Sei sulla pagina 1di 46

0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAO FSICA

KARATE KYOKUSHIN OYAMA - UMA VISO GERAL

RICARDO LUZ PETTINI

PORTO ALEGRE 2005

1 RICARDO LUZ PETTINI

KARATE KYOKUSHIN OYAMA - UMA VISO GERAL

Monografia submetida como requisito parcial para obteno do grau de Licenciatura em Educao Fsica. na Escola de Educao Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Orientadora: Prof. Dra. Silvana Vilodre Goellner

Porto Alegre 2005

EPGRAFE

I am afraid of fighting I am afraid of being beaten and losing But I am more afraid of surviving as a cripple than dying in fight (Choi Baedal)

RESUMO

Este estudo se caracteriza como uma reviso bibliogrfica e tem por objetivo apresentar o Karate Kyokushin Oyama, e sua organizao no mundo, ressaltando suas caractersticas e os aspectos que o diferencia dos demais estilos de karate. Para isso no poderiam ser deixados de lado fatos histricos da vida de Masutatsu (Mas) Oyama, pois ele foi o fundador deste estilo. O estilo foi criado em 1956, e a International Karate Organization Kyokushinkaikan (IKO-1) foi fundada em 1965, e tem sua sede em Ikebukuro (Tokyo). No Brasil o estilo chegou em 1972, atravs de Seiji Isobe (atualmente 7 Dan) e representante oficial da IKO-1 na Amrica do Sul e no Brasil. Com a morte de Oyama em 1994, muitos dos membros do comit internacional no aceitaram a carta-testamento deixada por ele, na qual indicava o nome de Akiyoshi Matsui como seu sucessor, e dessa forma criaram suas prprias International Karate Organizations (IKO-2 sobe a responsabilidade de Kenji Midori, IKO-3 sob a responsabilidade de Yoshikazu Matsushima e IKO-4 sob a responsabilidade de Toru Tezuka). Atualmente o Karate Kyokushin Oyama (IKO-1) est presente em mais de 140 paises, tendo mais de um milho de adeptos em atividade.

Palavras-Chave: Karate, Kyokushin, Oyama

SUMRIO

1 Introduo .................................................................................................................5 2 Karate - Uma Viso Geral .........................................................................................8 2.1 O que Karate?.....................................................................................................8 2.2 A origem do Karate ................................................................................................9 3 O que Karate Kyokushin Oyama..........................................................................12 3.1 Os Smbolos do Karate Kyokushin - Kanjis..........................................................19 3.2 Os Smbolos do Karate Kyokushin Kanku.........................................................20 4 Sosai Masutatsu Oyama (o Fundador) ...................................................................23 5 Karate Kyokushin no Brasil e no Rio Grande do Sul...............................................30 6 Dojo Kun (Juramento da Academia) ..................................................................34 6.1 O significado do Dojo Kun .................................................................................36 7 Concluso ...............................................................................................................39 Bibliografia .................................................................................................................42

INTRODUO:

Este estudo bibliogrfico tem por objetivo apresentar fatos histricos do Karate Kyokushin Oyama no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, bem como a vida de Masutatsu Oyama. Para tanto foi utilizado como fonte de pesquisa livros escritos pelo criador do estilo e por seus alunos, material disponvel na internet e em programas P2P, bem como por material obtido atravs da troca de emails com o atual instrutor chefe da Matriz da Amrica do Sul, Riyuji Isobe (3 dan).

Aps 9 anos de prtica de Karate Kyokushin Oyama, o autor, em busca de referncias para aprofundar seu estudo nesta arte marcial, buscou encontrar livros e outros materiais sobre o tema, no encontrando praticamente nenhum material impresso, em lngua portuguesa. A importncia deste estudo d-se pela escassez de

6 material bibliogrfico impresso, escrito em lngua portuguesa, sobre o Karate Kyokushin Oyama.

Primeiramente ser definido o que Karate, ser feito, tambm, um breve histrico, apresentando sua origem, e o nome de alguns dos principais estilos de Karate praticados no mundo (Garcia, 2003) .

Aps isso, ser apresentado o histrico do Karate Kyokushin Oyama, bem como suas caractersticas principais, ressaltando o que diferencia dos demais estilos de Karate, nos quais o contato no permitido (Padilla, 2005)

Ser explicado tambm de onde vem a sua grande fora, e sero apresentados alguns dos fatos mais importantes da vida de Masutatsu Oyama, segundo Oyama (1978), Lorden (2000) e Garcia (2003).

Com relao ao Karate Kyokushin Oyama no Brasil e no Rio Grande do Sul, sero apresentados os dados da instaurao do estilo no pas, bem como os resultados dos atletas em campeonatos nacionais, bem como dos principais atletas nacionais em competies internacionais de acordo com dados obtidos por email (Isobe, 2005).

Ser tambm apresentado o Dojo Kun (juramento da academia), escrito por Oyama, com a ajuda de Eiji Yoshikawa (Bluming, 2005, Garcia, 2003, Lorden, 2000), e explicado seu significado, em interpretao do prprio autor deste trabalho.

2. KARATE - UMA VISO GERAL 2.1. O que Karate?

A palavra Karate formada por dois kanjis (ideogramas japoneses), onde kara significava chinesa, mas foi alterado para que significasse livre ou vazio, durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1937, pois os japoneses no queriam nada que indicasse dbito para com os chineses (Lowe, 1976; Oyama, 1980b), uma vez que o Japo inmeras vezes ao longo da histria havia entrado em guerra com a China (Batalha, 1906). J te significa mo (Lasserre, 1963; Asaki, 1978; Lubes, 1994; Garcia, 2003; Bluming, 2005). Oyama, (1970) coloca que Karate, como o prprio nome diz, exige que a pessoa transforme cada parte do seu corpo em uma arma.

