Sei sulla pagina 1di 21

OInimigoFinal_degusta.

indd 1

05/09/2012 11:26:52

Copyright 2012 Editora Estronho

Esta uma verso de demonstrao, em baixa resoluo, do livro O Inimigo Final, de Andr Bozzetto Jr. e pode ser distribuida gratuitamente. Porm seu contedo no pode ser copiado, reproduzido ou alterado sem a permisso da editora estronho. Como degustao, disponibilizamos todo o Prlogo.

Todos os direitos desta edio reservados Editora Estronho Ltda Belo Horizonte Minas Gerais www.editora.estronho.com.br

OInimigoFinal_degusta.indd 3

05/09/2012 11:26:53

PRLOGO: O Msico

Cause Im as free as a bird now Lynyrd Skynyrd

OInimigoFinal_degusta.indd 9

05/09/2012 11:26:54

trio de seguranas achou estranha a aproximao daquele velho por entre a multido de garotas histricas que se acotovelavam diante da porta do camarim onde se lia o nome da dupla sertaneja que acabara de se apresentar para um pblico de quase dez mil pessoas: Jhonny e Jones. Normalmente, apenas mulheres costumavam aparecer nos bastidores, implorando por um autgrafo, uma foto ou qualquer coisa mais que os jovens msicos pudessem oferecer. Naturalmente, elas estariam igualmente dispostas a oferecer qualquer coisa que eles por ventura solicitassem. Nas raras ocasies em que homens apareciam por ali, geralmente se portavam como cavalheiros e esperavam pacientemente pela sua vez de falar com os dolos, exatamente o que no estava fazendo aquele sujeito alto, grisalho e to estranhamente vestido com um colete preto de couro sobreposto a uma camiseta do Led Zeppelin. Empurrava grosseiramente qualquer pessoa que estivesse em sua frente, e assim conseguiu abrir caminho at a porta do camarim guardada pelos trs grandalhes vestidos de terno e gravata. Quero falar com Jonathan. disse o velho, sem qualquer sutileza. Acho que voc est no lugar errado, vov retrucou o mais jovem dos seguranas. Aqui no lugar de metaleiros. O que acha de aguardar sua vez na fila? questionou outro segurana, um careca de mais de dois metros de altura. Preciso falar com Jonathan agora! insistiu o desconhecido. Passei o dia inteiro pilotando para encontr-lo! E quem devo anunciar? perguntou o careca. Meu nome Christian respondeu o velho. Isso tudo que voc precisa saber. Mas que velho abusado! exclamou o segurana mais jovem. Voc chega aqui furando a fila e sendo grosseiro com todo ( 13 )

OInimigoFinal_degusta.indd 13

05/09/2012 11:26:54

O Inimigo Final

mundo e pensa que pode nos dizer o que fazer?! V se ferrar! No h Jonathan algum neste lugar! No tente me fazer de idiota, seu moleque! esbravejou Christian, para em seguida empurrar o segurana e tentar invadir o camarim sob uma grande vaia das tietes que aguardavam na fila. Imediatamente, o jovem segurana agarrou o velho pelo brao e acompanhado de um colega que ostentava um volumoso bigode o arrastou atravs de uma porta lateral que conduzia aos fundos da casa de shows. Palmas e assovios ressoaram no corredor. Com uma agilidade surpreendente para um homem que estava na casa dos sessenta e poucos anos de idade, Christian se desvencilhou da espantada dupla de seguranas e atingiu o mais novo com um soco no rosto. Enfurecidos com a desmedida ousadia do indivduo, os dois grandalhes desconsideraram o fato de que estavam diante de um idoso e arrastaram-no at um beco que ficava logo atrs do prdio e comearam a agredi-lo com socos e pontaps. Christian estava cado no cho imundo e ftido quando ouviu uma voz conhecida ressoando s suas costas: Parem! ordenou o rapaz que se aproximava em companhia do gigantesco segurana careca. Deixem esse homem em paz. bom v-lo, Jonathan disse Christian, tentando se levantar com notvel dificuldade. Se demorasse mais um pouco esses macacos quebrariam todas as minhas costelas. Talvez assim voc deixasse de viver se metendo em encrencas! retrucou Jonathan, com rispidez. At quando acha que poder sair no soco com todo mundo que discorda das suas vontades?! Desculpe-nos, Jhonny interveio o jovem segurana. Voc sabe, estou nesse emprego h pouco tempo, no fazia idia de que o seu nome verdadeiro era Jonathan e, alm disso, esse cara, ele... Ele meu pai interrompeu o cantor. E, sim, eu sei o quo irritante e provocativo ele pode ser. Mas agora deixem-nos. Esperem l na porta. Com notvel constrangimento, os trs seguranas se afastaram e postaram-se diante da porta de acesso ao backstage. ( 14 )

