Sei sulla pagina 1di 10

RECURSOS DIDTICOS UTILIZADOS NO ENSINO DE HISTRIA: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HILDA DE AZEVEDO TRIBUZY (ENSINO MDIO-EJA).

Daniel Rodrigues de Lima Prof. Esp. Jlio Cezar Queiroz de Souza Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura em Histria (HID0167) Prtica do Mdulo III 09/06/2012 RESUMO
O presente paper tem como tema Recursos didticos utilizados no ensino de Histria: Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy (Ensino Mdio-EJA.). Onde os recursos didticos so materiais que auxiliam os professores no ensino, e ajudam os alunos na aprendizagem, estes so de extrema importncia na aquisio e mediao de conhecimentos. Tem como objetivo Geral: Analisar como os professores utilizam os recursos didticos no Ensino de Histria no Ensino Mdio da Escola Estadual Professora Hilda Tribuzy. A pesquisa foi desenvolvida em uma prtica real, ou seja, observao de campo, onde utilizamos o mtodo qualitativo atravs de uma entrevista aberta com a professora Sallime Assam Caldas dos Santos. Por fim, acreditamos que muito ainda h a se fazer para podermos compreender como os recursos didticos auxiliam e so usados no ensino de Histria no nvel mdio, porm, por hora entendemos que estes contribuem e devem ser mais bem utilizados pelos professores possibilitando aulas mais prazerosas e dinmicas aos seus alunos, e com isso, melhorando o nvel de aprendizagem e aquisio de conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino Mdio. Ensino de Histria. Recursos Didticos. 1 INTRODUO O presente paper tem como tema Recursos Didticos no Ensino de Histria: Escola Estadual Professora Hilda Tribuzy (Ensino Mdio-EJA), onde buscamos analisar o uso destes no

ensino de Histria no Ensino Mdio, tendo a Escola Estadual Professora Hilda Tribuzy como local de nossa observao de campo. O tema proposto esta dentro do componente curricular da prtica do terceiro mdulo do Centro Universitrio Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) do Curso de Licenciatura em Histria na modalidade de Educao Distncia (EAD), onde de uma forma mais ampla o tema da pesquisa foi proposto pelo professor tutor-externo, cabendo posteriormente aos discentes uma maior delimitao, e com isso, ao final d pesquisa a produo de um paper para podermos entender os resultados das observaes que foram feitas e socializa-las. Os objetivos que nos propomos a atingir so os seguintes: Objetivo geral: Analisar como os professores trabalham os recursos didticos no Ensino de Histria no Ensino Mdio da Escola Estadual Professora Hilda Tribuzy, em que temos como objetivos especficos: Observar o carter, funcionalidade e finalidade do ensino de Histria em nvel mdio; Conceituar o que so recursos didticos e quais suas finalidades no ensino; Compreender qual a contribuio dos recursos didticos na produo e aquisio do conhecimento. A relevncia de nosso artigo acredita-se, estar em analisarmos como os recursos didticos so trabalhados em sala de aula, e com isso, entendermos como estes podem e devem ser melhores aproveitados por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, como forma de mediadores e facilitadores do processo de aquisio do conhecimento, cabendo ao professor papel de destaque, pois deve saber e entender como manusear os recursos didticos, e na interao com os alunos produzirem e compartilharem conhecimentos. O referencial terico de nosso trabalho sero os PCNs do Ensino Mdio, que so relativos disciplina de Histria, e nos permitem analisar qual o carter, funcionalidade e finalidade em tal modalidade de ensino. Um artigo importante em nossa anlise acerca do que so recursos didticos o Recursos Didticos e o Processo de Ensino- Aprendizagem, onde o mesmo ns faz entender o que so recursos didticos e como estes podem e devem ser trabalhados em sala de aula pelos professores na interao cotidiana com seus alunos. A historiadora Circe Bittencourt e sua obra Ensino de Histria: fundamentos e mtodos so bastante importantes, onde na terceira parte do livro a autora trabalha e orienta sobre a concepo e uso dos materiais didticos no ensino da Histria, em que nos apresenta uma gama de materiais, como livro didtico, documentos (jornais, revistas, livros de literatura), fotografia e cinema, msica e visita a museus, sendo desta forma de suma relevncia ao nosso embasamento terico.

