Sei sulla pagina 1di 94

1 PREFCIO melhor enfrentarmos de uma vez os fatos.

. Nos ltimos anos, o casamento tem sofrido ataque cerrado por parte dos meios de comunicao. Aquele baluarte de segurana e dedicao at que a morte nos separe tornou-se, para um nmero demasiado grande de pessoas, um empreendimento arriscado e instvel que deve durar t que o divrcio parea conveniente. Na igreja ou fora dela, os problemas esto ai. O ardor, o entusiasmo e a excitao dos tempos de namoro e noivado vo esmaecendo at transformar-se na rotina acinzentada do trabalho, de criar os filhos, e sentar-se, os olhos vidrados, em frente da televiso at que o ltimo noticirio dirio d o boa-noite. A vida prossegue como engrenagem enferrujada e inevitavelmente h um declnio na compreenso a medida que cresce cada vez mais distncia na comunicao. Muitos casais no tm as aptides elementares de comunicao necessrias que produzem a compreenso indispensvel para que o casamento se torne cada vez mais forte, ou at mesmo para que exista, nestes dias em que tantas outras alternativas ao casamento tradicional esto sendo experimentadas. O que se pode fazer? H uma forma de fazer o casamento funcionar melhor ou simplesmente funcionar? E o que dizer do ideal chamado de casamento cristo? possvel, nos dias de hoje, termos um casamento cristo? Existe um grande nmero de livros sobre casamento e sobre os problemas do casamento. Este livro tem o propsito de lev-lo adiante dos problemas e comear a trabalhar nas solues. possvel existir comunicao verdadeira entre o marido e a esposa. Durante os ltimos anos, Norm Wright comprovou isso em aulas, seminrios, trabalhos prticos com grupos, retiros em qualquer lugar onde ele consiga reunir um grupo de pessoas casadas (ou que estejam planejando casar-se). Como conselheiro matrimonial profissional licenciado pelo Estado da Califrnia, Norm tem a experincia e a formao para falar com autoridade sobre problemas conjugais e por que a falta de comunicao est na raiz da maioria deles. Um dos catedrticos mais populares em seu seminrio e um preletor e professor muito requisitado em todo o pas, ele tem o conhecimento educacional para fazer o que este livro diz comunicar. Uma das melhores coisas acerca desta obra que ela mais do que um livro. E uma experincia em aprendizado, compartilhamento e comunicao. Voc no apenas l este livro; voc dialoga com ele e, assim o esperamos, com seu cnjuge. Voc no apenas fala sobre a comunicao. Voc faz isso talvez pela primeira vez. No molhe s a pontinha dos ps neste livro. Mergulhe nele de cabea. Nas sees O Que Voc Acha? E Qual o Seu Plano?, d de voc mesmo ao mesmo tempo que recebe. Acima de tudo, faa isso com seu cnjuge e comunique-se de maneira mais profunda, mais pessoal e mais honesta do que jamais o fez antes. A comunicao a chave para o seu casamento. Fritz Ridenour* Autor de Como Ser Cristo Sem Ser Religioso (Editora Mundo Cristo).

Ser que a instituio chamada de casamento tem futuro? Alguns peritos esto dizendo que o casamento, como o conhecemos, esta a caminho da extino. medida que o nmero de divrcios, desquites e separaes continua a crescer, ou, pelo menos, permanece num patamar assustadoramente alto, muitas pessoas, dentro e fora da igreja, esto ficando cada vez mais pessimistas quanto ao casamento. At mesmo com pessoas que parecem ideais uma para a outra, o casamento est se tornando cada vez mais uma loteria. H trs mudanas principais ocorrendo na instituio do casamento hoje em dia: 1. O declnio na compreenso entre os cnjuges. 2. A perda da determinao de se permanecer casado. 3. O desenvolvimento de expectativas irrealistas no casamento. O declnio na compreenso e a falta de comunicao andam de mos dadas. Muitos casais hoje em dia no possuem as aptides de comunicao que produzem a compreenso necessria para que uns casamentos tornem-se forte ou at mesmo exista. Compreenso no casamento no significa no existirem diferenas. Antes, significa que voc e seu cnjuge so capazes de conversar acerca dessas diferenas e chegar a uma compreenso do ponto de visto do outro. Voc capaz de aceitar o fato de seu parceiro ter sido criado de modo diferente, e, devido a isso, reagir de maneira diferente da sua. S pelo fato de algo ter sido feito de um certo modo no lar em que foi criado no quer dizer que tem de ser feito da mesma maneira em seu novo lar. Duas pessoas que se amam, mas so incapazes de compreender uma outra sofrem uma dor aguda e contnua em seu relacionamento. Pode ser que no seja fcil atingir a compreenso, mas uma disposio para compartilhar as idias, para ver o outro lado da questo, para conversar acerca das coisas pode ajudar o marido e a esposa a se ajustarem e a adaptarem s diferenas honestas de opinio. Algum j comparou esse ajustamento a dois porcos-espinhos-que moravam no Alasca. Quando chegaram as neves, profundas e pesadas, ficaram com frio e comearam a ficar mais juntinhos. Entretanto, quando se achegaram muito um ao outro, comearam a se espetar com seus espinhos. Quando se separavam, ficavam com frio de novo. Para se manterem aquecidos, tiveram de aprender a se ajustar um ao outro.

3 A falta de determinao de se permanecer casado pode ser encontrada hoje em qualquer canto. Ter-se mais de um marido ou esposa no mais considerado extraordinrio. Ao preencher um formulrio para pedido de emprego, certa mulher chegou pergunta: Casada ou Solteira? Sua resposta: Entre casamentos. Muitas pessoas entram para o casamento hoje com a atitude de que se no se derem bem, podem desfazer o relacionamento e comear de novo. Muitas pessoas so demasiado impacientes com seus casamentos. No querem viver felizes para sempre. Querem viver felizes imediatamente e, quando isso no acontece, caem fora. Um nmero excessivo de jovens entra para o casamento cegado por expectativas irrealistas. Eles crem que o relacionamento deveria ser caracterizado por um alto e contnuo nvel de amor romntico. Como disse um jovem adulto: Eu queria que o casamento satisfizesse todos os meus desejos. Precisava de segurana, algum que cuidasse de mim, estmulo intelectual e segurana econmica imediatamente mas isso simplesmente no foi o que aconteceu! As pessoas esperam que algo mgico acontea no casamento.

Entretanto, mgica no o que faz um casamento funcionar trabalho rduo sim. Quando h resultados positivos por duas pessoas estarem trabalhando juntas, um passo de cada vez. Uma descrio um tanto cnica de casamento que o nico jogo de azar em que os dois parceiros podem perder. Eu prefiro v-lo como o nico jogo em que os dois parceiros podem ganhar! O que se pode fazer para experimentar o verdadeiro casamento? Pouco adiantar buscarmos ajuda na sociedade. Ela est lutando com a crise, mas continua a se enrolar cada vez mais na teia dos prprios valores e idias conflitantes. A sociedade busca respostas, mas s fornece mais e mais perguntas. Ento est tudo perdido? De maneira alguma. A sociedade no ofereceu um caminho para um casamento verdadeiramente feliz, mas Deus sim! Ele nos deu um molde

4 especfico para o casamento e se o homem e a mulher seguirem esse molde, encontraro a felicidade e harmonia que buscam. Charles Shedd, em seu livro Letters to Phillip (Cartas a Filipe), conta a histria de dois rios correndo calma e tranqilamente at que confluram e se uniram. Quando isto se deu, chocaram-se e jogaram-se um contra o outro. medida que o novo rio formado comeou a fluir com a correnteza, aquietou-se gradualmente e novamente correu tranqilo. S que agora era muito mais largo, mais majestoso e mais poderoso. O Dr. Shedd sugere que Um bom casamento assim, muitas vezes. Quando duas correntezas independentes de existncia unem-se, possvel que haja alguns embates de vida contra vida na juno. As personalidades se precipitam uma contra a outra. As idias contendem pelo poder e os hbitos competem por posies. s vezes, como as ondas, levantam uma nuvem de espuma que nos deixa ofegantes e nos faz ficar pensando o que aconteceu com aquela beleza toda. Mas assim mesmo. Como os dois rios, o que resulta do conflito pode ser algo mais profundo, mais poderoso do que cada um era antes de isso acontecer. Dois cristos tm as melhores possibilidades de terem um casamento feliz porque tm uma terceira Pessoa o Senhor Jesus Cristo trabalhando com eles e fortalecendo-os. Mas tem de haver comunicao entre eles e seu Senhor, entre eles prprios. disto que trata o restante deste livro. Verdadeiramente, a comunicao com Cristo e um com o outro a chave para o seu casamento.

5 Como voc descreveria o estado conjugal? O que lhe vem mente quando voc ouve a palavra casamento? Alegria, amor, felicidade, ventura? Desgraa, dio, frustraes? Ou simples fastio e enfado? Definies de casamento existem por a a preo de banana, e um grande nmero delas parece dizer que o casamento no vale mesmo muito mais do que isso! Meander disse: O casamento, se enfrentarmos a verdade, um mal, mas um mal necessrio. Montaigne disse: O casamento se assemelha a gaiolas: os pssaros que esto fora ficam desesperados para entrar e os que esto dentro ficam desesperados para sair. A declarao de Sidney Smith acerca do casamento fina, contendo, no entanto, um bocado de sabedoria. Segundo ele, o casamento assemelha-se a uma tesoura, cujas lminas esto unidas de tal maneira que no podem ser separadas; quase sempre movem-se em direes contrrias, e, no entanto, sempre castigam qualquer pessoa que se interponha entre elas. O QUE VOC ACHA? N 1 As definies de casamento dadas acima mostram toques de cinismo ou, pelo menos, stira. Qual a sua definio de casamento? Escreva-a no espao abaixo. O Casamento: Um Contrato com Uma Clusula de Evaso? Alguns psiclogos, conselheiros matrimoniais e pastores tm sugerido que o casamento um contrato e muitas pessoas concordam prontamente. Mas isto realmente a verdade? Ser que o casamento realmente um contrato? Em todo contrato, existem certas clusulas condicionais. Um conrato entre duas partes interessadas quer sejam companhias ou indivduos, envolve a responsabilidade de ambas em cumprirem sua parte do trato. So estas CLUSULAS CONDICIONAIS ou CLUSULAS SE. Se voc fizer isto, a outra pessoa ter de fazer aquilo, e se a outra pessoa fizer isto, voc ter de fazer aquilo. Mas no relacionamento conjugal e na cerimnia matrimonial no h clusulas condicionais. No h lugar algum na cerimnia do casamento que diga: Se o marido amar a esposa, ento a esposa continuar no contrato. Ou, Se a esposa for submissa ao marido, ento o marido cumprir o contrato. O casamento um compromisso incondicional para o qual duas pessoas entram. Na maioria dos contratos, existem CLUSULAS DE EVASO. Uma clusula de evaso diz que se a primeira das partes no cumprir suas responsabilidades, ento a segunda fica absolvida. Se uma pessoa no cumprir sua parte do trato, a segunda pessoa pode cair fora do contrato. Isto uma clusula de evaso. No h esse tipo de clusula no casamento. O QUE VOC ACHA? N 2 Classifique-se numa escala de 1 a 5 (1. absolutamente no; 2. provvel que no; 3. talvez; 4. provvel que sim; 5. sem dvida alguma) com referncia sua reao aos seguintes conceitos. (Faa um crculo em torno da que for apropriada.) 1. O casamento um mal necessrio. 1 2 3 4 5 2. normal e at mesmo desejvel que os parceiros conjugais estejam se movendo em direes opostas na vida. 1 2 3 4 5 3. A maioria dos casais tem clusulas condicionais em seu casamento que ambos sabem existir mas sobre as quais jamais conversam. 1 2 3 4 5

6 4. Seria vantagem para voc ter uma clusula de evaso no contrato do casamento para sua proteo porque, se o casamento no der certo, ser provavelmente por culpa da outra pessoa? 1 2 3 4 5 5. O casamento um compromisso incondicional da pessoa toda para toda a vida. 1 2 3 4 5 O Casamento: Combinar, No Despedaar. Em seu livro, The Essence of Marriage (A Essncia do Casamento), Julius A. Fritze, ministro ordenado e conselheiro matrimonial, descreve o casamento da seguinte maneira: O casamento a fuso emocional de duas personalidades em uma operao funcional, cada uma delas, entretanto, retendo sua prpria identidade, O conceito bblico est contido em Gnesis 2:24 uma s carne. Para ilustrar o relacionamento conjugal, ele toma dois pedaos de massa de modelar, mostrando que, se voc segurasse um pedao de massa verde escura na mo esquerda e um pedao de massa verde clara na mo direita, voc veria distintamente a diferena das cores. Se, entretanto, voc juntasse os dois pedaos de massa e os moldasse em uma s forma, veria apenas um pedao de massa verde a primeira vista. Mas se a inspecionasse atentamente, veria as linhas distintas e separadas do verde escuro e do verde claro. relacionamento conjugal duas pessoas combinadas de forma a parecerem uma s, mas cada qual retendo sua identidade ou personalidade prpria. uma vida nova existente em duas pessoas. O casamento cristo, entretanto, envolve mais do que a combinao de duas pessoas. Inclui tambm urna terceira Pessoa Jesus Cristo - que da significado, orientao e direcionamento relao. Quando Jesus Cristo preside ao casamento, ento, e somente ento, ele um casamento cristo. Vrios escritores j definiram o casamento cristo. Wayne Oates, catedrtico do Seminrio Teolgico Batista do Sul, diz: Casamento uma aliana de amor responsvel, uma comunho de arrependimento e perdo. David Augsburger, ministro menonita e autor de Cherishable: Love and MarHugo Preciosos: Amor e Casamento), define o casamento perguntando primeiramente: O casamento um ato particular de duas pessoas que se amam, ou um ato pblico de duas pessoas assumindo um contrato? Depois, ele diz: Nenhuma dessas coisas. algo diferente. Muito diferente! "Basicamente, a idia crist do casamento no de que seja principalmente, ou mesmo essencialmente, um contrato com poderes legais e sociais. O cristo compreende o casamento como uma aliana feita sob Deus e na presena dos outros membros da famlia crist. Essa aliana permanece, no devido ao poder da lei ou ao temor s penalidades, mais obrigatrias e, mais permanente do que qualquer contrato legal". Dwight Small, conselheiro experiente e autor de diversos livros sobre o casamento, define o casamento assim: "Uma nova vida existente em duas pessoas". Elton Trueblood, autor de diversos livros sobre o discipulado cristo, diz que o casamento "Um sistema por meio do qual pessoas pecaminosas e contenciosas so presas de um sonho e um propsito to maior do que elas mesmas, que trabalham anos a fio, apesar de repetidos desapontamentos, para fazer o sonho tornar-se realidade". O Dr. David Hubbard, presidente do Seminrio Teolgico Fuller, disse: "O casamento no requer perfeio. Mas ele tem de receber prioridade. uma instituio para pecadores. Que ningum, alm desses, se inscreva. Mas sua maior glria se revela quando os pecadores percebem que a forma usada por Deus para nos fazer cursar seu currculo final de amor e justia". O QUE VOC ACHA? N 3 Das cinco definies de casamento cristo dadas acima, faa um crculo em torno do nome do autor de cuja definio voc mais gostou. Oates Augsburger Small Trueblood Hubbard

7 Na definio que voc escolheu como sendo a "Melhor", quais as idias que mais o atraram?

Das cinco definies de casamento dadas acima, qual a de que menos voc gostou? Oaste Augsburger Small Trueblood Hubbard

O que mais o incomoda nessa definio?

Use as cinco definies de casamento cristo, mais a suas prprias idias para compilar a sua definio de "Casamento cristo".

O Que Diz a Bblia Acerca do Casamento? Quais so, ento, os propsitos de Deus para o casamento? Um propsito bsico a procriao _ para trazer crianas a este mundo. Deus criou o homem Sua imagem e depois disse: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a..." (Gnesis 1:28). O Salmo 127:3-5 ensina que "Herana do Senhor so os filhos... como flechas na mo do guerreiro... feliz o homem que enche deles sua aljava". Apropriao envolve tambm a providncia de cuidado e educao adequados para os filhos. "Ensina a criana no caminho em que deve andar", diz o conhecido versculo de Provrbios, e ainda quando for velho no se desviar dele (Provrbios 22:6). Mas o casamento abrange muito mais do que a procriao, cuidado e educao dos filhos. Gnesis 2:18-25 ensina que o casamento foi idia de Deus e que Ele tinha diversos motivos divinos em mente. 18. Disse mais o Senhor Deus: no bom que o homem esteja s: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea. 19. Havendo, pois, o Senhor Deus, formado da terra todos os animais do campo, e todas as aves do cus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20. Deu nome o homem a todos os animais domsticos, as aves dos cus, e a todos os animais selvticos; para o homem, todavia, no se achava uma auxiliadora que lhe fosse idnea. 21. Ento o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: tomou uma das suas costelas, e fechou o lugar com carne. 22. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe. 23. E disse o homem: esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se varoa, por quanto do varo foi tomada. 24. Por isso, deixa o homem pai e me, e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne. 25. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e no se envergonhavam. Deus criou o casamento para que houvesse companheirismo. Segundo John Milton, o poeta clssico ingls, observou: "... a solido foi a primeira coisa que o olho de Deus notou como no sendo boa". A solido e o isolamento contradizem o propsito do ato criador de Deus. Deus fez o homem para viver com outros, e o primeiro "Outro" foi a mulher. Deus tambm criou o casamento para que houvesse inteireza. A mulher devia ser... uma auxiliadora que lhe seja idnea (Gnesis 2:18). A mulher foi criada para ser um complemento ou um par, adequada para o homem. A mulher ajuda o homem a tornar a vida dele

8 (e a dela tambm) completa. Ela preenche os espaos vazios. Participa da vida dele, faz com que ele saia fora de si mesmo para uma rea de contato mais amplo, mediante o envolvimento que tem um com o outro. Ela algum que pode entrar em um relacionamento de companheirismo responsvel. Os parceiros no casamento esto, na verdade, cumprindo o propsito de Deus para que tivessem uma vida completa e integral. O companheirismo e a totalidade que Deus planejou para o casamento se originam na comunicao, medida que duas pessoas compartilham cada dia o significado de suas vidas. Conforme diz Dwight Small: "O centro do casamento seu sistema de comunicao... Mas nenhum casal comea seu casamento com comunicao altamente desenvolvida. No algo que trazem pronto para o casamento, mas sim algo que ser cultivado continuamente atravs de todas as experincias de sua vida a dois". Companheirismo satisfatrio e sensao de totalidade se desenvolvem a medida que o marido e a mulher aprendem a comunicar-se com franqueza e compreenso. O Matrimnio _ Um Novo Relacionamento Gnesis 2:24 enfatiza dois verbos: deixar e unir. A palavra deixar significa abandonar, renunciar, quebrar um relacionamento antes de estabelecer outro. Infelizmente, muitos indivduos no fazem isto. Saem de casa fisicamente, mas permanecem l psicologicamente. O apego ao lar e aos pais deveria ser substitudo pelo apego ao companheiro. Isto no quer dizer que devemos negligenciar ou desonrar nossos pais, mas sim que devemos cortar as amarras que nos unem a eles e assumir nossa responsabilidade para com nosso cnjuge. A segunda palavra, unir, significa soldar, segurar ou aderir um ao outro. Quando o homem "Se une" a sua mulher, tornam-se os dois uma s carne. A expresso "Uma s carne" uma bela e sucinta descrio da unio, totalidade e permanncia de Deus planejou para o relacionamento do matrimnio. "Uma s carne" sugere um tipo especial de unio _ uma dedicao total intimidade de toda uma vida juntos, simbolizada pela unio sexual. Os rabinos judeus ensinavam que o homem fica inquieto enquanto no encontra a costela que foi tirada do seu lado, e a mulher fica inquieta enquanto no fica debaixo de um homem _ de onde foi tirada. Com todo o barulho feito recentemente sobre a liberao feminina, aqui est uma declarao majestosa da forma como a Bblia v a mulher. Ela no propriedade do homem. sua companheira _ uma companheira plena, no sentido completo da palavra. Santo Agostinho que viveu no sculo cinco, mais o que disse se encaixa perfeitamente na discusso acalorada de nossos dias sobre os direitos das mulheres. Escreveu ele: "Se Deus quisesse que a mulher governasse o homem, Ele a teria atirado da cabea de Ado. Se Ele tivesse querido que ela fosse escrava do homem, t-la-ia tirado de seus ps. Mas Deus tirou a mulher do lado do homem, pois a criou para ser uma auxiliadora e igual a ele". Em seu livro After You've Said I Do (Depois De Ter Dito O Sim), Dwight Small enfatiza o ponto de vista bblico constante sobre a igualdade e democracia no casamento. "No pode haver verdadeira unio", escreve, Small, "O a no ser que haja dignidade e status iguais para ambas as partes. A esposa que veio do lado do homem deve ficar em p ao seu lado, para compartilhar todas as responsabilidades e gozar de todos os privilgios. Este o alvo". Small prossegue, admitindo que chegar a este alvo no fcil. O que necessrio dilogo. Ele acredita que "O dilogo se d quando duas pessoas comunicam o sentido total de suas vidas uma para a outra, quando elas participam da vida uma da outra nas maneiras mais significativas de que so capazes".

9 Em Gnesis 2:18-24, voc pode perceber trs idias distintamente crists acerca do casamento: 1. Como j foi mencionado, o casamento deve ser permanente para toda vida. Quando dois se tornam uma s carne, no pode haver diviso, nem separao, por causa do dano irreparvel que ocorrer. 2. O casamento deve ser monogmico. A exemplo de poligamia na Escritura, mas so descries do que os homens fizeram, e no do que a Escritura ensina como sendo bom e certo. Repetindo, uma s carne significa uma s carne. O homem no pode tornar-se uma s carne com mais de uma mulher e isso ainda significa o que significa aqui. 3. Finalmente, o casamento cristo exige fidelidade. A nova moralidade dos dias de hoje alega que o homem pode tornar-se "Uma s carne" com quantas mulheres quiser, e que a fornicao e um pouquinho de adultrio so passatempos "Saudveis" que ampliam a experincia e aprofundam os relacionamentos. Entretanto, a descrio que Deus fez do casamento fala de uma intimidade profunda e permanente, um companheirismo entre marido e mulher que levam a enriquecimento, felicidade e bem-estar mtuos. O adultrio est para o casamento assim como a faca est para as costas. Os que hoje defendem a "Nova moralidade" conseguem pensar em todo tipo de desculpas para o adultrio e a fornicao. Eles apresentam o que poderamos chamar de moralidade "rosquinha", na qual fatos, princpios slidos para bons relacionamentos e responsabilidades humanos so retorcidos e recurvados em formatos que aparentemente, em alguns casos, justificam a infidelidade como sendo uma "Coisa boa e amorosa em dada a situao". Conforme diz Dwight Small em seu livro Design for Christian Mariage (Desgnio Para o Casamento Cristo), "O casamento cristo jamais pode falhar, mas as pessoas envolvidas nesse casamento sim. Existe uma vasta diferena entre as duas possibilidades. Portanto, se o casamento de dois cristos parece falhar, porque eles desconhecem os propsitos de Deus ou no esto dispostos a dedicar-se eles". Bem no comecinho, Deus falou claramente. J no segundo captulo de Gnesis, Ele deixou bem claro que o casamento uma dedicao total de toda a pessoa para toda a vida. Qualquer coisa menos que isso no um casamento cristo. Qualquer coisa menos que isso pode fracassar com facilidade. Mas quando um homem e sua esposa se unem, dedicados a Deus e dedicados um ao outro, no podem deixar de ser bem-sucedidos. QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando este livro juntos, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue, individualmente, e depois discutirem juntos as respostas. Ao compararem idias, sentimentos e atitudes, chegaro a novos patamares de comunicao e compreenso em seu casamento. PRIMEIRA PARTE Lembre-se do tempo antes de se casar... 1. Como que voc achava que o casamento seria? Saiu realmente como voc esperava que fosse? 2. Voc e seu cnjuge tinham expectativas diferentes acerca do casamento? Como foi que descobriram essas diferenas? Vocs j conversaram diretamente sobre elas? 3. Eu esperava que o casamento mudasse meu estilo de vida assim? 4. Acredito que meu cnjuge esperava que eu fosse... 5. Eu esperava que meu cnjuge fosse mais...

10 SEGUNDA PARTE 01. Se voc fosse descrever seu casamento nesta hora com uma s palavra, que palavra usaria? 02. Que palavra voc acha que seu cnjuge usaria para descrever o seu casamento? 03. Que benefcios voc est recebendo de seu relacionamento matrimonial que no teria recebido se no tivesse se casado? Especifique bem. 04. Quais as qualidades que voc v em seu cnjuge? J lhe disse alguma vez que voc reconhece essas qualidades e as aprecia? 05. Que que o seu cnjuge faz que o/a leva a sentir-se amado/a ou valorizado/a? 06. Que que voc faz para expressar seu amor e admirao por seu cnjuge? 07. Quais so as partes fortes em seu casamento? Quem contribui mais para elas, voc ou seu cnjuge? 08. Qual rea de seu casamento voc considera a mais fraca? De que maneira voc pode ser responsvel por essa rea fraca? 09. Que esforos est voc envidando agora para tornar feliz o seu casamento?

10. Que esforos voc v seu cnjuge envidando? 11. Quais so atualmente suas metas para seu casamento? O que voc vai fazer para alcanar essas metas? O que pode voc fazer de forma diferente para conseguir alcan-la? Eis aqui algumas sugestes para voc considerar: Demonstrarei mais interesse nas atividades de meu esposo, fazendo perguntas. Passarei mais tempo pensando sobre os fatores positivos de meu relacionamento conjugal e tentarei descobrir formas pelas quais serei aquilo que meu cnjuge deseja e de que precisa. Separarei tempo para orar por e com minha famlia, especialmente meu cnjuge. Se tiver qualquer ressentimento contra os membros da famlia _ e particularmente do cnjuge _ perdo-los-ei agora mesmo. Outras metas que desejo estabelecer: (a seu critrio, de acordo com sua necessidade)

11

Existe certa confuso no mundo de hoje em torno do papel e responsabilidade da esposa-me e do esposo-pai. Quem o cabea da casa ou deve haver um cabea? Imagine um marciano vindo ao nosso mundo e aterrissando no seu jardim. Ele sai da nave espacial e toca a campainha de sua casa. Suponha que um de seus filhos abra a porta e o marciano diga: Leve-me ao chefe. A quem o conduziria a criana? Ao pai? me? A ambos? Ou ser que a criana diria: Eu sou o chefe aqui. Quem o cabea ou lder em sua casa hoje? Piadas e histrias acerca da ineficcia do marido como lder so contadas s centenas. J ouvimos dizer que atrs de todo homem bem sucedido encontra-se uma esposa compreensiva que o ajudou. Disse um escritor: Que nada! Atrs de todo homem bem sucedido encontra-se uma sogra surpreendida! Afirmaes e piadas como essa so engraadinhas e, no entanto, em algumas situaes familiares, dolorosamente verdadeiras. Ele se gaba de ser o chefe da casa, mas ele mente acerca de outras coisas tambm. Ele s abre a boca para pedir o avental e a vassoura.

