Sei sulla pagina 1di 11

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARABA

Do Cobre ao Cobre
- QUMICA EXPERIMENTAL II -

Componentes do Grupo:

Matrcula:

Bianca Pinheiro de Sousa Gislaine Abrantes Nunes Jaqueline Alves Santos

01010223 01011253 00811862

Turma: 7 UNA Engenharia Qumica Data do Experimento: 04/03/2013

1- TTULO Do Cobre ao Cobre

2- OBJETIVO Preparar diferentes compostos de cobre a partir do cobre metlico.

3- INTRODUO O cobre um dos poucos metais que ocorrem na natureza em estado puro. Na antiguidade era considerado precioso, embora de menor valor que o ouro e a prata. A simplicidade de seu tratamento metalrgico permitiu uma produo elevada j antes do quarto milnio anterior era crist. Desde ento, sofreu progressivas desvalorizaes, at que a telefonia e a eletricidade restabelecessem seu consumo, no incio do sculo XX. Pode ser encontrado na forma metlica e em alguns lugares. Na maioria de seus compostos apresenta estados de oxidao baixos, + 1 e +2, sendo o ltimo o mais comum. O ciclo do cobre ocorre por sucessivas reaes, a qual se inicia no cobre e finaliza com o mesmo, ou seja, um mtodo de recuperao. O cobre um metal que aparece na natureza normalmente sob a forma de alcosite e cuprite . Faz parte do bloco d, e tambm um elemento de transio visto que tem orbitais d em preenchimento. Tal como os outros metais, o cobre apresenta uma baixa energia de ionizao, logo um elevado poder redutor. Reage com os cidos como o cido ntrico ou o cido sulfrico, O ciclo do cobre corresponde a uma srie de reaes qumicas cujo reagente inicial e o produto final so o cobre. Segundo a lei de Lavoisier, a massa de cobre obtida nesta reao ser igual massa de cobre inicial. O rendimento da reao depende da extenso das reaes e do grau de pureza dos reagentes e a qualidade do procedimento.

3.1- Propriedades fsicas e qumicas:

O cobre um elemento qumico metlico, vermelho-amarelado, de smbolo Cu (do latim cuprum), tem densidade 8,9 e funde-se a 1.084 C. Possui dois istopos estveis, de massa 63 e 65, e nove radioativos, de massa, 58, 59, 60, 61, 62, 64, 66, 67 e 68. Cristaliza no sistema cbico e no possui formas alotrpicas. Apresenta-se em compostos estveis de valncia 1 (cuprosos) e 2 (cpricos). No atacado pelo ar seco, mas em ar mido que contenha dixido de carbono forma-se uma camada protetora esverdeada de carbonato bsico (azinhavre). Dissolve-se bem no cido ntrico, mas no atacado a frio pelos cidos clordrico e sulfrico; o quente produz com esses cidos, respectivamente: cloreto cuproso e sulfato de cobre. O cobre forma dois xidos: xido cuproso (Cu2O), e xido cprico (CuO). Ao ar, recobre-se de uma camada de carbonato bsico. O azinhavre. Como esse corpo txico, os utenslios de cobre usados na cozinha devem ser estanhados ou mantidos limpos. O cobre facilmente atacado pelo cido ntrico. exceo da prata, o metal que melhor conduz eletricidade. Destaca-se tambm por sua elevada condutividade trmica, o que faz com que, devido a sua resistncia deformao e ruptura, ele seja matria-prima preferencial para a fabricao de cabos, fios e lminas. tambm malevel e dctil, pois pode ser estirado sem quebrar. Por meio de tratamentos metlicos, como a laminao e o chapeamento, pode-se aumentar sua dureza. Entre os compostos cuprosos, nos quais o cobre univalente, citem-se o xido Cu2O, vermelho, que serve para colorir vidros, e cloreto CuCl, cuja soluo no amonaco reativo do acetileno. Entre os compostos cpricos, mais importantes, nos quais o metal divalente, citem-se o xido CuO, negro, que serve para colorir vidros de verde, e o sulfato CuSO4, azul, empregado na eletrometalurgia, em galvanoplastia, em pintura e em agricultura (caldas bordalesas, para a vinha).

