Sei sulla pagina 1di 11

FATEM FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA, LETRAS E CINCIA HUMANAS CURSO DE CONVALIDAO VANDALVA MARIA MOREIRA OLIVEIRA

A FENOMENOLOGIA DA RELIGIO
Trabalho apresentado ao Prof Jos Carlos de Mendona Da Matria Fenomenologia da Religio. Do Curso Convalidao de teologia.

Feira de Santana-Ba 2012

A FENOMENOLOGIA DA RELIGIO A Religiosidade das pessoas observada pelo comportamento na vida diria. Atravs do jeito de entrar e sair de um local, tambm uma expresso corporal quando alcana o sucesso de uma boa pesca ou caa a forma do controle alimentar, o jeito de olhar certos objetos o pronunciamento de algumas palavras ao entrar nas guas do mar, piscina, etc. Somam-se ainda os ritos e mito vindo do tempo antigo. A Fenomenologia da Religio se ocupa em conhecer os fenmenos da religiosidade a fim de entender o que envolve as ideias que norteiam estes pensamentos e seus significados. Cacio Silva aconselha aos Evangelista que antes de pregar o Evangelho deve fazer um prvio levantamento de dados sobre a cultura do povo que vai ser evangelizado. Cacio Silva relata que em algumas reas no meio de uma cultura oferece possibilidade de anlise, exemplo: o sistema de parentesco, o poltico, a cultura material. Para isso utilizado mtodos adequados encontrados na cincia especfica. A Antropologia cultural a cincia mais adequada para colaborar com os missionrios a fim de compreender os povos que eles pretendem evangelizar. A Lngua e a religio so conhecidas como dois sistemas culturais amplos e complexos sendo abordados com mais critrios. Segundo Lothar Maser, etnlogo alemo: a religio um fenmeno universal, presente em todas as culturas. O discurso de Ccio Silva sobre atesmo que essa manifestao no passa de cunho individual ou opo sociopoltica. Observando pelo ngulo cultural todo grupo social apresenta uma vertente religiosa. A Antropologia cultural em uma das suas ramificaes etimolgica relata atravs de um apanhado geral dentre os povos uma anlise da sua cultura. Ccio esclarece que atravs da lingustica antropolgica feito uma anlise da lngua. Mas para analisar a religio se faz por meio da fenomenologia cultural, pois este veculo utiliza ferramentas apropriadas tal qual a lingustica no estudo da lngua. Vale salientar que no Brasil o estudo antropolgico e lingustico muito solicitado nos currculos dos missionrios enquanto que a fenomenologia no muito exigida. PARECER CRITICO SOBRE O TEXTO O Texto acima explica sobre a Fenomenologia da Religio que um jeito de como o missionrio ou telogo deve portar-se para entender a cultura do povo que tem-se como interesse evangelizar. O autor deste texto o telogo Cacio Silva, ele se preocupou em passar o conhecimento a todos os interessados por este trabalho. O Conhecimento da cultura de fundamental importncia. Mostra tambm a diferena entre a Antropologia cultural e a fenomenologia da religio esta tem como objetivo analisar os fenmenos que ocorrem na religio.
2

