Sei sulla pagina 1di 15

cone

Programa de Ps-Graduao em Comunicao Universidade Federal de Pernambuco ISSN 1516-6082

v. 14 n.2 abr - 2013

Prticas sociais mediadas pela fotografia: um estudo das condies materiais de produo e circulao
Vitor Braga1
Resumo O presente artigo visa discutir o papel da fotografia como promotora de prticas sociais em ambientes de compartilhamento de fotografias. Dessa forma, a anlise pretende argumentar sobre como o desenvolvimento de cmeras e dos cenrios de interao estariam possibilitaram a reformulao de uma cultura de compartilhar imagens que culmina nas interaes existentes nas imagens digitais e nos ambientes dos sites de redes sociais. Para tanto, so discorridos aspectos histricos da fotografia para compreenso do momento presente, de modo a nos fornecer elementos para problematizarmos acerca das alteraes no que tange possibilidade dos indivduos se representarem atravs das fotografias, bem como a mediao da fotografia na interlocuo com sua rede social. Esse trabalho se baseia em estudos de casos e levantamento de material histrico para a anlise, e tem como referenciais tericos a teoria das materialidades e a microssociologia das interaes. Palavras-Chave: fotojornalismo; mdia; web.

1 Mestre e doutorando em Comunicao e Cultura Contemporneas da UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa em Interaes, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS). Bolsista da Capes. Professor da UFS. vitorbragamg@gmail.com.

1/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

Introduo Numa poca em que as artes plsticas, o teatro e a literatura passavam por uma srie de mudanas com proclamaes e manifestos de diferentes movimentos vanguardistas, o aprimoramento da tcnica de produo da imagem fotogrfica se deu ao ponto de garantir o acesso a uma grande parte da populao, bem como se tornou facilmente utilizvel o aparato tcnico para o registro das imagens. Dessa forma, a fotografia tem sido um importante instrumento mediador de relaes entre indivduos nos mais diferentes ambientes (BOURDIEU, 1990; SARVAS & FROHLICH, 2011). Poderamos compreend-la como um mecanismo promotor de prticas sociais importantes para uma cultura visual que, nos ltimos dois sculos, foi sendo solidificada por meio dos retratos. Considerando o ato de compartilhamento de imagens, percebemos na contemporaneidade, atravs dos sites de redes sociais (SRS), uma incorporao de vrios recursos que visam englobar caractersticas presentes de vrias outras plataformas contedos de interao; tudo isto dos com vistas produo e e circulao sociais, descentralizadas de contedos. As interaes ocorreriam tambm em torno de imagticos, atravs quais dinmicas articulaes alimentadas por discusses provenientes das pginas dos usurios, se mostrariam em crescente processo de expanso de experincias interativas. Nessas pginas, observamos que a possibilidade de gerenciamento dos contedos circulados e dos formatos que se apresentam aos usurios revelaria um aspecto interessante para anlise: a intervenincia de variveis tcnico-operacionais no processo de formatao de cenrios de interao. Discutiremos nesse artigo de que forma o compartilhamento de fotografias esteve em alterao tendo em vista a presena de novos cenrios de interao e o desenvolvimento de dispositivos tcnicos de registro de imagens, em uma pesquisa que considere o crescimento dos dispositivos produtores de imagem cmeras, celulares, tablets etc. assim como uma extrema demanda por esse olhar do outro naqueles engajados em relacionamentos por meio de ambincias digitais. Da considerarmos importante particularizar o lugar da fotografia na contemporaneidade, que passa a assumir outras funes no que diz respeito ao modo como os fotgrafos promovem seus trabalhos: em quais ambientes as fotografias se situam. Nesta reflexo, apresentamos nesse artigo um apanhado histrico de como a fotografia se desenvolveu perante o desenvolvimento de pesquisas acerca de mtodos de registro, de fixao das imagens e de compartilhamento, e como esse desenvolvimento repercutiu nas prticas sociais mediadas pela imagem. Para tanto,

