Sei sulla pagina 1di 90

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Aula 10. Conceitos bsicos de informtica: componentes funcionais de computadores, armazenamento e organizao de dados Bem, pessoal, nesta etapa da escalada, voc conhecer os principais conceitos relacionados a hardware, software e tpicos relacionados. Veja que a informtica traz a voc um mundo de novas oportunidades, com ferramentas de uso o mais diverso, e a sua criatividade para aproveitar bem os novos recursos tecnolgicos o limite! A informtica est em toda parte, o presente e o futuro. O mundo est informatizado, e espero que voc no queira ficar fora dessa, no mesmo? Ento, vamos alimentar o sonho de aprovao neste concurso to especial e construir os alicerces para concretiz-lo, que envolvem persistncia, garra, fora de vontade, estudo disciplinado e f!!! Finalizando, como qualquer questo pode ser decisiva para a sua aprovao, ento, vamos arregaar as mangas e partir para mais esta etapa do curso. Boa sorte nos estudos! Estou torcendo pelo sucesso de vocs ! Um forte abrao, Profa Patrcia Lima Quinto Twitter: http://www.twitter.com/pquintao Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao (Aguardo vocs por l!)

Roteiro da Aula - Tpicos - Hardware, software e tpicos relacionados. - Resumo em tpicos e palavras-chave -> Direto ao Ponto! - Lista das questes apresentadas na aula. - Gabarito.

Conceitos de Hardware Sistema Computacional O computador um equipamento eltrico/eletrnico capaz de armazenar e manipular informaes, usando processos lgicos e matemticos. Inicialmente podemos identificar as partes que compem um sistema computacional, que so: hardware, software e peopleware. Hardware Conjunto de dispositivos fsicos de um computador, usados para executar as atividades de entrada, processamento e sada. Qualquer dispositivo que possa ser tocado classificado como hardware. Dentre eles citamos: teclado, monitor, impressora, placame, disco rgido, etc.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 1

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Software

Conjunto de dispositivos lgicos de um computador, que permite o processamento de dados no hardware. O termo software est relacionado aos programas (conjunto de programas ou apenas um programa especfico) executados no computador. E um programa corresponde a uma sequncia lgica de aes, que, aps serem executadas, apresentam um resultado, que pode ser correto ou no. Um programa formado por linhas sequenciais que nem sempre so executadas na ordem em que aparecem, pois pode ocorrer que determinada linha possua um desvio para outro local. Podemos concluir ento que: programa de computador nada mais que um algoritmo escrito numa forma compreensvel pelo computador, ou um conjunto de instrues que o computador reconhece para a realizao de uma determinada tarefa. Como exemplos de software temos: Microsoft Windows (sistema operacional), Microsoft Word (editor de textos), Microsoft Excel (editor de planilhas eletrnicas), Mozilla Firefox (navegador Web) etc.

Peopleware So as pessoas que manuseiam em qualquer grau um computador, inserindo ou excluindo informaes no sistema. Dentre elas citamos: usurios, Analistas de Sistemas, Administradores de Redes, Programadores de Sistemas, etc. Para quem ainda tem dificuldade em saber a diferena entre Software e Hardware, a vai uma dica do Garfield! (Blig, 2011) Software a parte que voc xinga. Hardware a parte que voc chuta!! O hardware absolutamente intil SEM o software, pois este ltimo que contm a sequncia de operaes que o hardware deve seguir, de forma que o usurio possa dizer que o computador est funcionando. Numa comparao mais grosseira, um hardware sem software seria como ter um televisor fantstico num lugar em que no h nenhum canal de TV para assistir! Observe a seguir outro conceito importante, tambm MUITO cobrado em provas!! O driveR (tambm chamado de device driver ou driver de dispositivo) um programa que serve como um tradutor entre o sistema operacional e um equipamento, ou seja, permite ao sistema operacional entender o equipamento a que se destina, sem ter que se preocupar com configuraes bsicas internas do dispositivo.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Para um drive (hardware) entrar em funcionamento necessria a existncia do seu driveR (software)!! Em outras palavras, driveRs so pequenos programas necessrios ao funcionamento de um item de hardware. Um modem precisa de um driver para funcionar; uma placa de vdeo tem o seu; uma placa de som tambm precisa de um; uma placa de rede possui um driver; etc. Trata-se de um software! Drives so dispositivos em que so colocados os disquetes, CD-ROMs e DVD-ROMs, como: um drive de CD, um drive de disquete, um drive de DVD. Trata-se de um hardware! Tipos de computadores Os computadores podem ser divididos nas seguintes categorias bsicas: :: Classificao quanto operao Quanto sua operao os computadores podem ser classificados em analgicos e digitais. Computadores analgicos: so os computadores que fazem medies. Muito utilizados em institutos e laboratrios de pesquisa para aplicaes cientficas e tecnolgicas. Computadores digitais: realizam operaes diretamente com os nmeros, enquanto os analgicos medem.

::Classificao dos Computadores quanto ao porte Quanto ao porte, os computadores podem ser divididos em: Supercomputadores: so computadores de grande desenvolvidos para aplicaes mais especficas, como meteorolgica ou projetos espaciais. porte1, previso

Mainframes: so computadores de grande porte que tm aplicaes de mbito mais geral (como no uso comercial), utilizados principalmente em processamentos que controlam uma grande quantidade de terminais com acesso on-line. Exemplo de uso: nos sistemas bancrios.

Figura. Supercomputadores da NASA Fonte: Wikipedia (2011)

Mainframes IBM

Minicomputadores: categoria intermediria dos computadores de mdio porte. No so to poderosos e volumosos como os de grande

Muitas vezes ocupam salas inteiras ou ainda vrios andares de um prdio.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

porte, mas tambm no so acessveis a usurios domsticos ou a empresas pequenas. Computadores de pequeno porte: essa a categoria que mais nos interessa. Aqui esto os PCs, Personal Computers ou computadores pessoais. So os mais comuns e numerosos. Por estarem cada vez mais presentes em nossos lares e principalmente em nosso trabalho que so o alvo preferencial dos concursos pblicos. Eles se dividem em: - Desktops ou micros de mesa (desk, em ingls) So os micros pessoais mais populares. Normalmente possuem teclado, monitor e gabinete separados, apesar de haver excees. H alguns computadores pessoais da marca Apple que possuem monitor e gabinete integrados. A principal distino dos desktops em relao aos outros PCs que estes no so portteis. Complementando, a figura seguinte ilustra os principais componentes de um tpico computador, a saber: 1. Monitor. 2. Placa-me. 3. Processador. 4. Memria RAM. 5. Placas de rede, som, vdeo, fax... 6. Fonte de energia. 7. Leitor de CDs e/ou DVDs. 8. Disco rgido (HD). 9. Mouse. 10. Teclado.

Figura. Computador tpico (Desktop) | Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador>

- Portteis Os portteis por sua vez englobam os notebooks, palmtops, PDAs, tablets, ultrabooks, etc. A principal distino entre os notebooks e os micros de mesa est na portabilidade dos primeiros, j que os notebooks tm, por exemplo, monitor, teclado, e caixas acsticas integrados, formando uma unidade porttil. Alm disso, possuem certa autonomia eltrica, j que utilizam baterias quando no esto conectados a uma rede eltrica.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Figura. Notebook ou laptop Pode haver notebooks com maior capacidade de processamento que muitos micros de mesa (desktops). E s para no deixar de citar, os notebooks vm tambm com um dispositivo que substitui o mouse dos micros de mesa, o touchpad (trata-se de uma superfcie sensvel ao toque por meio da qual posicionamos o ponteiro na tela. Ela vem acompanhada de dois botes com as mesmas funes dos botes do mouse), como ilustrada a seguir. Os palmtops computadores de mo , tambm pertencentes categoria dos computadores pessoais portteis, so ainda menores que os notebooks, mas ainda possuem teclado e monitor. Os PDAs (Personal Digital Assistant Assistente pessoal digital) so os irmos menores da famlia dos PCs. So a evoluo das antigas agendas eletrnicas. Tm como caracterstica marcante no possurem teclado integrado. A entrada de dados normalmente feita como em um bloco de papel, escrevendo-se sobre uma tela sensvel. Podemos ainda citar os Smartphones que so PDAs integrados a telefones celulares. O Tablet um computador pessoal em formato de prancheta ou similar que pode ser usado para acesso Internet, organizao pessoal, visualizao de fotos, vdeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento. Alguns Tablets j tm acesso rede 3G e rede de telefonia, alm do Wi-Fi. O Tablet possui tela touchscreen (tela de toque) como o dispositivo de entrada principal, em vez de um teclado ou mouse. um NOVO conceito, que surgiu no incio de 2010, e no deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois conforme apresentado. Importante!! O que um tablet? Um tablet um computador em forma de prancheta eletrnica, sem teclado e com tela sensvel ao toque. Para se ter uma ideia de como um, basta pensar em um iPhone gigante, com tela entre 7 e 10 polegadas. Todos os tablets j vem com conexo Wi-Fi e alguns tambm usam conexo 3G (IG,2010).
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Os principais tablets disponveis no mercado so: iPad da Apple com sistema operacional iOS. iPad um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em janeiro/2010, e hoje j bastante utilizado. O iPad 2 mais fino que o anterior, tem processador A5 de dois ncleos. Na parte de processamento grfico o avano ainda maior, com aumento de nove vezes na capacidade de processamento. Traz ainda duas cmeras, uma frontal para videoconferncias e uma traseira, para fotos. Fonte: (IG, 2011/03). O iPad 3 o mais novo - terceiro tablet lanado pela Apple. Com tela Retina de 2048 x 1536 pixel de resoluo, cmera de 5 megapixels capaz de gravar vdeos em Full HD, e um novo processador A5X quad-core.

Figura. iPad com sua tela inicial sendo exibida Samsung Galaxy com sistema operacional Android 3.

Obs.: Os tablets so similares aos e-readers (leitores de livros digitais)? No tamanho, sim. Mas as semelhanas param por a. As telas dos tablets so coloridas e sensveis ao toque, enquanto as dos e-readers so monocromticas e no respondem presso dos dedos. E-readers servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funes. Fonte: (IG,2010).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Mas as inovaes no pararam por a!!!! Um misto de smartphone e tablet, j est disponvel, com o Samsung Galaxy Note, por exemplo. Chamado de TabletPhone, com uma tela de 5,3 polegadas, o Galaxy Note uma aposta da Sansung na integrao entre Tablet e Smartphone. O aparelho est recheado de inovaes e j vem com a verso 4 do Sistema Operacional Android Ice Cream Sandwich.

Segundo o site http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/01/07/ces+2011+ipad+ganha+mais +concorrentes+de+peso+10343374.html a Samsung anunciou uma verso somente com Wi-Fi do seu tablet, o Galaxy Tab, com preo mais em conta do que a verso com 3G. Esse aparelho concorrer com os iPads mais bsicos. Outro lanamento da Samsung um hbrido de notebook e tablet. O Samsung 7 Series PC possui um teclado embutido que desliza e transforma o tablet em um notebook.

Figura. Hbrido de notebook e tablet (IG,2011)|Ultrabooks (OlharDigital, 2012) Os ultrabooks formam uma nova linha de notebooks idealizada pela Intel. Os aparelhos devem ser potentes como PCs, leves como netbooks e tm a mobilidade de um tablet. As Geraes de Computadores As trs primeiras geraes de computadores refletiam a evoluo dos componentes bsicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes. O pulo de uma gerao para a gerao seguinte se d sempre com o advento de alguma nova tecnologia que possibilita grandes avanos do poder de clculo ou descobertas que modificam a base de um computador.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gerao Primeira Gerao (1951-1959)

Principais Caractersticas Uso de circuitos eletrnicos e vlvulas. Um programa somente era executado em cada momento (precisava ser reprogramado a cada tarefa). Grande consumo de energia. Problemas devido a muito aquecimento. Uso cientfico, muito restrito. Dispositivos de entrada/sada primitivos, lentos. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM/650 e IBM/701. Incio do uso comercial. Tamanho gigantesco. Capacidade de processamento pequena. Uso de transistores. Exemplos: IBM/1401; IBM/7094. Surgimento de linguagens de programao de alto nvel: Fortran (1957), Algol (1958), Cobol (1960) e Basic (1964). Surgem os circuitos integrados. Diminuio do tamanho, maior processamento. Comeo da utilizao dos computadores pessoais. Os computadores servem tanto para uso cientfico (clculo numrico) e de uso comercial. Passam a ser interativos, com terminais on-line ou estaes de trabalho que permitem ao usurio comunicar com o programa em tempo de execuo e conhecer imediatamente os resultados. Exemplo: IBM/370. Surgem os softwares integrados. Processadores de Texto. Planilhas Eletrnicas, grficos. Gerenciadores de Banco de Dados. Gerenciadores de Comunicao. Computadores providos de interfaces grficas amigveis com o usurio e utilizados cada vez mais por usurios no especializados. Surgem as distribudos. redes de computadores, sistemas

Segunda Gerao (1959-1965)

Terceira Gerao (1965-1975/77)

Quarta Gerao (1975/77-199?)

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Princpio de Funcionamento Arquitetura de John von Neumann O funcionamento de praticamente qualquer computador digital, independentemente do seu porte, pode ser entendido a partir do desenho bsico de John von Neumann, matemtico hngaro. Caiu em prova! A mquina proposta por Von Neumann rene componentes como memria, unidade aritmtica e lgica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores e unidade de controle.

Figura. Diagrama Simplificado de von Neumann Analisando de forma simplificada a arquitetura por ele proposta, vemos que ela rene: uma unidade lgica e aritmtica (ULA): parte do processador responsvel pelos clculos; uma unidade de controle (UC): responsvel pela tarefa de controle das aes a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes; uma unidade central de processamento (CPU): composta por diversos registradores - pequenas pores de memria que auxiliam a ULA em seus clculos; os dispositivos de entrada e sada (tambm conhecidos como E/S ou I/O - input e output); e uma memria: em ordem de velocidade temos, da mais veloz para a mais lenta: registradores, memria cache, memria principal (RAM) e memria secundria (auxiliar, como o disco rgido, por exemplo).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Bits e Bytes Entendendo Armazenamento de Dados Unidade bit Byte Kilobyte Megabyte Gigabyte Terabyte Petabyte Exabyte NOTA 1B (Byte) equivale a 8b (bits). Smbolo b minsculo B maisculo KB MB GB TB PB EB

as

Unidades Valor

de

Medida

para

Menor unidade de informao manipulada por um computador. Pode ser 0 ou 1. o conjunto de 8 bits. = 210 bytes = 1.024 bytes. = 220 bytes = 1 KB x 1 KB = 1.024 KB. = 230 bytes = 1.024 MB. = 240 bytes = 1.024 GB. = 250 bytes = 1.024 TB. = 260 bytes = 1.024 PB.

Ento: 1KB/s igual a 8Kbps ou ainda: 3MB/s a mesma coisa que 24Mbps. Para converter algo dado em Bytes para bits, basta multiplicar o valor dado por 8 (oito). Para converter de bits para Bytes, divida o valor dado por 8 (oito). A seguir destacamos alguns exemplos de como so utilizadas as unidades de medida acima relacionadas. Componente Fax/Modem Unidade KiloBits por Segundo Caracterstica Velocidade de transmisso e recepo de dados por intermdio do Modem (Internet) Capacidade de armazenamento de informao Exemplos 56 Kbps

Disquete 3,5 (disco flexvel)

MegaBytes

1,44 MB

MegaBytes Memria RAM MegaBytes CD-R HD (disco rgido) GigaBytes Capacidade de armazenamento de informao

512 MB 700 MB 500 GB

TeraBytes HD Externo
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

1 TB 10

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Vamos ento ao estudo de cada parte dessa estrutura do hardware em maiores detalhes! Placa-Me (Motherboard) a principal placa de circuitos integrados de um computador, pois por meio dela que o processador (CPU) se comunica com os perifricos do computador, a memria, barramentos, circuitos de apoio e outros dispositivos.

O chipset uma espcie de controlador de trfego da placa-me, por ele passam todos os dados e instrues e por meio dele que todos os barramentos conseguem se interconectar. O slot um conector acoplado placa-me de um microcomputador, disponvel para instalao de dispositivos, tais como: placas de memria, placas de perifricos, etc. Recurso on-board: integrado aos circuitos da prpria placa-me como, por exemplo, som, vdeo, ou rede. Recurso off-board: no est integrado aos circuitos da placa-me, sendo necessrio conect-lo pelo seu meio de encaixe prprio (slot). Exemplo: placa de som, vdeo, rede ou fax-modem. Memria Nome genrico dado a todo componente no computador que permite o armazenamento de informaes, como os disquetes, os CDs, os DVDs, os discos rgidos, etc. H memrias que armazenam dados para sempre e outras, por sua vez, que armazenam dados apenas por alguns segundos. Rumo ao detalhamento das memrias! Registradores Registradores so dispositivos de armazenamento temporrio, extremamente rpidos, com capacidade para apenas um dado (uma palavra). Devido a sua tecnologia de construo e por estar localizado como parte da prpria pastilha ("chip") da CPU, muito caro. Caiu em prova!!