3.2 - Obteno:

Descoberto no perodo neoltico, por volta de 8000 a.C., o cobre tem cerca de noventa por cento das reservas mundiais localizadas em quatro regies: (1) vertente ocidental dos Andes (Chile e Peru); (2) montanhas Rochosas e rea dos grandes lagos, nos Estados Unidos; (3) planalto central africano (Zaire e Zmbia); (4) escudo pr-

cambriano do centro da Amrica do Norte (Canad e estado do Michigan, Estados Unidos). Entre as minas destacam-se as de sulfetos (pirita e calcopirita), de xidos (cuprita e melaconita) e de carbonatos (malaquita). Os minrios de cobre aparecem misturados com diversos tipos de materiais rochosos sem valor comercial, a ganga, da qual devem ser separados. Para isso, so submetidos inicialmente a um processo de moagem e pulverizao. Em seguida, de acordo com o tipo de minrio, aplicam-se diferentes processos de contrao do material. Embora existente em numerosos minrios oxidados ou sulfurados, a partir da calcopirita CuFeS2 que o cobre extrado. Operaes de refinao, seja trmica, sejam eletrolticas, permitem atingir uma pureza corrente superior a 99%. O cobre utilizado na produo de 80% em estado puro ou fracamente ligado (menos de 1% de elementos) em virtude de sua elevada condutibilidade eltrica e trmica, de sua boa resistncia a certas corroses e de sua facilidade de moldagem e juno na construo eltrica (motores, material), no transporte de eletricidade (cabos, barras, condutores), na construo (canalizaes), na fabricao de automveis e de eletrodomsticos. No caso mais comum, que dos sulfetos, o mtodo empregado a flotao, que consiste em verter o mineral modo sobre gua com resina de creosoto e um agente qumico orgnico. Uma vez concentrado o metal, elimina-se o enxofre, por ustulao num forno, de onde esse elemento desaparece parcialmente em forma de gs. Acrescenta-se em seguida minrio de ferro para formar escria com as impurezas. tambm possvel processar a fuso do cobre mediante a adio de quantidades adequadas de cal. Com isso forma-se a chamada nata de cobre, que em estado lquido transita para um conversor; neste, o ferro e o enxofre que acompanham se oxidam, dando lugar ao cobre blister que, quando depositado e solidificado, apresenta superfcie empolada, cor preta e um teor de impurezas da ordem de dois por cento. O blister refinado, em seguida, para eliminar essas impurezas. Por fim, procede-se decomposio por passagem de corrente eltrica, ou eletrlise de grandes blocos de cobre blister e recolhe-se o elemento quimicamente puro no ctodo (plo negativo). No leito eletroltico aparecem ouro e prata como subprodutos. 3.3 - Aplicaes: Emprega-se cobre principalmente na transmisso eltrica e na telefonia. Suas propriedades eltricas so mais bem aproveitadas quando empregado em estado puro, mas as propriedades mecnicas e a inalterabilidade so melhores nas ligas com zinco, estanho, chumbo, nquel, etc.

As numerosas ligas de cobre so utilizadas na maioria das indstrias, em consequncia da sua variedade de suas propriedades: os lates (ligas de cobre e zinco), que uma das principais ligas de cobre, so moldados e trabalhados facilmente (barras, perfilados, laminados); os bronzes (ligas de cobre e estanho) tm interessantes qualidades de fundio, associadas a suas caractersticas mecnicas de atrito (fundies, peas mecnicas); os cuproalumnios assim como os cupronqueis resistem bem oxidao e a certos agentes corrosivos. Aplicaes particulares so tambm reservadas s ligas monel, argento e outras cuproligas (cromo, mangans, berlio, silcio). O bronze, uma das principais ligas conhecidas, compe-se de cobre e estanho.

