Sei sulla pagina 1di 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP Curso de Direito FULANA DE TAL CICRANA BELTRANA

TTULO DA SUA MONOGRAFIA QUE TEM QUE SER ESCRITO COM LETRA MAISCULA TIMES OU ARIAL NMERO 14 E NO PODE ULTRAPASSAR TRS LINHAS E TEM QUE SER CENTRALIZADO

Campo Grande/MS 2012

FULANA DE TAL CICRANA BELTRANA

TTULO DA SUA MONOGRAFIA QUE TEM QUE SER ESCRITO COM LETRA MAISCULA TIMES OU ARIAL NMERO 14 E NO PODE ULTRAPASSAR TRS LINHAS E TEM QUE SER CENTRALIZADO
Monografia apresentada como exigncia do Curso de Direito da Universidade AnhangueraUniderp para obteno de aprovao em Monografia Jurdica II, sob a orientao do (a) Professor (a) titulao______________

Campo Grande/MS 2012

TERMO DE APROVAO

A monografia intitulada:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------apresentada por ---------------------------------------------------------------------------------------------------------, como exigncia parcial para a obteno de aprovao na disciplina Monografia Jurdica II Banca Examinadora da UNIDERP-ANHANGUERA, obteve nota --------------, para aprovao.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________ Prof. Orientador (a) Especialista, Mestre, Doutor.

________________________________________________ Membro da Banca

________________________________________________ Membro da Banca

Campo Grande, ________de___________de20_____.

Dedico esse trabalho com muito carinho a minha famlia, em especial aos meus pais Fulano e Beltranho que por diversas vezes me incentivaram, compartilharam e tal e tal, e

coisa e tal e tal e coisa, e me ajudaram a alcanar meu objetivo e coisa e tal e tal e coisa. AGRADECIMENTOS Agradeo a todos que diretamente ou indiretamente participaram e possibilitaram a realizao e concluso deste trabalho, com orientaes positivas e crticas construtivas que contriburam de alguma forma para essa etapa da minha vida. Igualmente, agradeo a minha famlia pela compreenso e coisa e tal, e ao meu irmo mais velho que sempre esteve presente, e a minha namorada que etc e tal. Ao meu orientador minha eterna gratido, pela inestimvel contribuio e coisa e tal e tal e coisa.

RESUMO

Esse resumo deve conter 500 palavras no mximo e servir para voc colocar os objetivos da monografia, a metodologia utilizada na pesquisa, o problema que deu origem ao seu trabalho, assim como as principais concluses que voc chegou. Quando voc for digitar o resumo, no se esquea que, embora seja escrito com a mesma letra que escolheu, times ou arial, j no tamanho doze, o texto corrido, no se utiliza espao um e meio e sim espao simples e tambm no se utiliza tabulao. No corpo do texto, a tabulao sempre de 1 tab, mas aqui no, aqui o texto corrido. Aproveitamos para dizer que logo ao final do resumo voc deve colocar as palavras-chave, que devem ser quatro. Acadmicos, sejam fortes e esforados. Fazer monografia uma delcia, em especial se voc amar o tema que escolheu. Palavras-chave: uma, duas, trs e quatro palavras.

SUMRIO INTRODUO.......................................................................................................................08 1. APENAS UM EXEMPLO..............................................................................................10 1.1 UM EXEMPLO MUITO BACANA .................................................................................10 1.1.1 Esse exemplo serve para ajudar voc...............................................................................12 1.1.2 Estamos trabalhando para melhor atende-los.................................................................. 20 1.2 O QUE MAIS PODEMOS FAZER PARA AJUDAR.......................................................22 1.3 A AJUDA AS VEZES VEM DE ONDE MENOS ESPERAMOS....................................25 2. CONCEITO DE TAL MATRIA.....................................................................................27 2.1 CONCEITO SISTEMATIZADO.......................................................................................29 2.2 PRINCPIOS DA MATRIA QUE FOI TRATADA........................................................35 2.2.1 Princpio do trabalho monogrfico perfeito e sua sistematizao mais que perfeita ainda e o devido processo legal e tal..................................................................................................40 3. ALGUMAS CONSIDERAES......................................................................................49 3.1 REPAROU QUE O CAPTULO EST EM CAIXA ALTA.............................................50 3.1.1 Reparou que o tpico um ponto um est em caixa alta mas no em negrito...................52 3.2 MAIS UMA COISA QUE VOC TEM QUE REPARAR................................................55 3.2.1 Reparou que quando se trata de trs ponto um ponto um caixa simples.......................60 CONSIDERAES FINAIS.................................................................................................63 REFERNCIAS......................................................................................................................65 ANEXO....................................................................................................................................66

INTRODUO A partir desse momento voc vai comear a realmente escrever, embora a introduo seja praticamente a ltima realizao do seu trabalho. por ltimo que a fazemos, pois nela voc deve dizer como procedeu nos captulos do seu trabalho. Voc vai escrever em texto corrido, com tabulao de 1,5 centmetros e espao entre linhas. A partir desse momento, voc tambm comea a paginar o seu trabalho. Deve conter, na sua introduo, aspectos como os objetivos, problemas que pretende resolver, relevncia do tema, metodologia utilizada. Tambm interessante se voc escrever como vai desenvolver cada um dos captulos. No se esquea, o texto deve ser escrito em terceira pessoa do singular.