A pesquisa foi desenvolvida atravs de uma observao de campo, onde analisamos as instalaes da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, contudo no fomos autorizados assistir as aulas para no atrapalharmos o desenvolvimento das mesmas, apesar disso em nosso procedimento de anlise qualitativa fizemos uma entrevista aberta com a professora Sallime Assam Caldas dos Santos, que nos foi de grande importncia para desenvolvermos os resultados da pesquisa. O artigo segue com seguintes itens: 2) O ensino de histria no ensino mdio: carter, funcionalidade e finalidade, onde buscamos entender qual o papel da disciplina de Histria no Ensino Mdio; 3) O que so recursos didticos: conceitos, em que buscamos compreender o que so estes materiais e como auxiliam no processo de ensino aprendizagem da Histria; 4) Recursos didticos utilizados no ensino de Histria: Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy (Ensino Mdio-EJA): Entrevista com a professora de nvel fundamental e mdio (EJA), Sallime Assam Caldas dos Santos, nesse momento faremos perguntas sobre o uso dos recursos didticos pela professora na escola, em que transcrevemos suas respostas e fazemos comentrios em seguida. E por fim, as Consideraes Finais e Referncias Bibliogrficas.

2 O ENSINO DE HISTRIA NO ENSINO MDIO: CARTER, FUNCIONALIDADE E FINALIDADE.

O ensino de Histria no Ensino Mdio deve possibilitar ao educando a compreenso dos processos histricos, entendendo as relaes entre passado e presente, e com isso, ter noo das transformaes, mudanas, continuidades e permanncias ao longo do tempo, sempre se enxergando como sujeitos histricos produtores e produtos da Histria, onde com esse tipo de ensino consigamos produzir sujeitos crticos e reflexivos, indo de acordo com a norma da LDB 9394/ 96 que prega no seu artigo 2, o seguinte: A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (2005, p. 1). Complementando o que reza a concepo da LDB 9394/96, os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que se referem disciplina Histria no Ensino Mdio nos orientam sobre carter, funcionalidade e finalidade da disciplina onde temos o seguinte:

4 Os conhecimentos de Histria so fundamentais para a construo da identidade coletiva a partir de um passado que os grupos sociais compartilham na memria socialmente construda. A nfase em contedos de Histria do Brasil como reza a LDB , construdos em conexo com contedos da chamada Histria Geral, em uma relao de figura e fundo, parte da estratgia de autoconstruo e autoreconhecimento, que permite ao indivduo situar-se histrica, cultural e socialmente na coletividade, envolvendo seu destino pessoal no destino coletivo. Na perspectiva formativa, isso no implica negar a individualidade, mas combater os excessos do individualismo. (PCNs-Ensino MdioCincias Humanas e suas Tecnologias, 2000, p.12).

nos compreendendo e situando-nos como seres ativos no processo histrico de viver socialmente, que podemos entender de forma adequada a sociedade contempornea, onde o ensino de Histria possibilita:
O ensino de Histria pode desempenhar um papel importante na configurao da identidade, ao incorporar a reflexo sobre a atuao do indivduo nas suas relaes pessoais com o grupo de convvio, suas afetividades, sua participao no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com geraes do passado e do futuro. (PCNs-Ensino Mdio-Cincias Humanas e suas Tecnologias, 2000, p.22).