OInimigoFinal_degusta.indd 14

05/09/2012 11:26:54

Andr Bozzetto Jr.

O que voc est fazendo aqui? perguntou Jonathan, de forma rspida. Estou tentando falar com voc h dias respondeu Christian, apalpando as costelas machucadas. Liguei para todos os nmeros que voc me passou, mas quem atendia s me enrolava. Ento fiquei sabendo desse show e decidi vir at aqui. Imagino que tenha vindo de moto... cogitou o rapaz, em tom de desaprovao. Exatamente. Pilotei durante o dia inteiro para chegar aqui e ser chutado por aqueles dois babacas! E o que voc tem de to importante para me falar a ponto de compensar tudo isso? Vim lhe pedir dinheiro respondeu o velho, sem titubear. Preciso de cinquenta mil reais. Meu Deus! exclamou Jonathan Tinha certeza de que voc estava aqui para isso, mas, cinquenta mil?! Comprei-lhe uma moto nova no ano passado, ainda estou pagando aquele stio que voc tanto quis em Vale dos Pinhais... Para que precisa de tudo isso agora? No posso contar, mas por uma razo realmente importante. No se trata apenas de bens materiais. Ah, no?! esbravejou o rapaz. Ento para o que seria? Uma festa de casamento para alguma daquelas putas com quem voc vive zanzando?! A reforma de alguma daquelas espeluncas imundas em que voc vive enfiado em companhia de bbados fedorentos?! Veja como fala comigo, seu fedelho! Me respeite! Me respeite! Me respeite! repetiu Jonathan, em um tom que era irnico e irritado ao mesmo tempo. Acho engraado o fato de voc estar sempre exigindo respeito de todos, mas nunca faz nada para ser merecedor disso! L vem voc com aquela velha conversa... Mas o que voc quer que eu faa se cada vez que olho para a sua cara me lembro de tudo que a minha me teve que passar em suas mos... Tratada feito uma, feito uma... Uma mera empregada, ( 15 )

OInimigoFinal_degusta.indd 15

05/09/2012 11:26:54

O Inimigo Final

sempre tendo que satisfazer todas as suas vontades enquanto voc se entupia de cerveja e saa por a se divertindo em companhia de prostitutas e vagabundos! No me admira que ela tenha se suicidado! Cale essa boca ou enfio a mo na sua cara! esbravejou o ancio, se aproximando do filho com o punho erguido. Isso, me bata! Me bata do mesmo jeito que voc fez durante toda a minha adolescncia. Deve estar com saudades de fazer isso, no mesmo?! Sempre que voc apanhou foi porque mereceu... mesmo?! E o que eu fiz para merecer? Foi porque me recusei a tocar suas retrgradas canes de rock favoritas e optei pelo sertanejo? Admita, voc nunca engoliu o fato de ter me ensinado a tocar violo para depois ter que aguentar o meu tipo de msica! Um grande talento desperdiando com msicas medocres... resmungou Christian. Que pai gostaria de ver isso? Ento talvez eu deva lembr-lo de que so as minhas msicas medocres que vem h anos sustentando os seus caprichos, j que voc jamais conseguiu fazer porra alguma dar certo! No era s por isso que voc apanhava... retrucou o ancio, em um tom de voz baixo e constrangido. Eu sei que no! vociferou Jonathan. Voc me batia principalmente por no suportar o fato de eu ser gay! Era grande demais o risco de essa vergonha vir a pblico e voc ter que aguentar as piadinhas dos seus amigos motoqueiros! Esse fardo sempre foi pesado demais para voc! Escute, Jonathan, estou vendo que essa discusso no nos levar a lugar nenhum disse Christian, em tom mais ameno. Apenas me diga se voc me dar o dinheiro ou no. No lhe darei mais nenhum centavo respondeu o rapaz, de forma severa. E agora agradeceria se voc fosse embora e me deixasse voltar ao meu camarim. Escute, Jonathan, o que voc precisa entender que... Nesse momento, o velho teve sua frase interrompida pelo inesperado barulho de porta batendo que ecoou pelo beco quando um ( 16 )