4- MATERIAIS E MTODOS 4.1 Materiais e Reagentes Cobre em p; Soluo de cido ntrico (HNO3) 6 mol/L; Soluo de cido ntrico concentrado (HNO3); Soluo de Hidrxido de Sdio (NaOH) 6 mol/L; Papel indicador Tornassol; cido Sulfrico (H2SO4) 3 mol/L; Zinco em p; Fenolftalena; Erlenmeyer de 50 mL; Bquer de 50 mL; Funil de vidro; Papel de filtro; Balana analtica; Esptula; Conta gotas; gua destilada; Estufa;

4.2 Procedimento Experimental Em um erlenmeyer de 50 mL, pesou-se 0,1g de cobre em p e adicionou-se 2 mL de uma soluo 6,0 mol/L de cido ntrico (HNO3), agitou-se at que todo metal foi dissolvido.

Adicionou-se a esta soluo, gota a gota, a soluo 6,0 mol/L de hidrxido de sdio (NaOH), at a soluo que a soluo se tornasse bsica (utilizou-se o papel indicador tornassol). Observou-se o precipitado formado. A soluo formada foi aquecida at a ebulio (cerca de 120 C). Observou-se a formao de precipitado na cor preta. Com o auxlio de um funil e um papel filtro, filtrou-se a soluo. Descartou-se o filtrado e o precipitado foi lavado com cerca de 2 mL de gua destilada. O precipitado foi levado para secar em estufa por cerca de 20 minutos. Em um bquer de 50 mL, acrescentou-se 6 mL de cido sulfrico (H2SO4) 3,0 mol/L, em seguida, acrescentou-se o precipitado preto anteriormente formado. Agitou-se a mistura at que todo precipitado tenha sido dissolvido. Acrescentou-se a esta soluo obtida 0,8g de zinco em p. Agitou-se a mistura. Observou-se a precipitao do cobre.

5- RESULTADOS E DISCUSSES

Na primeira etapa produzido nitrato de cobre II [Cu(NO3)2], para tanto se fez necessrio pesar 0,1g de cobre, adicion-lo a um erlenmeyer de 50mL juntamente com 2mL de uma soluo a 6 molar de cido ntrico. Ao adicionar a soluo de cido ntrico no cobre metlico nem tudo foi dissolvido, por tanto se fez necessria a adio de uma quantidade no medida de cido ntrico concentrado, aps algum tempo observou-se uma colorao esverdeada no lquido, formou-se uma quantidade pequena de precipitado (Cu(NO 3)2) e ocorreu tambm a liberao de um gs amarelado (no caso o NO2), pode se identificar as substncias com base na reao de oxido reduo entre o cobre e o cido ntrico, onde o cido ntrico oxida o cobre. Observe a reao a baixo: Reao de oxidao e reduo:

Para que o cobre sofra oxidao, ele deve perder 2e-. A equao parcial de oxidao ou semi-reao de oxidao a seguinte: Cu0 Cu2+ + 2ePara que o nitrognio sofra reduo, ele deve ganhar 3e-. A equao parcial de reduo ou semi-reao a seguinte: N5+ + 3e- N2+

Aps total oxidao do cobre a soluo tomou uma colorao azul. Na segunda etapa deste experimento, foram adicionadas aproximadamente 200 gotas da soluo de hidrxido de sdio na soluo inicial, em seguida foi observado um precipitado (hidrxido de cobre II [Cu(OH)2]) de colorao azul escuro. Analisou-se o pH da soluo com o auxlio do papel indicador tornassol. Pode se identificar as substncias formadas com base na seguinte reao: Cu(NO3)2(aq) + 2 NaOH(aq) Cu(OH)2(s) + 2 NaNO3(aq) Na terceira etapa, o sistema anterior foi aquecido at aproximadamente 120C. Observou-se a mudana de colorao do precipitado de azul escuro para preto a partir de 45C. Ocorreu reao de decomposio do hidrxido de cobre II com formao do xido de cobre II. O precipitado foi ento filtrado e lavado com 2mL de gua destilada. Pode se identificar as substncias formadas com base na seguinte reao: Cu(OH)2 (s) CuO (s) + H2O (l)

