Sei sulla pagina 1di 3

01|03

Tabela 1 Crescimento dos evanglicos no Brasil.


Perodo 1890 1940 1970 2000 2010 2020 Evanglicos no Brasil 1% 2,61% 5,17% 15,42% 22,16% 50% (estimativa)

NOVA SEDE DA SEGUNDA IGREJA BATISTA DE TERESINA


TEMA Arquitetura Religiosa
Fig. 4 Covenant Life Church.

Fonte: IBGE- Censos demogrficos (1890 a 2010) e Sepal (2011). Figura 1 SIB Teresina.

Fonte: Fernanda Sousa (2012) Figura 2 Auditrio lotado.

INTRODUO O local sagrado sempre teve um significado importante na humanidade, independente da cultura, lugar, poca, religio e grau de intelectualidade. Este lugar resultado de fatores culturais, geogrficos, climticos, sociais, econmicos, tecnolgicos, polticos, teolgicos e, por isso, cada sociedade produz uma arquitetura prpria, dando origem a uma variedade ilimitada de formas de organizar o espao celebrativo. Os locais de culto so considerados sagrados, desde os tempos da caverna. a casa das divindades , s vezes reveladas em sonhos pelos prprios deuses, protegida de toda corrupo do mundo e cheia de simbologias. Apesar da falta de tecnologia, aos poucos, o homem foi desenvolvendo novas tcnicas construtivas como o emprego de abbodas, sistema viga/pilar, construes escaliformes, o uso de arcobotantes, etc. Desde a caverna paleoltica aos templos atuais muita coisa mudou, mas permaneceu no ser humano o interesse pela profisso de uma f e edificao de locais para suas prticas religiosas. Neste mundo onde h o impasse entre cincia e f, algumas pessoas se afastam da religio enquanto outras estreitam as relaes com suas crenas. No Brasil, a maioria da populao religiosa, e, por isso, nota-se o aumento da quantidade de igrejas de vrias crenas pelo pas. Na doutrina crist, a comunho entre os fiis essencial e, por isso, nas igrejas crists existem grandes sales para congregar os membros, alm de recintos menores para a realizao de estudos bblicos e para funes administrativas. Mas a comunho no est restrita ao ambiente fechado, ela ocorre tambm em atividades de lazer, como prticas esportivas, confraternizaes, gincanas, etc., sendo necessria a existncia de espaos adequados a todas as atividades, tanto no exterior quando no interior, que ofeream conforto aos usurios.

Fonte: Panoramio, 2007. Fig. 5 Terreno da C.L.Church. Fig. 6 Auditrio da C.L. Church.

OBJETIVOS GERAL: Desenvolver projeto de arquitetura de uma Nova Sede para a Segunda Igreja Batista de Teresina. ESPECFICOS: Estudar a evoluo histrica e arquitetnica dos edifcios religiosos da comunidade judaica e crist catlica e protestante, visando conhecer os fatores iniciais relacionados concepo projetual; Identificar as caractersticas religiosas projetuais necessrias para a realizao das atividades litrgicas da igreja Evanglica, destacando-se a doutrina batista;

Fonte: Google Earth, 2012. Fig. 7 Igreja Batista Central de BH.

Fonte: Therebelution, 2008. Fig. 8 Auditrio da IBCBH.

METODOLOGIA ETAPA I Levantamento Bibliogrfico Coleta de dados Levantamento do terreno e do entorno Levantamento da Legislao Entrevistas Estudos de caso ETAPA II Programa de necessidades Estudo Preliminar Anteprojeto

Fig. 7 IBC de BH.

Fonte: Vitria Ribeiro (2012) Figura 3 Primeiro templo da SIB Teresina

Fonte: Arquivo pessoal de Fernanda Sousa, 2012.

JUSTIFICATIVA O Cristianismo a maior religio do Brasil, com 86,8% pessoas da populao e o nmero de cristos evanglicos vm aumentando significativamente (tabela 01). A Regio Nordeste possuiu a menor porcentagem nacional, mas o aumento evidente. O Piau, embora majoritariamente catlico no ano de 2010 era 85% da populao do estado e em 1940 era 99,6% , apresenta uma parcela crist evanglica tambm crescente. A igreja evanglica dividida em diferentes denominaes e a que possuiu mais adeptos a Assembleia de Deus. Em seguida vem a Batista, que no Piau apresenta 130 igrejas batistas, 67 delas localizadas em Teresina. Em1914 surgiu a Primeira Igreja Batista e em1932 foi fundada a Segunda Igreja Batista de Teresina SIB Teresina (figura 1). Em 2003 a SIB Teresina possua apenas 150 e em 2012 foram contados 700 membros. O auditrio mais novo tem cerca de 10 anos, porm no suporta mais a quantidade de membros, ficando lotado nos cultos dominicais e nos eventos da igreja (figura 2), sendo necessrio que as pessoas ficam sentadas nas escadas de acesso galeria ou em p. Em algumas ocasies disponibiliza-se o templo antigo (figura 3) para o pblico, mas em outras preciso alugar outros locais devido a quantidade de frequentadores. Os espaos administrativos e de educao crist tambm no atendem mais as necessidades dos usurios. H interesse da Segunda Igreja Batista de Teresina na construo de um novo templo, que possa abrigar seus membros qualitativamente, e de instalaes apropriadas para as demais atividades que so desenvolvidas. Pelo que foi colocado acima e, ainda, pela afinidade com o tema, foi elaborado como Trabalho Final de Graduao, um projeto arquitetnico de uma Nova Sede para a Segunda Igreja Batista de Teresina.