O trecho a seguir retrata o sentimento da populao japonesa aps o resultado final da guerra entre Japo e China em 1894:

9
A debilidade resultante da terminada guerra depressa desapareceu. As esquadras renovaram-se com aumento considervel O seu predomnio moral no Imprio Chinez tornou-se coisa de pezo, A aco sugestiva em todo o Oriente foi de vantagens decisivas. Nipon remodelou em melhor p os seus exrcitos e as suas esquadras. O orgulho nacional redobrou com os loiros da vitria. (Batalha, 1906, p. 128)

2.2. A origem do Karate

O Karate tem sua origem na ndia e posteriormente na China, h aproximadamente 12 sculos (Cardoso Sobrinho, 1996). Suas origens remetem ao monge budista Bodhi Dharma, uma vez que foi ele quem desenvolveu o sistema marcial conhecido como Shorinji Kempo (ou Kung Fu Shaolin).

Segundo Garcia (2003), foi Sakon Matsumura quem, em 1900, alterou o nome de To-De para Okinawa-te. Segundo Lowe (1976), em 1901 o To-De deixou de ser ensinado de forma secreta, e passou a ser ensinado de forma obrigatria nas escolas de Okinawa.

Neste perodo havia trs principais ncleos de "Te" em Okinawa e estes ncleos eram as provncias de Shuri, Naha e Tomari. Conseqentemente os trs estilos bsicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te.

10

O primeiro deles, Shuri-te, veio a ser ensinado por Sakugawa (1733-1815), que ensinou Sokon "Bushi" Matsumura (1796-1893), e que por sua vez ensinou Anko Itosu (1813-1915). Foi Itosu o responsvel pela introduo da arte nas escolas pblicas de Okinawa. Shuri-te foi o precursor dos estilos japoneses que eventualmente vieram a se chamar Shotokan, Shito Ryu e Isshin Ryu.

Naha-te tornou-se popular devido aos esforos de Kanryo Higaonna (18531916). O principal professor de Higaonna foi Seisho Arakaki (1840-1920), e seu mais famoso aluno foi Chojun Miyagi (1888-1953). Miyagi tambm foi China para estudar. Ele mais tarde desenvolveu o estilo conhecido hoje por Goju Ryu.

Tomari-te foi desenvolvido juntamente por Kosaku Matsumora (1829-1898) e Kosaku Oyadomari (1831-1905). Matsumora ensinou Chokki Motobu (1871-1944) e Oyadomari ensinou Chotoku Kyan (1870-1945) - dois dos mais famosos professores da poca. At ento Tomari-te era largamente ensinado e influenciou tanto Shuri-te como Naha-te.

Segundo Lowe (1976), Gichin Funakoshi teve como seu primeiro mestre Anhou Itsou. No ano de 1916 Funakoshi fez a primeira exibio de Karate na cidade

11 de Kyoto (Japo), e mais tarde, no ano de 1922 foi convidado pelo Prncipe Herdeiro Hirohito, para realizar uma apresentao em Tokyo, pois, em 1921, Prncipe Herdeiro Hirohito, em viagem para Europa, fez escala em Okinawa e assistiu uma demonstrao de Karate, liderada por Funakoshi, e havia ficado muito

impressionado. Aps isso, segundo Garcia (2003), Funakoshi passou a ser conhecido como o introdutor do Karate moderno no Japo.

Segundo Garcia (2003) os principais estilos de Karate hoje em dia so: Shotokan (de Gichin Funakoshi), Gojo-Ryu (de Chojun Miyagi), Shito-Ryu de (Kenwas Mabuni), Wado-Ryu (de Hironori Otshuka) e o Karate Kyokushin Kai fundado por Masutatsu Oyama.

12

3. O QUE KARATE KYOKUSHIN OYAMA

Segundo o site oficial da Federao Gacha de Karate Kyokushin Oyama (2005), Kyokushin formado por dois ideogramas Kyoku (puro, aprofundar) e Shin (verdade) que, em conjunto, significam "Aprofundar-se na Verdade". Porm, segundo The Official Canadian Kyokushinkai-kan Karate Organization Website (2005), originalmente o ideograma de shin era escrito de forma que significava corao, mas foi alterado pois, Kyokushin escrito desta, forma significava Corao Puro, que era um grupo Yakuza (mfia japonesa) muito conhecido.

Este estilo reconhecido como um dos mais eficientes, em termos de combate, estilos de Karate, pois, segundo Garca (2003), Karate Kyokushin baseiase em pontos e crculos, e no em retas, dos quais deriva a espetacular fora de seu sistema. Alm disso, Tsatsouline (2004), citando Oyama, coloca que o treinamento do Karate Kyokushin centrado no abdmen, pois segundo Oyama (apud Tsatsouline, 2001) aquele que falha em conseguir maestria no controle da

13 respirao, no consegue fazer nada alm de alguns truques simples, no atingindo a verdadeira essncia do Karate.

Oyama (1980a) considera que apesar de as tcnicas do Karate serem voltadas para combate, o Karateka deve entender que o Karate foi criado para evitar combates e no para causa-los.

Oyama (1968) coloca que todo Karateka (praticante de Karate) deve aprender cuidar de seu corpo e entender como transform-lo em uma potente e precisa arma de combate. Alm disso, Oyama (2004) coloca que muito importante manter-se uma postura adequada para poder-se utilizar toda a potencia dos golpes, independente de qual arma do corpo seja utilizada.