2/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

problematizamos de incio essa prtica de compartilhamento de imagem, a partir da perspectiva das Materialidades da Comunicao (MdC), para ento dividirmos o desenvolvimento
2

da

fotografia

principalmente

partir

de

trs

momentos

histricos : (1) primeiras pesquisas, compreendendo a poca pr-analgica; (2) o perodo de massificao, ocasionado pelas cmeras com filme; (3) o perodo de compartilhamento em redes sociais na internet, ocasionado pela digitalizao da imagem. Fotografia e prticas de compartilhamento Acreditamos ser necessrio compreender o papel do desenvolvimento dos dispositivos produtores de imagem, de modo a nos possibilitar refletir sobre acerca da importncia na mediao das imagens nos processos interacionais contemporneos. Em nosso entendimento, a produo e circulao de contedos fotogrficos, aliadas s particularidades tcnicas disponibilizadas no ambiente, oferecem condies para a emergncia de determinados comportamentos sociais entre os participantes, e estes, por sua vez, se utilizam dessas condies para a formatao de cenrios de interao que esto essencialmente imbricados aos significados negociados entre usurios e condies materiais presentes na situao. Consideramos para esse artigo, ento, aquilo que autores (GUMBRECHT, 2010; KITTLER, 1999; PFEIFFER, 1994) vo salientar como um componente de materialidade. Seria este tudo aquilo que no poderia ser apreendido apenas pela dimenso do sentido3, e tambm opera de modo decisivo no processo de epifania4. Na perspectiva da teoria das materialidades, presena e sentido sempre vo aparecer juntos, porm em tenso; no se trata de uma relao de complementaridade, mas sim de instabilidade. nesse sentido que Gumbrecht (2010, p. 138) explica: Existem distribuies especficas entre componentes de sentido e componentes de presena a depender da materialidade (isto , modalidade meditica) de cada experincia esttica.

Notas
2

A diviso nesses momentos histricos baseia-se na pesquisa de Sarvas e Frohlich (2011). Tal diviso prev uma relao entre a evoluo de dispositivos tcnicos de registro de imagens e reflexos desses desenvolvimentos no compartilhamento de imagens, principalmente com relao a possibilidade das imagens ser vetores para prticas de sociabilidade, a depender do contexto histrico-cultural no qual cada momento pertence. 3 Gumbrecht (2010) trata dessa questo apontando que so dois componentes que estaro operando na experincia esttica mediada, que ocorre atravs dos mais diferentes veculos de comunicao. Seriam estes o componente de sentido pertencente do contedo da mensagem e o componente de presena aquilo relacionado ao objeto tcnico no qual a mensagem veiculada.

3/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

Erick Felinto comenta que falar em materialidades da comunicao significa ter em mente que todo ato de comunicao exige a presena de um suporte material para efetivar-se; o conceito tem assim uma pertinncia para a teoria da comunicao (Felinto 2001). Pois qualquer ato de representao implica algo que representa e algo que representado, sendo aquilo que representa sempre uma forma de materialidade. Assim, a interpretao tem que considerar tambm as condies materiais de produo desse sentido. Para alcanar o significado, necessrio ento penetrar a materialidade do signo, que presente. Para tanto, deve-se avanar no entendimento do contedo da materialidade do signo, para acessar o significado. Como destaca Kittler (1997), tambm importante a dimenso da materialidade na comunicao pois no existe significado sem portador ou seja, veculo fsico. Assim, os meios de comunicao vo implicar na relao que temos com o mundo, e a nossa representao dele, a partir do momento em que invocam a nossa capacidade de formular o espao, o tempo e o investimento corpreo como significantes experincias pessoais e sociais. Tratando mais especificamente da fotografia, S (2005) considera a contribuio de Walter Benjamin, na primeira metade do sculo XX, como fundamental para uma discusso das imagens para alm do sentido. Isto porque o autor aponta a presena do corpo nesse processo de epifania, ao comentar acerca do que desenvolvimentos tecnolgicos dspares tais como a luz eltrica, o telefone, os automveis, o cinema e a fotografia tm em comum a produo de uma reestruturao da percepo e da interao humana a experincia do choque, do risco corporal e do instante. Ainda, Benjamin vai tratar acerca do compartilhamento ao discutir a experincia que temos com as tecnologias de reprodutibilidade que fundam a cultura de massa e aquela das belas artes, baseada no objeto nico, traduzido pela noo de aura. O autor vai denunciar um deslocamento dessa aura a partir do que ele vai chamar de reprodutibilidade tcnica (BENJAMIN, 1996), ao introduzir no universo da fruio esttica o desfrute de objetos produzidos em srie, atravs de uma nova forma de apreenso cognitiva e sensorial no qual as noes de distrao e de proximidade passam a ser importantes. Outra contribuio importante a de Sobchack (1994), ao tratar sobre os saltos tecnolgicos contemporneos promovidos pelos meios audiovisuais, localizando a fotografia como pertencente ao primeiro dos trs momentos 4 Concepo oriunda da teoria das materialidades, referente a um evento de apreciao esttica que exige uma dimenso espacial, situada na materialidade do meio de comunicao, e uma dimenso do sentido que somos capazes de extrair de acordo com nossa experincia perante o tema.