Fonte: Google Earth, 2012. Fig. 9 SIB Teresina

Fonte: IBCBH, 2009. Fig. 10 Auditrio da SIB Teresina

ESTUDOS DE CASO Covenant Life Church Maryland, EUA Esta igreja possuiu um amplo estacionamento ao redor do edifcio e uma ampla rea de lazer (figuras 4 e 5). Seus ambientes internos possuem uma grande flexibilidade, j que durante a semana funciona como escola, tambm notada no auditrio com 3.200 assentos (figura 6) que possui arquibancadas mecnicas que se transformam quadras de basquete. Igreja Batista Central de Belo Horizonte BH, MG Com capacidade para 2.500 pessoas, esta igreja foi implantada em um terreno estreito e com um desnvel de 7 metros (figura 7). Ento, utilizou-se da forma semicircular para o auditrio (figura 8) para situar os assentos possibilitando uma melhor visualizao do palco. Com a topografia acidentada criou-se 5 nveis. Segunda Igreja Batista de Teresina Teresina, PI Este edifcio possui um auditrio para 500 pessoas (figuras 10 e 11) e foi analisado o projeto original da igreja, cujo edifcio anexo no foi executado. O programa de necessidades apresenta ambientes importantes para o bom funcionamento da parte administrativa e de educao religiosa de uma igreja.

Fonte: Google Maps, 2012.

Fonte: Fernanda Sousa (2012)

Fernanda Larissa Leito Sousa

02|03
Fig. 11 Localizao do terreno.

NOVA SEDE DA SEGUNDA IGREJA BATISTA DE TERESINA


IMPLANTAO O terreno utilizado no projeto j de posse da SIB Teresina e fica na Rodovia Estadual PI-113, a 700 metros do posto da Polcia Rodoviria Federal e a 15 km do centro de Teresina. O entorno possui alguns clubes e propriedades privadas. O terreno possui uma rea de 10,5 h e tem o formato alongado no sentido Leste-Oeste, o que favorece a locao dos edifcios e a ventilao em toda sua extenso. Devido sua extenso, a topografia bastante acidentada, principalmente na parte posterior do terreno. Na implantao, foram mantidas as edificaes existentes (as quais sero dadas um novo uso), prevista a locao de outras cinco incluindo caixa dgua, lixeira e mirante e projetados 03 edifcios: a Guarita, o Pavilho e o Templo. Alm do recuo da faixa de domnio, a guarita ficou um pouco mais afastada da PI-113 para permitir uma melhor manobra na entrada e sada de veculos. O Templo e o Pavilho foram locados na parte central do terreno que tambm mais plana, para evitar movimentos de terra. Nas reas com menor nvel ficam os estacionamentos e nas regies mais altas a caixa dgua e o mirante.

IMPLANTAO
0 75 150

Fonte: Google Earth (2012).

VENTILAO SUDESTE

DEPS. BWC GUA RITA

COPA

PLANTA BAIXA GUARITA


0 2 4

GUARITA Seu programa de necessidades apresenta sala de segurana (com sistema de monitoramento dos edifcios), banheiro, copa e depsito. A parte de servios foi instalada para suprir as necessidades dos funcionrios, j que as demais construes ficam distantes. Foi colocada uma circulao para manter contato com s vias de entrada e sada. A fachada principal possui uma esquadria de lado a lado para permitir a visualizao do entorno. A platibanda da cobertura saca um pouco para reduzir a insolao nas horas mais quentes do dia.
GUARITA GUARITA