HISTRIA DA ESCOLA FENOMENOLGICA O Sculo XX foi poca que a fenomenologia teve mais firmeza como corrente filosfica isso s veio acontecer depois de uma divergncia durante o estudo comparativo das religies. Desde 1764 o termo fenomenologia tornou-se conhecido atravs de Johann Heinrich, suoalemo e tambm matemtico. A fenomenologia ganhou rumo de destaque, quando Edmund Husserl (1859-1938) desenvolveu um mtodo fenomenolgico, que foi comprovado por meio de sua obra Investigaes lgicas 1900-1901. Logo aps construiu o Centro da Gravidade de grande parcela do pensamento filosfico do sculo XX. Sua influencia se estendeu a todas as cincias humanas. A partir da tornou-se necessrias nas mais diferentes reas do conhecimento como as cincias e os meios de expresso. Entretanto foi Pierre Daniel Chantepie de La Saussaye (1848-1920), holands, que criou a expresso Fenomenologia da Religio. Em sua primeira obra Manual de Histria das Religies (1887). Ele postou essa expresso no como um novo mtodo, mas como uma alternativa terminolgica para o que se chama religies comparadas. Mas na segunda Edio do seu Manual ele simplesmente no utilizou essa expresso, mas eliminou dois dos seus relatos. O pesquisador Ccio Silva nos mostras que atravs de Gerardus Van der Leeuw(18901950) foi que o significado da Fenomenologia da Religio passou a ser mais relevante entre seus escritos sobre a Fenomenologia da Religio(1933).Com base na Fenomenologia filosfica de Husserl, Van der Leeuw, criou um mtodo de compreenso para no ficar apenas na descrio da experiencia religiosa desde suas linguagens e suas manifestaes, o qual ele intitulou de fenmeno. O que Leeur queria era atingir a essncia da religio . Que foi qualificada pelo alemo Gustav Mensching (1901-1978), tambm fenomenolgico de a experincia do encontro com o Sagrado. O Filsofo Van der Leeuw no segue totalmente a linha filosfica de Hursserl, mesmo assim utiliza de alguns conceitos como: a epoch e a viso eidtica. O conceito de Epoch a suspenso do juzo que a fenomenologia deve utilizar para compreender o fenmeno estudado. Enquanto que a viso eidtica a busca pela essncia da fenomenologia.

No livro O Sagrado do filsofo Mensching que tambm um dos representantes da escola fenomenolgica de Marburgo, na Alemanha. Ele faz um comentrio sobre o livro e segundo Mensching um modelo de anlise fenomenolgica com chave hermenutica da expresso religiosa. A questo que se Rudof Otto (1869-1937), no conseguiu a potente de um fenmeno fenomenolgico, os alunos aprimoraram seus mtodos de anlise fenomenolgico na compreenso da escola Marburgo. Mircea Eliabe (1907-1986) um historiador romeno que em suas pesquisas extensivas deixou um material muito relevante. O que difere a escola fenmeno de outras como: a antropologia, psicologia e histrica que ela busca a compreenso que o homem com adquire nas experincia religiosas. Esse processo por meio de princpios metodolgicos como as demais escolas. Segundo Jos Severino Croatto (1930-2004): a fenomenologia da religio no estuda os fatos religiosos em si, mas sua intencionalidade ou sua essncia. O historiador foca sobre os testemunhos do homem religioso. Mas a fenomenologia foca sobre o significado da religio. Ela deixa bem claro que no quer saber o significado para o estudioso, mas a importncia da religio para o homo religiosus. Que participa do Sagrado e suas experincias com os fenmenos. A Tese sobre o real da experincia religiosa defendida por meio de investigaes fenomenolgicas entre os cientistas. PARECER CRITICO SOBRE A HISTRIA DA ESCOLA FENOMENOLGICA Foi no sculo XX que passou a se conhecer esta corrente filosfica, segundo histrico foi depois de uma divergncia entre os estudos comparativos das religies. Vrios nomes so destacados neste estudo, com exemplo o de Edmund Husserl (1859-1938) que desenvolveu o mtodo fenomenolgico. Mas foi Pierre Daniel Chantepie de La Saussaye (1848-1920), holands, que criou a expresso Fenomenologia da Religio. O que as escolas deixaram claro foi que o objetivo era a experincia religiosa de quem participa do Sagrado e suas experincias com os fenmenos.

TENTAVIVA DE CONCEITUAO Fenomenologia O significado do termo fenomenologia aquilo que aparece, que se mostra, o estudo do que aparece, no grego conhecido como fainomenon. Como mtodo cientfico a fenomenologia uma tentativa de compreender a essncia da experincia humana, no mbito psicolgico, social, cultural e religiosa que atravs de uma anlise das suas manifestaes intitulamos de fenmenos. Busca tambm compreender no pelo ngulo do observador, mas do ponto de vista da pessoa que viveu a experincia. Vale salientar que na lingustica e para os antropolgicos, conhecido como mico. RELIGIO Religar o que diz o latim, significa que o homem precisa se religar a Deus. Foi Filoramo e Prandi que relator um comentrio das 68 respostas sobre religio. O que chamou sua ateno foi que durante suas pesquisas no encontrou dois significados iguais. Os conceitos encontrados foram de cunho antropolgico. Entretanto, existe varias sugestes, mas foi acatado para estudo opinies do antrpologa tambm missionrio, o alemo Paul Hiebert, segundo ele a religio um sistema que explica questes da vida e da morte e as razes da prpria existncia. Outro antroplogo que segue a mesma linha de pensamento o americano Clifford Geertz que diz que religio como um sistema cultural. Felix Keesing conceitua a religio como um sistema explanatrio e interpretativo. Segundo ele medida que a religio responde sistematicamente aos porqus ela explanatria, pois busca visualizar a existncia e a natureza do mundo e do ser humano; do poder e das foras dinmicas do universo; das providncias; das funes de manuteno do bem estar; da moralidade; da vida e morte das pessoas. Enquanto que o sistema interpretativo, a procura entender o que mais importante e de valor na vida do homem, e em algumas reas, tais como a economia, poltica, familiar, lazer, esttica e da segurana.