OInimigoFinal_degusta.indd 16

05/09/2012 11:26:55

Andr Bozzetto Jr.

sujeito baixo e atarracado saiu do prdio de forma visivelmente irritada. Saiam da minha frente, suas antas! gritou o indivduo, ao abrir caminho por entre os seguranas postados na porta. Christian percebeu que o sujeito ia ao encontro dele e do filho, e no pode deixar de reparar nas roupas coloridas e espalhafatosas que vestia, em perfeita combinao com a armao de seus culos, igualmente extravagante. Que histria essa de tirar frias?! indagou o sujeito, se dirigindo a Jonathan e ignorando totalmente a presena do ancio. Pelo visto Jones j lhe contou. disse Jonathan, visivelmente aborrecido. Claro que ele me contou! Est preocupadssimo com essa sua idia. E agora eu tambm estou! Com licena, amigo interveio Christian, tocando no ombro do recm-chegado. Mas Jonathan e eu estvamos conversando. Quem esse velho?! o meu pai explicou o cantor. Mas ele j est de sada. Ah, ento o senhor o pai dele? Muito prazer, eu sou Oscar, o empresrio da dupla Jhonny e Jones. Acho que o senhor chegou bem a tempo de restituir o juzo do seu filho. Acredita que ele est querendo abrir mo de uma turn cujo contrato nos render um rio de dinheiro apenas porque est cansadinho e acha que precisa de frias?! Meu filho deve tirar frias quando bem entender respondeu Christian, de forma agressiva. Ainda mais sendo ele obrigado a trabalhar com babacas como voc! Pasmo, Oscar ficou encarando o velho com os olhos arregalados e a boca entreaberta, surpreso demais at para retrucar. Pai, melhor voc ir disse Jonathan, conduzindo o ancio pelo brao. No temos mais nada para conversar e seria muito desagradvel se os seguranas precisassem intervir novamente. Sem dizer nada, mas com expresso nitidamente contrariada, o velho se embrenhou no beco e sumiu de vista, tomando a direo ( 17 )

OInimigoFinal_degusta.indd 17

05/09/2012 11:26:55

O Inimigo Final

da rua. Ao chegar calada, parou para acender um cigarro e, nesse momento, as vozes que ressoavam s suas costas chegaram aos seus ouvidos revelando a acalorada discusso que teve incio to logo ele se ausentou da presena do filho e do empresrio. Que merda voc pensa que est fazendo?! esbravejou Oscar. Eu no me sinto bem, cara, estamos tocando ininterruptamente h quase dois anos argumentou Jonathan, tentando manter-se cordial. Minha sade est comeando a ficar comprometida. Tomo um monte de remdios e no esto adiantando. Tudo o que eu peo so seis meses de descanso. Depois disso voltamos com as energias renovadas. Todas as grandes duplas j fizeram algumas pausas... No entendo por que no poderamos fazer tambm. Porque a dupla Jhonny e Jones est no auge! vociferou o empresrio. Temos que aproveitar os cachs mais polpudos! Alm disso, a proposta para essa nova turn espetacular, podemos ganhar muito dinheiro! Ns j estamos ganhando muito dinheiro h tempos, e poderemos ganhar mais no futuro. Essa turn no far tanta diferena para os nossos bolsos, mas far uma grande diferena para o meu bem-estar. Bufando de raiva, Oscar ajeitou os culos e se aproximou de Jonathan, quase encostando seu rosto no dele. Escute aqui, seu veado de merda, eu vou falar com voc de forma muito clara e voc vai entender, de uma vez por todas esbravejou o empresrio. Eu tenho minha palavra empenhada com pessoas importantes. Tenho dvidas. Tenho grandes dvidas e preciso desse dinheiro para logo, est entendendo?! Se esta turn no acontecer eu vou me ferrar. Sim, vou me ferrar pra valer, mas voc vai acabar ainda pior! No entendo por que est sendo to agressivo disse o cantor, de forma aborrecida. Estou sendo agressivo para ver se voc enfia nessa sua cabea de merda a idia de que essa turn precisa acontecer! gritou Oscar, completamente transtornado. Caso contrrio eu vou acabar com a sua carreira, est entendendo?! Vou contar para todo mundo ( 18 )