Diante do que expomos e discutimos entendemos que o carter, funcionalidade e finalidade do ensino da disciplina Histria no Ensino Mdio desenvolver competncias ligadas a leitura, anlise, interpretao das diversas fontes documentais do passado e do presente, possibilitando, com isso, a formao de cidados crticos e conscientes aptos a viver em sociedade e exercer a sua plena cidadania, compreendendo um mundo de informaes e situaes vivenciadas em seu cotidiano.

3 O QUE SO RECURSOS DIDTICOS: CONCEITOS Entendemos que os recursos didticos so materiais que auxiliam os professores no ensino, e ajudam os alunos na aprendizagem, estes so de extrema importncia na aquisio e mediao de conhecimentos. Segundo Circe Bittencourt (2008):
Uma concepo mais ampla e atual parte do principio de que os materiais didticos so mediadores do processo de aquisio do conhecimento, bem como facilitadores de apreenso de conceitos, do domnio de informaes e de uma linguagem especifica de cada rea no nosso caso, da Histria. (BITTENCOURT, 2008, p. 296)

Vrios so os recursos e materiais didticos que podem ser utilizados no ensino de Histria no Ensino Mdio, onde o professor pode utilizar alm do livro didtico e do quadro, outros recursos como vdeo, televiso, rdio, retroprojetor, computadores, alm de visitas tcnicas e a partir destas produzir materiais que possam ser elementos de apoio na construo do conhecimento, em que a

participao dos alunos fundamental, pois estes tambm podem e devem produzir recursos didticos, mostrando com isso domnio do conhecimento em aprendizado. Diante disso, Sheila Ferreira nos orienta sobre como alunos podem e devem usar e manusear tais recursos didticos, onde segundo a autora:
Nossa preocupao observar se os alunos tambm constroem e utilizam os recursos didticos uma vez que so aspectos que nos chamaram a ateno na necessidade deles manipularem os instrumentos e as ferramentas com os quais desenvolvem as suas aprendizagens. Os recursos podem estar na escola ou fora dela. Estes s podem ser usados se levamos o aluno at eles, no local em que se encontram. Os recursos de ensino levam os alunos a observar e prestar mais ateno e permiti-lhes distinguir melhor as coisas. Podem mostrar a forma, a sequncia de fenmenos, posio, o tamanho, a estrutura, o funcionamento de equipamentos, o movimento. Facilitam o reconhecimento de semelhanas e diferenas: de animais, de plantas, de sexos, de insetos, de objetos. (FERREIRA, 2009, p.25)

Alm disso, acreditamos que a utilizao dos mais variados recursos didticos no ensino da Histria no ensino Mdio deve ir de acordo com as concepes tericas e metodolgicas que permeiam a prtica do docente, onde este deve ter um conhecimento prvio de como usar e manusear tais recursos. Onde se pode afirmar:
A escolha dos materiais depende, portanto, de nossas concepes sobre conhecimento, de como o aluno vai apreend-lo e do tipo de formao que lhe estamos oferecendo. O mtodo para a utilizao dos diversos materiais didticos decorre de concepes e no pode ser confundido com o simples domnio de determinadas tcnicas para a obteno de resultados satisfatrios. (BITTENCOURT, 2008, p. 299)

Acreditamos que os recursos didticos so materiais elaborados previamente que tem como principal objetivo dar apoio aos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, onde tem como busca e finalidade a dinamizao da prtica educativa, proporcionado aulas mais atrativas e menos enfadonhas, e com isso, um melhor aproveitamento dos contedos ensinados e trabalhados pelo professor em sala de aula, alm de um processo de ensino aprendizagem mais significativo.

4 RECURSOS DIDTICOS UTILIZADOS NO ENSINO DE HISTRIA: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HILDA DE AZEVEDO TRIBUZY (ENSINO MDIO-EJA): ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE NIVEL FUNDAMENTAL E MDIO (EJA), SALLIME ASSAM CALDAS DOS SANTOS. A Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, fica localizada na av. Noel Nutels s/n, no Bairro da Cidade Nova I, zona norte da cidade de Manaus.

