Sei sulla pagina 1di 21

Fragmentos_Degusta.

indd 1

17/11/2011 17:45:55

2011 Esta uma verso de demonstrao, em baixa resoluo, do livro FRAGMENTOS DO INFERNO e pode ser distribuida gratuitamente. Porm seu contedo no pode ser copiado, reproduzido ou alterado sem a permisso da editora estronho. Nesta verso Tiago Toy.
voc encontra o conto

IGNCIA

de

A verso impressa possui melhor qualidade grfica.


Todos os direitos desta edio reservados Editora Estronho
www.editora.estronho.com.br

Fragmentos_Degusta.indd 3

17/11/2011 17:45:56

Fragmentos_Degusta.indd 11

17/11/2011 17:45:59

Fragmentos_Degusta.indd 13

17/11/2011 17:46:01

Tiago Toy
O nome real proibido mencionar, assim como sua idade. Nasceu por engano em uma cidadela no interior de SP. J atuou, desenhou, danou e cantou. Em 2009 foi pra capital em busca de seu destino com 50 reais e 30 miojos na mochila. Passa a maior parte das horas vagas escrevendo e bancando o Social Media. Seu primeiro livro, Terra Morta, surgiu em 2008 na web e arrebanhou uma fervorosa legio de fs. Atualmente se empenha em virar um escritor famoso, ou, pelo menos, famoso. Adora capuccino, dias frios e sente saudades de sua famlia, inclusive de sua gata Miyuki. No gosta de barulho nem de pessoas efusivas. Tem certa dificuldade em dialogar conclusivamente... http://terra-morta.blogspot.com

Fragmentos_Degusta.indd 14

17/11/2011 17:46:03

15
stela sabia que no devia fumar ali, mas a nicotina a ajudava a se acalmar. Tragando, analisava as fichas sobre a mesa, prximas plaqueta que a identificava a toda e qualquer criatura que entrasse no escritrio: Estela Albuquerque Diretora. Os olhos naturalmente esbugalhados passeavam pelas linhas, a sobrancelha direita arqueada, fina e rala, e a cabea tentando entender: por que ela no se adaptava?, enquanto a enxaqueca martelava as tmporas. Pela janela, viu as crianas no playground. Era quase hora do almoo e nenhuma parecia estar com fome. Pulavam, corriam, gritavam. Estavam felizes, um raro momento em que esqueciam sua condio de abandonados. O Lar da Criana Favos de Luz abrigava menores vtimas de abandono ou maus-tratos. Estela era rgida, sria, muitas vezes tomada como arrogante, mas amava aquelas crianas. Se pudesse levaria todas para sua casa. No entanto, o mximo que podia fazer era procurar lares onde seus anjos pudessem viver felizes e saudveis. J encaminhara vrias crianas para timas famlias e se lembrava das despedidas envoltas em lgrimas de alegria. Naquele momento, porm, lembrava-se no de uma ou duas ou trs, mas das seis despedidas da pequena Igncia. Estela a procurou em meio algazarra, mas sabia que ela no estaria l. Apesar de calma e dona de um sorriso radiante, Igncia no se enturmava. Nunca! Estela j desistira de entender a antipatia que os rfos pareciam nutrir por ela. A menina tinha nove anos e fora adotada pela primeira vez aos cinco. Os pais em potencial logo se apaixonavam pela carinha de querubim de Igncia. Os olhos brilhantes e expressivos no demonstravam timidez alguma. Estela no se recordava de nenhuma mulher que resistira a enrolar os dedos nos cachinhos da menina. Era amor primeira vista. Amor esse que acabava rpido, quando no se transformava em qualquer outro sentimento que a fazia receber de volta a eterna rf.
Fragmentos do Inferno