FENOMENOLOGIA DA RELIGIO Antnio Mendona era um professor de fenomenologia da religio em seus comentrios ele relata que este fenmeno podia ser analisado atravs de dois vieses: atravs de uma cincia independente por meio de pesquisas e publicaes, e por meio de mtodos com princpios prprios. O objetivo deste texto discorrer a fenomenologia da religio como
5

sendo um mtodo de pesquisa. Vale salientar que a definio de William Paden relata como sendo O estudo das coisas em seus aspectos observveis, contrapondo sua causalidade. Isto o estudo das causas religiosas por meio das observaes das aparentes manifestaes apresentveis. Mas existem controvrsias sobre as suas causalidades. Ento Ccio tem preferncias de trabalho nos conceitos das ideias. Observando as manifestaes religiosas que diferem seus significas na vida de cada indivduo. A historiadora e professora ngela Bello busca entender o que est por trs dos fenmenos a Fenomenologia arqueolgica. Segundo ela se trata de uma investigao regressiva que permite escavar no interior da conscincia de cada pessoa ou de um povo o verdadeiro significado da expresso religiosa, segundo ela a fenomenologia como se fosse um trabalho arqueolgico. Compara com as mnimas evidencias encontrada no solo na descoberta de grande fssil. Atravs de pequenas evidencia nos fenmenos ela compreende as manifestaes religiosas atribuindo significados relevantes. Segundo ngela este o discurso da fenomenologia e para cada fenmeno que aparece, surge uma pergunta: qual ideia cultural est por trs de cada fenmeno? Esta uma pergunta que no se cala durante o estudo da fenomenologia.

A EXPERINCIA RELIGIOSA O conhecimento adquirido atravs de uma experincia seja ela emprica ou existencial. E por meio do fsico, social, moral, metafsico ou religioso se manifesta a experincia existencial. Segundo Cacio dentro do contexto cristo por meio da experincia que se manifesta a religiosidade. Entretanto Piazza confirma o que Mensching j havia relatado que: a essncia da experincia religiosa o encontro do homem com Deus. Parafraseando o citado acimo Cacio diz que a experincia religiosa consiste no encontro do homem com o sagrado. Outra abordagem o de Tcito Leite Filho sobre o tema discorrido acima que: a relao do homem com a divindade segundo ele a base das religies. Uma observao importante sobre estas abordagem que o cristo conta com a Bblia para conhecer a Deus, mas as demais religies toma como base as experincias vividas. O livro de Rudolf Otto O Sagrado considera os escritos de Husserl sobre a fenomenologia filosfica. Mas Cacio chama de intermedirio no discurso de Leeuw. Neste texto faz Otto faz uma anlise sobre a experincia religiosa dizendo que o mistrio tremendo e fascinante texto encontrado no livro O Sagrado. Aborda ainda que este mistrio algo
6

maravilhoso que transcende a compreenso do homem. Chama de tremendo pelo fato de que uma fora estranha que se apresenta de forma absoluta e fascinante aos curiosos. Cacio enfoca que a experincia religiosa individual e comunitria, o homem religioso por si mostra sua experincia em particular. Enquanto como comunidade mostrada esta experincia atravs de todos. Para melhor compreender a experincia religiosa observa-se atravs da manifestao da linguagem, que falada em forma de fenmeno. Ento a fenomenologia da religio tem como objeto de estudo esses fenmenos.