Lorden (2000) coloca que o propsito do Karate Kyokushin no apenas aprender defesa pessoal, ou ficar fisicamente mais forte, ou descobrir quem d o soco ou o chute mais forte, ou quem faz o melhor kata, mas sim fazer com que cada praticante se torne uma pessoa melhor, ou seja aps cada treino, quando o aluno retorna para sua casa ele deve ser uma pessoa melhor do que era antes de realizar o treino.

14 Isto quer dizer, indivduos que praticam Karate Kyokushin no devem ser apenas timos praticantes de Karate mas sim, timos indivduos, dentro e fora do dojo.

Bluming (2005) coloca que, no ano de 1953, Mas Oyama ensinava seu Karate, em seu primeiro dojo, em um terreno baldio em Mejiro (Tokyo). Em 1954, Oyama realizou uma apresentao no Hava, aonde conheceu um de seus mais renomados alunos, e seu primeiro uchi-dechi (aluno interno) Bobby Lowe, na poca praticante de Kempo. Atualmente, Bobby Lowe (8 dan) o presidente do Comit Internacional da International Karate Organization (Garcia, 2003).

A organizao Kyokushin Kaikan foi fundado por Masutatsu (Mas) Oyama, em 1956 (Garcia, 2003), quando o primeiro dojo de verdade foi aberto, em um antigo estdio de ballet, nos fundos da Rikkyo University. De acordo com Bluming apesar do rigor dos treinos e do elevado nmero de evases, em 1957, Oyama tinha 700 alunos matriculados em seu dojo.

Kato citado por Yussof, (2005), dizia que o Karate de Oyama evoluiu muito devido ao fato de lutadores de outros estilos de Karate, bem como de outras artes marciais, virem praticar jinsen kumite (luta com contato total, sem equipamento de

15 proteo) no dojo de Oyama, pois ele aproveitava para aprender novas tcnicas que poderiam ser teis em situaes reais de combate.

De acordo com Garcia (2003), em 1958 Oyama abriu a primeira delegao fora do Japo, no Hava, e deixou Bobby Lowe encarregado de administra-la. Trs anos mais tarde Oyama prope ao seu aluno Jon Bluming, que ele introduza o Karate Kyokushin na Europa.

Jon Bluming uma das grandes lendas das artes marciais e na poca em que Oyama pediu pra que ele introduzisse o Karate Kyokushin na Europa ele treinava na Kodokan (central mundial do Jud) e era considerado um dos melhores judokas da poca (Bluming, 2005).

Garcia (2003) coloca que somente em 1962 o Karate Kyokushin chegou a Europa, quando Bluming fundou o dojo Budokai, em Amsterd (Holanda), quando Bluming j era 6 dan (sendo o primeiro pupilo no japons de Oyama a obter este grau) de Karate Kyokushin. Nesta poca Oyama lanou um desafio internacional: quem derrotasse Jon Bluming em combate receberia 100.000 dlares em recompensa, alm disso Oyama abandonaria o Karate. Somente uma pessoa aceitou este desafio, Kwan Mo Gun, e foi rapidamente derrotado (Bluming, 2005).

16

No ano de 1962, Isobe abriu o primeiro dojo de Kyokushin no Brasil (Federao Paulista de Karate Kyokushin Oyama, 2005b). Durante o ano de 1963, Oyama viajou pela Europa, Estados Unidos e Amrica do Sul, para promover o Karate Kyokushin, para comemorar o inicio construo da nova sede do Karate Kyokushin, (IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004).

Segundo Garcia (2003), em 1966 Oyama envia Shigeru Oyama para os Estados Unidos, em 1967 Sato enviado para Austrlia. Em 1969, foram criadas as federaes da frica e do sudeste da sia (Oriente Mdio). J no ano de 1975 foi criada a Organizao Europia de Kyokushin (EKO), cujo primeiro presidente foi Loek Hollander (atualmente 8 dan), que assim como Bluming, foi um dos maiores divulgadores do estilo na Europa (Garcia, 2003).

Segundo Isobe (2005) em 1975, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial, no qual sagrou-se campeo Katsuaki Sato, e em segundo lugar ficou Hatsuo Royama.

17 Tambm de acordo com Isobe (2005) o segundo campeonato mundial foi realizado em 23, 24 e 25 de novembro de 1979, neste campeonato sagrou-se campeo Makoto Nakamura e em segundo lugar ficou Keiji Sanpei.

Em 20, 21 e 22 de janeiro de 1984, foi realizado o terceiro campeonato mundial, o qual teve o mesmo resultado do campeonato anterior, com Akiyoshi Matsui em terceiro lugar e o brasileiro Ademir da Costa em quarto, sendo ele o primeiro brasileiro a ter destaque em competies internacionais (Isobe, 2005).

Isobe (2005) coloca que no quanto campeonato mundial, que ocorreu em 6, 7 e 8 de novembro de 1987, e Akiyoshi Matsui foi o grande campeo (e mais tarde veio a tornar-se o sucessor de Oyama na direo da International Karate Organization) e Andy Hug ficou em segundo lugar. O brasileiro Ademir da Costa ficou em quinto lugar.

Em 1991, foi realizado o quinto campeonato mundial, nos dias 2, 3 e 4 de novembro em Tokyo. Kenji Midori foi o campeo e Akira Masuda, ficou em segundo lugar. Segundo Isobe (2005), o brasileiro Francisco Alves Filho recebeu o premio Fighting Spirit, pelas rduas lutas que teve e obteve vitria, e mesmo na luta em que perdeu demonstrou muita garra.