Fragmentos_Degusta.indd 15

17/11/2011 17:46:04

16

Igncia no demonstrava tristeza, tampouco aborrecimento. Apesar das rejeies, mantinha o lindo sorriso entre as bochechinhas rosadas e corria para seu quarto, sempre abraada a Maylon, um urso de pelcia marrom quase do seu tamanho. Faltava-lhe um olho e a costura da boca estava solta, mas Estela sabia que tentar separ-los seria o mesmo que matar seu sorriso. Os casais nunca eram claros em suas explicaes. Tentavam dar motivos para a devoluo, mas Estela apenas ouvia aquele bl-bl-bl repetitivo. Lembrava-se da felicidade com que levavam Igncia e no acreditava na frieza com que a traziam de volta. Nas primeiras vezes, tentara conversar com a menina, perguntar se havia sofrido maus-tratos ou se fizera algo que os aborrecera. Igncia sorria timidamente e respondia apenas com um singelo no sei. H alguns meses, ela havia voltado pela ltima vez. Passava a maior parte do tempo sozinha, desenhando, lendo as figuras dos livros ou deitada, agarrada a Maylon. Diversas vezes, Estela a encontrou absorta, por hora a fio, em conversas com seu nico amigo. Deu mais uma baforada, lanando um jato de fumaa sobre a montanha de papis, e ouviu as batidas na porta. S um minuto. disse apressada, apagando o cigarro e jogando-o no lixo. Abanou o ar, na tentativa de livrar-se de qualquer indcio, mas o cheiro permaneceria. Com uma expresso sria, sem dar margem para questionamentos quanto quele odor, voltou a verificar as fichas. Pode entrar. Mal terminada a frase, a porta se abriu e um rapaz alto e moreno, de trejeitos afetados, irrompeu escritrio adentro. Trazia uma pasta amarela nas mos e um grande sorriso encavalado acima do queixo protuberante. Dona Estela, a senhora no vai acreditar! O que foi, Reynaldo? estava acostumada ao jeito exagerado do assistente social e nem lhe prestou muita ateno. Encontrei uma parenta do pai de Igncia. Estela arregalou ainda mais os olhos, quase os fazendo saltar das rbitas, e largou os papis.
Tiago Toy - Igncia

Fragmentos_Degusta.indd 16

17/11/2011 17:46:05

Como assim? Sabemos que ela no tem tios, nem nada. Mas tem tios-primos de quarto grau. O receio de ser mais um ponto sem n de Reynaldo deixou Estela com um p atrs. O assistente percebeu a desconfiana em seu olhar e continuou, balanando a pasta. Antes de mostrar as fichas, quero que voc se lembre do quanto queremos que Igncia seja adotada por algum que a ame de verdade. Talvez no tenha dado certo com os vrios que tentaram exatamente por causa disso, falta de um parentesco. Talvez seja um sinal. Apesar de alguns detalhes, acredito que eles possam faz-la se sentir em uma famlia. Estela no entendeu porque Reynaldo estava enrolando tanto. A desconfiana aumentou. V direto ao ponto, homem. Encarando-a por algum tempo, Reynaldo abriu a pasta e exibiu a ficha de Mnica Volquimar. Tinha vinte e seis anos, trabalhava no Banco HSBC e morava no Centro de So Paulo, em um ponto nada convidativo. Estela, enfim, entendeu. No podemos mandar Igncia para esse lugar. Voc viu onde essa mulher mora? Reynaldo sabia que Mnica vivia prxima regio da Cracolndia e temia que Estela no enxergasse alm. Eu fui criado naquela regio e garanto que no sou nenhum viciado. Sou? Ou voc acha que todos que vivem ali so marginais? Reynaldo abandonara o sorriso e adquirira um ar mais srio, ofendido. A menina j foi para vrios bairros de So Paulo, dois sendo de classe alta, e pra qu? Pra estar, nesse momento, enfurnada naquele quarto, sozinha, conversando com aquele urso rasgado! assim que voc quer que ela continue at os dezoito anos? Se for o caso, os danos sero maiores do que se ela viver onde essa mulher mora. A tenso tomou conta do escritrio. Estela fuzilou Reynaldo, enquanto batia as unhas na mesa. O assistente engoliu em seco e quase se arrependeu de ter falado naquele tom, praticamente cuspindo as palavras.
Fragmentos do Inferno