4/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

histricos5. Tais meios atingem-nos por meio das suas condies materiais que envolvem na produo (micro percepo) e na funo representacional que o seu nvel hermenutico, do sentido, possui (macro percepo). Esse primeiro momento, da fotografia, pode ser caracterizado como o que Sobchack (1994) vai chamar de realismo, caracterizado pelo mercado cooperativamente informado e impulsionado pelas inovaes tecnolgicas que permitiram a expanso industrial e da lgica cultural do realismo. Sobchak cita o trabalho de Comolli (1986) para falar desse realismo, quando este ltimo comenta que a segunda metade do sculo XIX vive em uma espcie de frenesi do visvel; este o efeito da multiplicao social das imagens; o efeito tambm, no entanto, de uma extenso geogrfica do campo do visvel e do representvel: por colonizaes, jornadas e exploraes, o mundo inteiro se torna visvel ao mesmo tempo em que se torna capaz de ser apropriado. Com o advento da fotografia, o olho humano estaria perdendo aquilo que Comolli (1986) entende como o privilgio imemorial e passaria a ser desvalorizado em relao ao olho mecnico da cmera fotogrfica, que estaria a ver em seu lugar. Foi possvel se criar, ento, uma relao com as fotos: de possesso visual, de ter o mundo concebido nas imagens que so frutos do olhar do outro (fotgrafo) palpvel, acessvel atravs das imagens. Ao fixar aquilo que fruto de um olhar subjetivo em um objeto, a fotografia se tornaria aquilo que pode ser compartilhado: adquirido, circulado e arquivado, de modo a se tornar, com o passar do tempo, algo que pode aumentar consideravelmente as diferentes formas de valor que a mesma pode obter. Ao pesquisar acerca de usos sociais resultantes do compartilhamento de imagens, o trabalho de Van House (2009), uma pesquisa de campo com participantes oriundos de diversos grupos sociais, destacou algumas formas de uso social: (1) forma de auto-representao ou auto-retrato; (2) modo de criao relacional, ou seja, de um sentido de unio, expresso da sociabilidade; e (3) como dispositivo de memria para a construo de narrativas dos indivduos. Partindo desse entendimento da autora, o presente trabalho compreende que o meio pelo qual os usurios concebem o compartilhamento de contedos fotogrficos incide na forma que eles adotariam padres scio-comportamentais nos ambientes de compartilhamento de fotografias. No primeiro ponto, entendemos que o usurio, nesses ambientes de compartilhamento, far o gerenciamento de sua impresso de modo a atingir certas finalidades a uma rede na qual se relaciona; ou seja, caber a ele fazer referncias a fotos que demonstrem suas viagens, lugares interessantes que frequentou, de modo a salientar aos demais
5

Os dois momentos, posteriores fotografia e com suas particularidades, so o cinematgrafo e o vdeo em telas eletrnicas como aparelhos televisores.