18

No sexto campeonato mundial (o primeiro aps a morte de Oyama e a criao de novas faces do Kyokushin), realizado em 3, 4, 5 de novembro de 1995, Kenji Yamaki sagrou-se campeo, Hajime Kazumi ficou em segundo, o brasileiro Francisco Alves Filho em terceiro. Outros brasileiros que obtiveram timos resultados foram: Luciano Basile e Glaube Feitosa, stimo e oitavo lugares respectivamente (Isobe, 2005).

Segundo Isobe (2005), o melhor resultado obtido por um lutador no japons em mundial foi obtido no stimo campeonato mundial, realizado em 3, 4 e 5 de novembro de 1999. Neste campeonato Francisco Alves Filho sagrou-se campeo mundial ao derrotar Hajime Kazumi na final, outro brasileiro que obteve posio de destaque foi novamente Glaube Feitosa, desta vez ficando com a quarta colocao.

O ltimo campeonato mundial foi realizado em 1, 2, e 3 de novembro de 2003, e nele Hitoshi Kiyama recuperou o orgulho japons ao levar o ttulo mundial novamente para o Japo ao derrotar Sergey Plekhanov, da Rssia na final. Os brasileiros Ewerton Teixeira e Glaube Feitosa terminaram o campeonato na terceira e quarta posies respectivamente (Isobe, 2005).

19 Segundo Lorden (2000), com a morte de Oyama em 1994, muitos dos membros do comit internacional no aceitaram a carta-testamento deixada por ele, na qual indicava o nome de Akiyoshi Matsui como seu sucessor, e dessa forma criaram suas prprias International Karate Organizations (IKO-2 sob a

responsabilidade de Kenji Midori, IKO-3 sob a responsabilidade de Yoshikazu Matsushima e IKO-4 sob a responsabilidade de Toru Tezuka).

Chegou a ser sugerido por Rogers, citado por Bluming (2005), que Oyama havia criado este tumulto para que o Karate Kyokushin no sobrevivesse a sua morte. Atualmente o Karate Kyokushin Oyama (IKO-1) est presente em mais de 140 paises, tendo mais de um milho de adeptos em atividade (Fighter in the Wind, 2004). Sendo que mais de 200.000 desses adeptos esto localizados na Rssia, 65.000 no Japo e apenas 5.000 no Brasil (Isobe, 2005).

3.1. Os Smbolos do Karate Kyokushin - Kanjis

Imagem 1 Kanji Kyokushin Kai Kan Fonte: IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004.

20 Este primeiro kanji a escrita japonesa para: Kyokushin Kai Kan, cujo significado Central da Organizao que se aprofunda na verdade.

Imagem 2 Kanji Kyokushin Kai Estilizado Fonte: IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004.

Este segundo kanji a escrita estilizada de Kyokushin Kai, que utilizado no dogi (uniforme de treino) de todos os alunos do Karate Kyokushin, na regio frontal esquerda. Kyokushin Kai significa Organizao que se aprofunda na verdade.

3.2. Os Smbolos do Karate Kyokushin Kanku

Imagem 3 Kanku Fonte: IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004.

21

Este smbolo do Karate Kyokushin provm do Kanku no Kata, neste kata as mos se elevam para o cu com os polegares e os indicadores se encostando, formando a parte interna smbolo.

Imagem 4 Kanku no Kata Fonte: Denoo, 2005

Os dedos so representados pelos pontos mais finos na parte acima e abaixo na regio medial, e representam as metas a alcanar. Os pulsos so representados pelas partes mais espessas nas laterais, e representam a fora. O centro representa o infinito e o crculo representa a continuidade do movimento circular que envolve tudo isso.

22

a utilizao destes movimentos circulares na execuo das tcnicas que faz a diferena entre o Karate Kyokushin o os demais estilos que se baseiam em movimentos lineares.

23

4. SOSAI MASUTATSU OYAMA (O FUNDADOR)

Masutatsu Oyama nasceu prximo vila de Gunsan, na Coria do Sul, em 17 de julho de 1923, e seu nome originalmente era Yong I-Choi (Bluming, 2005; Yussof, 2005), porm, segundo Fighter in the Wind (2004), seu nome era Choi Baedal, e segundo Garcia (2003), Hyung Yee.

Lorden (2000) coloca, ainda jovem ele foi mandado para Manchria, ao sul da China para morar com sua irm, e iniciou seus treinos com artes marciais. Seu primeiro mestre foi Yi, com quem aprendeu o estilo de Kempo chamado de Shakuriki, tambm conhecido como Dezoito Mos ou Dezoito Tcnicas (Yussof, 2005).

Aos 13 anos Yong I-Choi, foi para Tokyo, para estudar, aonde encontrou uma famlia de origem coreana, a qual alugou um quarto para ele (Oyama, 1979). Foi nesta poca que Yong I-Choi alterou seu nome coreano para um nome japons Masutatsu Oyama, e que Oyama se alistou para servir na fora area japonesa, na

24 inteno de se tornar um piloto, mas antes que ele pudesse entrar em ao o Japo declarou sua rendio.

Durante o servio militar Oyama continuou seus treinos em artes marciais, conseguindo primeiro dan, em Karate, aos 15 anos e segundo dan aos 18 anos (Oyama, 1978; Lorden, 2000; Garcia, 2003; Bluming, 2005).

Aps o trmino da Seguda Guerra Mundial,

Oyama j era quarto dan de

Karate, e comeou a trabalhar como guarda costas de uma gangue, pois dessa forma conseguira dinheiro de forma mais fcil (Oyama, 1979).

Nessa mesma poca, segundo Oyama (1979), Oyama foi preso, em uma cadeia, de uma delegacia americana, por 6 meses aps agredir soldados americanos, uma vez que os Estados Unidos haviam ocupado o Japo aps o trmino da Segunda Guerra Mundial (Bertonha, 2001).