12 A ltima grande deciso que ela deixou por conta dele era se ele queria lavar ou secar os pratos." ele quem sempre fica com a ltima palavra: Sim, querida!. Parece haver hoje uma nova imagem do marido-pai. Basicamente, o homem assumiu o papel de sustentar financeiramente a famlia (isto tambm est mudando em muitos lares!), deixando todas as outras funes por conta da esposa. Muitos homens parecem ser os assistentes de suas esposas em reas que j foram sua responsabilidade. Na maioria dos casamentos, o casal comea compartilhando interesses e responsabilidades; depois, a especializao gradualmente vai se estabelecendo. O homem fica absorvido em seu trabalho (o lado econmico da vida) e negligencia suas outras responsabilidades. A esposa fica no comando ou simplesmente assume o comando devido ao vcuo de liderana. Outro fator que muito contribui para a falta de liderana a crena, por parte de muitas famlias, naquilo que consideram como democracia pura. Todos os membros da famlia, inclusive os filhos, tm igual direito de voto. Isso apropriado? isto o que a Escritura ensina? Muitos dos chamados lares cristos esto, hoje em dia, beira da desintegrao por causa da falta de liderana. Correm perigo pelo fato de escolherem propositalmente ignorar as diretrizes que foram estabelecidas para eles na Escritura. O QUE VOC ACHA? N 4 1. De acordo com os pargrafos anteriores, existe uma falta de liderana masculina em muitos lares porque o marido fica absorvido em sua carreira e em ganhar dinheiro, negligenciando suas outras responsabilidades. Pela sua experincia e observao, concorda com isso? 2. Enumere algumas responsabilidades que voc acha que os maridos tendem a negligenciar devido ao seu envolvimento com a carreira. Qual o Papel Bblico da Esposa? Efsios 5:22-33 contm a mais clara definio bblica dos papis no casamento. Em Efsios 5:22-24, Paulo fala particularmente a esposa acerca das responsabilidades dela para com o marido: Vocs, esposas, devem ser submissas liderana de seus maridos, do mesmo modo como se submetem ao Senhor. Porque o marido toma conta da esposa da mesma maneira como Cristo toma conta do seu prprio corpo, que a igreja. (Ele deu a sua prpria vida para cuidar dela e ser seu Salvador!) Portanto vocs, esposas, devem obedecer de bom grado a seus maridos em tudo, tal como a igreja obedece a Cristo (A Bblia Viva). Gnesis 2:18-20 ensina que a mulher foi criada para ser uma auxiliadora, algum que fosse um complemento para o homem e o ajudasse. Em um sentido muito real, a esposa a realizao da vida do marido. Efsios 5:22-24 ensina que a esposa dever sujeitar-se ou ser submissa ao marido. Como que esses dois conceitos so combinados? Como pode a esposa ser aquela que completa o marido e tambm ser-lhe submissa? O que quer isto dizer na prtica? Em primeiro lugar, a submisso da esposa ao marido d-se em completa liberdade e amor, no por obrigao ou medo. A igreja submete-se ao Senhorio de Cristo voluntariamente em resposta ao Seu amor. A motivao da esposa para submeter-se ao marido deveria ser a mesma.

13

Mas o que significa submeter-se? No quer dizer ser um capacho. As Escrituras dizem submeter, mas no dizem escravizar-se. No para a esposa anular-se, ser manipulada pelo marido. Ela retm sua individualidade, com direito a suas prprias idias e sentimentos. No uma empregada. Continua sendo urna pessoa com personalidade distinta e necessidades prprias. Precisa aceitar responsabilidade tomar decises tanto quanto seu marido. O relacionamento conjugal funciona a contento quando as diretrizes bblicas so seguidas. As leis do trnsito permitem ao motorista chegar ao seu destino com um risco mnimo de acidente ou ferimentos. As diretrizes bblica ajudam o casal a chegar ao seu destino, que um relacionamento feliz e cada vez mais envolvente. Uma dessas diretrizes diz que a esposa deve submeter-se ao marido como o lder em seu relacionamento. Ela submete-se ao marido no porque ele o exige, mas porque Cristo a orienta assim em Sua Palavra. Falta de submisso ao marido um problema espiritual, bem como conjugal! A esposa anima e fortalece a liderana masculina de seu marido no lar e jamais tenta destru-la, usurp-la enfraquec-la ou elimin-la. A esposa deve respeitar o marido e confirmar a liderana dele. Dwight Small sugere que cada um dos dois um participante ativo na construo do relacionamento... Est para sempre eliminada a idia de superioridade-inferioridade". Ele (Paulo) afirma o princpio da "interpendncia pessoal no casamento". "Deus incumbiu o marido da liderana, escreve Gladys Hunt. Na realidade, Ele coloca sobre o homem a responsabilidade pela Queda (pois por um homem o pecado entrou no mundo; porque a mulher foi enganada, mas o homem no). Ele constitui agora o homem como o cabea da esposa, e diz mulher: No torne as coisas difceis para ele. Ajude-o a ser aquilo que eu desejo que ele seja. Apieo-o em seu papel; no fique a competir pela liderana. Isso no significa que ela jamais tem um pensamento original, nunca diz que discorda, etc. Significa, antes, que seu esprito controlado pelo Esprito de Deus. Ela no tem de provar o prprio valor, tomando cargo do marido". O QUE VOC ACHA? N 5 Voc concorda ou discorda que... 1. A idia de Deus foi a de que a esposa deveria deixar tudo imediatamente para seguir seu marido. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo completamente d. Discordo em parte

14 2. certo para uma esposa obediente instruir e dar conselho a seu marido. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo totalmente d. Discordo em parte 3. A esposa tem o direito de desobedecer ao marido quando sentir que ele est dando ordens rgidas. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo totalmente d. Discordo em parte 4. Como a mulher designada a uma posio subordinada no casamento, ela no est em posio de igualdade com o homem. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo completamente d. Discordo em parte 5. A esposa deve ser considerada como aquela pessoa que cozinha lava, educa os filhos, ao mesmo tempo que deve ser uma auxiliadora para o marido. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo completamente d. Discordo em parte. Agora, reescreva em outra folha de papel cada uma das afirmaes que demonstram sua crena e convices. E Que Dizer do Papel do Marido? Em Efsios 5:25-32, Paulo trata especificamente das responsabilidades do marido: E vocs, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo amor que Cristo mostrou pela igreja quando morreu por ela, para faze-la santa e pura, lavada pelo batismo e pela palavra de Deus; a fim o que Ele pudesse d-la a S i mesmo como uma igreja gloriosa sem uma nica mancha, ou ruga, ou qualquer outro defeito, mas sim santa e sem nenhuma imperfeio. E assim que os maridos devem tratar suas esposas, amando-as como partes de si prprios. Porque uma vez que um homem e sua mulher so agora um s, o homem est realmente fazendo um favor a si mesmo, e amando a si mesmo, quando ama sua esposa! Ningum odeia seu prprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo, a igreja, do qual todos ns somos membros. (Que o marido e a esposa so um s corpo prova-se pela Escritura que diz: Um homem deve deixar seu pai e sua me quando se casa, a fim de que possa estar perfeitamente unido sua esposa, e os dois sero um s). Eu sei que isto difcil de compreender, porm uma ilustrao do modo pelo qual somos membros do corpo de Cristo (A Bblia Viva). Em Efsios 5:23, Paulo declara que o marido o cabea da esposa Infelizmente, um nmero exageradamente grande de homens s l essa parte das Escrituras e deixa de ler o restante do versculo como tambm Cristo o cabea da igreja. A autoridade concedida ao homem, mas Paulo no queria dizer que os maridos deveriam ser os chefes das mulheres. Ser o cabea no significa sair vencedor em uma luta. O marido, como lder, regula o compasso. A autoridade est l, mas ele ter sempre de prestar contas a Deus pela forma como a usa.

15 medida que o marido se submete a Cristo, sua autoridade transformada por Cristo em cuidado sacrificial. A verdade bsica desta passagem no controle e domnio mas amor sacrificial pela esposa. Em parte alguma concedido ao marido o direito de governar com cetro de ferro. Ele no pode impor seus prprios sentimentos sobre a esposa e obscurecer os sentimentos dela. Ele no deve exigir a liderana. A Escritura no enfatiza que Jesus Cristo domina ou governa a Igreja como se fora um ditador. Cristo deu a Si mesmo por ela. Ele toma a iniciativa de amar e servir a Igreja: este o modelo que os maridos devem seguir ao cuidar das esposas. Quando o marido no age dessa forma, ele tem um problema espiritual (desobedincia Palavra) bem como conjugal. Um marido amoroso est disposto a dar tudo o que for necessrio para tornar satisfatria a vida da esposa. Seu amor est pronto a fazer qualquer sacrifcio pelo bem dela. A primordial responsabilidade do homem e para com sua esposa. Seu amor por ela o capacita a dar a si mesmo por ela. O amor dele tambm purificador. O marido jamais pede a esposa para fazer algo que a rebaixe ou fira. Seu cuidado amoroso pela esposa comparado ao amor que tem pelo prprio corpo. O homem indubitavelmente cuida do prprio corpo e o alimenta. Um marido amoroso no tenta fazer a esposa servi-lo nem tampouco certifica-se de que seu prprio conforto esteja assegurado; ele no a ama por convenincia prpria. No considera a esposa como um tipo de empregada permanente que simplesmente cozinha, banha e educa os filhos. Antes, o marido amoroso v a esposa como uma pessoa a quem deve valorizar e fortalecer. Um amor dedicado um amor que serve. O amor do marido deve ser copiado do amor dedicado de Cristo. O QUE VOC ACHA? N. 6 Voc concorda ou discorda... 1. A Escritura ensina que o marido o cabea da famlia. Portanto, a esposa deve ser submissa e obediente ao marido em tudo, mesmo que ele seja descrente. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo totalmente d. Discordo em parte 2. Como o homem o cabea da famlia, e sua liderana copiada da de Cristo, o marido deve, portanto, ser o chefe da esposa.

16 a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo totalmente d. Discordo em parte 3. Esta certo para o marido exigir obedincia ou mandar a esposa respeitar sua autoridade. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo totalmente d. Discordo em parte 4. Geralmente, o marido deve ter a ltima palavra quando ele e a esposa no conseguirem chegar a um acordo quanto a uma deciso que precise ser tomada. a. Concordo plenamente b. Concordo em parte c. Discordo totalmente d. Discordo em parte Reescreva agora, em folha de papel separada, cada uma dessas afirmaes, indicando seu modo de pensar e sua convico. Aonde Nos Leva Isso Tudo? Ao estudar a passagem de Efsios 5:22-33, deve lembrar-se de aplicar essas verdades de maneira muito especifica e pessoal. No se preocupe com a parte do seu cnjuge. Concentre-se sobre sua prpria responsabilidade em seu casamento, de acordo com o que a Palavra de Deus ensina. Todos ns gostamos de aplicar as Escrituras s outras pessoas. Apliclas prpria pessoa geralmente torna-se muito incmodo. E em Efsios 5, Paulo realmente incomoda. Por exemplo, algumas esposas reagem ao ensinamento de Paulo em Efsios, dizendo: Serei submissa ao meu marido se ele fizer a parte dele e me amar da maneira como desejo ser amada. Mas em Efsios 5:21-24, Paulo no diz isso. Ele diz s esposas, em outras palavras: Esquea-se do que o homem deve fazer e preocupe-se com sua prpria responsabilidade. No baseie suas atitudes e aes na idia de que, se seu marido fizer isto, voc far aquilo. Suas atitudes e aes devem ser resultado de sua dedicao e obedincia a Cristo que deveria estar no centro do seu casamento". A mesma coisa verdadeira para os maridos. Alguns homens tomam o que Paulo ensina e deduzem que: Sou o chefe aqui em casa. Minha esposa tem de me obedecer. A Escritura est do meu lado. Mas observem em Efsios 5:22-33 que Paulo no enfatiza a autoridade do marido sobre a esposa. Antes, ele focaliza a responsabilidade de o marido ter pela esposa um amor que se doa a si mesmo. Paulo, um mestre da ilustrao, relembra ao marido que ele ama a seu prprio corpo; ama a esposa tanto assim? Cristo amou Seu corpo, a Igreja. Ele deu o exemplo que o marido deve seguir. Como marido, voc no exige obedincia. Voc no d ordens sua esposa para que ela respeite sua autoridade. Voc no diz: Seja submissa e obediente e ento am-la-ei como a Escritura me diz para fazer. Antes, voc focaliza sua responsabilidade de dar amor. D sua esposa a liberdade de decidir submeter-se a voc. Submisso, segundo Paulo, responsabilidade dela, no sua. E, claro, ao se submeter, ela devolve seu amor livre e alegremente, por saber-se amada. Em Efsios 5:33, Paulo coloca seu ensinamento em uma frase sucinta: Portanto, eu torno a dizer: um homem deve amar sua esposa como parte de si prprio: e a esposa deve cuidar de respeitar profundamente o marido obedecendo, elogiando-o e honrando-o (A Bblia Viva). Marido e esposa, eis aqui a receita para um casamento verdadeiramente feliz. Desincumba-se da prpria responsabilidade e d a seu cnjuge a liberdade

17 de desincumbir-se da dele ou dela. Ento, vocs construiro um casamento no qual os dois estaro livres para comunicar.se franca e honestamente. Com boa comunicao, no haver falta de liderana. medida que o marido e a esposa desempenham os respectivos papis que a Bblia lhes d, o amor e a submisso se entrelaam. O resultado uma atmosfera de confiana e segurana onde os dois parceiros crescem e amadurecem da forma como Deus planejou. QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando juntos este livro, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue, individualmente, e depois discutirem juntos as respostas. Ao compararem idias, sentimentos e atitudes, alcanaro novos patamares de comunicao e compreenso em seu casamento. Separe esta semana para estudar Efsios 5:22-33. Leia a passagem duas ou trs vezes, e depois complete o que se segue: 1. Enumere as instrues dadas esposa. Descreva detalhadamente o que elas significam no seu caso particular.

2. Enumere as instrues dadas ao marido. Descreva detalhadamente o que elas representam para voc.

3. Quais voc acha que sero as conseqncias se um ou outro dos cnjuges deixar de seguir essas instrues? Seja especfico.

4. Como voc acha que as diretrizes dadas em Efsios 5:22-33 se comparam s atitudes dos cnjuges no mundo de hoje?

5. O que voc deve mudar ou acrescentar no seu estilo de vida para que fique de acordo com as instrues dadas em Efsios 5:22-33? Descreva o que ter de mudar ou acrescentar com alguns detalhes. O marido poderia dizer: Posso mostrar mais amor perguntando minha esposa aonde ela gostaria de ir nas prximas frias. Posso levar em considerao os sentimentos e opinies dela quando chegar a hora de decidir sobre o novo carro. Posso sentar e conversar com minha esposa acerca de algo que lhe interesse. Posso dizer-lhe que a amo. Acrescente suas prprias idias sobre coisas que deseja dizer e mudanas que deseja fazer...

A esposa poderia dizer: Posso tentar descobrir as necessidades de meu marido e garantir que sejam satisfeitas. Posso tomar cuidado com meu tom de voz quando ele chegar tarde a casa do trabalho, e no tiver me chamado para avisar que isso iria acontecer. Posso apoi-lo, animando-o e edificando-o em reas onde ele no esteja muito seguro de si.

18 Acrescente suas prprias idias sobre coisas que deseja dizer e mudanas que deseja fazer...

Efsios 5 deixa bem claro que o marido dever ser o lder amoroso do lar e que a esposa dever submeter-se amorosamente sua liderana. So princpios grandiosos, mas como funcionam nas situaes corriqueiras da vida diria? Por exemplo, como afetam as dezenas de decises que precisam ser tomadas diariamente? Segundo o especialista em famlias Nathan Ackerman, As funes dos papis familiares que se esperam do homem e da mulher so quase sempre, obscuramente delineadas. Questes de cooperao, diviso das tarefas, e distribuio da autoridade so, por conseqncia confusas. Os pais competem um com o outro, temendo ser passado para trs. Nenhum dos dois tem certeza, mas cada um deles individualmente aparenta competncia superior. Paradoxalmente, cada qual passa para o outro a responsabilidade pelas decises. O atrito da competio reduz a empatia, distorce a comunicao, danifica a reciprocidade do apoio e do compartilhamento, e

19 diminui a satisfao das necessidades pessoais. Na realidade, a cooperao inteligente declina e os bate-bocas e a recriminao aumentam. A conseqncia inevitvel a progressiva alienao emocional nas relaes entre os pais. Estando o pai ausente durante a maior parte do dia, a me assume a posio dominante do lar. O pai dedica todas as suas foras a mostrar-se bem-sucedido como homem. Ele vai em busca do que tem sido chamado de "culto suicida da masculinidade". Para provar seu valor, no basta ser homem; tem de ser um super-homem. No trabalho dirio, serve algum tipo de organizao industrial gigantesca, ou ento um lobo solitrio na guerra selvagem da competitiva empresa moderna. Quanto mais bem- sucedido for, mais temer o fracasso. Traz para casa as preocupaes do trabalho. Com as foras exauridas por esforos insanos, sobra-lhe pouca resistncia emocional para poder livremente dar de seu amor esposa e filhos. Ele deseja ser fortalecido em preparao para a batalha do amanh, mas encontra a esposa absorvida com as prprias ocupaes. Sente-se abandonado e sozinho e enraivecido por sua esposa compreend-lo to pouco. Ela o repreende por no assumir papel de maior responsabilidade na famlia. Ela exige mais considerao por si mesma e pelos filhos. Sente-se culpada pelas dificuldades que tem com os filhos, mas nega essa culpa e a projeta sobre o pai. Papai a assume. Ele acha que realmente deve ser culpa dele. Apesar de confuso e bravo, ele apazigua a me por precisar tanto dela. Tenta ser til para merecer a boa vontade da esposa. Portanto, os pais agem de forma pouco natural. Desconfiam de qualquer demonstrao franca de emoo, que consideram uma fraqueza. O fluxo livre de emoes considerado perigoso, como se toda emoo fosse equivalente a algo mau e destrutivo. Assim, deve ser controlada. A ansiedade acerca da perda do controle constante. Sentimentos ternos so evitados ou, se expressos, so ignorados, pois indicam fraqueza e a ameaa da perda do controle. Dessa forma, o comportamento dos pais torna-se supercontrolado, forado, e com menor vitalidade. Ambos esto sobrecarregados de ansiedade, culpa e dvida. Tm medo da vida e perderam o prazer de brincar e o senso de aventura. Acomodam-se a um modo de vida estereotipado, a uma segura conformidade rotina. Esforam-se para no ficar por baixo dos vizinhos, adquirindo todos os adereos externos do sucesso convencional - uma casa ou apartamento, um carro, as ltimas bugigangas lanadas. O QUE VOC ACHA? N 7 Como voc se sente acerca de quem toma as decises cm sua Famlia? (Faa um circulo em torno da afirmao apropriada.) a. Sinto-me confortvel acerca de quem toma as decises. b. No gosto de tomar decises. c. Sinto que tomo decises em nmero excessivo. d. Sinto que no tomo um nmero suficiente de decises. e. Reluto em deixar de tomar quaisquer das decises que agora so minha responsabilidade. f. Decises? Que decises? Quem o Responsvel? Papis indefinidos e confuso acerca de quem responsvel por coisas tais como tomar decises, disciplinar as crianas, ou cuidar do dinheiro realmente causam muitos problemas conjugais. Mas como podem marido e mulher ficar sabendo o que fazer acerca da tomada de decises e outros problemas prticos sobre quem o responsvel? James Jauncey, em seu livro Magic in Marriage (Magia no Casamento) mostra que o marido e esposa cristos tm ajuda especfica para os problemas cotidianos, no somente atravs das diretrizes das Escrituras, mas tambm pela presena diria do Esprito Santo. Diz Jauncey: Deus, atravs do Seu Esprito Santo, procura o nosso perfeito bem-estar e felicidade. Raramente faz isto mediante um ato sobrenatural. Pelo contrrio, procura permear nosso pensamento at que nossos juzos sejam os dEle. No casamento, Ele tem duas pessoas atravs das quais trabalha. A autoridade do marido no traz a infalibilidade em seu bojo. Como os dois se tornaram uma s carne, a orientao tem de vir atravs de ambos. Isto significa que, exceto em casos de emergncia, as decises que afetam toda a famlia no deveriam ser levadas a efeito at que sejam unnimes.

20 Esta tambm a opinio de Lionel Whiston. Em seu livro Are You Fun To Live With? ( Divertido Viver com Voc?), ele diz: O mtodo mais produtivo e ideal de tratar das decises , sem dvida alguma, o de tom-las juntos sob a direo de Deus. Isto elimina a possibilidade de um deles assumir reas de responsabilidade em desafio patente, em segredo, por chantagem emocional, ou constantemente aplacando o parceiro agressivo. O preldio a decises tomadas sob a direo de Deus a dedicao dos cnjuges a Ele, como indivduos e como um par. Elas repousam sobre sabedoria e orientao que excedem as de qualquer um dos parceiros, reivindicados mediante a f. Na prtica, isso significa examinar todos os fatores envolvidos, colocar todas as cartas sobre a mesa', incluir todos os dados pertinentes, motivos e desejos ntimos, o reconhecimento de qual dos dois tem mais experincia nessa rea em particular, e as lies aprendidas no passado". Este ponto de vista pressupe que tanto um como o outro esto honesta e verdadeiramente buscando a vontade de Deus para suas vidas e que esto totalmente dispostos a segui-la. Muitas vezes, o marido ou a esposa decidem que melhor se um ou o outro tomar as decises em diferentes reas de responsabilidade. Muitos maridos sbios, reconhecendo a capacidade e qualidades das esposas, delegaram responsabilidades e autoridade definidas nas reas em que elas podem complement-los melhor. Cada um deles confia nas qualidades e na sabedoria do outro. O que acontece quando o marido e a esposa no conseguem concordar acerca de uma deciso que deve ser tomada? Nesses casos, talvez seja melhor que o marido decida. Isso no significa que ser a melhor deciso, mas Deus pedir contas por ela ao homem, e no mulher. As diretrizes bblicas para a tomada conjunta de decises so dadas em 1 Pedro 3: 1-9, uma passagem com muitas sugestes prtica especificas, onde o apstolo Pedro fala sobre o que os cnjuges devem fazer e ser. Pedro termina o segundo captulo de sua primeira carta com uma descrio comovente de como Cristo Se submeteu ao sacrifcio e ao sofrimento. Ele deu um exemplo pessoal para todos os cristos seguirem. (Veja 1 Pedro 2: 21.) Ento, Pedro comea o captulo 3 com aplicaes prticas de como seguir o exemplo de Cristo, dizendo: 1. Mulheres, sede vs, igualmente, submissas a vossos maridos, para que, se alguns deles ainda no obedecem palavra, sejam ganhos, sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas, 2. ao observarem o vosso honesto comportamento cheio de temor. 3. No seja o adorno das esposas o que exterior, como frisado dos cabelos, adereos de ouro, aparato de vesturio; 4. seja, porm, o homem interior do corao, unido ao incorruptvel de um esprito manso e tranqilo, que de grande valor diante de Deus. 5. Pois foi assim tambm que a si mesmas se ataviaram outrora as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seus prprios maridos, 6. como fazia Sara, que obedeceu a Abrao, chamando-lhe senhor, da qual vs vos tornastes filhas, praticando o bem e no temendo perturbao alguma. 7. Maridos, vs, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo considerao para com a vossa mulher, como a parte mais frgil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graa de vida, para que no se interrompam as vossas oraes. 8. Finalmente, sede todos de igual nimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, 9. no pagando mal por mal, ou injria por injria; antes, pelo contrrio, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bnos por herana. Por Que Tanto Conselho s Esposas? interessante notar que o conselho que Pedro d s esposas nesta passagem seis vezes mais comprido que o dado aos maridos. H uma razo para isto. Na poca em que Pedro escreveu, se o marido se tornasse cristo, a esposa automaticamente o seguiria igreja. Mas se a esposa se tornasse crente, isso criaria tenses e dificuldades. Nos dias de Pedro, homens e mulheres no ocupavam posies iguais na famlia. Essa desigualdade estava refletida at na forma da orao matutina judaica. Uma das frases que o judeu orava todas as manhs era: Agradeo a Deus por no me ter feito gentio, ou escravo ou mulher. A opinio acerca das mulheres que permeava toda a lei judaica era a de que a mulher no era uma pessoa, e sim um objeto. Ela no tinha direitos legais; ficava totalmente como propriedade do marido, para que este fizesse com ela o que bem entendesse!

21 Bem, em teoria, os judeus tinham um alto ideal do casamento. Os rabinos diziam: Todo judeu deve entregar a sua vida antes de cometer idolatria, assassinato ou adultrio. At o altar derrama lgrimas quando um homem se divorcia da mulher da sua mocidade. A teoria era muito bonita! A realidade, porm, no tempo de Cristo, era que o divrcio era tragicamente fcil! As leis que regiam o divrcio naquela poca eram estranhas. A esposa no tinha direito algum de se divorciar, a no ser que seu marido se tornasse leproso, ou apstata, ou se envolvesse em algum comrcio repugnante. Mas, segundo a lei, o marido podia divorciar-se da esposa por quase qualquer motivo. A esposa ficava impotente e indefesa. E todo o processo de obter o divrcio era muito fcil. A lei dizia que o homem que desejasse divorciar-se da esposa tinha de entregar-lhe um decreto de divrcio que dizia: Que esta seja de minha parte sua carta de divrcio e carta de despedida e decreto de liberao, para que voc possa casar-se com qualquer homem que desejar. O marido entregava o decreto de divrcio esposa na presena de duas testemunhas e o casamento estava desfeito. No mundo grego nos tempos de Cristo, a situao era pior ainda. As mulheres das classes respeitveis na Grcia levavam uma vida de absoluta separao. No tomavam parte alguma na vida pblica; jamais apareciam sozinhas nas ruas; nem mesmo compareciam s refeies ou ocasies sociais. Cada mulher tinha seus prprios aposentos onde ningum alm do marido podia entrar. Era responsabilidade do homem manter a mulher em separao para que ela visse o mnimo possvel, ouvisse o mnimo possvel e perguntasse o mnimo possvel. Companheirismo e comunho no casamento simplesmente no existiam naqueles dias. O homem encontrava esses prazeres em outros lugares. Pedro estava ciente de todas essas condies ao falar s senhoras sobre como ser boas esposas, mesmo que fossem crists e seus esposos no. O conselho no profundo; surpreendentemente simples. Seja uma boa esposa. S isso. Nada mais. Nada menos. Pela pregao silenciosa do seu comportamento, a esposa crist ganharia a seu marido. Muitas mulheres crists j caram na armadilha de se transformarem em um tocafitas ambulante. Elas virtualmente se lembram de cada palavra do sermo que o pastor pronunciou e, quando chegam em casa, papagueiam o que ouviram. Outras, em seus esforos de ganhar os maridos para Cristo, mencionam a Deus em cada sentena, e o marido sente que conversa normal uma raridade. Ele ouve sermo at acerca de como Deus criou as vacas maravilhosas que tornam possvel o bife que est em seu prato! A esposa consegue mais mediante o comportamento cristo do que atravs do que fala. Conforme disse uma esposa: No contei a meu marido que aceitei ao Senhor. Quero esperar at que ele note tal mudana que pergunte: O que est acontecendo com voc? Por que est to diferente? Ento, quando eu lhe disser, ser compreensvel. Pedro, continuando, explica como a esposa deve fazer para se desincumbir bem de sua tarefa. Deve ser submissa. Isto significa que voluntariamente altrusta. Uma boa esposa tambm pura e respeitosa. Uma esposa respeitosa a que jamais tenta dizer ou fazer qualquer coisa que desconcerte o marido ou que o faa sentir-se inseguro ou envergonhado. Ela se preocupa com o bem-estar dele, edificando-o ao invs de rebaix-lo. A boa esposa digna de confiana. Ela fiel e no se envolve com o que chamado de flertes inocentes.

22 Um terceiro princpio desta passagem o de que uma boa esposa sabe o que usar. Quando Pedro escreveu aqui, no estava dizendo s mulheres como deveriam se vestir. Estava simplesmente dando um princpio: a mulher bela aquela que possui uma beleza e resplendor ntimos. Segundo William Coleman: Naturalmente, dentro do que pode ser considerado razovel, a mulher deseja ter uma aparncia tanto moderna quanto atraente. Mas no deseja parecer impudente. Para muitas jovens mulheres, a nfase parece estar na sexualidade. Que pena se elas jamais vierem a compreender a feminilidade! Sabe como uma rinoceronte fmea escolhe seu macho? Ela mope, por isso, quando v seu namorado, a primeira coisa que faz afastar-se. Em seguida, investe a uns quarenta quilmetros por hora, atingindo-o no lado e derrubando-o ao cho. Depois, passa a cutuca-lo e pisote-lo. Quando estiver literalmente sangrando e ferido, ele capta a mensagem: ela me ama! No assim a mulher crist. Ela feminina, delicada, doce e bondosa porque conhece a feminilidade. Muito poucos homens h que gostariam de estar casados com um sargento instrutor. Pedro no queria que a mulher crist chamasse a ateno s por ser mulher. Pelo contrrio, ele a estimulava a desenvolver uma beleza ntima que refletisse feminilidade, delicadeza, considerao e amor. O QUE VOC ACHA? N 8 (S Para as Esposas) 1. Primeira Pedro 3:1-6 d diversas sugestes especificas sobre co mo a esposa pode desempenhar seu papel no relacionamento conjugal. Para aplicar essa mensagem a voc prpria, complete as seguintes sentenas: Sou submissa a meu marido quando...

Respeito meu marido quando... Demonstro um esprito manso e tranqilo quando...