Nossa visita de campo foi feita nos dias 4 e 5 de junho no turno noturno, onde apesar de no podermos assistir as aulas, ao menos conseguimos analisar e observar as instalaes da escola, que pelo que percebemos e vimos possui acomodaes modernas e confortveis para alunos e professores. A Escola estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy oferta o ensino mdio apenas na modalidade de Educao de Jovens e Adultos (EJA), sendo que a entrevistada professora de Histria de uma destas turmas. A entrevista que d suporte nossas observaes foi feita em seis de junho com a professora Sallime Assam Caldas dos Santos, que nos forneceu muitas informaes e esclarecimentos sobre o uso dos recursos didticos no ensino mdio da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, onde o contedo da entrevista esta gravado em udio. A professora Sallime Assam Caldas dos Santos formada em Histria pelo Centro Universitrio do Norte (UNINORTE), onde teve como trabalho de concluso de curso (TCC) um artigo intitulado: A Importncia da Identidade Regional no Ensino de Histria do Amazonas (1995-1996), professora concursada da SEDUC, e atua na Escola Estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, desde 2011, sendo professora de Histria dos nveis fundamental e mdio (EJA). A entrevista foi aberta que contou com as seguintes perguntas: 1) Quais os recursos didticos que a escola dispe? 2) Qual a funo dos recursos didticos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Histria no ensino mdio? 3) Qual a relao dos recursos didticos utilizados e a formao docente do professor? 4) Como os materiais didticos ajudam aos alunos no processo de ensino aprendizagem? E estes recursos didticos permitem a interao e a participao dos alunos na construo, partilha e consolidao de novos conhecimentos? 5) A utilizao dos diferentes recursos didticos permite a compreenso global dos contedos programticos? A entrevista durou aproximadamente dez minutos, e a partir do que foi dito pela professora temos os seguintes resultados que vamos descrever em seguida. A primeira pergunta que fizemos foi sobre quais e recursos didticos a escola possui, onde segundo Santos:
A Escola dispe de salas bem preparadas e bem equipadas com mdias, no momento a Escola tem cinco retroprojetores, e cada professor tem seu notebook, quando h necessidade de ir para (sala da) Tv Escola o professor se desloca com os alunos, onde a Olvia que responsvel pela mdia j deixa tudo montado, ou ento, se trabalha dentro da sala de aula com os alunos, sendo mais pratico trabalhar dentro da sala de aula com a mdia montada do que levando os alunos para (sala da) Tv Escola, pois so muitos alunos e muitas vezes a Tv Escola no comporta todos estes. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

Analisando o que diz a professora vemos que a escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, possui vrios recursos didticos, onde os professores utilizam os computadores e retroprojetores em especial para serem recursos auxiliares ao processo de ensino, alm de possuir uma sala com tv e vdeo com muitos materiais didticos disponveis, atravs da Tv Escola. A segunda indagao que fizemos foi Qual a funo dos recursos didticos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Histria no ensino mdio?, onde Santos nos responde:
Depende do recurso que se vai utilizar e acredito ainda que para boa formao que ns queremos para nossos alunos como bons cidados, pessoas crticas e analticas, depende de como voc vai utilizar essa mdia e ou material didtico, porque tambm, voc tem que saber qual objetivo se quer atingir e saber qual ensino se quer que os alunos aprendam, pois no devemos apenas nos prender a parafernlias tecnolgicas, pois estas por si s no trazem o conhecimento, e sim, contribuem a difuso da informao, ento o que se tem que ter em mente que para utilizar determinados recursos didticos devemos j ter os objetivos traados com o que queremos com o ensino. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