EPOCH E EIDTICA Cacio afirma que existem na fenomenologia dois conceitos que fazem diferena a subjetividade e a objetividade. Entretanto Husserl relata que se pode compreender o subjetivo, a essncia, o eidos. Para a psicologia a experincia religiosa um subproduto do psicolgico humano. Mas a Fenomenologia da um rumo diferente nas pesquisas, dizendo que: independente das experincias serem um produto da psique existe uma realidade entre o encontro com o sagrado. O que mais interessa que o que fica como significado para o a pessoa religiosa que vivencia a experincia. A busca pelo real valor deste fenmeno uma viso Eidtica, com finalidade de reconhecer o fenmeno da mesma forma como vista pelo homem. a que entra o epoch, suspendendo o juzo dos pressupostos. Uma observncia sobre o socilogo clssico que ele vai at ao homem religioso previamente supondo que a sua experincia por conta da vida em sociedade. O psiclogo clssico prev com antecedncia que se trata de uma ao da psique. Enquanto que a fenomenologia no nada a declarar. Cacio Silva diz que os missionrios no concordam com as observaes acima citado e tambm o que pensa a fenomenologia. Pelo fato de que os fenomenolgicos concluem que o fim da sua anlise dar-se ao se deparar com as experincias religiosas eles suspende o juzo e determinam como definitiva e perptua. Mas os missionrios entendem que esse fato apenas o meio da questo, pois eles buscam nesses momentos compreender a importncia do fenmeno. Para isso a presena do epoch de fundamental importncia porque atravs dela no se retarda o julgamento bblico-teolgico para no chegar a concluses erradas sobre as mensagens diminuindo sua importncia. No meio cientfico se observa que se torna impossvel um consenso total sobre uma epoch, pois a neutralidade nas pesquisas no de fato, segundo Cacio Silva muito difcil no haver emisso de juzo dentro de uma pesquisa cientfica. Outra observao que os
7

cientistas dizem que um religioso no pode ser um cientista da religio, por causa das suas pressuposies tambm o ateu por ter pressuposies radicais e preconceituosas e ambos no conseguem evitar fazer juzo. Apesar de tudo isso pode haver uma parcial neutralidade em primeira instancia. Cacio Silva ainda relata que discorda a princpio pelo fato de que alguns fenomenolgicos diz que no basta suspender o juzo, mas vivenciar as experincias religiosas para que haja uma compreenso. Haja vista os comentrios de Van der Leeur: precisamos viver aquele contedo particular de experincia a fim de poder, em seguida, entender como um outro ser humano por sua vez poderia experiment-lo. Roger Bastide, era uma pessoa protestante que passou a viver no candombl brasileiro para compreend-lo melhor. Ccio relata que tem conhecimento em muitos postulados sobre a fenomenologia e estes se discordam entre si, mas que relevante para os missionrios utilizar a fenomenologia como ferramenta de grande utilidade. A intuio outro elemento em busca pelos eidos necessrio que ao se aproximar da subjetividade da experincia religiosa precisa de intuio. Foi o alemo Friederich Daniel Ernest Schleiermacher (l768-1834), telogo e filsofo que precedeu o movimento fenomenolgico e deixou um legado para todos os interessados. Uma observao muito importante a conceituao de Schleiermacher que para alguns se confunde at mesmo com a essncia da religio. Houve uma ressalva pelo movimento fenomenolgico que o redefiniu com sendo uma ferramenta de busca do eidos. Que disse que o sentido deste fenmeno no lgico mas se aproxima do real. VISO TICA E MICA Foram desenvolvidos dois conceitos de muita relevncia, pelo missionrio linguista Kenneth Pike (1912-2000). Estes conceitos foram postulados de: perspectiva tica e mica e chegaram at a academia antropolgica e tornou-se elementos de grande importncia para uma anlise cultural e para a fenomenologia no que diz respeito anlise da religio. Todo esse apanhado esto encaixados dentro da Viso eidtica de Husserl, so conceitos que tem relao com os relatos da epoch. O observador tem um posicionamento transcultural comparativo e descritivo o que se chama perspectiva tica, esta uma viso externa do observador ou seja de quem v de fora. Por outro lado a perspectiva mica se enquadra no sentido do eu em relao ao nosso. Outro comentrio de grande relevncia feito por Hoebel e Frost, sobre este tema quando