2. A seguir, damos quatro palavras que Pedro usou para as esposas. Quais delas dizem algo acerca da tomada de deciso em seu casamento? Por que? Submissa

Respeitosa

Mansa

23 Tranqila 3. As palavras que Pedro usou para as esposas submissa, respeitosa, mansa e tranqila indicam que voc deve sempre deixar que seu marido tome as decises na famlia? Por qu? Por que no?

4. Faa um crculo em torno dos sentimentos que so parte de voc. Ao ouvir meu marido, sinto-me confortvel. Sempre As vezes Raramente Nunca

Gostaria que meu marido desse mais ouvidos s minhas idias. Sempre As vezes Raramente Nunca Eu realmente tenho a melhor compreenso sobre como tratar da disciplina dos filhos. Sempre As vezes Raramente Nunca Acho que importante deixar que meu marido sinta que o lder, embora eu faa a maior parte do planejamento. Sempre As vezes Raramente Nunca Nos dias de hoje, no se deve esperar que a esposa realmente obedea ao marido. Sempre As vezes Raramente Nunca Gosto de sentir que meu marido o lder em nossa famlia; isso me faz sentir segura. Sempre As vezes Raramente Nunca Gostaria que meu marido me ajudasse mais na parte de lidar com o dinheiro. Sempre As vezes Raramente Nunca Pedro Fala aos Maridos O apstolo Pedro usa apenas um breve pargrafo 1 Pedro 3:7 para se dirigir aos maridos, mas d muito conselho valioso. Primeiro, o marido deve ser compreensivo. Isto significa que ele se dispe a ouvir o ponto de vista da esposa. Est disposto a pensar com ela. sensvel aos sentimentos, estados de esprito e idias dela. Ele tenta descobrir as necessidades da esposa para poder satisfaz-la e fazer o que melhor para ela. Vemos aqui que a atitude altrusta importante da parte do marido bem como da parte da esposa. Segundo, o marido deve ser o protetor. Reconhecendo que a esposa no to robusta fisicamente quanto ele, o marido cristo no deve deixar a esposa trabalhar demais. Ele sabe quando deve lev-la para jantar fora, ou mesmo para passar um fim de semana fora, sem as crianas. (Isto bom tanto para o marido quanto para a mulher!) O marido tambm no deixa os filhos serem desrespeitosos para com a me. Ele trata a esposa com respeito, amor e considerao, e a protege de situaes que possam feri-la.

24

Em terceiro lugar, Pedro diz aos maridos para se lembrarem de que as esposas tm direitos espirituais iguais aos deles. So co-herdeiras graa de Deus. Deus ama as esposas tanto quanto ama aos maridos. O que acontece quando os maridos no seguem as instrues de 1 Pedro 3? O apstolo explica uma conseqncia significativa, dizendo: para que no se interrompam as vossas oraes. Em outras palavras, se seu relacionamento com os outros no estiver certo, no estar certo para com Deus. O QUE VOC ACHA? N 9 (S Para os Maridos) 1. Primeira Pedro 3:7 d sugestes especficas sobre como o marido pode desempenhar seu papel no relacionamento conjugal. Para aplicar a si mesmo esta passagem, complete a parte que se segue: Demonstro considerao e compreenso por minha esposa atravs de... Eu a honro e protejo quando...

Trato minha esposa como igual espiritualmente por... 2. A seguir, damos trs afirmaes-chaves de Pedro para os maridos. O que elas lhe dizem quanto tomada de decises dentro do seu casamento? Seja compreensivo.

Seja protetor.

Saiba que Deus ama sua esposa tanto quanto ama voc.

25 3. Ser que o fato de ser um protetor compreensivo que sabe que Deus ama a sua esposa tanto quanto ama voc sugere que voc deve tomar todas as decises na famlia? Por qu? Por que no?

4. Assinale os sentimentos que so parte de voc: Escuto minha esposa confortavelmente. Sempre As vezes Minha esposa tem idias estranhas. Sempre s vezes Raramente Raramente Nunca Nunca

Gostaria que minha esposa desse mais ouvidos a mim e s minhas idias. Sempre s vezes Raramente Nunca Temo que meu papel de disciplinador me faa parecer malvado aos olhos de meus filhos. Sempre As vezes Raramente Nunca Nunca Prefiro no falar sobre quem o lder em nossa casa. Sempre As vezes Raramente masculinas. Sempre As vezes Raramente Nunca

Algumas tarefas de casa so definitivamente femininas e outras definitivamente

Comece a Fazer Algumas Mudanas em Si Mesmo Observe que em 1 Pedro 3: 8,9, o apstolo mostra as caractersticas que fazem parte do relacionamento conjugal quando o marido e a esposa esto vivendo de acordo com o plano de Deus. Ele diz: Vocs deveriam ser como uma s famlia grande e feliz, cheios de simpatia uns para com os outros, amando uns aos outros com coraes ternos e mentes humildes. Leia essas diretrizes de 1 Pedro, pensando sobre si prprio. Compare as instrues de Pedro para cada um dos cnjuges com o que est acontecendo no seu casamento neste exato momento. E a esposa respeitosa e submissa s opinies do marido? o marido cuidadoso, forte, compreensivo e amoroso, protegendo a esposa das presses e golpes da vida? Quem, exatamente, est tomando as decises? Est um dos cnjuges tomando todas elas, sem realmente tentar comunicar ou compartilhar idias? Talvez voc veja mudanas que precisam ser feitas. Talvez seja mais fcil ver as mudanas que o seu cnjuge deveria efetuar. Mas como que voc pode comear? No comece com seu cnjuge. Comece com voc prprio. Antes de poder ter qualquer esperana de mudar seu cnjuge, voc precisara efetuar algumas mudanas muito cruciais. J que criticar e sugerir mudanas servem apenas para agravar o problema por diminuir a compreenso, amor e aceitao entre vocs dois, abandone esses mtodos. Pare com tudo. Tome a resoluo de dar os mais perfeitos amor e aceitao possveis sem condies. Mas, ento, se voc no pode criticar e corrigir o outro, como poder agir? Sendo uma outra pessoa, diferente. Ao invs de aceitar com reervas expressas ou no, aceite-o a genuinamente conforme o que prometeu naquela cerimnia distante. Promessas nada representam se no se tornarem um modo de vida uma dedicao diria vida. E o que prometeu no foi educar, reformar e reestruturar seu cnjuge, mas sim amar. O compromisso crucial do casamento o juramento de ser o companheiro certo para a outra pessoa. Esquea se voc encontrou a pessoa certa. Quem pode dizer? Quem pode saber? E da, se voc encontrou ou no exatamente-a-pessoa-bem-bem-certa-e-perfeita-para-o-maravilhoso-voc?

26 Que espcie de pessoa voc est sendo? Est voc se dedicando a ser cnjuge certo aqui e agora? Faa isso, seja isso e voc efetuar uma mudana para melhor nos dois. Quase instantaneamente". QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando este livro juntos, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue individualmente e depois discutirem juntos as respostas. Ao compararem idias, sentimentos e atitudes, chegaro a novos patamares de comunicao e compreenso em seu casamento. Separe tempo esta semana para estudar 1 Pedro 3:1-9. Leia passagem duas ou trs vezes e observe palavras ou frases que lhe paream especialmente significativas. A seguir, complete o que vem em seguida em um caderno pessoal: 1. Descreva o comportamento ou atitude que voc deseja mudar (por exemplo: querer sempre ficar com a ltima palavra, querer tomar todas as decises mais importantes, sentir que seu modo de ser realmente o melhor, etc.). 2. Enumere diversas razes pessoais para deixar de ter esse comportamento ou atitude. O que significar pessoalmente para voc mudar isso? 3. A motivao para mudar muito importante. Dentre todos os motivos que voc tem para deixar esse comportamento ou atitude, escolha o mais importante deles. Escreva-o aqui.

4. Comece a pensar sobre como voc deve mudar seu comportamento se desejar ser bem-sucedido. Escreva aqui essas idias.

5. Adote uma atitude positiva. Qual tem sido sua atitude para com esse tipo de mudana no passado? Descreva-a. Como far para que sua nova atitude seja diferente? Escreva-a aqui.

6. Muitas vezes, quando eliminar um comportamento ou atitude que voc no aprecia, ficar em seu lugar um vcuo ou vazio. Freqentemente, a pessoa prefere o comportamento mau e fraco a este vazio, por isso reverte ao padro anterior. Para que isso no acontea, resolva que comportamento positivo voc deseja colocar no lugar do negativo que est eliminando. Descreva esta atitude de comportamento positivo. 7. Procure passagens que o ajudaro nesta rea problemtica e em sua determinao de mudar. Leia Efsios 4:31, 32. Escolha qualquer palavra ou pensamento que o encoraje ou que lhe d uma diretriz especfica. A leitura de Filipenses 4:13, 19 anim-lo-.

27

Mas, por que no conseguimos nos comunicar?.

Essa pergunta ouvida com freqncia, especialmente por parte de maridos e esposas. Mas antes de perguntar Por que no existe comunicao?, separe algum tempo para perguntar a si prprio: O que a palavra comunicao significa para mim?. O QUE VOC ACHA? N 10 Para mim, comunicao significa... Comunicao um Processo H muitas definies de comunicao. Uma delas, muito simples e excelente, a de que comunicao um processo (verbal ou no de compartilhar informao com outra pessoa de uma forma tal que ela compreenda o que voc est dizendo. Falar e ouvir e compreender, tudo isso est envolvido no processo de comunicao. Um dos problemas-chaves para as pessoas se comunicarem o fazer-se compreender. (Veja quadrinho na outra pgina.) Freqentemente achamos que compreendemos o

28 que nosso cnjuge est dizendo, mas muitas vezes o que ouvimos no o que ele ou ela est querendo dizer. Na realidade, pode ser que nem mesmo nossos cnjuges saibam certeza o que esto querendo dizer, para comeo de histria! Quando voc pra para pensar em tudo que est envolvido em transmitir sua mensagem, fica bvio por que mal-entendidos ocorrem tanta freqncia. Especialistas em comunicao mostram que quando voc conversa com outra pessoa, h na verdade seis mensagens que podem ser transmitidas.

1. O que voc quer dizer. 2. O que voc realmente diz. 3. O que a outra pessoa ouve. 4. O que a outra pessoa pensa que ouve. 5. O que a outra pessoa diz acerca do que voc disse. 6. O que voc acha que a outra pessoa disse acerca do que voc disse. Desanimador? Bastante. Mas isso ilustra por que a comunicao tantas vezes trabalho rduo. Queremos que a outra pessoa no apenas oua, mas compreenda o que queremos dizer. O antigo provrbio: Diga o que realmente pensa e realmente pense o que diz um objetivo importante, mas difcil de ser atingido. O QUE VOC ACHA? N 11 Aqui esto trs perguntas que o ajudaro a pensar sobre sua prpria pessoa como comunicador.

29 1. difcil para voc comunicar-se com seu cnjuge? Freqentemente dizer? Freqentemente se? tima Mais ou menos Impossvel s vezes Quase nunca 3. O que voc acha que seu cnjuge diria acerca de sua capacidade de comunicars vezes Quase nunca

2. O seu cnjuge parece ter dificuldade em compreender o que voc est querendo

Para Comunicar Escute Mais, Fale Menos Em seu livro Herein Is Love (Nisto Est o Amor), Reuel Howe diz: Se existe qualquer critrio indispensvel com o qual todo jovem casal deva iniciar sua vida em conjunto, o de tentarem manter abertos, a qualquer preo, os canais de comunicao entre eles". Infelizmente, bem comum essas linhas carem. s vezes, a quebra na comunicao deve-se ao fato de o marido e/ou a esposa no estarem dispostos a falar sobre aquilo que est acontecendo na vida dele ou dela. Mas, com igual freqncia, resulta de os cnjuges no ouvirem de verdade quando o outro est falando. No pode haver canais potentes de comunicao sem que se oua de verdade. J foi sugerido que ouvir atentamente com a boca fechada uma aptido bsica de comunicao, necessria nos casamentos. Considere seu prprio modo de comunicar. Voc ouve? Quanto do que dito voc escuta? Foi estimado que geralmente a pessoa ouve apenas cerca de 20 por cento do que dito, O que est envolvido no ouvir eficaz? Ouvir quer realmente dizer que, quando algum est falando, voc no est pensando sobre o que vai dizer quando o outro parar de falar. Pelo contrrio, voc est totalmente sintonizado naquilo que a outra pessoa est dizendo. Disse Paul Tournier: Como bela, como grandiosa e libertadora esta experincia, quando duas pessoas aprendem a ajudar-se mutuamente. impossvel superestimar a imensa necessidade que tm os seres humanos de serem verdadeiramente ouvidos. Ouvir mais do que esperar educadamente sua vez de falar. mais do que ouvir palavras. Ouvir de verdade receber e aceitar a mensagem medida que esta enviada tentando compreender o que a outra pessoa realmente quer dizer. Quando isto acontece, voc pode ir alm de dizer: Estou ouvindo voc. Pode dizer: Estou ouvindo o que voc quer dizer. Embora ouvir seja normalmente considerado a parte passiva da comunicao, isso no verdade. Ouvir com sensibilidade abrir-se para a outra pessoa, importando-se ativamente com o que ela diz e o que ela quer dizer. No livro After Youve Said l Do (Depois de Ter Dito o Sim), Dwight Small ressalta que ouvir no natural para ns, tampouco, coisa fcil para a maioria das pessoas. Ouvir no nossa preferncia natural. A maioria das pessoas prefere ser a que est falando. Gostamos de expressar nossas idias. Sentimo-nos mais confortveis ao identificarmos nossa posio, afirmando nossas opinies e sentimentos. Na verdade, a maioria das pessoas no deseja ouvir tanto quanto deseja falar e ser ouvida. Devido a isto, concentramo-nos mais em conseguir colocar uma palavrinha na conversa do que em dar nossa ateno total ao que a outra pessoa est dizendo. Tambm, com demasiada freqncia, filtramos os comentrios dela atravs de nossas prprias opinies e necessidades. Por exemplo, a esposa menciona que est cansada do servio domstico. O marido ouve o que ela diz, mas a mensagem que recebe a de que ela est infeliz porque ele no est podendo pagar algum para ajud-la como a me dela tem. No era isso que a esposa tinha em mente, mas o que o marido ouviu. Desde que se casaram, ele tem estado amolado porque no pode pagar algum para ajudar a esposa como o faz o sogro. E fcil perceber como a mensagem recebida foi diferente da que a esposa verdadeiramente enviou. Mensagens filtradas raramente so exatas e causam muito mal-entendido. Quando tanto o marido quanto esposa compreendem a importncia de ouvir objetivamente, e dar ao outro toda ateno, esto dando grandes passadas em direo ao estabelecimento de canais potentes de comunicao.

30 O QUE VOC ACHA? N 12 Como voc se descreveria como ouvinte? 1. Quando seu cnjuge fala com voc, voc tem dificuldade em evitar que sua mente divague por outros assuntos? Sim No s vezes 2. Quando seu cnjuge fala, voc vai alm dos fatos sendo discutidos e tenta sentir como ele ou ela est se sentindo acerca da questo? Sim No s vezes 3. Algumas coisas ou frases no que seu cnjuge diz predispem sua mente de tal forma que voc no consegue ouvir com objetividade o que est sendo dito? Sim No s vezes 4. Quando fica intrigado ou aborrecido com o que seu cnjuge diz, tenta esclarecer o problema assim que possvel? Sim No s vezes 5. Se voc sentir que muito tempo e esforo seriam requeridos para compreender algo, faria de tudo para evitar ouvir falar a respeito do assunto? Sim No s vezes 6. Quando seu cnjuge fala com voc, voc tenta faz-lo/la pensar que est prestando ateno, quando na realidade no est? Sim No s vezes 7. Quando est ouvindo a outra pessoa, voc se distrai facilmente com outras coisas que v ou ouve (tal como a televiso)? Sim No s vezes Releia suas respostas. Elas lhe do algum indcio do que pode fazer para melhorar suas atitudes e aptides em ouvir?

31 A Bblia Fala do Poder da Palavra As crianas, quando comeam a freqentar a escola, logo aprendem a repetir o versinho: Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras no podem me ferir. Entretanto, a experincia logo as ensinar que isso no verdade. As palavras podem ferir as pessoas, e freqentemente o fazem. A Bblia reconhece isso e fala acerca do poder da palavra tanto no Antigo como no Novo Testamento. Provrbio 18:21 declara o que muitos j descobriram: A morte e a vida esto no poder da lngua. Provrbios 26:22 fala tambm de como as palavras podem realmente atingir a pessoa: As palavras do maldizente so comida fina que desce para o mais interior do ventre. Era isto que J estava sentindo quando clamou, cheio de frustrao: At quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? Ou, conforme encontrado em A Bblia Viva: At quando vocs vo me castigar com essas acusaes falsas? At quando enchero meu corao de tristeza? (J 19:2). Tiago 3:2-10 fala a respeito do poder das palavras e por que to importante controlar a lngua. Seguramente, encontramos aqui idias-chaves para melhorar a comunicao dentro do casamento: Se algum pode dominar a sua lngua, isso prova que ele tem perfeito domnio sobre si prprio em tudo o mais. Podemos fazer com que um cavalo grande se volte, e v para onde quisermos, por meio de um pequeno freio em sua boca. E um leme minsculo faz com que um navio enorme se volte para qualquer lado que o piloto queira que ele v, mesmo que os ventos sejam fortes. Assim tambm a lngua uma coisa pequena, mas que prejuzo imenso pode provocar! Uma grande floresta pode incendiar-se por meio de uma centelha pequenina. E a lngua uma chama de fogo. Est cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E o prprio inferno que ateia fogo lngua, que pode transformar toda a nossa vida numa chama ardente de destruio e desastre. Os homens tm domesticado, ou podem domesticar, qualquer espcie de animal ou ave que tem vida, e qualquer espcie de serpente e de peixe, mas nenhum ser humano pode domar a lngua. Ela est sempre pronta a expelir seu veneno mortfero. Umas vezes, a lngua d louvores ao nosso Pai celestial, e outras ela rompe em maldies contra os homens que so feitos semelhana de Deus. E assim a bno e a maldio vm brotando da mesma boca. Queridos irmos evidente que isso no est certo! (A Bblia Viva). Tiago compara o poder da lngua ao do leme de um navio. Comparativamente falando, o leme uma parte pequena do navio, e, no entanto, pode voltar o navio para qualquer direo e controlar seu destino. O que os maridos e as esposas dizem um ao outro pode voltar seu casamento em diferentes direes (e, em alguns casos, fazer com que acabem rodando em um crculo vicioso). Continuando a enfatizar o poder da lngua, Tiago a compara a uma chama de fogo. Grandes florestas podem ser reduzidas a cinzas por uma pequena fagulha. Da mesma forma, o casamento pode ser danificado, e, em alguns casos, at mesmo incendiado por uma observao, ou (mais tipicamente) pelo hbito de continuamente cortar ou diminuir um ao outro. As palavras realmente se espalham como o fogo. Voc j tentou fazer cessar um boato? J tentou alguma vez silenciar uma histria maldosa depois de ela ter sido contada? Impossvel! Quem pode desdizer as palavras ou apagar o que foi dito? Tiago continua a enfatizar a dificuldade de controlar a lngua quando escreve que a engenhosidade do homem conseguiu domar quase todo tipo de criatura vivente; e, no entanto, ele no conseguiu domar a prpria lngua! Segundo o dicionrio, domar significa controlar e tornar til e benfico. O homem no foi capaz de fazer isso com a prpria lngua de forma abrangente. Cada pessoa deve ser responsvel por seu prprio programa de treinamento da lngua. Controlar esse rgo precisa ser o objetivo constante para cada marido e esposa porque tudo o que for dito ajuda... Ou atrapalha; cura... Ou deixa marcas; edifica... Ou derriba. Segundo as Escrituras, o marido ou esposa que simplesmente diz tudo o que est pensando ou sentindo sem considerar as conseqncias, est mesmo muito mal: Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperana h para o insensato do que para ele (Provrbios 29:20). A primeira epstola de Pedro, captulo 3, versculo 10 resume isso muito bem: Se vocs quiserem uma vida feliz, mantenham domnio sobre a lngua e guardem os lbios... (A Bblia Viva). Controlar a lngua no fcil se dependermos de nossas prprias foras, mas o cristo que depende do Esprito Santo para ensin-lo e gui-lo tem ajuda e foras muito alm das

32 suas. Lembre-se de que sensao gostosa voc sente quando tem uma conversa confortvel, do tipo edificante com seu cnjuge! Voc se concentra em escolher as palavras que sejam bondosas e apropriadas para a hora e o propsito. E o outro faz a mesma coisa. E o resultado que vocs se edificam mutuamente e voc cria uma situao benfica para si mesmo. Provrbios 25:11 descreve a beleza de um momento assim: Como mas de ouro em salvas de prata, assim a palavra dita a seu tempo. Ou, como est escrito em Provrbios 15:23: ... formidvel poder dizer a coisa certa na hora certa (A Bblia Viva). A Bblia tambm sugere maneiras de ouvir. A capacidade de usar bem as palavras no tudo que necessrio para tornar a pessoa um comunicador eficaz. Um humorista annimo j sugeriu certa vez que o Senhor criou o homem com uma boca e dois ouvidos e que talvez isto fosse uma indicao de quanto deveramos falar e quanto deveramos ouvir! Provrbios 18:13 d uma razo importante para se ouvir cuidadosamente: Responder antes de ouvir estultcia e vergonha. Segundo a Escritura, ouvir significa achar tempo para conhecer qual a situao antes de tirar concluses apressadas (e sair por a com a lngua engatilhada). Tiago 1:19 diz para o cristo ser pronto para ouvir. Muitos de ns somos prontos para falar, mas temos pouco ou nenhum desejo de ouvir. Entretanto, uma das chaves de um casamento bem-sucedido desejar escutar o que seu cnjuge tem a dizer. Voc precisa esforarse para ouvir. certo que ouvir requer esforo, mas, ao mesmo tempo, ele nos liberta de ns mesmos e de nossos prprios interesses, e torna possvel apreender o que a outra pessoa tem a dizer. Em tantos casos, a comunicao cai por terra no casamento porque cada um dos cnjuges est to envolvido e escravizado por seus prprios interesses e idias que deixa de tentar compreender o companheiro. E claro que o resultado que o companheiro no o compreende. Mas quando o marido e a esposa comeam a ouvir um ao outro, uma coisa admirvel acontece: comeam a sentir-se compreendidos pelo outro. Uma das dificuldades em ouvir a de que uma das pessoas tenta adivinhar o que o outro vai dizer. fcil pensar que sabe o que seu parceiro vai dizer, por isso voc corta o que ele est dizendo e termina a sentena, ou interrompe a idia dele com algo que est longe do que ele ou ela est querendo dizer. Com demasiada freqncia, o marido ou a esposa d intempestivamente uma opinio que est a quilmetros de distancia da onda em que o parceiro est transmitindo. isso que o escritor de Provrbios tinha em mente quando disse: Se voc se apressa em dar sua opinio, antes de ouvir os fatos, est mostrando que um tolo. Voc devia se envergonhar! (Provrbios 18:13, A Bblia Viva). Para Compreender Comunique! Em seu livro, A arte de Compreender o Seu Cnjuge, Cecil Osborne sugere diversas maneiras pelas quais homens e mulheres frustram-se mutuamente no relacionamento conjugal. Por exemplo, as mulheres frustram os maridos quando tomam as rdeas ou assumem o controle, ou quando tendem a tornar-se emotivas durante uma discusso. Os homens tambm ficam frustrados quando as mulheres se recusam a abandonar os sonhos romnticos da meninice. Por outro lado, os homens frustram as esposas quando deixam de compreender as emoes algo volteis das companheiras. As mulheres tm freqentemente fortes mudanas de humor e podem ficar deprimidas ou contentes por causa de eventos que no afetam profundamente os homens. As mulheres ficam frustradas tambm quando os homens deixam de compreender que o que ele v como coisinhas toa, so geralmente coisas importantes para ela. Por exemplo, atividades externas do marido, tais como esportes, passatempos e at mesmo o trabalho, so freqentemente fontes de frustrao para a esposa. Mas, conforme indica Osborne, a maior fonte de frustrao para as esposas por causa dos maridos o fato de que os homens no se comunicam com as esposas ou escutam o que elas dizem. E para sermos justos, pode ser este o caso com as esposas tambm. Uma fonte adicional de frustrao o fato de que, com demasiada freqncia, os maridos e as esposas concentram-se no aspecto da fala na comunicao, por estarem excessivamente preocupados em transmitir as suas idias. Ao fazer isto, deixam de ouvir a outra pessoa. Quando acontece isto, os maridos e as esposas no tm idia real do que o outro est verdadeiramente pensando ou sentindo. Eles podem at falar, mas ser que realmente esto dizendo alguma coisa? Ou ouvindo alguma coisa? Muitas conversas so dominadas por respostas como hunhum, sim, e entendo, e depois, cinco minutos mais tarde, tanto o marido quanto esposa ficam tentando imaginar o que aconteceu.

33 Essa falta de comunicao pode produzir problemas conjugais palpveis. Na realidade, muitos conselheiros matrimoniais dizem que o problema nmero um do casamento a comunicao deficiente. O matrimnio um relacionamento ntimo construdo sobre a compreenso mtua, mas para verdadeiramente compreender outra pessoa, voc precisa ser capaz de comunicar-se com ela. O marido e a esposa podem conhecer muita coisa acerca do outro sem realmente conhecer um ao outro. A comunicao o processo que permite s pessoas se conhecerem, relacionarem-se uma com a outra, a compreenderem o verdadeiro significado da vida do outro. QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando juntos este livro, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue, individualmente, e depois discutirem as respostas em conjunto. Ao compararem as idias, sentimentos e atitudes, vocs alcanaro novos patamares de comunicao e compreenso em seu casamento. 1. Desenhe um circulo em torno da frase que voc acha que descreve a qualidade de comunicao em seu casamento: a. no precisa melhorar b. muito eficaz c. satisfatria d. inconstante e. superficial f. frustradora g. muito inadequada Agora, volte e sublinhe a frase que voc acha que seu cnjuge escolheria. 2. Enumere trs coisas que voc pode fazer para melhorar a comunicao entre voc e seu cnjuge. Tenho planos de melhorar a comunicao da seguinte forma: a.

b.

c. Comearei a fazer essas trs coisas em (data) _____________________________ (hora)________________________________________________________________________ 3. Marque uma hora com seu cnjuge para sentarem-se juntos (talvez tomando um cafezinho) e planejarem como melhorar a sua comunicao. (data)_______________________________________(hora)_____________________________ Ao planejarem juntos o que vo fazer, no se esqueam de incluir os quatro pontos seguintes: a. Compartilhem e discutam suas respostas pergunta 1, que fala da qualidade da comunicao no casamento. b. Compartilhem tambm suas respostas pergunta 2, que fala de como voc est planejando melhorar a comunicao. Pergunte a opinio de seu cnjuge para saber se ele ou ela acha que sua sugesto vai realmente melhorar a comunicao. Se no, procurem idias alternativas que os dois aprovem. c. Comprometa-se a seguir seus planos para melhorar a comunicao e faa fora nesse sentido por pelo menos uma semana.

34 d. Estabelea uma data para que, uma semana depois, sentem-se novamente para avaliar o sucesso de seu plano. Se necessrio, revise ento o seu pleno e repita o processo at que os dois sintam que a comunicao entre vocs est melhorando.