5/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

suas preferncias, revelando com isto traos de sua personalidade. Trata-se, ento, de uma articulao social em torno das imagens, de modo que sua experincia nas localidades visitadas possa criar representaes de si, manipulveis pelo usurio de forma seletiva, e que vo com isto possibilitar a leitura que o outro faz desse usurio. Com relao ao segundo aspecto, citamos aqui o trabalho de Sibilia (2005), ao entender que o motivo do engajamento dos usurios, bem como as possibilidades fornecidas pela ambincia, auxiliaria na construo de narrativas de si, visando sempre compreenso de (1) qual a sua rede social, (2) quais os seus gostos e (3) as suas afinidades. A autora parte de uma mesma perspectiva de anlise para tentar defender como essa construo de narrativas do eu estariam operando para uma reconfigurao do que estaria restrito apenas a determinados grupos, mas que atualmente compartilhado com uma rede muito mais ampla, e com menor restrio (SIBILIA, 2008). No que tange memria, seria possvel compreender como o conhecimento das pessoas acerca dos lugares influenciado por uma rede social que opera na orientao daquilo que cabvel de ser visitado e, por conseguinte, fotografado. Assim como defendeu Sontag (2004), o conhecimento que os indivduos possuem das grandes cidades fruto de uma promoo feita pela experincia mediada das imagens que pode ser obtido atravs de campanhas de turismo, ensaios fotogrficos, lbuns de amigos e parentes, dentre outras formas de acesso atravs das imagens; tal conhecimento, de certa maneira, agenciaria na atividade de visitao e ao perante algum lugar, que nos faz eleger aquilo que digno de conhecer e ser fotografado na nossa experincia direta com este. Ainda, como aponta Bourdieu (1990), tal memria estaria tambm em processo a partir de certos cnones ainda que implcitos no modo como se devem ocorrer as representaes: a forma como as pessoas deveriam estar posicionadas para a cmera, o modo como certos lugares deveriam compor um pano de fundo para retratar a presena da pessoa em determinada localidade, dentre outros cdigos possveis de serem identificados. Observando a prtica de compartilhamento nos SRS, podemos perceber que os usurios se baseariam em estratgias, existentes na contemporaneidade, para responder a novas demandas socioculturais, balizando outras formas de ser e de estar no mundo. Ainda, entendemos que a arquitetura subjacente ao ambiente dos SRS no fornece formas de obteno de feedback e contexto semelhantes aos quais os indivduos tradicionalmente se engajam em ambientes de interao face-a-face. Ou seja, com possibilidades ampliadas ou reduzidas de gerenciamento do perfil por meio de diversos recursos disponveis, as prticas de compartilhamento, e do

6/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

seu papel enquanto vetor de sociabilidade, passam por processos particulares de formatao, que devem ser particularizadas na anlise em ambientes digitais. Aps discutirmos acerca da fotografia como mediador de interaes dos indivduos, tratamos a seguir sobre como o desenvolvimento da fotografia foi capaz de criar essa cultura de compartilhamento, tendo reflexo na contemporaneidade. Redes e fotografias: apontamentos histricos De todas as manifestaes artsticas, a fotografia foi a primeira a surgir dentro do sistema de produo industrial. Seu nascimento s pode ser imaginvel frente possibilidade da reproduo (LEITE, 2010). Devido a essa possibilidade, a populao conseguiu obter um maior acesso s imagens produzidas. No final do sculo XIX a sociedade ocidental principalmente o continente europeu e os Estados Unidos se viu, aos poucos, por sua imagem fotogrfica. As primeiras imagens produzidas visavam atingir a um pblico curioso pelas possibilidades que o novo aparato conseguia o que at ento no era possvel: a fixao de imagens em superfcies; isto porque as cmeras escuras 6 s apresentavam imagens apenas no tempo em que as mesmas estavam em funcionamento (GUSTAVSON, 2009). Carecia, nesse momento pr-fotogrfico, daquilo que Sobchack (1994) aponta como uma das principais capacidades da fotografia: a capacidade de congelar e preservar a dinmica homognea e irreversvel deste fluxo temporal para o espao abstrato, atomizado, e protegido de um momento. Com o desenvolvimento do daguerretipo, temos um importante momento nesse registro, pois os indivduos no precisavam ficar mais horas em uma nica posio para as imagens aparecerem, bem como foi possvel que surgisse a profisso do fotgrafo os daguerreotipistas, que precisavam ter o domnio da tcnica de produo e de revelao das chapas. Os primeiros estdios assim foram construdos. Mas, ainda nesse perodo, temos um ato fotogrfico restrito principalmente a pequenos grupos com poder aquisitivo suficiente para a obteno de um daguerretipo. Eram estes a monarquia e a classe burguesa europia, que no final do sculo XIX, como aponta Sougez (2001), incentivavam tambm essa produo como um expediente para se opor pintura figurativa, numa forma de relegar a esta para um momento passado, que havia sido superado com a revoluo industrial e as novas formas de organizao da sociedade em grandes centros urbanos, algo naquele momento em discusso.
6

Dispositivo que conseguia produzir imagens atravs de uma lente, sendo projetadas em alguma superfcie.