OInimigoFinal_degusta.indd 18

05/09/2012 11:26:55

Andr Bozzetto Jr.

que Jhonny, o jovem gal da msica sertaneja brasileira uma bichinha que d o rabo para um nego! Vou jogar na mdia todos os seus casos, entregarei todos os seus amantes famosos, e destruirei a sua reputao e as deles tambm, de forma que voc nunca mais ser aceito nem entre os veados ricos com os quais adora se meter! Seu canalha filho da puta! esbravejou Jonathan, perdendo definitivamente a pacincia. Agora que, definitivamente, no farei mais turn nenhuma! Veado nojento! gritou o empresrio, ao mesmo tempo em que desferiu contra o rosto do jovem cantor uma bofetada to violenta a ponto de faz-lo cambalear. Imediatamente o trio de seguranas, que observava tudo distncia, interveio. O bigodudo se encarregou, juntamente com seu parceiro mais jovem, de conduzir Jonathan que chorava baixinho com as duas mos cobrindo o rosto de volta ao interior do prdio. O grandalho careca permaneceu na companhia do empresrio. Oscar, eu acho que isso no... Quem voc para achar alguma coisa, seu orangotango de merda?! interrompeu aos berros o empresrio, apontando o dedo para o rosto do segurana. Suma daqui e deixe-me fumar o meu baseado em paz! S assim mesmo para suportar aquela bicha louca e um bando de trogloditas feito voc e os seus colegas! Sem disfarar o descontentamento, o segurana respirou fundo e voltou para dentro. Oscar permaneceu sozinho, resmungando em voz baixa ofensas contra Jonathan enquanto acendia o cigarro de maconha que retirou de um bolso interno do blazer. Estava to absorto em seu descontentamento que chegou a gritar de susto quando ouviu os passos de algum se aproximando s suas costas. Virou-se instintivamente, mas sequer teve tempo de identificar quem se aproximava, pois foi violentamente atingido com um soco que despedaou seus culos e o fez desabar no cho mido do beco. Quem voc pensa que para esbofetear o meu filho, seu verme?! exclamou Christian, curvando-se na direo do empresrio. Zonzo pelo golpe e assustado com o sangue que escorria de seu nariz, Oscar tentou esboar algum argumento, mas no conseguiu ( 19 )

OInimigoFinal_degusta.indd 19

05/09/2012 11:26:55

O Inimigo Final

pronunciar sequer uma palavra, pois antes disso o velho o agarrou pelo colarinho e tornou a atingi-lo com uma sucesso de socos certeiros e vigorosos. Isso por t-lo chamado de veado de merda! Isso por t-lo chamado de bicha louca! esbravejava Christian entre um golpe e outro. E isso simplesmente por eu no ter ido com a sua cara! finalizou o ancio, antes de desferir o ltimo e potente soco que fez o empresrio desfalecer com o rosto totalmente ensanguentado. Sem titubear, Christian limpou a mo suja de sangue na prpria cala e tomou o rumo da rua. Antes de se afastar ainda desferiu um desdenhoso pontap nas pernas de Oscar, que permanecia desacordado, com o nariz e quatro dentes quebrados. Atravs de uma minscula fresta na porta entreaberta que dava acesso ao backstage da casa de shows, o robusto segurana careca assistiu a tudo com um enorme sorriso de satisfao. Oscar teve o que merecia.