Memria de acesso aleatrio (RAM - Random Access Memory) Armazena mais informaes do que os registradores e est mais distante da CPU, mas guarda menos que o armazenamento secundrio e est muito mais perto da CPU do que o armazenamento secundrio. Quando voc inicia a maioria dos softwares no computador, o programa inteiro transferido do armazenamento secundrio para a RAM. Durante a

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

11

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

utilizao do programa, pequenas partes de instrues e de dados so enviadas para os registradores e, em seguida, para a CPU. Mais uma vez, manter os dados e as instrues o mais prximo possvel da CPU fundamental para a velocidade do computador, assim como o fato de que a RAM um tipo de chip microprocessador. O chip muito mais veloz (e mais caro) do que os dispositivos de armazenamento secundrio. A RAM temporria e voltil; ou seja, os chips da RAM perdem seu contedo se a corrente falhar ou se for desativada (como em um blecaute ou rudo eltrico provocado pela iluminao ou por mquinas posicionadas nos arredores. Importante! A memria RAM divide-se em: a)DRAM (Dynamic RAM - Memria RAM Dinmica): o a que mais usamos em nosso computador. o Geralmente, nossa memria computadores DRAM. principal dos

o Vendida em formato de pequenas placas (pentes ou mdulos) que se encaixam diretamente na placa-me. o Mais barata e lenta quando comparada SRAM. o Necessita ter seus dados reforados de tempos em tempos para que no perca os dados, ou seja, necessita de refresh (precisa ser constantemente reenergizada). b)SRAM (Static RAM - Memria RAM Esttica) o Tem baixo consumo de energia e muito mais rpida que a DRAM, alm de no necessitar de recarga (refresh). o Utilizada na memria cache do computador. Os chips da memria DRAM oferecem as maiores capacidades e os menores preos por bit, mas so relativamente lentos. A SRAM mais cara que a DRAM mas tem um nvel superior de desempenho, o que a toma a opo preferida para as aplicaes que exigem mais desempenho, incluindo os caches externos L2 e L3 que agilizam o desempenho do microprocessador. c)VRAM (Vdeo RAM) o Feita exclusivamente para placas de vdeo. o Pode ser acessada simultaneamente por dois componentes distintos no computador (ex.: O processador envia dados para ela enquanto ela envia dados para o monitor de vdeo). Memria cache um tipo de memria de alta velocidade que um processador pode acessar mais rapidamente do que a memria principal (RAM). A memria cache
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

12

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

um local mais perto da CPU, em que o computador pode armazenar temporariamente os blocos de instrues mais usados. Os blocos menos utilizados permanecem na RAM at serem transferidos para a cache; os blocos raramente usados so mantidos no armazenamento secundrio. A memria cache mais veloz do que a RAM porque as instrues percorrem uma distncia menor at a CPU. Atualmente, a memria cach encontra-se disponvel em nveis: Tipo de Cache Observaes cache L1 Nvel 1 (cache primria: a L1 e L2 esto armazenadas dentro do mais prxima do ncleo processador =>trabalham na mesma frequncia da CPU e a mais do processador. rpida!) cache L2 Nvel 2 (cache secundria) cache L3 Nvel 3 (cache terciria) A L3 est localizada na placa-me do computador => no trabalha na mesma frequncia do processador.

Quando a CPU precisa de uma informao, ela tenta encontr-la primeiramente na memria cache. Temos, assim, o seguinte: inicialmente, o processador consulta a cache L1, se no encontra o que procurava, consulta a cache L2. Caso no encontre o dado necessrio em nenhum nvel da memria cache, ento o processador consulta a memria RAM. Desse funcionamento, podemos concluir que o aumento da capacidade da memria cache de um computador resulta em uma melhora em sua performance! A cache muito mais rpida do que a RAM! H dois termos ligados cache que so importantes: Cache hit: quando um dado procurado na cache e est l! Cache miss (ou cache fault): quando um dado procurado no est na cache, e a CPU se v obrigada a procur-lo na RAM.

Memria Virtual Consiste numa parte do disco rgido (HD), utilizada como uma extenso da memria RAM. Na verdade, a memria virtual um arquivo conhecido como Arquivo de Troca (Swap File). A memria virtual criada por ordem do Sistema Operacional assim que carregado, como uma preveno para o caso da RAM no ser suficiente.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

13

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Assim que o micro passa a utilizar a memria virtual, seu desempenho cai consideravelmente! ( a que, na maioria das vezes, aparece a ampulheta). A memria virtual no foi criada para aumentar a velocidade da RAM, mas para aumentar sua capacidade, j que o HD por ser memria magntica, mais lento que a RAM.

Memria somente-leitura (ROM - Read-Only Memory) um local (um tipo de chip) em que determinadas instrues crticas esto protegidas. A memria ROM no voltil e preserva essas instrues quando a fora de alimentao para o computador for desligada. A designao "somente leitura" significa que essas instrues s podem ser lidas pelo computador e no modificadas pelo usurio. Um exemplo de instrues ROM so aquelas necessrias para iniciar ou "dar boot" no computador, assim que ele for desligado.

A seguir, destacamos um resumo das principais variaes da memria ROM: PROM (Programmable Read-Only Memory) EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) EEPROM (ElectricallyErasable Programmable Read-Only Memory-ROM eletricamente apagvel e programvel) FEPROM (Memria Flash) Memria de leitura programvel 1 nica vez. Memria de leitura apagvel (por meio de exposio luz ultravioleta) e programvel. Memrias que podem ser apagadas e reescritas eletricamente.

Parecida com a EEPROM, mas que consome menos energia eltrica e no necessita do aumento de tenso para ser apagada/gravada. Muito usada em cartes de memria de mquinas fotogrficas digitais. Possumos diversos representantes para a memria FLASH: -pendrive (memria Flash com conector USB integrado), j atinge algo como 8 GB, 16GB, 32 GB, 64 GB, dentre outros.

-os cartes de memria, que tambm so tipos


Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

14

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

de memria Flash, existem em diversos formatos, principalmente em funo de fatores de marca e mercado. Os mais comuns so: *Compact Flash o maior da turma:

*Secure Digital (SD), MiniSD e MicroSD/TransFlash muito populares em mquinas fotogrficas digitais menores e PDAs:

*MMC e MMC mobile relativamente compatveis com o SD:

*Memory Stick, dentre outros.

Memria de Armazenamento Secundrio Projetada para armazenar volumes maiores de dados por perodos de tempo prolongados. Esse tipo de armazenamento pode ter capacidade de vrios terabytes ou mais e apenas pequenas partes desses dados so colocadas no armazenamento primrio, em determinado momento. O armazenamento secundrio: no-voltil. necessrio mais tempo para recuperar dados do armazenamento secundrio do que da RAM devido natureza eletromecnica dos dispositivos de armazenamento secundrio. muito mais econmico do que o armazenamento primrio. As tendncias gerais no armazenamento secundrio esto mais voltadas para os mtodos de acesso direto, mais capacidade com custo mais baixo e mais portabilidade.

Dentre os dispositivos utilizados para armazenamento de dados merecem destaque: disco flexvel (disquete), disco rgido (HD ou Winchester), dentre outros.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

15

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Processadores Desde a chegada da gerao dos Circuitos Integrados, a Unidade Central de Processamento dos computadores passou a agregar outros componentes do sistema, como o clock dispositivo que d ritmo aos trabalhos da UCP, a UC, a ULA e at mesmo uma parte da memria conhecida por cache. A esses novos circuitos d-se o nome de processador. Lembre-se de que o processador o elemento que controla TODO o computador.

O processador programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer. O BIOS (Basic Input Output System Sistema Bsico de Entrada e Sada) um SOFTWARE, gravado em um chip de memria ROM (que fica espetado na placa-me do computador). Trata-se de um sistema responsvel por iniciar os trabalhos de um computador. Ele checa, por exemplo, o estado das memrias e verifica a presena de dispositivos de E/S, em seguida, faz a carga do sistema operacional no disco (rgido ou flexvel), entregando o controle ao sistema operacional. Caiu em prova! O BIOS de um computador contm informaes que foram gravadas de forma permanente pelo fabricante e que no podem ser alteradas pelo usurio. Quando um computador ligado, por meio do BIOS iniciado o seu funcionamento; so checados os perifricos que esto ligados ao computador, tais como o disco rgido e o teclado; bem como permitida a comunicao entre o microprocessador e outras partes do computador, como o monitor, o teclado e a impressora. O BIOS inclui tambm o SETUP (pode ser citado como CMOS Setup ou BIOS Setup). O setup um programa que fica armazenado na memria ROM do computador, juntamente com o BIOS, e permite a configurao dos principais componentes da placa-me do computador, como velocidade do processador, deteco de discos rgidos, desativao de portas USB, etc. Para acessar o setup, pressionamos a tecla DEL antes que o sistema operacional tome o controle do micro. Geralmente visualizamos uma mensagem como: Press DEL to enter Setup. Quando fazemos isso, o programa aberto para que faamos as configuraes desejadas. O Setup ento salva as alteraes no CMOS (O CMOS guarda as configuraes que o BIOS utiliza quando ligamos o computador).
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

16

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Figura. Interface de configurao do Setup CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) uma MEMRIA voltil que serve para armazenar as configuraes do setup. Como elas representam um pequeno volume de informaes, tem uma pequena capacidade de armazenamento. Toda placa-me inclui uma bateria (de ltio), que mantm as configuraes da CMOS quando o micro desligado! BOOT um termo utilizado para designar o processo de iniciao do computador que carrega o sistema operacional quando a mquina ligada. POST (Power On Self Test) uma sequncia de testes ao hardware de um computador, realizada pelo BIOS, responsvel por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Caso seja detectado algum problema durante o POST o BIOS emite uma certa sequncia de bips sonoros. Principais Processadores Existem inmeros processadores no mercado, a seguir destacamos alguns exemplos, fabricados pela Intel, que so bastante populares: Celeron: desde o primeiro Pentium, esse um processador alternativo para quem no precisa de todo o poder computacional do Pentium completo, aqui sempre tem um recurso no implementado para justificar um preo mais baixo para o consumidor, sem prejuzo de acesso a tecnologia mais recente. Um dos mais recentes processadores Celeron o Core2-Duo que alternativo ao Pentium IV Dual Core; Xeon: pronuncia-se zon, uma famlia especial de Pentiums voltada para os servidores de rede. So processadores que contam com toda a tecnologia disponvel no Pentium mais atual e so preparados especialmente para servidores de rede;
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

17

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Centrino: processadores especficos para dispositivos portteis e mveis, como notebooks e outros. Contam com recursos especiais de gerenciamento de energia e acesso a redes sem fio.

Ganhando mercado, temos os processadores chamados core, seja dual, duo ou quad, essa denominao refere-se na verdade ao ncleo (core) do processador. Nos modelos dual ou duo, esse ncleo duplicado, o que proporciona uma execuo de duas instrues efetivamente ao mesmo tempo, embora isto no acontea o tempo todo. Basta uma instruo precisar de um dado gerado por sua concorrente que a execuo paralela torna-se invivel, tendo uma instruo que esperar pelo trmino da outra. Os modelos Quad Core possuem o ncleo quadruplicado.

Nota: UM NCLEO SINGLE CORE DOIS NCLEOS MULTICORE DUAL CORE

um processador que contm um ncleo, ou seja, uma CPU. - um processador que contm dois ncleos. um processador quatro ncleos. que contm

QUATRO NCLEOS QUAD CORE

A figura seguinte ilustra alguns dos processadores fabricados pela INTEL, empresa que foi pioneira nesse tipo de produto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Existem concorrentes: NEC, Cyrix e AMD; sendo que atualmente essa ltima marca mantm-se fazendo frente aos lanamentos da INTEL no mercado. Desde o lanamento da linha Pentium da Intel, a AMD foi obrigada a criar tambm novas denominaes para seus processadores, sendo lanados modelos como K5, K6-2, K7, Duron (fazendo concorrncia direta ideia do Celeron) e os mais recentes como: Athlon, Turion, Opteron, Phenom, dentre outros. Caiu em prova! As principais funes da UCP so controlar e executar as operaes de processamento dos dados, tendo um papel importante no desempenho do sistema computacional e executando as instrues que esto na memria principal. Marque CERTO para esta afirmao, pois a UCP ou CPU tem como funes principais controlar e executar as operaes de processamento de dados. A CPU exerce o controle do computador, sendo responsvel pela busca das instrues (na memria), pela sua decodificao (ou interpretao) e execuo. A busca e a decodificao das instrues so realizadas pela Unidade de Controle, enquanto que a execuo fica ao encargo da Unidade de Execuo. A unidade de execuo, por sua vez, composta pela Unidade de Lgica e Aritmtica e por um conjunto de Registradores de uso genrico.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

19

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Processadores CISC x RISC Existem duas correntes, ou filosofias, na construo de processadores. Uma delas baseia-se em um processador com um conjunto de instrues complexas (CISC) e outra em processador com um conjunto de instrues simples (RISC). Mas qual a diferena entre as duas tecnologias? Os processadores CISC (Complex Instruction Set Computer) baseiam-se na utilizao de instrues mais complexas, enquanto que um processador RISC (Reduced Instruction Set Computer) baseia-se na utilizao de instrues mais simples. Por conter instrues mais complexas, os processadores CISC poupam trabalho dos programadores, que podem escrever programas menores para fazer a mesma tarefa. Entretanto, instrues mais complexas so mais lentas, pois podem necessitar de vrios ciclos do processador para serem executadas. Os processadores modernos, na realidade, utilizam as duas filosofias em sua construo, quer dizer, so hbridos. Tanto os processadores RISC utilizam alguma quantidade de instrues complexas, como os processadores CISC fazem uso de instrues simples. Exemplos de processadores CISC so Pentium e Celeron da Intel e Atlhon e Semprom da AMD. Exemplos de RISC so PowerPC, da IBM/Motorola e Sparc da Sun Microsystems. Estabilizador Um dispositivo que protege equipamentos contra oscilaes de energia.

No-Break Um dispositivo capaz de MANTER o fornecimento de energia por um certo perodo, em caso de queda da rede eltrica.

Perifricos Utilizados para introduzir ou extrair informaes no computador. Quem coordena, em termos de software, o funcionamento dos dispositivos de Entrada/Sada (E/S) o Sistema Operacional. A seguir destacamos as principais categorias de perifricos: Perifricos de Entrada Utilizados para introduzir no computador a informao que vai ser objeto de tratamento.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

20

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Exemplos: teclado, mesa digitalizadora ( uma placa que sensibilizada por uma caneta especial, utilizada para trabalhos grficos, como aplicaes de arquitetura e ilustraes), microfones, drives de CD-ROM (somente leitura), cmeras digitais e web cams, mouse, nesse caso, podem ter os seguintes tipos de conectores: Mouse PS/2 Mouse USB, que (intermedirio o padro entre serial e atualmente USB) Mouse wireless, usando infravermelho ou bluetooth

Mouse serial (antigo)

Porta PS2

Porta USB

touchpad (uma superfcie sensvel ao toque que substitui o mouse nos notebooks), trackball (uma espcie de mouse, no qual movemos o ponteiro movimentando uma esfera com os dedos),

Mesa digitalizadadora leitor de cdigo de barras,etc.

Trackball

esquerda, touchpad. direita, leitor de cdigo de barras


Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

21

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Perifricos de Sada Convertem as informaes internamente armazenadas no computador e as transforma em informaes teis ao mundo exterior. Exemplos: impressora, monitores ou displays simples (no sensveis a toque), caixas de som, fones de ouvido, projetores, plotter ou lutter uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimenses, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo plantas arquitetnicas, mapas cartogrficos, projectos de engenharia e grafismo, etc.

Perifricos de Entrada e Sada Permitem que o usurio fale com o computador e vice-versa, ou seja, conseguem enviar e receber informaes, como em mo dupla. So eles: memrias RAM, discos rgidos, touch screen: tela com monitor sensvel ao toque, unidades de disquete (tambm conhecida como disco flexvel de 3 e polegadas, que armazena at 1,44 MB (ateno ao M!). Uma observao: o drive que l e grava dados em disquetes muitas vezes aparece apenas com a sigla FDD, de Floppy Drive Disk, unidades de fita magntica, leitores/gravadores de CD-R/RW ou DVD-R/RW, pendrive, cartes de memria, impressoras multifuncionais, que integram ainda digitalizador (ou scanner), copiadora e fax em um mesmo equipamento, etc.