7/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

Nesse sentido, temos uma prtica compartilhada apenas aos crculos familiares e pessoas mais prximas, que podiam observar essas imagens expostas nas salas de estar dessa classe com alto poder aquisitivo, que tinha acesso aos daguerretipos (FABRIS, 1998). Dessa forma, podemos perceber que o ato de compartilhar as imagens produzidas por meio desses processos em desenvolvimento passa a atingir uma rede social de maior amplitude a partir do segundo momento de aperfeioamento do registro das imagens. Em paralelo ao desenvolvimento de outras tcnicas, como os cartes de visita7 e o coldio mido8, cientistas do continente europeu, ao longo do sculo XIX, estiveram empenhados em desenvolver modos de exposio e fixao de imagens nas mais diferentes superfcies. Dentre estes experimentos, destaca-se o trabalho de William Fox Talbot (1800 1877), que desenvolveu uma tcnica de produo de negativos na fotografia, permitindo assim as cpias de uma mesma imagem. Foi por meio dessa tcnica que inicialmente a fotografia analgica se desenvolveu: na possibilidade de criar positivos atravs de um processo rpido e de fcil manuseio (SOUGEZ, 2001). Mas, como apontam vrios pesquisadores (SOUGEZ, 2001; GUSTAVSON, 2005; BOURDIEU, 1990; SOLOMUN, 2011; KOSSOY, 2001), foi a partir dos novos modelos de cmeras e dos filmes analgicos produzidos pela companhia americana Kodak9, principalmente atravs das pesquisas de Eastman, que a fotografia atinge um momento de massificao, a partir de uma produo em escala industrial. De acordo com Johnson (et. al., 2005), a popularizao da fotografia ocasionou no apenas o surgimento de uma fotografia no profissional, mas tambm possibilitou a captura de uma grande variedade de eventos do dia-a-dia. Dessa forma, a prtica fotogrfica passa por uma grande mudana, proporcionada pelo nmero crescente de novos adeptos da fotografia que, por conseguinte, reconfiguraram e expandiram a natureza e a prtica da fotografia dita profissional. Aliado ao desenvolvimento de cmeras portteis, a Kodak pensou tambm em uma campanha publicitria de modo a atingir os leitores de veculos impressos da poca, com anncios que apresentavam o produto e tratavam da facilidade no manuseio das cmeras. Mais do que facilitar e garantir o acesso, a questo que se colocava para a Kodak era como a fotografia poderia passar a ser um produto que 7 Desenvolvida por Andr Disdri (1819-1889), trata-se de um conjunto de imagens produzidas por uma cmera com vrias lentes, medindo em mdia 6,5 x 10 cm. 8 Tcnica que consistia na sensibilizao de chapas de vidro por meio do coldio composto por partes iguais de ter e lcool numa soluo de nitrato de celulose , responsvel em fazer aderir o nitrato de prata fotossensvel. Desenvolvido por Frederick Archer (1813-1857) em 1848, o processo garantiu a confeco dos primeiros negativos fotogrficos, e foi bastante popular no final do sculo XIX. 9 Responsvel pela popularizao das cmeras analgicas, tendo seu formato de filme analgico considerado importante at a contemporaneidade.

