Sei sulla pagina 1di 3

Portugal e as Universidades

Num momento em que o pas est confrontado com um quadro de complexidade e adversidade extremo, que condiciona o presente e aprisiona o seu futuro, importa, de forma muito sinttica, explicitar o que fazem as Universidades Pblicas por Portugal e o que Portugal perder se asfixiar as suas Universidades. O QUE FAZEMOS POR PORTUGAL 1. As universidades so o local de excelncia para a formao de recursos humanos altamente qualificados. A qualidade das universidades que integram o CRUP reconhecida internacionalmente. 2. As universidades pblicas portuguesas so as instituies responsveis pela formao e qualificao dos futuros profissionais com interveno nas reas tcnicas, cientficas, artsticas e culturais, essenciais ao desenvolvimento do pas. 3. As universidades constituem a nica base slida em que assenta o sistema cientfico e tecnolgico nacional, sendo decisivas para o seu rejuvenescimento e sustentabilidade, incluindo a financeira. 4. As universidades possibilitam a articulao entre a criao do conhecimento e as suas concretizaes, desde a tecnologia cultura, desde as cincias s artes. visvel a importncia econmica dos produtos e das tecnologias desenvolvidas pelas universidades portuguesas, bem como das empresas resultantes do empreendedorismo acadmico. 5. As universidades pblicas so exemplo de uma gesto rigorosa e eficiente sem qualquer responsabilidade no aumento do dfice pblico, num quadro de transparncia e pblica prestao de contas, anualmente auditadas por entidades independentes. 6. As universidades pblicas geram receitas em paridade com o financiamento estatal. Num nmero significativo de instituies, a captao de receitas prprias j superior a 50% dos respetivos oramentos. 7. As universidades pblicas complementam o quadro de ao social, possibilitando a formao de estudantes de estratos sociais com dificuldades econmicas.
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
Edifcio O Campus do Lumiar, Estrada do Pao do Lumiar, 1649-038 Lisboa Tel: 213 602 950 / 213 602 952 Fax: 213 640 011

8. As universidades prestigiam a posio de Portugal no Mundo, nomeadamente no espao da lngua portuguesa.

O QUE PORTUGAL PERDE A atual proposta de lei para o Oramento de Estado de 2013 (OE 2013), em discusso na Assembleia da Repblica, ir ter consequncias altamente nefastas para o funcionamento das Universidades. A eventual aprovao da proposta do OE 2013, ao reduzir, num valor mdio de 9,4%, as dotaes a atribuir s universidades, em comparao com o ano corrente, ter efeitos imprevisveis e irreversveis em todo o sistema universitrio, inviabilizando o desenvolvimento de atividades essenciais para o seu funcionamento. Recorde-se que o financiamento pblico das universidades j foi reduzido em 144 milhes entre 2005 e 2012, valor que atingir os 200 milhes se a atual proposta de OE 2013 vier a ser aprovada. Neste contexto, Portugal perder: 1. Educao afetando o desempenho dos nossos cursos, pois no haver recursos humanos e materiais que permitam suportar o funcionamento das Escolas, das Faculdades e dos Institutos com consequncias na diminuio da qualificao dos portugueses e da sua atualizao ao longo da vida. 2. Investigao desperdiando a capacidade e as condies institucionais, humanas, materiais e logsticas que permitem impulsionar e estruturar novos projetos com sucesso, tendo presente o ambiente concorrencial no qual as universidades pblicas portuguesas esto obrigatoriamente inseridas. 3. Inovao impossibilitando a interao com o tecido empresarial e com a malha social, reduzindo de forma adversa a capacidade que as universidades ganharam nos ltimos anos neste domnio, bem como a sua contribuio para o desenvolvimento do pas. 4. Internacionalizao cortando a dinmica de atrao de estudantes estrangeiros e de participao em consrcios e projetos internacionais que tem sido a marca diferenciadora da atividade das universidades nos ltimos anos.
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
Edifcio O Campus do Lumiar, Estrada do Pao do Lumiar, 1649-038 Lisboa Tel: 213 602 950 / 213 602 952 Fax: 213 640 011

5. Especializao impedindo o esforo que as instituies universitrias tm desenvolvido no sentido de cruzar competncias instaladas, recursos nacionais e desafios societais, e que permitiria a sua maior especializao e diferenciao internacional e regional. 6. Cooperao inibindo a crescente projeo das universidades portuguesas no mbito do espao da lngua portuguesa, perturbando os consrcios, os protocolos e os acordos que tm sido concretizados nos ltimos anos, limitando, por isso, uma maior estruturao do espao da CPLP. 7. Financiamento impedindo que as universidades mantenham a sua capacidade de angariao de financiamento comunitrio e extracomunitrio, obtido atravs da participao e competio em consrcios e projetos internacionais. As universidades pblicas portuguesas so uma esperana maior e o mais promissor motor da mudana que Portugal necessita de consolidar para sair da crise. Sem elas, o futuro do pas ser muito mais sombrio e a soberania nacional, alimentada pela afirmao do conhecimento, ficar diminuda. A absoluta necessidade de evitar a desintegrao do sistema universitrio portugus leva a que os reitores, acompanhados por outros dirigentes acadmicos de todas as universidades pblicas portuguesas, se renam na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, na prxima sexta-feira, dia 16 de novembro, para fazerem uma comunicao solene ao pas.

09 de Novembro de 2012

Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)


Edifcio O Campus do Lumiar, Estrada do Pao do Lumiar, 1649-038 Lisboa Tel: 213 602 950 / 213 602 952 Fax: 213 640 011

Potrebbero piacerti anche