Olhe, no quero falar a respeito disso, ponto final! J ouviu sua outra metade dizer algo assim? Voc mesmo j disse isso alguma vez quando estava sem pacincia (ou idias) sobre o que dizer em seguida? H motivos bsicos pelos quais muitos de ns no conseguem transmitir ao outro o que esto pensando ou no podem ser alcanados pelo outro. E h princpios bblicos bsicos que nos ajudaro a comunicar mais eficazmente. Motivos Pelos Quais No Comunicamos Por que razo algumas pessoas no se comunicam? Geralmente, elas tm quatro complexos ou falhas bsicas, como as que se seguem:

35 1. Algumas pessoas no tm a capacidade de conversar com os outros. Nunca aprenderam a compartilhar francamente com outra pessoa e encontram dificuldade em achar as palavras certas. 2. Outras tm medo de expor o que sentem ou pensam. No querem correr o risco de serem rejeitadas ou magoadas se algum discordar delas. Esta uma capa protetora. A capacidade de comunicar-se no est perdida quando os casais se afastam um do outro. o desejo de comunicar-se que passa por uma mudana. Quando um ou o outro no deseja mais ser compreendido ou compreender, um afastamento ocorrer. 3. Outros tm a atitude de que conversar no vai adiantar mesmo, portanto por que dar-se ao trabalho? No conseguem fazer-se compreender pelo outro e por isso deixam de tentar. 4. Algumas pessoas no acreditam que elas prprias, como pessoas, tenham qualquer coisa a oferecer. No acham que suas idias tm qualquer valor. Tm o que chamado de auto-imagem pobre e, como resultado, no expressam seus comentrios e sentimentos pessoais. Tm dificuldade em aceitar-se. H ocasies em que fcil identificar os obstculos boa comunicao. Outras vezes, h uma mistura complexa de motivos que difcil de se definir. Tente lembrar-se de uma situao na qual voc e seu cnjuge no tenham conseguido comunicar-se. Qual foi o verdadeiro motivo? O QUE VOC ACHA? N 13 1. Que motivo para no comunicar-se aplicvel a voc? a. no consigo conversar com os outros b. temo expor meus pensamentos c. sinto que no vale a pena d. minhas idias no valem nada 2. Que motivo para no comunicar-se aplicvel a seu cnjuge? a. no consegue conversar com os outros b. teme expor seus pensamentos c. sente que no vale a pena d. suas idias no valem nada 3. Talvez voc tenha outro motivo para no desejar comunicar-se. Se for assim, descreva-o em dez palavras ou menos. Os Cinco Nveis de Comunicao Em seu excelente livro Why Am I Afraid to Tell You Who I Am? (Por Que Tenho Medo de Lhe Dizer Quem Sou?), John Powell afirma que ns comunicamos em pelo menos cinco nveis diferentes, que vo desde os clichs sem significado at a mais profunda honestidade pessoal. Complexos tais como o medo, a apatia ou uma auto-imagem empobrecida nos mantm no nvel dos clichs, mas se pudermos ficar livres de nossas fraquezas, podemos caminhar em direo a um nvel mais profundo, mais significativo. Os cinco nveis de comunicao de Powell incluem: 5 Nvel: Conversa de Clichs ou Chaves. Este tipo de conversa muito seguro. Usamos frases tais como: Como vai voc? Como est a famlia? Onde que voc tem estado? Gosto do seu terno. Neste tipo de conversa, nada pessoal est sendo compartilhado. Cada uma das pessoas permanece segura por trs de sua proteo. 4 Nvel: Relatando Fatos Acerca de Outros. Neste tipo de conversa contentamonos em contar aos outros o que algum disse, mas sem oferecer comentrio pessoal sobre esses fatos. Simplesmente relatamos os fatos como o noticirio das oito faz todos os dias. Compartilhamos fofocas e pequenas narrativas, mas no envolvemos nisso os nossos prprios sentimentos. 3 Nvel Minhas Idias e Julgamento. aqui que comea um pouco da verdadeira comunicao. A pessoa est disposta a sair de seu confinamento solitrio e arriscar-se a contar

36 algumas de suas idias e decises. Ela ainda cautelosa, entretanto, e se sente que o que est dizendo no est sendo aceito, bate em retirada.

2 Nvel: Meus Sentimentos ou Emoes. Agora a pessoa compartilha como se sente a respeito dos fatos, idias e julgamentos. Os sentimentos por trs dessas reas so revelados. Se a pessoa quiser realmente compartilhar a si prpria com outro indivduo, precisa atingir o nvel de compartilhar seus sentimentos. 1 Nvel: Completa e Verdadeira Comunicao Emocional e Pessoal. Todos os relacionamentos profundos, especialmente os conjugais, devem ser baseados em franqueza e honestidade absolutas. Isto pode ser difcil de se atingir por envolver um risco o risco de ser rejeitado por causa de nossa honestidade, mas vital para o crescimento dos relacionamentos no matrimnio. Haver vezes em que este tipo de comunicao ser obtido e outras vezes em que a comunicao no ser to completa quanto poderia ser. Estes so cinco nveis de comunicao sugeridos. Voc a nica pessoa que sabe em que nvel est ocorrendo comunicao no seu casamento. Mas pergunte-se: Como a nossa comunicao? Em que nvel estamos? Como podemos avanar para o Primeiro Nvel em nosso relacionamento?.

37 O QUE VOC ACHA? N 14 1. Escreva abaixo assuntos ou tpicos que voc deseja discutir com seu cnjuge no Primeiro Nvel de comunicao completa e verdadeira comunicao emocional e pessoal: 2. Agora escreva abaixo os assuntos ou tpicos que voc no discute no Primeiro Nvel:

3. O que o impede de comunicar-se em certos assuntos no Primeiro Nvel?

4. O que voc acha que pode ser feito a esse respeito? Enumere o que voc pode fazer para ajudar seu cnjuge a compartilhar mais profundamente com voc. E Que Dizer da Comunicao com Deus? Temos estado a falar acerca da comunicao no caso especial que se refere ao marido e esposa. Mas que dizer a respeito da comunicao com Deus? Abrimo-nos completamente diante de Deus ou usamos os Nveis Quarto e Quinto de comunicao com Ele? Compartilhamos a ns mesmos com Deus? Falamos o tempo todo ou sentamo-nos e escutamos? No casamento cristo, sabemos que trs pessoas esto envolvidas Deus, o marido e a esposa. Como pode ver no diagrama, temos um tringulo com Deus em cima ou no centro. Voc pode ver tambm a palavra comunicao entre cada um dos membros aqui presentes. Se houver uma quebra na comunicao entre um dos membros e Deus, isso vai afetar a comunicao entre a pessoa e seu cnjuge. Se houver uma quebra na comunicao entre uma pessoa e seu cnjuge, isso afetar a sua comunicao com Deus! Os canais de comunicao entre Deus e seu cnjuge tm de ser mantidos abertos e voc precisa trabalhar para mant-los assim o tempo todo. Um autor sugeriu que os Canais abertos para com Deus invariavelmente abrem-se para o outro, pois a pessoa no pode ser genuinamente aberta para com Deus e fechada para com seu cnjuge... O desgnio de Deus para o casamento cristo cumprido quando os canais de comunicao esto abertos primeiro para Ele. O que realmente torna a pessoa livre para abrir sua vida para outra, para buscar compartilhar e amar a outra? Antes de podermos amar algum, precisamos ter tido duas experincias bsicas em nossas vidas. Em primeiro lugar, precisamos ter sentido o amor de algum e depois, precisamos tambm amar a ns mesmos. Mas o que acontece se tivermos crescido sem ter jamais sentido o verdadeiro amor incondicional que necessrio para que comecemos a amar a ns mesmos? Como que se pode comear a amar aos outros e a si mesmo quando j se adulto? Ser que isso possvel ou estamos enganando a ns mesmos? Descobrimos que possvel sentir este amor incondicional o de Jesus Cristo! Joo, muitas vezes chamado de o apstolo do amor, expressa isso da seguinte maneira: 9. Nisto se manifestou o amor de Deus em ns, em haver Deus enviado o seu Filho unignito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10. Nisto consiste o amor, no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. 11. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos ns tambm amar uns aos outros. 18. No amor no existe medo; antes, o perfeito amor lana fora o medo... 19. Ns amamos, porque ele nos amou primeiro (1 Joo 4: 911, 18, 19).

38

A capacidade de amar-se a si mesmo e aos outros resulta do fato de Deus t-lo buscado e amado primeiro. Quando voc aceita o perdo e a aceitao de Deus, voc experimenta Seu amor. Mas, para muitas pessoas, aqui que est a dificuldade. No Deus quem causa o problema somos ns cristos que o fazemos. Bem no fundo, no acreditamos de verdade que Deus nos aceita e o resultado que ns no aceitamos verdadeiramente a ns mesmos. Mas se a Escritura diz claramente que Deus o perdoa e aceita, por que continuar a se rejeitar? Por que rejeitar o que Deus aceitou? E Deus no somente o aceitou, mas Ele o aceita incondicionalmente. Deus no impe condio alguma ao seu relacionamento com Ele, portanto voc tambm no deve fazer isso. Por que no baixar suas defesas com relao a Deus? Relaxe na presena dEle e sua confiana em si prprio bem como nEle crescer. Conforme salienta Joo: No amor no existe medo; antes, o perfeito amor lana fora o medo... (1 Joo 4:18). Assim, deixe que isso acontea. Deixe que Deus o ame Sua maneira sem condies, sem melhorias da sua parte para torn-lo digno do divino amor. Se tentar ficar em forma para Deus e digno de ser amado, estar fazendo o mesmo jogo com Ele que faz com os outrosespecialmente seu cnjuge. Voc estabelece um padro do que considera

39 digno de amor. Quando no consegue alcanar esse nvel, voc fica paralisado, se agarra ou explode. O medo lana fora, ou suprime, o amor que voc deseja ter por si mesmo e pelos outros. O QUE VOC ACHA? N 15 Analise exatamente quanto voc aceita o que Deus tem feito por voc e como Ele Se sente a seu respeito, completando as seguintes afirmaes com escolha mltipla. No escolha as respostas por parecerem certas. Pelo contrrio, escolha as que realmente transmitem seus verdadeiros sentimentos. 1. Penso em Deus como se fosse a. um poder distante b. meu amigo c. meu policial d. meu _____________________________________ 2. Quando oro, sinto-me a. vontade e prximo de Deus b. tenso e incerto c. temeroso de que Deus esteja descontente comigo d. ________________________________________ 3. Como cristo, eu a. tento melhorar para merecer o amor de Deus b. sinto que Deus no pode me amar por causa da maneira como ajo c. sinto-me infeliz por pertencer famlia de Deus d. _________________________________________________ 4. Descreva uma pessoa digna de ser amada em vinte e cinco palavras ou menos. Como Deus descreveria uma pessoa digna de ser amada? Como Ele descreveria uma que fosse indigna de ser amada?

40 Portas Para a Comunicao Ao abrir-se para Deus, voc descobrir uma nova capacidade de abrir-se para os outros. Voc ser capaz de comunicar-se naqueles nveis mais profundos descritos anteriormente neste captulo. assim que as coisas funcionam: 1. Cristo nos aceita. 2. Aceitamos o amor de Cristo. 3. Aceitamos a ns mesmos. 4. Aceitamos aos outros. 5. Comunicamo-nos! (Veja a ilustrao.) O amor e a aceitao de Cristo nos do segurana para podermos compartilhar a ns mesmos com outros. Ele nos aceita com nossas falhas e defeitos, e v o grande potencial que existe dentro de ns. Esse potencial pode agora ser desenvolvido porque Cristo est em ns. Por Deus nos aceitar, podemos aprender a aceitar a ns mesmos. Quando aceitamos a ns mesmos e desenvolvemos uma auto-imagem melhor, aprendemos a aceitar as outras pessoas, o que leva a uma disposio de comunicarmo-nos com aquelas que nos rodeiam. Jesus Cristo fornece a maneira pela qual a pessoa caminha em direo ao primeiro nvel de comunicao! QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando juntos este livro, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue, individualmente, e depois discutirem as respostas um com o outro. Ao comparar as idias, sentimentos, e atitudes, vocs atingiro novos e mais profundos nveis de comunicao e compreenso. Escolha trs das idias que se seguem e tente p-las em prtica na semana que vem. 1. Decida se existem reas no seu relacionamento com seu cnjuge que poderiam melhorar se voc estivesse disposto/a a compartilhar como se sente (Segundo Nvel de Comunicao). Escolha uma coisa sobre a qual conversar e compartilhar seus verdadeiros sentimentos com seu cnjuge. Escolha uma hora que seja apropriada e diga-lhe com toda a franqueza que deseja compartilhar o que sente a respeito de algo por crer que isso o/a ajudaria a sentir-se melhor. 2. Decida se existem reas em seu relacionamento com Deus que poderiam melhorar se voc estivesse disposto/a a contar a Ele como realmente se sente. (De qualquer forma, Ele j sabe!) Separe um tempinho esta semana para ficar a ss com Deus e contar-Lhe como realmente se sente a seu prprio respeito e como se sente a respeito dEle.

3. Discuta com seu cnjuge o modo como ele ou ela se sente a respeito de Deus. Se seus sentimentos diferirem, significa que Deus ama a um de vocs mais do que ao outro? Sua f em que Deus o aceita tal qual ajuda voc a aceitar seu cnjuge tal qual ele ou ela ? Voc consegue conviver vontade com o fato de seu cnjuge ter idias acerca de certos assuntos que diferem das suas?

4. Escreva uma carta a Deus contando-Lhe como se sente acerca do modo pelo qual Ele o/a aceita. Leia o Salmo 103 para tirar algumas idias.

5. Enumere maneiras pelas quais voc se protege ou se impede de comunicar com seu cnjuge. Sua lista pode incluir coisas tais como: ler na hora da refeio; passar roupa ou fazer algum servio que lhe d certo grau de privacidade; ligar a IV ao invs de continuar uma

41 conversa; tomar um banho para que seu cnjuge j esteja dormindo quando for deitar-se; etc. No final da semana, resolva quais barreiras voc deseja derrubar.

6. Planeje uma ocasio quando possa passar algum tempo com seu marido ou esposa em uma situao bem tranqila (quando as crianas estiverem dormindo ou quando algum estiver cuidando delas, por exemplo). Deve ser uma hora em que no esteja com pressa, uma hora que possa gozar. Talvez voc deseje dar uma volta, ler em voz alta um para o outro, ou tomar um lanchinho, ou simplesmente conversar acerca das esperanas e planos para o futuro. 7. Planeje a forma pela qual voc realmente deseja comear a comunicar no Primeiro Nvel com seu marido ou esposa. Tente resolver o que realmente significaria conversar acerca de certa rea de seu relacionamento com completa honestidade emocional e pessoal. Ser suficiente conversar? O que mais voc ter de fazer para preparar seu esposo ou esposa para sua franqueza? Existem coisas que possa fazer para edificar uma ponte de credibilidade que torne sua franqueza mais significativa e aceitvel?

42 A maioria dos casais deseja comunicar-se um com o outro. A comunicao vitalmente importante quando um fica zangado, ou quando os dois ficam. Entretanto, a raiva uma das principais causas da quebra de comunicao no casamento. Voc j tentou alguma vez definir o sentimento de raiva ou hostilidade? Talvez a definio mais simples seja a de que uma forte emoo de desagrado. As emoes geram energia dentro de ns. A raiva gera energia que nos impele a ferir ou destruir aquilo que nos enraivece. A raiva o resultado natural, reflexivo da frustrao nossa reao quando um objetivo nosso bloqueado. O QUE VOC ACHA? N 16 Qual a sua definio de raiva? Voc concorda com a definio dada acima? Por qu? Por que no?

Pontos Positivos e Negativos Sobre a Raiva Com demasiada freqncia, pensamos acerca da raiva negativa-mente. Mas ela tem tambm seus pontos positivos. Por exemplo, um de nossos objetivos inatos o da sobrevivncia. Quando parece que esse objetivo est sendo ameaado (ou pode no ser alcanado), a frustrao resultante do objetivo bloqueado nos enraivece. Esta emoo pode nos levar consecuo de proezas quase impossveis para sobreviver. ...Antes corra o juzo como as guas, e a justia como ribeiro perene, disse Deus pela boca do profeta Ams (Ams 5:24). Muitos de ns desejamos ver a justia e a retido imperarem. Quando este objetivo no alcanado, ficamos indignados. E isso uma boa coisa. Quando vemos a injustia que nos cerca algum ferindo outras pessoas ou aproveitando-se delas ou quando presenciamos sofrimento, ficamos zangados porque estas condies no deveriam existir! A energia produzida por essa indignao pode motivar-nos a corrigir as injustias. Naturalmente, nem sempre ficamos zangados por razes assim to nobres. Muitas vezes, a nossa raiva resultado de preocupao conosco mesmos somos egostas. As coisas no saem como gostaramos que sassem e isso nos frustra e ficamos zangados. Mas j fiz a reserva na estncia da serra, declara ele. Voc sabe o que todo aquele plen faz para a minha alergia, retruca ela. Quero ir para a praia. , eu sei, mas eu sempre fico um camaro quando vamos praia. Por que voc no pode tomar seu remdio de alergia? Pergunta ele. Pela mesma razo que voc no usa um protetor para a pele, contra-ataca ela. E assim vai. A raiva pode resultar da frustrao de no se conseguir que as coisas saiam da forma desejada. Nosso objetivo inconsciente ter e fazer o que queremos quando queremos. Geralmente a raiva que brota quando este objetivo bloqueado causa tenso no relacionamento com nosso cnjuge. O profeta Jeremias observou que o corao a coisa mais mentirosa e traioeira que existe no mundo; o corao do homem terrivelmente cheio de maldade (Jeremias 17: 9, A Bblia Viva). Muitas vezes no sabemos que estamos zangados porque escondemos esse sentimentos por trs de outras reaes. Nossa raiva geralmente se esconde por trs de um manto de ressentimento, agresso, frustrao, dio, fria, indignao, ultraje, ira, antagonismo, irritabilidade, hostilidade, amargura, destrutibilidade, despeito, rancor, ferocidade, zombaria, desdm, inimizade, malevolncia e rebeldia. No importa o nome que lhe demos, quando passamos aos casos especficos, estamos simplesmente zangados. Nosso vocabulrio tambm rico na descrio de outras pessoas que estejam zangadas. Dizemos que esto loucas, amarguradas, frustradas, mal humoradas, at s tampas, doloridas, excitadas, cozinhando em fogo lento, aborrecidas, preocupadas, antagnicas ou antagonizadas, exasperadas, chateadas, indignadas, furiosas, insultadas, magoadas, loucas da vida, irritadas, doentes, em ponto de bala, hostis, ferozes, selvagens, mortferas, perigosas, e prontas para atacar. A raiva geralmente produz comportamento que impede a comunicao entre o marido e a mulher. Descrevemos esse comportamento que quebra a comunicao como: odiar, ferir, danificar, aniquilar, desprezar, zombar, desdenhar, sentir averso, difamar, xingar, destruir,

43 arruinar, demolir, sentir horror, abominar, devastar, ridicularizar, amolar, brincar, ficar quites, caoar, humilhar, provocar, envergonhar, criticar, cortar, descontar a raiva, injuriar, ralhar, passar uma carraspana, rebaixar, irritar, acabar com a pessoa, fazer de bobo, pr no gelo, brigar, bater, destruir, competir, tratar brutalmente, esmagar, ofender e tiranizar. Quando percebermos nossos sentimentos ou aes sendo descritos por essas palavras, devemos parar de tentar enganar a ns mesmos. Estamos com raiva. Enfrente esse fato para que ele possa ser tratado. Alguns Pensamentos Bblicos Acerca da Raiva O que diz a Bblia acerca da raiva nas vidas dos homens? Ela nos d diversas diretrizes e pensamentos acerca desta emoo chamada raiva. A Bblia diz para colocarmos de lado alguns tipos de raiva. Longe de vs toda a amargura, e clera, e ira, e gritaria, e blasfmias, e bem assim toda a malcia (Efsios 4:31). Neste versculo, Paulo est referindo-se raiva como uma emoo turbulenta, a agitao fervente dos sentimentos. E a paixo fervendo dentro de ns. O cristo deve pr de lado tambm a raiva que duradoura e habitual, o tipo de raiva que busca vingana: Agora, porm, despojai-vos igualmente, de tudo isto: ira, indignao, maldade, maledicncia, linguagem obscena do vosso falar (Colossenses 3:8). A Escritura nos ensina a no provocar a raiva das outras pessoas: Como o bramido do leo o terror do rei; o que lhe provoca a ira peca contra a sua prpria vida (Provrbios 20:2). Pais, no irriteis os vossos filhos, para que no fiquem desanimados (Colossenses 3:21). (Veja tambm Efsios 6:4.) A Bblia nos diz para sermos tardios em irar (isto , controlarmos nossa raiva) e tomarmos cuidado com estar intimamente associados a pessoas que estejam constantemente zangadas ou hostis. Melhor o longnimo do que o heri da guerra, e o que domina o seu esprito do que o que toma uma cidade (Provrbios 16:32). O homem iracundo suscita contendas, mas o longnimo apazigua a luta (Provrbios 15:18). No te associes com o iracundo, nem andes com o homem colrico para que no aprendas as suas veredas, e assim enlaces a tua alma (Provrbios 22:24, 25). A Escritura fala tambm da ira justificada. Um exemplo desse tipo de ira encontrado na vida do Senhor Jesus: Olhando-os ao redor, indignado e condodo com a dureza dos seus coraes, disse ao homem: Estende a tua mo. Estendeu-a, e a mo lhe foi restaurada (Marcos 3:5). Em Efsios 4:26, o apstolo Paulo fala de dois tipos diferentes de ira e como lidar com ambos: Irai-vos e no pequeis; no se ponha o sol sobre a vossa ira (Efsios 4:26). Na frase: irai-vos e no pequeis, Paulo est descrevendo o tipo de ira que uma atitude permanente, arraigada contra o pecado e as coisas pecaminosas. Voc est consciente de estar zangado e controla a sua ira. Neste versculo, Deus est, em verdade, instruindo-nos a irarnos mas pela coisa certa! A raiva uma emoo criada por Deus; Ele nos criou como seres emocionais. A frase: e no pequeis, uma advertncia para no irmos longe demais. O tipo de ira que justificada por ser dirigida contra o pecado e coisas pecaminosas, e estar plenamente sob controle, o tipo de ira que tem a aprovao de Deus. Na frase: no se ponha o sol sobre a vossa ira, Paulo est querendo dizer outra coisa. Aqui ele faz a conexo entre a ira e a irritao, a exasperao e o amargor. Conforme anteriormente mencionado em Efsios 4:31 e Colossenses 3:8, devemos pr de lado esse tipo de ira. Se ficarmos com raiva neste sentido negativo, devemos tratar dela com presteza, antes de o sol se pr. As Escrituras nos aconselham a jamais levarmos a irritao ou amargor para a cama. Se o fizermos, certo que perderemos o sono (para nem falar de paz, amigos e at mesmo nossa sade).

44 O QUE VOC ACHA? N 17 1. Usando as descries anteriores que a Bblia faz da ira ou raiva, descreva o tipo que voc geralmente sente.

Como que voc expressa esta raiva?

2. Descreva o tipo de raiva que seu cnjuge geralmente parece sentir.

Como que ele ou ela geralmente expressa essa raiva?

3. O que pode a pessoa fazer para conseguir ser tardio em irar-se?

4. Descreva como uma pessoa pode irar-se e no pecar.

Como Reagimos Raiva Como que as pessoas reagem quando esto zangadas especialmente dentro do relacionamento marido-mulher? Que escolhas parecem fazer quase automaticamente? Para a maioria de ns, h pelo menos quatro reaes bsicas que temos para com a raiva. 1. Suprimimos a raiva. Suprimir a raiva como construir uma cerca volta dela. Voc reconhece que est zangado e conscientemente tenta manter sua raiva sob controle ao invs de permitir que seus sentimentos negativos transbordem em aes ou palavras descontroladas. Suprimir a raiva o que o escritor de Provrbios tinha em mente quando disse: O insensato expande toda a sua ira, mas o sbio afinal lha reprime (Provrbios 29:11). Essa mesma idia encontrada em Provrbios 14:29: A pessoa paciente acabar se tornando sbia; quem perde a pacincia e estoura depressa nunca deixar de ser tolo (A Bblia Viva). No Novo Testamento, Tiago d timo conselho sobre como suprimir a raiva: ...Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tiago 1:19). Ser pronto para ouvir e outra forma de dizer: oua cuidadosamente. Se voc conseguir ouvir o que est acontecendo e controlar-se o tempo suficiente para pensar sobre o que vai dizer, geralmente consegue suprimir sua ira de forma salutar. Como diz o Dr. William Menninger: No fale quando enraivecido, mas sim depois de ter-se acalmado. importante, entretanto, achar uma hora para falar acerca da sua raiva. Em algum lugar, de alguma forma, a raiva deve ser reconhecida e liberada de maneira salutar. Caso contrrio, seu depsito vai comear a transbordar na hora e no lugar errados. 2. Expressamos a raiva. A reao oposta supresso da raiva a expresso da mesma. Esta uma emoo poderosa e precisa ser expressada de alguma forma. Algumas

45 pessoas chegam ao ponto de defender a idia de botar tudo para fora e expressar exatamente como se sente, quando sente, no importa quanto dano venha a causar.

Concordo que expressar a raiva com paixo violenta, gritaria, palavras cortantes e emoes atiadas realmente obtm resultados, mas estes so, de modo geral, no muito positivos. Gostamos de dizer que nos sentimos melhor por termos botado tudo pra fora, mas bem provvel que nem voc, nem as pessoas sobre quem despeja sua raiva, realmente se beneficiem com a expresso descontrolada desse sentimento. Esperar at ter esfriado um pouco melhor para todos. Releia Provrbios 29:11 e Provrbios 14:29. Na maioria das vezes, Salomo deixa bem claro que o tolo sai por ai com a raiva descontrolada engatilhada ao passo que o sbio reprime a sua. Isto no significa que no se expresse a raiva de alguma forma. Algumas pessoas aprendem a express-la redirecionando-a de alguma maneira. Passam logo a ocupar-se de algo que lhes d tempo para esfriar ao usarem um pouco da energia emocional que geraram ao ficar zangadas. Alguns saem para o quintal e cortam a grama ou ficam a cavocar os canteiros do jardim. Alguns do uma volta a p em torno do quarteiro e outros do uma volta de bicicleta. Outros acham que lhes faz bem sentar-se e descrever exatamente como se sentem. Lustrar o assoalho, lavar o carro ou fazer alguma coisa que requeira esforo fsico pode ser uma boa forma de pr em ao os sentimentos poderosos e acumulados de zanga. Qualquer coisa que o ajude a acalmar-se e a controlar seus sentimentos um bom curso de ao para voc contanto que no fira as pessoas ou destrua a propriedade delas.

46 3. Reprimimos a raiva. A pessoa que reprime a raiva recusa-se a admitir o fato de estar zangada. Muitos cristos praticam a represso. Como cristo, voc pode honestamente pensar que por conhecer a Cristo, no deve mais ficar zangado a raiva no uma emoo que possa legitimamente sentir. Portanto, quando sentimentos de raiva brotam, voc tenta ignor-los e recusa-se a aceitar sua presena. Devido ao que lhe ensinaram em sermes e possivelmente atravs de leituras, voc acha que a raiva sempre um pecado e, portanto, fora de questo para qualquer pessoa que pratique o cristianismo. Mas no esse o caso e no o que a Escritura realmente ensina. A ira uma emoo concedida por Deus. A Bblia no nos ensina a reprimir a ira, mas sim a control-la. De certa forma, precisamos da ira como parte de nossa personalidade e formao. Conforme diz o Dr. J. H. Howett: Uma vida incapaz de sentir a ira destituda da energia necessria para toda a reforma. No h fogo nela, no h ministrio de purificao... O Novo Testamento nos ensina que este poder de indignao gerado pelo Esprito Santo. Ele quem nos torna capaz de sentir o calor saudvel, e este inspira o fogo dentro de ns. O Esprito Santo no cria um carter que seja morno, neutro ou indiferente. Ignorar a raiva e recusar-se a reconhecer sua presena NO SAUDVEL. Reprimir a raiva como tomar um cesto de lixo cheio de papel, coloc-lo dentro de um armrio e atear fogo ao papel. verdade que o fogo pode extinguir-se sozinho OU pode se espalhar por toda a casa, queimando-a totalmente. Na realidade, lceras, ansiedade, dores de cabea ou depresso so os resultados comuns da represso da raiva. O Dr. David Augsburger observa: A raiva reprimida machuca e continua machucando. Se voc sempre trata dela simplesmente mantendo-a sob firme controle e escondendo-a debaixo do tapete, sem qualquer forma de liberao ou cura, ela pode produzir rigidez e frieza na personalidade... Ou ento a raiva reprimida pode extravasar indiretamente em atitudes crticas, irritabilidade e na atribuio de culpa pelo que acontece aos outros". John Powell sintetiza isso muito bem ao dizer: Quando reprimo minhas emoes, meu estmago marca os pontos". Se voc tem medo de reconhecer a raiva em sua prpria vida, lembre-se de que a Palavra de Deus reconhece a presena da ira, e apesar de aconselhar a evitar a raiva e a controlla, a Bblia no diz que voc deve ignorar esse tipo de sentimento. A ira serve a um propsito. O prprio Deus se ira contra o mal. A ira de Deus se revela do cu contra toda impiedade e perverso dos homens que detm a verdade pela injustia (Romanos 1:18). Marcos 3:5 fala de uma das vezes em que Cristo se zangou: Olhando ao redor, indignado e condodo com a dureza dos seus coraes. Conforme anteriormente mencionado, o apstolo Paulo reconhecia que a ira faz parte da vida. E por isso que escreveu: Irai-vos e no pequeis... (Efsios 4:26). Notem que ele no escreveu: no pequeis irando-vos. A questo esta. Admitir a presena da raiva uma forma salutar de reao a ela em sua vida. Ignor-la e reprimir seus sentimentos de zanga s servem para piorar as coisas. Ficar com raiva no necessariamente um pecado, mas reprimi-la sim, sempre um pecado. O Dr. William Menninger escreve: As vezes, repelimo-nos mutuamente e o problema entre ns infecciona e fica purulento. Da mesma forma que em cirurgia, drenagem desimpedida e adequada essencial se quisermos obter a cura. A pior reao possvel que podemos ter para com a raiva reprimi-la. Infelizmente, uma reao freqente demais entre os cristos. 4. Confessamos a raiva. Algumas pessoas reagem raiva reconhecendo que esto zangadas e podem confessar isso antes que seus sentimentos fiquem fora de controle. Esta uma reao excelente para ter com seu cnjuge quando as coisas comearem a ficar um tanto tensas. O segredo confessar sua raiva de forma aceitvel para seu parceiro. Voc pode dizer: Sabe, do jeito que a conversa vai indo, estou comeando a ficar com raiva. Olhe, no quero ficar assim e sei que voc no quer que eu sinta isso, por isso talvez fosse melhor pararmos por aqui, comearmos de novo para ver se consigo controlar meus sentimentos de raiva. No importa o que faa, jamais diga: Voc est me deixando com raiva. Isto coloca a culpa sobre o seu cnjuge e faz com que ele ou ela se ponham na defensiva. Sempre reconhea que voc responsvel por sua prpria reao emocional para com outra pessoa. Confessar sua raiva para o outro significa apenas que voc est disposto a admitir que est com um problema. Voc poderia dizer: Sinto muito estar com raiva. O que posso fazer agora para que possamos dar um jeito neste problema?.