Perifricos de Armazenamento Tambm conhecidos como memria secundria, memria de massa ou memria auxiliar so responsveis pelo controle de acesso e gravao de dados em meios de armazenamento. A forma de armazenamento define como os dispositivos efetuam a leitura ou
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

22

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

gravao dos dados. Tipos: Magntico: utiliza princpios eletromagnticos para gravar os dados. Exs.: HD (disco rgido), disquete. ptico: utiliza um laser para queimar (gravar) ou ler a mdia. Ex.: CD, DVD. Eltrico: usa variao de tenso eltrica para armazenar o dado. Ex.: Pendrive. Dentre os perifricos (dispositivos) utilizados para armazenamento de dados merecem destaque: disco flexvel (disquete), disco rgido (HD ou Winchester), fita magntica, disco Zip-Drive, pendrive, discos de estado slido (utilizam memria flash, a mesma dos pendrives, sero os substitutos dos HDs especialmente nos laptops!), CD-R, CD-RW, DVD-R, DVD-RW, Os DVDs possuem vrios tipos de mdias, as mais comuns so: DVD-ROM o tipo mais comum, pois usado, por exemplo, para armazenar filmes. Assim como um CD de programa ou de msica, j vem com seu contedo gravado de fbrica. No possvel apagar ou regravar dados nesse tipo de DVD. O DVD-R equivalente ao CD-R, s que com 4,7 GB de capacidade. Nesse disco os dados podem ser gravados uma nica vez e, aps isso, no podem ser apagados. Esse tipo de mdia um dos que tm maior aceitao nos mais diversos aparelhos. a melhor opo para a gravao de filmes, pois aceito por praticamente todos os DVD players, com exceo de alguns dos primeiros modelos. O DVD+R , como o DVD-R, um disco de 4,7 GB que pode ser usado para gravar filmes e assistir a eles em DVD players comerciais. Apesar de terem a mesma funo e a mesma capacidade, um disco DVD+R s pode ser gravado em gravadores DVD+R, enquanto discos DVD-R s podem ser gravados em gravadores DVD-R. Existem no mercado gravadores que conseguem gravar os dois tipos de mdia, chamados gravadores DVDR. Na prtica, a diferena da mdia DVD-R para a DVD+R o desempenho: discos DVD+R so lidos mais rapidamente do que discos DVD-R. Essa diferena s sentida se voc usar o disco DVD para gravar arquivos comuns, isto , usar como a Prof Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 23

DVD-R

DVD+R

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

uma mdia de backup, j que para assistir a filmes o desempenho o mesmo. DVD-RW a verso do DVD-R que permite ser regravado. Para usar este tipo de mdia voc precisar comprar um gravador DVDRW. Os gravadores DVD-RW normalmente gravam tambm mdias DVD-R, CD-R e CD-RW. Da mesma forma que ocorre com o DVD-R, os discos DVD-RW podem ser tocados em DVD players comerciais mais novos sem problemas. Contudo, aparelhos comerciais mais antigos podem no reconhecer a mdia, recusando-se a tocar o disco. Para tocar um disco DVDRW, players comerciais necessitam que o disco esteja finalizado. Aps o disco estar finalizado, voc s pode gravar novos dados nele reformatando-o, o que faz com que todos os dados gravados sejam perdidos. Esse formato tem quase as mesmas caractersticas do seu rival DVD-RW, inclusive na capacidade de armazenamento, cujo padro tambm de 4,7 GB. No DVD+RW tambm necessrio fechar a mdia para a execuo de filmes em DVD players. Na prtica, sua diferena em relao ao DVD-RW est na velocidade de gravao ligeiramente maior e na possibilidade de uso de tecnologias como "lossless linking" e "Mount Rainier", que permitem, respectivamente, interromper uma gravao sem causar erros e alterar dados de apenas um setor sem necessidade de formatar o disco. Esse um tipo de DVD gravvel e regravvel. Sua principal vantagem em relao aos outros padres sua vida til: um DVD-RAM suporta mais de 100 mil gravaes, sendo muito til para backups (cpias de segurana) peridicos. Alm disso, esse tipo de DVD geralmente pode ser usado sem um programa de gravao, como se fosse um HD.

DVD+RW

DVD-RAM

A seguir, temos um comparativo das capacidades por padro de DVD: Padro DVD 5 DVD 10 DVD 9 DVD 18 Capacidade 4.7 GB 9.4 GB 8.5 GB 17 GB No de camadas 1 1 2 2 No de lados 1 2 1 2

Relembrando, DVDs possuem dois padres distintos de gravao, o DVD- e o DVD+. No existe nenhuma diferena significativa entre eles, mas bom saber que um DVD- s pode ser gravado/lido em uma gravadora/leitora compatvel. O mesmo raciocnio vlido para o DVD+.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

24

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

As gravadoras modernas, bem como os aparelhos domsticos de DVD, podem manipular os dois formatos, tornando essas diferenas transparentes para o usurio. Preste ateno nas unidades de medida de bytes dos CDs e dos DVDs! Nestes, o armazenamento da ordem de BILHES de bytes (GB), naqueles, da ordem de MILHES de bytes (MB). Blu-ray, tambm conhecido como BD (de Blu-ray Disc) um formato de disco ptico da nova gerao de 12 cm de dimetro (igual ao CD e ao DVD) para vdeo de alta definio e armazenamento de dados de alta densidade. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, permitindo gravar mais informao num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias. Os formatos de disco Blu-ray so: BD-ROM (disco apenas de leitura), BD-R (disco gravvel), BD-RE (disco regravvel). O blu-ray possui uma capacidade variando de 25 GB a 100 GB. Capacidade 25 GB 50 GB 50 GB 100 GB N de camadas 1 2 1 2 N de lados 1 1 2 2

Tecnologias de Monitores CRT (Tubo de Raios Catdicos): vida til longa; baixo custo de fabricao; grande profundidade; consumo elevado de energia; emisso de radiao. LCD (Tela de Cristal Lquido): baixo consumo de energia; dimenses reduzidas em sua profundidade; no emisso de radiaes nocivas; custo alto para o consumidor final. LED (Diodo Emissor de Luz): menor consumo de energia; maior nitidez e contraste. Barramento de Dados x Endereos x Controle O barramento local formado por um barramento de dados, um de endereos e um de controle. Vamos descrio de cada um deles: Barramento de dados: a parte do barramento de sistema responsvel por transferir dados e instrues pertencentes aos programas que esto sendo executados no computador naquele instante (muita ateno aqui!). Barramento de endereos: transfere os endereos das posies de memria que sero acessadas pela CPU.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

25

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Barramento de controle: por ele so transferidos os sinais de controle que a CPU envia para os demais componentes do micro ou vice-versa.

Ponto bom para lembrar: os computadores no possuem barramentos de instrues (no, pelo menos, um exclusivamente para instrues). Os processadores possuem um nico barramento para dados e instrues, que o barramento de dados. Portas de Comunicao So os locais pelo qual o computador se comunica com os seus perifricos externos e, nos micros mais modernos, esto integradas placa me. Porta serial: os bits que compem cada caracter so transmitidos um de cada vez. Geralmente na porta serial conectamos o mouse, porm existem outros dispositivos que poder ser conectados a ela, tais como fax/modem externo, plotter, impressora serial, etc., e outras aplicaes, como a conexo micro-a-micro. Antigamente, o padro mais comum para comunicao serial era o RS232. Uma porta serial pode ter de 9 a 25 pinos.

Porta paralela: uma interface utilizada, praticamente, para impressora. O tipo de conector mais conhecido para comunicaes em paralelo o DB25.

USB ( a sigla de Universal Serial Bus): o Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples e fcil a conexo de diversos tipos de aparelhos.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

26

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

o Permite que sejam conectados at 127 dispositivos perifricos em uma nica porta. o Possibilita que o dispositivo conectado seja alimentado pelo cabo de dados, dispensando a necessidade de ter um outro cabo (de energia) para ligar o aparelho tomada. o um barramento Hot Plug and Play, em virtude da eliminao da necessidade de desligar e reiniciar o computador quando um novo perifrico adicionado. o Existem trs verses USB atualmente: USB 1.1 = possui uma taxa mxima de transferncia de 12 Mbps (aproximadamente 1,5 MB/s) ou 1,5 Mbps (aproximadamente 192 KB/s), dependendo do perifrico. USB 2.0 = tem como grande atrativo uma alta taxa de transferncia: 400 Mbps (o que d aproximadamente 50 MB/s). Existe uma nova vertente, conhecida como HIGHSPEED, possibilitando transferncia a 480Mbps (60 MB/s). USB 3.0 = com suas especificaes finais anunciadas em novembro de 2008. Tem como principal caracterstica a capacidade de oferecer taxas de transferncia de dados de at 4800 Mbps (10 x mais rpido que a USB 2.0).

Fonte: Wikipedia perfeitamente possvel conectar em cada uma das portas USB, simultaneamente, at 127 dispositivos diferentes, utilizando-se dispositivos, como, por exemplo, HUB USB.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

27

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Outros barramentos cobrados em provas: ISA antigo e atualmente sem uso. Taxa: 16 MB/s, largura de 16 bits. Aps a criao do PCI, o barramento ISA foi reformulado para se compatibilizar ao plug and play. Portanto, o barramento ISA original no era compatvel com plug and play. Desenvolvido pela Intel, substituto do ISA, e pode ser utilizado para conectar placas de expanso, como por exemplo: modem, rede, som, controladoras SCSI, sintonizadoras de TV, digitalizadores de vdeo. o Podem ter largura de 32 ou 64 bits, frequncia de 33 ou 66MHz, com consequente taxa de transferncia de 133, 266 ou 533 MB/s. o O PCI tpico o de 32 bits e 33 MHZ, com taxa de 133MB/s. o plug and play.

PCI (Peripheral Component Interconnect)

AGP (Accelerated Graphics Port

IDE Os termos IDE (Integrated Drive Electronics) e ATA (Advanced Technology Attachment) so sinnimos (tambm hoje comum os textos tcnicos se referirem ao IDE como PATA (Parallel Ata Ata Paralelo)). SCSI (Small Computer System Interface)
Profa Patrcia Lima Quinto

Slots PCI Lanado em 1997 pela Intel, utilizado para placas de vdeo (SOMENTE). Obs.: Atualmente, tanto o PCI quanto o AGP esto sendo substitudos pelo PCI Express, cuja velocidade vai de 1x at 32x (sendo que atualmente s existe disponvel at 16x). Mesmo a verso 1x consegue ser duas vezes mais rpido que o PCI tradicional. Usado para conectar as unidades de armazenamento internas (HD, drive de CD, gravadores de CD, drives de DVD, zip drive, etc.) placa-me do computador. O barramento IDE tem largura de 32 bits, e no necessita de placas controladoras separadas para ser ligado placa-me.

Extremamente veloz (e claro, de alto custo!) utilizado principalmente em servidores para conectar dispositivos como scanners, discos,
www.pontodosconcursos.com.br

28

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

impressoras, unidades de fita. Usa-se geralmente uma placa controladora separada para se ter SCSI. H padres SCSI com taxas de transferncia de at 320 MB/s. Plug-in Importante! Plug-in um software que adiciona recursos computacionais a um cliente ou browser da WWW. A maioria dos plug-ins est disponvel gratuitamente na prpria Internet. necessrio, por exemplo, que o usurio instale um plug-in para poder visualizar videoclipes em MPG (ou MPEG). Tendncias de mdio e longo prazo A informtica evolui cada vez mais rapidamente e as velocidades de processamento dobram em perodos cada vez mais curtos. O avano cientfico e o poder de clculo avanam de maneira que no se encontra paralelo da histria humana, barateando os custos e tornando acessveis os computadores s pessoas de baixa renda. Crescimento do uso de virtualizao de servidores, com a possibilidade de rodar (emular) vrios sistemas em uma mesma mquina sem a necessidade de sair do sistema operacional padro TI-Verde: uma nova tendncia, que vem surgindo junto com a necessidade cada vez mais crescente de economia de recursos naturais e controle do clima mundial. A ideia no somente se preocupar com sistemas melhores, mais rpidos e mais baratos, mas tambm com sistemas com responsabilidade ambiental. Algumas iniciativas verdes: uso de documentos eletrnicos, reduzindo despesas de viagem e tele trabalho, etc. Computao em nuvem ou cloud computing: uma representao abstrata da utilizao dos recursos computacionais funcionando em servidores web, ou seja, programas e recursos rodando em servidores dedicados especficos armazenados nos Data Centers. Toda a administrao e monitorao feita na internet, reduzindo consideravelmente dos custos com TI. At 2013, a base instalada combinada de smartphones e telefones equipados com navegadores vai ultrapassar 1,82 bilho de unidades e, dali em diante, ser maior do que a base instalada de PCs. Incremento da realizao de negcios eletrnicos eletrnico, Ensino a Distncia, comrcio eletrnico...). Conceitos Bsicos de Software A seguir algumas definies para software, retiradas da literatura. Software a parte lgica do sistema de computao que armazenada eletronicamente. composto por um ou mais programas que capacitam o hardware a realizar tarefas especficas (Marula et al., 2005). J Deitel (2005) ressalta que os computadores processam dados sob o controle de conjuntos de instrues denominados programas de computador. Esses programas orientam o computador por meio de conjuntos ordenados de
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

(prego

29

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

aes especificadas pelos programadores de computador. (...) os programas que executam em um computador so chamados de software. Conforme visto, o termo software est relacionado aos programas (conjunto de programas ou apenas um programa especfico) executados no computador. E um programa corresponde a uma seqncia lgica de aes, que, aps serem executadas, apresentam um resultado, que pode ser correto ou no. Um programa formado por linhas seqenciais que nem sempre so executadas na ordem em que aparecem, pois pode ocorrer que determinada linha possua um desvio para outro local. Para que um computador possa desempenhar uma tarefa necessrio que esta seja detalhada passo a passo, numa forma compreensvel pela mquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Podemos concluir ento que: programa de computador nada mais que um algoritmo escrito numa forma compreensvel pelo computador, ou um conjunto de instrues que o computador reconhece para a realizao de uma determinada tarefa. Classificao de Software Uma classificao para software destacada a seguir (BONIFCIO, 2006): Software Aplicativo: programa utilizado especficas, voltadas aos usurios. Exemplos: na execuo de tarefas

o editores de texto (Word 2010, Word 2007, BrOffice.Org Writer, etc.); o planilhas eletrnicas (Excel 2007, BrOffice.Org Calc, etc.); o programas de gerenciamento de bancos de dados (Microsoft Access, Microsoft Sql Server, Oracle, Sybase, MySql, etc.); o tocadores de udio e vdeo (Windows Media Player, etc.); o programas para navegao na Internet, tambm conhecidos como Browsers (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape Navigator, Opera, etc.); o programas grficos (Adobe Photoshop, Corel Draw, etc.); o antivrus (McAfee Antivrus, Panda Antivrus, Norton Antivrus, Avira Antivir Personal, AVG, etc.); o programas desenvolvidos especificamente para atender a rotinas especficas, tais como: Sistema de Contabilidade, Sistema de requisio de materiais, etc. Software Bsico (ou de sistema) o Sistemas operacionais: software responsvel pelo gerenciamento do hardware e pela interface com o usurio. Estabelece a plataforma sobre a qual os programas so executados. formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem servios aos usurios do sistema e suas aplicaes, bem como a outras rotinas do
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

30

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

prprio sistema. Exemplo de sistemas operacionais: Windows Vista, Windows XP, Windows 7, Windows 2008 Server, Linux, Unix, OS/2. o Ferramentas de programao: softwares utilizados para a criao de outros softwares. As instrues dadas ao computador possuem regras e uma sintaxe prpria, como uma linguagem tipo portugus ou ingls. Infelizmente, um computador s capaz de seguir programas que estejam escritos em linguagem de mquina, que normalmente obscura e desconfortvel. A linguagem de mquina a linguagem natural do computador, definida pelo seu projeto de hardware. As instrues do programa, escritas em linguagem de mquina, consistem em uma srie de dgitos binrios. Como esto mais prximas da linguagem do computador, so muito complexas para o entendimento humano. Os seres humanos, entretanto, acham mais conveniente escrever os programas em linguagem de nvel mais elevado, como o Pascal por exemplo. As linguagens de alto nvel so linguagens que otimizam o processo de programao por utilizar instrues mais parecidas com a linguagem humana (ingls cotidiano) e notaes matemticas comuns. Exemplo de linguagens de alto nvel: C, C++, .NET, Visual Basic, Pascal e Java. Obs1: interessante notar que, quanto mais prxima da linguagem humana (alto nvel) uma linguagem de programao, mais fcil e produtivo o processo de desenvolvimento, e mais lento o processo de traduo das instrues. Obs2: Por outro lado, quanto mais distante da linguagem humana (baixo nvel) uma linguagem de programao, mais rpido o processo de traduo, e mais lento o processo de desenvolvimento de programas. o Tradutor de linguagens de programao: um programa que recebe como entrada um programa escrito em uma linguagem de programao (dita linguagem fonte) e produz como resultado as instrues deste programa traduzidas para linguagem de mquina (chamada linguagem objeto). Os programas escritos em linguagens de baixo ou alto nvel precisam ser traduzidos automaticamente para programas equivalentes em linguagem de mquina. Se a linguagem do programa fonte uma linguagem de montagem (Assembly), que utiliza abreviaes para representar operaes elementares, o tradutor chamado de Montador (Assembler). Os tradutores que traduzem os programas escritos em linguagem de alto nvel so os compiladores e os interpretadores. Portanto, h duas
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

31

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

maneiras de se traduzir um programa feito em uma linguagem de alto nvel para a linguagem de mquina: a compilao e a interpretao. Compiladores . Na compilao todo o trabalho de traduo feito antes de se executar o programa. Interpretadores . Na interpretao, os programas de linguagem de alto nvel so executados diretamente e traduzidos por um interpretador (em tempo de execuo!). Software Utilitrio: relacionado manuteno do computador e de seus dispositivos, como gerenciadores de memria, desfragmentadores de disco, etc.