17

Fragmentos_Degusta.indd 17

17/11/2011 17:46:06

Tudo bem. Estela concordou, por fim. No entanto, antes que o sorriso desproporcional se formasse no rosto do assistente, ela levantou um dedo. Mas antes de contar Igncia, vamos marcar uma entrevista com essa Mnica e descobrir se, apesar de viver onde vive, ela tem condies de criar uma criana. Afinal, esse o nosso trabalho. J tenho o telefone. Reynaldo saltitou pra fora da sala, enquanto Estela sorria discretamente e acendia outro cigarro. Em um quarto onde o sol tentava entrar pelas frestas semiabertas da veneziana, Igncia, de ccoras no cho, acendeu um fsforo. A formiga tentou mudar a direo, mas a cabea em chamas do pedacinho de madeira a alcanou. A menina ouviu o quase inaudvel crepitar e assistiu a formiga tremelicar duas vezes antes de cair, torrada. Com um sorriso sapeca no rosto de anjo, ela lanou uma piscadela para o urso sobre a cama. Mnica e seu marido, Eduardo, aceitaram a adoo sem pestanejar. Mnica era uma mulata linda, de corpo violo e cabelos encaracolados com pontas amareladas. Eduardo, pelo contrrio, era muito branco. Mantinha os cabelos lisos e escuros em um discreto topete e andava ligeiramente encurvado. Estela os convocara para uma entrevista em uma quente tarde de sbado. Foi clara sobre quase hesitar em procur-los devido localizao de seu apartamento. O que a convenceu foram os timos empregos do casal. Questionou sobre a moradia e ficou feliz ao saber que eles possuam uma interessante economia guardada, dinheiro esse destinado compra de um apartamento em Santana, zona norte de So Paulo, para o qual se mudariam em alguns meses. Aliviada, mas nem assim despreocupada, Estela firmou um acordo. Igncia passaria duas semanas com eles, ento, voltaria ao lar de adoo e, somente quando se mudassem para o apartamento, o casal teria sua guarda definitiva. No fundo, Estela queria saber se Igncia se adaptaria.
Tiago Toy - Igncia

18

Fragmentos_Degusta.indd 18

17/11/2011 17:46:07

Acordo fechado, os dois foram apresentados Igncia, que s os conhecia atravs das fotos mostradas pelo assistente. Eduardo e Mnica se apaixonaram pela pequena. Pudera, a menina era uma boneca viva. A pele branca como marfim contrastava com os cabelos cacheados cor de cobre. Sob a luz, seus olhos amendoados adquiriam uma linda nuance esverdeada. Sem que Igncia ouvisse, Mnica questionou a diretora do orfanato sobre as cicatrizes no brao esquerdo da menina. Ao explicar sobre o incndio que matara seus pais, Estela se espantou com a praticidade da resposta da mulher. Nada que uma plstica no resolva. Na semana seguinte, Igncia chegou ao apartamento 41 do edifcio Santa Eullia. Mnica no disfarava a ansiedade. Um sorriso nervoso permaneceu estampado em seu rosto durante todo o trajeto. Parecia no notar o ar de contentamento da menina. Assim que entraram, logo encontraram umas das moradoras em sua eterna viglia. Bom dia, Dona Mnica. Seu Eduardo. Sem fingir simpatia, Mnica se limitou a um breve aceno, porm se conteve quando Igncia parou em frente velha. Meu pai Oxal, mas quem essa criaturinha linda que est com voc? Ela se chama... A senhora tem um sorriso bonito. Eu gosto. interrompeu a garota, aproximando-se. Dona Neuza no pareceu surpresa com o elogio. Encurvou-se de modo limitado e enrolou o indicador gordo nos cachos sedosos, roubando uma risadinha de Igncia. Oh, mais voc muito gentil, minha filha! e, erguendo a cabea sua sobrinha?