Enquanto estava preso Oyama leu o livro Miyamoto Musashi, de autoria de Eiji Yoshikawa, o que fez com que ele refletisse sobre suas aes, no sentido que sua vida havia tomado e no que fazer deste momento em diante, pois quando o Japo se

25 rendeu Oyama havia perdido o senso patritico que o guiava. Foi ento que Oyama decidiu dedicar-se nica e exclusivamente ao Karate.

Aps ser libertado da priso Oyama foi diretamente para as montanhas (Monte Minobu), onde se encarregava de diversos trabalhos domsticos, como cortar lenha, transportar gua, entre outros. Como considerava que no tinha tempo suficiente para trinar Oyama retornou para Tokyo aps 3 meses no Monte Minobu (Garcia, 2003).

Segundo Yussof (2005), alm de Oyama levar uma cpia do livro de Yoshikawa, escolheu o Monte Minobu por ser o local onde Miyamoto Musashi desenvolveu seu estilo (Nito-Ryu). Aps seu retorno a civilizao, lutou e sagrou-se campeo, no ano de 1947, no All Japan Karate Tournament, realizado em Kyoto, no Maruyama KaiKan (Yussof, 2005; Garcia, 2003, Lorden, 2000). Porm segundo

Bluming (2004) este torneio nunca ocorreu, uma vez que os americanos no permitiam a prtica de artes marciais nesta poca.

Aps este campeonato, Oyama se isolou novamente nas montanhas, porm desta vez foi para o Monte Kiyosumi, tambm na prefeitura de Chiba. Oyama treinava lutando com rvores, e praticando meditao sob quedas dgua congelantes, bem como realizando 100 repeties de kata por dia (Lorden, 2000).

26

Um aluno de Oyama o acompanhou neste rduo treinamento, mas aps seis meses ele fugiu durante a noite, pois a solido era muito grande. Um dos artifcios utilizados por Oyama para no retornar a civilizao era cortar a sobrancelha, pois desta forma ele teria vergonha de ser visto (Yussof, 2005).

Aps seu retiro nas montanhas, Mas Oyama viajou pelo mundo demonstrando seu estilo (Oyama, 1979), sendo ele o maior divulgador do Karate fora do Japo. Em abril de 1952 viajou para os Estados Unidos, a convite da Chicago Pro Wrestlers Association, onde lutou com mais de 270 lutadores, vencendo todos seus oponentes e em grande parte de suas lutas ele os vencia apenas com um golpe (Garcia, 2003). Esta viagem que estava planejada para ser uma viagem curta acabou durando 10 meses, e Oyama percorreu 32 estados no territrio americano, Canad, Cuba e Mxico (Lorden, 2000).

Segundo Bluming (2004) coloca que Oyama enfrentou apenas lutadores de luta livre (tele-catch), em lutas pr-aranjadas, uma vez que ele viajou para os Estados Unidos como lutador profissional (professional wrestler). Esse autor tambm diz que Oyama comentou que as lutas dos americanos eram engraadas, por causa do fingimento, e que os lutadores era muito fracos.

27 Segundo Lorden (2000), aps retornar desta turn, Oyama comeou a organizar o que seria seu primeiro duelo com um touro, mas no o ltimo, pois Oyama enfrentou 52 touros em sua carreira, matando 3 destes, e retirado o chifre de 49 (Garcia, 2003). Lorden (2000) coloca tambm que, em 1957, Oyama foi ferido gravemente em uma de seus embates com um touro, e ficou hospitalizado por seis meses no Mxico.

Mais uma vez Bluming (2004) vai de encontro aos demais registros, colocando que, em 1959, Oyama exibiu um vdeo de 16mm para ele e Bill Backhus, e que aps assistir este vdeo recomendou que Oyama nunca mais o exibisse, pois o vdeo era demasiadamente engraado e disse para Oyama que ele seria ridicularizado se o exibisse fora do Japo.

No final da dcada de 50 e nas dcadas de 60 e 70, Oyama escreveu alguns livros de muito sucessos, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. O primeiro deles foi What is Karate, em 1958, e devido ao sucesso de vendas ele foi incentivado a escrever outro livro, que s foi lanado em 1965 com o ttulo This is Karate. Seu terceiro livro foi lanado 3 anos mais tarde e denominado Vital Karate, e o quarto intitulado Advanced Karate, em 1970.

28 Aps estes livros Oyama levou quase 5 anos para voltar a publicar novamente, quando lanou The Kyokushin Way: Mas. Oyamas Karate Philosophy. Ainda em 1975, lanou, com grande sucesso, Mas Oyamas Complete Karate Course. Alguns outros livros de Oyama foram publicados, porm devido dificuldade de se encontrar referncias sobre quando tais livros foram escritos. Alguns destes livros so: Karate School, Mas Oyama's Classic Karate, Mas Oyama's Essential Karate, Mas Oyama's Complete Karate Course e Mastering karate, possvel que Oyama tenha escrito outros livros, mas, provavelmente, estes no foram traduzidos para o ingls.

Em 1963, Oyama viajou pela Europa, Amrica do norte e Amrica do Sul, para divulgar o Karate Kyokushin, e em 1965 a International Karate Organization foi oficialmente estabelecida, quando terminaram as obras de construo do prdio construdo especialmente para funcionar como sede oficial da Organizao (Garcia, 2003; IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004).