A seguir detalhamos a classificao de software que leva em considerao a sua forma de aquisio e distribuio (BONIFCIO, 2006). Cabe destacar que os itens dessa classificao no so excludentes entre si, ou seja, podem se combinar. Software (Cdigo) Fonte Aberto (Open Source): programas que tm seu cdigo fonte aberto. Qualquer um pode baixar o cdigo fonte do programa, estud-lo ou mesmo aperfeio-lo. Open Source no a mesma coisa que de domnio pblico!! Um programa Open Source continua pertencendo ao seu criador e a quem ajudou no seu desenvolvimento. Software Livre (Free Software): um conceito mais amplo que o de Open Source. Software livre o software disponvel com a permisso para qualquer um us-lo, estud-lo, copi-lo e distribu-lo, seja na sua forma original ou com modificaes, gratuitamente ou com custo. Em particular, isso significa que o cdigo fonte deve estar disponvel. Software livre se refere liberdade dos usurios executarem, copiarem, distriburem, estudarem, modificarem e aperfeioarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usurios do software: Importante (Liberdade n 0) A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito. (Liberdade n 1) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades. O acesso ao cdigo fonte um prrequisito para esta liberdade. (Liberdade n 2) A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

32

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

ajudar ao seu prximo. (Liberdade n 3) A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. O acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade! importante no confundir software livre com software grtis!! A liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que no podem ser modificados, nem redistribudos. Software de Domnio Pblico: software no protegido por copyright (direitos de cpia). Software Protegido com Copyleft: trata-se de um software livre cujos termos de distribuio no permitem que distribuidores incluam restries adicionais quando eles redistribuem ou modificam o software. Isso significa que toda cpia do software, mesmo que tenha sido modificada, precisa ser software livre. A principal funo do copyleft no colocar proibies, esta regra no entra em conflito com as liberdades; na verdade, ela as protege (garante as liberdades nativas do software livre!). Para proteger um software com copyleft, utilizam-se licenas de copyleft. Um exemplo de licena com essa caracterstica a GPL que a licena utilizada pelo Linux, por exemplo. Software Livre No Protegido por Copyleft: vem do autor com permisso para redistribuir e modificar, e tambm para incluir restries adicionais a ele. Software Semi-livre: aquele que no livre, mas vem com permisso para indivduos usarem, copiarem, distriburem e modificarem para fins no lucrativos. Software Proprietrio: aquele que no livre ou semi-livre. Seu uso, redistribuio ou modificao proibido, ou requer que voc pea permisso, ou restrito de tal forma que voc no possa efetivamente fazlo livremente. Software Comercial: desenvolvido visando obteno de renda por meio do uso do software. o Comercial e proprietrio no so termos equivalentes! A maior parte dos softwares comerciais proprietria, mas existem softwares livres comerciais e softwares no-comerciais e no-livres. Freeware: termo usado para programas que permitem redistribuio, mas no modificao (O seu cdigo fonte no est disponvel)!! Os programas amparados por essa licena oferecem seus executveis gratuitamente, sem qualquer limitao ou cobrana posterior.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

33

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

o popular software gratuito, e muitas vezes so utilizados como estratgia de marketing (o desenvolvedor oferece uma verso gratuita e outra paga, a qual apresenta mais recursos que a gratuita). Alguns programas trazem banners publicitrios que cobrem os custos do desenvolvimento do software, outros so gratuitos apenas para pessoas fsicas ou uso no comercial. Conforme destaca Fauri (2009) nesse caso somente os executveis esto disponibilizados, e no seu cdigo-fonte. Como exemplo, imagine que a Coca-Cola ir oferecer gratuitamente seu refrigerante aos consumidores, mas mesmo assim ningum saber como ela feita. Isso porque a empresa no liberaria a frmula do produto. Nesse exemplo, a frmula da Coca-Cola seria o cdigo-fonte. Muita ateno!!!!!!! Observe que no so software livre, portanto no correto utilizar o termo freeware para referir-se a software livre. Shareware: so distribudos gratuitamente, mas com algum tipo de limitao (restries de tempo de uso ou de limitao de recursos), para serem testados pelos usurios. Se o usurio decidir continuar a usar o software dever efetuar o pagamento da licena, para liberao de todas as suas funcionalidades. uma amostra grtis para despertar o desejo pelo programa e incentivar a compra da verso comercial completa. A ideia justamente mostrar ao usurio como o software trabalha, para que o mesmo adquira a verso completa (mediante pagamento), caso haja interesse. Baseadas nas limitaes, podemos encontrar duas sub-categorias principais (FAURI, 2009):

Trial: os programas oferecem todos os seus recursos, mas por um tempo limitado (geralmente de 15 a 30 dias); Demo: alguns recursos esto completos, sendo necessrio pagar para usufruir dos restantes. Os jogos geralmente so divulgados sob essa licena. Principais Extenses de Arquivos

Os arquivos possuem extenses. Extenses so cdigos, normalmente de trs caracteres, indicativos do formato do arquivo. So separadas do nome do arquivo por um ponto (.). A seguir destacamos as extenses dos principais tipos de arquivos em uso no nosso cotidiano. So elas: .doc .docx .dot Documento do Microsoft Word. Documento do Microsoft Word 2007. Arquivo de Modelo do programa Word (usado para criar DOCs a partir dele).
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

34

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

.xls .xlsx .xlt .ppt

Pasta de trabalho do Microsoft Excel. Pasta de trabalho do Microsoft Excel 2007. Arquivo de Modelo do programa Excel (usado para criar XLSs a partir dele). Arquivo de apresentao de slides do Microsoft Powerpoint. Podem ser alterados por completo. A apresentao aberta no modo Normal Podem ser alterados por completo. A apresentao aberta no modo Normal.

.pptx

Apresentao de slides do Microsoft Powerpoint 2007.

.pps .ppsx .txt .mdb .exe .zip .rar .rtf

Apresentao de slides do Microsoft Powerpoint. A apresentao aberta no modo de Apresentao de slides. Apresentao de slides do Microsoft Powerpoint 2007. A apresentao aberta no modo de Apresentao de slides. Arquivo de texto puro. Arquivo de banco de dados feito pelo programa Microsoft Access. Arquivo executvel. Arquivo ZIPADO. Seu contedo , na realidade, um ou mais arquivos prensados para ocupar um nmero menor de bytes. Rich text file. Documentos de texto que admitem formatao (negrito, itlico, sublinhado, alterao de fonte, etc). Alm disso, podem receber tabelas, figuras, marcadores, dentre outros. quase um documento do Word. Arquivo do adobe acrobat. Para criar um arquivo .pdf, precisamos de programas especficos como o Adobe Acrobat (desenvolvido e vendido pela empresa Adobe), ou poderemos fazer uso do BROffice.org.

.pdf

Portable document file.

.dll

Arquivo que complementa as funes de um programa (em vrios programas no suficiente a existncia apenas do arquivo EXE). O arquivo DLL chamado arquivo de biblioteca. Neste tipo de arquivo (que muito usado pelo sistema operacional Windows), esto armazenadas muitas das funes a serem executadas por um programa. Essas funes so armazenadas aqui para s serem carregadas na memria quando necessrio. Extenses de Arquivos de Multimdia 35

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

.bmp .jpg/ .jpeg

Arquivo de imagem Bitmap criado pelo Paint. Imagem de bitmap compactada.

.wmv .wma

Vdeo compactado. Arquivo de som para guardar msica (criado pela Microsoft, para o programa Windows Media Player). Som. Som e vdeo. Arquivo de som.

.gif .avi .mpg .mpeg

Imagem de bitmap compactada. Arquivos de vdeo (pequenos filmes). Arquivos de vdeo em formato compactado (usado em DVDs de filmes).

.mp3 .mp4 .wave

Extenses de Arquivos Usados na Internet .htm .asp .html Pgina da Web. Pgina da web dinmica: construda para o cliente (usurio que acessa a pgina) dinamicamente, ou seja, no momento em que ele (o usurio) solicita aquela pgina. Pgina da web dinmica. Dado, informao e Conhecimento Dado O que um dado? um registro de alguma entidade. Por exemplo, um nome um dado, uma foto um dado, 134 um dado, 5 um dado, etc. Eles podem ser armazenados em um computador e processados por ele. O processamento de dados em um computador limita-se exclusivamente a manipulaes estruturais dos mesmos, e feito por meio de programas. Informao Conforme destaca Setzer (2001) informao uma abstrao informal (isto , no pode ser formalizada atravs de uma teoria lgica ou matemtica), que est na mente de algum, representando algo significativo para essa pessoa. Note-se que isto no uma definio, uma caracterizao, porque "algo", "significativo" e "algum" no esto bem definidos. Por exemplo, a frase "Paris uma cidade fascinante" um exemplo de informao desde que seja lida ou ouvida por algum, desde que "Paris" signifique para essa pessoa a capital da Frana (supondo-se que o autor da frase queria referir-se a essa cidade) e Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 36

.php

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

"fascinante" tenha a qualidade usual e intuitiva associada com essa palavra. Se a representao da informao for feita por meio de dados, como na frase sobre Paris, pode ser armazenada em um computador (Setzer,2001). Mas, ateno, o que armazenado na mquina no a informao, mas a sua representao em forma de dados. Essa representao pode ser transformada pela mquina, como na formatao de um texto, o que seria uma transformao sinttica. A mquina no pode mudar o significado a partir deste, j que ele depende de uma pessoa que possui a informao. Obviamente, a mquina pode embaralhar os dados de modo que eles passem a ser ininteligveis pela pessoa que os recebe, deixando de ser informao para essa pessoa. Alm disso, possvel transformar a representao de uma informao de modo que mude de informao para quem a recebe (por exemplo, o computador pode mudar o nome da cidade de Paris para Londres). Houve mudana no significado para o receptor, mas no computador a alterao foi puramente sinttica, uma manipulao matemtica de dados (Setzer, 2001). Assim, no possvel processar informao diretamente em um computador. Para isso necessrio reduzi-la a dados. No exemplo, "fascinante" teria que ser quantificado, usando-se por exemplo uma escala de zero a quatro. Mas ento isso no seria mais informao. Por outro lado, dados, desde que inteligveis, so sempre incorporados por algum como informao, porque os seres humanos (adultos) buscam constantemente por significao e entendimento. Quando se l a frase "a temperatura mdia de Paris em dezembro de 5oC" (por hiptese), feita uma associao imediata com o frio, com o perodo do ano, com a cidade particular, etc. Note que "significao" no pode ser definida formalmente. Aqui ela ser considerada como uma associao mental com um conceito, tal como temperatura, Paris, etc. O mesmo acontece quando se v um objeto com um certo formato e se diz que ele "circular", associando atravs do pensar a representao mental do objeto percebido com o conceito "crculo" (Setzer,2001). A informao pode ser propriedade interior de uma pessoa ou ser recebida por ela. No primeiro caso, est em sua esfera mental, podendo originar-se eventualmente em uma percepo interior, como sentir dor. No segundo, pode ou no ser recebida por meio de sua representao simblica como dados, isto , sob forma de texto, figuras, som gravado, animao, etc. Como foi dito, a representao em si, por exemplo um texto, consiste exclusivamente de dados. Ao ler um texto, uma pessoa pode absorv-lo como informao, desde que o compreenda. Pode-se associar a recepo de informao por meio de dados recepo de uma mensagem. Porm, informao pode tambm ser recebida sem que seja representada por meio de dados mensagens. Por exemplo, em um dia frio, estando-se em um ambiente aquecido, pondo-se o brao para fora da janela obtm-se uma informao se est fazendo muito ou pouco frio l fora. Observe-se que essa informao no representada exteriormente por smbolos, e no pode ser denominada de mensagem. Por outro lado, pode-se ter uma mensagem que no expressa por dados, como
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

37

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

por exemplo um bom berro por meio de um rudo vocal: ele pode conter muita informao, para quem o recebe, mas no contm nenhum dado (Setzer,2001). Note-se que, ao exemplificar dados, foi usado "som gravado". Isso se deve ao fato de os sons da natureza conterem muito mais do que se pode gravar: ao ouvi-los existe todo um contexto que desaparece na gravao. O rudo das ondas do mar, por exemplo, vem acompanhado da viso do mar, de seu cheiro, da umidade do ar, da luminosidade, do vento, etc. Uma distino fundamental entre dado e informao que o primeiro puramente sinttico e a segunda contm necessariamente semntica (implcita na palavra "significado" usada em sua caracterizao). A informao um dado depois de processado, uma contextualizao de um dado... Como assim? 5 um dado, mas e se eu disser o seguinte: No dia 5 no haver aula!!. Nesse caso, o 5 passou a ter sentido (ou passou a ter contexto) e agora uma informao! Fcil, no mesmo! Complementando, informaes so conjuntos de dados significativos e teis a seres humanos em processos como o de tomada de decises. Na figura seguinte, dados brutos registrados por um caixa podem ser processados e organizados de modo a produzir tal como o total de unidades de detergentes vendidas ou vendas do detergente para determinada loja ou territrio de de supermercados informaes teis, a receita total de vendas.

Fonte: (OBRIEN, 2006) Conhecimento E conhecimento? Setzer (2001) destaca que o conhecimento pode ser considerado como uma abstrao interior, pessoal, de algo que foi experimentado, vivenciado, por algum. Continuando o exemplo, algum tem algum conhecimento de Paris somente se a visitou. Nesse sentido, Setzer (20010 destaca que o conhecimento no pode ser descrito; o que se descreve a informao. Tambm no depende apenas de uma interpretao pessoal, como a informao, pois requer uma vivncia do objeto do conhecimento. Assim, o conhecimento est no mbito puramente Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 38

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

subjetivo do homem ou do animal. Parte da diferena entre estes reside no fato de um ser humano poder estar consciente de seu prprio conhecimento, sendo capaz de descrev-lo parcial e conceitualmente em termos de informao, por exemplo, atravs da frase "eu visitei Paris, logo eu a conheo" (supondo que o leitor ou o ouvinte compreendam essa frase). A informao pode ser inserida em um computador por meio de uma representao em forma de dados (se bem que, estando na mquina, deixa de ser informao). Como o conhecimento no sujeito a representaes, no pode ser inserido em um computador. Assim, neste sentido, absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" em um computador. O que se tem , de fato, uma tradicional "base (ou banco) de dados". Setzer (2001) destaca que um nen de alguns meses tem muito conhecimento (por exemplo, reconhece a me, sabe que chorando ganha comida, etc.). Mas no se pode dizer que ele tem informaes, pois no associa conceitos. Do mesmo modo, nesta conceituao no se pode dizer que um animal tem informao, mas certamente tem muito conhecimento. Assim, h informao que se relaciona a um conhecimento, como no caso da segunda frase sobre Paris, pronunciada por algum que conhece essa cidade; mas pode haver informao sem essa relao, por exemplo se a pessoa l um manual de viagem antes de visitar Paris pela primeira vez. Portanto, a informao pode ser prtica ou terica, respectivamente; o conhecimento sempre prtico. A informao foi associada semntica. Conhecimento est associado com pragmtica, isto , relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual se tem uma experincia direta. (De novo, assumido aqui um entendimento intuitivo do termo "mundo real".) (Setzer,2001). O que um Sistema? Um sistema um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformao. composto de vrias partes que esto, necessariamente, inter-relacionadas para produzir um resultado (finalidade). Outras caractersticas dos sistemas: um sistema existe e funciona em um ambiente que contm outros sistemas; um sistema se separa de seu ambiente e de outros sistemas por meio de suas fronteiras de sistema; vrios sistemas podem compartilhar o mesmo ambiente; um sistema que interage com outros sistemas em seu ambiente chamado de um sistema aberto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

39

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

O que um Sistema de Informao? um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar (recuperar), processar, armazenar e distribuir informao com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenao, a anlise e o processo decisrio em empresas e organizaes (OBRIEN, 2006). Os sistemas de informao desempenham papis vitais em qualquer tipo de organizao. Eles apiam uma organizao no que se refere a: processos e operaes das empresas; tomada de decises de seus funcionrios e gerentes; estratgias em busca de vantagem competitiva. Dentre as principais vantagens de um sistema de informao merecem destaque: Otimizao do organizao; fluxo de informao permitindo maior agilidade e

Reduo de custos operacionais e administrativos; Ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informao; Maior estabilidade e segurana no acesso informao.

Um dos principais desafios dos Sistemas de Informao assegurar a qualidade e agilidade da informao, imprescindvel para as corporaes e seus gestores. Com relao s necessidades dos gestores em relao informao: Agilidade => disponvel no tempo certo; Confiabilidade => coesa, correta.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

40

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Processo de negcio .... um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou servios (sadas), que tm valor para um grupo especfico de clientes. Insumos: so as entradas de um processo e podem ser materiais, equipamentos e outros bens tangveis, mas tambm podem ser informaes e conhecimentos (bens intangveis). Desenvolver um novo produto, gerar um pedido de compra ou contratar um funcionrio so exemplos de processos de negcios, e o modo como as organizaes realizam esses processos de negcios pode ser uma fonte de fora competitiva.

Sistemas de informao ajudam as organizaes a: Alcanar grandes eficincias pela automatizao de partes dos processos. Repensar e aperfeioar processos.