8/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

despertasse o interesse das pessoas em registrar os momentos cotidianos e posteriormente compartilhar, atravs de diversos meios lbuns, correspondncias, reunies , para uma rede social que, por conseguinte, teria o interesse por essas imagens. Como aponta Sontag (2004), a proposta de Eastman foi bem-sucedida, a ponto dos indivduos estarem inseridos num contexto no qual so impelidos a registrar suas vivncias cotidianas, tendo em vista uma demanda social por esse compartilhamento de experincias das pessoas nos lugares e nos diferentes contextos. Assim, no final do sculo XIX teve incio o momento de grande massificao da fotografia, passando nesse perodo da revoluo industrial a ser um fenmeno comercial rentvel e crescente. nesse momento histrico, principalmente com a produo das cmeras compactas e o surgimento de uma indstria de cmeras com filmes analgicos, que foi possvel perceber como a partir da as fotografias possibilitaram a formatao de uma cultura de compartilhamento de maior amplitude, algo que at o incio desse sculo ainda tem reflexo na produo de imagens e num modo de engajamento de pessoas interessadas na memria proporcionada pelas imagens impressas no papel fotogrfico (SARVAS & FROHLICH, 2011). A produo e divulgao de fotografias nesse momento histrico permitiu ento sociedade ocidental certa intimidade com as imagens impressas. De acordo com Kossoy (2001), o mundo tornava-se familiar, devido multiplicidade de retratos e temticas possveis pela cmera escura. Passou a ser difundida, ento, uma prtica de fotografia amadora, graas ao barateamento e facilidade no manuseio do dispositivo tcnico (GUSTAVSON, 2005). Indivduos, ento, passam a se organizar em grupos de discusso centrados na fotografia os fotoclubes , bem como temos o surgimento dos lbuns fotogrficos, importantes para o compartilhamento de lembranas das pessoas. A fotografia, enfim, comeou a fazer parte do convvio familiar em maior quantidade, de modo que a mesma se configuraria como uma prtica necessria para a memria dessas famlias; independente do poder aquisitivo, era necessrio portar uma cmera nos eventos importantes, bem como nas viagens. Nesse sentido, os lbuns de famlia, como afirma Sobchack (1994), funcionariam como repositrio de memrias que poderiam autenticar a experincia os indivduos como empiricamente reais, pela capacidade do material fotogrfico existir como um objeto de possesso com um grande poder de comprovao de um acontecimento. J em meados do sculo XX surgem as pesquisas acerca de aparelhos capazes de converter as imagens em camadas de bits. Embora os primeiros

9/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

experimentos sejam da dcada de 1950 10, apenas a partir da dcada de 1980 comearam a aparecer no mercado as primeiras cmeras capazes de produzir imagens digitais. E isto se deu principalmente com a adaptao de uma tecnologia j existente desde o final da dcada de 1960: o dispositivo de carga acoplada (CCD11).

Fotografia digital A demora em aplicar a tecnologia do CCD no desenvolvimento de cmeras os modelos digitais se deve principalmente a questes sobre como essa nova forma de se produzir e compartilhar fotografias poderia ser aceito pelo pblico. De acordo com Murray (2008), para a aceitao desse novo tipo de fotografia era necessrio no apenas o barateamento do produto, mas estratgias comerciais que refletiam no ato fotogrfico com esse novo equipamento, bem como nas formas de compartilhamento que as pessoas fariam uso. Dessa forma, discusses referentes como seria a aparncia desse novo lbum de fotografia, se as pessoas teriam interesse de observar imagens em suportes que no fossem fsicos, como seria o arquivamento das imagens, dentre outras (SARVAS & FROHLICH, 2011) permearam a indstria fotogrfica. Esse novo mercado para a fotografia digital passa a ser bastante promissor quando, a partir da dcada de 1990, atravs da internet, ocorre uma ampliao na difuso das imagens nos portais e home pages dos usurios, de modo a servir como modo de informar e manter de laos com aqueles fisicamente distantes. Em um primeiro momento, a tecnologia ainda tem um alto preo 12, assim como os servidores desses sites no tinham grande capacidade para o armazenamento dessas imagens (SOLOMUN, 2011). Com o surgimento dos primeiros sites que tinham como caracterstica a possibilidade de se criar perfis pblicos nos quais era possvel adicionar fotografias e compartilhar com outros usurios conectados, a fotografia digital passa a ter um grande investimento de empresas que at ento s trabalhavam com o equipamento fotogrfico analgico, a exemplo da Canon, da Nikon e da Leica; tais investimentos impulsionaram tambm o barateamento e a facilidade no manuseio
10

Segundo Gustavson (2005), as primeiras pesquisas so do ano de 1957, lideradas por Russel Kirsch no National Institute of Standards e Technolog, ao construir um escner primitivo e obter uma imagem do filho de Kirsch, formada por 176 x 176 pixels. 11 Do ingls Charged Coupled Device, trata-se de um sensor para captao de imagens formado por um circuito integrado que contm uma matriz de capacitores acoplados. Foi desenvolvida em 1969 por Willard Boyle e George Smith. 12 A cmera Kodal DCS-460, por exemplo, era vendida em 1995 por U$ 25 mil.