vista por um observador que no seja um educador ou no tenha experincia vivida, chama-se isso de viso tica, sabendo-se que a interna, a mica chamada de viso interna. A perspectiva tica de fundamental importncia porque normal emitirmos juzo sobre qualquer fundamento. Os missionrios fazem um julgamento baseados em princpios cristos, teolgicos, missionrios e hermenuticos. No entanto a perspectiva tica, a mica no automtica, nem inevitvel, mas implcita em nossa viso. Entende-se o povo por uma perspectiva mica, quando temos respostas para perguntas e quando se apresenta o evangelho. A concluso tica deve ser feita s aps uma compreenso mica observando os fatos individualmente. O Relato de Piazza com um missionrio africano foi quando ele observou um local numa forma de crculo e no centro uma estaca, nela havia uma cabea de um etlope e era reverenciada pelos caadores locais antes mesmo de seguirem para suas caas, eles colocavam os arcos na mo direita e corriam em sentido anti-horrio e ao mesmo tempo atiravam flechas na cabea do antlope. O missionrio concluiu vendo aquele comportamento que era um ritual, no entanto atravs de informaes ficou sabendo que, aquele comportamento era um treinamento. Ficou comprovado que a atitude do missionrio era tica, por causa dos seus pressupostos. Cacio emite um parecer que antes de concluir eticamente diante de um comportamento cultural deve-se exercer a compreenso mica do fato.

PARECER CRTICO SOBRE AVISO TICA E MICA E um posicionamento transcultural comparativo e descritivo o que se chama perspectiva tica, esta uma viso externa do observador ou seja de quem v de fora.

ANLISE FENOMENOLGICA NA PRTICA Muitos querem saber na prtica o que acontece? O antroplogo brasileiro Roberto de Oliveira em seu relato discorre que quando cristalizaram ideias alinharam raciocnios e fizeram uma documentao pensaram na grande relevncia dos assuntos para a humanidade. Os antroplogos e os fenomenolgos entraram em consenso na explanao muitos

fenmenos naturais para o observador. Sendo necessrio anotar as perguntas e registrar os primeiros momentos. Cacio Silva relata um episdio imaginrio de um missionrio que pela primeira vez trabalha com um grupo de indgena no muito conhecido na Floresta Amaznica. Pra ele tambm muito estranho tanto o local como o ambiente. Depara com fogos acesos e um
9

grupo estranho de pessoas habitantes de uma maloca. A arrumao do local transmite se os homens e as mulheres dormem juntos ou no. Atravs da estrutura arquitetnica da maloca e a relao disponvel do ambiente possvel uma leitura etnolgica e a que grupo eles pertencem. Com estas informaes o missionrio pode descrever no seu caderno de anotaes. Deve-se observar que essas ideias nada mais so do que suspeitas levantadas devendo ser confirmadas atravs de informaes seguras. Alm do mais o missionrio deve ter um excelente treinamento lingustico, para entender melhor o som daquela lngua. Feito a anlise fenomenolgica deve ser observado subjetividade com mais relevncia. Devem ser evitadas concluses precipitadas, pois o objetivo compreender o significado dos fenmenos na vida dos religiosos tomando como base eidtica e mica. O missionrio deve observar o comportamento dos dios quando passarem prximo das rvores e se eles fazem algum gesto e procura saber a razo do fato. Observa os rituais as palavras e frases que emitem. Conhecer os nomes das entidades e sempre perguntar e observar os significados.

PARECER CRTICO SOBRE A ANLISE FENOMENOLGICA NA PRTICA O antroplogo brasileiro Roberto de Oliveira discorre que quando cristalizaram ideias alinharam os raciocnios e fizeram uma documentao pensando na grande relevncia dos assuntos para a humanidade. Os antroplogos e os fenomenolgos entraram em consenso na explanao de alguns fenmenos naturais que serviam para o observador.

FONTE DE REFENCIA SILVA, Cacio. Fenomenologia da Religio. 04 de Maro de 2009.

10

11

Potrebbero piacerti anche