Atividades Bsicas de um Sistema de Informao As atividades bsicas que produzem as necessidades de informao da organizao so detalhadas a seguir (OBRIEN, 2006): Entrada (ou input): envolve a captao/coleta de dados brutos de dentro da organizao ou de seu ambiente externo. A entrada precisa ser criteriosa (dados corretos/completos) para alcanar a sada desejada. Pode ter vrios formatos (ex.: Em um sistema de marketing a entrada poderia ser as respostas dos clientes nas pesquisas; cartes de ponto dos empregados para SI que ir produzir contra-cheques, etc.).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

41

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Pode ser manual ou automatizada (ex.: Um scanner de uma mercearia que interpreta cdigos de barras e registra preo do produto).

Processamento: ao de converter (transformar) dados brutos em forma significativa (informao). Pode incluir a realizao de clculos, comparaes, tomadas de aes alternativas... Sada (ou output): transferncia da informao processada para pessoas ou atividades onde ser usada. Vrias formas: relatrios impressos, apresentaes grficas, vdeos, sons ou dados a serem enviados a outros Sistemas de Informaes. Freqentemente, a sada de um sistema pode ser usada como entrada para outros Sistemas de Informaes. Podem indicar erros/problemas. Ex.: a quantidade de horas trabalhadas por um empregado inserida errada, como 400 em vez de 40 horas, em uma semana. Importante para gerncia/tomada de deciso. Ex.: Sada de um SI pode indicar que os nveis de estoque para alguns itens esto baixos. Um SI pode ser pr-ativo, fazendo a previso de eventos futuros para evitar problemas. Pode ser usado para estimar as vendas futuras e pedir mais estoque antes que ocorra uma escassez.

Feedback: dados sobre o desempenho de um sistema.

Controle: envolve monitorao e avaliao do feedback e ajustes nos componentes (caso tenha necessidade). Ex.: Um gerente de vendas exerce controle quando realoca vendedores para novos territrios de vendas depois de avaliar o feedback sobre seu desempenho de vendas.

A figura seguinte mostra as principais atividades necessrias em um sistema de informao para produzirem as informaes que precisam para tomar as decises, controlar operaes, analisar problemas e criar novos produtos ou servios.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

42

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Figura - O sistema recebe os dados de um dispositivo de ENTRADA onde PROCESSADO e em seguida enviado para um dispositivo de SADA. Integrao da Dimenso Tecnolgica com a Dimenso Cultural, Poltica e Organizacional O estudo dos sistemas de informao trata de questes e percepes levantadas por disciplinas tcnicas e comportamentais, ou seja, so SISTEMAS SOCIOTCNICOS. Abordagem Tcnica D nfase a modelos matemticos para estud-los, assim como tecnologia fsica e s capacidades formais desses sistemas. As disciplinas que contribuem para a abordagem tcnica so a cincia da computao, a cincia da administrao e a pesquisa operacional. A cincia da computao preocupase com o estabelecimento de mtodos de computao e de armazenagem e acesso eficiente aos dados. A cincia da administrao enfatiza o desenvolvimento de modelos de tomadas de decises e prticas de administrao. A pesquisa operacional foca tcnicas matemticas para otimizao de parmetros selecionados das organizaes, como transporte, controle de estoque e custos de transaes. Abordagem Comportamental Questes como integrao estratgica da empresa, projeto, implementao, utilizao e administrao no podem ser exploradas convenientemente com os modelos usados na abordagem tcnica. A abordagem comportamental no ignora a tecnologia. Na verdade, a tecnologia dos sistemas de informao quase sempre o estmulo para um problema ou questo comportamental. Mas, em geral, o foco dessa abordagem no est sobre as solues tcnicas. Pelo contrrio, concentra-se nas
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

43

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

mudanas em atitudes, comportamento.

administrao

poltica

organizacional

no

ABORDAGENS TCNICAS CINCIA DA COMPUT AO

PESQUISA OPERACIONAL

CINCIA DA ADMINISTRAO

SI
SOCIOLOGIA

PSICOLOGIA ABORDAGENS COMPORTAMENTAIS

ECONOMIA

Figura Abordagens contemporneas dos sistemas de informao Importante Os sistemas de informao so mais do que apenas computadores. Para us-los efetivamente, necessrio entender a organizao, a administrao e a tecnologia de informao que so as bases de sua configurao. Todos os sistemas de informao podem ser descritos como solues organizacionais e administrativas para os desafios propostos pelo ambiente.

Interdependncia entre organizaes e sistemas de informao Nos sistemas contemporneos, h interdependncia cada vez maior entre estratgias empresarial, regras e processos organizacionais e sistemas de informao da organizao, como ilustra a prxima figura. Mudanas na estratgia, regras e processos exigem cada vez mais mudanas em equipamentos, programas, bancos de dados e telecomunicaes. Os sistemas existentes podem funcionar como uma limitao para as organizaes. Aquilo que a empresa gostaria de fazer muitas vezes depende do que seus sistemas permitiro que faa.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

44

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Figura Interdependncia entre organizaes e SI Componentes de um Sistema de Informao Hardware: consiste no equipamento do computador e perifricos usados para executar as atividades de entrada, processamento e sada. Software: consiste nos programas processamento de dados no hardware. de computador, que permite o

Banco de Dados: uma coleo organizada de dados e informaes, guardados de uma maneira organizada para uso posterior. Rede: um sistema de conectividade que viabiliza o compartilhamento de recursos entre computadores diferentes. Pessoas: so o elemento mais importante dos SIs. Incluem os profissionais e os usurios finais. Procedimentos: incluem as estratgias, polticas, mtodos e regras usadas pelas pessoas para operar o Sistema.

Figura. Componentes de um SI
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

45

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Tecnologia da Informao (TI) o conjunto de meios tecnolgicos e computacionais que permite a produo e utilizao da informao.

As mudanas na TI e o Impacto nas Organizaes A figura seguinte, muito interessante, extrada de TIExames (2009) destaca como se deu a evoluo da tecnologia nas organizaes:

TI como um provedor de servios TI para aumentar a eficincia. Oramentos so baseados em comparaes com o mercado. TI est separada do negcio. TI vista como um gasto a controlar. Gerentes de TI so especialistas tcnicos

TI como um parceiro estratgico TI para o crescimento do negcio. Oramentos so baseados na estratgia do negcio. Como oposto a <-> TI inseparvel do negcio. TI vista como um investimento a gerenciar. Gerentes de TI ou Chief Information Officer so solucionadores de problemas do negcio.

Fonte: TI Exames (2009), adaptado de Strategies and Models for IT Governance, IGI Impacto da Tecnologia da Informao nas Organizaes Globalizao => o mercado se tornou mais competitivo e exigente cobrando das empresas a obteno de melhores produtos para satisfazer suas necessidades, aumentando assim a concorrncia, em busca dos melhores produtos e melhores preos. O processo de globalizao => origina-se do avano gerado atravs da Tecnologia da Informao e das telecomunicaes, produzindo um impacto no ambiente das organizaes.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

46

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Uso constante da informao => torna cada vez maior a necessidade de empresas se atualizarem, e o conhecimento a pea fundamental para bons resultados. Os custos com pesquisas e desenvolvimento so altos para empresas que utilizam conhecimento relacionado com alta tecnologia. A capacidade de adaptao das entidades s mudanas est mais relacionada com a administrao dos recursos intelectuais do que com a coordenao do esforo fsico dos empregados envolvidos com a produo e manuseio dos ativos tangveis, pois a prpria automao, produto do conhecimento humano, dispensa essa tarefa. O recurso que agrega mais ou menos valor ao produto o recurso do intelecto do seu quadro de funcionrios, resultando da os ganhos ou perdas das organizaes. Um assunto bastante cobrado hoje em provas de concursos o conceito de governana de TI.... A Governana de TI um conjunto de prticas que visam utilizao e gesto da TI alinhada aos objetivos estratgicos e de responsabilidade da alta administrao (incluindo diretores e executivos de negcio e de TI), que deve atuar para garantir que a TI da organizao seja capaz de sustentar e estender seus objetivos estratgicos, atravs do gerenciamento de servios e produtos de TI de forma dinmica e competitiva. No que tange ao alinhamento estratgico entre TI e negcio, tem-se que a estratgia do negcio da empresa orienta a estratgia da TI. Se a administrao da empresa no definir um rumo (caminho a seguir) para a organizao, consequentemente os departamentos internos (inclui-se a o de TI) no tero um direcionamento. Portanto, no d para gerenciar a TI isoladamente, o que torna necessria a integrao entre a estratgia de TI com a estratgia do negcio. Tipos de Sistemas de Informao em Ambiente Empresarial Existem muitos tipos de sistemas de informao no mundo real. Todos eles utilizam recursos de hardware, software, rede e pessoas para transformar os recursos de dados em produtos de informao. A seguir listamos as principais classificaes. Sistema de Processamento de Transaes (SPT) tambm conhecidos como Sistemas de Informao Operacional (Transacional) o Sistemas administrativos bsicos que atendem ao nvel operacional. o Registram as transaes rotineiras necessrias ao funcionamento da empresa. o Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas. o Objetivo principal: processar dados, isto , fazer clculos, armazenar e recuperar dados (consultas simples), ordenar e apresentar de forma simples para os usurios.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

47

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

o Principais benefcios proporcionados por esse tipo de sistema: agilizao das rotinas e tarefas, incluindo documentao rpida e eficiente; busca acelerada de informaes; clculos rpidos e precisos; confiabilidade; reduo de pessoal e custos; melhor comunicao (interna entre setores ou externa com clientes e fornecedores). o Exemplos: Sistemas de cadastro em geral (incluso, excluso, alterao e consulta), como de clientes, produtos, fornecedores, etc. Sistemas de Contabilidade Geral (contas a pagar e a receber, balanos, fluxo de caixa, etc.); Requisio de materiais, etc. Sistemas de vendas e distribuio (processamento de pedidos, entregas); Sistema de folha de pagamento, controle de estoque (PDV); Sistemas Financeiros (controle saldo, aplicaes, etc.). Sistemas de Informaes Gerenciais (SIG) Eles fornecem aos usurios finais administrativos produtos de informao que apiam grande parte de suas necessidades de tomada de deciso do dia a dia. Os SIGs fornecem uma diversidade de informaes pr-especificadas (relatrios) e exibies em vdeo para a administrao que podem ser utilizadas para ajud-los a tomar tipos estruturados mais eficazes de decises dirias. Fornece informaes de rotina aos administradores e tomadores de deciso. Foco: produzir relatrios gerenciais (pagamento a fornecedores, desempenho de vendas, nveis de estoque e outros) com vistas eficincia operacional (Fazer as coisas direito).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

48

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Exemplo de relatrio de um SIG Focalizam a informao, disponibilizada aos usurios por meio de relatrios ou consultas, que normalmente utilizam banco de dados. Possibilitam a comparao de resultados para estabelecer as metas da companhia. Permitem a identificao de reas com problemas e oportunidades de aprimoramento. Os produtos de informao fornecidos aos gerentes incluem exibies em vdeo e relatrios que podem ser providos: por solicitao; periodicamente, de acordo com uma tabela pr-determinada e/ou sempre que houver a ocorrncia de condies excepcionais.

Subsistemas de Informaes Gerenciais: SIG Financeiro SIG Industrial SIG de Marketing SIG de Recursos Humanos SIG Contbil, etc.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

49

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Exemplo de interao entre SPT e SIG SAD - Sistemas de Apoio Deciso (em ingls: DSS - Decision Support Systems) So sistemas de informao computadorizados que fornecem aos gerentes apoio interativo de informaes durante o processo de tomada de deciso. O SAD concentra-se em fornecer informaes de forma interativa para apoiar tipos especficos (no usuais) de decises por parte de cada gerente. Oferece suporte tomada de deciso de problemas especficos, que se alteram com rapidez e que no so facilmente especificados com antecedncia. Exemplos: -Sistema de Apoio Deciso para Diagnsticos Mdicos. -Outros exemplos incluem uma financiadora que verifica o crdito de um solicitador de crdito ou de uma firma de engenharia que tem um grande projeto e quer saber se podem ser competitivos com os atuais custos.

Embora os SADs usem informaes internas obtidas do SPT (Sistema de Processamento de Transaes) e do SIG (Sistema de Informao Gerencial), frequentemente recorrem a informaes de fontes externas, tais como o valor corrente das aes ou os preos dos produtos dos concorrentes.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

50

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Outras classificaes relacionadas a Sistemas de Informaes: Business Intelligence: sistemas e processos integrados para transformar os dados coletados em grandes quantidades em informaes mais fceis de ler pelo nvel estratgico da empresa, gerando mais praticidade no estabelecimento de planos de negcios para a instituio. Importante! Data Warehouse: Bill Inmon destaca que o Data Warehouse uma coleo de dados orientados por assuntos, integrados, variveis com o tempo e no volteis, para dar suporte ao processo de tomada de deciso. Orientado a assunto: organizado conforme diferentes vises de negcio. Ex: Vendas, Compras, etc. Integrado: a partir de fontes de dados heterogneas. No voltil: os dados so sempre inseridos, nunca excludos. Varivel com tempo: posies histricas das atividades no tempo.

O Data Warehouse um banco de dados multidimensional grande, de escopo organizacional (ou seja, abrange toda a empresa) e rene dados de todos os departamentos de forma a permitir a busca rpida de informaes para auxiliar a tomada de decises estratgicas. A principal ideia do Data Warehouse construir um depsito onde ser mantida a memria histrica dos dados, possibilitando a utilizao dos mesmos para consulta e anlise estratgica para a tomada de deciso!!

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

51

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Data Mart: um banco de dados multidimensional de escopo departamental (ou seja, abrange apenas um determinado departamento). Um subconjunto lgico do Data Warehouse, geralmente visto como um data warehouse setorial (Kimball). As diferenas entre o Data Mart e o Data Warehouse so apenas com relao ao tamanho e ao escopo do problema a ser resolvido.

Data Mining (ou Minerao de dados): define uma srie de procedimentos, tcnicas e ferramentas para recuperar e analisar dados de um Data Warehouse ou Data Mart procura de padres e tendncias a respeito dos dados armazenados. entendido como o processo de identificar informaes relevantes, tais como padres, associaes, mudanas, anomalias e estruturas, em grandes conglomerados de dados que estejam em banco de dados ou outros repositrios de informaes.

Minerao de Dados (ou Data Mining) o processo de anlise de conjuntos de dados que tem por objetivo a descoberta de padres interessantes e que possam representar informaes teis. Um conceito j cobrado pela banca foi proposto na edio antiga do livro Data Mining Techniques: For Marketing, Sales, and Customer Support , listada a seguir: A minerao de dados a explorao e anlise, por meios automticos ou semiautomticos, de grandes quantidades de dados a fim de descobrir padres e regras significativas (1997).

Na edio mais atual do livro o conceito o seguinte: A minerao de dados um processo de negcio para explorar grandes quantidades de dados para descobrir padres e regras significativas (2011). Sistema Integrado de Gesto, tambm conhecido como Sistema de Gesto Integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning): um sistema de informao com mdulos integrados que do suporte a diversas reas operacionais, tais como vendas/marketing, manufatura/ produo, finanas, contabilidade e recursos humanos. o Os sistemas integrados podem reunir todos os principais processos de negcios de uma empresa em um nico software de sistema que permite que a informao flua sem descontinuidade atravs da organizao. o Esses sistemas podem incluir transaes com clientes e fornecedores.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

52

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

SEM um ERP implantado na empresa, a informao processada INDIVIDUALMENTE em cada rea da empresa, gerando assim retrabalho, erros, alto custo, reduo dos lucros e perda de produtividade da empresa. O sistema ERP integra, portanto, diversas atividades de uma empresa atravs de um software, organizando e disseminando a informao de forma integrada entre as diferentes reas da companhia. Essa integrao faz uso de uma base de dados comum a toda empresa, consolidando assim toda a operao do negcio em um nico ambiente computacional. Dessa forma, procura-se evitar redundncias e inconsistncias de dados, assegurando-se a integridade do fluxo de informaes. O ERP composto por vrios mdulos que conversam entre si trocando informaes. Cada mdulo responsvel por uma atividade especfica do sistema, como por exemplo: planejamento da produo, vendas, distribuio, finanas, controladoria, gerenciamento da manuteno, gesto de projetos, gesto de materiais, qualidade, recursos humanos, dentre outros. CRM (Customer Relantionship Management Gesto de Relacionamento com o Cliente): sistemas que gerenciam e organizam as informaes relacionadas aos clientes da empresa de forma personalizada, analisando suas preferncias e perfis de compra. Usam um conjunto de aplicaes integradas para abordar todos os aspectos do relacionamento com o cliente, inclusive atendimento, vendas e marketing. E-business: negociao feita pela Internet que no envolve necessariamente uma transao comercial. a unio entre estratgias de negcio e tecnologia via Web.

E-business refere-se a uma definio mais ampla de Comrcio Eletrnico, envolvendo no apenas a compra e venda de bens e servios, mas tambm o atendimento a clientes, colaborao com parceiros empresariais, realizao de e-learning e transaes eletrnicas dentro de uma organizao (TURBAN, JR e POTTER, 2005). Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 53

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

IMPORTANTE, j cobrado em provas!