19
Fragmentos do Inferno

Fragmentos_Degusta.indd 19

17/11/2011 17:46:08

Mnica torceu o nariz. Alm de no gostar de dar satisfao a curiosos, nutria uma averso especial por aquela velha mexeriqueira. Algo em Dona Neuza, sua religio talvez, o candombl, a tirava do srio. No que fosse uma questo de preconceito, dizia sempre para si, mas tambm no queria sua filha frequentando a casa de gente daquele tipo. Dona Neuza, talvez percebendo que no obteria resposta, continuou. Voc aceita um doce, minha filha? Porm, antes que Igncia pudesse responder, Mnica interviu. Dona Neuza, acabamos de chegar do... Da rua, e Igncia est cansada. Se nos der licena... e, de modo delicado, mas enrgico, puxou a menina pelo brao, tentando no parecer rude. Seja bem-vinda, minha filha. gritou, antes que as duas desaparecessem escada acima. O primeiro lugar ao qual Mnica a levou foi ao seu quarto. O ambiente era mal iluminado e estava quase que completamente decorado com a cor preferida da menina: vermelho. Estava impecavelmente limpo, sem aquele costumeiro fedor de mofo que impregnava as paredes. Dona Georgina realmente havia caprichado na limpeza. Gostou? Mnica parecia mais criana do que a prpria Igncia. Falava de modo infantil, em uma voz demasiado doce. Como voc disse que gostava de vermelho... Abraada a Maylon, a menina seguiu em direo cama e passou a mo queimada sobre os babados da colcha. Deu um pulo sobre o colcho e colocou o urso cuidadosamente ao lado dos travesseiros. Ignorou o resto do quarto, enquanto encarava o nico olho do urso. Mnica encarou Eduardo, os olhos tensos. Ele, que no era muito de falar, pigarreou. Igncia se voltou para o casal com um sorriso de aprovao. Gostamos.

20

Tiago Toy - Igncia

Fragmentos_Degusta.indd 20

17/11/2011 17:46:09

Mnica entrou na sala com uma bandeja. Trazia uma jarra de suco de laranja e alguns doces comprados na padaria. Igncia no esperou o convite e atacou um sonho. Eduardo a observava, calado, deitado em uma poltrona de couro e com os ps sobre um apoio. Est muito gostoso. uma mancha branca enfeitava seu queixo. Mnica se aproximou e limpou-a com um guardanapo, sentando-se ao seu lado. Gostou mesmo daqui? Sim. Aqui muito bonito. e deu outra mordida no doce. Eduardo riu do inocente comentrio. Isso porque voc no viu o nosso futuro apartamento. Apontou para um painel acima de sua cabea. Nele, recortes dos mais variados tipos emolduravam a foto de um apartamento de luxo com vista para um bosque. Ao redor, imagens de mveis de alto padro, objetos decorativos e at de um filhote de So Bernardo. Igncia deixou o sonho de lado e observou o painel atentamente. Analisava cada detalhe. Mnica, impaciente, achou que a menina demorara muito para perguntar do que se tratava e foi logo explicando. Esse o Painel das Metas. a menina continuou olhando, muda. Mnica mantinha um sorriso nervoso nos lbios carnudos e se animou quando a menina fez um movimento. Ao perceber que ela se interessara mais pelo suco, suspirou. Aqui o Du e eu colamos recortes de como queremos que seja nosso apartamento e o que queremos nele. At o cachorrinho? finalmente Igncia falou. At o cachorrinho, que vira um cachorro depois. Eduardo brincou. No gosto de cachorro. Prefiro um gatinho. Vocs preferem um cachorro ou um filho? Eduardo e Mnica foram pegos de surpresa pela pergunta. Igncia tomou um gole de suco, sem dar importncia ao momentneo silncio.

