Sei sulla pagina 1di 5

Vulces e Terremotos

Nome: Alexandre Fleury Curado dos Santos

6 B

Vulces
Vulco um ponto da superfcie terrestre por onde o material fundido (magma), gerado no interior da terra e, ocasionalmente, material no fundido so expelidos. Estes materiais se acumulam ao redor do centro emissor, dando lugar a relevos com morfologias diferentes. De acordo com esta definio, um vulco no representa unicamente uma morfologia (em formato de cone ou montanha), mas o resultado de um complexo processo que inclui a formao, ascenso, evoluo, emisso de magma e depsito destes materiais. O estudo dos vulces e seus fenmenos a vulcanologia. Os vulces so uma manifestao superficial da energia interna da Terra. A temperatura e a presso so incrementadas na medida em que nos aproximamos do interior do planeta, alcanando uma temperatura de 5000C no ncleo. O efeito combinado da temperatura e da presso em diferentes profundidades provoca um comportamento diferente que se estruturam em diferentes camadas. Alguns vulces so mais ativos do que outros. Pode se dizer que alguns esto continuamente em erupo, pelo menos no presente geolgico. O Stromboli, situado nas Ilhas Lpari, na Itlia, tem estado ativo desde a antiguidade. O Izalco, em El Salvador, est ativo desde sua primeira erupo, em 1770. Outros vulces ativos de maneira constante esto numa cadeia, chamada Cinturo de Fogo, que rodeia o Oceano Pacfico. Na Cordilheira dos Andes, estima-se que existam mais de 60 vulces que podem ser considerados ativos. Muitos outros vulces, como o Vesvio, permanecem em um estado de atividade moderada durante perodos mais ou menos longos e depois repousam durante meses ou anos. A erupo, depois de um perodo de latncia, costuma ser violenta, como aconteceu com o monte Pinatubo, que, depois de seis sculos, teve uma violenta erupo. Em uma erupo violenta de um vulco a lava est carregada de vapor e outros gases, como dixido de carbono, hidrognio, monxido de carbono e dixido de enxofre, que escapam da massa de lava expelida nas grandes exploses, ascendem formando uma turva e densa nuvem, estas nuvens descarregam, muitas vezes, chuvas copiosas. Pores grandes e pequenas de lava so expelidas em direo ao exterior, e formam uma fonte ardente de gotas e fragmentos classificados como bombas, brasas ou cinzas, segundo seus tamanhos e formatos. A enorme quantidade de energia liberada durante uma erupo explosiva pode ser avaliada em funo da altura que as rochas e cinzas so projetadas. H relatos de que as cinzas do Krakatoa, na Indonsia, foram lanadas a uma altura de 27 km, em 1883. As nuvens de vapor e poeira assim expelidas podem produzir efeitos atmosfricos e climticos duradouros.

Terremotos
Terremotos, tambm chamados de abalos ssmicos, so tremores passageiros que ocorrem na superfcie terrestre. Esse fenmeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcnica, falhas geolgicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectnicas. Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela formada por vrios blocos, denominados placas litosfricas ou placas tectnicas. Esses gigantescos blocos esto em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergncia) ou se aproximar (originando uma zona de convergncia). Nas zonas de convergncia pode ocorrer o encontro (coliso) entre diferentes placas tectnicas ou a subduco (uma placa mais densa mergulha sob uma menos densa). Esses fatos produzem acmulo de presso e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas ssmicas, caracterizando o terremoto. O local onde h o encontro entre as placas tectnicas chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro o ponto da superfcie acima do hipocentro. As consequncias podem ser sentidas a quilmetros de distncia, dependendo da proximidade da superfcie que ocorreu a coliso (hipocentro) e da magnitude do terremoto. A magnitude a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade a consequncia causada pela ao do sismo, a destruio provocada por esse fenmeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade a de Mercalli. Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em reas povoadas esto a destruio da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), alm de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formao de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as reas continentais, gerando grande destruio. Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos so pouco percebidos na superfcie terrestre. O Japo, localizado em uma zona muito ssmica, atingido por centenas de terremotos por dia. Os lugares mais atingidos por terremotos so os territrios localizados em zonas de convergncia de placas, em especial os pases situados nos limites das placas tectnicas. Entre as naes que esto nessa situao podemos destacar o Japo, Indonsia, ndia, Filipinas, Papua Nova Guin, Turquia, Estados Unidos da Amrica, Haiti, Chile, entre outras.

Concluso

Bibliografia
InfoEscola - http://www.infoescola.com/geologia/vulcao/ BrasilEscola - http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm

Potrebbero piacerti anche