PAVILHO

PAVILHO

PLANTA BAIXA TRREO


0 10 20

PLANTA BAIXA 1 ANDAR


0 10 20

PAVILHO Neste edifcio localiza-se o setor administrativo e as salas de ensino religioso, onde ocorrem as atividades de escola bblica crist ou os pequenos grupos. O prdio surgiu a partir de 3 blocos modulados: 02 aglutinados e 1justaposto, interligados por passarelas com dois grandes jardins internos. Foram usadas chapas metlicas perfuradas para isolar o interior do exterior, ao mesmo que tempo que permite a permeabilidade com o entorno e a ventilao natural. Na entrada principal h um foyer com plataformas elevatrias e escadas para o nvel superior, seguido por uma grande rea de convivncia. Por funcionar durante a semana, a parte administrativa foi colocada no trreo. Neste setor encontra-se a secretaria, tesouraria, almoxarifado, sala de reunio, gabinetes pastorais e salas dos ministrios. No pavimento inferior ainda foi criado um setor de servio, com depsito, rea de servio, cozinha, despensa e cantina com uma lanchonete para o uso dos funcionrios da igreja durante a semana. As salas de aula do ministrio infantil foram locadas no trreo, juntamente com as de uso geral que tambm predominam no 1 andar. No total so 35 salas de ensino cristo, podendo comportar 1750 pessoas. No pavimento superior criou-se 04 salas de arte, para aulas e ensaios de dana, teatro e msica, alm de um estdio de gravao. Para que houvesse flexibilidade no tamanho das salas foram utilizadas painis acsticos retrteis, adequando o tamanho dos ambientes conforme a necessidade de assentos. Isto ocorre principalmente no culto infantil, onde se concentrariam mais de 600 crianas. A estrutura utilizada foi de pilares de concreto e laje de concreto protendido para possibilitar grandes vos sem barreiras visuais. As baterias sanitrias e os banheiros acessveis masculinos e femininos foram distribudas nas extremidades dos blocos para que tenham acesso fcil por todas e partes. Eles contam com bacia sanitria e chuveiro, j que as salas do edifcio devero ser utilizadas como dormitrios em retiros e acampamentos. Elas tambm devem ser usadas durante a semana para servios comunitrios, como ensino musical, aula de dana, reforo escolar, oficinas de artesanato, etc, atendendo os moradores da vizinhana. Outro uso para estas reas de mini auditrios em encontros ou dormitrios em retiros e acampamentos.

Fernanda Larissa Leito Sousa

03|03

NOVA SEDE DA SEGUNDA IGREJA BATISTA DE TERESINA

370

PLANTA BAIXA TRREO


0 20 40 0

PLANTA BAIXA 1 ANDAR


20 40 0

PLANTA BAIXA 2 ANDAR


20 40

TEMPLO

TEMPLO

TEMPLO Com a capacidade de acolher aproximadamente 4.920 pessoas, o templo teve o partido definido a partir do formato trapezoidal, a fim de possibilitar que o maior nmero de pessoas visualize o palco. A fachada possui uma grande pele de vidro e d acesso biblioteca com literatura religiosa, loja de artigos gospel, ao Templo. Na entrada do Templo, encontra-se um foyer amplo com escadas de acesso para o patamar mais alto dos assentos e uma larga rampa que leva ao nvel intermedirio do auditrio. No trreo existe uma rea de convivncia com um caf e sanitrios para eventuais necessidades dos usurios. No andar superior h uma grande rea de convivncia, que pode ser utilizada para exposies, com p-direito duplo e mezanino. As reas de convivncia so muito relevantes, pois onde as pessoas se encontram antes e depois dos cultos. Atravessando a extensa rampa do trreo, entra-se ao imenso auditrio desnivelado. No foi colocado mezanino no auditrio porque havia rea disponvel no trreo para todos os assentos, sem a necessidade de colocar aproximadamente 1/3 dos usurios no nvel superior, devendo acrescentar muitas escadas para o escoamento. A ausncia de mezanino proporcionou uma boa altura ao nvel mais alto do auditrio, podendo, assim, ser colocada a biblioteca, a loja e os demais ambientes do trreo. A distncia entre os assentos mais elevados e o palco ser resolvido com a instalao de painis de LED, permitindo uma melhor visualizao do palco para todas as pessoas do auditrio. No palco ficam as escadarias do coro e por trs deles esto reas reservadas aos dirigentes do culto. So camarins masculino, feminino e acessvel, vestirios masculino, feminino e acessveis, sala de estar e copa para dar o apoio e o conforto necessrio para a preparao do grupo de louvor e de participantes de teatros, coral e cantatas. H tambm um depsito de materiais utilizadas no culto e uma rea de servio para auxiliar no suporte da limpeza. Existem ainda duas baterias sanitrias, uma em cada lado do prdio. Foram colocadas tambm rampas e escadas laterais pra melhorar o trfego de entrada e sada do auditrio. No segundo andar, localiza-se a sala de som e luz e a sala de imagem, que ser responsvel pela transmisso dos cultos pela internet, ambas com lavabo. A estrutura com laje de concreto protendido e pilares de concreto foi utilizada para suportar os grandes vos gerados pela necessidade de amplos espaos. A cobertura em telha termoacstica sustentada por trelias metlicas apoiadas nos pilares de concreto. A estrutura foi camuflada pela utilizao de chapas de alumnio composto e chapas metlicas perfuradas, dando uma maior plasticidade ao edifcio. H a inteno de ampliao do auditrio para as laterais, abrindo como um leque, proporcionalmente ao aumento do nmero de membros.

TEMPLO

Fernanda Larissa Leito Sousa

Potrebbero piacerti anche