Entendemos pelas palavras da professora que no basta apenas s escolas serem bem equipadas com os mais variados recursos didticos, se no soubermos quais finalidades e objetivos que queremos com o ensino, pois no dizer de Santos, no adianta ter apenas as parafernlias tecnolgicas se no temos um objetivo traado com o que o queremos ensinar e o que os alunos precisam aprender, ou seja, para utilizao de quaisquer dos recursos didticos que esto a nossa disposio devemos ter compromisso com a educao de qualidade e comprometida com a formao de um cidado critico e reflexivo para o viver em sociedade. Onde a interao entre professores e alunos de fundamental importncia para a produo e aquisio dos conhecimentos que esto em estado de informao e que estes passem a ser significativos, ou seja, que estejam interligados a sua vida cotidiana. Sendo dessa forma os recursos didticos bastante importantes desde que os professores os utilizem de maneira eficiente e eficaz. Nossa entrevista segue, e perguntamos: Qual a relao dos recursos didticos utilizados e a formao docente do professor?, onde de acordo com Santos:
Bom, a minha experincia na faculdade, acredito que foi boa. Porque me deu um suporte a mais, at porque a minha gerao mais antiga, ento com essa Nova Histria j veio a aguar em mim a forma de trabalhar diferente, e dentro da sala de aula, procuro trabalhar diferente do que quando aprendi no ensino mdio, no sendo apenas aquela aula que o professor fala e os alunos ficam sempre ouvindo, o que deve ocorrer uma troca de informaes, onde deixo os alunos exporem suas ideias, procurando tirar proveito das informaes que eles trazem de seu cotidiano, e com isso trabalhar um determinado contedo, administrando de forma proveitosa sala de aula. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

O objetivo de nossa pergunta foi de identificar qual a concepo pedaggica e historiogrfica da professora, e com a resposta que nos foi dada, entendemos que a utilizao dos diversos recursos didticos no ensino da disciplina de Histria est fortemente ligada a uma pedagogia critico-social reflexiva e a corrente historiogrfica denominada Nova Histria, onde fica claro que a formao da professora foi de suma importncia para sua prtica docente, pois se assim no ocorresse esta utilizaria o mtodo tradicional de aula expositiva, livro didtico e quadro negro, onde o professor o detentor total do conhecimento e o aluno um ser passivo no processo sendo apenas um receptculo de informaes. O prximo questionamento que propomos foi: Como os materiais didticos ajudam aos alunos no processo de ensino aprendizagem? E estes recursos didticos permitem a interao e a participao dos alunos na construo, partilha e consolidao de novos conhecimentos?. Diante disso temos:
Mais uma vez, digo que depende muito do professor. Ele tem que levar e fazer o aluno enxergar alm dos livros didticos, possibilitando o ensino e aprendizagem atravs de jornais, revistas, mapas e entre outros meios, onde tem que valorizar os recursos didticos. [...] O professor tem que dar suportes para que eles (alunos) faam mais, atravs de pesquisas e leituras para no ficarem presos s naquela informao contida nos livros, e com isso as informaes pesquisadas e estudadas transformaremse em conhecimento (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

O papel do professor como mediador no processo de ensino aprendizagem de extrema importncia, pois deve selecionar os recursos didticos de acordo com os contedos a serem trabalhados, onde estes recursos devem ser auxiliares e complementares do livro didtico, aonde dessa forma e com o instigamento dos alunos a pesquisas que vo alm do que esta nos livros e estes mesmos produzindo seus prprios recursos didticos como mapas, cartazes e entre outros podem construir, partilhar e consolidar os conhecimentos apreendidos. Como ltima discusso temos: A utilizao dos diferentes recursos didticos permite a compreenso global dos contedos programticos?, em que Santos nos informa:
s vezes, mas nem sempre, contudo sabendo trabalhar colabora [...] Por exemplo, resolvi passar um filme sobre Tiradentes, ai assisti ao filme antes e verifiquei que aquele filme no era o que queria passar para eles (alunos), no era a informao que eu queria que eles entendessem, ento fui procurar outros meios, propondo pesquisas para eles [...] o professor tem que ir para sala de aula com embasamento, tem que ter domnio do contedo, e tem que ter seus objetivos, porque a partir do momento que ele no sabe se programar e preparar sua aula as coisas complicam, ele (professor) tem que fazer a leitura, fazer a pesquisa, tem que planejar. Seno, podem ter as parafernlias eletrnicas e os mais diversos materiais didticos que tiverem, contudo se o professor no possuir domnio dos conhecimentos a serem ensinados e no souber manusear os recursos didticos sua disposio, no adianta muita coisa. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012)