Oyama faleceu em 26 de abril de 1994, aos 70 anos de idade, devido a um cncer de pulmo, deixando, atravs de uma carta testamento, Akiyoshi Matsui (ento 5 dan) encarregado da organizao. A escolha de Matsui como sucessor se deu devido ao fato de ele ser jovem, alm de ser um dos poucos homens que enfrentou, com sucesso, a rdua prova das 100 lutas, e que foi campeo do All

29 Japan Tournament, bem como do World Tournament (IKO KYOKUSHINKAIKAN OFFICIAL WEBSITE, 2004).

Mesmo assim, muitos dos membros da International Karate Organization, em geral mais graduados que Matsui, no aceitaram a deciso de Oyama, e ainda hoje alegam que a carta testamento havia sido forjada. Talvez por esse motivo estes membros tenham sado da Organizao, agora chefiada por Matsui, e fundado suas prprias Organizaes, muitas delas utilizado o mesmo nome da Organizao de Matsui, uma vez que no a aceitam como sendo legitima (Yussof, 2005).

30

5. KARATE KYOKUSHIN NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL

O Karate Kyokushin Oyama chegou ao Brasil, no ano de 1972, com Seiji Isobe, um dos melhores tcnicos do estilo Kyokushin do mundo. Seiji Isobe, montou sua academia em Santo Andr, na Rua Sua, no Parque das Naes, o marco histrico do Kyokushin no Brasil, em 1974.

Logo depois, atravs da Matriz instalada na Avenida Liberdade, 1086, em So Paulo, o professor Seiji Isobe dava orientao s academias da Amrica do Sul. O trabalho do Shihan Isobe em toda a Amrica do Sul, fez com que Mestre Masutatsu Oyama o homenageasse com o prmio kanto-sho.

No ano 1976 foi fundada a Associao Kyokushin de Artes Marciais, registrada na Federao Paulista de Arte Marciais. Em abril de 1986 foi fundada a Federao Paulista de Karate Kyokushin Oyama e em novembro do mesmo ano, a Federao Amazonense. Tambm neste ano, foi determinado que Karate seria uma

31 modalidade esportiva, onde no poderia haver contato entre os praticantes por esse motivo:

atravs da Resoluo n 19/86-CND, publicada no Dirio Oficial de 12.12.1986, e que consta do livro de normas do CND de 1986 pg. 67, o CND declarou que a modalidade de luta e desporto Kiokushin - embora tenha origem no Karate, no pode mais ser confundido com este porque - o Karate probe o contato, mas no Kiokushin a luta de contato. (Padilla, 2005)

Sendo assim, o Karate Kyokushin Oyama passou a chamar-se Luta de Contato Kyokushin Oyama, porm, esta resoluo no mais est em vigor uma vez que no site do Ministrio do Esporte (2005), na parte referente ao Calendrio Desportivo Nacional constam as informaes da Confederao Brasileira de Karate Kyokushin Oyama, e no Confederao Brasileira de Luta de Contato Kyokushin Oyama.

Em fevereiro de 1988, foi criada a Federao Gacha de Karate Kyokushin Oyama, e um ano mais tarde, o campeo brasileiro, Sensei Aderino Gonalves, faixa preta 3 grau, se estabeleceu em Porto Alegre, assumindo a direo tcnica da mesma (cargo ocupado por ele at hoje). Atualmente a Federao Gacha de Karate Kyokushin Oyama est sediada em Guaba e presidida por Osmar Ludwig (1 dan).

32 Com a morte do Mestre Oyama, em abril de 1994, a direo geral da International Karate Organization, ficou com a cargo de Shokei Matsui, que nomeou Shihan Isobe para Sub-Chefe do departamento internacional.

Em 1994, foi fundada a Federao Mineira e em 1995 a Associao Itabunense de Karate Kyokushin Oyama, na Bahia. Em 19 de janeiro de 1990 a Associao Brasileira de Karate Kyokushin Oyama teve o seu reconhecimento oficial, hoje transformada em Confederao Brasileira de Karate Kyokushin Oyama.

Atualmente a Confederao Brasileira de Karate Kyokushin Oyama presidida pelo Shihan Francisco Alves Filho (5 dan), o nico atleta no japons a vencer o campeonato mundial (Federao Paulista de Karate Kyokushin Oyama, 2005b).

De acordo com Isobe (2005) o Brasil encontra-se em primeiro lugar no ranking mundial desta modalidade esportiva, tanto na categoria masculino como na categoria feminino. Os mais importantes ttulos conquistados pelo Brasil foram: o ttulo de campeo mundial em 1999, obtido por Francisco Filho, em Tokyo e o ttulo de campe mundial feminino, obtido por Fabiana P. Resende, do 1 campeonato mundial feminino realizado nos EUA. O Brasil tambm campeo mundial por

33 equipe, ttulo conquistado em 2002, em So Paulo quando o Brasil derrotou a equipe Russa na final.

34

6. DOJO KUN (JURAMENTO DA ACADEMIA)

Imagem 1 Dojo Kun (Juramento da Academia) Fonte: IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004.

Segudo Garcia, (2003), Lorden (2000) e Bluming (2005), o Dojo Kun foi escrito por Masutatsu Oyama com o auxlio de Eiji Yoshikawa, autor do livro sobre a vida de Musashi (o maior e mais famoso samurai da histria do Japo).

35

1. Treinaremos firmemente nosso corao e nosso corpo, para termos o esprito inabalvel.

2. Alimentaremos a verdadeira significao da arte marcial do Karate, para que no devido tempo nossos sentidos possam atuar melhor.