10/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

do equipamento. Ainda, temos a partir do sculo XXI as primeiras pesquisas com cmeras integradas em outros dispositivos, como o telefone celular13. De acordo com Khalid e Dix (2007), quando essas pginas que disponibilizavam fotografias foram introduzidas aos usurios da Internet, e consequentemente se espalharam para as comunidades, pginas pessoais, sites de relacionamento etc., estas foram acolhidas como um fenmeno, pois no s o dispositivo respondia s necessidades de um compartilhamento de imagens do pblico em geral, mas os usurios passaram a ser capazes de visualizar, de forma aberta sem custos, as fotografias pessoais das outras pessoas, algo at ento diferente aos modos tradicionais de compartilhamento. Mason e Rennie (2008, p. 84) entendem que a atividade de compartilhamento em SRS prev a construo de contas nas quais usurios criariam pginas, atravs do upload de contedos; com isto, possvel a interao com outros usurios de forma pblica ou restrita a alguns grupos selecionados. Ainda, temos outras de vrias particularidades exibies (tais da imagem compartilhada e como o a fornecimento como thumbnails slideshows),

possibilidade de classificar as fotos em lbuns, a descrio das fotos por meio de anotaes como ttulos, legendas ou tags e a insero de comentrios (MASON & RENNIE, 2008). J com relao histria desses sites de compartilhamento, o primeiro a reunir caractersticas aqui tratadas, de modo a ser considerado como tal, foi o dotphoto14 (Figura 1).

Figura 1: Pgina inicial do site dotphoto.


13

Em 2003, surge o primeiro aparelho com cmera integrada, o Nokia 7650. Vendido inicialmente nos Estados Unidos por U$ 600 dlares, o modelo tinha uma resoluo de 0,3 megapixels.

11/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

O site foi lanado em 1999 e ainda hoje est em funcionamento. No incio, o dotphoto disponibilizava aos usurios apenas uma pgina em que eles postavam fotos, sem a possibilidade de adicionar outros usurios ou interagir de qualquer maneira por meio de recursos a exemplo de comentrios, tags, notas, dentre outros. Com o desenvolvimento das ferramentas de compartilhamento atravs da internet, temos um contexto no qual Sarvas e Frohlich (2011) esto denominando como a fase digital15, que se estrutura a partir de um momento peculiar nos dispositivos de registro das imagens e nas apropriaes que as pessoas do a tais registros. No primeiro ponto, salientamos o advento da imagem digital, possvel graas ao CCD que passa a ser introduzido no apenas nas cmeras, mas em vrios dispositivos mveis; no segundo ponto, salientamos os usos e funes que a fotografia passa a assumir, principalmente na sua possibilidade de compartilhar atravs da internet como o caso dos SRS; nesse ponto Sarvas e Frohlich (2011) entendem a fotografia digital como vetor de prticas sociais pois os usurios se endereariam principalmente aqueles com interesse de compartilhar vivncias cotidianas, como lugares que frequentou, pessoas que se relacionou, momentos importantes da vida, dentre outras informaes nessa mesma linha de interesse. Da o fato desta atividade de compartilhar ser fruto de uma cultura anterior, embora acreditamos estar falando de outra situao, principalmente por essa grande exposio do indivduo nesses ambientes, respaldada por uma demanda social para que seja dessa forma; bem como um grande crescimento nesses mecanismos de registro de imagens digitais, que influenciaria na produo de mais imagens a todo o momento e seu posterior compartilhamento nas mais diversas redes situadas na ambincia digital.

Consideraes finais Buscamos nesse artigo propor questes importantes para a compreenso da fotografia presente em diferentes ambientes de compartilhamento, ao longo do tempo. Adotamos a perspectiva de que os indivduos dariam significados s suas aes atravs das trocas dessas imagens, que estaria em processo a depender do ambiente no qual o indivduo estaria inserido tendo sua disposio os dispositivos para registro das imagens e os demais envolvidos na interao. Participando de redes de compartilhamento, eles percebem uma demanda social
14 15

<http://www.dotphoto.com/>. Trata-se da terceira fase da fotografia, com o incio na dcada de 1990 (SARVAS & FROHLICH, 2011).