( 20 )

OInimigoFinal_degusta.indd 20

05/09/2012 11:26:55

a manh seguinte, Christian acordou sobressaltado com o telefone tocando na cabeceira da cama. Atendeu de forma mal-humorada e ouviu do recepcionista que algum o aguardava no bar do hotel. Parecia ser importante. Ao levantar da cama, o velho percebeu que estava de ressaca. Sentia uma irritante dor de cabea e uma incmoda queimao no estmago. Havia passado a noite bebendo em um bar de segunda categoria no centro da cidade. Alm disso, suas costelas doam no local onde haviam sido chutadas pelos seguranas do filho. Lavou o rosto com gua fria e esse ato pareceu restituir algum bem-estar. Vestiu uma camiseta do The Doors e o mesmo jeans desbotado que costumava usar sempre que viajava de moto. Calou os coturnos surrados e desceu ao bar para ver quem o aguardava. Encontrou em uma mesa prxima a uma janela um homem sorridente e bem vestido, que bebericava uma xcara de caf. Imagino que o senhor seja Christian Esteves disse o homem de forma cordial, apertando a mo do velho. Sou Enzo Rossi, advogado do seu filho. Aceita beber algo? Uma caipirinha, para abrir o apetite disse o velho, sentando-se diante do advogado. Como foi que descobriram o hotel onde estou hospedado? Um dos seguranas da dupla Jhonny e Jones o seguiu depois que o senhor saiu da casa de shows. respondeu Enzo, gesticulando para o garom sem desfazer o sorriso. Alm de tudo aquela gente bisbilhoteira resmungou o ancio. E ento, vocs vo me acusar de qu? Ora, senhor Christian, ningum vai acus-lo de nada! exclamou o advogado. Na verdade s vim at aqui para fazer um favor ao seu filho. Ele pediu para lhe entregar algo. ( 21 )

OInimigoFinal_degusta.indd 21

05/09/2012 11:26:55

O Inimigo Final

Discretamente, Enzo abriu sua maleta e retirou do interior um pacote de volume considervel, revestido de papel pardo e fita adesiva. Colocou-o na mesa, diante do velho. Isso o que estou pensando? indagou Christian, com desconfiana. Sim respondeu o advogado, sempre sorridente. Cinquenta mil reais em notas de cem. O prprio Jonathan queria ter vindo entregar, mas ele precisou pegar um avio ao amanhecer. Est entrando em frias. O velho puxou o pacote com a mo direita, e com a esquerda levou o copo de caipirinha boca e bebeu tudo de uma s vez. Jonathan tambm pediu para que lhe entregasse isso. disse Enzo, puxando um envelope do bolso do palet. Agora, se me d licena, preciso ir. J quase meio-dia e prometi minha esposa que almoaramos fora. Ento o advogado se despediu e foi embora, to sorridente quanto havia chegado. Christian voltou para seu quarto de forma to afoita que tropeou nas escadas e por muito pouco no rolou pelos degraus. Uma vez sozinho, abriu o pacote e conferiu o dinheiro. Estava tudo l. Em seguida, checou o envelope. Em seu interior havia apenas um bilhete manuscrito. O contedo era breve, mas tocou profundamente o embrutecido corao do velho: Desculpe-me pela forma com que o tratei ontem. Acho que fui cruel demais com minhas palavras. Aproveito tambm para agradecer pelo que voc fez por mim. Acredito que Oscar no vai mais me incomodar. No sei o que pretende fazer com o dinheiro, mas gostaria muito que, pelo menos uma vez na vida, voc fizesse a coisa certa. Jonathan Quando concluiu a rpida leitura, Christian sentiu lgrimas inesperadas escorrendo pela sua face. Sim, ele faria a coisa certa.

( 22 )