3. Com verdadeiro vigor procuraremos cultivar o esprito de abnegao.

4. Observaremos as regras de cortesia, respeito aos nossos superiores e abstermo-nos da violncia.

5. Seguiremos nosso Deus e eternas verdades e jamais esqueceremos a verdadeira virtude da humildade.

6. Olharemos para o alto, para a sabedoria e para o poder, no procurando outros desejos.

36

7. Toda nossa vida, atravs da disciplina do Karate, procuraremos preencher a verdadeira significao da filosofia da vida.

6.1 O significado do Dojo Kun

Neste item colocarei a minha forma de interpretar o significado do Dojo Kun, uma vez que aps 9 anos de prtica acredito ter comeado a compreender o real significado do mesmo.

1 - Todos os que desejam aprimorar as tcnicas e disciplinas do Karate Kyokushin, devem dedicar-se ao mximo, tornando-se forte tanto fisicamente, como espiritualmente. medida que se gradua e se obtm mais conhecimentos da arte, deve-se, tambm se empenhar no aprimoramento espiritual, pois todas as tcnicas aprendidas nos treino de Karate Kyokushin podem letais.

2 - atravs dos ensinamentos corretos e da verdadeira direo dos treinamentos de Karate Kyokushin que se consegue chegar a um estgio avanado em termos fsicos, tcnicos e espirituais. Os sentidos da viso e da audio, bem

37 como a percepo do mundo ao redor, so fundamentais para a tranqilidade do esprito e paz interior . A filosofia do Karate Kyokushin preza a mente, pois ela que faz dominar e sobrepujar os oponentes.

3 - Para aqueles que almejam progredir no sistema Kyokushin, necessrio dedicar-se de corpo e alma aos treinamentos. A abdicao tudo aquilo que pode trazer em prejuzo para o seu auto-desenvolvimento, tanto tcnico, como fsico e mental.

4 - No Karate Kyokushin a disciplina e o respeito so fundamentais, tanto no transcorrer das aulas, como na nossa vida diria. Sem esta disciplina rgida no seria possvel portar-se como um verdadeiro Karateka, pois isto o que chamamos de Budo (Busca do caminho espiritual atravs da prtica das artes marciais). Atravs dos conhecimentos passados por nossos superiores hierrquicos, pois eles possuem mais experincias e vivncias dentro do Karate Kyokushin, que se pode conhecer e dominar a arte.

A violncia fruto daqueles que no possuem boa formao filosfica e mental, pois os princpios do Karate Kyokushin ensinam a desafiar e vencer a si mesmo, tendo como objetivo final auto-conhecimento.

38

5 - Cada pessoa tem um credo religioso, e cada religio ensina os verdadeiros caminhos da paz interior e vivncia espiritual. Ela tambm ensina a ser humildes, pois sem a humildade as pessoas se tornaro arrogantes e pretensiosas.

6 - No Karate Kyokushin no se treina somente a fora bruta e sim a atitude mental. Nesta atitude mental alm da meditao, filosofias, deve-se tambm cultivar a sabedoria, pois dela que emana todo o sistema do Karate Kyokushin. Com o passar do tempo, o corpo vai ficando fraco (envelhecimento), assim como as atitudes tambm, mas a sabedoria ao contrrio, vai aumentando e ficando cada vez mais forte. Por isso, muitas vezes jovens no conseguem entender as atitudes de seus pais ou pessoas mais idosas, e com o passar dos tempos verificam que aquela pessoa estava realmente com a razo. A sabedoria adquire-se com muita leitura, informaes, atitudes e experincias. Com o passar dos anos, isto tudo, vai se transformando em um modo de vida, e destas experincias e vivncias que os alunos precisam para seguir o verdadeiro caminho do Karate Kyokushin.

7 - O Karate Kyokushin atravs de sua rdua disciplina tcnica, fsica e espiritual d a confiana que protege seus praticantes no dia a dia, e faz com que desenvolvam uma tima atitude mental, com pensamentos e reflexos rpidos.

39

CONCLUSO

Atravs deste estudo pode-se perceber que alguns fatos sobre a vida de Masutatsu Oyama no so muito claros, e outros podem at mesmo ser fictcios, como o ttulo de campeo japons, mas no resta nenhuma dvida sobre a eficcia deste estilo de Karate. Aps o surgimento do Karate Kyokushin Oyama muitos outros estilos de Karate de Contato surgiram, alguns at mesmo utilizando o mesmo nome, em sua maioria, fundados por ex-alunos de Oyama.

Aps este estudo foi possvel perceber que algumas pessoas de outros estilos de Karate no conseguem compreender o real sentido desta Arte Marcial, rebaixando-a ao status de um simples esporte, ignorando totalmente a parte filosfica que embasa o Karate. Talvez por isso, digam que Kyokushin no Karate e

40 sim Luta de Contato, seria no mnimo estranho uma arte marcial, sem uso de armas, onde no se pode entrar em contato direto com os adversrios.

O estudo deixa claro que Karate Kyokushin uma arte marcial que visa preparar seus praticantes para os diversos tipos de situao que uma pessoa enfrenta em sua vida, seja elas de trabalho ou de combate. Alm disso visa que seus praticantes sejam sempre pessoas melhores aps cada treino.

O Brasil, embora no tenha um grande nmero de praticantes, tem os melhores atletas do estilo, obtendo sempre posies de destaque em competies internacionais. Isto se deve ao excepcional trabalho feito por Shihan Seiji Isobe na administrao e no treinamento dos atletas do estilo no pas.

Hoje em dia o Brasil tem dois dos maiores atletas do mundo na modalidade, Ewerton Teixeira e Glaube Feitosa, que treinam diretamente na Matriz da Amrica do Sul, sob os cuidados do Shihan Isobe, bem como do Shihan Francisco Alves Filho (atual presidente da Confederao Brasileira de Karate Kyokushin Oyama).