21

Fragmentos do Inferno

Fragmentos_Degusta.indd 21

17/11/2011 17:46:10

22

Preferimos os dois, claro. Mnica se adiantou, enquanto Eduardo enfiava alguns biscoitos na boca. Podemos cuidar de um cachorro e de uma menina linda como voc. No sou linda. Nesse momento, Igncia abaixou a cabea. O casal se entreolhou, sem saber o que falar. Faziam ideia do motivo de sua tristeza repentina. Claro que voc linda, Igncia. Mnica elogiou, na costumeira voz infantil. uma menina perfeita. No sou no. Pessoas perfeitas no tm defeitos. Mnica, que estava parada ao lado do painel, foi at a garotinha e se ajoelhou, pegando seu brao com a cicatriz. Isso no defeito, querida. E ns vamos resolver isso pra voc. lanou um sorriso ao marido. Seria uma surpresa, um presente de ns dois. Igncia a encarou, curiosa. Ns estamos vendo alguns mdicos para te deixar perfeita. Mnica sorriu e alisou o brao da menina, que continuava encarando-a com ar de interrogao. Tem doutor que faz a gente crescer? Como assim, querida? Voc disse que o doutor vai curar meu defeito. De qual defeito estamos falando? Mnica se perdera completamente. Eu sou muito baixinha! Eduardo explodiu em gargalhadas, a boca cheia de biscoitos, deixando Igncia ligeiramente ofendida. Mnica emudecera. Se esse seu defeito, menina, a cura comer muito arroz com feijo. Eduardo continuava rindo. E isso no vai faltar. Ento, t bom. Igncia voltou a sorrir e engoliu o ltimo pedao de sonho, deixando Mnica corada.

Tiago Toy - Igncia

Fragmentos_Degusta.indd 22

17/11/2011 17:46:11

Eduardo e Mnica haviam explicado a situao em seus trabalhos e conseguiram uma semana de folga. Ele era gerente de vendas em uma empresa de telemarketing, ento, no tivera dificuldade em se dar uma folga. Mnica, pelo contrrio, ainda era caixa no banco e experimentara certa relutncia por parte da gerente em conceder-lhe as faltas, fazendo-a assinar um papel onde se comprometia a trabalhar dobrado quando voltasse. Dois dias depois da chegada de Igncia, Eduardo estava na poltrona lendo um jornal enquanto Mnica havia ido ao mercado com a menina. Pegando o controle remoto no brao da poltrona, ligou a TV assim que a novela da tarde comeou. Depositou o jornal sobre a mesa de centro e apoiou os braos atrs da cabea. Ficou to entretido com novelas que levou um tempo at ouvir a voz da esposa. Eduardo! estava gritando. Apaga isso! Ele demorou a entender o que acontecia. Colocara o jornal sobre o cinzeiro com uma bituca de cigarro ainda acesa, o que dera incio a um pequeno incndio. Haviam combinado de tomar cuidado com fogo perto de Igncia. Eduardo levantou num pulo e se atrapalhou ao apagar o fogo, sujando o tapete com cinzas. Mnica lanou-lhe um olhar repreensivo, e a menina, que estava no corredor, bloqueada pela nova me, conseguiu entrar e vislumbrou os ltimos resqucios de chamas. Me desculpe por isso, Igncia. Eduardo estranhou o sorriso da menina, no em resposta ao seu pedido, mas fitando o jornal queimado. Voc viu meu isqueiro? Enrolado em uma toalha, Eduardo encostou a porta do quarto. Mnica estava fazendo contas com uma calculadora, enquanto rabiscava um bloco de notas. Depois diz que no distrado. Ela ainda no perdoara o deslize ocorrido tarde. Talvez tenha queimado junto com o jornal. Eduardo estava acostumado ao gnio da esposa. Ela sempre fora do tipo que jogava as coisas na cara, por menores que fossem. Decidiu ignorar seu mau humor e foi ao guarda-roupa, vestir o pijama.
Fragmentos do Inferno

