Sei sulla pagina 1di 3

Dor no estmago O sintomas mais frequente das doenas do estmago a dor epigstrica, assim como uma dor proveniente

e do bulbo do duodeno, que ser localizado pouco centmetro abaixo do apndice xifide. Doenas inflamatrias ou neoplsicas que afetam a face serosa do estmago determina dor contnua e de intensidade na parte alta do abdome, principalmente epigstrica. Quando uma leso gstrica se estende estruturas retroperitoneais comum a dor ser percebida na regio dorsal do tronco. Dor no intestino delgado um sintoma comum nas doenas do intestino delgado. Quando a dor tem origem exclusiva no intestino, sem que haja comprometimento peritoneal, a sua localizao , em geral, imprecisa, no centro do abdome, prximo da linha mdia. Se o processo patolgico situar-se no jejuno ou no leo proximal, possivelmente a dor ser localizada na regio periumbilical. Se o processo interessar os segmento mais distais do leo, a dor pode ser localizada um pouco abaixo da cicatriz umbilical, na loinha mdia. Se a origem da dor for no leo temrinal, ela ser provavelmente percebida no quadrante inferior direito do abdome. A dor visceral originada de distenso ou contrao das paredes musculares do intesino costuma ser descrita como distenso ou toro. quando a dor provm exclusivamente do intestino delgado normal o paciente procurar uma posio mais confortvel, ao contrrio de quando a dor provm do peritnio, que o paciente prefere ficar imvel pq a dor generalizada e doi em qualquer posio. A dor abdominal originada no intestino delgado pode decorrer dos seguinte mecanismos: distenso das paredes do intestino delgado; aumento da tenso muscular das pareces do intestino; alteraes inflamatrias ou congestivas do intestino delgado; isquemia intestinal; alteraes inflamatrias do peritnio. Dor no clon, reto e nus o sintoma mais comum em doenas nessas regies. Um tipo especial de sensao dolorosa perineal o tenesmo, cuja caracerstica principal a dor ser acompanhada de desejo imperioso de defecar. O paciente sente uma dor intensa, espasmdica, e tem a impresso de que a defecao ser abundante mas elimina apenas pequenas quanditdade de fezes ou muco. O tenesmo ocorre nas afeces do reto, especialmente nos processos inflamatrios agudos.

lcera pptica: a dor que caracteriza um quadro dessa patologia em forma de queimao e/ou roedora, e pode durar dias. Essa dor localizaa-se, geralmente, na poro mdia do epigstro, quadrante superior direito, ou subesternal inferior. Alguns fatores podem aliviar a dor como a alimentao e o uso de anticidos. lcera peptica uma falha na mucosa do estmago que chega a pelo menos 5mm de profundidade e pode chegar na camada muscular. Leses menores que isso so chamadas de eroses. Aproximadamente 85% das lceras pepticas tm a presena da bactria H. Pylori e de todas as pessoas que no sentem nenhum sintoma relacionada a lcera ou gastrite e tem H. Pylori + de 5 a 15% delas desenvolveram lcera pptica. O uso de antiinflamatrios no esteroidais (AAS, diclofenaco, indomentacina, ibuprofeno, cetoprofeno) provoca lceras ppticas. Diverticulite: a dor est, geralmente, localizada no quadrante inferior esquerdo e caracterizada por uma dor lancinante, localizada e intensa que pode durar horas. A dor na diverticulite pode irradiar para o flanco esquerdo, dorso ou regio suprapbica. A diverticulose incomum pacientes com menos de 40 anos e afeta cerca de 50 a 80% de pacientes com mais de 80 anos. A obesidade parece ser um fato de risco e dieta combaixa ingesta de fibras. Ela ocorre mais comumento no clon sigmide. A dor melhora com o uso de narcticos e cirurgia. Apendicite aguda: a dor est localizada na regio periumbilical e, ento move-se para o quadrante inferior direito. A dor geralmente intensa, localizada e relatado as vezes como uma dor profunda. Ela provoca dor ao mexer a perna, durante o caminhar. A dor pode durar algumas horas. Ela s melhora com o uso de narcticos e/ou cirurgia (apendiectomia). uma inflamao do apndice vermiforme, causada pela obstrao de sada do muco ali produzido. Esse bloqueio e a continuao da produo de muco promove disteno e isquemia da mucosa do apndice, o que promove invaso de bacterias, infeco e inflamao. A persistncia pode causar peritonite e formao abcesso. Adultos com mais de 50 anos possuem uma taxa de perfurao mairo que 50%, com abcessos intra-abdominais em um tero. Isquemia intestinal: dependendo da regio do intestino a dor pode move-se, se for no intestino delgado a dor ser sentida na poro mdia do abdome, por outro lado, se for no intestino grosso a do ser do lado direito ou esquerdo do abdome sobre o clon. uma dor fora de proporo com relao aos achados clnicos

que dura alguns minutos. Alguns fatores agravam essa situao como ocorre aps a alimentao, por outro lado uso de narcticos e procedimentos cirurgicos aliviam a dor. Obstruo do intestino delgado ou grosso: no intestino delgado a dor localiza-se na poro mdia do abdome; no intestino grosso a dor tem um aspecto lateral direito ou esquerdo do abdome. Essa dor pode durar de horas a dias. A dor agravada pela ingesta de alimentos mas melhora com o uso de medicamentos para dor e/ou cirurgia. Hrnia estrangulada: uma dor localizada, lancinante, intensa e pode ser espasmdica caso haja obstruo. Sua durao de cerca de minutos a horas. A dor melhora somento com descompresso,incluindo cirurgia, e uso de frmacos para aliviar a dor. Dispepsia no ulcerosa: a dor localiza-se na regio epigstrica, com caractersticas de queimao e roedora. E dependendo do caso pode durar anos se no tratada. O uso de anticidos ou medicao para a dor aliviam as dores. Enterocolite inflamatria ou infecciosa: se a inflamao ou infeco ocorrer no intestino delgado a dor ser sentida na poro mdia do abdome se a dor for no intestino grosso a dor ser sentida no lado do abdome, dependendo do lado da infeco ou inflamao. A dor causada por essa doena so melhora com a passagem das fezes pelo local e o tratamento especfico para a causa.

Potrebbero piacerti anche