OInimigoFinal_degusta.indd 22

05/09/2012 11:26:55

ogo depois do almoo, o velho montou em sua Virago 535 e pegou a estrada. Aproveitou o baixo trfego tpico de uma tarde de sbado e acelerou fundo. Mesmo com as costas e as costelas doendo, pilotou de forma ininterrupta e por volta das 15 horas j subia a serra pela RS-332, rumo a Vale dos Pinhais. Durante o trajeto, mltiplos sentimentos o acompanharam, desencadeados por uma gama de lembranas do passado que ganhavam um novo significado mediante o trecho do bilhete do filho que simplesmente no saia de sua cabea: gostaria muito que, pelo menos uma vez na vida, voc fizesse a coisa certa. Quando chegou pequena cidade que havia adotado como lar desde que se mudara de Santa Catarina, Christian seguiu direto para o quarteiro que ficava atrs da igreja matriz. Sorriu satisfeito quando percebeu que a pessoa que procurava estava parada na esquina. Era uma senhora idosa que geralmente circulava por ali com uma cesta vendendo biscoitos caseiros. Boa tarde, dona Bianca. disse o velho, to logo retirou o capacete. Boa tarde, senhor Christian. Veio buscar mais alguns biscoitos? Sim. Quero dois pacotes. Enquanto a simptica idosa separava os biscoitos, Christian estacionou a moto junto ao meio-fio e saltou para a calada. Como est a sua netinha? perguntou o velho. Mais ou menos respondeu dona Bianca. H dias que ela parece bem, outros nem tanto. Os novos remdios no esto fazendo efeito? Parece que no muito. Na verdade, ns sabemos que s a cirurgia pode faz-la melhorar de verdade, mas pelo SUS isso ainda deve demorar um bocado e temos medo que ela no... Possa esperar at l, entende? ( 23 )

OInimigoFinal_degusta.indd 23

05/09/2012 11:26:56

O Inimigo Final

Entendo sim. Mas estou esperanosa disse a idosa, com voz embargada e dificuldade para conter as lgrimas. A venda de biscoitos est indo bem e alguns amigos esto organizando uma rifa para arrecadar dinheiro. Se Deus quiser, talvez consigamos juntar o valor necessrio para fazer a cirurgia de forma particular. Tenho certeza de que tudo dar certo disse o ancio, retirando da mochila o pacote que recebera pela manh. Pegue isto. a minha contribuio para a cirurgia da menina. Obrigado, senhor Christian, toda ajuda bem-vinda. Que Deus o abenoe. respondeu dona Bianca, sem fazer idia da enorme surpresa que teria ao chegar em casa e abrir o pacote. O velho ento guardou os biscoitos na mochila, recolocou o capacete e ligou a moto. J estava quase partindo quando a idosa o chamou. Senhor Christian... disse dona Bianca. Voc sabe que muita gente aqui da cidade no gosta do seu jeito. Mas eu no penso assim. Sei que o senhor um homem bom. Sorrindo por debaixo do capacete, o ancio acelerou e partiu em direo ao seu stio. Precisava se aprontar para a visita que receberia naquela noite.

( 24 )

OInimigoFinal_degusta.indd 24

05/09/2012 11:26:56

hristian tomou banho, se barbeou, vestiu a melhor cala, o par de botas menos gasto, e uma camiseta do Lynyrd Skynyrd, sua banda favorita. Colocou tambm o colete de couro o mesmo que costumava usar h anos e seguiu para a cozinha. Comeu dois sanduches com salame e queijo e depois alguns dos biscoitos comprados de dona Bianca. Em seguida, pegou um litro de usque Jack Daniels que havia ganhado de um amigo contrabandista de Dionsio Cerqueira e rumou para a varanda. No caminho, parou diante da escrivaninha da sala de estar e retirou de uma gaveta seu revlver calibre 38. Depois de conferir que estava devidamente carregado, prendeu-o na cintura, oculto sob a camiseta e o colete. Uma vez na varanda, sentou-se em uma cadeira e pegou o violo que estava recostado na parede. Sabendo que dificilmente poderia contar com a companhia dele depois do encontro que o aguardava naquela noite, aproveitou para dedilh-lo com especial empolgao e passou a executar com seu timbre de voz grave e rouco algumas de suas canes prediletas. Tocou Long As I Can See The Light, Cant Help Falling In Love, The Crystal Ship, Tuesdays Gone, Stairway To Heaven, Stand By Me e Simple Man. Entre uma msica e outra, bebericava o usque e lamentava por sua antiga banda no estar ali. Vislumbrando o sol avermelhado que se punha por detrs dos morros da buclica paisagem, concluiu que estava tendo uma de suas melhores performances enquanto cantor e guitarrista, e no pde conter uma risada que era ao mesmo tempo melanclica e irnica ao se dar conta de que isso acontecia justamente quando estava sozinho em seu stio, h quilmetros de distncia de qualquer pessoa que pudesse eventualmente prestigi-lo. A escurido j havia tomado quase que completamente o vale quando Christian decidiu que executaria sua cano favorita e encerraria com chave de ouro a sua to brilhante quanto solitria ( 25 )

