia industrial devido ao curto-circuito conhecer o tempo de atuao do rel, conseqentemente o tempo da eliminao do defeito, para analisar as perturbaes devido s harmnicas e da estabilidade dinmica do sistema eltrico; outros.

1.2 Procedimento para Clculo de Curto-circuito No estudo da corrente de curto circuito a primeira providncia a ser tomada desenhar o diagrama unipolar do sistema em estudo mostrando as fontes de corrente de curto-circuito e todos os elementos mais importantes, como transformadores, cabos, disjuntores, barramentos, chaves seccionadoras, etc. Na montagem do diagrama de impedncias, deve-se considerar inicialmente duas barras infinitas ( Z=0), sendo uma na parte superior, e outra na parte inferior do diagrama; ligar na barra superior todas as fontes de corrente de cuto-circuito; anexar as demais impedncias, interligando-as; considerar o ponto de falta; interligar o diagrama barra inferior. Nos sistemas com tenso acima de 1000 V as reatncias dos pequenos barramentos, transformadores de corrente, disjuntores e de outros elementos de pequeno comprimento, podem ser desconsideradas (erro desprezvel).

1.3 Causas das Faltas na Rede Eltrica Ao projetar um sistema, o objetivo bsico sempre projet-lo adequadamente, com lay-out otimizado, com materiais de qualidade comprovada, bem desenhados, e prevendo a execuo da obra e a instalao da melhor qualidade. Mesmo assim, o sistema estar exposto s condies mais diversas e imprevisveis, e a falha aparecer em pontos aleatrios do sistema. As falhas so devidas : a) Problemas de Isolao As tenses nos condutores do sistema so elevadas, conseqentemente, rupturas para a terra ou entre cabos podero ocorrer por diversos motivos: desenho inadequado da isolao dos equipamentos, estrutura ou isoladores; material empregado (inadequado ou de m qualidade) na fabricao; problemas de fabricao; envelhecimento do prprio material. b) Problemas Mecnicos So os oriundos da natureza e que provocam ao mecnica no sistema eltrico ao do vento neve Contaminao rvores, etc. c) Problemas Eltricos So os problemas eltricos intrnsecos da natureza ou os devidos operao do sistema: descargas atmosfricas diretas ou indiretas surtos de chaveamento (manobra) sobretenso no sistema. d) Problemas de Natureza Trmica O aquecimento nos cabos e equipamentos do sistema, alm de diminuir a vida til, prejudica a isolao e devido a: sobrecorrentes em conseqncia da sobrecarga no sistema. sobretenso dinmica no sistema. e) Problemas de Manuteno substituio inadequada de peas e equipamentos pessoal no treinado e qualificado peas de reposio no adequadas. falta de controle de qualidade na compra do material. . inspeo na rede noadequada. f) Problemas de Outra Natureza atos de vandalismo queimadas inundaes desmoronamentos acidentes de qualquer natureza. 5

1.4 Curto-Circuito em Sistema de Distribuio de Energia Eltrica O sistema de distribuio de energia eltrica forma uma verdadeira rvore para poder entregar energia a cada consumidor. O sistema mais simples, mais barato e menos eficiente , sem dvida, o sistema radial, onde a energia eltrica flui num s sentido, isto , da fonte para o consumidor. O sistema mais sofisticado o anel, cuja caracterstica suprir o consumidor com mais de uma alternativa, de modo a manter a continuidade de servios. O sistema radial apresenta caractersticas especficas, sendo possvel deduzir expresses prprias, vlidas somente para este sistema. Neste caso, o clculo da corrente de curto-circuito simples, bastando para tanto, obter-se o circuito equivalente de Thvenin, com a impedncia acumulada desde a gerao at o ponto de defeito.

1.5 Sistema de Distribuio radial Simples O objetivo apenas obter o mdulo da corrente de curto-circuito. A partir do ponto de curto-circuito, efetua-se o equivalente de Thvenin de todo o sistema eltrico. As impedncias de todo o sistema ser a impedncia acumulada, conhecida como impedncia de Thvenin. Como as correntes de curto-circuito trifsicas so balanceadas, somente o modelo de seqncia positiva considerado. Ver figura 1.5.1. Onde: Z1 impedncia de seqncia positiva acumulada desde o gerador, at o ponto de defeito considerado, ou seja, a impedncia de Thvenin de seqncia positiva vista pelo ponto de defeito.

Figura 1.5.1: Circuito Equivalente no Curto-Circuito Trifsico.