Negcios Eletrnicos englobam Comrcio Eletrnico

E-commerce (Comrcio Eletrnico): consiste na realizao de negcios por meio da Internet, incluindo a venda de produtos e servios fsicos, entregues off-line, e de produtos que podem ser digitalizados e entregues on-line, nos segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental. Segundo Laudon e Laudon (2007) existem diferentes maneiras de classificar as transaes de comrcio eletrnico, na qual esto envolvidas 3 partes: governo, empresa e consumidor. IMPORTANTE!! A seguir exemplificamos algumas modalidades utilizadas no ambiente de negcios atual: o Comrcio Eletrnico Empresa-Consumidor (B2C - Business to Consumer) a forma mais comum de comrcio que envolve a empresa vendendo seus produtos e servios e o consumidor querendo adquiri-los.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

54

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Figura. Site das Lojas Americanas como exemplo de B2C o Comrcio Business) Eletrnico Empresa-Empresa (B2B Business to

Esse tipo de comrcio eletrnico realizado entre empresas que vendem ou compram produtos ou servios pela Web. Por muitos anos, as empresas usaram sistemas proprietrios para o e-commerce empresa-empresa (B2B). Agora elas esto recorrendo tecnologia de Web e Internet. Eliminando processos em papel ineficientes para encontrar os produtos e servios a preos mais baixos, os sites Web empresa-empresa podem proporcionar aos participantes economias que podem variar entre 5 e 45 por cento (LAUDON e LAUDON, 2007). o Comrcio Eletrnico Consumidor-Consumidor (C2C Consumer to Consumer)

Figura. Site do Mercado Livre como exemplo de C2C

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

55

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

M-commerce (Comrcio Mvel) O M-commerce apresenta duas caractersticas que o diferencia do e-commerce: mobilidade (os usurios podem carregar os aparelhos mveis para onde quer que vo) e, alcance amplo (que permite que as pessoas possam ser alcanadas a qualquer hora) (TURBAN e KING, 2004, p. 270).

Bem, por hoje s!! Espero ter conseguido passar de forma bem didtica os fundamentos bsicos que so muito importantes para gabaritarem a prova.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

56

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Resumo em Tpicos e Palavras-Chave -> Direto ao PONTO!

RISC
Instrues mais simples. Executadas mais rapidamente. Conjunto de instrues menor. Exige programas maiores, que ocupam mais espao na memria e requerem mais mo de obra por parte dos programadores.

CISC
Instrues mais complexas. Podem levar vrios ciclos do processador para serem executadas. Conjunto de instrues maior. Programas menores e mais simples. Menos trabalho para os programadores e menos espao utilizado nas memrias

RAM (Random Access Memory Memria de Acesso Randmico)


voltil => tudo o que estiver nela perdido quando o computador desligado.

ROM (Read Only Memory Memria somente de Leitura)


Vem gravada de fbrica No voltil. CMOS sua principal tecnologia.

Memria Secundria (Memria de Massa)


Retm grande quantidade de dados. No voltil. HD (Disco Rgido ou Winchester), Disquetes, CDs, e todas as unidades de armazenamento PERMANENTE de dados.

Hierarquia de Memria

Figura. Relao entre os diversos tipos de dispositivos de armazenamento Em ordem de velocidade temos da memria mais veloz para a mais lenta: registradores, memria cache, memria principal (RAM) e memria secundria (auxiliar, como o disco rgido, por exemplo). Quanto mais no topo da pirmide, mais nos aproximamos do processador (cache e registradores so internos) e na base da pirmide esto os perifricos (HD, DVD, etc.).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

57

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB No topo esto memrias de baixa capacidade (poucos bits: 8, 16, 32, 64) e a capacidade vai aumentando em direo base (atualmente Tera Bytes). A velocidade aumenta quando nos aproximamos do topo da pirmide (onde esto os registradores) e j as memrias na base so as mais lentas, pois normalmente dependem de acionamento eletromecnico. Em relao ao custo, fcil entender que fica muito mais fcil e barato colocarmos outro HD no nosso computador do que alterar todo o projeto da CPU para inserir mais alguns registradores.

1 1 1 1 Memria Principal Combo drive Tablet iPad Outros tipos de computadores

KiloByte (KB) MegaByte (MB) GigaByte (GB) TeraByte (TB) -

1024 bytes 1024 KB 1024 MB 1024 GB

RAM e ROM. Leitor de CD que combina a capacidade de ler e gravar CD-R/CD-RW com a habilidade de ler (mas NO gravar) mdias de DVD. Computador em forma de prancheta eletrnica, sem teclado e com tela sensvel ao toque. Dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. Servidor, desktop, notebook, nettop (o termo vem da juno das palavras internet e desktop. Trata-se de um PC compacto, uma espcie de "desktop em miniatura" capaz de executar tarefas que no exigem muito de uma mquina, como navegar pela internet, acessar aplicativos para Web, processar documentos e executar mdias), ultrabook (potentes como PCs, leves como netbooks e tm a mobilidade de um tablet) etc. (MOdulator-Modulador/DEModulator - Demodulador): Perifrico de entrada e sada, que faz com que um computador se conecte Internet. Transforma o sinal digital do computador para o sinal analgico, e vice-versa, permitindo processamento de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Placa de circuito de um computador em que ficam localizados o processador e a memria RAM, principalmente.

Modem

Placa-me (Motherboard)

Lembre-se de que o processador o elemento que controla TODO o computador.


Ateno tecnologia verde sustentvel. Um computador verde aquele que consome menos energia em relao a um similar. O BIOS (Basic Input Output System Sistema Bsico de Entrada e Sada) um SOFTWARE, gravado em um chip de memria ROM (que fica espetado na placa-me do computador). Trata-se de um sistema responsvel por iniciar os trabalhos de um computador. Ele checa, por exemplo, o estado das memrias e verifica a presena de dispositivos de E/S, em seguida, faz a carga do sistema operacional no disco (rgido ou flexvel), entregando o controle ao sistema operacional. O processador programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer.

Dispositivos de Entrada
Teclado, microfones, web cams, etc.

Dispositivos de Sada
Impressora, monitores ou displays simples (no sensveis a toque), caixas de som, fones de ouvido, projetores, plotter, etc.

Dispositivos de Entrada e Sada


Memria RAM, disco rgido (HD),tela com monitor sensvel ao toque (touch screen), placa de rede etc.

Vamos praticar agora :-)!

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

58

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Questes de provas comentadas 1. (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) Os termos 32 bits e 64 bits se referem forma como o processador de um computador manipula as informaes e, em consequncia, ao tamanho mximo da RAM que pode ser utilizado. Nas verses de 32 bits do Windows, por exemplo, podem-se utilizar at 64 GB de RAM e, nas verses de 64 bits, at 128 GB. Comentrios Os termos 32 e 64 bits esto relacionados com a quantidade de informaes que o processador consegue manipular de uma nica vez e, este fato, no tem relao com a quantidade de memria suportada pela mquina. Cabe destacar ainda, que os micros de 32 bits normalmente aguentavam memrias de at 4GB. Os micros de 64 bits tiveram seus barramentos de endereos aumentados para 40 bits, em sua maioria, o que d, teoricamente, 1TB de capacidade mxima de memria. Gabarito: item errado. 2. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) O modem A um tipo de memria semicondutora no voltil. B um tipo de interface paralela que permite a comunicao sem fio entre um computador e seus perifricos. C um roteador wireless para redes sem fio. D tem funo de garantir o fornecimento ininterrupto de energia eltrica ao computador. E pode auxiliar na comunicao entre computadores atravs da rede telefnica. Comentrios O modem (MOdulator-Modulador/DEModulator-Demodulador) um dispositivo ou perifrico de entrada e sada, que faz com que um computador se conecte Internet. um conversor que transforma o sinal digital do computador para o sinal analgico, e vice-versa, permitindo processamento de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Gabarito: letra E.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

59

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Considerando que um usurio pretenda salvar, em memria ou em dispositivo de armazenamento, um arquivo com tamanho de 3 gigabytes, julgue os itens seguintes. 3. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Diversos modelos de pendrive tm capacidade suficiente para armazenar esse arquivo. Comentrios O pendrive (memria flash USB) j tem capacidade de armazenamento de 2GB, 4GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB, 256 GB, etc., portanto, a grande maioria j permite armazenar esse arquivo de 3 GB. Gabarito: item correto. 4. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Os discos rgidos externos, cuja capacidade atual de 900 kilobytes, no so capazes de armazenar esse arquivo. Comentrios Os discos rgidos atuais j possuem capacidades variadas, que podem ser 200 GB, 500 GB, 700 GB, 1 TB, 2 TB, etc. Conforme visto, tm capacidade bem maior do que 900 KB. Gabarito: item errado. 5. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Os disquetes de 3", cuja capacidade de 200 gigabytes, podem armazenar esse arquivo. Comentrios Esse tipo de disquete tem capacidade limitada, 1,44 MB. Gabarito: item errado. 6. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Qualquer tipo de CD-ROM tem capacidade suficiente para armazenar esse arquivo. Comentrios O CD-ROM no poder ser utilizado, pois sua capacidade de 700MB, e o arquivo de 3 GB.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

60

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 7. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial/2011) Os discos do tipo DVD-ROM, cuja capacidade mxima atual de 8 kilobytes, no so capazes de armazenar esse arquivo. Comentrios O DVD-ROM tem capacidade de 4,7 GB (modelo de camada simples), a medida informada est inadequada. Gabarito: item errado. 8. (CESPE/2008/Agente-MS) Para se visualizar o arquivo de uma foto digital, necessrio utilizar o software USB. Comentrios USB (Universal Serial Bus) no um software. Trata-se de uma especificao que permite estabelecer comunicao entre os dispositivos e um controlador (normalmente um computador). O USB pode conectar perifricos como o mouse, teclado, cmera digital, impressora, pendrives, etc. Gabarito: item errado. 9. (CESPE/2010/BASA/Tcnico Cientfico/Tecnologia da Informao/Arquitetura de Tecnologia) A mquina proposta por Von Neumann rene componentes como memria, unidade aritmtica e lgica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores, e unidade de controle. Comentrios De fato, a mquina proposta por Von Neumann rene os componentes citados, que so: uma unidade lgica e aritmtica (ULA), uma unidade de controle (UC), uma memria, e uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, os dispositivos de entrada e sada (E/S ou I/O - input e output).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

61

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito: item correto. 10. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o teclado e o mouse. Comentrios Dispositivos de entrada so aqueles que capturam os dados para o sistema, enquanto os dispositivos da sada enviam os dados do sistema para o meio externo. Teclado = entrada de dados. Mouse e mouse sem fio = com fio ou sem fio um dispositivo de entrada. Gabarito: item correto. 11. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o mouse e a memria ROM. Comentrios Mouse = um dispositivo de entrada. Memria ROM = uma memria somente para leitura. Neste caso, comum pensar que um dispositivo somente de entrada de dados, mas no o . A memria ROM no pode, por processos comuns, receber dados. Mas pode ser gravada por meio de dispositivos ou processos especiais. Ento, estes tipos especiais de memria ROM, so dispositivos de entrada e sada. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

62

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

12. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o teclado e a impressora. Comentrios Teclado = entrada de dados. Impressora = dispositivo de sada. Observe, no entanto, que os equipamentos chamados multifuncionais possuem vrias funes, dentre elas a de impresso. Estes equipamentos possuem, normalmente, um scanner que um dispositivo de entrada. Logo, a impressora multifuncional um dispositivo de entrada e de sada. Gabarito: item errado. 13. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o monitor e a impressora. Comentrios O monitor um dispositivo de sada. Se a questo citar o touch screen (tela sensvel ao toque), este item ser de entrada tambm. Impressora um dispositivo de sada. Observe, no entanto, que os equipamentos chamados multifuncionais possuem vrias funes, dentre elas a de impresso. Estes equipamentos possuem, normalmente, um scanner que um dispositivo de entrada. Logo, a impressora multifuncional um dispositivo de entrada e de sada. Gabarito: item errado. 14. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se a impressora e o mouse. Comentrios Mouse e mouse sem fio = com fio ou sem fio um dispositivo de entrada. Impressora = um dispositivo de sada. Complementando, cabe destacar que o disco rgido e pendrive so dispositivos de entrada e sada, pois armazenam e recuperam dados. Gabarito: item errado. 15. (CESPE/2009/ANAC/Tcnico Administrativo/Informtica) Plug and play promove o conceito de que novos dispositivos devem ser
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

63

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

conectados e utilizados sem que o usurio precise reconfigurar jumpers ou softwares. Comentrios Plug and play uma tecnologia que facilita a instalao de dispositivos no computador. Em outras palavras, a tecnologia Plug and Play foi criada com o objetivo de fazer com que o computador reconhea (detecte) e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado na mquina, facilitando a expanso segura dos computadores e eliminando a configurao manual. Essa tecnologia surgiu com o aparecimento do barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), desenvolvido pela Intel. Isso possvel utilizando-se pequenas memrias ROM nos perifricos. Essas memrias informam ao computador quem so os perifricos e como eles devem ser tratados. Para que esse recurso funcione, tanto o BIOS (Basic Input Output System Sistema Bsico de Entrada e Sada) como o sistema operacional e o perifrico devem ser compatveis com a tecnologia. Antes do aparecimento dessa tecnologia, a instalao de dispositivos no computador exigia, frequentemente, configurao manual de uma srie de quesitos, tanto no hardware, como no software dos micros. Tambm se poderia ter reconfigurao e atualizao de dispositivos, que tanto frustavam os usurios, devido forma como eram realizados! Atualmente, os micros (equipamentos) possuem capacidade de plug and play. Podemos ver essa tecnologia em ao quando instalamos algum perifrico novo (uma impressora, por exemplo) no micro e o sistema operacional emite alertas avisando que encontrou um novo hardware. Gabarito: item correto. 16. (CESPE/2009/ADAGRI CE/Agente Estadual Agropecurio) Com relao informtica e Internet, julgue os itens a seguir. As entradas do tipo USB em computadores podem ser utilizadas para a conexo de diversos tipos de dispositivos, como mouse, teclado, impressora e dispositivos portteis. Comentrios A assertiva est correta. Complementando o USB (Universal Serial Bus Barramento Serial Universal) nos ajuda a reduzir problemas de compatibilidade entre perifricos e o computador, ou seja, universalizar o padro de conexo entre os perifricos e o computador. Gabarito: item correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

64

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

17. (CESPE/2010/BASA/Tcnico Cientfico Tecnologia da Informao - Arquitetura de Tecnologia) As principais funes da UCP so controlar e executar as operaes de processamento dos dados, tendo um papel importante no desempenho do sistema computacional e executando as instrues que esto na memria principal. Comentrios Sim, a UCP ou CPU tem como funes principais controlar e executar as operaes de processamento de dados. A CPU exerce o controle do computador, sendo responsvel pela busca das instrues (na memria), pela sua decodificao (ou interpretao) e execuo. A busca e a decodificao das instrues so realizadas pela Unidade de Controle, enquanto que a execuo fica ao encargo da Unidade de Execuo. A unidade de execuo, por sua vez, composta pela Unidade Lgica e Aritmtica e por um conjunto de Registradores de uso genrico. Gabarito: item correto. 18. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico - Tecnologia da Informao - Arquitetura de Tecnologia) Os registradores so dispositivos de memria lentos e com custo baixo. Comentrios Ao contrrio!!! So rpidos e de custo muito elevado. Registradores so dispositivos de armazenamento temporrio, localizados na Unidade Central de Processamento (UCP), extremamente rpidos, com capacidade para apenas um dado (uma palavra). Devido a sua tecnologia de construo e por estar localizado como parte da prpria pastilha ("chip") da UCP, muito caro. O conceito de registrador surgiu da necessidade da UCP de armazenar temporariamente dados intermedirios durante um processamento. Por exemplo, quando um dado resultado de operao precisa ser armazenado at que o resultado de uma busca da memria esteja disponvel para com ele realizar uma nova operao. Registradores so volteis, isto , dependem de estar energizados para manter armazenado seu contedo. Gabarito: item errado. 19. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico - Tecnologia da Informao) As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou trs nveis diferentes de memria cache, todos constitudos por memrias do tipo SRAM (static RAM).
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

65

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Comentrios A memria cache intermedia a troca de dados entre o processador e a memria RAM, e utilizada para dar desempenho ao processador! Vide figura a seguir, que ilustra essa interface.

Processador

Controle e gerencia da cache

Memoria Principal

Cache

Observe, ainda: SRAM (Memria RAM Esttica) o Tem baixo consumo de energia e muito mais rpida que a DRAM, alm de no necessitar de recarga (REFRESH). o Utilizada na memria cache do computador. DRAM (Memria RAM Dinmica):

o a que mais usamos em nosso computador. o Nossa memria principal DRAM. o Vendida em formato de pequenas placas (pentes ou mdulos) que se encaixam diretamente na placa-me. o Mais barata e lenta quando comparada SRAM. o Necessita ter seus dados reforados de tempos em tempos para que no perca os dados. Memria DRAM SRAM Caractersticas Baixo custo. Mais lenta, uso do refresh. Alto custo. Mais rpida e no necessita de refresh.

Gabarito: item correto. 20. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico) A memria cache do computador um tipo de memria intermediria que guarda as informaes
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

66

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

oriundas da memria principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informaes. Comentrios Olha a o CESPE conceituando a memria cache! Gabarito: item correto. 21. (CESPE/TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados/2008) Com relao ao hardware de computadores do tipo PC e a conceitos de computao e informtica, correto afirmar que 1 megabyte corresponde a mil bytes. Comentrios 1 Megabyte corresponde a 1024 Kilobytes, e um kilobyte corresponde a 1024 bytes. Assim, temos que 1 Megabyte corresponde a 1024 x 1024 bytes. Este nmero est na casa dos milhes (1.048.576 bytes).