1. APENAS UM EXEMPLO Comearemos a escrever o primeiro captulo. Sempre lembrando que o texto corrido, justificado, com letra times ou arial doze e tambm em espao um e meio. Texto corrido significa que entre um pargrafo e outro voc apenas aperta enter, e no duas vezes o enter, porque se fizer assim, o trabalho pode at ficar maior, mas fugir das normas da ABNT. O nmero um, como visto acima, deve estar em negrito e bem esquerda do papel, porm, o texto que segue deve ter a mesma tabulao da introduo, ou seja, deve ter 1,5cm de tabulao.

1.1 UM EXEMPLO MUITO BACANA Espero que voc tenha reparado que entre o final do tpico 1 e comeo do tpico que segue 1.1, apertamos trs vezes a tecla enter, vai ser sempre assim, entre o final de um tpico e incio de outro, a no ser que seja um novo captulo, porque ai vai para uma nova pgina. Tambm interessante reparar que logo que se comea o texto, o espaamento de um enter.

1.1.1 Esse exemplo serve para ajudar voc Vamos falar um pouco sobre citao? Muito bem, o grande lance que voc tem que escolher uma forma de citao e utiliza-la at o final do seu trabalho. Por exemplo, voc pode escolher citar primeiro o ano, colocar vrgula, o sobrenome do autor, e dizer o que ele concluiu. Por exemplo. Em 2012, Amendola conclui que a elaborao da monografia no algo difcil de se fazer. Ou voc pode escolher colocar a data entre parnteses. Por exemplo. Segundo Amendola (2012) realizar uma monografia no algo assim to difcil de fazer. Outro modo que voc poder escolher colocar tudo dentro do parnteses, mas ai, voc ter que colocar o sobrenome em letra maiscula. Por exemplo. Fazer uma monografia, no algo to difcil assim (AMENDOLA, 2012). Tambm existe outra forma, que fazer a citao em nota de rodap. um estilo importante, organiza bem a monografia, mas no obrigatrio, embora a maioria dos

professores gostem de ler trabalhos assim. Voc far da seguinte forma. Fazer uma monografia no algo to difcil assim.1 Essas citaes todas so citaes indiretas. Para mais de um autor, ou textos de internet, voc receber, se j no recebeu, orientaes outras. Tambm muito importante que voc saiba que esses exemplos acima, so de citao indireta. Ou seja, voc leu o autor, entendeu o que ele falou, e disse com as suas palavras o que o autor revelou e que se faz importante. Por isso voc no tem que citar, por exemplo, a pgina que pesquisou.

1.1.2 Estamos trabalhando para melhor atende-los Muito bem. Se voc quiser citar exatamente o que voc leu, como um ctrl c ctrl v, voc dever agir de duas formas. A primeira forma a seguinte: se o que voc for citar tiver menos de trs linhas, voc dever citar no corpo do texto e entre aspas, por exemplo O trabalho metodolgico algo importante para o acadmico do direito, que passa a ser considerado um cientista do direito (PIANESSO, 2011, p. 120). Ento, necessrio que voc, nesta citao sigo o estilo que escolheu. Isso se chama citao direta, nesse caso, voc dever colocar o nmero da pgina.

1.2 O QUE MAIS PODEMOS FAZER PARA AJUDAR Voc est entendendo tudo? No se desespere. Seu orientador tambm pode lhe ajudar com essas normas todas. Veja mais adiante como proceder em outras citaes est bem?

1.3 A AJUDA S VEZES VEM DE ONDE MENOS ESPERAMOS

AMENDOLA, Viviane. Trabalhos Monogrficos faz de conta que verdade. 22 ed. So Paulo: Editora Fictcia, 2006.

Essa a mais uma dica, outros acadmicos tambm podem lhe ajudar, amigos seus que j se formaram podem dizer a voc que esse trabalho monogrfico no um bicho de sete cabeas. Esse pargrafo serve, inclusive, para que voc perceba que, fazendo o texto corrido, pode acontecer de ficar o tpico em uma pgina e o resto do trabalho em outra. E da? O que vou fazer? Acalme-se, voc no faz nada, deixe do jeito que est. Agora, se voc precisar abrir um novo captulo, independente de quanto espao sobre no ltimo tpico, voc dever ir para outra pgina. Infelizmente, as normas da ABNT no so assim to amigas do meio ambiente.