Portanto a corrente em mdulo em qualquer fase :

2 Componentes Simtricas
2.1 Introduo Normalmente, um sistema de energia eltrica opera sob condies equilibradas. Esforos so feitos para assegurar esta desejvel condio de operao. Infelizmente, sob condies anormais (uma perturbao, por exemplo) o sistema pode perder esta condio de equilbrio. Algumas tpicas faltas no-simtricas em sistemas de transmisso esto ilustradas na Figura 2.1. Essas faltas no possuem impedncia, mas em geral este parmetro deve ser considerado. Alm dos mais, geradores e outros equipamentos tambm esto sujeitos faltas. Faltas em linhas de transmisso so as mais comuns em funo da exposio uma variedade de elementos. Geralmente, as faltas so originadas por descargas atmosfricas, o qu pode causar um arco (flashover) atravs dos isoladores. Ocasionalmente, fortes ventos tambm so responsveis por problemas (faltas) nos sistemas de transmisso. De uma forma geral, as condies atmosfricas podem ser bem severas, causando vrios problemas s linhas de transmisso. Ventos e pesadas camadas de gelo podem causar a queda mecnica dos suportes dos isoladores. Nvoas e condies de salinidade em isoladores sujos podem prover caminhos de conduo associados falhas nos isoladores. Queimadas prximas ou diretamente abaixo das linhas tambm contribuem na ocorrncia de faltas. O tipo mais comum de falta em linhas de transmisso a monofsica, seguida da bifsica, bifsica-terra, e falta trifsica equilibrada.

Figura 2.1 Exemplos de faltas assimtricas em linhas de transmisso As faltas em cabos, disjuntores, geradores, motores e transformadores so menos comuns. Um gerador, motor ou transformador pode falhar se os limites trmicos forem violados por longos perodos de tempo: o isolamento pode ter se deteriorado o suficiente de forma que vibrao mecnica, expanso e contrao devido ao ciclo trmico podem resultar na falha total do isolamento em algum ponto. importante estudar o sistema sob condies de falta a fim de projetar se os esquemas de proteo. necessrio confirmar os valores nominais dos disjuntores e dos ajustes dos rels a fim de se obter uma operao correta. Em seguida so apresentadas tcnicas para se determinar as corrente e as tenses em diferentes partes do sistema sob condies de falta, por conseqncia o MVA de 8

curto-circuito. Essas tcnicas so usadas para selecionar as caractersticas eltricas desejveis dos disjuntores. Alm disso, na fase de projeto, as conexes dos transformadores e os esquemas de aterramento so especificados de acordo com as mesmas condies anormais. Ser considerado apenas o comportamento em regime permanente, onde ser usado o mtodo das componentes simtricas.

2.2 Teoria das Componentes Simtricas O mtodo das componentes simtricas fornece uma tecnologia prtica para o entendimento e anlise da operao de sistemas de energia eltrica durante condies desequilibradas, tais como as causadas por faltas entre fases e/ou terra, fases abertas, impedncias desequilibradas, etc. O mtodo das componentes simtricas foi descoberto por Charles L. Fortescue, quando investigava matematicamente a operao de motores de induo sob condies desequilibradas ao final do ano de 1913. Na 34 Conveno Anual do AIEE em Junho de 1918, Fortescue apresentou um artigo de 89 pginas intitulado Method of Symmetrical Co-ordinates Applied to the Solution of Polyphase Networks. Aplicao prtica para anlises de faltas em sistemas de energia eltrica foi desenvolvida por C. F. Wagner e R. D. Evans no final do ano de 1920 e no incio de 1930, com W. A. Lewis adicionando valiosas simplificaes em 1933.. Suponha que dado um conjunto arbitrrio de trs fasores, Ia, Ib e Ic. Estes fasores podem ser representados em termos de nove componentes simtricos, I a, I+a, I-a,I b, I+b, I-b,I c, I+c e I-c,da seguinte forma:
0 0 0

(2.1) Onde I0a, I0b e I0c so conjuntos de seqncia zero, I+a, I+b, e I+c so conjuntos de seqncia positiva e Ia,Ib,e Ic, so conjuntos de seqncia negativa.