47

A parfrase de A Bblia Viva de Efsios 4:26, 27 d algumas boas indicaes sobre como reagir ira, confessando-a: Quando estiverem irados, no fiquem alimentando seu prprio rancor. No deixem que o sol se ponha com vocs ainda irados resolvam isso logo; porque quando vocs esto irados oferecem um fortssimo ponto de apoio ao diabo. Paulo estava bem ciente de que quando voc cultiva rancor de alguma coisa, pode criar um dio consumidor. Paulo adverte os cristos de feso (e a ns) a nunca cultivar o rancor e permitir que a ira infeccione e assole o ntimo. Confessar a ir tir-la para fora onde voc pode discutir o que causou o problema. Confessar a raiva geralmente uma reao muito difcil para a maioria de ns, porque quando chegamos a admitir que estamos zangados, j ficou bvio para nosso cnjuge ou para a pessoa com quem estamos zangados, que estamos definitivamente irritados e tensos. A chave aprender a confessar a raiva de forma no fazer a outra pessoa sentir que voc est zangado com ela!

48 O QUE VOC ACHA? N 18 1. Qual a sua reao normal quando se zanga? Suprimir Expressar Reprimir Confessar

2. Voc concorda com John Powell quando diz: Quando reprimo minhas emoes, meu estmago marca os pontos? Quais so as outras formas possveis em que a raiva reprimida parece afetar voc? Voc fica irritadio? Critico? Nervoso? Voc diria que est ciente de que s vezes reprime a raiva e no admite estar zangado? 3. Confessar a raiva parece ser uma possibilidade real para voc? Isto , algo que voc faz com facilidade ou acha que poderia comear a fazer? O que diriam as pessoas se fosse honesto e as fizesse saber quando esto deixando voc zangado? Meu cnjuge diria:

Meus amigos diriam:

Meu chefe diria:

Tire o Mximo Proveito da Sua Raiva Em seu livro Be All That You Can Be (Seja o Melhor Que Puder), David Augsburger sugere as seguintes maneiras de tirar o mximo proveito da raiva. Em primeiro lugar, a pessoa tem de entender que a raiva uma emoo vital, vlida, natural. Como emoo, no nem certa nem errada em si mesma. Se certa ou errada vai depender da forma como for liberada ou exercida. Sinta raiva, mas esteja consciente do que est acontecendo. Voc nunca fica to vulnervel como quando est com raiva, O autocontrole est em seu ponto mais baixo, o raciocnio decresce, e o bom senso geralmente o abandona. Sinta raiva, mas lembre-se de que a raiva rapidamente fica amarga, azedando at transformar-se em ressentimento, dio, malcia, e at mesmo violncia, a menos que controlada pelo amor. Sinta raiva, mas somente para ser bondoso. Somente quando a raiva for motivada pelo amor que nutre por seu irmo, pelo amor que o certo para as pessoas, por aquilo que exigido de voc pelo amor que dedica a Deus, a raiva construtiva, criativa. Tire o mximo proveito da sua raiva. Transforme-a de uma atitude egosta de defesa em uma de compaixo altrusta. QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando juntos este livro, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue, individualmente, e depois discutirem juntos as respostas. Ao compararem idias, sentimentos e atitudes, alcanaro novos patamares de comunicao e compreenso. Use o questionrio seguinte para avaliar sua prpria atitude para com a raiva o que ela faz com voc e o que voc faz para os outros quando fica zangado. Depois de cada pergunta, escreva sim, no ou uma resposta mais exata (usando um nmero mnimo de palavras). 1. Voc genioso/a?

49

2. Voc controla seu mau gnio? 3. As outras pessoas sabem quando voc est zangado/a? 4. Descreva como se sente quando est com raiva. 5. Sua raiva ferve rapidamente? 6. Voc guarda ressentimento? 7. Sua raiva o/a afeta fisicamente? 8. Voc j bateu em algum ou em alguma coisa? 9. Quando foi a ltima vez que fez isso? 10. Como que voc controla a sua raiva? 11. Quem o/a ensinou? 12. Voc tem medo da sua raiva? 13. Os outros tm medo de suas crticas? 14. O que causa a sua raiva ou crticas? 15. Com que freqncia voc se zanga? 16. Com o que voc est insatisfeito na vida? 17. Voc fica bravo/a com as pessoas ou com coisas? 18. O que faz a respeito de sua raiva? 19. Como voc lida com a raiva que voltada contra voc? 20. Voc reprime sua raiva? 21. Voc a suprime?

50

22. Voc a expressa ou confessa? 23. Voc conhece passagens bblicas que podem ajud-lo/a? 24. Voc decora regularmente versculos da Bblia? 25. Voc ora honesta e abertamente acerca de suas emoes? 26. Voc realmente espera que Deus o/a ajude a transformar suas emoes? 27. VOC deseja mudar? Se voc no estiver satisfeito/a com a forma como reage ira, o que pretende fazer agora para mudar suas atitudes e comportamento? Corra novamente os olhos sobre o captulo anterior e pense que coisas especficas voc pode fazer para mudar e as anote aqui.

51 Quer queiramos, quer no, a raiva faz parte da vida inclusive da vida do casal. Na realidade, como demonstrou o captulo anterior, a raiva uma emoo dada ao homem pelo prprio Deus. Nosso problema que no governamos muito bem nossa raiva. Temos a tendncia de ficarmos zangados pela razo errada e a expressar os sentimentos de raiva de forma a ferir ou machucar em lugar de tentar ajudar aos outros e a ns mesmos. Quo Critico/a Voc? Por exemplo, um motivo errado para a raiva uma atitude crtica. A pessoa zangada, hostil, quase sempre uma pessoa critica. Ela ataca as outras pessoas verbal e sutilmente. Se voc constantemente sente-se repelido pelo que v nos outros, pode ser que seja esse tipo de pessoa. Quando voc procura e est sempre consciente das falhas e fraquezas dos outros, voc muito critico e hostil. A pessoa com uma disposio crtica ou hostil no vai ser feliz e alienar aqueles que a cercam. Voc e verdadeiramente crtico? Faa a si mesmo as seguintes perguntas: Voc passa mais tempo criticando mentalmente as pessoas do que enxergando seus pontos fortes? As outras pessoas fazem coisas que o incomodam tanto que voc acha que tem de dizer-lhes isso? Voc fala dos outros por trs deles de forma a diminu-los? Voc estabelece padres para os outros que voc mesmo no consegue alcanar? Voc pressiona os outros a se amoldarem aos seus padres para que possa aceit-los com maior facilidade? Estas reaes indicam uma atitude crtica ou hostil. Por que somos to crticos assim? Por isso desviar a ateno de sobre ns mesmos. Criticar pode fazer com que nos sintamos melhor s custas dos outros. Em seu livro Psychoiogy and Morais (Psicologia e Moral), o Dr. J. A. Hadfield escreve: uma verdade literal que ao julgarmos os outros, estamos anunciando nossas prprias faltas secretas. Ns personalizamos nossas falhas no reconhecidas, e odiamos nos outros os pecados dos quais somos secretamente culpados. Continuando, ele diz que a verdadeira razo pela qual condenamos certos pecados nos outros que esses mesmos pecados so uma tentao para ns. E por essa exata razo que denunciamos to veementemente a avareza, a intolerncia ou o cinismo alheios. A falha da qual formos mais intolerantes nos outros tem grande probabilidade de ser encontrada entre os pecados que nos afligem. A maioria de nossas emoes so dirigidas contra ns mesmos , escreve o DL Hadfield. Permita que qualquer pessoa d livre vaso aos prprios sentimentos e ento voc pode com perfeita segurana voltar-se para ela e dizer: essa a pessoa que voc ". Toda vez que encontramos intenso preconceito, intolerncia, crticas excessivas e cinismo, bem provvel que encontremos a projeo de nossos sentimentos em outra pessoa. Temos grande inclinao para enxergar nos outros as nossas prprias tendncias indesejveis. O QUE VOC ACHA? N 19 1. Enumere as coisas sobre as quais voc tende a criticar os outros:

2. O que isso lhe diz a seu prprio respeito?

3. Como que essas atitudes/caractersticas podem ser comparadas com o fruto do Esprito Santo? (Glatas 5:22, 23.)

52

4. Pare agora e agradea a Deus o Seu perdo e pea-Lhe que substitua seu esprito crtico pelo fruto do Esprito Santo (Romanos 14:13). Abordagens Saudveis e Doentias da Raiva Conquanto a atitude crtica seja um problema para algumas pessoas, muito maior o problema para a maioria de ns de expressar os sentimentos de raiva de maneira destrutiva. Suponhamos que voc esteja passando o dia sem sentir-se particularmente crtico para com algum ou alguma coisa. Mas, ento, sentimentos de raiva comeam subitamente (ou no to subitamente) a brotar dentro de voc, O que faz com eles? Voc fica impotente diante deles? Voc tem de explodir porque assim que voc ? Isso covardia. A raiva no vai deix-lo amarrado a menos que seja isso o que deseja a menos que voc secretamente goste de botar tudo para fora. A verdade , voc realmente tem uma escolha quanto raiva. Voc pode reagir a ela de uma forma ou outra: saudvel ou doentia. Primeiro observe as reaes doentias que vo mant-lo escravizado, sem nada poder fazer diante desse sentimento. Reaes Doentias Primeiro, assegure-se de ignorar suas reaes emocionais. Mesmo que esteja zangado com seu cnjuge, diga a si mesmo que seus sentimentos de raiva nada tm a ver com a discusso de qualquer forma. Melhor ainda, se quiser complicar o problema, convena-se de que voc nem mesmo est ficando aborrecido. E da se voc estiver suando um pouquinho provavelmente porque est fazendo calor. Assegure-se de manter sua raiva na boca do estmago, onde no vai amolar sua cabea. Mantenha tudo num nvel intelectual e no deixe seu cnjuge perceber como se sente. A seguir, assegure-se de continuar a negar suas emoes. Continue a dizer a si mesmo: No estou bravo. E da se seu estmago est dando ns e voc est suando profusamente, continue a insistir com seu cnjuge que voc no est bravo de maneira alguma. Seu cnjuge acreditar em voc(?). Tambm assegure-se de manter seu pensamento voltado para a discusso e como vingar-se do seu cnjuge. P claro que aquele que fizer os movimentos certos e tiver os argumentos mais brilhantes vai acabar completamente com a discusso e sair vencedor. E no isso o que importante? Vencer a discusso? Especialmente se estiver discutindo com seu cnjuge, certo? Se ficar fulo da vida, culpe seu cnjuge. claro que culpa dele (ou dela)! Quando estiver discutindo com seu cnjuge, no se esquea de aumentar o volume. Descubra algum defeito no seu cnjuge e aponte para ele o dedo com grande pontaria e preciso (e um pouquinho de exagero tambm, se conseguir lembrar-se disso). Coisas racionais muito teis tais como: E impossvel discutir qualquer coisa com voc. Voc arrogante demais. Voc nunca (generalizaes desse tipo tambm so timas) escuta o que digo. Voc acha que Deus, no acha? Naturalmente, como um bom cristo, voc estar dizendo tudo isto para falar a verdade em amor. Finalmente, no deixe que suas emoes lhe ensinem coisa alguma. Saia dali emburrado, tome duas aspirinas e concentre-se enquanto seu cnjuge foi, , e sempre ser irracional! Obviamente, as reaes doentias enumeradas acima so uma descrio perfeita de desastre dentro do casamento. Infelizmente, essas reaes so tpicas demais para muitos maridos e esposas. Em seu livro LearningforLoving (Aprender Para Amar), Robert McFarland e John Burton mostram que so poucos os casais com aptides sociais auto-suficientes e maturidade emocional para brigar construtivamente para o bem do seu casamento. Por isso, acreditamos que a maioria dos casais precisa urgentemente desenvolver aptides e aumentar sua fora emocional o suficiente para envolver-se em tais embates. Cremos que muitos casais tentam evitar conflito construtivo porque um dos dois ou ambos sentem que mudanas tero de ocorrer se comunicao adequada vier a se dar entre eles.

53

54 Mas para fazerem isso, os casais precisam estar dispostos a confiar um no outro a confiar um ao outro seus sentimentos e admitir que o que esto ouvindo e sentindo magoa ou perturba. Com demasiada freqncia maridos e esposas so orgulhosos demais para admitir para o outro quando esto se sentindo mal, zangados, magoados, etc. E o resultado que a comunicao fica paralisada. Dwight Small observa, entretanto: Toda comunicao em um relacionamento ntimo construda sobre a confiana mtua. Para se trocar confidncias com o outro precisa estar relativamente seguro, antes de mais nada, de que uma rea de confiana compartilhada. A confiana mtua cresce medida que cada um dos cnjuges comea a considerar o outro como pessoa cuja felicidade est entrelaada sua". E qual o antdoto para todos esses hbitos doentios? Existe um, se maridos e mulheres estiverem dispostos a reagir aos sentimentos de raiva das seguintes maneiras saudveis: Reaes Saudveis Antes de mais nada, conscientize-se de suas emoes. Esquea-se momentaneamente da discusso e concentre-se em suas reaes emocionais. O que est sentindo? Est sem graa (porque os argumentos dela parecem ser melhores que os seus)? Est com medo (Ele est ficando muito bravo espero que no me agrida)? Sente-se superior (Estou bem frente, e ela sabe disso)? No tenha medo de admitir sua emoo. Olhe atentamente para dentro de si e aceite o fato de estar zangado. Se for honesto, admitir que raiva de alta voltagem, e no apenas uma leve irritao ou frustrao. Agora investigue como a emoo chegou a. Pergunte-se: Por que estou bravo? Por que est meu cnjuge me atingindo desta maneira? Tente descobrir a origem de sua emoo. Pode ser que perceba o lampejo de algum complexo de inferioridade escondido que nunca voc reconheceu ou um temor ou fraqueza que voc no desejava admitir para seu cnjuge. Conte como est se sentindo para seu cnjuge. Simplesmente, apresente os fatos sem nenhuma interpretao ou juzo. Diga a ele algo como: Vamos pr um paradeiro nisto porque estou comeando a dizer coisas que realmente no so o que penso e no quero que isto acontea. Faa tudo menos julgar ou acusar seu cnjuge. No por culpa dele/a que voc est zangado/a. No o/a culpe, nem mesmo em seu ntimo. Resolva o que fazer com sua emoo. Qual a melhor coisa a fazer em seguida? Talvez voc deseje dizer a seu cnjuge: Vamos recomear. Acho que tenho estado muito na defensiva para ouvir voc. Gostaria de tentar novamente. Ou, se necessrio: Voc se importa se deixssemos de lado este assunto por enquanto? Acho que estou com os nervos muito flor da pele para continuar a falar disso agora. (No se esquea, entretanto, que melhor vocs trazerem de novo o assunto baila mais tarde, ou o problema continuar a crescer e perturbar os dois.) Em Conjoint Family Therapy (Terapia Familiar Conjunta), Virginia Satir ecoa muitas das idias expressas acima e diz: A pessoa que se comunica de forma funcional (saudvel) pode: (a) enunciar com firmeza seu ponto de vista, (b) e, entretanto, ao mesmo tempo esclarecer e qualificar o que diz, (c) sempre pedir que o outro comunique o que pensa, (d) e ser receptivo a essa comunicao quando ela vem". Algumas outras idias para se lidar com uma situao emocional de maneira saudvel so oferecidas por Howard e Charlotte Clinebell em seu livro The Intimate Marriage (O Casamento ntimo): Um casal pode achar til fazer a si mesmo perguntas tais como estas: Vale realmente a pena brigar por causa desta questo ou minha auto-estima que est sendo ameaada por algo que meu cnjuge disse ou fez? Em relao a esta questo ou rea problemtica, o que desejo o que meu cnjuge deseja que no estamos obtendo? O que devo dar no relacionamento para satisfazer eu mesmo as necessidades de meu cnjuge nesta rea? Que pequeno passo podemos dar a seguir neste momento para implementar esta deciso, tomada em conjunto atravs do dar-e-receber da discusso?

O QUE VOC ACHA? N 20 Voc est tendo uma discusso com seu cnjuge. Existem diversas visveis diferenas de opinio. Logo as vozes e as emoes comeam a se alterar. Voc est comeando a ter fortes sentimentos em relao ao que est acontecendo e em relao outra pessoa. O que deveria fazer quando as coisas chegarem a este ponto? Descreva como lidar com a situao descrita acima de uma forma doentia:

55 Agora escreva um dilogo entre duas pessoas lidando com a situao de maneira saudvel: Ele:

Ela:

Ele:

Ela:

Princpios Prticos Para Controlar a Raiva til saber o que a raiva, as causas dela, diferentes tipos de reaes a ela, o que a Bblia diz acerca de se ficar zangado, reaes saudveis e doentias raiva, etc., etc. Mas o que conta, afinal, o que faz com os sentimentos de raiva quando voc os tem. Resumindo esta seco a respeito da raiva, damos dez princpios prticos para enfrentar os sentimentos de raiva e control-los. Lembre-se, no obstante, que o cristo percebe que no controla a ira (ou qualquer outro problema) inteiramente por suas prprias foras. Ele depende do Esprito Santo para gui-lo e dar-lhe poder para tanto. E jamais o Esprito Santo to necessrio quanto quando a pessoa sente que est ficando louca da vida. Segundo a parfrase que A Bblia Viva faz de Glatas 5:19, 20, quando seguimos nossas prprias inclinaes erradas (a carne), nossas vidas produzem resultados maus. E enumerados como maus resultados esto o dio e luta, cime e ira.., Queixas e crticas, o sentimento de que todo mundo est errado exceto voc. Por outro lado, . . .Quando o Esprito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzir em ns esta espcie de fruto: amor, alegria, paz, pacincia, bondade, retido, fidelidade, mansido e domnio prprio... (Glatas 5:22, A Bblia Viva). Contra o fundo, ento, das palavras do apstolo Paulo aos glatas a respeito de como lidar com a ira e outras emoes bsicas, damos aqui dez passos prticos que voc pode dar: 1.Conscientize-se de suas reaes emocionais. Pergunte a si mesmo: O que estou sentindo? 2.Reconhea suas emoes e admita que voc est sentindo isso. Admitir o sentimento de raiva no significa que voc tem de agir de acordo com ele.

56 3.Tente entender por que voc est com raiva. O que trouxe esse sentimento? Conforme mencionado no captulo 6, geralmente ficamos bravos quando algo nos frustra. Sofremos de frustrao de nosso querer, nossos impulsos, desejos, ambies, esperanas, esforos, fome ou vontade. Quando estiver ficando com raiva, pergunte a si mesmo: Minha raiva originada pela frustrao? Depois pergunte: Que tipo de frustrao? A seguir: O que ou quem a causa da minha frustrao? Pergunta seguinte: Que soluo positiva posso achar para isso?. Outras razes pelas quais ficamos com raiva incluem: A possibilidade de dano fsico ou emocional. Nossa segurana ameaada e, como defesa, nos enraivecemos. Ficamos enraivecidos por causa de injustias para com outros, ns mesmos ou a sociedade. De modo geral, este pode ser um tipo nobre de ira que justificado. Mas cuidado para no permitir que sua justa indignao pela injustia se confunda com outra causa bsica da raiva que : o egosmo... A principal causa da raiva na maioria de ns. Se formos honestos a esse respeito, ficamos bravos porque no estamos conseguindo que as coisas saiam como desejamos. No estamos conseguindo o que desejamos. 4. Voc consegue criar outras situaes nas quais a raiva no ocorra? O que foi que voc fez para levar a outra pessoa a reagir da forma que o deixou com raiva? 5. A raiva a melhor reao? Anote as conseqncias de ficar zangado. Qual uma reao melhor? Que resultado trariam a bondade, a simpatia, a compreenso da outra pessoa? Voc pode confessar a ela seus sentimentos? 6. sua raiva a do tipo que ferve rapidamente? Se for esse o caso, respire fundo algumas vezes ou conte at dez. Concentre-se nas foras e qualidades positivas da outra pessoa ao invs de nos seus defeitos. 7. Voc percebe que muito crtico das outras pessoas? O que isto faz por voc? Seja menos desconfiado quanto aos outros. Oua o que eles dizem e sentem. Avalie seus comentrios ao invs de conden-los. Eles podem ter algo a lhe oferecer. Seu esprito crtico e sua raiva vm de um desejo de fazer-se sentir melhor? So suas opinies sempre exatas ou poderiam ser melhoradas? V mais devagar em sua fala e reaes para com os outros. Fique de olho em seus gestos e expresses, pois estes podem transmitir rejeio e crtica da outra pessoa. Voc consegue expressar apreciao e elogios em lugar de crticas? 8. Pode haver uma hora em que sua raiva ou crtica sejam bem fundadas. Quando as expressar, planeje com antecedncia e faa-o de tal maneira que a outra pessoa possa aceitar o que diz. Use a hora certa, tato e um desejo de ajudar a outra pessoa em lugar de destru-la. 9. Arranje um amigo com quem possa conversar sobre seus sentimentos e deixe que as sugestes dele o ajudem a discernir melhor o que acontece com voc. Admita como se sente e pea-lhe orientao. 10. Passe algum tempo orando pela dificuldade que tem com seus sentimentos. Admita francamente sua situao para Deus. Pea-lhe que o ajude. Decore versculos da Bblia que falam da ira, e versculos que falam sobre como agir em relao aos outros. Decore-os, compreenda-os e coloque-os em prtica. (Revise os versculos que falam acerca da ira, encontrados no captulo 6.)

57 Como Ser Cristo e Irado Sim, possvel indignar-se de um modo cristo. A ira crist, entretanto, deve satisfazer a trs condies: Deve ser dirigida contra algo errado e mau. Deve ser controlada e. no uma paixo ardente, descontrolada. Deve ser isenta de dio, malcia ou ressentimento. Trs breves sentenas facilmente ditas, no to facilmente vividas especialmente no casamento onde os sentimentos so profundos e a sensibilidade est quase sempre no seu ponto mais agudo. Mas isso pode ser feito mesmo que seja atravs de um pequenino passo de cada vez. Precisa ser feito se voc e seu cnjuge quiserem aprender a tratar a raiva e o conflito. Em seu excelente livro After Youve Said IDo (Depois de Ter Dito o Sim), Dwight Small observa: Como uma realidade dentro do casamento, o conflito pode ser direcionado criativamente para o bem; faz parte do processo de crescimento. Jamais subestime suas possibilidades positivas!... No casamento cristo, o conflito com sua exigncia de confisso, perdo e reconciliao um meio usado por Deus para ensinar a humildade. , Pergunte a si mesmo: Ser que realmente desejo mudar e tornar-me mais capaz de tratar a raiva, a frustrao e os sentimentos hostis? Quero realmente tratar criativamente o conflito para o bem? Se suas respostas a estas perguntas forem sim, ento leia a prece de Paulo pelos efsios (Efsios 3:16-21). Renove sua dedicao a Cristo e a Seu amor, e transporte esse amor e o poder do Esprito Santo para dentro do seu casamento para a arena-chave, onde a raiva e frustrao ocorrem em vrios graus quase diariamente, O tremendo poder de Deus est operando dentro de voc e Ele capaz de fazer por voc mais do que voc jamais ousaria pedir ou sonharia ser possvel alm de sua prece, seus desejos, seus pensamentos ou esperanas mais elevados! QUAL O SEU PLANO? Se voc e seu cnjuge estiverem estudando este livro juntos, obtero melhores resultados se completarem o material que se segue individualmente e depois discutirem juntos as respostas. Ao compararem idias, sentimentos e atitudes, alcanaro novos patamares de comunicao e compreenso em seu relacionamento conjugal. 1. Descreva o comportamento ou atitude que voc deseja mudar (por exemplo: raiva, ansiedade, brigas, gritaria, etc.).

2. Enumere diversas razes muito pessoais para se livrar deste comportamento ou atitude.

3. Motivao para mudar muito importante. Dentre suas razes para se livrar do comportamento ou atitude, escolha a mais importante. Escreva-a aqui.

58

4. Comece a pensar sobre como voc deveria mudar seu comportamento se deseja ser bem sucedido/a. Escreva aqui essas idias.

5. Adote uma atitude positiva. Qual tem sido sua atitude para com essa mudana no passado? Descreva. Indique qual atitude voc vai ter agora. Como far para manter essa nova atitude? Escreva aqui sua resposta.

6. Toda vez que voc elimina um comportamento ou atitude que no aprecia, muitas vezes fica um vcuo ou vazio no lugar. Freqentemente, a pessoa prefere um comportamento mau ou pobre a este vazio e por isso reverte ao padro anterior. Para que isto no acontea, coloque um COMPORTAMENTO POSITIVO no lugar do negativo. Descreva o que voc pode colocar no lugar do comportamento ou atitude que est descartando.

7. Leia Efsios 4:31, 32. Enumere o comportamento ou atitude positivos que esta passagem sugere para substituir o negativo. Escreva como voc se v colocando esta passagem em prtica na sua vida. Descreva situaes especficas e descreva como voc se enxerga pondo em prtica o que as Escrituras sugerem. Descreva as conseqncias de pensar e comportar-se desta nova maneira. EXEMPLO Efsios 4:31,32 Comportamento ou Atitude Negativos a Serem ELIMINADOS Enumere os resultados deste comportamento. D diversos exemplos de CADA um. Amargura (Ressentimento, dureza)

59 Raiva (Fria, antagonismo, exploso)

Ira (Indignao, raiva violenta, exaltao)

Clamor (Bate-boca)

Calnia (Falar insultuosamente)

Comportamento ou Atitude Positivos a Serem INICIADOS Qual voc acha que seria o resultado de seguir essas trs ordens? Enumere diversos para cada uma. Benignidade (bondade de corao)

Compaixo (compassivo)

Perdo (uma ao)

Agora escreva aqui maneiras prticas nas quais voc se enxerga comportando-se ou fazendo essas coisas sugeridas no versculo.

60

Enumere quando e como voc comear e as conseqncias que espera. Seja bem especfico.