23

Fragmentos_Degusta.indd 23

17/11/2011 17:46:12

24

Deitando-se, acariciou os cachos da esposa. Ela linda, no ? Mnica pensou em empurrar sua mo, mas decidiu-se por uma trgua. Muito. Parece uma bonequinha. fechou o bloco e deu-lhe um beijo. perfeita. A meno da palavra perfeita deixou-o com um olhar vago. Mas o que tinha em mente guardou para si. A mulher percebeu e alisou seus cabelos. Foi melhor assim, meu amor. Voc sabe que, se tivesse nascido, ele teria nos dado muito trabalho. Eduardo no a encarava, mas ela pde ver seus olhos marejados. Alm disso, ele teria sido infeliz. Uma criana defeituosa no se adapta. Voc ia querer ter que lidar com tantos problemas, mais do que j temos? Olha a Anglica. Voc ia gostar que nosso filho fosse como ela, largada naquela cama, sendo cuidada por uma criatura que se diz enfermeira, mas que no t nem a pra ela? Ou voc acha que aquela Valesca se importa se a menina est bem ou no? Eduardo continuou em seu mutismo. Os Silva se matam de trabalhar, e tudo pra qu? Pra manter a filha semiviva, na esperana de que algum dia ela se levante daquela cama e... Mnica emudeceu. Deu mais um beijo e enxugou a lgrima que rolou pela face do marido. Olha o presente que ganhamos. Nem eu fazia ideia desse primo distante. s vezes, Deus nos tira pessoas especiais para nos dar outras melhores. Igncia perdeu os pais, mas nos ganhou. E ns perdemos... no conseguiu continuar diante do olhar repentino de Eduardo. Ns escolhemos perder, voc quer dizer. Aborto premeditado, Mnica. Se Eduardo fosse como a mulher, de jogar as coisas na cara, diria que foi ela quem escolheu abortar. Sabia que isso a magoaria, ento, optou pelo silncio. Preferia sofrer sozinho, sabendo que o
Tiago Toy - Igncia

Fragmentos_Degusta.indd 24

17/11/2011 17:46:13

veria em seus pesadelos. Apagou o abajur do seu lado e virou sem dar boa noite. Igncia tirou o isqueiro de baixo do brao de Maylon, onde um pequeno rasgo servia de esconderijo. Admirou o objeto por alguns minutos e rolou a pedra. Arfou de surpresa diante da pequena labareda que surgiu. Curiosa, escorregou o dedo e tentou novamente, sorrindo ao descobrir o segredo daquele objeto. Agora poderia dispensar as caixas de fsforo e Maylon no se sentiria to incomodado. O olho do urso brilhava diante do fogo, a boca costurada com uma linha vermelha em forma de sorriso. Igncia manteve o dedo pressionado e aproximou o isqueiro. Viu alguns pelinhos de Maylon chamuscando. Foi queimando e queimando e queimando, at que parte de seu brao esquerdo adquiriu uma marca escura. Uma marca igual sua. O vidro de leo se espatifou no cho. Mnica se conteve para no xingar; j no bastasse ter de cozinhar, ainda tinha que aguentar aquilo. Como odiava panelas, potes e aquele inferno todo. Est tudo bem a, querida? a voz de Eduardo veio da lavanderia que agora, depois da chegada de Igncia, servia como depsito para as suas tranqueiras. No foi nada. Ela tampou a panela onde preparava a costela e foi at a lavanderia. Pegou um pano velho e, ao sair, encostou a porta. O barulho que Eduardo fazia a irritava ainda mais. Mal se abaixou para limpar a sujeira e ouviu gritos. Deixou o pano prximo poa de leo e foi at a sala, acreditando ser a TV. O cmodo estava vazio. Igncia devia estar no quarto, como sempre. Escutou por um tempo, mas no ouviu mais nada. De volta cozinha, se preparou novamente para limpar o cho, porm o cheiro de queimado a assustou. Correu at a panela e a tirou do fogo. Prevendo que teria que cozinhar tudo novamente, estranhou ao ver a carne longe de estar pronta. Cheirou o ar em busca
Fragmentos do Inferno