OInimigoFinal_degusta.indd 25

05/09/2012 11:26:56

O Inimigo Final

apresentao. Porm, antes que iniciasse os acordes introdutrios, avistou uma caminhonete cruzando a porteira na entrada da propriedade. A hora havia chegado. O veculo estacionou diante da varanda da casa de campo e rapidamente desembarcaram duas pessoas. O motorista era Zinho, antigo baixista de uma das bandas de bar que Christian teve no passado quando ainda morava em Santa Catarina e que tambm fora seu colega de moto clube. Sua aparncia era pssima e Christian teve a impresso de que podia sentir seu mau cheiro de longe. A outra ocupante do veculo era uma mulher vestida como uma tpica prostituta que aparentava ter por volta de trinta anos e passava a impresso de j ter sido muito bonita um dia, mas que, naquele momento, deixava claro que a destruio de sua beleza foi o preo pago por uma vida de excessos. O casal retirou da caamba da caminhonete uma cadeira de rodas, e juntos ajudaram uma terceira pessoa a desembarcar, um rapaz magro e careca que foi acomodado na cadeira especial. O ancio desceu as escadas da varanda e foi ao encontro dos recm-chegados. E ento, Chris, seu filho lhe deu o dinheiro? perguntou Zinho, sem qualquer sutileza e aparentando tamanho nervosismo e agitao que fez Christian deduzir que ele estivesse drogado. Sim respondeu o velho. Me deu cinquenta mil reais. Que timo, cara! exclamou Zinho, gesticulando de forma frentica. E onde est a grana?! Onde est a grana?! Doei tudo para o tratamento de uma garotinha doente. O qu?! gritou Zinho, arregalando os olhos de forma bizarra. isso mesmo que voc ouviu. Ora, Chris, deixe de palhaada! No tente me enrolar! esbravejou o visitante. Lembra-se do que lhe falei por telefone?! Se no me der a grana vou at a polcia e conto aquilo que ns fizemos h anos! Conto tudinho, e voc sabe que tenho provas! Tenho provas! Eu estou doente, camarada, tenho pouco tempo de vida, no me importo em ir para a cadeia, mas, e voc, est disposto a passar o resto de seus dias atrs das grades?! ( 26 )

OInimigoFinal_degusta.indd 26

05/09/2012 11:26:56

Andr Bozzetto Jr.

Faa o que bem entender retrucou Christian. Eu no ligo a mnima. O que ele est dizendo?! intrometeu-se a mulher, parecendo ainda mais alterada do que Zinho. Est dizendo que no vai pagar?! Ele no vai pagar?! Escute, Chris, seja compreensivo exclamou Zinho, ignorando a intromisso da mulher. Estou com cncer de prstata! Est vendo esta gata? Ela se chama Vanessa e minha namorada! Estou querendo curtir a vida com ela enquanto ainda posso. Voc sabia que muitos caras que fazem cirurgia da prstata nunca mais conseguem endurecer o pau?! Eu quero aproveitar e me divertir enquanto meu pau ainda fica duro! Estou pouco me lixando para o seu pau ou para o seu rabo! respondeu Christian, em tom desdenhoso. Ele est dizendo que no vai pagar?! Ele no vai pagar?! insistiu a mulher, cada vez mais agitada. Ora, Chris, pense um pouco ponderou Zinho, mudando de estratgia. Est vendo este pobre rapaz preso nesta cadeira de rodas? Ele irmo da minha namorada, no consegue caminhar, no consegue comer e nem cagar sem que algum limpe sua bunda! Nem falar ele fala! Reflita: cinquenta mil reais no far nenhuma diferena para o seu filho, que um cantor de sucesso, mas far uma diferena enorme para esse coitado! Sinto muito, mas no posso fazer nada. reafirmou o velho, inflexvel. Ento ele no vai pagar! Ele no vai pagar! gritou a mulher, se descabelando em um gesto de desespero. Ele vai ter que pagar! Vai ter que pagar! Eu no lhe darei nem um centavo, sua puta fedorenta! exclamou Christian, subindo o tom de voz. Ento, em um gesto de total descontrole, Vanessa enfiou a mo no interior da bolsa que trazia a tiracolo e dali puxou uma pequena pistola calibre 22. Antevendo o gesto da visitante, Christian sacou o revlver que trazia oculto na cintura e, com grande reflexo, disparou ( 27 )