Gabarito: item errado. 22. (CESPE/2009/ANAC - Tcnico Administrativo - Informtica) Reduced instruction set computer (RISC), ou computador com conjunto reduzido de instrues, o sistema operacional usado em mquinas de pequeno porte, como palms e celulares. Comentrios Colocamos esta questo s para dizer: CUIDADO COM O JOGO DE PALAVRAS!!! Leia sempre com ateno. Muitas vezes pensamos que nunca erraremos uma questo como esta e acabamos por errar em virtude da falta de ateno. Aqui, por exemplo, a tentativa associar a interpretao de REDUO com sistema de PEQUENO porte!!! J sabemos que RISC refere-se ao conjunto de instrues implementadas em um processador e no em sistemas operacionais. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

67

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

23. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico - Tecnologia da Informao - Arquitetura de Tecnologia) O chipset um circuito oscilador cuja funo sincronizar os dados da memria principal e o disco rgido. Comentrios O chipset um conjunto de circuitos integrados, mas no um circuito oscilador nem tem como funo sincronizar dados. Isto feito pelo relgio (clock) do sistema e, mesmo assim, no tem a funo de sincronizar dados. o componente central de uma placa-me, j que uma espcie de ponte de comunicao do processador com as memrias, e, em alguns casos, com os barramentos de alta velocidade AGP, PCI Express e demais controladores de HDs (como ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA. O chipset uma espcie de controlador de trfego da placa-me, por ele passam todos os dados e instrues e por meio dele que todos os barramentos conseguem se interconectar. Gabarito: item errado. 24. (CESPE/2009/ANAC/Tcnico Administrativo/Informtica) A memria ROM usada para manter os programas, o sistema operacional e os dados exigidos pelo computador. Comentrios Utilizamos uma memria secundria para esse fim. O armazenamento secundrio projetado para armazenar volumes de dados por perodos de tempo prolongados. Esse tipo de armazenamento pode ter capacidade de vrios terabytes ou mais e apenas pequenas partes desses dados so colocadas no armazenamento primrio, em determinado momento. O armazenamento secundrio possui as seguintes caractersticas: no-voltil. necessrio mais tempo para recuperar dados do armazenamento secundrio do que da RAM devido natureza eletromecnica dos dispositivos de armazenamento secundrio. muito mais econmico do que o armazenamento primrio As tendncias gerais no armazenamento secundrio esto mais voltadas para os mtodos de acesso direto, mais capacidade com custo mais baixo e mais portabilidade.

A memria somente-leitura (ROM) no-voltil e preserva essas instrues quando a fora alimentada para o computador for desligada. A designao "somente leitura" significa que essas instrues s podem ser lidas pelo computador e no modificadas pelo usurio. Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 68

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 25. (CESPE/2009/ANAC/Tcnico Administrativo - Informtica) Com relao aos componentes de um computador, julgue os itens seguintes. Uma memria virtual paginada melhora o tempo de acesso mdio memria principal por se tratar da alocao de uma parte da memria ROM. Comentrios Quando a capacidade da memria principal totalmente utilizada, usamos a memria virtual. Recurso gerenciado pelo Sistema Operacional. Aloca um espao no disco rgido do computador fazendo com que ele (o HD ou disco rgido) funcione como um complemento da memria principal.

A memria virtual no tem influncia no tempo de acesso mdio memria principal. Sua velocidade inferior da memria RAM real, portanto ela no aumenta a velocidade, e sim apenas a capacidade. Gabarito: item errado. 26. (CESPE/2008/PRF) Com relao a software livres, suas licenas de uso, distribuio e modificao, assinale a opo correta, tendo como referncia as definies e os conceitos atualmente empregados pela Free Software Foundation. A. Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa fsica em ambiente com sistema operacional da famlia Linux, devendo haver restries de uso a serem impostas por fornecedor no caso de outros sistemas operacionais. B. O cdigo-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeioado pelo usurio, para necessidades prprias, e o resultado de aperfeioamentos desse software pode ser liberado e redistribudo para outros usurios, sem necessidade de permisso do fornecedor do cdigo original. C. Toda licena de software livre deve estabelecer a liberdade de que esse software seja, a qualquer momento, convertido em software proprietrio e, a partir desse momento, passem a ser respeitados os direitos de propriedade intelectual do cdigo-fonte do software convertido. D. Quando a licena de um software livre contm clusula denominada copyleft, significa que esse software, alm de livre, tambm de domnio pblico e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar verses no-gratuitas do referido software podero faz-lo, desde que no haja alteraes nas funcionalidades originais do software.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

69

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

E Um software livre considerado software de cdigo aberto quando o seu cdigo-fonte est disponvel em stio da Internet com designao .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeioado e estendido s necessidades dos usurios, que, para execut-lo, devem compil-lo em seus computadores pessoais. Essa caracterstica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietrios. Comentrios O item B est de acordo com as liberdades inerentes ao software livre. Em especial o usurio poder modificar o software sua vontade, e, ento, distribuir o software sem necessidade de permisso do fornecedor do cdigo original. Gabarito: letra B. 27. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio Operao de Computadores) Sistema operacional um aplicativo que tem como funo principal a edio de textos e figuras. Comentrios Sistema operacional o programa que controla as funes bsicas do computador e serve de interface entre o usurio e a mquina. SEM sistema operacional, o computador no funciona. Windows e Linux so exemplos de sistemas operacionais. Gabarito: item errado. 28. (CESPE/2009/TRE-GO/ Tcnico Judicirio Operao de Computadores) Um software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem restrio. Comentrios Software Livre (Free Software) um termo que designa os programas de computador que oferecem 4 direitos especiais a seus usurios... Direito de executar o programa para qualquer finalidade; Direito de copiar e distribuir o software sem a necessidade de pagamento de licena; Direito de estudar o software completamente ( necessrio ter o cdigo fonte); Direito de modificar o software sua vontade ( necessrio ter o cdigo fonte).
www.pontodosconcursos.com.br

Gabarito: item correto.


Profa Patrcia Lima Quinto

70

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

29. (CESPE/2009/TRE-GO/ Tcnico Computadores) Arquivo a parte informaes com tamanho pr-definido. Comentrios

Judicirio Operao de fsica da memria que retm

O arquivo um bloco de informaes relacionadas, que est gravado em uma unidade de armazenamento, e, portanto, no equivale a um dispositivo fsico. Tudo o que salvamos no computador vira arquivo. Um arquivo tem de ter um nome, para que se possa identific-lo e diferenci-lo dos demais arquivos na mesma unidade.

Figura Alguns exemplos de arquivos de formatos comuns Gabarito: item errado. 30. (CESPE/2009/TRE-GO/ Tcnico Judicirio Operao de Computadores) Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. Comentrios Uma pasta, tambm conhecida como diretrio, um pequeno compartimento lgico, criado em uma unidade para organizar melhor seu contedo para o usurio. As pastas so gavetas que podem guardar arquivos ou outras pastas, e, portanto, no pode ser chamada de um tipo de disco, ela criada/alterada e/ou apagada do disco. Gabarito: item errado. 31. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TREGO/Adaptada/Adaptada/2009) A memria ROM permite leitura e escrita de informaes. Comentrios A memria ROM (Read Only Memory) uma memria SOMENTE de leitura. Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 71

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 32. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TREGO/2009) Julgue o item seguinte com relao a conceitos de informtica. [As impressoras jato de tinta so classificadas como unidade de entrada]. Comentrios A impressora jato de tinta um dispositivo (unidade) de sada!! Gabarito: item errado. 33. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TRE-GO/ Adaptada/2009) O pendrive um tipo de memria de massa que permite que os dados sejam lidos, gravados e regravados. Comentrios Memria secundria (memria auxiliar ou de massa): so todas as memrias em que podemos armazenar informaes por tempo indeterminado. Essas memrias so os discos: CD, DVD, disquete (discos flexveis ou floppy disks), disco Rgido (HD Hard Disk) ou Winchester, pendrive, etc. Em suma, so os locais onde podemos SALVAR informaes. Gabarito: item correto. 34. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TRE-GO/ Adaptada/2009) A memria RAM permite apenas leitura das informaes. Comentrios A memria RAM (Random Access Memory Memria de acesso randmico, ou aleatrio), carrega" os programas em execuo e faz armazenamento temporrio de dados que sero usados pela CPU. a memria ROM a memria somente de leitura (Read Only Memory). Nessa memria as informaes so gravadas no momento da fabricao e no mais sero alteradas. Contm basicamente informaes necessrias para o funcionamento do computador, como rotinas que verificam se os meios fsicos esto aptos para o funcionamento. Gabarito: item errado.

(CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Texto para as questes seguintes. Considere a configurao de um microcomputador do tipo notebook apresentada a seguir. Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 72

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

QUESTO 16 35. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [1,6 GHz indica que o processador possui capacidade de armazenamento de dados de 1.600 MB]. Comentrios A freqncia indica a quantidade de operaes por segundo que o processador capaz de executar. Atualmente os processadores esto na casa dos bilhes de operaes por segundo (GHz). Quer dizer, um processador cujo clock seja de 1,6 GHz, pode executar 1,6 bilhes de operaes em um segundo. Isso realmente impressionante! Essa assertiva no destaca capacidade de armazenamento de dados, conforme visto, portanto, falsa. Gabarito: item errado. 36. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [Intel Core Duo indica a existncia de memria dupla, o que amplia a velocidade de processamento das informaes]. Comentrios Intel Core Duo um processador fabricado pela Intel usando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores num s chip de silcio (Wikipedia, 2010). Gabarito: item errado.

No que tange quantidade de ncleos de execuo: Dual Core (Ncleo Duplo) um processador com dois ncleos independentes de execuo de instrues em que ambos compartilham a mesma pastilha de silcio. Esse tipo de processador permite executar tarefas em paralelo, agilizando o processamento.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

73

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Nesse sistema, dois processos (programas) podem ser executados simultaneamente (totalmente em paralelo), oferecendo ganhos de cerca de 100% em relao aos processadores de ncleo nico. Exemplos de processadores dual-core: Core 2 Duo e o Athlon X2. DUAL-CORE 2 PROCESSADORES FSICOS NO MESMO CHIP!! Multicore (Mltiplos Ncleos) Processadores com mais ncleos em paralelo. Obs.: tanto a Intel quanto a AMD j fabricam processadores dual core. A Intel foi pioneira na criao dos processadores quad core (com quatro ncleos de execuo), e foi seguida, recentemente, pela AMD. 37. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [533 MHz FSB indica a capacidade da memria RAM]. Comentrios 533 MHz FSB no est relacionado capacidade da memria RAM. O clock uma forma de indicar o nmero de instrues que podem ser executadas a cada segundo. Sua medio feita em Hz. Os processadores possuem dois clocks, um interno e um externo. O clock interno (ou clock da CPU) indica a freqncia na qual o processador trabalha. Portanto, se ele trabalha a 800 MHz, sua capacidade de 800 milhes de operaes de ciclo por segundo. O clock externo: a freqncia com a qual o processador comunica-se com o resto do computador. Tambm conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, o que indica a freqncia de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicao com a placa-me (na verdade, chipset, memria, etc). Por exemplo, o processador Pentium Extreme Edition 840 trabalha com clock externo de 800 MHz. Gabarito: item errado. 38. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [Intel Core Duo indica que h dois processadores no mesmo chip de silcio]. UEST Comentrios Intel Core Duo indica que h dois processadores no mesmo chip de silcio.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

74

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito: item correto. 39. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com referncia ao microcomputador apresentado, julgue o item seguinte. [2 MB L2 cache indica a capacidade da memria cache, uma memria esttica que tem por finalidade aumentar o desempenho do processador ao realizar busca antecipada na memria RAM]. Comentrios Est correto ao afirmar que a memria cache de 2 MB. A memria cache intermedia a troca de dados entre o processador e a memria RAM. Gabarito: item correto. 40. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) [A opo L2 significa que possvel instalar dois sistemas operacionais, como o Linux e o Windows XP]. Comentrios L2 est relacionado cache L2 Nvel 2 (cache secundria). Gabarito: item errado. 41. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) [A utilizao de dispositivos do tipo pen drive permite ampliar, ainda que temporariamente, a capacidade da memria ROM do computador]. Comentrios O pendrive no usado para ampliar a memria somente de leitura. Gabarito: item errado. 42. (CESPE/Analista Judicirio TRE-GO/Adaptada/2009) capacidade do disco rgido, na referida configurao, de 1 GB. Comentrios A capacidade do disco rgido da questo de 120 GB. Gabarito: item errado. 43. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [DVD-RW double
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

75

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

layer indica que o notebook possui leitora de DVD dupla face, mas no permite gravao]. Comentrios A maior capacidade de armazenamento de dados devido ao uso de mais camadas e de mais lados de gravao. Nesse contexto, a tabela seguinte ilustra as variaes de capacidade dos DVDs. Padro DVD 5 DVD 10 DVD 9 DVD 18 Capacidade N camadas 4.7 GB 9.4 GB 8.5 GB 17 GB 1 1 2 2 de N de lados 1 2 1 2

Preste ateno s unidades de medida de bytes nos CDs e nos DVDs. Nestes, o armazenamento da ordem de BILHES de bytes (GB), naqueles, da ordem de MILHES de bytes (MB). Gabarito: item errado. 44. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009)Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [Com a configurao de hardware apresentada, no seria possvel a instalao do software Linux. Para essa instalao, seria necessrio ampliar a capacidade de memria]. Comentrios Na configurao dada poderamos perfeitamente instalar o Linux. Gabarito: item errado. 45. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009)Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [O notebook com a configurao apresentada permite acesso a redes sem fio das tecnologias 802.11 a/b/g wireless LAN]. Comentrios A especificao 802.11 a/b/g wireless LAN est relacionada a essa assertiva, que est correta. O padro 802.11 define a estrutura de uma LAN sem fio. Os principais padres da famlia IEEE 802.11 (Wi-Fi) so: Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 76

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Padro 802.11b 802.11g

Frequncia 2,4 GHz 2,4 GHz (compatvel com 802.11b)

Velocidade 11 Mbps 54 Mbps

Observao O padro mais antigo Atualmente, o mais usado. Pouco usado no Brasil. Devido diferena de frequncia, equipamentos desse padro no conseguem se comunicar com os outros padres citados. Padro recente e que est fazendo grande sucesso.

802.11a

5 GHz

54 Mbps

802.11n

Utiliza tecnologia MIMO (multiple in/multiple out), frequncias de 2,4 GHz e 5 GHz (compatvel portanto com 802.11b e 802.11g e teoricamente com 802.11a)

300 Mbps

Gabarito: item certo. 46. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009)Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [15,4 WXGA LCD indica o modelo e o tamanho da placa-me da configurao apresentada]. Comentrios A especificao dada no est relacionada com a placa-me do computador, e sim com o monitor de vdeo. Gabarito: item errado. 47. (CESPE/Banco do Brasil/2003) A tecnologia MP3 tem como funo principal reunir as caractersticas de uma unidade DVD e de um gravador de CD-RW em um nico equipamento. Essa uma opo de realizao de backup para quem deseja armazenar informaes e no dispe de espao livre no disco rgido do computador. Comentrios O MP3 um padro de compresso de arquivos de udio!!
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

77

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 48. (CESPE/Operador de computador - Polcia Federal/2004) Computador desktop, Pentium 4 - 2.6 GHz, RAM 512 MB, HD de 80 GB, DVD-ROM/CD-RW Combo drive, 8X AGP card, modem, unidade de disco de 3", mouse, teclado, Windows XP. Um usurio adquiriu, pela internet, um computador com as especificaes listadas acima. Com relao a essas especificaes e a conceitos de hardware e software de computadores pessoais, julgue os itens seguintes. Esse um tipo de computador tambm conhecido como Notebook, que porttil e capaz de funcionar por um tempo sem a alimentao convencional da rede eltrica. Comentrios Notebook e desktop so classificaes distintas de computadores pessoais de pequeno porte, j que o incio do enunciado j classifica o computador como um desktop. No entanto, precisamos de uma certa ateno aqui. Se no houvesse explicitamente a classificao desktop no enunciado, no poderamos dizer que essa configurao no se refere a um notebook. Isso porque todos os itens citados podem estar presentes em um notebook. O fato de um notebook j possuir teclado integrado, no quer dizer que no possamos conectar um teclado externo a ele. Podemos conectar uma infinidade de acessrios em um notebook e nem assim ele passaria a ser um desktop. Alm disso, o enunciado no falou em monitor o que poderia confundir os que desconheciam o termo desktop. A segunda parte da assertiva est correta. Um notebook porttil e capaz de funcionar por um tempo sem alimentao da rede eltrica. Esse tempo depende da capacidade da bateria e geralmente vai de 1 a 4 horas de autonomia. Gabarito: item errado. 49. (CESPE/Tcnico Judicirio-Enfermagem-TRE-AL/2004) Um disco rgido de 80 GB permite armazenar uma quantidade de bytes superior quantidade que 100 discos do tipo mais popular de CD-ROM permitem armazenar. Comentrios O tipo mais comum de CD-ROM armazena 700MB. Portanto, 100 CDs podem armazenar aproximadamente 70.000MB ou 70GB. Assim, um disco rgido de 80GB pode armazenar mais bytes do que 100 CDs comuns. Podemos perceber que o examinador tomou o cuidado de reportar-se a CDs do tipo mais
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

78

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

popular no deixando margens a questionamentos acerca de outros formatos de CD, como o de dupla densidade de 1,3GB de capacidade. Gabarito: item certo. 50. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) Pentium 4, de 1,8 GHz; 256 MB de RAM; HD de 40 GB; gravador de CD 52; fax/modem de 56 kbps; gabinete ATX; Windows XP Professional. [Para o funcionamento adequado do computador, a quantidade de memria RAM a ser instalada deve ser dimensionada em funo do tipo de operaes/processamento que ele dever executar. O contedo armazenado na memria RAM perdido quando o computador desligado]. Comentrios A memria RAM (Random Access Memory Memria de acesso randmico, ou aleatrio), carrega" os programas em execuo e faz armazenamento temporrio de dados que sero usados pela CPU. Relembrando, a RAM voltil, ou seja, tudo o que estiver nela perdido quando o computador desligado. A quantidade de memria RAM ideal em um computador depende da utilizao que se far dele. Uma grande quantidade de memria RAM nem sempre significa aumento de performance do computador! Gabarito: item certo. 51. (CESPE/2002/Secretaria da Fazenda de Alagoas) Um computador que utiliza o processador Pentium III de 750 MHz tem uma capacidade de memria necessariamente maior que um computador que utiliza um processador Pentium III de 600 MHz. Comentrios Os valores 750 MHz e 600 MHz referem-se ao clock interno do processador, ou seja, a frequncia de trabalho do processador. Isso no tem relao com a quantidade de memria que pode ser instalada no computador (os valores de clock no tm nada a ver com as capacidades de memria!). Gabarito: item errado.