Outra coisa muito importante, foi que aps a realizao deste estudo,

escassez de material bibliogrfico impresso, escrito em lngua portuguesa, sobre o

41 Karate Kyokushin Oyama, diminuiu um pouco, abrindo desta forma a possibilidade para futuros estudos sobre o tema.

Com este estudo o autor espera que o Karate Kyokushin tenha uma maior aceitao no meio cientfico, bem como que passem a produzir mais material cientfico sobre o tema, mas para isso necessrio que os profissionais de Educao Fsica tenham ao menos o conhecimento da existncia do Karate Kyokushin.

42

BIBLIOGRAFIA

ASAKI, Yasuyuki. Karate-do. So Paulo: E.P.U., 1978

BATALHA, Ladislau. O Japo por Dentro - Esboo analitico da civilisao nipnica. 2. ed. Lisboa: Parceria Antonio Maria Pereira, 1906.

BERTONHA, Joo Fbio. A remilitarizao do Japo e a geopoltica do Extremo Oriente. Revista Espao Acadmico, ano1, n. 2, Julho de 2001. Disponvel em < http://www.espacoacademico.com.br/002/02bert.htm >. Acesso em: 15 jul 2005.

BLUMING, Jon. Kyokushin Karate - Vale Tudo - Jiu Jitsu - Mas Oyama was a fraud.txt. Disponvel em: < ed2k://|file|Kyokushin%20Karate%20%20Vale%20Tudo%20-%20Jiu%20Jitsu%20%20Mas%20Oyama%20Was%20A%20Fraud.txt|15167|347F9DC8F13E593E12BC5 C79438872B8|/ > Acesso em 17 set 2004.

______. Kyokushin Budo Kai: The Ultimate Beginners Guide (Revision 2.02), Holanda. Disponvel em: < http://www.kyokushinbudokai.org/ >. Acesso em: 13 out. 2005

43

CARDOSO SOBRINHO, Eckerner de Pereira. Karate-d leses tpicas. Salvador, 1996

DENOO, Steve. Karate Kata Training. Disponvel http://www.geocities.com/sadenoo2/kata.html >. Acesso em 20 nov 2005.

em:

<

FEDERAO GACHA DE KARATE KYOKUSHIN OYAMA. Histria do Karate Kyokushin, Brasil. Disponvel em: < http://www.kyokushinrs.bravehost.com/ >. Acesso em: 05 fev. 2005

FEDERAO PAULISTA DE KARATE KYOKUSHIN OYAMA. A Histria do Karate Kyokushin Oyama. Disponvel em: < http://www.karatekyokushinoyama.com.br/ko/pages/historia/ >. Acesso em 15 nov 2005a.

______. O Fundador. Disponvel em: < http://www.karatekyokushinoyama.com.br/ko/pages/historia/oyama.asp >. Acesso em 15 nov 2005b.

FIGHTER IN THE WIND. Produo de Yong-il Jeong Coria do Sul: I Vision Entertainment, 2004. 1 DVD (120 Min.), widescreen, son., col.

GARCA, Fernando Prez. Kyokushin Karate Tradicin y evolucin en busca de la eficacia. Espanha (Madrid): Arkano Books, 2003

IKO KYOKUSHINKAIKAN OFFICIAL WEBSITE. < http://kyokushin.co.jp/ >. Acesso em 10 dez 2004.

Japo.

Disponvel

em:

44 ISOBE, Riyuji. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por < mailto:ricardo.pettini@gmail.com> em 10 nov. 2005.

LASSERRE, Robert. Karat-Do: manual practico. 5. ed. Barcelona: Hispano Europea, 1963

LORDEN, Michael J. Oyama: The Legend, The Legacy. California: Multi-Media Books, 2000

LOWE, Bobby. Mas Oyama's Karate as practiced in Japan. New York: Arco Publishing Company, 1976

LUBES, Aldo. Caminho do Karat. 2. ed. Curitiba: Ed.UFPR, 1994

MINISTRIO DO ESPORTE. Calendrio Desportivo Nacional. Disponvel em: < http://portal.esporte.gov.br/snear/cdn/infoEntidades.jsp?identidade=136 > Acesso em: 15 nov 2005.

OYAMA, Mas. Mas Oyamas Essential Karate. New York: Sterling Publishing, 1980a

______. Mas Oyamas Classic Karate. New York: Sterling Publishing, 2004

OYAMA, Masutatsu. Vital Karate. Tokyo: Japan Publications Trading, 1968

______. This is Karate. 3th ed. Tokyo: Japan Publications, 1980b

45

______. The Kyokushin Way Mas. Oyamas Karate Philosophy. Tokyo: Japan Publications, 1979

______. Karate Vital. So Paulo: Sol, 1970

PADILLA, Luiz Roberto Nuesos. Pgina Pessoal Porto Alegre. Disponvel em: < http://pessoal.portoweb.com.br/padilla/ >. Acesso em 17 ago 2005.

THE OFFICIAL CANADIAN KYOKUSHINKAI-KAN KARATE ORGANIZATION WEBSITE. Canada. Disponvel em: < http://www.kyokushin.ca/ >. Acesso em 19 out 2005.

TSATSOULINE, Pavel. Relax into Stretch - instant flexibility through mastering muscle tension. United States: Dragon Door Publications, 2001

______. The Naked Warrior: master the secrets of the super-strong using body weight only. United States: Dragon Door Publications, 2004

YUSSOF, Sharin. Australian Kyokushin, Austrlia. Disponvel < http://www.australiankyokushin.com/ >. Acesso em 16 mai 2005.

em:

Potrebbero piacerti anche