12/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

por se representar tambm atravs das fotografias, como um mecanismo de expresso de significados, a serem interpretados e discutidos por seus contatos. Discorremos ento como o desenvolvimento de recursos tcnicos proporcionou fotografia a capacidade de mediar relaes de pessoas, de modo a esta tambm passar a ser importante no processo interacional ao longo dos ltimos 150 anos. Buscamos evidenciar a importncia da fotografia como promotora de prticas sociais a depender do aparato que os usurios tero disposio, quer sejam as cmeras e suas capacidades de serem transportveis, de fcil manuseio e com alguns efeitos, quer sejam atravs dos modos de arquivamento e compartilhamento como os lbuns de fotografia, os retratos nas residncias e as pginas de fotografia nos SRS. Desse modo, entendemos como importante abordarmos como essa cultura contempornea resultante de um processo de interao mediado por imagens anterior, que tem reflexos no modo como se constituem essas prticas sociais nos ambientes da internet. Assim, acreditamos que as reflexes acerca da histria dos processos fotogrficos e suas repercusses sociais dariam respaldo ao que estamos entendendo aqui como um fenmeno interessante a ser pensado: como a formao de cenrios de interao em redes de compartilhamento de fotografias ganhariam uma dimenso particular, haja vista que trariam elementos que ajudariam a pensar a inter-relao existente entre as possibilidades interacionais observadas nestes ambientes e referenciais identitrios aos pelos usurios.

13/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

Referncias bibliogrficas BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1996. BOURDIEU, Pierre. Photography: A middle-brow art. Oxford: Polity Press, 1990. COMOLLI, Jean-Louis. Technique and ideology: Camera, perspective, depth of field. In: ROSEN, Philip (org.). Narrative, Apparatus, Ideology. Nova York: Columbia University Press, 1986. FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicao: Por um Novo Lugar da Matria na Teoria da Comunicao. In: Ciberlegenda, v. 1, n. 5, 2001. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produo de presena: O que o sentido no consegue transmitir. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. GUSTAVSON, Todd. Camera: A history of photography from daguerreotype to digital. New York: Sterling, 2005. GREISDORF, Howard; OCONNOR, Brian. Structures of image collections: from Chauvet-Pont-dArc to Flickr. Londres: Libraries United, 2008. HOUSE, Nancy Van. Collocated photo sharing, story-telling, and the performance of self. In: International Journal of Human-Computer Studies, v. 67 (1), p. 1073-1086. New York: Science Direct, 2009. JOHNSON, William; RICE, Mark; WILLIAMS, Carla. A history of photography: From 1839 to the present. Los Angeles: Taschen, 2005. KITTLER, Friedrich. Gramophone, University Press, 1986. Film, Typewriter. information Stanford: systems: Stanford Essays.

KITTLER, Friedrich. Literature, media, Amsterdam: G+B Arts International, 1997.

KOSSOY, Boris. Fotografia & Histria. So Paulo: Ateli Editorial, 2001. LEITE, Enio. Fotografia, Inveno do Diabo! In: Macrofotografia. Disponvel em <http://www.macrofotografia.com.br/artigos/invensaododiabo.shtml>. Acesso em junho de 2012. MASON, Robin; RENNIE, Frank. E-Learning and Social Networking Handbook: Resources for Higher Education. Nova York: Routledge, 2008. MURRAY, Susan. Digital Images, Photo-Sharing, and our Shifting Notions of Everyday Aesthetics. In: Media, Culture, and Communication, n. 7, v. 1, p. 147163. Nova York: Sage, 2008. PFEIFFER, Karl Ludwig. The Materiality of Communication. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; PFEIFFER, Karl Ludwig. Materialities of Communication. Stanford: Stanford University Press, 1994. SARVAS, Risto; FROHLICH, David. From Snapshots to Social Media: The Changing Picture of Domestic Photography. Londres: Springer, 2011.

14/15

cone v. 14 n.2 abril de 2013

SIBILIA, Paula. Blogs, fotologs, videologs y webcams: El show de la vida ntima en Internet. In: Lucera, v. 10, p. 4-11, 2005. SOBCHACK, Vivian. The scene of the screen: Envisioning Cinematc and Electronic Presence. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; PFEIFFER, Karl Ludwig. Materialities of Communication. Stanford: Stanford University Press, 1994. SOLOMUN, Sonja. A Mobile Army of Metaphors: Archiving, Sharing, and Distributing the Social in Digital Photography. Tese. Department of Sociology of Queens University. Ontario (CAN), 2011. SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie-Loup. Histria da Fotografia. Lisboa: Dinalivros, 2001.

15/15

Potrebbero piacerti anche