A ansiedade e a preocupao so causas bastante comuns de problemas dentro do casamento. Quando um dos cnjuges est se virando no avesso de medo e ansiedade, a infelicidade est presente. Horas gastas com preocupao acabam resultando em dias de desnimo, quando nada d certo, tanto para o marido como para a esposa, mesmo que somente um deles esteja preocupado. Voc j parou para pensar que a preocupao quase nada tem a ver com o presente exceto para torn-lo miservel? A preocupao se relaciona quase que exclusivamente com o passado ou com o futuro. Voc revive erros passados ou o que algum fez para voc ontem... Ou o que no fizeram ou falaram de voc. E, antes que perceba o que est acontecendo, voc est passando um dia horrvel s por estar se concentrando no passado. verdade que muitas vezes necessrio avaliar

61 o que aconteceu e uma coisa boa aprender com as experincias passadas. Mas, quando voc se preocupa, consegue realmente avaliar e aprender claramente? E, mais importante ainda, ser que a preocupao j conseguiu alguma vez mudar o que aconteceu ontem? Ou talvez no seja o passado o que o preocupa. o futuro que o faz perder o controle sobre a preocupao. Voc olha as contas e as obrigaes financeiras que voc ter de pagar nos prximos seis meses e sucumbe ao nervosismo. Talvez voc seja perseguido pelo medo de perder a sade, que lhe tira o sossego, ou possveis problemas futuros com seu emprego. Seja l o que for, quando a preocupao domina seu pensamento, voc nem tem tempo para notar o dia de hoje. No admira que os casamentos enfrentem problemas profundos quando a preocupao consome grandes blocos de energia do marido ou da esposa. Casamentos saudveis, bem-sucedidos, precisam de pessoas dedicadas s alegrias e problemas de hoje. Quanta preocupao existe em seu casamento? Em sua prpria vida? Voc j analisou alguma vez o que preocupa voc e seu cnjuge com maior freqncia? o passado? O que voc poderia ter feito ou deveria ter feito? Ou o futuro que o leva a preocupar-se? Temor do que acontecer a seus filhos quando estiverem por conta prpria? A preocupao sobre o dinheiro necessrio para pagar as contas d ns em seu estmago? O QUE VOC ACHA? N 21 1. Reveja, em pensamentos, a semana passada. Voc passou algum tempo sentindo ansiedade ou Preocupao?

2. Voc percebeu se seu cnjuge estava preocupado? 3. Se a preocupao esteve presente na semana passada, sobre o que voc se preocupou especificamente? Voc sabe a respeito do que seu cnjuge se preocupou?

4. Voc pode enumerar os benefcios e resultados que ocorreram como resultado de sua preocupao?

Definindo o Medo, a Ansiedade, a Preocupao Deus criou o homem como ser emocional, pensante. Por sermos humanos, temos a capacidade de ficar remoendo as coisas, de sentir de uma ou outra forma acerca de dada situao. O medo um dos sentimentos que todo mundo sente de tempos em tempos. Por exemplo, o medo que se baseia em perigos fsicos externos reais um medo salutar. Evita que sejamos feridos por caminhes, armas, foges quentes, etc. O medo uma emoo e, como tal, torna-se energia ou uma fora dinmica. E tambm um impulso que nos impele a fazermos algo. Quando nos referimos ao medo, pensamos em palavras tais como assombro, acanhamento, timidez, susto, alarme, pnico, terror e horror. Quando encontramos algum que est com medo, dizemos que est: atemorizado, alarmado, nervoso, descontrolado, perturbado, amedrontado, assustado, acanhado, tmido, sem graa, desconfiado, apavorado ou espantado. Ento, qual a diferena entre medo e ansiedade? Ansiedade o sentimento de apreenso, tenso ou desconforto que produz a sensao de perigo iminente, e que no se origina na lgica ou em uma causa razovel. Medo, por outro lado, uma reao emocional reconhecida

62 conscientemente, geralmente estimulada por uma ameaa real (ou pelo menos uma que parea muito real pessoa atemorizada).

Uma forma de ver essa diferena se considerarmos que o medo externo e a ansiedade interna. A ansiedade pode ser definida como medo na ausncia de uma causa adequada. A ansiedade surge como uma reao ao perigo e/ou ameaa, porm a fonte desta desgraa prestes a se abater geralmente no muito clara. Os gregos descreviam a ansiedade como foras opostas em ao para dividir o homem. Muitas vezes, usamos a palavra preocupao como sinnimo de ansiedade, mas isto no bem exato. A pessoa preocupada passa grande parte do tempo pensando e meditando sobre um problema real ou imaginrio. Fica remoendo esse problema em sua cabea. De forma geral, comea a pensar o pior acerca de uma situao e atravessa muitas pontes antes de chegar a elas". O profeta Habacuque d uma descrio grfica de algum envolvido pela preocupao: Ouvi-o, e o meu ntimo se comoveu, sua voz tremeram os meus lbios; entrou a podrido nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram: pois em silncio devo esperar o dia da angstia... (Habacuque 3:16). Em seu livro How To Win Over Worry (Como Vencer a Preocupao), John Haggai comenta: A preocupao divide os sentimentos, e por isso falta estabilidade s emoes. A preocupao divide a compreenso, e por isso as convices so superficiais e inconstantes. A preocupao divide a faculdade de percepo, e por isso o poder de observao fica defeituoso e at mesmo falso. A preocupao divide a capacidade de julgamento, e por isso as atitudes e decises so freqentemente injustas. So decises que causam dano e tristeza. A preocupao divide a faculdade determinativa, e por isso planos e propsitos, se no forem cabalmente descartados, no sero cumpridos com persistncia". A preocupao e a ansiedade debilitam e derribam a pessoa. Em contraste: O nimo sereno a vida do corpo... (Provrbios 14:30). Voc est conscientemente controlando a preocupao na sua vida? Est descobrindo maneiras de enfrentar seus dias com animo sereno?. O QUE VOC ACHA? N 22 1. Voc consegue determinar com preciso aquilo que mais causa ansiedade e preocupao em sua vida? Se conseguir, indique qual .

2. Como voc descreveria esta preocupao?

63 Doentia Normal

3. Explique por que essa foi descrio que escolheu.

Como Voc Pode Vencer a Preocupao Praticamente todo mundo concorda que a ansiedade e a preocupao so destrutivas. Mas como que a pessoa se liberta das garras da preocupao? A Bblia d diretrizes crists prticas para se tratar disso. Por exemplo, Paulo faz lembrar ao cristo que... VOCE FILHO DE DEUS. DEPENDA DE SEU PAI CELESTIAL PARA AJUDA-LO. E agora, assim como vocs confiaram em Cristo como Salvador, confiem Nele tambm para os problemas de cada dia; vivam em unio vital com Ele. Deixem que as razes de vocs se aprofundem Nele e extraiam Dele a nutrio. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. E que a vida de vocs transborde de alegria e gratido por tudo quanto Ele tem feito (Colossenses 2:6,7, A Bblia Viva). No se aflijam com nada; ao invs disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocs, e no esqueam de agradecer-Lhe suas respostas. Se fizerem isto, vocs tero experincia do que a paz de Deus, que muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservar a mente e o corao de vocs na calma e tranqilidade, medida que vocs confiam em Jesus Cristo (Filipenses 4:6, 7, A Bblia Viva). Quando voc l estas instrues, elas parecem to animadoras. Realmente maravilhosas. Mas como que a gente as pe em prtica para evitar a preocupao? Em suma, Paulo est dizendo: No tente enfrentar suas dificuldades sozinho. A preocupao assume o comando quando voc olha para uma situao sombria e comea a inquietar-se: Isto horrvel. No tenho como me sair desta. Estou perdido. Isto pode (ou no) ser verdade, no que se refere sua pessoa, mas voc no est sozinho. Pode voltar-se para Deus e contar-Lhe como as coisas esto difceis e confiar Nele para ajud-lo. Confie em Seu poder e fora para ajud-lo a vencer. Lembre-se de que tem escolha quanto a quem manda na cacho-la. Seus pensamentos o controlam ou voc os controla? Por exemplo, ao acordar pela manh, as preocupaes assumem o controle e comeam a ditar a voc que disposio vai ter? Ou voc diz: Um momento! Preocupar no ajuda nada. Ocupe seus pensamentos com outras coisas. Ocupese fazendo algo que exija sua ateno. No deixe que a preocupao mande na sua cachola. Com a ajuda de Deus, escolha no preocupar-se. Concentre-se na realidade. Imaginar o que poderia acontecer ou devanear sobre as conseqncias pode levar a uma condio extrema de preocupao e ansiedade. Enfrente a verdadeira situao e conte a Deus do que est necessitando. Conforme diz Paulo: Se fizerem isto, vocs tero experincia do que a paz de Deus, que... Conservar a mente e o corao de vocs na calma e tranqilidade, medida que vocs confiarem em Cristo Jesus.

64 Seja honesto consigo mesmo e aceite seus problemas. No fique com medo de ser pouco espiritual ou decado por estar desanimado e preocupado. No se preocupe em estar preocupado; isso s piora as coisas. Ao contrrio, avalie honestamente seus sentimentos. Defina seu problema. E depois, siga o conselho de Paulo: ... Assim como vocs confiaram em Cristo como seu Salvador, confiem nEle tambm para os problemas de cada dia. Ser bom, tambm, se voc agradecer a Deus o problema, bem como Sua resposta... Mesmo que no veja uma soluo naquele momento. Lembre-se de que Tiago escreveu: . . .A vida de vocs est cheia de dificuldades e de tentaes? Ento, sintam-se felizes porque quando o caminho spero, a perseverana de vocs tem a oportunidade de crescer Portanto, deixem-na crescer, e no procurem desviar-se dos seus problemas (Tiago 1:2-4, A Bblia Viva). Jesus deu a Seus discpulos um princpio slido para tratar da ansiedade e do medo... CONCENTRE-SE NA SOLUO AO INVS DE CONCENTRAR-SE NO PROBLEMA. Este princpio ilustrado graficamente na narrativa que Mateus faz de Pedro andando sobre as guas: E os discpulos, ao verem-no andando sobre as guas, ficaram aterrados, e exclamaram: um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes falou: Tende bom nimo! sou eu. No temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se s tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as guas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as guas e foi ter com Jesus. Reparando, porm, na fora do vento, teve medo; e, comeando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mo, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena f, por que duvidaste? Subindo ambos para o barco, cessou o vento. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente s Filho de Deus! (Mateus 14:26-33). Pedro estava indo bem enquanto andou pela f e manteve sua mente e seus olhos fixos em Cristo. Mas quando desviou sua ateno para o vento e as ondas (seus problemas), estes tornaram-se avassaladores. Cristo deseja que O busquemos pela f que temos nEle e, dependendo de Sua ajuda e orientao, usemos os recursos nossa disposio para encontrarmos solues para nossos problemas. Por exemplo, experimente estas idias que visam a soluo dos problemas. Pense em termos de possveis solues. Enumere suas preocupaes e ansiedades. Seja especifico e completo em suas descries. Se estiver realmente preocupado com os pagamentos da casa este ms, no escreva apenas finanas. Ao invs disso, coloque dinheiro para pagar a prestao da casa e quaisquer outros problemas monetrios urgentes que tenha. Depois, faa uma lista das possveis solues. Essa lista pode incluir um emprstimo, arranjar um servio extra, vender alguma relquia, ou at mesmo fazer uma venda de coisas que possa dispensar. Inclua todas as possibilidades que lhe venham mente e ore pedindo que Deus o ajude a escolher que direo tomar para chegar a uma soluo.

65 Trabalhe ativamente nas solues. Enumerar possveis solues no basta. Aja. Por exemplo, se voc sente que se preocupa bem mais do que a mdia das pessoas, e que algo deve estar errado com voc, marque uma consulta com seu mdico. O mau funcionamento das glndulas, deficincias de algumas vitaminas, alergias, falta de exerccios e fadiga emocional ou fsica podem s vezes apresentar-se sob a forma de preocupao ou ansiedade. Ao procurar os motivos de sua preocupao, elimine, antes de mais nada, a possibilidade de causas fsicas. No se concentre nas coisas que o preocupam. Quando Pedro concentrou-se na altura dos vagalhes, comeou a afundar. Reconhea o que faz aumentar sua ansiedade e preocupao. Fique longe dessas reas. Suponha que voc e seu cnjuge no consigam discutir poltica sem que a tenso se eleve. Ou talvez seu cnjuge siga de perto os noticirios mas voc fique todo aborrecido e preocupado a respeito da terrvel situao do mundo. Reconhea a situao e encontre uma resposta para ela. Quando for a hora do noticirio, talvez voc deva ocupar-se em outra parte da casa com uma atividade que verdadeiramente lhe d prazer. Ou ento ajude algum da famlia que esteja precisando de auxlio. Uma ex-preocupada explica: Quando comeo a ficar nervosa e a preocupar-me por meu marido e eu termos tanta diferena de opinio, ocupo-me em agradecer a Deus por todas as bnos que temos gozado juntos. As vezes, chego at a fazer uma lista das bnos. Quando comeo a enumer-las uma a uma, parece que as preocupaes perdem a importncia". til lembrar que Jesus ensinou seus seguidores a ...ACEITAR O QUE NO PODE SER MUDADO... DETERMINAR SUAS PRIORIDADES E MANT-LAS COMO TAL... VIVER UM DIA CADA VEZ. Veja se pode localizar estes princpios nas seguintes palavras acerca da ansiedade ditas por Cristo: Por isso vos digo: No andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de come ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. No a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do cu: no semeiam, no colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, no valeis vs muito mais do que as aves? Qual de vs, por ansioso que esteja, pode acrescenta um cvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vesturio? Considerai como crescem os lrios do campo: eles no trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomo, em toda a sua glria, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanh lanada no forno, quanto mais a vs outros, homens de pequena f? Portanto, no vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? porque os gentios que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas cousas vos sero acrescentadas. Portanto, no vos inquieteis com o dia de amanh, pois o amanh trar os seus cuidados; basta ao dia o seu prprio mal (Mateus 6:25-34).

66 Aceitar o que no pode ser mudado, determinar as prioridades e mant-las como tal, e viver um dia de cada vez podem tirar muita da preocupao e ansiedade do relacionamento matrimonial. Tente imaginar o que aconteceria a reas problemticas em seu prprio casamento se voc conseguisse... Aceitar o que no pode ser mudado. Voc provavelmente j leu a prece de Reinhold Niebuhr: O Deus, d-nos serenidade para aceitarmos o que no pode ser mudado, coragem para mudar o que deveria ser mudado, e sabedoria para distinguir uma coisa da outra. E se voc fizer dela uma prece pessoal que realmente traduza o que sente? Enfrente o fato de que no h quantidade alguma de preocupao, nada que possa dizer, que v verdadeiramente mudar seu cnjuge. Por outro lado, aceitar e amar seu cnjuge como ele/ela pode libertar cada um de vocs da preocupao. As mudanas em voc podem muito bem ser o que Deus usar para ajudar seu casamento a ficar mais forte e mais satisfatrio. Em seu livro Are You Fun to Live With? ( Divertido Viver com Voc?), Lionel Whiston conta a respeito de um homem, Pedro, que tentou por muitos anos mudar sua mulher para que ela fosse mais como ele achava que ela deveria ser. Mas tudo que ele conseguiu com isso foi briga ou ouvidos moucos". Whiston continua, dizendo: Mas recentemente, um lampejo de percepo ocasionou grande diferena em Pedro... Ele encontrou mais gozo em amar a famlia como ela , no pelo que poderia se tornar. Pedro ainda anela pela hora em que sua esposa se unir a ele na f crist, e pergunta-se com freqncia: Quando ser que minha esposa vai mudar e ser realmente minha companheira? Ento ele mesmo responde: No sei, e, de certa forma, nada tenho a ver com isso. Minha tarefa a de am-la, gozar sua companhia, e ser o melhor marido e pai que puder. Se Deus quiser mudar a Arlene, ele o far. Enquanto isso, estou contente por ter-me casado com ela". Determine as prioridades. Com o que vale a pena preocupar-se? Voc est se preocupando com problemas reais? Conforme A Bblia Viva, as palavras de Cristo so: Portanto, meu conselho : No fiquem preocupados a respeito de coisas: O que comer, o que beber e o que vestir. Porque vocs j tm a vida e o corpo e eles so muito mais importantes do que o que comer e o que vestir (Mateus 6:25). Como cristo, voc goza do perdo de Deus. Voc tem a vida abundante vida na famlia de Deus. Lembrar-se disso o ajuda a enxergar com clareza seus valores? O dinheiro pode estar curto; suas roupas podem estar ficando um pouco velhas. Voc pode estar marcando mais fracassos que sucessos em sua tabela. Ao trabalhar em direo soluo de seus problemas, mantenha seus valores no lugar certo lembrando-se de que a segurana do cristo pouco tem a ver com o sucesso ou o fracasso. Como cristos, cremos que Cristo nos ama plenamente quer sejamos bem ou mal-sucedidos. Ele suprir nossas necessidades ao descansarmos nEle e em Sua Palavra para nos ajudar a manter nossos valores no lugar certo em todas as reas de nossa vida. Viva um dia de cada vez. Voc est se preocupando com seu casamento ou gozando-o? Voc j curtiu seu cnjuge hoje? Ou est preocupado demais com o que vai acontecer amanh para manter o agora em foco? claro que a casa precisa de um novo teto e que os dentes do Joozinho precisam de aparelho, e que voc no pode esperar muito mais para fazer aquela reviso nos freios do seu carro. Mesmo assim, Jesus diz: No fique ansioso com o amanh. Deus cuidar do seu amanh tambm. Viva um dia de cada vez. Voc acredita nisso? melhor acreditar. Hoje o nico dia de que dispe. O QUE VOC ACHA? N 23 1. Revise os princpios bblicos que ensinam como tratar a preocupao. Escolha uma ou duas idias que sejam especialmente significativas para voc. 2. Agora pense nas maneiras como deseja usar as idias para ajud-lo a deixar a preocupao e mover-se em direo a uma posio de maior liberdade e confiana em Deus. 3. Voc consegue pensar em pelo menos uma forma pela qual confiana e f em Deus ao invs de preocupao fortalecero seu casamento? Seja especfico/a.

67 A Tenso Pode Ser Uma Boa Coisa Para o Seu Casamento Uma palavra final sobre problemas e tenso as coisas que o levam a preocuparse. Situaes de tenso podem ser valiosas no que se refere ao seu casamento. Como diz Dwight Small: Os momentos mais difceis da vida podem ser tambm horas em que nos comunicamos com mais profunda compreenso mtua. E a experincia de casais que estiveram casados por muito tempo que algumas das melhores horas de dilogo tem ocorrido durante reveses. A perda de um emprego, a doena de um filho, a morte de um progenitor tais experincia no podem deixar de trazer uma necessidade de cooperao e ao decisiva. Isto faz com que duas pessoas sintam como precisam uma da outra de maneiras especiais". Quando as dificuldades chegam, ao invs de permitir que a preocupao o deixe fraco e miservel, busque a Deus e a seu cnjuge, confiante de que, juntos, vocs podem enfrentar cada dia. QUAL O SEU PLANO? 1. Leia a seguinte passagem da Escritura e escreva o que devemos fazer e por que devemos faz-lo: Lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs (1 Pedro 5:7). O que devo fazer:

Por que devo fazer isso:

2. Qual o plano para eliminar a ansiedade ou a preocupao na passagem: Tu, Senhor, conservars em perfeita paz aquele cujo propsito firme; porque ele confia em ti (Isaas 26:3)? A palavra propsito refere-se nossa vida mental ou ao pensamento. Sobre o que voc pensa ou medita?

3. Leia a passagem bblica que se segue: No andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porm, sejam conhecidas diante de Deus as vossas peties, pela orao e pela splica, com aes de graa. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e as vossas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Filipenses 4:6-8). Enumere suas ansiedades:

68

Enumere suas peties especficas:

Enumere algumas coisas especficas sobre que pensar que satisfaam as exigncias do versculo 8.

Da prxima vez em que comear a se preocupar, lembre-se de Filipenses 4:8 e concentre-se naquilo que verdadeiro, respeitvel, justo, puro, amvel, de boa fama, virtuoso e louvvel. Juntamente com seu cnjuge, isole uma ansiedade ou preocupao especifica que cada um de vocs tenha. Orem a respeito dela e usem os versculos que estudaram acima para inspirlos a literalmente esquecer-se de seus problemas e ansiedades.

69 Mitos aucarados mostram o casamento como a poca em que vocs vivem felizes para sempre (especialmente se forem cristos!). Brigas e discrdias, dizem os mitos, simplesmente no tm lugar em um casamento saudvel, espiritual. Mas o acar que recobre os mitos derrete facilmente sob o calor da realidade matrimonial, O casamento inclui conflitos, porque o casamento a unio de dois indivduos que tm pontos de vista, pontos de referncia e valores singulares. No h duas pessoas que consigam concordar acerca de tudo todo o tempo. Em qualquer casamento, haver conflito de tempos em tempos. O que, exatamente, conflito? Para algumas pessoas, a palavra suscita imagens de campos de batalha e guerra. Este um dos significados de conflito, mas aquele com o qual este captulo se preocupa , de acordo com o dicionrio: Discrdia, tenso emocional resultante de necessidades ou foras intimas incompatveis. Essa definio um desafio para todo casal. Como tratar suas discrdias as tenses que surgem quando as necessidades e foras de um dos cnjuges esto em total oposio aos do outro? Como fazer para evitar que a oposio de necessidades se transforme em briga armada? Todo casal precisa saber como tratar o conflito de maneira criativa e construtiva. Objetividade, flexibilidade, disposio para ceder (Espremer o tubo de pasta de dentes na ponta ao invs de no meio: esse realmente um dos grandes problemas da vida?) e a disposio para permitir que a outra pessoa seja ela mesma, tudo isso precisa ser desenvolvido se os casais desejarem gozar um relacionamento conjugal cada vez mais satisfatrio. Quando o conflito surge, deve ser enfrentado com a compreenso de que discordar no significa que o relacionamento est para se desfazer. Tampouco deve uma discrdia levar a um sururu dos bravos (verbal e/ou fsico). Maridos e esposas precisam saber como discordar cordialmente, ou, para usar uma expresso um pouco mais forte, brigar limpo. Infelizmente, poucos so os casais que recebem qualquer tipo de treinamento na arte de discordar cordialmente ou brigar limpo antes do casamento. O resultado que suas discrdias geralmente viram desavenas, discusses acaloradas e brigas. E nada disto precisa realmente acontecer. Qualquer casal pode lidar melhor com os conflitos se usar os dez princpios que se seguem: No Evite o Conflito Usando o Tratamento do Silncio Algumas pessoas usam o tratamento do silncio como forma de evitar a controvrsia. Elas usam o silncio como arma para controlar, frustrar ou manipular seus cnjuges. Ou s vezes o marido ou esposa escolhe o silncio por lhe parecer o menos doloroso. Talvez um dos cnjuges esteja silencioso agora porque no passado o outro no tenha sido um ouvinte atencioso. Tambm h sempre a possibilidade de que uma profunda mgoa esteja mantendo silencioso um dos cnjuges. Mas o silncio nunca faz bem a longo prazo. Calar ouro, diz o antigo ditado, mas tambm pode ser amarelo! No se esconda por trs dele por covardia, por estar com medo de tratar do problema sua frente. Conselheiros matrimoniais avaliam que pelo menos metade dos casos que eles vem incluem um marido silencioso. Os homens tem a tendncia de evitar conflitos em discusses. Ironicamente, os problemas que eles evitam so quase sempre aqueles que indicam onde os ajustes e mudanas devem ser feitos e depressa. Eis aqui um estilo tpico que resulta no uso do silncio. Quando os cnjuges no esto comunicando porque um dos dois no diz nada, os dois experimentam frustrao e uma crescente sensao de futilidade, e tudo isso complica mais o problema do silncio. Quanto mais a pessoa comunicativa tenta conversar, mais a pessoa silenciosa se afunda em sua toca hostil. Da, a pessoa que est tentando conversar sente-se cada vez mais intil, inadequada e magoada. O cnjuge falante pode tentar gritar, ou at a violncia, numa tentativa de tirar o parceiro silencioso de seu refgio. Mas isto ftil, pois nada mais faz do que empurrar o cnjuge silencioso para um silncio cada vez maior. Quando voc diz a uma pessoa silenciosa: Por que voc no fala comigo? Por favor, diga alguma coisa por que no conseguimos nos comunicar?, ou outros apelos desse tipo, geralmente o que voc consegue reforar o silncio dessa pessoa! Ento, como voc encoraja uma pessoa silenciosa a falar? Primeiro, voc tem de permitir que o cnjuge silencioso escolha a hora de falar. Da, quando essa pessoa falar, voc tem de comunicar de todas as formas que puder, que est disposto a ouvir sem julgar o que est sendo

70 dito; que voc est disposto a aceitar sentimentos e frustraes. A pessoa silenciosa deve descobrir que voc realmente ouve e se importa. Se voc criar um clima de aceitao e no ameaador, o cnjuge silencioso muito provavelmente comear a falar, e ento a comunicao pode comear ou ser restabelecida. O QUE VOC ACHA? N 24 1. Marque como voc tende a reagir quando surge uma controvrsia: fala sem parar fecha a boca 2. Enumere diversas razes pelas quais voc acha que uma pessoa poderia preferir ficar quieta:

3. Quando seria a melhor ocasio para voc ficar quieto/a?

Por qu?

O seu silncio vai resolver o problema ou melhorar a comunicao a longo prazo?

4. Escreva aqui diversas coisas que voc pode fazer para encorajar um cnjuge silencioso a se expressar mais. No Acumule Cupons Emocionais Fique sempre de olho em voc mesmo para certificar-se de no estar acumulando hostilidade. Um marido ou esposa, por exemplo, pode facilmente acumular muita hostilidade ao tentar lidar com um cnjuge que lhe est dando o tratamento do silncio (discutido acima). Mas o pior mtodo para se lidar com sentimentos de irritao ou frustrao negar sua existncia e refre-los. Os sentimentos tm de ser expressados. No se deve permitir que eles se acumulem. Alguns indivduos, porm, tratam suas emoes como se fossem cupons de desconto. Guardam toda pequena irritao como se fosse um cupom. Acumulam muitos cupons e, por fim, quando alguma coisa acontece que a ltima gota dgua, explodem e cobram o pagamento de todas as irritaes e frustraes guardadas. J acumularam todos os cupons que agentaram e resolvem que agora a hora de descont-los. Desta forma, acham que esto

71 lucrando alguma coisa com todo o aborrecimento que tiveram. De certa forma, descontam todos os cupons, e dizem a si mesmos: Bem, pelo menos agora me sinto melhor. Voc um colecionador de cupons emocionais? Se suspeitar que a resposta sim, est na hora de comear a dar um jeito nisso. t muito melhor liberar suas emoes medida que surgem. Deus criou-nos a todos com a capacidade de sentir profundamente, mas precisamos expressar o que sentimos. Devemos e podemos expressar-nos de maneira salutar. Muitas das discusses, das desavenas e brigas que ocorrem entre casais acabam virando sesses sdicas, emocionalmente prejudiciais. Como que voc resolve suas discrdias? Uma questo fundamental como voc trata a sua raiva aqueles sentimentos fortes, at mesmo ardentes, de desagrado que tomam conta de voc? Como que sua raiva trata voc? (Ao chegar a este ponto, pode ser que voc queira fazer uma reviso dos captulos 6 e 7 sobre como tratar a raiva). Suponha que seu cnjuge aja de maneira negativa para com voc ou at fique com raiva de voc. Pergunte-se o seguinte: Estou realmente sendo magoado/a ou afetado/a por isto? Retribuir com raiva, mesmo que justificada e racional, vai realmente ajudar aqui? Ficar com raiva a coisa mais eficaz que posso fazer? O que vai a minha raiva resolver? Como reajo ou respondo pessoa que est com raiva? Faa tudo menos dizer a ela: Olhe, no v ficar com raiva. Quando voc diz isso, o efeito exatamente o oposto! Ao invs disso, tente dizer to mansamente quanto conseguir: Sinto muito que alguma coisa esteja enraivecendo voc. Se for eu, peo desculpas. O que posso fazer para ajudar? Esta sugesto eficaz em casa, no trabalho em quase todos os lugares. Por estranho que parea, isso soa vagamente familiar como algo tirado da Bblia. Salomo, que teve um bocado de experincia matrimonial, escreveu certa vez: A resposta branda desvia o furor (Provrbios 15:1). O QUE VOC ACHA? N 25 1. Faa uma lista das diversas formas pelas quais pode expressar raiva sem ferir a si mesmo e aos outros.