Aps alguns instantes de descanso para a soluo o precipitado j havia se depositado em grande parte no fundo do erlenmeyer, porm por ser um precipitado muito fino a separao no foi completa. Filtrou-se a soluo, descartou-se o filtrado e lavou-se o precipitado com 2 mL de gua destilada. Abriu-se o papel filtro com o precipitado em um vidro relgio e colocou-se na estufa por cerca de 20 minutos para secar. Na quarta etapa, foram adicionados ao precipitado 6mL de soluo de cido sulfrico. Neste caso, houve formao do sulfato de cobre em uma reao de substituio. Pode se identificar as substncias formadas com base na seguinte reao: CuO (s) + H2SO4 (aq) CuSO4 (aq) + H2O (l) Adicionou-se a soluo obtida 0,8g de zinco em p, agitou-se a mistura e observou-se a precipitao do cobre metlico ao fundo do bquer. Na ltima etapa foi possvel

visualizar sada de vapores, pois houve formao do gs H2 (no txico, mas explosivo). Ao final, obteve-se o cobre novamente deduzindo-se isso a partir da reao:

O ciclo de reaes envolvendo o cobre permite o estudo dos compostos de cobre e suas reaes, de acordo com o esquema:

Verificaram-se ao longo do procedimento mudanas de cor nas solues, consequncias das reaes ocorridas. Assim quando se oxidou o cobre com cido ntrico foi liberado um gs (NO2), quando o cobre oxidou totalmente a soluo tomou uma cor azul. Quando essa soluo foi aquecida, formando-se um precipitado de oxido de cobre (de cor negra), o liquido sobrenadante era incolor. Ao adicionar-se o acido sulfrico ao precipitado, o cobre dissolveu-se novamente, ao adicionar o zinco em p o cobre foi precipitado (colorao escura).

5.1 QUESTES 1 Equacione todas as reaes ocorridas. Cu (s) + 4HNO3 (aq) Cu(NO3)2(aq) + 2 NaOH(aq) Cu(OH)2 (s) CuO (s) + H2SO4 (aq) CuSO4 (aq) + Zn (s) Cu(NO3)2 (aq) + 2 H2O (l) + 2 NO2 (g) Cu(OH)2(s) + 2 NaNO3(aq)

CuO (s) + H2O (l) CuSO4 (aq) + H2O (l) Cu (s) + ZnSO4 (s)

2 Quais os compostos de cobre formados em cada etapa? Primeira etapa: Cu(NO3)2 (aq) Segunda etapa: Cu(OH)2(s) Terceira etapa: CuO (s) Quarta etapa: CuSO4 (aq) ltima etapa: Cu (s) 3 Proponha um ciclo semelhante (uma sequencia de etapas de sntese em que se inicia e se termina como um metal) para mais dois metais. Para o metal Ca: Ca + HNO3 Ca(No3)2 + NO2 + H2O Ca(CO3)2 + NaOHCa(OH)2 + NaCO3

Ca(OH)2

CaO + H2O

CaO + H2SO4 CaSO4 + H2O CaSO4 + ZnCa + Zn(SO4)

Para o metal Mg: Mg + HNO3 Mg(NO3)2 + NO2 + H2O Mg(NO3)2 + NaOH Mg(OH2) + MgCO3 Mg(OH)2 MgO + H2O

MgO + H2SO4 MgSO4 + H2O MgSO4 + Zn Mg + Zn(SO4)

5.2 - Reaes com Cobre

Cu (s) + HCl (aq)

no h reao

Os metais mais reativos que o hidrognio o desloca da maioria dos cidos diludos. Os metais menos reativos que o hidrognio no pode deslocar o hidrognio dos cidos. (Cu < H) S eliminou os xidos contidos na superfcie do cobre.

Cu (s) + 4HNO3 (aq)

Cu(NO3)2 (aq) + 2 H2O (l) + 2 NO2 (g)

Essa reao ocorre porque HNO3 um cido mais oxidante que HCl, isto , reage com metais pouco reativos como Cu.

6-

CONCLUSO

Conforme os resultados obtidos experimentalmente, e ainda comparando as bibliografias tomadas como base, concluiu-se que por meio de um experimento simples e objetivo, possvel obter-se por meio de algumas reaes qumicas, o reagente inicial e o produto final: o cobre.

7-

BIBLIOGRAFIA

www.tabela.oxigenio.com/metais_de_transicao/elemento_quimico_cobre.htm Dantas, Maria da Conceio, Caderno de atividades laboratoriais, Jogo de partculas qumicas, 2005.

Potrebbero piacerti anche