25

Fragmentos_Degusta.indd 25

17/11/2011 17:46:14

26

do foco do odor forte. Foi quando, mais uma vez, ouviu os gritos. Vinham do corredor. O que ser que aquela louca daquela crente est aprontando agora? pensou. Desconfiada, correu de volta sala e no acreditou ao encontr-la tomada pela fumaa. Da fresta da porta emanava uma luz. Era fogo. Antes que pudesse pensar em chamar Eduardo, a tomada da TV explodiu, originando um incndio que logo tomou conta das cortinas. EDUARDO! Mnica disparou pela cozinha, desesperada. Ao passar pelo leo, escorregou e se chocou contra a porta da lavanderia, que bateu com um forte estrondo. A pancada foi certeira em sua testa, formando instantaneamente um galo. Levantando-se, sentiu uma dor aguda no joelho e conteve o grito ao perceber um pedao de vidro cravado na perna. Edu... Encostada contra a porta, Mnica ouviu o marido chamando. Mnica, por que voc me trancou? Via a maaneta girando, mas a porta no abria. Edu, o prdio est pegando fogo. O qu? Fogo! Um momento de silncio e, em seguida, as batidas se intensificaram. Mnica, abre a porta! Eduardo comeou a se alterar. Com dificuldade, ela levantou e girou a maaneta. Era como se estivesse trancada. No consigo... Abre essa porta, porra! EU NO CONSIGO! Mnica gritou ao ouvir o primeiro chute. Em seguida, comearam os socos e pontaps. Pega a menina e sai daqui. Eduardo gritou.
Tiago Toy - Igncia

Fragmentos_Degusta.indd 26

17/11/2011 17:46:15

Mas Edu... E voc? ela comeou a chorar. Eu me viro. Vai. Rpido! Amedrontada, Mnica quase escorregou novamente no leo quando o exaustor se incendiou. Mancando, atravessou a sala tomada pelo fogo. Fascas e estampidos fortes vinham da TV. Engasgando com a fumaa, cruzou o corredor com a mo na boca, abafando os gritos. Igncia! Onde voc est? Temos que sair daqui! A porta do quarto estava com a base negra. Mnica pegou a maaneta e gritou de dor. Seus dedos haviam queimado. Pegou um quadro da parede e forou a maaneta para baixo, encontrando o quarto envolto em fumaa negra. IGNCIA? Era impossvel enxergar qualquer coisa, alm de um fogaru no lado esquerdo. Havia tambm uma barreira de chamas que a impediam de se aproximar da cama. Mnica enxergou a silhueta de Igncia sobre os travesseiros. Devia estar apavorada. Igncia, vem pra c, meu amor. No precisa ter medo. A menina permanecia imvel. Mnica temeu que fosse tarde. Tentou chegar mais perto, mas teve a impresso de que o fogo se curvou em sua direo e se afastou. Teve a ideia de buscar gua. Aguenta mais um pouco que eu j volto! A situao no corredor havia piorado. As fiaes haviam sido atingidas pelo fogo e a fumaa a impedia de encontrar a sada. Mnica tateava as paredes, as mos ardendo a cada toque, e quase no conseguia respirar. A sala havia se transformado em um inferno. A TV explodira, alastrando o fogo. A poltrona de Eduardo no mais existia. Mnica sentiu o corao apertar ao descobrir que os recortes do Painel das Metas tinham sido reduzidos a cinzas. O fogo tomara conta tambm da cozinha, impedindo-a de conseguir a gua. Restava uma ltima tentativa. Mais uma vez ela atravessou o corredor, ignorando a dor lancinante nos pulmes, e chegou ao banheiro. Vasculhou por algo com que pudesse carregar a gua e encontrou apenas um balde meio
Fragmentos do Inferno