2. Declare a forma pela qual voc deseja que seu cnjuge lhe d a conhecer que est com raiva.

3. Como voc pode dar a conhecer a seu cnjuge que voc preferiria que sua raiva fosse comunicada de maneira diferente? Se Possvel, Prepare o Cenrio Para a Discusso Se souber que vai ter importante discusso sobre um tpico espinhoso, tente arranjar a melhor hora e lugar para isso. Assegure-se de que no haver interrupes. Pode ser que deseje tirar o telefone do gancho ou no atender porta. Se tiver filhos, pea-lhes para no interromp-los. Se eles no cooperarem, contem-lhes que esto tendo uma discusso muito sria e que falaro com eles quando terminarem de conversar. Os pais geralmente no so bem-sucedidos quando tentam esconder discrdias e discusses dos filhos. Permita que eles fiquem sabendo que vocs tm diferenas de opinies s vezes e que todos os membros da famlia tero ocasies em que no concordam. No se esqueam de que seus filhos aprendero.a discordar e discutir observando vocs. Se estabelecerem padres saudveis para discordar entre si, ser muito til para que seus filhos aprendam a discordar de maneira saudvel e tudo isso s vai aumentar a paz e a harmonia de seu lar.

72 Ataquem o Problema, No um ao Outro Faa tudo que puder para manter a discusso impessoal. Ao invs de atacar o problema, muitos casais atacam-se mutuamente com insinuaes, censuras e outros comentrios afiados. H uma histria antiga de um pastor no Estado de Wyoming, que observou o comportamento dos animais selvagens durante o inverno. Alcatias de lobos, por exemplo, invadiam o vale e atacavam bandos de cavalos selvagens. Os cavalos formavam um crculo com as cabeas voltadas para o centro do crculo e escoiceavam os lobos, que batiam em retirada. Viu tambm o pastor os lobos atacarem um bando de asnos selvagens. Esses animais tambm formaram um circulo, mas o fizeram com as cabeas voltadas para o lado dos lobos. Quando comearam a escoicear, acabaram ferindo uns aos outros. As pessoas podem escolher ser sabidas como o cavalo selvagem ou tolas como o asno selvagem. Podem escoicear o problema ou uma outra. Eis aqui cinco sugestes para ajudlo/la a escoicear o problema a discordar sem escoicear seu cnjuge: ... Comprove qualquer acusao ou afirmativa que fizer com fatos. ... Permanea no presente. Reclamaes com mais de seis meses no so permissveis. Evite dizer: Lembro-me de quando... Existe uma placa sobre a mesa de um senhor de negcios que diz: Lembre-se de Esquecer. Todos os casais precisam pendurar essa placa em seu casamento. O apstolo Paulo disse: ... Estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta nica coisa: esquecendo o passado e aguardando esperanoso aquilo que est frente... (Filipenses 3:13, A Bblia Viva). ... No faa referncias a parentes do lado do seu cnjuge. ... No faa referncias aparncia de seu cnjuge. Isto quer dizer que voc deve evitar inserir picuinhas ou comentrios desairosos acerca do excesso de peso, queda de cabelo, vestir-se mal, etc. Nada de cenas dramticas, por favor. Nada de alto grau de emotividade e exploses de lgrimas. Chorar muitas vezes uma forma de manipular a outra pessoa. Ameaas tambm servem para esse fim. Alguns cnjuges chegam ao ponto de ameaar suicdio para assim poder controlar o outro. Mas nenhum desses mtodos funciona, de modo geral. Ningum est distribuindo Oscars por atuao dramtica a pessoas casadas que estejam tentando solucionar suas diferenas.

73 O QUE VOC ACHA? N 26 E se seu cnjuge atacar voc ao invs do problema? 1. Se for feita uma acusao ou afirmativa que no seja comprovada por fatos, direi:

2. Quando uma reclamao de mais de seis meses for levantada, afirmarei:

3. Se for feita uma referncia a um parente meu, farei o seguinte:

4. Se eu fizer uma referncia aparncia de meu cnjuge, farei o seguinte:

5. Se for feita uma referncia minha aparncia, farei o seguinte:

6. Quando eu ou meu cnjuge apelarmos para a dramaticidade, farei o seguinte:

7. Revise suas respostas s seis situaes acima. So elas positivas ou negativas? Vo elas ajudar ou magoar seu cnjuge? Elas tornaro mais eficaz a comunicao da prxima vez ou tendero a atrapalhar futura comunicao? Se suas respostas foram negativas, ferinas ou tendendo a atrapalhar comunicao no futuro, escreva-as novamente!

74 No Atire Seus Sentimentos em Seu Cnjuge Aprenda como fazer para informar seu cnjuge acerca de seus sentimentos. No os lance como se fossem uma lana ou uma pedra. O Dr. Howard Clinebell sugere que um ... caminho para a comunicao produtiva aquele pelo qual tanto o marido quanto a esposa adquirem a aptido de falar sem arrodeios. Cada um pode ajudar o outro a compreender, perguntando-se: Estou dizendo o que realmente penso? Isto envolve aprender a estar consciente do que realmente se est sentindo e desenvolver a capacidade de expressar claramente esse sentimento. necessrio usar-se afirmativas diretas ao invs de arrodeios, especficas ao invs de generalizadas. A esposa critica o marido, que est sentado mesa do caf da manh, escondido atrs do jornal: Gostaria que voc no fizesse tanto barulho para tomar o caf. O que ela realmente est querendo dizer : Fico magoada quando voc se esconde por trs do jornal ao invs de conversar comigo. Falar francamente envolve ser honesto acerca dos sentimentos negativos tanto quanto dos positivos, e ser capaz de declar-los de maneira inofensiva: Sinto que..., ao invs de Voc .... E necessrio arriscar-se um pouco no comeo deste tipo de comunicao, at que tanto o esposo quanto esposa consigam confiar o bastante no relacionamento para poderem dizer o que realmente sentem. James Farmer conta histria de uma mulher que ficou rica e resolveu mandar escrever um livro sobre sua rvore genealgica. O conhecido escritor a quem ela contratou para esse servio descobriu que um dos avs dela havia sido eletrocutado na priso de Sing Sing. Quando ele disse que esse fato teria de ser includo no livro, ela implorou-lhe que o fizesse de maneira a esconder a verdade. Quando o livro foi publicado, dizia: Um de seus avs ocupou a cadeira de eletricidade aplicada em uma das mais conhecidas instituies dos Estados Unidos. Ele ficou muito apegado a esse ofcio e literalmente morreu no cumprimento dele. O significado em algumas tentativas de comunicao entre cnjuges quase to obscuro e confuso quanto esse. geralmente melhor dar o nome aos bois, com brandura se necessrio, mas claramente. Nas palavras do Pregador: H um tempo certo para cada coisa... Tempo para ficar quieto, tempo para falar (Eclesiastes 3:1,7, A Bblia Viva). No Fuja ao Assunto Tente sempre descobrir exatamente sobre o que vocs esto discutindo e no fuja a esse assunto. No insira questes irrelevantes ou sem importncia. As vezes, voc pode ter de dizer coisas tais como: Vamos parar esta conversa e ver se conseguimos descobrir a respeito do que estamos falando de verdade. Voc comea de novo, e eu vou ouvir. Talvez tenha entendido mal alguma coisa. Tome a iniciativa de fazer isto voc mesmo/a. No espere que seu cnjuge o faa. Esteja sempre disposto/a a escutar e a fazer perguntas. Ao envolver-se em um debate ou discusso importante, lembre-se de fazer a si prprio/a a seguinte pergunta: Ser que existe mesmo um problema to grande ou tanta diferena de opinio quanto estou pensando? Ser que estou buscando de verdade uma soluo ou so estou procurando problemas? Voc tem a tendncia de ver o lado bom ou mau das coisas? Voc gasta muito tempo remoendo problemas na cabea? Voc literalmente cria problemas na cabea? A resposta a essas perguntas pode estar em se voc um otimista ou um pessimista. A diferena facilmente vista nesta antiga, mas ainda engraada histria: Havia dois lavradores. Um era pessimista, o outro otimista. Dizia o otimista: Que sol maravilhoso. Respondia o pessimista: E, mas acho que vai acabar queimando toda a plantao. Dizia o otimista: tima chuva. O pessimista respondia: , mas acho que vamos acabar tendo uma inundao. Certo dia, o otimista disse ao pessimista: Voc j viu meu novo co de caa? E o melhor que existe. Disse o pessimista: Voc est falando daquele vira-latas que vi preso atrs da casa? No me parece grande coisa.

75 O otimista retrucou: Quer ir caar comigo amanh? O pessimista concordou. Foram. Alvejaram alguns patos selvagens. Os patos caram na lagoa. O otimista mandou seu co ir apanhar os patos. O cachorro obedeceu. Ao invs de ir nadando pela lagoa para apanhar os patos, o animal andou sobre a gua, apanhou os patos, e voltou andando de novo por cima da gua. O otimista voltou-se para o pessimista e disse: E agora, que me diz do meu cachorro? Ao que o pessimista retrucou: Hmmmm, ele no sabe nadar, sabe? No somos todos assim s vezes? No conseguimos ver os pontos fortes ou as qualidades de nosso cnjuge porque estamos concentrando nossa ateno em suas fraquezas ou problemas. Talvez fosse bom que todo marido e esposa decorassem Filipenses 4:8, 9: Firmem seus pensamentos naquilo que verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradveis e detenham-se nas coisas boas e belas que h em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocs possam louvar a Deus e alegrar-se com elas. Continuem a pr em prtica tudo quanto aprenderam de mim e me viram fazer, e o Deus de paz ser com vocs (A Bblia Viva). Junte Solues s Criticas Ao criticar seu cnjuge, voc consegue oferecer uma soluo definida ao mesmo tempo? Dizer: O jeito como voc larga a roupa suja espalhada por todo canto faz este quarto parecer uma pocilga no ajuda nada. Dizer: Se eu colocasse o cesto de roupas sujas no quarto para que a gente no precise andar tanto, ficaria melhor? Oferece uma soluo ao problema e tambm transmite o desagrado com a presente situao. Outro versculo bblico muito bom para ser lembrado e aplicado por maridos e esposas : Assim, no se censurem mais uns aos outros. Em vez disso, procurem viver de tal modo que nunca faam um irmo tropear, se vir vocs fazerem alguma coisa que ele pensa que est errada (Romanos 14:13 A Bblia Viva). Jamais analise seu cnjuge durante uma discusso. No brinque de mdico ou psiquiatra, dizendo coisas deste tipo: Olhe, voc est dizendo isso porque... Seu cnjuge no um caso sendo estudado. Ele ou ela parte de voc uma carne seu companheiro/a! Jamais Diga: Voc Nunca ou Voc Sempre Nada melhor do que uma afirmativa abrangente ou uma vasta generalizao para aumentar a dificuldade. Evite palavras tais como nunca, sempre, tudo, todos. Evite afirmativas envenenadas como: Voc nunca chega na hora. Voc est sempre dizendo esse tipo de coisa. Todas as mulheres so emotivas. Todos os homens so assim. Todo mundo acha que voc assim e eu tambm acho! Duas outras excelentes maneiras de tornar mais fcil a conversa so as seguintes: Fique de olho em seu volume. No exagere. A maioria de ns tende a erguer a voz durante uma discusso familiar. Quando fazemos isto, estamos dizendo em verdade: No consigo me comunicar com voc em um tom de voz normal porque voc parece no ouvir o que digo. Por isso terei de aumentar o volume. Elevar a voz coloca nosso cnjuge na defensiva e pode at mesmo indicar que perdemos o controle de ns mesmos, ou da situao. fcil aumentar seus problemas pelo exagero. Parecemos achar que os fatos como so no causam impresso na outra pessoa, e por isso tentamos chamar a ateno dele/a atravs da alterao dos fato sou esticando-os um pouquinho. A generalizao abrangente uma forma tpica de exagero. Diz ela: Voc nunca chega a terminar nada do que comea a fazer aqui em casa. Est trabalhando nessa cerca h seis meses!. Ele diz: Voc est sempre atrasada. Voc nos faz chegar atrasa dos quando vamos jantar fora, ao teatro, reunio de pais e mestres, igreja. Vamos nos atrasar para o nosso prprio enterro!.

76 Um versculo de Efsios traz bom conselho para cnjuges que gostam de exagerar: ...Seguiremos com amor a verdade em todo o tempo falando com verdade, tratando com verdade, vivendo com verdade e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo... (Efsios 4:15, A Bblia Viva).

No Use a Censura Para Fazer-se de Engraado Embora seja verdade que uma piada ou tirada possam aliviar a tenso em algumas discrdias conjugais, sempre de bom aviso tomar cuidado ao usar o humor. Jamais tente fazer graa criticando seu cnjuge. O problema pode no ser srio para voc, e contudo muito importante para o outro. Perguntas que devemos fazer antes de usarmos o humor: O que vou dizer aumentar a tenso ou ir alivi-la?. Consigo rir s minhas prprias custas, ou estou tentando rir s custas de meu cnjuge? Estou tentando marcar mais pontos para o meu lado com meus comentrios engraadinhos? Quando Estiver Errado, Admita; Quando Estiver Certo, Cale a Boca Tenha a humildade de lembrar-se que poderia estar errado/a. Muitas pessoas acham esta sentena difcil, seno impossvel de dizer: Estou errado voc pode estar certo. Pratique diz-la para si mesmo se necessrio para depois ser capaz de diz-la quando for apropriado durante uma disputa ou discusso. Ao reconhecer honestamente que est errado e a outra pessoa est certa, voc melhora a comunicao mil vezes e aprofunda o relacionamento com seu cnjuge. E sempre que for o caso, pea perdo. Tiago nos diz para admitirmos nossas faltas uns para com os outros e orarmos uns pelos outros. (Veja Tiago 5:16 em A Bblia Viva.) Provrbios 28:13 traz timo conselho: Quem procura esconder seus pecados ser sempre um fracasso. Quem confessa e abandona seus pecados ser perdoado (A Bblia Viva). Por vezes, voc ter de admitir estar errado ao ser criticado por seu cnjuge, e nunca fcil fazer isso. Pode ser muito complicado tambm. Nunca jogue para cima do outro frases do tipo: Sei que tudo minha culpa. fcil usar essa frase: tudo minha culpa, para manipular o cnjuge. A idia por trs disso fazer com que o outro sinta-se na obrigao de se desculpar tambm dizendo: Bem, suponho que parcialmente minha culpa...

77 Se realmente for culpa sua, estja disposto a admitir. Dizer algo assim como: Sabe, realmente acho que a culpa minha neste caso. Sinto muito ter dito aquilo e ter magoado voc. Que posso fazer agora para ajudar ou compensar o que fiz?. Quando enfrentar a crtica do seu cnjuge e reconhecer que ela bem fundada, lembre-se dos seguintes provrbios: A pessoa que se revolta contra o ensinamento e a correo acabar pobre e envergonhada; quem d valor ao ensino e segue as instrues receber honra (Provrbios 13:18, A Bblia Viva).

Oua com ateno os conselhos e as crticas que receber e faa um propsito de corrigir o que for necessrio (Provrbios 25:12, A Bblia Viva).

78 Para quem sabe ouvir e colocar em prtica, uma crtica sincera valiosa como uma jia de ouro puro (Provrbios 25:12, A Bblia Viva). E quando seu cnjuge confessar as faltas e admitir haver errado, no deixe de dizer-lhe que o/a perdoa. Mesmo tendo a razo do seu lado, tome a iniciativa de perdoar e esquecer. Provrbios 17: 9 ensina que o amor perdoa os erros. Colossenses 3:13 diz que todos devem ser amveis e prontos para perdoar jamais guardem rancor (A Bblia Viva). Em suma, o apstolo Pedro e Ogden Nash do bons conselhos. Pedro nos diz: O mais importante de tudo continuarem a mostrar um profundo amor uns pelos outros, pois o amor compensa muitas das faltas de vocs (1 Pedro 4:8, A Bblia Viva). Ogden Nash deu certa vez este conselho aos maridos (que tambm e certamente apropriado para as esposas): Para manter o clice de amor transbordando no seu casamento, Quando estiver errado, admita, Quando estiver certo, cale a boca. QUAL SEU PLANO? 1. Repetimos abaixo os Dez Princpios Para Tratar o Conflito. Revise-os e marque aqueles nos quais voc se sente razoavelmente forte e capaz. Releia-os mais uma vez e sublinhe aqueles nos quais sente-se fraco/a onde precisa de mais prtica. Dez Princpios Para Tratar o Conflito 1. No evite o conflito usando o tratamento do silncio. 2. No guarde cupons emocionais para troc-los depois. 3. Se possvel, prepare o cenrio para a discusso. 4. Ataque o problema, no o outro ... Reforce as acusaes com fatos ... Lembre-se de esquecer ... Nada de gozao acerca dos parentes do outro ... Nada de gozao acerca da aparncia do seu cnjuge ... Nada de cenas dramticas. 5. No lance seus sentimentos como pedras. 6. No fuja ao assunto. 7. Apresente solues juntamente com as criticas. 8. Jamais diga: Voc nunca.... ... Abaixe o volume ... No exagere. 9. No manipule seu cnjuge com: A culpa toda minha. 10. Seja humilde voc poderia estar errado/a. 2. Voc otimista ou pessimista? Como que seu cnjuge sente que voc ? (faa um crculo em torno de uma das expresses). Que bom! Oh! no! Leia e decore Filipenses 4:8, 9. 3. Enumere pelo menos trs mudanas especficas em comportamento que voc far, que sejam baseadas nos Dez Princpios Para Tratar o Conflito.

4. Chame seu cnjuge e compartilhe com ele/ela o que descobriu ao fazer os exerccios acima. (Uma palavra de advertncia: aplique os princpios a si mesmo. No conclua que uma boa parte dessas coisas so realmente problema de seu cnjuge, ou voc pode acabar

79 discordando (conflito) sobre este captulo sobre como lidar com o conflito. Se vocs realmente acabarem se desentendendo, no se esqueam de usar os dez princpios e briguem limpo! Boa sorte!

Se voc no ps de lado este livro at chegar a este ponto, voc... ... Descobriu que j um comunicador razoavelmente bom e provvel que tenha aprendido algumas coisas que o ajudaro a sair-se melhor ainda nessa rea. ... Ou melhorou suas aptides como comunicador de diversas maneiras. ... Ou pelo menos deu alguns pequenos passos para comunicar-se com seu cnjuge em nveis mais profundos. No importa onde esteja como marido ou esposa, voc desejar manter as linhas de comunicao abertas. Uma das chaves para a comunicao talvez a nica chave edificar a auto-estima de seu cnjuge. A auto-estima da pessoa seu juzo total acerca de si mesma quanto ela gosta de sua pessoa em si. Ter auto-estima elevada no significa que voc est continuamente cultuando seu ego. Elevada auto-estima significa que voc tem sentimentos slidos de respeito e valor prprios. Voc gosta de ser quem .

80 Cnjuges com elevada auto-estima tm maiores probabilidades de serem felizes e comunicarem-se melhor. Elevada auto-estima significa uma ausncia, ou pelo menos uma diminuio considervel de ansiedades, complexos, bloqueios e os outros problemas que impedem a boa comunicao. Um cnjuge com baixo grau de auto-estima raramente um bom comunicador. Baixa auto-estima geralmente impele a pessoa para dentro de uma couraa de silncio ou a leva a tornar-se uma ditadora superfalante, dominadora, no receptiva na comunicao que s feita de uma maneira a minha. Este ltimo captulo dedicado continuao do desafio de edificao da autoestima de seu cnjugefazer com que ele ou ela sinta-se importante, querido, valioso, bemsucedido e, acima de tudo, amado. A seguir, damos dez princpios prticos para atingir esse objetivo. Faa com Que Seja Seguro Comunicar-se Esforce-se para estabelecer e manter uma atmosfera receptiva em seu lar. Nesse tipo de ambiente, os dois tm liberdade de compartilhar franca e honestamente o que sentem, acham e acreditam. Todos os membros da famlia sentem-se livres para falar a verdade em amor. O marido, ou a esposa, no erige conscientemente barreiras que impeam a comunicao com o parceiro. s vezes, um deles diz ao companheiro: No lhe disse aquilo porque tive medo de mago-lo. Ao dar este tipo de desculpa, a pessoa est s vezes escondendo-se por trs do pretexto de estar preocupado com os sentimentos do cnjuge. Este tipo de fuga raramente ajuda a construir o tipo de comunicao franca que necessria dentro do casamento. Talvez falar a verdade magoe, talvez no. Com demasiada freqncia os cnjuges evitam discusses construtivas por acharem que teriam de fazer mudanas em suas prprias vidas se qualquer comumcao ocorresse a esse nvel.

O Dr. John Drakeford d as seguintes diretrizes para uma comunicao receptiva e franca no lar: 1. Note os aspectos positivos da franqueza. Quando um casal vive em um relacionamento assim to ntimo, no deveria ter vastas reas de experincia que um oculte ao outro. 2. claro que vai chegar a hora em que nos assentamos e dizemos ao nosso cnjuge: Querido, voc tem o direito de conhecer a pessoa com quem se casou. Deixe-me falarlhe a meu respeito. 3. Uma das formas mais repreensveis de se usar a franqueza us-la como meio de ataque. Sim, foi isso o que fiz, mas se agi assim foi por voc ser to frio comigo no honestidade, ataque.

81 4. Sejamos honestos acerca de ns mesmos sem desculpas ou justificativas. Quando tiver cometido um erro, admita. 5. Duas pessoas devem desempenhar seus papis no processo ningum jamais deveria pr-se a julgar quem quer que fosse. Vale a pena seguir as cinco regras do Dr. Drakeford, que esto em paralelo com os dez princpios para tratar o conflito, dados no Captulo 9. Mas o que fazer naquelas vezes em que parece que a franqueza e a honestidade vo causar mais mal que bem? No h ocasies no casamento quando maior amor demonstrado se mentirmos (talvez s um pouquinho?) ao invs de dizermos a verdade? No melhor mentir em certas ocasies se isso significar que podemos evitar aborrecimentos no relacionamento matrimonialse voc puder evitar magoar seu cnjuge? Todos podemos nos lembrar de situaes nas quais provavelmente fosse melhor no dizer a verdade porque isso iria magoar nosso parceiro. Mas ser que mentir realmente evita aborrecimentos a longo prazo? Mentiras mesmo mentirinhas brandas ditas para manter a paz acabam sendo descobertas e, quando isso se d, aparecem contrariedades maiores ainda. Quando pensar em mentir para evitar dissabores, voc deve ser brutalmente honesto acerca de sua motivao. Est realmente com medo de magoar seu cnjuge? Ou com voc prprio que est preocupado? Voc est simplesmente tentando safar-se de uma situao desagradvel por sentir que no vale a pena enfrent-la? Geralmente a tentao de mentir vem quando somos confrontados com algo que tenhamos feito. Somos tentados a alterar a verdade ou racionalizar os fatos para evitar que a culpa incida sobre ns. Este padro comea quando somos crianas pequenas. Quando as criancinhas so confrontadas com comportamento errado, acham difcil, se no impossvel, dizer: Sim, fui eu quem fez isso. Sinto muito. Voc j reparou na reao das outras pessoas quando voc assume a responsabilidade por suas aes, enfrentando os fatos com franqueza e honestidade? Falar a verdade, admitir um erro ou malfeito, assumir total responsabilidade por suas aes, geralmente geram reaes de surpresa, at mesmo de choque nas outras pessoas! H muitas vezes em que omitir parte da verdade parece a melhor coisa a fazer porque a outra pessoa pode no estar pronta para ouvir todos os fatos naquela ocasio. Mas, quando fizer isto omitir parte da informao lembre-se que est fazendo com que seu cnjuge pense o contrrio ao que verdade. Ao fazer isto, voc est arriscandoos sentimentos do seu cnjuge, e certamente as boas condies dos canais de comunicao. Considere isso cuidadosamente. Vale a pena arriscar tudo isso? Tente Compreender, No Ser Compreendido Gaste tanto tempo e esforo tentando compreender o ponto de vista do seu cnjuge quanto voc gasta tentando faz-lo compreender o seu. Talvez haja uma razo boa e genuna para a crena, as aes e hbitos de seu cnjuge. Cada pessoa vem de educao e ambiente diferentes, e ela traz essa educao para dentro do relacionamento conjugal. Quando seu cnjuge fica emburrado, amuado ou contrariado porque voc no compreende, o que est realmente sendo dito? A verdadeira mensagem : Voc no me compreende! Voc no quer se adaptar s minhas idias e minha maneira de fazer as coisas. Voc no quer ceder para mim! Se os dois comearem a dizer: Voc no compreende, ento um problema mais srio ainda existe e pouqussima comunicao. H, porm, uma sada para o problema do mal-entendido. Paul Tournier d a soluo exata ao dizer: Vocs conhecem perfeitamente aquela linda orao de So Francisco de Assis: Senhor! Permite que eu possa buscar compreender mais do que ser compreendido.... E este novo anseio que o Esprito Santo desperta nos casais e que transforma seu casamento. Enquanto o homem se preocupar principalmente em ser compreendido pela esposa, fica infeliz, imerso em autopiedade, em esprito de exigncia, e amargo retraimento. Assim que ele passa a preocupar-se em compreend-la, tentando compreender aquilo que no havia previamente compreendido, e com seu prprio erro em no t-la compreendido, a direo tomada pelos acontecimentos principia a mudar. Assim que a pessoa sente-se compreendida, ela se abre e, por deixar cair por terra suas defesas, torna-se tambm capaz de fazer-se compreender melhor.

82

Tournier tem opinio to forte acerca da necessidade de compreenso mtua que diz que o marido e a esposa deveriam preocupar-se com isso mergulhar nisso absorvidos ao mximo em descobrir as peculiaridades do outro, do que ele/a gosta e no gosta, o que ele/a teme, com que se preocupa, sonha, no que acredita e por que sente tudo isso. Como tantas vezes acontece, a Bblia tem estado a ensinar esta verdade bsica por sculos. H muito tempo, o apstolo Paulo ordenou aos filipenses que vivessem como convinha a cristos; . . .Com toda humildade e mansido, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Efsios 4:2). E Paulo tinha a mesma coisa em mente ao escrever aos Filipenses, dizendo: Completai a minha alegria de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada faais por partidarismo ou vanglria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. No tendo cada um em vista o que propriamente seu, seno tambm cada qual o que dos outros (Filipenses 2:2-4). O brado de Voc no compreende! a lamria infantil de um cnjuge imaturo brincando com seu companheiro de aventura matrimonial. A prece de So Francisco de Assis: Senhor! Permite que eu possa buscar compreender mais do que ser compreendido... o apelo honesto do marido ou esposa que deseja comunicar-se que deseja edificar um casamento slido e bem-sucedido atravs da edificao do companheiro. O QUE VOC ACHA? N 27 1. Escreva o que ... suportando-vos uns aos outros em amor significa para voc em relao ao seu cnjuge:

2. Escreva o que ter em vista e preocupar-se com ... o que dos outros significa para voc em relao ao seu cnjuge:

No Assuma Que J Sabe Pergunte

83 Reconhea que existem certas informaes que no conseguir obter a no ser que pergunte a seu cnjuge. Jamais assuma que sabe o que seu cnjuge pensa. Voc j ouviu algum marido dizer: Minha esposa acha...? Como que ele realmente sabe? Ser que ele realmente sabe que assim que ela pensa ou acha? Ou est simplesmente assumindo que sabe? Ser que j perguntou a ela? Ser que j discutiu esse assunto de verdade alguma vez? Assumir que sabe o que seu cnjuge conhece, acha ou sente perigoso. verdade que fcil receber impresses acerca do que as pessoas crem atravs da linguagem no-verbal que elas usam sua aparncia Assumir que sabe o que seu cnjuge conhece, acha ou sente perigoso. verdade que fcil receber impresses acerca do que as pessoas fsica, seus olhares, maneirismos. Mas se voc realmente desejar saber o que seu cnjuge pensa, comece a conversar sobre o assunto. A comunicao entre o marido e a esposa melhorar automaticamente se os dois deixarem de assumir e comearem a comunicar. Alguma noite prxima (ou agora mesmo), desliguem a TV e comecem a conversar sobre as idias que se seguem. O QUE VOC ACHA? N 28 1. Anote o que voc acha que seu cnjuge pensa acerca de cada um destes assuntos: O papel do marido

O papel do pai

O papel da esposa

O papel da me

Tarefas masculinas e femininas dentro de casa

Poltica

84

Liberao Feminina

Sexo

A importncia de um escape criativo para o marido

A importncia de um escape criativo para a esposa

Recreao em conjunto como casal/famlia

2. Agora comparem suas anotaes e discutam o que assumiram e o que verdade.

Escute No Interrompa J falamos muito nos captulos anteriores (4 e 5) a respeito de ouvir, mas nunca demais falarmos sobre esta aptido, to enferrujada pela falta de uso (ou praticamente inexistente) em tantos casamentos. Pode muito bem ser que o primeiro dever do amor seja o de ouvir. Diz o Dr. 5. 5. Hayakawa: Podemos, se conseguirmos ouvir tanto quanto falar, tornarmo-nos mais bem

85 informados e mais sbios medida que envelhecemos, ao invs de ficarmos presos, como algumas pessoas, ao mesmo pacotinho de preconceitos aos sessenta e cinco anos de idade que tnhamos aos vinte e cinco anos. Mas ouvir requer disciplina. Deixamos de ouvir nosso cnjuge devido impacincia e falta de concentrao, especialmente quando ele ou ela est dizendo algo que no temos grande desejo em ouvir. Talvez seja mais difcil ouvir quando seu cnjuge escolher uma hora ruim para trazer o assunto tona. Por exemplo, voc chega a casa tarde certa noite, exausto, e sua esposa j est na cama, dormindo (pelo menos, isso o que voc pensa). Voc se apronta para deitar, arrasta-se para baixo das cobertas, e est prontinho para o pas dos sonhos quando descobre que ela no estava dormindo coisa nenhuma. Estava esperando por voc e diz: Gostaria de falar com voc acerca de uma coisa que tem estado a me amolar um bocado. bem possvel que sua reao inicial seja: No poderia escolher uma hora pior para conversar? Por que ela no faz isso durante o dia e no a esta hora ridcula? Ser que ela no percebe que j tarde e que estou exausto? Concordo em que a hora escolhida no podia ter sido pior, mas antes de apelar vamos deixar isso para amanh, pense um pouco sobre o que est acontecendo. Por que ela esperou tanto tempo para trazer esse assunto baila? Por que esperou at que os dois estejam deitados, quando fcil esconder-se na escurido? Ser que o que ela tem em mente algo que voc fez para ela, a respeito do que ela acha difcil falar? Considere estas perguntas antes de reagir. Voc pode aprender alguma coisa se parar para ouvir, tambm! H outros problemas comuns relacionados ao no ouvir e interrupo. Por exemplo, existe o de insistir em manter correta a informao. O dilogo tpico d-se mais ou menos assim. O marido est falando, e comea a contar a amigos dos dois um caso... Samos mais ou menos no meio de julho. No, querido, j era dia vinte e sete quando samos. Est bem, ento samos no dia vinte e sete mais ou menos s nove horas da manh... Oh! Desculpe, querido, mas eram exatamente sete e meia. Lembro-me de ter olhado no relgio ao verificar as portas. Bem, samos em alguma hora e rodamos at Curitiba.