O papel do professor mais uma vez salientado, pois este como mediador dos recursos didticos e do ensino, deve sempre estar preparado sabendo e tendo domnio dos contedos, pois estes so de fundamental importncia para um bom desenvolvimento das aulas, pois os recursos didticos no so instrumentos que substituem aulas e professores, mas so antes de tudo meios para dinamizar, colaborar, auxiliar e facilitar a aquisio e apreenso de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem.

3 CONSIDERAES FINAIS Acreditamos que conseguimos atingir os objetivos que nos propomos no incio do trabalho, e com isso desenvolvemos uma boa contribuio compreenso de como os recursos didticos so trabalhados no ensino da disciplina Histria em nvel mdio. Em nosso artigo, pudemos compreender que o carter, funcionalidade e finalidade do ensino de histria no nvel mdio o de formar sujeitos crticos e reflexivos, que entendem as relaes contidas no processo histrico entre passado e presente, e com isso, estejam aptos a exercer sua cidadania em plenitude. Conceituamos o que so recursos didticos, e descobrimos que so materiais que auxiliam professores e alunos no processo de ensino aprendizagem, podendo estes ser: livros de didticos, filmes, revistas, jornais, cartazes, computadores com seus mais variados tipos de mdias, retroprojetores e entre outros. Alm disso, passamos a entender que os recursos didticos so importantes, pois ajudam a dinamizar as aulas, deixando estas mais atrativas, onde cabe ao professor buscar mecanismos e saber manusear tais recursos, para podermos ter um aprendizado mais significativo, ou seja, um aprendizado que sirva ao aluno em seu processo de viver cotidianamente. Observamos ainda, como os recursos didticos so importantes para a aquisio, reteno e produo dos conhecimentos, onde a professora da escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, a senhora Sallime Assam Caldas dos Santos, enfatiza o papel primordial do professor no manuseio de tais recursos didticos, no como substituto de aulas ou do professor, mas, como mais um meio para se atingir uma educao preocupada com a formao de sujeitos crticos e reflexivos que se entendam como agentes histrico-sociais. Por fim, acreditamos que ainda h muito a se fazer, com o objetivo de compreendermos como os recursos didticos auxiliam e so usados no ensino de Histria no nvel mdio, porm, por hora, entendemos que estes contribuem e devem ser mais bem utilizados pelos professores

10

possibilitando aulas mais prazerosas e dinmicas aos seus alunos, e com isso, melhorando o nvel de aprendizagem e aquisio de conhecimentos.

REFERNCIAS BITTENCOURT, Circe. Ensino de histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2008. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio: Bases Legais. Braslia: MEC/SEED, 2000. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acessado em: 22 de abril de 2012. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio: Cincias Humanas e suas Tecnologias. Braslia: MEC/SEED, 2000. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acessado em 23 de abril de 2012. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), n 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acessado em: 21 de abril de 2012. FERREIRA, Sheila Margarido Moreno. Os recursos didcticos no processo de ensinoaprendizagem: Estudo de caso da Escola Secundria Cnego Jacinto. 2007. Disponvel em: http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/handle/10961/1359. Acessado em: 24 de abril de 2012. SANTOS, Sallime Assam Caldas dos. Entrevista concedida pela professora da escola Estadual Hilda Tribuzi. Manaus, 06 de junho de 2012.

Potrebbero piacerti anche