2. CONCEITO DE TAL MATRIA Pronto, abrimos um novo captulo. Nesse captulo vamos explicar como que voc far citao direta quando estiver diante de mais de trs linhas. Voc deve fazer assim, primeiro escreva o texto do corpo do pargrafo, se ultrapassar trs linhas, voc copia e cola em recuo de texto. Por exemplo.
Quando voc estiver escrevendo em recuo de texto, para citaes longas, voc deve apertar duas vezes a tecla enter, para que o que voc estiver escrevendo fique um pouco em destaque. A letra deve ser nmero dez e o espao deve ser simples. O texto deve ser exatamente como o autor escrever, sendo que voc dever prestar muito ateno nesse aspecto. Essa citao deve ter, quatro centmetros do incio da pgina. Tambm importante lembrar que deve seguir o mesmo estilo de citao. Se entre parnteses, ou em caixa alta ou em nota de rodap, porm, como uma citao direta, deve conter a pgina de onde foi retirada. (PIANESSO, 2012, p.210)

Para comear um novo pargrafo, voc apenas deve apertar duas vezes o enter. Agora, pretenderemos mostrar outra citao, se por acaso voc escolheu citar em nota de rodap desde o incio.
Se voc estiver citando em nota de rodap, dever fazer assim em todo o trabalho. importante utilizar sempre a mesma forma de citao, at mesmo porque, o trabalho fica organizado e fcil de ler. A nota de rodap lhe d mais trabalho pois voc tem que indicar a obra e no s o nome do autor, mas em compensao voc j vai ter feito toda as suas referncias. No legal assim?2

Esses so os principais aspectos da citao direta, que voc pode fazer ao longo de toda a sua monografia jurdica.

2.1 CONCEITO SISTEMATIZADO Muito bem, hoje em dia, muitas pessoas observam o que est escrito na internet, no mesmo? Ento, como fazer essa citao to utilizada? fcil, acompanhe. Caso voc v fazer uma citao indireta, ou seja, ler, absorver o que foi lido e reescrever, voc deve fazer a citao da seguinte forma. A internet uma tima ferramenta de trabalho, conforme demonstra Pianesso (2010), em <http://sitedapianessofictcio.com.br>, acesso em: 10 de maro de 2011, porm, deve-se evitar os plgios, que hoje em dia so muito comuns.
2

CAMPOS, Karina. A Monografia Jurdica e Suas Implicaes faz de conta que verdade. 45 ed. Rio de Janeiro: Editora Fictcia, 2011, p. 190.

Mas para essa citao, tambm importante que voc escolha o estilo, pois se escolheu nota de rodap, deve novamente usar tal nota e no citar no corpo do texto. Vale a mesma coisa para citao direta.
Todo o trabalho vlido, precisamos utilizar a internet como fonte de pesquisa de maneira responsvel. interessante perceber que a internet, hoje em dia, est no dia-a-dia do estudante brasileiro, porm, no devemos substituir jamais a leitura de bons livros e bons doutrinadores, alm disso, no podemos nos iludir com a possibilidade de retirar nosso trabalho pronto dela, uma vez que isso, sem a citao de fontes, pode ser considerado como plgio3.

Essas so algumas dicas que estamos mandando para vocs, j em forma de modelo, tudo para seu trabalho monogrfico ficar mais e mais prazeroso. Esperamos estar contribuindo com vocs. Seguem mais algumas dicas, nunca se esquea que o papel A4, sempre branco, nunca imprima frente e verso. As margens devem ser de 3,0 cm esquerda; 2,0 cm direita; 3,0 cm na parte superior e 2,0 cm na parte inferior. Etc e tal, vamos agir com a hiptese de termos terminado todos os nossos captulos, seguimos ento para a concluso.

CONSIDERAES FINAIS O texto consideraes finais deve ser corrido assim como a introduo.
3

PIANESSO, Raquel. A Importncia e os Cuidados com Textos Retirados da Internet. Disponvel em: <http://sitedapianessofictcio.com.br>, acesso em: 10 de maro de 2011.

As consideraes Finais, nada mais so que uma decorrncia natural do que foi exposto em todo o desenvolvimento do seu trabalho monogrfico. Deve, portanto, ser resultado de dedues lgicas sempre fundamentadas no texto exposto durante o desenvolvimento do seu trabalho. Trata-se, na verdade, do fechamento do trabalho com indicaes e at mesmo sugestes, caso voc ache vivel.

REFERNCIAS

AMENDOLA, Viviane. Trabalhos Monogrficos faz de conta que verdade. 22 ed. So Paulo: Editora Fictcia, 2006. BELTRANO. Fulano de Tal. Textos Importantes e Bacanas que Servem como Exemplo. Pesquisado no site Escritrio Jurpidico, Disponvel em <http://escritorioonlinejuridico.com.br>, acesso em 15 de abril de 2011. BRASIL. Legislao. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 21ed. So Paulo: Saraiva, 1999. CAMPOS, Karina. A Monografia Jurdica e Suas Implicaes faz de conta que verdade. 45 ed. Rio de Janeiro: Editora Fictcia, 2011. PIANESSO, Raquel. A Importncia e os Cuidados com Textos Retirados da Internet. Disponvel em: <http://sitedapianessofictcio.com.br>, acesso em: 10 de maro de 2011. PAPAGAIO, Periquito do Galo. A Forma Bacana de se Fazer uma Monografia. 45 ed. Rio de Janeiro: Editora Fictcia, 2011. __________. Uma Forma Muito Mais Bacana Ainda de se Fazer uma Monografia. 22 ed. Rio de Janeiro: Editora Fictcia, 2012.

Potrebbero piacerti anche