Voc tem certeza que chegamos at l no primeiro dia? No foi...?

86 fcil ver o que est acontecendo aqui! A esposa est superouvindo, mas no por desejar escutar o que o marido est dizendo. Ela quer que as informaes sejam exatas! E existe ainda o tipo adivinhador. Uma pessoa assim est sempre um passo sua frente e infelizmente realmente acredita estar ouvindo. Entretanto, jamais lhe permite terminar o que diz. As esposas tm tendncia a tentar adivinhar o que os maridos vo dizer, conforme ilustrado no exemplo que se segue: Querida, eu fui ao shopping center hoje... No v me dizer que se esqueceu da lista! No, eu no ia dizer nada disso. Disse que fui ao shopping hoje e vi o Ricardo... Voc viu o Ricardo Moreira? Como est ele? Eles esto gostando da casa nova? E o que... No, no foi o Ricardo Moreira que vi. Como ia dizendo... E que tal o inquisidor? Ele ouve to bem que quando voc responde ao que ele est dizendo, sente-se como se estivesse passando pela inquisio... Sabe, eu acabei de voltar das frias e divertimo-nos a valer. Fomos a Mato Grosso e passamos dois dias observando os jacars l no pantanal. Bem, de que tipo eram os jacars? Olhe, no sei. No sabe? Voc no sabe a diferena que existe entre os diferentes tipos de jacar? O guia no lhe explicou? Olhe, para saber qual a diferena, voc... No demora muito para voc comear a desejar jamais ter visto um jacar na vida, e certamente desejar jamais ter mencionado o assunto para seu amigo inquisidor. Estes so somente alguns dos problemas que voc pode encontrar (ou causar) por no ouvir. Oua o que a Palavra de Deus diz acerca do ouvir: Responder antes de ouvir estultcia e vergonha (Provrbios 18:13). Um versculo muito bom para os maridos e as esposas decorarem Tiago 1:19: cada marido e esposa deveria ser ...Pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. O QUE VOC ACHA? N 29 1. Nos prximos dias, tente esta experincia. Passe trinta minutos a ss com seu cnjuge, pondo tudo de lado. Primeiro, a esposa tem cinco minutos nos quais falar acerca de qualquer coisa que desejar. Durante esses cinco minutos, o marido deve escutar, no pode falar e deve tentar no pensar em outra coisa exceto aquilo que sua esposa est lhe dizendo. Deve tentar no ficar devaneando ou pensando no que gosta-ria de responder-lhe. No fim dos cinco minutos, troquem de papel. Agora o marido quem fala e a esposa escuta. Alternem a atividade a cada cinco minutos de forma que cada um tenha pelo menos trs oportunidades de falar e trs de escutar. Ao terminarem os trinta minutos, discutam suas reaes e idias a respeito deste tipo de atividade. Como pode aplicar esta experincia a seu padro normal de comunicao? Confcio diz: Cnjuge Que Tiver Bom Senso, Jamais Se Tornar Rixento. Ao tentar comunicar-se com seu cnjuge, lembre-se do fato irnico de que falar demais pode ser to ruim quanto falar de menos. Se voc j tiver discutido certo assunto ou problema o suficiente, ponha-o de lado e parta para outro. No fique enunciando seu caso e as concluses repetidas vezes. Com freqncia, voc pode criar um problema mais srio se falar demais. Provrbios explica isso muito bem, embora um tanto bruscamente: Quem fala demais sempre fala o que no deve; o homem sbio e ajuizado consegue controlar suas palavras (Provrbios 10:19, A Bblia Viva). Uma forma tpica de falar demais e implicar constantemente criticar ou amolar seu cnjuge por uma razo ou outra. A definio tcnica para isso criticar por tudo mas no importa o nome que receba, implicar geralmente no funciona. S irrita e frustra os dois cnjuges o implicante bem como o objeto da implicncia. Voc pode ter ouvido a citao: A esposa que usa o bom senso, jamais se torna rixenta. Segundo um estudo conduzido a nvel nacional por uma importante revista, a implicncia irrita os homens acima de todas as coisas. Por outro lado, os homens implicam tanto quanto as mulheres. Pode ser que voc tenha recentemente dito a si mesmo algo como: Se implico, por ser a nica maneira que conheo para fazer meu cnjuge reagir. O mesmo acontece com as crianas. Se eu no ficar

87 falando e chamando a ateno delas de tempos em tempos, jamais terminam o que tm para fazer! verdade que cnjuges e especialmente os filhos parecem precisar da implicncia. Mas talvez exista uma forma melhor. Voc gosta de ficar implicando? Est adiantando alguma coisa? Se no estiver contente com esse mtodo, por que continuar a usar algo que no funciona? Considere a possibilidade de ter condicionado seu cnjuge e filhos a no reagirem a menos que os amole repetindo e repetindo, aumentando o volume medida que repete.

Se tiver de repetir as coisas muitas vezes antes de obter qualquer reao, seu cnjuge: (1) no est prestando ateno; (2) no acha que voc est realmente falando srio da primeira vez. Como que voc pode conseguir a ateno do outro e no ter de repetir diversas vezes a mesma coisa? Talvez seu marido esteja sentado ali, olhos grudados na TV, e voc precisa transmitir-lhe uma mensagem. Seu problema que ele est assistindo a um jogo entre So Paulo e Corntians e isso oposio demais para qualquer mensagem mesmo a sua. Use esta estratgia simples, porm, e voc acertar todas as vezes. D uma volta pela esquerda em volta da poltrona do papai, atravesse o campo e poste-se bem em frente tela. Se realmente quiser aumentar a presso, desligue o aparelho. No tenha dvida de que isso lhe assegurar a ateno dele. Ou talvez sua esposa esteja ocupada planejando uma grande festa que vo dar sbado noite e voc precisa dizer-lhe uma palavrinha acerca da manuteno do carro antes de sair para o servio. A ltima coisa que ela deseja ouvir que precisa mandar trocar o leo do carro, e onde tem de mandar pr graxa. Por isso, chegue frente dela e olhe bem dentro dos seus olhos ao falar com ela. Talvez seja melhor pr as mos nos ombros dela (melhor ainda, coloque os braos em torno da cintura dela) e diga-lhe o que precisa dizer. H muitas formas algumas delas agradveis de no ser implicante. Seja criativo e experiente. E no se esquea do conselho de Salomo: . . .a esposa que vive discutindo... incomoda como uma torneira pingando o dia inteiro (Provrbios 19:13, A Bblia Viva). Aquele rei que tanto se casou disse tambm: melhor morar sozinho num barraco do que com uma mulher briguenta e implicante numa bela casa (Provrbios 21:9, A Bblia Viva). O QUE VOC ACHA? N 30 1. Enumere cinco coisas que voc tenha pedido (ou sobre o que tenha amolado) a seu cnjuge e a respeito do que ele ou ela no tenha mudado ou melhorado nem um pouco. Por que voc quer que seu cnjuge mude nessas reas? Essas mudanas trariam o comportamento e

88 atitude dele ou dela mais perto do que ensinam as Escrituras? De que outra forma voc pode conseguir que seu cnjuge mude, sem ser a de mencionar constantemente (implicar)?

2. Enumere cinco coisas que seu cnjuge tenha pedido (ou sobre o que tenha amolado) a voc e que voc tambm no tenha mudado por no poder ou no desejar faz-lo.

3. Dos itens enumerados na segunda pergunta, quais so os que poderia ter corrigido se realmente tivesse desejado faz-lo?

4. Examine os itens que colocou na resposta nmero trs. Especifique detalhadamente seus motivos para no levar a efeito as mudanas sugeridas por seu cnjuge. So elas vlidas? Voc orou honestamente acerca da deciso de no mudar? Ser que algumas dessas mudanas levariam voc mais perto dos ensinamentos das Escrituras?

5. Para cada um dos itens colocados em sua resposta primeira pergunta, coloque as razes pelas quais, em sua opinio, seu cnjuge no tenta fazer as mudanas que voc est constantemente sugerindo. No Tire Concluses Apressadas Quase todo mundo conhece a velha piada de engatar a lngua ao crebro antes de comear a falar, mas muita gente parece incapaz de fazer isso. Falam antes de pensar, e depois passam um colosso de tempo arrependendo-se de haver feito isso. As Escrituras aconselham: seja... Tardio para falar. (Veja Tiago 1:19.) Pense antes. No tenha pressa de falar. Controle-se e, quando falar, faa-o de maneira tal que seu cnjuge possa compreend-lo e aceitar o que tem a dizer. Dois outros conselhos de Salomo cabem muito bem aqui: O que guarda a sua boca e a sua lngua, guarda a sua alma das angstias (Provrbios 21:23). Tens visto o homem precipitado nas sua palavras? Maior esperana h para o insensato do que para ele (Provrbios 29:20). O que esses dois versculos esto dizendo que se voc desejar destruir a autoestima de seu cnjuge, saia por a tirando concluses apressadas sem parar para examinar as coisas e descobrir o que realmente est acontecendo. Por outro lado, se desejar edificar a autoestima de seu parceiro, aceite o conselho de Tiago (que, talvez, devesse fazer parte dos votos matrimoniais de todo casal): Seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tiago 1:19). muito fcil tirar concluses apressadas em qualquer situao, mas mais fcil ainda dentro do casamento. Ela diz:

89 Querido, quando estava fazendo compras hoje, dei uma chegadinha at um amor de lojinha que vende vestidos e me diverti tanto... Ele explode: O qu? Voc foi gastar um dinheiro com roupas novas? Voc sabe como estamos apertados! (Situao real: ela experimentou alguns vestidos, mas no comprou nada). Ou ento ele diz: Sabe, estava conversando com o pessoal l no escritrio, e eles esto querendo formar um time para jogar futebol este sbado e eu... E ento ela vocifera: Ah! Ento vai sair com os rapazes quando todas as torneiras aqui em casa esto pingando e o jardim mais est parecendo floresta amaznica! (Situao real: ele disse ao pessoal do escritrio que no podia jogar com eles porque tinha muito servio para fazer em casa). As ilustraes se multiplicam ad infinitum e a auto-estima dos cnjuges sofre com isso. No apenas importante ir com calma quando voc sente estar se preparando para tirar concluses apressadas... Mas, do lado positivo, isso ajuda a fazer o tipo certo de comentrio na hora certa. Segundo disse Salomo: ...A palavra a seu tempo, quo boa ! (Provrbios 15:23). As ilustraes (e oportunidades) so infinitas no que se refere ao casamento. Uma rea bvia na qual os maridos jamais podero exagerar em falar o suficiente na hora certa a que se refere a elogiar a aparncia das esposas. Ao invs de esperar que ela arranque sua aprovao acerca do cabelo, vestido, quitutes dela, etc., preste um pouco mais de ateno sua mulher e faa-lhe elogios sinceros sem esperar at que sejam solicitados. Um elogio da parte do marido, um cumprimento espontneo, vale cem vezes mais para valorizar a auto-estima do que o resmungo tpico: E... parece que est bem.... E, quanto s esposas, jamais devetiam esquecer-se de que os maridos so to vaidosos quanto elas (se no forem mais ainda). Eles tambm apreciam elogios acerca de sua aparncia fsica, e, como j foi dito antes, melhor faz-lo espontaneamente do que esperar at que ele esteja estreiando o terno novo. Todo mundo tem uma resistncia ntima aos cumprimentos feitos nas horas em que um elogio esperado. Aprenda a elogiar inesperadamente, e isso ter muito valor para seu cnjuge no mercado da auto-estima.

Discordar? Sim. Desrespeitar? No Sempre demonstre respeito pela opinio de seu cnjuge, mesmo quando discordar. Conforme mencionado anteriormente, jamais podero maridos e esposas concordar o tempo todo. Mas isso no quer dizer que no possam respeitar o outro por suas opinies e estar dispostos a ouvir um ao outro. Segundo Voltaire: No concordo com o que diz, mas defenderei at morte seu direito de diz-lo. Pode ser que voc queira usar esse tipo de retrica da prxima vez que

90 voc e seu cnjuge discordarem, mas, no importa o que faa, que jamais brotem de seu lbios prolas como as que se seguem: Voc est mais por fora que todo mundo que conheo! No d para acreditar! (que significa No ponho em dvida a sua veracidade, apenas seu direito de pertencer raa humana). Ora, no me venha com essa de novo! Um conhecido humorista da televiso ficou rico e famoso por causa desta frase: Ningum num mi respeita. Talvez uma das razes para o seu sucesso tenha sido por tantos maridos e esposas se identificarem totalmente com a idia de no receber muito respeito. Paulo devia estar pensando especialmente nos maridos e esposas ao escrever: Nada faais por partidarismo, ou vanglria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. No tenha cada um em vista o que propriamente seu, seno tambm cada qual o que dos outros (Filipenses 2:3, 4). O QUE VOC ACHA? N 31 1. Lembre-se de diversas ocasies nas quais voc demonstrou respeito pelas opinies ou crenas de seu cnjuge na semana que passou:

2. Lembre-se de diversas ocasies em que voc pode ter demonstrado desrespeito pelas opinies, idias ou crenas de seu cnjuge na semana que passou:

3. Converse com seu cnjuge acerca do respeito pelas opinies do outro. Se achar que precisa pedir desculpas, no hesite em faz-lo. Se achar que precisa agradecer ou elogiar porque os dois verdadeiramente respeitam-se mutuamente, no deixe de fazer isso tambm! Lembre-se:...A palavra a seu tempo, quo boa ! (Provrbios 15:23). Trate do Potencial No do Passado No limite seu cnjuge devido ao que ele ou ela fez no passado e no deu certo ou no recebeu sua aprovao total. Voc pode ser acusado/a de estereotipar o outro? Examine a si mesmo/a para ver se faz alguma vez (ou sempre) este tipo de comentrio: Ele nunca entende o que quero dizer. Ela no escuta o que digo. No adianta que ele no muda. Ela diz uma coisa, e da vai e faz outra. No consigo alcan-lo.., No adianta. Se voc fez algum comentrio como esses acima, pergunte a si mesmo/a: Ser que meu cnjuge faria esse tipo de comentrio a meu respeito? Estou fazendo o que o/a acuso de fazer?. O casal cristo no vai estereotipar ou colocar em uma forma o outro se lembrarse de que a verdade principal do Novo Testamento : Deus est muito mais interessado no que a pessoa pode ser do que no que ela foi. Voc v os outros em processo de melhoramento ou os v sempre em ligao ao passado de cada um o que eles fizeram (ou no fizeram), disseram (ou no disseram) especialmente para voc? ... fcil classificar os outros. Voc pode coloc-los em pequenos compartimentos tais como desleixado, falador, desonesto, irresponsvel, desleal e assim por diante.... O cristianismo, entretanto, lida com o potencial, isto , considera aquilo que uma

91 pessoa pode vir a ser, e no somente com o que ela . Este o mago do Evangelho. Se Deus lidasse conosco estritamente base do nosso passado, nunca Ele teria enviado Jesus Cristo para morrer por nossos pecados. Mas Deus nos amou. Ele nos viu como pessoas dignas, pessoas de valor, com fatores potenciais. Perdoou-nos e continua a perdoar-nos, sempre aguardando aquilo que podemos vir a ser se formos receptivos oportunidade que temos em Cristo.

No Force Seu Cnjuge a Ser Sua Cpia Exata Se realmente amar seu cnjuge, no exigir (sutilmente ou de quaiquer outra forma) que ele ou ela se torne uma verso modificada de suas idias ou uma edio revisada de voc prprio. Libere seu companheiro para que possa ser um indivduo com opinies prprias. Evite sempre dar ao outro a impresso de am-lo/la mais quando ele ou ela concorda com voc. No se esquea de que ... somos todos conscientes de ns mesmos. A imagem que fazemos a nosso prprio respeito est diretamente relacionada a como nos sentimos, o que fazemos, as coisas de que gostamos. Criticar o ponto de vista, o gosto, as idias de algum criticar a prpria pessoa, no importa quanto voc queira que no seja assim. Antes de apontar suas armas (especialmente suas armas espirituais) para as idias, aes ou atitudes de algum, faa a si mesmo/a duas perguntas: Estou tentando ajudar esta pessoa ou realmente estou tentando impor-lhe meu sistema de valores? Respeito esta pessoa e gosto dela pelo que ela , ou estou tentando adapt-la minha idia do que seja respeitvel, desejvel ou espiritual? Orem um Pelo Outro Orem um pelo outro em particular e, se puder, orem juntos um pelo outro. Muita coisa dita nos crculos cristos acerca de maridos e mulheres lerem a Bblia e orarem juntos mas duvidvel que muitos o faam. Parafraseando um famoso lema: Se marido e mulher orarem juntos, no apenas permanecero juntos, mas comunicar-se-o muito mais eficazmente. No Antigo Testamento, os israelitas exigiram e finalmente conseguiram um rei Saulpara lider-los contra os inmeros inimigos que os rodeavam. Samuel, o ltimo dos juzes, concordou com relutncia em encontrar e coroar Saul; entretanto, instava incessantemente para que os israelitas no deixassem de seguir a Deus, ficando inteiramente dependentes do novo rei. Em 1 Samuel 12, Samuel faz um discurso apaixonado para lembrar ao povo israelita suas responsabilidades para com Deus e para no se deixar enlevar pelas vitrias alcanadas contra os inimigos, sob a liderana do rei Saul. O povo respondeu, pedindo praticamente implorando a Samuel para continuar a orar por eles e interceder por eles junto a Deus. Samuel respondeu dizendo: . . . Quanto a mim, longe de mim esteja que eu cometa pecado contra o Senhor, deixando de orar em favor de vocs... (1 Samuel 12:23, A Bblia Viva). Maridos e esposas deveriam passar tempo estudando juntos esta passagem do Antigo Testamento. Samuel tinha responsabilidades espirituais por seu povo, que lhe haviam sido dadas por Deus. Quando o marido e a esposa trocam os votos matrimoniais, so-lhes conferidas

92 responsabilidades espirituais um pelo outro, bem como fsicas, mentais e emocionais. Com todos os desafios e presses do casamento hoje, marido e mulher deveriam cuidar para no cometer pecado contra o Senhor (para nem falar em pecado contra o outro), deixando de orar um pelo outro. Conforme mostra Paul Tournier: somente quando marido e mulher oram juntos diante de Deus que encontram o segredo da verdadeira harmonia, que a diferena em seus temperamentos, idias e gostos enriquece seu lar ao invs de amea-lo. Ser eliminado o problema de um impor sua vontade ao outro, ou de um ceder s para manter a paz. Pelo contrrio, buscaro juntos a vontade de Deus, que a nica coisa que assegurar a cada um deles a possibilidade de desenvolvimento pleno da personalidade.... Quando cada um dos cnjuges busca silenciosamente diante de Deus enxergar suas prprias faltas, reconhece seu pecado e pede perdo ao outro, os problemas conjugais deixam de existir. Cada um aprende a falar a linguagem do outro, e a ir ao seu encontro, por assim dizer. Cada um retm aquelas palavrinhas duras que se tende a dizer quando se est certo, mas que so ditas com o propsito de magoar. Acima de tudo, o casal redescobre a completa confiana mtua, pois, ao meditar juntos em orao, aprendem a ser completamente honestos um para com o outro... este o preo a ser pago se cnjuges muito diferentes entre si quiserem combinar seus dons ao invs de coloc-los uns contra os outros. Todas as idias e sugestes contidas neste livro sero inteis se o casal cristo negligenciar a prtica da orao, um pelo outro. De fato, muitas das idias e sugestes aqui contidas, especialmente as que sugerem ou subentendem mudanas que qualquer um dos dois tenha de fazer, sero impossveis de ser alcanadas ou usadas sem a orao. Deus o nico que muda um casamento no manuais ou livros! Existe uma outra diretriz para ajudar voc e seu cnjuge a aplicarem este livro ao seu casamento. Melhor comunicao depende de mudanamudana em vocs dois. Mudar alguns de seus hbitos pode demorar, mas mudanas so possveis atravs de Jesus Cristo. Dizer que seus hbitos esto to arraigados que voc no consegue mudar contradizer as boas novas de que Jesus Cristo pode fazer-nos novas criaturas, e f-lo-. Todos ns mudamos em proporo ao esforo que fazemos para tentar mudar. medida que permitimos que a Palavra de Deus penetre em nosso corao e mente, mudamos. Lembrar-nos-emos do que devemos fazer porque a Escritura parte das nossas vidas e, atravs dessa Palavra, temos dentro em ns uma orientao para nos mudar. Como podemos aprender a comunicar, a edificar mutuamente a auto-estima, a amar e a compreender um ao outro? Lendo a Palavra de Deus e seguindo Seus mandamentos. Precisamos fazer tudo o que pudermos para encontrar a Deus e precisamos no nos afastar de Suas instrues. Precisamos meditar muito sobre as palavras de Deus e guard-las em nosso corao. A Palavra de Deus evitar que pequenos uns para com os outros ao deixarmos de comunicar. (Veja Salmo 119: 9,11). E, segundo Dwight Small, no devemos superidealizar o poder mgico da comunicao. Small adverte: ... que no h quantidade de comunicao que possa tornar perfeito o casamento, e, portanto, no devemos esperar que isso acontea. Deus perfeito, o ideal do casamento cristo perfeito, e os meios que Deus coloca disposio dos casais cristos so perfeitos. Entretanto, no existe casamento perfeito, no existe comunicao perfeita dentro do casamento. A glria do casamento cristo a de aceitar a tarefa de toda uma vida de constantes ajustes dentro da desordem da existncia humana, trabalhando sempre para melhorar as aptides em comunicao necessrias para esta tarefa, buscando em tudo o poder capacitador de Deus. Tambm no se esquea de que a comunicao um meio, e no um fim. O fim do casamento no a comunicao. O fim do casamento o amor amor a Deus e amor um pelo outro. Observe a ordem aqui. Quando as pessoas casadas pensam somente na felicidade, no chegam a comunicar o amor mais elevado. Elas, na realidade, idolatram uma outra, satisfazendo-se em possuir e adorar seu dolo. Esse tipo de devoo as afasta de Deus e da experincia crist do amor, j que os dois se querem mais do que a Deus. A forma mais alta de amor libera as pessoas da idolatria, evitando que dominem e possuam uma outra e que exijam suprema devoo como preo do amor. Assim, um casal no deve viver inteiramente um para o outro, mas deve reconhecer que todo amor tem sua fonte em Deus. Como maridos e esposas amorosos, os cnjuges so servos que transmitem o amor de Deus, permitindo que o amor que sentem um pelo outro sirva a um fim mais alto. Hoje, todo mundo reconhece que se pode ter um casamento sem amor. Alguns esto defendendo a idia do amor sem casamento. Nenhuma dessas duas opes atrai muito o cristo. O amor no vem automaticamente no casamento, mas sim amadurece no casamento a medida que duas pessoas trabalham para se comunicar.

93 QUAL E O SEU PLANO? 1. Sente-se com seu cnjuge e converse acerca dos princpios discutidos neste captulo. Assumam um comportamento mtuo de tentar segui-los no futuro. Concordem em prestar contas um ao outro e planejem como fazer para avaliar com regularidade o sucesso que esto obtendo. 2. Se um de vocs quebrar qualquer um dos princpios, como vo solucionar isso? Anote aqui idias para um procedimento que ambos sero capazes de aceitar e levar a cabo.

3. Estude as Diretrizes Para Comunicao no Casamento na prxima pgina. Analise cada uma delas e todos os versculos bblicos sugeridos. Converse a respeito de cada um deles. Acrescente outras diretrizes de que se lembre de ter lido neste livro, que no esto na lista. Depois, assinem os nomes nas diretrizes e coloquem a data. Para um melhor efeito, os dois cnjuges deveriam assinar a mesma pgina em uma cpia deste livro. Voc pode querer recortar a pgina e coloc-la em seu quadro de avisos ou em outro lugar conspcuo na casa.

DIRETRIZES PARA COMUNICAO NO CASAMENTO Provrbios 18:21; 25:11; J 19:2; Tiago 3:8-10; 1 Pedro 3:10 1. Seja um ouvinte atencioso e no responda at que a outra pessoa tenha acabado de falar. Provrbios 18:13; Tiago 1:19. 2. Seja tardio para falar. Pense antes. No seja apressado ao falar. Fale de tal forma que a outra pessoa possa compreender e aceitar o que voc est dizendo. Provrbios 15:23, 28; 21:23; 29:20; Tiago 1:19. 3. Fale sempre a verdade, mas faa-o em amor. No exagere. Efsios 4:15, 25; Colossenses 3:9.

94 4. No use o silncio para frustrar seu companheiro. Explique seu motivo para no estar com vontade de falar naquela hora. 5. No se envolva em brigas. possvel discordar sem brigar. Provrbios 17:14; 20:3; Romanos 13:13; Efsios 4:3 1. 6. No responda com raiva. Use a resposta branda e bondosa. Provrbios 14:29; 15:1; 25:15; 29:11; Efsios 4:26, 31. 7. Quando estiver errado, admita-o e pea perdo. Tiago 5:16. Quando algum confessar a voc, diga-lhe que perdoa. Assegure-se de esquecer e no relembrar o fato de vez em quando. Provrbios 17:9; Efsios 4:32; Colossenses 3:13; 1 Pedro 4:8. 8. Evite a implicncia. Provrbios 10:19; 17:9; 20:5. 9. No culpe ou critique a outra pessoa. Ao invs disso, restaure... Anime... Edifique. Romanos 14:13; Glatas 6:1; 1 Tessalonicenses 5:11. Se algum o atacar verbalmente, criticar ou culpar voc, no reaja da mesma forma. Romanos 12:17, 21; 1 Pedro 2:23; 3:9. 10. Tente compreender a opinio da outra pessoa. Deixe espao para as diferenas. Preocupe-se com seus interesses. Filipenses 2:1-4; Efsios 4:2. Concordamos em Seguir Estas Diretrizes Nome:____________________________________________ Nome:____________________________________________ Data:______________________ Data: _____________________

Potrebbero piacerti anche