2.3 Conjunto de Seqncia Positiva Este conjunto consiste de correntes trifsicas equilibradas e de tenses equilibradas fase-neutro, supridas pelos geradores do sistema. Logo, so sempre iguais em amplitude e defasadas de 120 . Para uma seqncia de fase abc do sistema eltrico, Figura 2.2 mostra um conjunto de seqncia positiva de correntes de fase. Um conjunto de tenso similar exceto para tenso fase-neutro de um conjunto trifsico, iguais em amplitude e defasadas de 120 . 9

Estes fasores giram no sentido contrrio ao do relgio e a freqncia do sistema. Para se expressar o defasamento angular, conveniente usar um fasor unitrio com uma defasagem de 120 , designado como operador a, de forma que:

(2.2) Logo, o conjunto de seqncia-positiva pode ser designado como:

(2.3) importante enfatizar que o conjunto de seqncia de correntes ou tenses sempre existe como definido. Ia1, Ib1 ou Ic1 nunca podem existir de forma isolada ou em pares, sempre todos os trs. Ento, necessrio definir apenas um dos trs fasores (qualquer um), a partir do qual derivam-se os outros dois.

Figura 2.2. Fasores de corrente de seqncia positiva.

2.4 Conjunto de Seqncia Negativa Este conjunto tambm equilibrado com trs quantidades de igual magnitude e defasadas igualmente de 120 , mas com seqncia reversa de rotao de fase, como ilustrado na Figura 2.3. Logo, se a seqncia positiva a, b, c, a seqncia negativa ser a, c, b. Onde a seqncia positiva for a, c, b, a seqncia negativa ser a, b, c.

10

Figura 2.3. Fasores de corrente de seqncia negativa.

O conjunto de seqncia negativa pode ser designado como:

(2.4) Similarmente a seqncia positiva, a seqncia negativa sempre existir como um conjunto de corrente ou tenso como definido acima ou na Figura 2.2. Quando um fasor de corrente ou de tenso conhecido, os outros dois podem ser facilmente definidos.

2.5 Conjunto de Seqncia Zero Os componentes deste conjunto so sempre iguais em magnitude e em fase. (2.5) Como anteriormente, se existir I0 ou V0, existir igualmente em todas as fases, nunca isoladamente ou em pares.

Figura 2.4. Fasores de corrente de seqncia zero.

11

2.6 Equaes Gerais Qualquer corrente ou tenso desequilibrada pode ser determinada com componentes de seqncia a partir das seguintes equaes:

(2.6) onde Ia, Ib e Ic ou Va, Vb ou Vc so fasores fase-neutro desequilibrados. A partir desse conjunto trifsico desequilibrado, pode-se definir as quantidades de seqncia da seguinte forma:

(2.7) Estas ltimas equaes so a base para se determinar se quantidades de seqncias existem em qualquer conjunto desequilibrado de correntes ou tenses trifsicas. Na forma matricial, as Equaes (2.6) e (2.7) podem ser expressas da seguinte forma:

(2.8)

(2.9) A a matriz de transformao de componentes simtricos. A inversa da matriz A dada por:

(2.10) 12

O qu possibilita:

(2.11)

3 Concluso
O fator que torna possvel dividir quantidades trifsicas desequilibradas em componentes de seqncia a independncia dos componentes em um sistema equilibrado. Em termos prticos os sistemas de energia eltrica so equilibrados ou simtricos dos geradores at o ponto de carga exceto em uma rea de falta ou desequilibrada como um condutor aberto. Nesta rea essencialmente equilibrada, as seguintes condies so verdadeiras: 1. Correntes de seqncia positiva fluindo num sistema equilibrado ou simtrico produzem apenas quedas de tenso de seqncia positiva; no h quedas de seqncia negativa ou zero. 2. Correntes de seqncia negativa fluindo num sistema equilibrado ou simtrico produzem apenas quedas de tenso de seqncia negativa; no h quedas de seqncia positiva ou zero. 3. Correntes de seqncia zero fluindo num sistema equilibrado ou simtrico produzem apenas quedas de tenso de seqncia zero; no h quedas de seqncia positiva ou negativa. Isto no verdade para sistemas desequilibrados ou no-simtricos ou numa rea sujeita a uma falta assimtrica, fase aberta, etc. Neste caso: 1. Correntes de seqncia positiva fluindo num sistema desequilibrado quedas de tenso de seqncia positiva e negativa, e possivelmente de zero. 2. Correntes de seqncia negativa fluindo num sistema desequilibrado quedas de tenso de seqncia negativa e positiva, e possivelmente de zero. 3. Correntes de seqncia zero fluindo num sistema desequilibrado quedas de tenso de seqncia positiva, negativa e zero. produzem seqncia produzem seqncia produzem

As observaes acima so importantes, pois permite o arranjo de trs sistemas independentes, um para cada uma das trs seqncias, que podem ser interconectados apenas no ponto ou rea de desequilbrio.

13

Potrebbero piacerti anche