OInimigoFinal_degusta.indd 27

05/09/2012 11:26:56

O Inimigo Final

queima roupa contra o rosto da mulher, despedaando a face e fazendo com que o sangue espirasse contra seu prprio corpo. Sem titubear, o velho voltou-se para o antigo companheiro e percebeu que ele apalpava o interior de seu casaco em busca de algo. Com frieza, Christian aguardou alguns segundos, e, quando Zinho finalmente tentou sacar uma arma, alvejou-o com um certeiro tiro na testa. O corpo do visitante mal havia desabado ao cho quando o estrondo de um disparo ressoou s costas do ancio. Voltando-se na direo do barulho, Christian deu de cara com o rapaz supostamente aleijado postado em p, empunhando um revlver fumegante. Para a sua sorte, o jovem tinha pssima pontaria e o tiro disparado por ele atingiu apenas um pilar de sustentao da varanda. Rapidamente, o velho apontou sua arma na direo do ltimo dos visitantes e disparou contra seu peito. Com o impacto do projtil, o rapaz cambaleou e deixou seu revlver cair. Christian atirou mais uma vez, e ento o oponente desabou. Farsante de merda! resmungou o velho, chutando o corpo do rapaz para se certificar de que ele estava realmente morto. Respirando fundo, o ancio concluiu que tudo havia ocorrido exatamente como previu que aconteceria. Largou seu revlver nos degraus da varanda e pegou o litro de usque que se encontrava ao lado do violo. Bebeu tudo lentamente, degustando vagarosamente cada gole, e somente depois de esvaziar a garrafa foi que ele montou em sua moto e seguiu na direo da cidade de Vale dos Pinhais. Ao chegar delegacia, percebeu que ela estava inesperadamente agitada. Havia um grupo de garotos em seu interior, sendo acusados de alguma confuso. Parecia ter sido uma briga de rua, ou algo do tipo. Christian passou no meio deles e se dirigiu ao delegado dizendo que queria se entregar, pois era um assassino. Pacientemente, observou o delegado cochichando com o escrivo alm dos garotos, eles eram os nicos presentes na delegacia e pde perceber claramente o quo preocupados e desconfiados eles ficaram com a sua chegada. Nesse meio tempo, voltou-se para os rapazes que, assim como os homens da lei, tambm o observavam com um misto de curiosidade e apreenso. ( 28 )

OInimigoFinal_degusta.indd 28

05/09/2012 11:26:56

Andr Bozzetto Jr.

Sensibilizado com aquelas fisionomias joviais, to cheias de vida, de expectativas e sonhos por realizar, Christian sentiu vontade de conversar com eles, compartilhar suas experincias e os ensinamentos que tirou dos incrveis acontecimentos que marcaram suas ltimas horas, mas, ao invs disso, acabou pronunciando uma nica frase que veio sua mente de forma contundente: No importa quanta merda haja nessa vida, rapazes... No importa quanto tempo se passe... Nunca tarde demais para se fazer a coisa certa. Em seguida, o delegado se aproximou, enxotou os garotos e conduziu o velho para a sala de interrogatrio. Pediu para que aguardasse ali at que outros policiais chegassem, e ento ele poderia contar sua histria. Christian assentiu, dizendo que daria todos os detalhes no somente sobre os assassinatos daquela noite, mas tambm sobre outro crime, cometido vrios anos antes. Com expresso ainda mais perplexa, o delegado saiu da sala e trancou a porta pelo lado de fora. Christian decidiu que aquele era o momento perfeito para entoar sua cano favorita, a que ficou faltando no repertrio do seu show particular. Na ausncia do violo, marcou o ritmo batucando de leve com as mos na borda da mesa e comeou a cantar Free Bird. Embora estivesse preso no interior de uma delegacia, sentia-se mais livre do que nunca. Havia finalmente feito a coisa certa.

( 29 )

OInimigoFinal_degusta.indd 29

05/09/2012 11:26:56

OInimigoFinal_degusta.indd 144

05/09/2012 11:26:57

Potrebbero piacerti anche