27

Fragmentos_Degusta.indd 27

17/11/2011 17:46:16

quebrado. Encheu-o at onde foi possvel e correu at o quarto de Igncia, despejando a gua sobre a cama. IGNCIA? gritou, ao perceber que o balde no seria de muita ajuda. O quarto era rapidamente consumido pelo fogo, mas a cama permanecia intacta. Igncia continuava l, cercada pelas chamas, imvel, muda. Em seu desespero, Mnica concluiu que no havia mais o que fazer e desistiu. No momento em que voltou ao corredor a janela explodiu. Chorando e tossindo, s percebeu que estava com os cabelos em chamas quando chegou sala. Tentou apagar com tapas, mas o calor na cabea s fez aumentar. Eduardo... Desnorteada, tropeou nos prprios ps quando uma exploso sacudiu o edifcio, indo em direo janela arrebentada. Puxando os cabelos, no conseguiu se segurar no parapeito e caiu. A ltima coisa que sentiu foi o couro cabeludo queimando enquanto caa. De repente, no sentiu mais nada. Igncia havia queimado completamente o brao esquerdo do urso. O cheiro forte no a incomodava, pelo contrrio, aumentava seu sorriso. Escondido entre a parede e a cabeceira havia um vidro, onde jaziam inmeros insetos torrados. Aps alguns dias, eles no apareceram mais no quarto. Talvez soubessem o que os esperava. Diversas vezes, Igncia sara escondida para o corredor, onde os encontrava, principalmente durante a madrugada. Encarando Maylon por alguns minutos, ela o deixou sobre os travesseiros e saiu, o isqueiro no bolso da cala. Mnica havia chegado do mercado h algum tempo. Sabia que no a chamaria at a hora do jantar. O casal aprendera a dar a privacidade que ela precisava. Nas pontas dos ps, saiu do apartamento. Seguindo o rodap do corredor, no encontrou inseto algum. Passou pela porta da mulher estranha do 42, que a olhava como se ela fosse um pequeno monstrinho, e desceu as escadas para o andar inferior. Antes que pudesse se declarar frustrada, avistou algo
Tiago Toy - Igncia

28

Fragmentos_Degusta.indd 28

17/11/2011 17:46:17

se movendo no fim do corredor. Curiosa, seguiu at a escada, onde avistou uma aranha descendo os degraus. No era uma aranha normal. Parecia aquelas dos filmes, grandes e cabeludas. Os olhinhos amendoados brilharam e o isqueiro acendeu. Sem se preocupar com segurana, Igncia desceu os degraus aos pulos. A aranha seguiu pelo andar inferior mais rpido, fugindo das investidas da garota. Quando conseguia se aproximar, o bicho disparava e ganhava vantagem, descendo mais um lance de escadas. A perseguio durou pouco. Logo, ela se viu diante da porta de Dona Neuza, estranhamente fechada quela hora da noite, e viu a aranha sumir pela porta de sada. Decidida, Igncia foi atrs, abandonando o Santa Eullia. A multido de curiosos se aproximou do corpo. A cabea da mulher estourara com o impacto. Pouco do cabelo restara, exibindo o couro cabeludo deformado. Uma senhora desmaiou, enquanto outras pessoas gritavam. Apesar da cena chocante, mais pessoas chegavam, umas atentas s labaredas cada vez maiores, outras s vtimas que eram expulsas, vivas ou mortas, do edifcio. A curiosidade diante da tragdia s aumentava. Em meio ao grupo que crescia a cada minuto, Igncia assistia ao fogo consumir o edifcio. Agarrada a um gato que escapara das chamas e que lhe fora entregue por um dos homens fardados que jogavam gua no prdio, observava tudo com olhinhos brilhantes. Com uma das mos, tirou do bolso uma aranha por uma das pernas, torrada. O gato deu uma patada no bicho morto. Um sorriso surgiu no rostinho de anjo.

29
Fragmentos do Inferno

Fragmentos_Degusta.indd 29

17/11/2011 17:46:18

Fragmentos_Degusta.indd 159

17/11/2011 17:46:20

Potrebbero piacerti anche