Com relao a hardware de computadores do tipo PC, a perifricos e a equipamentos associados a esse tipo de computador, julgue os itens a seguir. 52. (CESPE/2007/Banco do Brasil/II) [Uma configurao tpica dos computadores pessoais atuais com melhor desempenho a seguinte:
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

79

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Microprocessador Pentium 2 com clock de 1 kHz, disco rgido de 1 megabyte, memria RAM de 512 gigabytes, 1 porta USB, 1 porta serial, 1 teclado, 1 mouse USB e 1 leitor de CD-ROM]. Comentrios Alguns itens inconsistentes para a nossa realidade, tais como Pentium 2 (j defasado), disco rgido (HD) de 1 MB (muito pequeno), memria RAM de 512 GB (tamanho muito alto) trocaram provavelmente o termo disco rgido com RAM!! Os discos rgidos encontrados hoje no mercado brasileiro de PC j armazenam de 160 GB a 500 GB. No entanto, existem discos com maior capacidade. Gabarito: item errado. 53. (CESPE/2007/Banco do Brasil/II) Os dispositivos de armazenamento de dados comumente denominados pendrives tm capacidade de armazenamento de dados, por unidade, superior aos disquetes de 3". Entretanto, mesmo os pen drives de maior capacidade tm, atualmente, capacidade de armazenamento bastante inferior dos CD-ROMs mais utilizados. Comentrios Os pendrives j possuem capacidade bem superior de armazenamento. Enquanto um CD fica na ordem de 700 MB, um pendrive j atinge algo como 16GB, 32 GB, dentre outros. Gabarito: item errado. 54. (CESPE/2009/MMA/Q) Os sistemas de informao so solues que permitem manipular as informaes utilizadas pelas organizaes, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperao de dados relevantes, de forma confivel. Comentrios Sistema de informao um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para coletar (recuperar), processar, armazenar e distribuir informao com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenao, a anlise e o processo decisrio em empresas e organizaes (OBRIEN, 2006). Desempenham papis vitais em qualquer tipo de organizao e apiam uma organizao no que se refere a: processos e operaes das empresas; tomada de decises de seus funcionrios e gerentes; estratgias em busca de vantagem competitiva. Gabarito: item correto.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

80

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Lista das Questes Apresentadas na Aula 1. (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) Os termos 32 bits e 64 bits se referem forma como o processador de um computador manipula as informaes e, em consequncia, ao tamanho mximo da RAM que pode ser utilizado. Nas verses de 32 bits do Windows, por exemplo, podem-se utilizar at 64 GB de RAM e, nas verses de 64 bits, at 128 GB. 2. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) O modem A um tipo de memria semicondutora no voltil. B um tipo de interface paralela que permite a comunicao sem fio entre um computador e seus perifricos. C um roteador wireless para redes sem fio. D tem funo de garantir o fornecimento ininterrupto de energia eltrica ao computador. E pode auxiliar na comunicao entre computadores atravs da rede telefnica. Considerando que um usurio pretenda salvar, em memria ou em dispositivo de armazenamento, um arquivo com tamanho de 3 gigabytes, julgue os itens seguintes. 3. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Diversos modelos de pendrive tm capacidade suficiente para armazenar esse arquivo. 4. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Os discos rgidos externos, cuja capacidade atual de 900 kilobytes, no so capazes de armazenar esse arquivo. 5. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Os disquetes de 3", cuja capacidade de 200 gigabytes, podem armazenar esse arquivo. 6. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Qualquer tipo de CD-ROM tem capacidade suficiente para armazenar esse arquivo.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

81

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

7. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial/2011) Os discos do tipo DVD-ROM, cuja capacidade mxima atual de 8 kilobytes, no so capazes de armazenar esse arquivo. 8. (CESPE/2008/Agente-MS) Para se visualizar o arquivo de uma foto digital, necessrio utilizar o software USB. 9. (CESPE/2010/BASA/Tcnico Cientfico/Tecnologia da Informao/ Arquitetura de Tecnologia) A mquina proposta por Von Neumann rene componentes como memria, unidade aritmtica e lgica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores, e unidade de controle. 10. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o teclado e o mouse. 11. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o mouse e a memria ROM. 12. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o teclado e a impressora. 13. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se o monitor e a impressora. 14. (CESPE/PC-RN - Delegado de Polcia/2009) Entre os dispositivos de entrada de dados em informtica, incluem-se a impressora e o mouse. 15. (CESPE/2009/ANAC/Tcnico Administrativo/Informtica) Plug and play promove o conceito de que novos dispositivos devem ser conectados e utilizados sem que o usurio precise reconfigurar jumpers ou softwares. 16. (CESPE/2009/ADAGRI CE/Agente Estadual Agropecurio) Com relao informtica e Internet, julgue os itens a seguir. As entradas do tipo USB em computadores podem ser utilizadas para a conexo de diversos tipos de dispositivos, como mouse, teclado, impressora e dispositivos portteis.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

82

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

17. (CESPE/2010/BASA/Tcnico Cientfico Tecnologia da Informao - Arquitetura de Tecnologia) As principais funes da UCP so controlar e executar as operaes de processamento dos dados, tendo um papel importante no desempenho do sistema computacional e executando as instrues que esto na memria principal. 18. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico - Tecnologia da Informao - Arquitetura de Tecnologia) Os registradores so dispositivos de memria lentos e com custo baixo. 19. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico - Tecnologia da Informao) As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou trs nveis diferentes de memria cache, todos constitudos por memrias do tipo SRAM (static RAM). 20. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico) A memria cache do computador um tipo de memria intermediria que guarda as informaes oriundas da memria principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informaes. 21. (CESPE/TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados/2008) Com relao ao hardware de computadores do tipo PC e a conceitos de computao e informtica, correto afirmar que 1 megabyte corresponde a mil bytes. 22. (CESPE/2009/ANAC - Tcnico Administrativo - Informtica) Reduced instruction set computer (RISC), ou computador com conjunto reduzido de instrues, o sistema operacional usado em mquinas de pequeno porte, como palms e celulares. 23. (CESPE/2010/BASA - Tcnico Cientfico - Tecnologia da Informao - Arquitetura de Tecnologia) O chipset um circuito oscilador cuja funo sincronizar os dados da memria principal e o disco rgido. 24. (CESPE/2009/ANAC/Tcnico Administrativo/Informtica) A memria ROM usada para manter os programas, o sistema operacional e os dados exigidos pelo computador. 25. (CESPE/2009/ANAC/Tcnico Administrativo - Informtica) Com relao aos componentes de um computador, julgue os itens seguintes.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

83

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Uma memria virtual paginada melhora o tempo de acesso mdio memria principal por se tratar da alocao de uma parte da memria ROM. 26. (CESPE/2008/PRF) Com relao a software livres, suas licenas de uso, distribuio e modificao, assinale a opo correta, tendo como referncia as definies e os conceitos atualmente empregados pela Free Software Foundation. A. Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa fsica em ambiente com sistema operacional da famlia Linux, devendo haver restries de uso a serem impostas por fornecedor no caso de outros sistemas operacionais. B. O cdigo-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeioado pelo usurio, para necessidades prprias, e o resultado de aperfeioamentos desse software pode ser liberado e redistribudo para outros usurios, sem necessidade de permisso do fornecedor do cdigo original. C. Toda licena de software livre deve estabelecer a liberdade de que esse software seja, a qualquer momento, convertido em software proprietrio e, a partir desse momento, passem a ser respeitados os direitos de propriedade intelectual do cdigo-fonte do software convertido. D. Quando a licena de um software livre contm clusula denominada copyleft, significa que esse software, alm de livre, tambm de domnio pblico e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar verses no-gratuitas do referido software podero faz-lo, desde que no haja alteraes nas funcionalidades originais do software. E. Um software livre considerado software de cdigo aberto quando o seu cdigo-fonte est disponvel em stio da Internet com designao .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeioado e estendido s necessidades dos usurios, que, para execut-lo, devem compil-lo em seus computadores pessoais. Essa caracterstica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietrios. 27. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio Operao de Computadores) Sistema operacional um aplicativo que tem como funo principal a edio de textos e figuras. 28. (CESPE/2009/TRE-GO/ Tcnico Judicirio Operao de Computadores) Um software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem restrio. 29. (CESPE/2009/TRE-GO/ Tcnico Computadores) Arquivo a parte informaes com tamanho pr-definido.
Profa Patrcia Lima Quinto

Judicirio Operao de fsica da memria que retm 84

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

30. (CESPE/2009/TRE-GO/ Tcnico Judicirio Operao de Computadores) Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. 31. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TREGO/Adaptada/Adaptada/2009) A memria ROM permite leitura e escrita de informaes. 32. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TREGO/2009) Julgue o item seguinte com relao a conceitos de informtica. [As impressoras jato de tinta so classificadas como unidade de entrada]. 33. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TRE-GO/ Adaptada/2009) O pendrive um tipo de memria de massa que permite que os dados sejam lidos, gravados e regravados. 34. (CESPE/Tcnico Judicirio/Operao de Computadores - TRE-GO/ Adaptada/2009) A memria RAM permite apenas leitura das informaes.

(CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Texto para as questes seguintes. Considere a configurao de um microcomputador do tipo notebook apresentada a seguir.

QUESTO 16 35. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [1,6 GHz indica que o processador possui capacidade de armazenamento de dados de 1.600 MB]. 36. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [Intel Core Duo indica a existncia de memria dupla, o que amplia a velocidade de processamento das informaes].

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

85

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

37. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [533 MHz FSB indica a capacidade da memria RAM]. 38. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [Intel Core Duo indica que h dois processadores no mesmo chip de silcio]. UEST 39. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) referncia ao microcomputador apresentado, julgue o item seguinte. Com

[2 MB L2 cache indica a capacidade da memria cache, uma memria esttica que tem por finalidade aumentar o desempenho do processador ao realizar busca antecipada na memria RAM]. 40. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) [A opo L2 significa que possvel instalar dois sistemas operacionais, como o Linux e o Windows XP]. 41. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) [A utilizao de dispositivos do tipo pen drive permite ampliar, ainda que temporariamente, a capacidade da memria ROM do computador]. 42. (CESPE/Analista Judicirio TRE-GO/Adaptada/2009) capacidade do disco rgido, na referida configurao, de 1 GB. A

43. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009) Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [DVD-RW double layer indica que o notebook possui leitora de DVD dupla face, mas no permite gravao]. 44. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009)Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [Com a configurao de hardware apresentada, no seria possvel a instalao do software Linux. Para essa instalao, seria necessrio ampliar a capacidade de memria]. 45. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009)Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

86

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

[O notebook com a configurao apresentada permite acesso a redes sem fio das tecnologias 802.11 a/b/g wireless LAN]. 46. (CESPE/Analista Judicirio - TRE-GO/Adaptada/2009)Ainda com base na configurao apresentada, julgue o item seguinte. [15,4 WXGA LCD indica o modelo e o tamanho da placa-me da configurao apresentada]. 47. (CESPE/Banco do Brasil/2003) A tecnologia MP3 tem como funo principal reunir as caractersticas de uma unidade DVD e de um gravador de CD-RW em um nico equipamento. Essa uma opo de realizao de backup para quem deseja armazenar informaes e no dispe de espao livre no disco rgido do computador. 48. (CESPE/Operador de computador - Polcia Federal/2004) Computador desktop, Pentium 4 - 2.6 GHz, RAM 512 MB, HD de 80 GB, DVD-ROM/CD-RW Combo drive, 8X AGP card, modem, unidade de disco de 3", mouse, teclado, Windows XP. Um usurio adquiriu, pela internet, um computador com as especificaes listadas acima. Com relao a essas especificaes e a conceitos de hardware e software de computadores pessoais, julgue os itens seguintes. Esse um tipo de computador tambm conhecido como Notebook, que porttil e capaz de funcionar por um tempo sem a alimentao convencional da rede eltrica. 49. (CESPE/Tcnico Judicirio-Enfermagem-TRE-AL/2004) Um disco rgido de 80 GB permite armazenar uma quantidade de bytes superior quantidade que 100 discos do tipo mais popular de CD-ROM permitem armazenar. 50. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) Pentium 4, de 1,8 GHz; 256 MB de RAM; HD de 40 GB; gravador de CD 52; fax/modem de 56 kbps; gabinete ATX; Windows XP Professional. [Para o funcionamento adequado do computador, a quantidade de memria RAM a ser instalada deve ser dimensionada em funo do tipo de operaes/processamento que ele dever executar. O contedo armazenado na memria RAM perdido quando o computador desligado].

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

87

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

51. (CESPE/2002/Secretaria da Fazenda de Alagoas) Um computador que utiliza o processador Pentium III de 750 MHz tem uma capacidade de memria necessariamente maior que um computador que utiliza um processador Pentium III de 600 MHz.

(CESPE/2007/Banco do Brasil/II) Com relao a hardware de computadores do tipo PC, a perifricos e a equipamentos associados a esse tipo de computador, julgue os itens a seguir. 52. (CESPE/2007/Banco do Brasil/II) [Uma configurao tpica dos computadores pessoais atuais com melhor desempenho a seguinte: Microprocessador Pentium 2 com clock de 1 kHz, disco rgido de 1 megabyte, memria RAM de 512 gigabytes, 1 porta USB, 1 porta serial, 1 teclado, 1 mouse USB e 1 leitor de CD-ROM]. 53. (CESPE/2007/Banco do Brasil/II) Os dispositivos de armazenamento de dados comumente denominados pendrives tm capacidade de armazenamento de dados, por unidade, superior aos disquetes de 3". Entretanto, mesmo os pen drives de maior capacidade tm, atualmente, capacidade de armazenamento bastante inferior dos CD-ROMs mais utilizados. 54. (CESPE/2009/MMA/Q) Os sistemas de informao so solues que permitem manipular as informaes utilizadas pelas organizaes, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperao de dados relevantes, de forma confivel.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

88

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Gabarito 1. Item errado. 2. Letra E. 3. Item correto. 4. Item errado. 5. Item errado. 6. Item errado. 7. Item errado. 8. Item errado. 9. Item correto. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto. Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Letra B. Item errado. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

89

NOES DE INFORMTICA P/ POLCIA FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO FOCO EXCLUSIVO: CESPE/UnB

Consideraes Finais Por hoje, ficamos por aqui. At a prxima aula!!! Um abrao, Profa Patrcia Referncias Bibliogrficas Notas de aula da disciplina de Sistemas de Informaes Gerenciais, profa Patrcia Lima Quinto. 2011/2012. Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, de Patrcia Lima Quinto, 2012. 2. Edio. 2. Tiragem. Ed. Gen/Mtodo. Novo! CLUBEDOHARDWARE. Disponvel em: http://www.clubedohardware.com.br. GUIA DO HARDWARE. Disponvel em: http://www.guiadohardware.net. INFO. Disponvel em: http://info.abril.com.br. INFOWESTER. Disponvel em: http://www.infowester.com/hardware.php PCMAGAZINE. Disponvel em: http://www.pcmag.com.br. TOMSHARDWARE. Disponvel em: http://www.tomshardware.com . VASCONCELOS, L. Disponvel em: http://www.laercio.com.br. LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informao gerenciais. Traduo Thelma Guimares. 7. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 452 p. il. O'BRIEN, James A. Sistemas de informao: e as decises gerenciais na era da Internet. Traduo Cid Knipel Moreira. So Paulo: Saraiva, 2003. 436 p. il.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

90

Potrebbero piacerti anche